Issuu on Google+

lorem ipsum

issue #, date

NEWSLETTER JANEIRO-FEVEREIRO 2011 DESTAQUES

Inaugura dia 5 de Março em Lisboa uma exposição que mostra o trabalho de quatro artistas em residência numa serração. O CPAI apoia a iniciativa.

2 A sede do CPAI recebeu a exposição colectiva “Disseminação” , que reuniu na sede os trabalhos dos artistas em residência de 2010.

3

Montreal e Lisboa trocam escritores: o Clube Português de Artes e Ideias assina acordo com o Conseil des Arts et des Lettres du Québec para intercâmbio anual de residências em literatura.(p.2)

O catálogo EVA, um livro de memórias e declarações sobre o decorrer desta iniciativa, foi lançado em Dezembro.

4 Sessão do programa informativo europeu “On-Air”: participantes receberam informação previligiada sobre residências artísticas.

4

Toda a actualidade sobre as actividades do Clube Português de Artes e Ideias


lorem ipsum

Janeiro/Fevereiro 2011

issue #, date

XV Unidentified Species: CPAI apoia projecto colectivo “Ao longo dos últimos milhares de anos, as jóias em ouro e outros metais, conjugados ou não com gemas, constituíram uma das mais extraordinárias criações do Homem, numa manifestação muito mais alargada do que a mera preciosidade dos materiais. A joalharia encontra-se historicamente associada ao poder económico e político, mas também à dimensão estética e artística da Humanidade.” Este é o mote deixado pelo Prof. Gonçalo Vasconcelos e Sousa (Univ. Católica Portuguesa) para este curso livre, que arrancou no dia 19 de Janeiro. As 6 sessões do programa estão a acontecer na sede do CPAI, sempre às Quartas-feiras entre as 18h e as 19h30. O Curso decorre até dia 9 de Março. Realizado em parceria com a PIN-Associação Portuguesa de Joalharia contemporânea.

Lisboa-Praga-Lisboa: Gabriela Gonçalves na República Checa A artista foi seleccionada para a residência anual organizada pelo CPAI e pelo Instituto das Artes e do Teatro da República Checa em 2010. O produto final desta residência de um mês em Praga foi a série “Em Estúdio”, apresentada numa exposição colectiva na Meetfactory (meetfactory.cz), no passado dia 14 de Dezembro. Este espaço serviu também de base para o trabalho da artista. Sobre o mesmo, a autora explica: “Este trabalho consiste numa reflexão sobre a minha passagem pela República Checa, essencialmente pela Meetfactory. Entre pintura, fotografia e performance, há uma tentativa de criação impossível de se concretizar numa só expressão artística. No estúdio, na claridade da tela e na luz exterior, a personagem questiona-se e actua sobre isso. Cor, corpo, exposição. Uma apresentação sobre tela, em estúdio."

2

Este projecto artístico junta quatro artistas num trabalho criativo conjunto, que tem como palco uma serração em vias de desaparecimento. Propriedade dos pais de André Avelãs, um dos artistas participantes, a Construções Fernandes & Fernandes é uma das últimas empresas deste ramo em Lisboa, tendo começado em 1953. O seu espaço é o palco do trabalho em curso, no qual se juntam a André Avelãs, James Beckett (Zimbabwe), Seamus Cater (Reino Unido) e Marianne Vierø (Dinamarca), todos sediados em Amsterdão. Em Lisboa, desenvolvem um processo criativo sob várias formas de expressão artística explorar os aspectos biográficos e arqueológicos da antiga serração, mas também a memória dos materiais e do trabalho ali presentes. Os resultados Links dos artistas serão apresentados numa www.andreavelas.net exposição na Galeria da www.jamesbeckett.tk Boavista (R. Boavista 50, www.seacater.com Lisboa), que inaugura no www.marianneviero.com dia 5 de Março, às 21h.

Canadá e Portugal: Intercâmbio anual de residências literárias acordado entre o CPAI e o Conseil des Arts et des Lettres du Quebec A partir de 2011, o Clube Português de Artes e Ideias acolhe, em Lisboa, uma residência de um escritor canadiano. A residência terá a duração de 2 meses. Por outro lado, Montreal receberá anualmente um autor português. Este é o resultado de um acordo firmado entre o CPAI e o Conseil des Arts et des Lettres du Quebec (CALQ), orgão do Ministério da Cultura, das Comunicações e da Condição Feminina do Canadá. Este programa tem como objectivo assegurar a mobilidade internacional de escritores. As candidaturas para os escritores portugueses que pretendam levar a cabo esta residência em Montreal estarão abertas a patir de 10 de Abril. Até ao próximo Verão, um júri nomeado pelo CPAI irá seleccionar o escritor português. O CALQ publicou já no seu website uma página sobre o programa: http://www.calq.gouv.qc.ca/artistes/studios/portugal.h tm


