Page 1

Revista comemorativa edição especial

35 ANOS

A FORMAR ENGENHEIROS INDUSTRIAIS

25 de outubro de 1978-2013

Revisitar o passado Viver o presente Engrandecer o futuro


editorial 2 revisitar o passado 8 viver o presente 16 engrandecer o futuro 66


“É minha convicção que a natureza diferenciadora deste projeto de ensino e a qualidade do corpo docente que o suporta, continuarão a garantir a sua adaptação aos desafios com que o futuro vai confrontar as nossas sociedades.” 35 anos

a formar engenheiros industriais

2


Editorial

António Cunha No ano letivo 1976/77, no contexto do desenvolvimento de uma nova Universidade, o curso de Engenharia de Produção da Universidade Minho recebeu os seus primeiros alunos.

da importância das operações logísticas e da otimização de processos, numa envolvente de maior tecnologia, omnipresença dos sistemas de informação e de grande centralidade do fator humano.

Na sua configuração inicial, tinha ramos de especialização em sistemas, metalomecânica e têxtil que, mais tarde seriam alargados à transformação de matérias plásticas e à área da engenharia civil.

Assim, o atual mestrado integrado em engenharia e gestão industrial da Universidade Minho tem uma estrutura curricular muito diferente da pensada por Joaquim Barbosa Romero nos anos setenta do século passado. No entanto, mantem-se a continuidade da abordagem integradora e da busca de um perfil de engenheiro abrangente.

Independentemente das áreas aplicacionais alvo, os aspetos diferenciadores e disruptivos para a época estavam na sua matriz multidisciplinar e no conceito de graduado em engenharia multifacetado e de espectro largo que era assumido como modelo-alvo.

Por isso, os graduados deste curso têm níveis de desempenho de grande sucesso nos mais diversos setores de atividade, contribuindo para a afirmação da UMinho e da sua Escola de Engenharia.

Os primeiros documentos da Comissão Instaladora da UMinho, identificavam claramente a necessidade de formar profissionais de engenharia para um tecido produtivo diversificado e com muitas empresas de pequena dimensão, bem como o imperativo de complementar uma sólida formação tecnológica com conhecimentos da área da gestão.

É minha convicção que a natureza diferenciadora deste projeto de ensino e a qualidade do corpo docente que o suporta, continuarão a garantir a sua adaptação aos desafios com que o futuro vai confrontar as nossas sociedades.

Entretanto, importantes evoluções tecnológicas, geopolíticas e sociais, transformaram o quadro competitivo do tecido económico-produtivo, nos contextos nacional e internacional, acarretando num crescendo

Dezembro de 2014 António Cunha

3

35 anos

a formar engenheiros industriais


“É bom estudar Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho...” 35 anos

a formar engenheiros industriais

4


Mensagem

Presidente da Escola de Engenharia

João Monteiro inclusivamente o segundo ISP mais elevado em todos os mestrados integrados da Escola, nos últimos 3 anos.

O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, antes Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, antes Licenciatura em Engenharia de Produção, antes Engenharia de Produção - Ramo Sistemas; Ramo Plásticos; Ramo Metalomecânica; Ramo Têxtil, Ramo Construção Civil, tem tido uma evolução muito interessante em termos de resultados e visibilidade.

Para além de preencher, sistematicamente, a totalidade de vagas ao Concurso Nacional de Acesso (primeira fase), o número de candidatos ultrapassa largamente o Numerus Clausus. Efectivamente, para Numerus Clausus entre 40 e 50 (50 para o ano lectivo em curso), o número de candidatos tem variado entre 226 e 341.

A área de Engenharia e Gestão Industrial tem estado consistentemente nos lugares cimeiros na procura de ciclos de estudos integrados da Escola de Engenharia – pelo menos nos últimos cinco anos lectivos assim foi.

Nesta área da engenharia de produção/industrial, a Universidade do Minho foi pioneira em Portugal. São já 35 anos a formar engenheiros industriais. É bom estudar Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho...

O curso apresenta das mais altas notas de acesso nos últimos anos lectivos, no conjunto da oferta educativa da Escola. Em concreto, nos últimos 5 anos lectivos, registou consistentemente a 2ª nota de acesso mais elevada (primeira fase de candidaturas) e que foi, respectivamente, 163; 158,4; 157,4; 149,6; 157. O curso tem um Índice de Satisfação da Procura (ISP) bastante elevado, variando entre 0,91 e 1,32 (ano lectivo corrente) nos últimos cinco anos, apresentando

Dezembro de 2014 João Monteiro

5

35 anos

a formar engenheiros industriais


“A melhor forma de prever o futuro continua a ser inventĂĄ-loâ€?

35 anos

a formar engenheiros industriais

6

foto de Nuno Passos


35 Anos a formar Engenheiros Industriais

A. Guimarães Rodrigues Registar num Editorial traços da História do Departamento e o do seu Projecto, assinaláveis no seu 35º aniversário, correria o risco de pretender abarcar o intemporal a partir de um momento no tempo, e de um ponto de observação pessoal.

É pois importante comemorar o caminho percorrido, com orgulho e reforçar a confiança na capacidade de ultrapassar as dificuldades e melhor garantir o cumprimento das responsabilidades assumidas. E é na prática da realidade e actualidade da essência da Engenharia Industrial que se reconhece e consolida a cultura desta área, do Departamento que a assegura, e dos seus Projectos. Desta cultura faz parte a permanente capacidade de inovação.

É importante consolidar a consciência do fio condutor que nos transporta através do tempo até ao presente do Departamento, qual testemunho que, uma vez recebido, deve ser acarinhado e promovido numa perspectiva projectada para o futuro.

A melhor área de engenharia será sempre aquela pela qual nos conseguimos apaixonar. Revejo com afecto o trajecto desde o sonho dos pensadores, como o Professor Romero, até uma actualidade amplamente reconhecida e claramente demonstrada nos eventos das comemorações realizadas.

Na presente data é difícil imaginar o que foi o Departamento de Produção e Sistemas, ou melhor o que foi a sua configuração precursora nos idos de 1975, e as suas condições de funcionamento, no início da Universidade. No futuro, será também difícil perceber as dificuldades enfrentadas ao longo do tempo, e mesmo a relevância de algumas dessas dificuldades.

A Direcção do DPS ao comemorar os “35 anos a formar engenheiros industriais”, e tendo decidido registar as iniciativas realizadas nesta edição especial de revista, oferece um valioso testemunho.

A cada “geração” compete receber o testemunho e os desafios que lhe estão associados, criar ou recriar esses e outros desafios, e antecipar os desafios do futuro.

Creio convictamente que “A melhor forma de prever o futuro continua a ser inventá-lo”.

O Departamento define-se na sua essência pelas suas áreas científico-pedagógicas, e pela sua natureza interdisciplinar. Mas é na realidade e actualidade dessa essência que se projecta a perspectiva histórica, e a percepção da forma como se foi adaptando e evoluindo face quer às alterações da envolvente, quer aos avanços do conhecimento.

Dezembro de 2014 A. Guimarães Rodrigues

7

35 anos

a formar engenheiros industriais


Revisitar o passado 35 anos

a formar engenheiros industriais

8


Bacharelatos na UMinho

Unidades Curriculares da área de Produção e Sistemas Lista das unidades curriculares (disciplinas) lecionadas logo nos primeiros bacharelatos Análise de Custos Industriais Análise de Sistemas I Análise de Sistemas II Análise Numérica Ergonomia Industrial Estatística II Estudo do Trabalho e Princípios de Ergonomia Fiabilidade e Controlo de Qualidade Introdução à Engenharia de Produção Investigação Operacional I Investigação Operacional II Organização da Produção Simulação

9

35 anos

a formar engenheiros industriais


Licenciatura em Engenharia de Produção 25 de outubro de 1978

35 anos

a formar engenheiros industriais

10


1973

Criação da Universidade do Minho

25 de outubro de 1978

1978

Engenharia de Produção

Ramos: Sistemas | Construção Civil e Obras Públicas | Plásticos | Metalomecânica | Têxtil

1980

LESI

Depto de Informática (DI)

1983

1988 1989

LECiv

Depto de Engenharia Civil (DEC)

LEPol

Depto de Engenharia de Polímeros (DEP)

LEPrd

Depto de Produção e Sistemas (DPS)

LEVest

1990

Depto de Engenharia Têxtil (DET)