lorem ipsum

issue #, 2011 date Janeiro/Fevereiro

DEZEMBRO DO CPAI Foi apresentada no dia 16 de Dezembro de 2010 esta exposição colectiva, que reuniu trabalhos de artistas que o CPAI apoiou no âmbito de várias parcerias inter(nacionais). “Disseminação” contou com os trabalhos de Alexandre Delmar, Vienne Chan, Daniel Hoflund e Michal Šeba, e ainda Cabracega e André Gonçalves. Em 2008, Alexandre Delmar esteve em Praga no âmbito das residências organizadas pelo CPAI e pelo Instituto. das Artes e do Teatro do Min. da Cultura da Rep. Checa, tendo trabalhado com os Open Studios, em Dolní-Počernice. Este local inspirou a série fotográfica “DogPaths”, que foi desta feita reposta no CPAI, e que retrata locais, pessoas e animais domésticos que rodeiam os bairros sociais da periferia de Praga. O estúdio Cabracega (Pedro Alegria e Hugo Tornelo) e André Gonçalves instalaram no CPAI a peça “5/4”. Resultado de uma coprodução com o Clube, esta instalação interactiva pretende criar uma banda sonora urbana em tempo real, traduzindo a passagem de objectos e a sua ocupação de espaço no tempo, numa composição musical em constante construção.

Michal Šeba foi seleccionado para a residência anual organizada pelo CPAI e pelo Instituto das Artes e do Teatro da Rep. Checa em 2010. Em Lisboa, desenvolveu o trabalho Dlaždičky, uma fotografia digital de grande formato, que reproduz em tamanho real o painel pombalino de 589 azulejos da sede do CPAI.

Daniel Hoflund, fotógrafo e cineasta oriundo da Suécia, mostrou a série “Embark”, trabalho desenvolvido durante a residência de 2 meses em Lisboa, no âmbito do programa MAP-Mobility in Art Process. Através da fotografia e do vídeo, “Embark” desafia a memória pessoal e colectiva, na vivência do artista e na história da monarquia portuguesa.

Vienne Chan trabalha na área do vídeo e apresentou trabalho desenvolvido durante a residência em Lisboa no âmbito do programa MAPMobility in Art Process. No CPAI, mostrou os projectos “O Gato Comeu o Rato”, “Dead Pigeon” e “Selvage”. Os dois últimos foram inteiramente realizados em Portugal.

3


lorem ipsum

Janeiro/Fevereiro issue #,2011 date

DEZEMBRO DO CPAI On-Air: Residências artísticas em destaque na sessão portuguesa do programa O dia 3 de Dezembro marcou a sessão do projecto europeu On-Air, do qual o CPAI é parceiro. A sessão foi orientada por Yasmine Ostendorf e Heidi Vogels, representantes da Transartists, organização holandesa que gere o On-Air. A mesma fechou com o número máximo de participantes, 25, e não poderia ter sido mais frutífera, de acordo com a opinião generalizada dos artistas presentes. A abordagem esclarecedora em relação a tópicos como “definição de residência”, “modelos de residência”, “candidaturas” e “financiamentos” recebeu o melhor feedback. Destaca-se, sobretudo, a exposição de exemplos de centros de residências no mundo, que demonstrou amplamente o desenvolvimento que este conceito atingiu na actualidade. A troca de experiências entre artistas, organizadores, e convidados teve como cenário o salão da sede do Clube, onde foi realizado um jantar volante. Para este contribuíram todos os presentes, já que a única contrapartida da participação era a entrega de uma garrafa de uma bebida da preferência de cada um, servida neste jantar. A sessão contou ainda com a presença de elementos do Ministério da Cultura e da DirecçãoGeral das Artes, bem como do Observatório das Actividades Culturais. A Transartists publicou um relatório sobre a sessão na Internet, que inclui alguns depoimentos dos participantes, consultável em: http://www.on-airmobility.org/workshops/portugal. O CPAI é um dos 19 membros convidados em 15 países europeus neste projecto europeu, suportado pela Comissão Europeia. O programa On-AiR tem como objectivo promover o conhecimento sobre residências artísticas e, através da observação e do debate, desenvolver formas de divulgação sobre o conceito. O projecto pode ser explorado em: http://www.on-air-mobility.org/

EVA-Exclusão de Valor Acrescentado: Catálogo lançado a 13 de Dezembro O Museu do Fado, em Lisboa, acolheu a sessão de encerramento do EVA, que contou com o lançamento de um catálogo que reúne as experiências dos artistas nos sete bairros abrangidos. A sessão contou com as intervenções de Paulo Gouveia (Presidente da Direcção do CPAI), Rosário Farmhouse (Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural), Pedro Calado (Director Executivo do Programa Escolhas) e Ana Vasconcelos (Fac. de Belas Artes da Universidade de Lisboa). A publicação apresentada conta com sete separatas que incluem registos visuais e textuais sobre o trabalho desenvolvido nas sete residências EVA. Do catálogo constam também contribuições dos especialistas Eva Merz (Dinamarca) e Jai Redman (Reino Unido), oradores convidados na II Conferência EVA.