11

35 anos

a formar engenheiros industriais


O Projeto de Ensino OS ALUNOS

TESTEMUNHOS

Alunos formados em Engenharia de Produção e Engenharia e Gestão Industrial: Engenharia de Produção - Ramo Plásticos: 77 - Ramo Metalomecânica: 74 - Ramo Têxtil: 203 Licenciatura em Engenharia de Produção e Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial: 546 Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial: 252

Turma de 1984

Provedor do Aluno da UM Comemorar aniversários de Instituições ou das suas unidades, são sempre momentos colectivos em que se exulta a contribuição das partes, onde se expressa sentimentos de pertença e se partilha o orgulho do que se alcançou. O ensino, a prática e a investigação em Engenharia e Gestão Industrial têm sido contributos de excelência na afirmação do Departamento nestes 35 anos de existência. Porque soube questionar caminhos e assumir orientações estratégicas em momentos próprios da sua história. Na definição do rumo e do conteúdo da formação, na determinação e no modo de se ligar ao meio empresarial, na disponibilidade de partilha do conhecimento científico. Parafraseando o Prof. Romero que “… cada elemento contribua para o bem comum com o que de melhor possa fazer…” Prof. António Paisana

Presidente da Direção da AAEUM

Turma de 1995

Saí daqui em 1984, de LESI, mas no fundo nunca abandonei esta casa. Marcaram-me os anos que aqui passei, e talvez por isso ficou-me um sentimento de gratidão e reconhecimento. Nesta querida U.Minho aprendi, fiz grandes amigos, entre os quais muitos professores. Aqui me fizeram Homem; aqui passei os melhores momentos da minha vida. Vida que me ensinou o resto! Que me ensinou por exemplo, que só nos realizamos plenamente se fizermos as coisas com paixão, com vocação e, inclusive, com algum espírito de missão. Sim porque nós Engenheiros... fazemos “coisas”. Este é o propósito. Eng. Francisco Pimentel

Presidente do núcleo ALUMNI EGIUM

Turma de 2014

35 anos

a formar engenheiros industriais

Esta edição especial, comemorativa dos “35 anos a formar engenheiros industriais”, documenta e demonstra o empenho do Departamento de Produção e Sistemas na promoção da Engenharia e Gestão Industrial. O Passado foi revisitado e todos os Engenheiros Industriais formados nestes 35 anos foram nomeados numa exposição comemorativa. O Presente foi vivido, ao longo do ano, através de múltiplas iniciativas de promoção das ofertas de formação do DPS: Seminários de MEI, de MES, e de MEH e Semanas da Qualidade, da Logística, da Gestão de Projetos, e da Gestão Industrial. Com este nível de iniciativa coletiva e de esforço de análise patentes, o Futuro do DPS e toda a comunidade que serve será, certamente, engrandecido. Eng. João Antunes

12


O Projeto de Ensino Corpo docente e funcionários

Membro da Comissão Instaladora da UM 1974 - 1981

Diretor do DPS 1980 - 1982 - 1986 - 1995 - 1996

Diretor do DPS 1994 - 1995

Vice-Presidente da EEUM 1995 - 1996

Presidente da EEUM 1984 - 1988

Presidente da EEUM 1997 - 2000

Vice-Reitor 1978 - 1980

Pró-Reitor 2001

Reitor em exercício 1980 - 1981

Reitor 2002 - 2009

Lista dos docentes que integraram e se mantiveram na Área de Produção e Sistemas nos primeiros dez anos da UMinho. Os dois primeiros funcionários iniciam funções já em 1986 e 1988.

DOCENTES José Joaquim Barbosa Romero - 01 março 1974 Edite Manuela da Graça Pinto Fernandes -15 setembro 1975 António José Marques Guimarães Rodrigues - 22 setembro 1975 José Alberto Tavares de Oliveira - 02 janeiro 1977 Sílvio Carmo Silva - 01 outubro 1977 Maria Madalena Teixeira Araújo - 17 agosto 1981 Luis Filipe Teles Gomes da Costa - 01 outubro 1981 Alberto Sérgio de Sá Rodrigues Miguel - 01 outubro 1982 Senhorinha Fátima Capela Fortunas Teixeira - 26 outubro 1982 Guilherme Augusto Borges Pereira - 11 março 1983 José Manuel Vasconcelos Valério Carvalho - 28 março 1983 António Maria Vieira Paisana - 15 março 1984 FUNCIONÁRIOS Paulo Manuel Hilário Morais da Costa - 11 abril 1986 Maria Conceição Peixoto Marques - 01 outubro 1988

13

35 anos

a formar engenheiros industriais


O dia 25 de outubro de 2013 Exposição comemorativa dos 35 anos a formar Engenheiros Industriais

Professor António M. Cunha, e da Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM, Professora Rosa Vasconcelos, seguindo-se um almoço comemorativo.

O Departamento de Produção e Sistemas (DPS) e o Núcleo Alumni de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho promoveram a exposição comemorativa “35 anos a Formar Engenheiros Industriais”. O dia de abertura contou com a participação do Vice-reitor da UMinho, Professor José Mendes, o Presidente da Escola de Engenharia, Professor João Monteiro, bem como professores, antigos e atuais alunos. A iniciativa pretendeu assinalar a publicação em “Diário da Republica”, a 25 de outubro de 1978, a criação das primeiras licenciaturas da UMinho, incluindo Engenharia de Produção. A mostra retratou o percurso desde a fundação deste curso, com diferentes ramos (Plásticos, Têxtil, Construção Civil e Obras Públicas, Metalomecânica e Sistemas), até ao atual Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI). Já se formaram mais de 1100 alunos nesta área na UMinho - e todos os nomes foram referidos nesta exposição. O ensino enfrenta ambientes em mudança intensiva para o qual devemos ser capazes de aprender e, ao fazê-lo, desenvolver novos conhecimentos. Consideramos um recurso valioso para a gestão do conhecimento a constante comunicação e aprendizagem com alunos que passaram pelos cursos do DPS. Especialmente para estes, foi o nosso convite para uma visita à exposição. A sessão de encerramento teve lugar no dia 8 de novembro, com a presença do Reitor da UMinho,

35 anos

a formar engenheiros industriais

14


15

35 anos

a formar engenheiros industriais


Viver o presente 35 anos

a formar engenheiros industriais

16


Departamento de Produção e Sistemas desde 1976

Criado em 1976, o Departamento está localizado nos dois Campi da Universidade do Minho: Gualtar, em Braga, e Azurém, em Guimarães. O Departamento tem sede em Guimarães e está organizado em dois grupos disciplinares: Gestão Industrial e da Tecnologia (GIT) e Engenharia de Sistemas e de Processos Industriais (ESPI). O seu corpo docente é constituído por 43 elementos detentores de grau de doutor e conta neste ano letivo com o apoio de 15 convidados. As áreas nucleares do Departamento são: Engenharia Humana, Engenharia de Sistemas, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Económica, Estatística, Investigação Operacional, Métodos Numéricos e Otimização. O Departamento é responsável pelo Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) e pelos Mestrado em Engenharia Humana MEH), Mestrado em Engenharia Industrial (MEI), Mestrado em Engenharia de Sistemas (MES), Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade (MEGQ) e Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (MGPE, em colaboração com outros dois departamentos da Escola de Engenharia). Participa ainda em 20 projetos de ensino da responsabilidade de outros departamentos da Escola de Engenharia e de outras escolas da Universidade do Minho. A oferta da responsabilidade do Departamento inclui ainda cinco cursos de estudos avançados e 14 cursos de formação especializada. As atividades de investigação dos docentes do Departamento enquadram-se em dois centros de investigação: Centro de Gestão Industrial e da Tecnologia (CGIT) e Centro Algoritmi. O Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas (PDEIS) é da responsabilidade

dos centros de investigação que os docentes do Departamento integram e a sua comissão diretiva é exclusivamente composta por membros do Departamento.

Comissão Coordenadora do Conselho do DPS Senhorinha de Fátima Capela Fortunas Teixeira Diretor do DPS Filipe Pereira Pinto da Cunha Alvelos Diretor-Adjunto do DPS Luís Miguel da Silva Dias Representante do ESPI Sílvio do Carmo Silva Representante do GIT Pedro Miguel Ferreira Martins Arezes Diretor do MEH José Manuel Henriques Telhada Diretor do MEI Maria Teresa Torres Monteiro Diretor do MES Sérgio Dinis Teixeira Sousa Diretor do MEGQ Anabela Pereira Tereso Diretor do MGPE Manuel José Lopes Nunes Diretor do MIEGI António Ismael Freitas Vaz Diretor do PDEIS Maria Madalena Teixeira Araújo Diretor do CGIT José António Vasconcelos Oliveira Representante do CALG

17

35 anos

a formar engenheiros industriais


Recursos Humanos

Funcionários docentes, administrativos e técnicos

Ana Cristina Braga

A. Ismael Vaz

Ana Rocha

Anabela Alves

Anabela Tereso

Eusébio Nunes

Fernando Romero

Filipa Dionísio

Filipe Alvelos

Goran Putnik

Jorge Cunha

José Telhada

J. Valério de Carvalho

Lino Costa

Luís Dias

M. Lopes Nunes

Nelson Costa

Paula Carneiro

Paula Ferreira

Paulo Afonso

J. Dinis Carvalho J. Francisco Moreira

M. Sameiro Carvalho M. Teresa Monteiro Manuel Figueiredo

35 anos

António Paisana

Celina Leão

Guilherme Pereira Isabel Espírito Santo

Cláudio Alves

Cristina Rodrigues

Isabel Lopes

J. António Oliveira

M. Leonilde Varela M. Madalena Araújo

Paulo Sampaio

Pedro Arezes

Rui Lima

Rui Sousa

Senhorinha Teixeira

Sérgio Sousa

Sílvio Carmo Silva

Acácio Costa

Alexandra Fernandes

Amélia Aguiar

Ana Rita Rodrigues

Carla Rocha

Conceição Marques

Luís Coutinho

a formar engenheiros industriais

18

Paulo Martins


Recursos Humanos Convidados e Estagiários

Docentes convidados 2013/2015

Ana Cecília Ribeiro

Ana Colim

Ana Cordeiro

Ângela Silva

António Amaral

Bruno Gonçalves

Cláudio Santos

Elsa Silva

Fernando Barbosa

Gabriela Fernandes

Humberto Teixeira

Isabel Loureiro

João Antunes

João Paulo Gomes

José Pedro Dias

Maria João Santos

Marta Morais

N. Octávio Fernandes

Siria Barros

Telmo Pinto

Maria Laura Maia

No dia 17 de fevereiro de 2014, dia da UM, foi atribuído o titulo de Professor Emérito ao Professor António Guimarães Rodrigues, professor catedrático aposentado do Departamento. O Doutor Cláudio Alves foi aprovado em provas de agregação no ramo de conhecimento em Engenharia Industrial e de Sistemas. O Departamento terminou em 2013 o processo de dois concursos (ambos na área disciplinar de Gestão Industrial e da Tecnologia), um para Professor Auxiliar e outro para Professor Catedrático. Os lugares foram preenchidos pelo Doutor Nélson Costa e pelo Professor Doutor Pedro Arezes, respetivamente. Ainda em 2014, o docente de carreira Doutor Francisco Moreira manteve a contratação por tempo indeterminado após o período experimental previsto no ECDU.

Para colmatar a insuficiência de pessoal técnico e administrativo, durante todo o ano de 2013, o Departamento contou com a colaboração em regime temporário de uma bolseira técnica de informática, Susana Alves. Susana Alves

Diogo Pinheiro

João Costa

No âmbito do Protocolo estabelecido entre o DPS e a Escola Secundária Francisco de Holanda, os estagiários Diogo Pinheiro e João Costa, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, integraram a equipa técnica do DPS. O estágio decorreu de 28 de junho a 28 de julho de 2015.

19

35 anos

a formar engenheiros industriais


O Departamento Campus de AzurĂŠm

1

2

2

3

3

1

4

5 4 6

5

6

35 anos

a formar engenheiros industriais

20


O Departamento Campus de Gualtar

21

35 anos

a formar engenheiros industriais


Alguns espaços do Departamento As Organizações

O Departamento apoia as atividades do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho (NEEGIUM) e do Núcleo Alumni EGIUM (antigos alunos de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho), e continua a disponibilizar uma sala para estas duas organizações. A colaboração com a TecMinho/IdeaLab (Laboratório de ideias de negócio) tem-se concretizado, através da participação de docentes em workshops e da disponibilização de espaço nas suas instalações.

A Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) e a Associação de Gestão Industrial têm a sua sede nas instalações do departamento em Azurém. Devido ao grande envolvimento dos centros de investigação, a que os docentes do departamento pertencem, no projeto HMIEXCEL de colaboração entre a Bosch e a Universidade do Minho, foram disponibilizados espaços para acolhimento dos bolseiros e do material informático, afeto às linhas do projeto.

Lean Office @ DPS Foi iniciado um movimento de reorganização de grande parte do trabalho administrativo associado ao Departamento. Neste movimento, denominado LeanOffice@ DPS e que foi iniciado com formação em Lean Office, têm estado envolvidas as seguintes pessoas: José Dinis Carvalho, Anabela Alves, Nelson Costa, Acácio Costa, Amélia Aguiar, Carla Rocha, Luis Coutinho, Alexandra Fernandes, Ana Rita Rodrigues.

15 Ideias de negócio e 34 promotores na 10ª Edição do IdeaLab. Decorreu no dia 6 de novembro de 2013, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, a sessão de abertura da 10ª edição do IdeaLab UMinho-CGD, iniciativa promovida pela TecMinho em parceria com o Departamento de Produção e Sistemas, da Universidade do Minho.

35 anos

a formar engenheiros industriais

22


Project Based Learning: 10 anos

Laboratório de projeto

O MIEGI tem vindo a impulsionar o desenvolvimento de competências técnicas e transversais através de projetos interdisciplinares (PBL – Project-Based Learning) desenvolvidos desde 2005. Nos projetos desenvolvidos por equipas de estudantes ao longo do semestre, procura-se uma possível solução para um problema, com orientação de diversos professores. Nesses projetos, equipas de 6-9 alunos irão integrar as unidades curriculares (UCs) do semestre, investigando e explorando soluções de forma criativa. As propostas apresentadas pelas equipas estarão principalmente relacio-

nados com a articulação dos conteúdos destes UCs, contribuindo assim para o desenvolvimento das competências requeridas, técnicas e transversais como a gestão de projetos, o trabalho em equipe e a comunicação. Até agora, houve 12 edições de projetos do 1º ano, envolvendo mais de 62 equipes e 432 alunos. Na aplicação de PBL no semestre 7, equipas de estudantes têm como objetivo desenvolver um projeto em ambiente industrial, tendo-se realizado até ao momento, 10 edições em interação com 22 empresas, que envolveu 40 equipas de mais de 300 estudantes.

Apresentações dos grupos PBL

European Professors of Industrial Engineering and Management 2013 Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2013 decorreu no DPS o encontro anual do EPIEM, coordenado por Marlene Amorim (Universidade de Aveiro) e Rui M. Lima (Universidade do Minho). A organização contou ainda com o apoio direto de Gonçalo Melo e Catarina Cardoso do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho (NEEGIUM), Diana Mesquita (investigadora associada ao DPS) e dos professores do DPS Rui Sousa e Anabela Alves.

25 Anos EGI - Aveiro

ENEGI - Coimbra 2014 O Departamento participou, a convite, nas Comemorações dos 25 anos do curso de Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade de Aveiro, e docentes e alunos do departamento participaram no ENEGI, que teve lugar na Universidade de Coimbra.

23

35 anos

a formar engenheiros industriais


Projetos de Ensino Oferta Educativa

Durante este ano, o Departamento teve duas visitas de Comissões de Avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para avaliação e acreditação dos seus cursos. Em fevereiro, o departamento colaborou no processo de avaliação dos ciclos de estudos em informática que, para além do MES, incluiu cursos da responsabilidade

de outros departamentos, como por exemplo, a Licenciatura em Engenharia de Informática. Em julho, teve lugar a visita de avaliação para a acreditação dos restantes projetos de ensino da responsabilidade do Departamento: MEH, MEI, MIEGI e PDEIS. Todos os cursos do departamento foram acreditados por um período de 5 anos.