4


lorem ipsum

issue #,2011 date Janeiro/Fevereiro

CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA O CEA começa 2011 com o acolhimento de três residências de criação, que cruzam disciplinas e formas de expressão artística. Os trabalhos relativos ao projecto “C-Vib” prosseguem com actividade regular até ao fim de Março, nos edifícios 26 e 28. Prevê-se uma apresentação do resultado final na próxima Primavera. A instalação está a ser desenvolvida em residência por um grupo de criadores dirigido por Simão Costa, co-autor da peça em conjunto com Afonso Gil, André Bartetzki e Ágata Mandillo. Relembrando, “C-Vib” é uma escultura multimédia e mecânica que tem como habitáculo um piano transformado, reagindo à interacção do público através da tecnologia que utiliza, explorando o som enquanto fenómeno físico. Paralelamente, o CEA prossegue

a acção na área da música, com o acolhimento dos ensaios da Banda do Chapeleiro Louco. A formação Pedro Jorge (percussão e voz), Artur Freitas (saxofone), Rodrigo Anastácio (guitarra), Fausto Ferreira (piano), Leo Spinoza (baixo) e Paleka (bateria) – desenvolvem até Abril o conceito para a criação deste novo grupo musical. Por fim, tem lugar, também até ao fim de Março, a residência de Cláudia Realista, Sofia Ferreira e Teodolinda Semedo. As três artistas desenvolvem no CEA a performance “Raízes”, um projecto que explora o ancestralismo das três criadoras, utilizando o recurso à voz, movimentos corporais, à projecção de vídeo, e ainda o envolvimento de elementos orgânicos. Com efeito, prevê-se uma apresentação do produto desta residência no CEA.

Projecto C-Vib

Projecto Raízes

Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias Fábrica da Pólvora -Estrada das Fontainhas, 2745-615 OEIRAS Tel. 214387460

5


Janeiro/Fevereiro 2011

lorem ipsum

issue #, date

A FECHAR um prémio para produção no valor de 2500 Euros. O artista vencedor receberá um prémio pecuniário de 10500 Euros. O estúdio Cabracega, composto por Pedro Alegria e Hugo Tornelo, abre o ano com um novo website. Depois do projecto EVA e da exposição colectiva no CPAI, os criadores – que estiveram também presentes na Mostra Jovens Criadores’05 -, partem em 2011 para novos projectos de experience design, consultáveis em breve em: www.cabracega.co Presentemente, é possível seguir o trabalho do Cabracega em: http://on.fb.me/hmdX26

Estão abertas até dia 25 de Fevereiro as candidaturas para o Prémio EDP Novos Artistas 2011. O conjunto final de seleccionados participará numa exposição colectiva. Cada membro deste grupo receberá

“Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra - livro para colorir sobre a Palestina”, é uma obra da autoria de Nuno Coelho e Adam Kershaw. Até 11 de Julho de 2011, este livro será vendido nas máquinas automáticas de compra de livros Bellamátic, que circulam por vários eventos em toda a Espanha. Nuno Coelho participou nas Mostras Jovens Criadores’01, ’02, ’05 e ’06 . Mais informações: www.nunocoelho.net

“Outounalidades” é um circuito de música ao vivo, que decorre no Outuno em Portugal e

Galiza. Os grupos musicais que pretendam pertencer a esta bolsa de espectáculos podem candidatar-se até 28 de Fevereiro. Iniciativa da Associação D’Orfeu. Mais informações: www.dorfeu.pt/outonalidade s

A editora brasileira promove, até dia 27 de Fevereiro, inscrições para um concurso literário de tema livre em língua portuguesa. A participação é livre e gratuita. Mais informações: www.guemanisse.com.br

A IUGTE (Áustria) encontrase a aceitar propostas área das artes performativas para a Conferência Internacional “Performing Arts Today”, Mais informações: http://www.iugte.com/proje cts/ArtConference.php

LINKS CPAI: Website CPAI: www.artesideias.com Facebook CPAI: www.facebook.com/pages/Lisboa/Clube-Portugues-de-Artes-e-Ideias/81006253757 Website EVA: www.artesideias.com/eva Blog EVA: https://projectoeva.wordpress.com/ Prémio Microfilmes para Macrocausas: http://videos.sapo.pt/kmJEtFbPsJzG9nKWqzyu


Newsletter CPAI Janeiro/Fevereiro 2011