M. Lopes Nunes, Diretor de Curso Isabel Lopes Rui Sousa

José Telhada, Diretor de Curso Anabela Alves Jorge Cunha Eusébio Nunes Manuel Figueiredo

Pedro Arezes, Diretor de Curso Celina Leão Paula Carneiro

M. Teresa Monteiro, Diretora de Curso Luís Dias Paulo Afonso

Sérgio Sousa, Diretor de Curso Cristina Rodrigues Paulo Sampaio

Anabela Tereso, Diretora de Curso Ricardo Machado (DSI) J. Cardoso Teixeira (DEC)

A. Ismael Vaz, Diretor de Curso Pedro Arezes M. Sameiro Carvalho Paula Ferreira

35 anos

a formar engenheiros industriais

24


Internacionalização Alunos em mobilidade

No âmbito do Acordo de Cooperação e Intercâmbio Académico, Científico e Cultural entre o IDAAM Educação Superior de Manaus e a Universidade do Minho, o DPS participou na lecionação de algumas das UCs do curso de pós-graduação em Engenharia e Gestão Industrial desta instituição de Manaus. Neste momento, encontra-se em fase de preparação uma adenda a este protocolo, no sentido de incrementar o seu envolvimento na lecionação (e também coordenação) das UCs do referido curso. Este protocolo e adenda tem promovido o concurso e admissão de um número bastante significativo de alunos daquela pós-graduação ao Ciclo de Estudos de Mestrado em Engenharia Industrial.

Manaus - Brasil

No âmbito das atividades de cooperação promovidas pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o Departamento esteve envolvido na visita do ISPTEC, de Angola. Foi feita uma apresentação das principais áreas de ensino e investigação do Departamento e foi proporcionada uma visita às instalações, em Azurém. Erasmus out

Erasmus in

IFRN

Timor

Angola A mobilidade internacional de discentes tem um peso significativo no departamento.

No âmbito do protocolo de cooperação entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Minho, o departamento recebeu, durante o mês de julho, um grupo de alunos do PDEIS, para trabalho intensivo com os seus tutores e orientadores.

O ano letivo de 2013/2104 teve uma grande procura de destinos OUT pelos alunos dos ciclos de estudos do Departamento. Estiveram OUT 25 alunos, ao abrigo do Programa LLP/Erasmus e 4 alunos ao abrigo do Programa Acordos de cooperação com o Brasil. Estiveram, num período equivalente a um ano letivo 4 alunos no Reino Unido, na Universidade de Cranfield, tendo apresentado os seus projetos de dissertação num workshop, que decorreu a 22 de setembro.

Estão ainda a frequentar os cursos de pós graduação do Departamento vários alunos de Timor, no âmbito de um protocolo entre a Universidade do Minho e o Governo de Timor. Este ano foram concluídas 5 dissertações de mestrado. A partir de outubro de 2014, o departamento está envolvido na lecionação do Curso de Preparação para o Acesso ao Ensino Superior para Estudantes Internacionais, nomeadamente aos alunos que escolheram o MIEGI.

O Departamento acolheu 17 alunos estrangeiros, ao abrigo do Programa LLP-Erasmus, do Projeto Erasmus Mundus Areas, do Programa Acordos de cooperação com o Brasil e Projeto Erasmus Mundus Mare-Nostrum.

25

35 anos

a formar engenheiros industriais


CGIT e ALGORITMI

Centros de investigação da escola de engenharia

Visita da comissão de avaliação do ALGORITMI no dia 3 de setembro. A nova proposta de centro algoritmi irá integrar a partir de janeiro 2015 todos os docentes do DPS.

http://cgit.dps.uminho.pt/

http://algoritmi.uminho.pt/

O Centro de Gestão Industrial e da Tecnologia sediado na EEUM, é uma unidade de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob a alçada do Ministério da Educação e Ciência.

O Centro de Investigação ALGORITMI é uma unidade de investigação da EEUM, que, no âmbito das Tecnologias da Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE), desenvolve atividade de I&D em quatro grandes áreas: (1) Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Nanotecnologias; (2) Investigação Operacional, Estatística e Métodos Numéricos; (3) Sistemas de Informação, Software e Multimédia; (4) Comunicações, Redes de Computadores e Computação Ubíqua.

A missão geral do CGIT é a de gerar e difundir conhecimento científico resultante da investigação fundamental e aplicada no domínio da Engenharia e Gestão Industrial incluindo as vertentes da conceção, organização e gestão, técnica, económica e humana de sistemas de produção e de energia. Os quatro grupos de investigação do CGIT são: 1. Gestão Industrial de Sistemas (IMS - Industrial Management Systems); 2. Avaliação Económica de Sistemas (SEA - Systems Economic Evaluation); 3. Engenharia Humana (HE – Human Engineering); 4. Gestão de Sistemas e Empresas Distribuídas e Virtuais (DVMSE - Distributedand Virtual Management SystemsandEnterprises). A interação e colaboração entre os grupos de investigação e membros do CGIT e outros grupos de investigação externos ao centro, a nível nacional e internacional, é levada a cabo através da participação em projetos de investigação, o que define os líderes de projeto e as equipas de investigação como os elementos mais importantes para o sucesso da missão do CGIT.

A maioria dos investigadores doutorados do Centro são também membros do corpo docente de quatro dos departamentos da Escola de Engenharia: Eletrónica Industrial (DEI), Sistemas de Informação (DSI), Produção e Sistemas (DPS), Informática (DI). Adicionalmente, os projetos de mestrado e doutoramento que sejam supervisionados pelos docentes daqueles quatro departamentos que sejam simultameamente investigadores do Centro são desenvolvidos no ALGORITMI. O ALGORITMI conta com uma equipa de 300 investigadores, 145 dos quais com doutoramento. O número de “Membros Integrados” é de 106, todos com doutoramento. O Centro está dotado com o equipamento adequado para levar a cabo as atividades de investigação no âmbito da sua competência. A colaboração com instituições de investigação nacionais e internacionais é também promovida.

Presentemente, o CGIT conta com 26 membros integrados, 21 colaboradores e 50 estudantes de doutoramento.

35 anos

a formar engenheiros industriais

O ALGORITMI centra a sua atividade em projetos com uma forte ligação à comunidade, nomeadamente, a indústria e a administração pública.

26


Doutoramentos concluídos Orientação de docentes do DPS

Dez projetos de doutoramento, orientados por docentes do departamento, e a decorrer nos centros de investigação associados, foram concluídos com sucesso durante o ano letivo 2013/14. Além da responsabilidade e lecionação no Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas, alguns docentes são responsáveis por unidades curriculares transversais aos doutoramentos da EEUM e estão ainda envolvidos na lecionação do Programa Doutoral em Líderes para as Industrias Tecnológicas (Curso Interinstitucional – Programa MIT-Portugal), em cooperação com a FEUP e o IST. 19 de setembro, Hélder Cruz da Silva PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: “Análise da Complementaridade de Recursos: Relevância para Redes de Atividades”

8 de abril, Ângela Augusta de Sá Ferreira PD em Engenharia Têxtil Tema da Tese: ”Contribuição para o Desenvolvimento de um Modelo de Intervenção do Design no Artesanato”

20 de dezembro, José Pedro Teixeira Domingues PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: “Sistemas de Gestão Integrados: Desenvolvimento de um modelo para avaliação do nível de maturidade”

7 de maio, João Paulo de Oliveira Gomes PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: ”Metodologia para apoio à implementação de um modelo de referenciação genérica de artigos”

12 de fevereiro, Matilde Alexandre Rodrigues PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: ”Development of a model for occupational risk acceptance criteria definition in industrial settings ”

20 de junho, Ana Cristina Magalhães Ferreira PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: ” Numerical Optimization and Economic Analysis in the design of a Micro-CHP System with a Stirling engine and a Solar Collector”

28 de fevereiro, Cláudia Sofia Rodrigues Duarte PD em Líderes para as Indústrias Tecnológicas Tema da Tese: ”Single line for assembly just-in-sequence multiple models”

2 de julho, Cláudio Araújo Monteiro dos Santos PD em Líderes para as Indústrias Tecnológicas Tema da Tese: ”Development of an Integrated Framework for the definition of Technology Strategies”

3 de março, Roman Denysiuk PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: ”Evolutionary Multiobjective Optimization: Revew, Algorithms, and Applications”

21 de julho, Francisco José Basílio Pimentel Pires Peito PD em Engenharia Industrial e de Sistemas Tema da Tese: ”A Simulação como Ferramenta de Apoio à Decisão em Sistemas de Manutenção”

27

35 anos

a formar engenheiros industriais


Prémios e distinções Docentes e alunos do DPS

Anabela Alves, docente do DPS ganhou o prémio “Best poster award” com o artigo “Lean Engineering education: bridging-the-gap between academy and industry” realizado em co-autoria com Franz-Josef Kahlen (University of Cape Town, South Africa), Shannon Flumerfelt (University of Oakland, USA) e Anna-Bella Siriban-Manalang (University de La Salle, Phillippines) na 1ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, realizada no Porto de 30 de outubro a 1 novembro de 2013.

Kartina Puji NURJANNI, Indonésia, aluna ao abrigo do programa ERASMUS MUNDUS, ganhou o prémio “The Best Track Paper in the Operations Research Track for the IEOM 2014 Conference” com o trabalho de investigação no DPS, Centro ALGORITMI, sobre o tema: “Green Supply Chains” com orientação dos professores Maria do Sameiro Carvalho e Lino Costa.

Os docentes do DPS Rui Sousa, Anabela Alves, Francisco Moreira e Dinis Carvalho venceram o “Best Paper Award” na International Conference of Production Research - Americas (ICPR Americas), Lima, Peru, 31 de julho a 1 de agosto de 2014.

Rui Lima, professor do DPS, foi convidado para integrar a Comissão Consultiva de um novo centro de investigação UNESCO sediado na Universidade de Aalborg, Dinamarca.

Cláudio Santos, doutorado em Líderes para as Indústrias Tecnológicas (LTI) da EEUM, no âmbito do programa MIT Portugal, foi um dos três vencedores do Prémio Decidir Melhor, instituído pela Quidgest, empresa de software de gestão em setembro de 2014. O projeto “R&D Project Selection Incorporating Risk Management” foi desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento orientada pela Madalena Araújo, professora catedrática do DPS da EEUM e pelo Nuno Correia, Diretor da Unidade de Materiais e Estruturas Compósitas do INEGI.

Paulo Sampaio, docente do DPS, foi recentemente aceite na International Academy for Quality (IAQ), uma prestigiada organização mundial sem fins lucrativos que promove boas práticas no âmbito da qualidade a nível individual, organizacional e internacional.

35 anos

a formar engenheiros industriais

28


Conferências Internacionais DPS no mundo

6th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE2014) Anabela Alves, Dinis Carvalho, Francisco Moreira, Rui Lima, Rui Sousa, Andromeda Menezes, Diana Mesquita Membros de Comissão Organizadora Celina Leão, Guilherme Pereira - Membros do Comissão Científica http://paee.dps.uminho.pt/ 6th World Congress on Nature and Biologically Inspired Computing (NaBIC 2014) Leonilde Varela, Membro de Comissão Organizadora http://www.mirlabs.net/nabic14/ 8th International conference Physics Teaching in Engineering Education Challenges and solutions, Plugins and apps for effective teaching (PTEE2014) Anabela Alves, Rui Lima - Membros de Comissão Organizadora http://ptee2014.web.ua.pt/ 2014 Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC) Rui M. Lima, Membro de Comissão Organizadora http://www.xcdsystem.com/iie2014/proceedings/iserc_preface.html ASME 2014 International Mechanical Engineering Congress & Exposition (IMECE2014), Anabela Alves, Membro de Comissão Organizadora Rui M. Sousa, Organizador sessão http://www.asmeconferences.org/congress2014/ CENTERIS – Conference on ENTERprise Information Systems Manuela Cunha, Co-chair http://centeris.eiswatch.org/ Conference Committee for the 9th European Conference on Innovation and Entrepreneurship ECIE 2014 Belfast Fernando Romero, Mini Track Chair; Cristina Rodrigues, Comittee Member Conference on Virtual and Networked Organizations: Emergent Technologies and Tools – VinOrg 2014 Goran D. Putnik, Conference Chair; Manuela Cunha, Co-chair; Leonilde Varela, Comissão Científica http://2100projects.org/conferences/vinorg14/committees.htm Congresso MedICT 2015 - Mediterranean Conference on Information & Communication Technologies 2015 Celina Leão, Membro de Comissão Organizadora http://www.asdtic.org/medict2015/ International Conference on Computational and Mathematical Methods in Science and Engineering (CMMSE 2014) Teresa Monteiro, Membro de Comissão Organizadora http://gsii.der.usal.es/cmmse2014//index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=16 SeGAH - IEEE International Conference on Serious Games and Applications for Health Manuela Cunha, Membro de Comissão Organizadora http://www.ipca.pt/segah2014/ WorldCIST’15 - 3rd World Conference on Information Systems and Technologies Celina Leão, Membro de Comissão Organizadora; Anabela Tereso, Program Committee http://www.aisti.eu/worldcist15/

29

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Sala Multiusos

o an o e m re v i sta 2 0 1 3 - 2 0 1 4

Inauguração

Coincidindo com o início do ano letivo 2013/14, o Departamento passou a contar com uma sala em Azurém dedicada a exposições de carácter temporário. A primeira exposição aí realizada coincidiu com o período de acolhimento aos novos alunos

Ano Letivo 2013/2014 Acolhimento aos alunos

Alunos do 1º ano do MIEGI

35 anos

do DPS teve como objetivo oferecer uma primeira perspetiva do Departamento aos alunos. A exposição foi também montada em Gualtar, para acolhimento aos alunos do Mestrado em Engenharia de Sistemas, a funcionar nesse campus.

a formar engenheiros industriais

Alunos Erasmus

30


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

Alunos do 1º ano do PDEIS

2014

jun

jul

ago

set

out

Alunos do 1º ano do MEI

Alunos do CFELM

Alunos do 1º ano do MEGQ

De salientar, a receção dos primeiros alunos do Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade (MEGQ), e do Curso de Formação Especializada em Lean Manufacturing (CFELM). Este último conta com a participação do Instituto Kaizen.

Exposição em Braga

Alunos do 1º ano do MES

31

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Seminários MEI

Mestrado em Engenharia Industrial

out nov dez 2013

11 e 25 de outubro

8 e 22 de novembro

A Logística na Competitividade Alexandre Aragão Mota Engil Angola

Práticas de Gestão de Projetos na PT INOVAÇÃO Ricardo Afonso PT Inovação

Aplicação de ferramentas Lean Production numa empresa de componentes para automóveis Filipe Dias BorgWarner

Otimização da sequência de veículos na montagem final de uma empresa da indústria automóvel Cláudia Duarte Programa MIT Portugal

6 de dezembro

Achieving Excellence José Rodrigues Oliveira Bosch Car Multimedia Portugal

35 anos

a formar engenheiros industriais

32


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Magusto do Departamento Quentes e boas

Cumprindo a tradição, houve castanhas assadas nas instalações do departamento em Azurém, pelas 16h00 do dia 13 de novembro.

Pedro Arezes e Nelson Costa

Mónica Barroso Homenagem

O Departamento deu ainda as boas vindas ao novo professor auxiliar, Nelson Costa, e os parabéns ao novo Professor Catedrático, Pedro Arezes.

O ano de 2013 ficou marcado pela aposentação da Doutora Mónica Barroso. Num gesto simbólico, o Departamento reconheceu toda a sua dedicação e empenho enquanto docente e investigadora.

33

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Semana da Qualidade

Semana temática 6 a 13 de dezembro Qualidade é na UMinho organização

Cristina Rodrigues

Isabel Lopes

Sérgio Sousa

Paulo Sampaio

Eusébio Nunes

Já em dezembro, foi organizada pelos docentes da área da Qualidade, a Semana da Qualidade, que consistiu num conjunto de sessões e na exposição “Qualidade é na UMinho”. Um dos oradores foi o Professor aposentado do DPS J. Tavares de Oliveira, primeiro docente da Universidade do Minho envolvido na área.

35 anos

a formar engenheiros industriais

34


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

1

3 2

4

4

5

8

6

(1) A História da Qualidade na UMinho J. Tavares de Oliveira, Professor aposentado da UMinho

7

(2/3) O Papel da Associação Portuguesa para a Qualidade na Promoção da Qualidade em Portugal Sandra Vasconcelos, Associação Portuguesa para a Qualidade (4) Inauguração da Exposição “Qualidade é na UMinho” Sala de exposições do DPS (EE2.74) (5/6) O Modelo de Excelência da EFQM José Oliveira, Bosch Car Multimedia (7) O Sistema Português da Qualidade Ricardo Fernandes, Instituto Português da Qualidade (8) Oferta do livro do IPQ ao DPS

35

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

Jantar de Natal

Tradição no departamento

35 anos

a formar engenheiros industriais

36

mai

2014

jun

jul

ago

set

out


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Semana da Escola de Engenharia Participação do departamento

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organizou, de 20 a 25 de janeiro de 2014, no Campus de Azurém, em Guimarães, a 10ª edição da Semana da Escola de Engenharia.

a decisão destes alunos na sua escolha pela UMinho. A EEUM pretendeu igualmente dar a conhecer as oportunidades de formação no estrangeiro assim como as experiências de alunos que se encontram a realizar períodos de formação e investigação a nível internacional.

Nesta edição, o evento contou com quatro iniciativas “E”: as Escolas Secundárias na EEUM, o Workshop Erasmus e Internacionalização, as Empresas na EEUM, e a Entrega de Diplomas e Prémios e a Cerimónia de Graduação.

A Semana da EEUM constituiu o evento por excelência de divulgação da Escola junto da população estudantil do ensino secundário e da sociedade em geral.

O tema da Semana da Escola foi “Internacionalização”. Com as várias iniciativas previstas para o evento, a Escola de Engenharia pretendeu mostrar de que forma a Universidade do Minho recebe os seus alunos estrangeiros e quais as principais motivações que influenciam

O Departamento de Produção e Sistemas recebeu assim, no dia 21 de janeiro de 2014, a visita de alunos de várias Escolas. Durante o dia, docentes e investigadores partilharam com os alunos algumas das atividades pedagógicas e de investigação do DPS.

O presente e o futuro das energias renováveis em Portugal Fátima Lima, Sérgio Pereira e Maria João Santos, Investigadores do DPS

Apresentação do curso - Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial Manuel Lopes Nunes, Diretor de curso

Visita ao LASAP – laboratório de sistemas automáticos de produção Rui Sousa, Docente do DPS

Ergonomia em salas de aula Isabel Loureiro, Docente do DPS

37

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

Cerimónia da graduação da Escola de Engenharia Graduados MIEGI 2013 - 20ª turma

Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial 40048 Adriana Costa de Carvalho 59576 Alípio Rafael Rocha Duarte 55959 Ana Cláudia Ribeiro Pereira 55945 Ana Isabel Ramadas Pereira 55946 Ana Raquel Machado Morais 18831 Bartolomeu de Matos e Cepa 54010 Carla Augusta Freitas Passos 52916 Carlos Duarte Ribeiro Gonçalves 55954 Daniel Coelho Machado 55943 Diana Elisabete Vilaça Fernandes 55953 Diogo Silvério da Costa Cardoso 41880 Eduardo Roberto Martins Ribeiro 52920 Emanuel Raul M. P. Pereira de Oliveira 52897 Ezequiel Avelino Ferreira Martins 55935 Fábio António Afonso Ferreira 52887 Fátima Guimarães Oliveira 37932 Filipe José Fernandes Gomes 49440 Gabriel Azevedo Alves 53980 Gustavo José Correia Fernandes Ferreira 52907 Ivo José Seara Martins 55937 João André Saleiro Figueiredo 52689 João Bernardo Guedes Vaz Leite 50240 João Bruno Afonso Gomes Ferreira 50243 João Carlos dos Santos Ribeiro 43141 João Celso Faria Teixeira da Silva 56410 João Manuel Duarte Ribeiro 55932 João Miguel Meira Peixoto 48272 Jorge Fernando Gomes Lobato 62861 José Miguel de Macedo Soares Amor 55940 José Pedro Cardoso Areal Vieira 54086 José Tiago da Cunha Botelho Simões 54209 Luís Carlos Ferreira Abreu 55960 Maria João de Freitas Barroso Machado 44632 Maria Mimosa Teixeira de Macedo 55963 Marta Helena da Costa Andrade 66107 Nuno Miguel Pereira da Cruz 55964 Nuno Rafael Cardoso Alves 42124 Regina Lopes Almeida e Silva 55950 Ricardo João da Cunha Almeida 42131 Rodrigo Manuel Tavares da Cruz Rama 51844 Rui Miguel Bastos Pires Gonçalves 55948 Sara Alexandra Oliveira Dias 55942 Stephanie Marie Veiga Cuerva Ferreira 55962 Susana Luisa Espinheira Baltar Coelho 55944 Vanessa Catarina Oliveira Gonçalves Queta 53591 Vítor José Silva Salgado

35 anos

a formar engenheiros industriais

Mestrado em Engenharia de Sistemas PG22725 Antonio Amaro Costa Vieira PG20657 José Miguel Ribeiro Pinhão Pereira PG17162 Nicolau Roberto da Costa PG21465 Nuno Filipe Peixoto Dias PG20149 Tomás Cardoso Peixoto Rito Mestrado em Engenharia Humana PG16694 Ana Alexandra da Cunha Dias PG19664 Ana Raquel Pereira Abreu PG21057 Joana Margarida de Faria Araújo Silva Mestrado em Engenharia Industrial PG16470 Ana Rita Lopes Pinto Vieira Marques PG17344 Carla Catarina Martins Ribeiro PG18811 Cátia Juliana da Silva Tinoco PG18812 Cláudia Liliana da Silva Tinoco PG17346 Élia Marina Pereira Carvalho PG18834 Elsa Araújo Gonçalves PG19669 Francisco Manuel C. Alves Ferreira PG18975 Filipe Maurício Sampaio Dias PG17040 Joana Isabel Azevedo da Silva PG19683 João Alves Pires da Costa PG19699 João Carlos Novais Teixeira PG16608 João Filipe R. Cardelho Santos Cabral PG15608 João Paulo Silva Guerra Oliveira PG17161 José Barreto PG19197 José João Cunhal Fontaínhas PG19676 Juliana Filipa Rodrigues Oliveira PG16646 Luís Filipe da Silva Resgate PG18708 Luís Filipe Pacheco Florêncio PG17530 Mafalda Sofia Antunes Ferreira PG16249 Marcelo Silva Pereira PG19682 Margarida Maria Pereira Rodrigues Dias PG16644 Maria Adelaide Figueiredo Rodrigues PG14443 Marta da Conceição Santos Pacheco PG19673 Pedro Joaquim Oliveira Vilaça PG19095 Simone Ribeiro Sarges PG17299 Tânia Alexandra Oliveira Moreira PG19697 Tiago Rafael Moreira Sousa PG20118 Tomás Soares Xavier PG19700 Vânia Ferreira Ribeiro Doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas Deedar Hussain Pathan Delfina Gabriela Garrido Ramos Hélder Cruz da Silva José Pedro Teixeira Domingues Luís Gonzaga Martins Ferreira

38

out


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

Entrega de Prémios

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Bolsas de Excelência da UMinho A academia distingue anualmente, em cada licenciatura e mestrado integrado, o melhor estudante que se tenha candidatado com nota igual ou superior a 16 valores, na primeira fase do concurso nacional de acesso e em primeira opção e aos 1º e 2º anos de cada um destes cursos. A cerimónia decorreu no Largo do Paço no dia 28 de maio de 2014.

Prémio - Melhor Dissertação MIEGI 2013 A entrega do prémio Melhor Dissertação do MIEGI realizada na empresa Bosch Car Multimédia, entre janeiro e dezembro de 2013, decorreu na Cerimónia de Graduação da EEUM, no Campus de Azurém, no dia 25 de janeiro de 2014. A aluna vencedora foi Sara Alexandra Oliveira Dias, com a dissertação Organização, monitorização e análise de um programa interdisciplinar intensivo para a resolução de problemas reais de engenharia, em ambiente industrial.

Mariana Isabel Barreiro Enes

Ingresso - colocada via concurso nacional em 2013/2014

Prémio Luís Alberto Mendonça e Nuno Arém Pinto Atribuído à aluna Ana Gabriela Gomes Loureiro, do 4º ano do MIEGI, bolseira, sem disciplinas em atraso que obteve a melhor classificação de 16,47 valores. João Pedro Peixoto Costa

Inscrito no 2º ano curricular em 2013/2014

Premio de mérito 2014 Prémio atribuído ao melhor aluno de cada curso da Escola de Engenharia que concluiu o ciclo de estudos com média igual ou superior a 16 valores. Rui Pedrosa Alves MIEGI. Micael Teixeira Gonçalves

Inscrito no 3º ano curricular em 2013/2014

39

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

Bright challenge Uma estreia para a UM

Uma equipa de alunos da UM com o apoio do MEI (Ramo de Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação) participou este ano pela primeira vez no Bright Challenge – The Project Management Games, jogo acreditado pelo Project Management Institute (PMI) e organizado pela Bright Partners. A competição teve lugar no dia 24 de janeiro de 2014 em Lisboa, tendo contado com a participação de 17 equipas das seguintes empresas, para além da Universidade do Minho: Águas de Portugal, Brisa, Estradas de Portugal, Jerónimo Martins, SONAE, Thales Portugal, Portugal Telecom, Banco Popular, Impresa Digital, Soja de Portugal, VTM, SAPA Group, Montepio Crédito, Marinha Portuguesa, SAPA Group e Victoria Seguros. A equipa da UM, apoiada pela Professora Anabela Tereso do DPS, foi constituída pelos seguintes alunos: Ernesto Silva – Mestrado em Engenharia de Sistemas Tiago Martins – Mestrado em Engenharia Informática Ana Assunção – Mestrado em Engenharia de Sistemas Filipe Oliveira – Licenciatura em Engenharia Informática A equipa da UM ficou na 6ª posição do ranking geral, tendo obtido a 5ª posição no planeamento e a 2ª posição na execução (cost, schedule, quality, motivation, risk).

35 anos

a formar engenheiros industriais

40

mai

2014

jun

jul

ago

set

out


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Seminários MES

Mestrado em Engenharia de Sistemas Escola de Engenharia, Campus de Gualtar

28 fevereiro 2014 Packing with Biased Random-key Genetic Algorithms Mauricio G. C. Resende, Research Scientist AT&T Labs Research, Middletown, New Jersey, USA 22 e 29 maio 2014 Business Engineering Hugo Neto, Head of IT Development Vortal A nossa organização, as nossas pessoas, a nossa cultura Ricardo Gonçalves, Manager de Consulting Deloitte 5 e 12 junho 2014 Entrepreneurship Jorge Brás, Managing Partner Pathena Otimização de Processos de Retalho ITIM Sandra Ribeiro, General Manager ITIM

41

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Seminários MEH

Mestrado em Engenharia Humana 2013/2014 anos mestrado em

21 novembro 2013 Médico do Trabalho, da legislação à realidade Dr. André Fernandes Pinto

23 novembro 2013 Médico do Trabalho - Empresário Dr. Henrique Machado

12 fevereiro 2014 La integración de la seguridad y salud laboral en la gestión empresarial: claves, deficienciasy modelos para su implementación Prof. Juan Carlos Rubio-Romero

15 fevereiro 2014 Role of Health, Safety & Environment culture in preventing injuries at workplace Prof. Mohammad Shahriari

35 anos

a formar engenheiros industriais

42


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

SHO 2014

Simpósio Internacional em Segurança e Higiene Ocupacional

A EEUM acolheu a 13 e 14 de fevereiro o Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais - SHO 2014. A sessão de abertura foi às 9h15, no auditório nobre do campus de Azurém (Guimarães), com Octávio de Oliveira, secretário de Estado do Emprego, António M. Cunha, reitor da UMinho, José Manuel Vieira, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Pedro Pimenta Braz, da Autoridade para as Condições do Trabalho, e Sérgio Miguel, representante da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO). Organising Committee Chairman A. Sérgio Miguel, UM Secretary Pedro Arezes, UM Members Gonçalo Perestrelo, SMGP J. Santos Baptista, FEUP Mónica Barroso, UM Nélson Costa, UM Patrício Cordeiro, UM Paula Carneiro, UM Rui Melo, UTL

43

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Dia do Departamento 21 de fevereiro

No dia 21 de fevereiro de 2014 realizou-se, pelo segundo ano consecutivo, o Dia do Departamento. O Dia incluiu apresentações de dissertações de mestrado e de projetos em empresas e diversas sessões sobre o Departamento e a Engenharia Industrial. Foram ainda homenageados os melhores alunos dos 20 anos da Licenciatura em Engenharia de Produção, Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial e do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial e reconhecidas publicamente cerca de 40 empresas com quem o Departamento tem tido relações estreitas. Entre convidados, docentes, funcionários e alunos, o Dia do Departamento teve cerca de 250 participantes.

1

2

3

4

5

PROGRAMA (1) Sessão de abertura João Monteiro, Presidente EEUM Senhorinha Teixeira, Diretora do DPS Paulo Sampaio, Presidente da Comissão Organizadora (2) A relevância da Engenharia Industrial no Portugal do amanhã Mário Pais de Sousa, Vice-Presidente do Conselho Diretor da APGEI Moderador: António Paisana, Professor Associado do DPS (3/4) Os Doutoramentos no Departamento de Produção e Sistemas M. Madalena Araújo, Professora Catedrática do DPS Moderador: S. Carmo Silva, Professor Associado do DPS (5) Mesa redonda “As skills do Engenheiro Industrial para inventar o futuro” Ana Nobre, Diretora do Departamento de Logística do Hospital de Braga Luís Alves Monteiro, Coordenador da Especialização de Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros M. Lopes Nunes, Diretor do Curso de MIEGI da UMinho Paulo Figueiredo, Coordenador de Secção de Engenharia Industrial na Continental Mabor Moderador: A. Guimarães Rodrigues, Professor Emérito da UMinho (6) Entrega do Prémio Alumni EGIUM 2013 António Amaral, Presidente do Núcleo Alumni EGIUM (7) Reconhecimento às Empresas Parceiras (8) Reconhecimento aos Alumni EGIUM Moderador: Pedro Arezes, Professor Catedrático do DPS Encerramento Jantar

35 anos

a formar engenheiros industriais

44

6

Diana Mesquita


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out a

b 7

c

d 8

e 10

11

9

Workshop de Engenharia Industrial e de Sistemas (9) Sessão de abertura do workshop Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM Senhorinha Teixeira, Diretora do DPS Paulo Sampaio, Presidente da Comissão Organizadora (10) Sessão 1 de Apresentação de Trabalhos Moderador: Rui Lima (a) Trabalho do Projeto Integrado em Engenharia e Gestão Industrial I (b) Trabalho do Projeto Integrado em Engenharia e Gestão Industrial II (c) Dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (d) Dissertação do Mestrado em Engenharia Humana (11) Sessão 2 de Apresentação de Trabalhos Moderador: Filipe Alvelos (e) Dissertação do Mestrado em Engenharia Industrial, Especialização Gestão Industrial (f) Dissertação do Mestrado em Engenharia Industrial, Especialização Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação (g) Dissertação do Mestrado em Engenharia Industrial, Especialização Logística e Distribuição (h) Dissertação do Mestrado em Engenharia de Sistemas Encerramento do workshop

45

35 anos

f

g

h

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Semana da Logística

Semana temática 28 de março a 2 de abril

Profissionais e especialistas na área da Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento partilharam experiências, melhores práticas e desafios lançados pelas modernas cadeias de abastecimento. Estiveram presentes representantes das empresas BOSCH, ECCO, TMG, STEF, PROCESSO Consultores e WIPRO.

Campus de Gualtar. Em simultâneo esteve patente uma exposição de posters de projetos de investigação nesta área, realizados no âmbito dos Centros ALGORITMI e CGIT. O DPS foi pioneiro, em Portugal, no lançamento de formação pós-graduada em Logística, quando em 1998/99 criou o curso de Mestrado em Engenharia Industrial com Especialização em Logística e Distribuição.

O programa incluiu um seminário realizado pelas 11 horas do dia 28 de março, no Campus de Azurém, e um workshop no dia 2 de abril, pelas 14 horas, no

35 anos

a formar engenheiros industriais

46


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Seminário - Azurém - 28 de março

1

4

(1) Sessão de Abertura M. Sameiro Carvalho, Prof. Associada do DPS Sessão Empresas – A Logística do séc. XXI (2) ECCO - Ana Luisa Almeida Purchase Manager (3) STEF - Eduardo Silva Performance and Methods Manager (4) TMG - Margarida Nascimento Retail Manager (5) Programa de estágios Pépinière – Desafios de uma carreira na área da Logística STEF - Liliana Cerqueira Human Resources Manager

2

3

5

Workshop - Gualtar - 02 de abril

1

2

Receção aos participantes (1) Sessão de Abertura Rosa Vasconcelos Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM M. Sameiro Carvalho Prof. Associada do DPS Filipe Alvelos Prof. Associado do DPS Sessão Empresas – Os Desafios da Logística (2) BOSCH - Rui Braz, Logistics Project Manager (3) PROCESSO Consultores - Joaquim Pereira, CEO (4) WIPRO - João Belo, Oracle Retail Senior Consultant (5) Apresentação de oferta de Cursos de Mestrado Senhorinha Teixeira Diretora do DPS (6) Projetos de Fim de Curso – Casos de sucesso João Costa Hospital de Braga Ana Rita Vieira Sonae

3

4

5

6

47

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Relações com o exterior Melhores alunos do ensino secundário

Numa iniciativa pioneira no país, os melhores alunos das escolas secundárias do distrito de Braga passaram uma semana na UMinho para uma formação especial, que incluiu aulas específicas e a integração em equipas internacionais de investigação. O evento teve início com uma sessão presidida pelo reitor, Professor António M. Cunha, após a qual os alunos foram distribuídos pelas suas áreas de eleição das diferentes Escolas e Institutos da UMinho. A Reitoria considera

35 anos

a formar engenheiros industriais

que a iniciativa - inserida nas comemorações dos 40 anos da UMinho - contribui para aproximar a academia aos mais jovens, abrir-lhes as portas para fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta Universidade. Nos dias 8, 9 e 10 de abril, os centros de investigação CGIT e ALGORITMI proporcionaram um conjunto de atividades científicas aos alunos afetos a esses centros.

48


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Programas de investigação Reunião do projeto tempus

De 4 a 10 de maio de 2014, representantes dos parceiros WBC visitaram o Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães. Esta visita ocorreu no âmbito das atividades do projeto TEMPUS (JP 543662-2013 EQIWBC) “Improvement of Partnership with Enterprises by Enhancement of a Regional Quality Management Potentials in Western Balkan Countries”. O objetivo desta visita de estudo foi a partilha de experiências dos parceiros da UE no âmbito dos objetivos do projeto. O Professor Sérgio Sousa apresentou os curricula em Gestão da Qualidade na Universidade do Minho e o Professor Fernando Romero referiu instrumentos para reforço da relação universidade-indústria. Marta Catarino da Reitoria da Universidade do Minho apresentou a política de cooperação com empresas da Universidade. O Professor Goran Putnik apresentou dois temas: “Learning Factory Model” e “Laboratory Settings as Advanced Platform for Enhancement of University-Industry relationship”. Os representantes dos parceiros WBC também visitaram uma empresa que coopera com a Universidade (CVR, PIEP e CCG), as instalações do campus de Gualtar, o parque tecnológico Avepark e o centro de spin-off (Spinpark). Todos os parceiros participaram num Workshop sobre os modelos e experiências da Universidade na sua relação com a indústria.

49

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Semana da Gestão de Projetos Semana temática 23 a 31 de maio

O Departamento de Produção e Sistemas (DPS), organizou, de 23 a 31 de maio de 2014, a Semana de Gestão de Projetos. (1)

apresentaram a sessão Talentos do MEI (6), dando a conhecer às empresas presentes as suas competências e potencialidades. Esta sessão foi uma organização conjunta do DPS e do Liftoff da AAUM.

Um dos principais objetivos foi fazer o lançamento do novo curso de Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia, que teve início no ano letivo de 2014/2015. (2)

Também estiveram representadas as duas principais associações profissionais na área de Gestão de Projetos em Portugal: APOGEP (5) e PMI Portugal Chapter (7).

Profissionais e especialistas na área da Gestão de Projetos partilharam experiências e melhores práticas levadas a cabo nas suas empresas. Estiveram presentes representantes das empresas EFACEC (3), SHORTCUT (4), CRITICAL SOFTWARE (9) e PRIMAVERA (9), para além de representantes de outras empresas que aceitaram o convite para assistir ao evento (8).

O programa incluiu ainda um Workshop de Preparação para o exame de certificação nível D da IPMA, da responsabilidade da APOGEP, que se realizou nos dias 30 e 31 de maio. Em simultâneo esteve patente uma exposição de posters sobre Gestão de Projetos (Dissertações e Teses, Projetos de Investigação, Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia), Talentos do MEI, Departamento de Produção e Sistemas (DPS) e a sua oferta educativa e os Centros de Investigação que integram os investigadores do DPS: CGIT e ALGORITMI.

O programa contou também com a participação de atuais alunos (10) do Mestrado em Engenharia Industrial (Ramo Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação) (que já se encontram em dissertação na área), bem como alunos do mesmo ramo, do 1º ano, que

35 anos

a formar engenheiros industriais

50


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

1

jul

ago

set

out

2

7

6

8

3

4

10

10

5

9

51

5

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

25 anos lep/legi/miegi 12 de junho 2014 Reconhecimento aos Alumni EGIUM

Nas 20 turmas que concluíram a Licenciatura em Engenharia de Produção (1994-2002), a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (2003-2006) e o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (2007-2013), foram reconhecidos os melhores alunos que entraram diretamente no curso e o concluíram em 5 anos, com a melhor classificação final.

MIEGI 2007/2013

Ana Loureiro

Ana Marques

Balbina Fernandes

Bruno Cunha

Bruno Gonçalves

Cláudia Duarte

Diana Antunes

Eduardo Rodrigues

Heidi Manninen

João Antunes

Lia Oliveira

Marta Morais

Ricardo Souza Filho

Sara Dias

Marco Paulo

Tiago Gomes

Diana Rocha

LEGI 2003/2006

António Amaral

João Paulo Gomes

LEP 1994/2002

Alexandra Pires

Angela Silva

Carina Pimentel

Fernando Lopes

Isabel Lopes

Luís Fernandes

Luís Paralvas

Paulo Sampaio

Pedro Arezes

Susana Mendonça

Susana Oliveira

Sónia Ribeiro

Teresa Cruz

Verónica Fontão

35 anos

a formar engenheiros industriais

52

Marco Bravo


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

ICOPEV 2014

2014

2nd International Conference on Project Evaluation 26-27 June 2014, Guimarães - Portugal

Keynote Speakers

On the True Value of Resource Consumption, when Using Energy in Industrial and Other Processes Professor Robert Grubbström

A II International Conference on Project Evaluation - ICOPEV 2014 consistiu num fórum de debate entre académicos e profissionais de diversas áreas que analisou o tema da avaliação de projetos e promoveu a partilha de experiências, conhecimentos interdisciplinares, além de estreitar a relação entre as comunidades científica e industrial. Os oradores convidados foram os professores Robert W. Grubbström e Paul Benneworth. A organização foi do Centro em Gestão Industrial e da Tecnologia (CGIT) da EEUM, tendo sido presidida pela Professora Madalena Araújo, docente do Departamento de Produção e Sistemas (DPS).

Social innovation futures: beyond policy panacea and conceptual ambiguity Professor Paul Benneworth

Comissão Organizadora Chair: Madalena Araújo, UM - DPS Paulo Afonso, UM - DPS Jorge Cunha, UM - DPS Paula Ferreira, UM - DPS Manuel Lopes Nunes, UM - DPS António Paisana, UM - DPS Fernando Romero, UM - DPS Anabela Tereso, UM - DPS Filipa Vieira, UM - DPS

53

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

ICCSA 2014

International Conference on Computational Science and its Applications

Realizou-se de 30 de junho a 3 de julho de 2014, em Guimarães, o Congresso Internacional 14th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2014 - www.iccsa.org). A comissão organizadora local contou com membros da Escola de Engenharia e da Escola de Ciências, da Universidade do Minho.

Para além das atividades científicas, tiveram lugar diversos programas sociais que pretenderam dar a conhecer aos congressistas e respetivos acompanhantes, durante o período da sua estadia em Portugal, a região e os mais conceituados produtos regionais.

Este congresso é a continuação de uma sequência de 13 anos de conferências internacionais dedicadas a este tema, tendo sido realizadas as edições anteriores no Vietname (2013), Brasil (2012), Espanha (2011), Japão (2010), Coreia do Sul (2009), Itália (2008), Malásia (2007), Reino Unido (2006), Singapura (2005), Itália (2004), Canadá (2003), Holanda (2002) e Estados Unidos (2001).

A Comissão Organizadora: Ana Maria A. C. Rocha Dep. Produção e Sistemas (EEUM) Jorge G. Rocha Dep. Informática (EEUM) Maribel Santos Dep. de Sistemas de Informação (EEUM) Maria Irene Falcão Dep. Matemática e Aplicações (ECUM)

Este ano, estiveram inscritos cerca de 350 participantes de várias nacionalidades, incluindo 5 oradores convidados de reputada excelência académica.

35 anos

a formar engenheiros industriais

54


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Relações com o exterior Ciência Viva

O Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia, recebeu, pela segunda vez, um grupo de 8 alunos dos 10º, 11º e 12º anos, no âmbito do Programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2014. Cada uma das atividades desenvolvidas contou com o apoio de docentes da respetiva área de investigação. O Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, NEEGIUM, mais um vez, acompanhou os alunos em todas as atividades desenvolvidas durante a semana: António Gonçalves, Tesoureiro; Mariana Barros, Presidente e Sofia Reis, Vice-Presidente e Directora do Departamento de Comunicação.

55

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

Relações com o exterior Verão no Campus

Campi de Gualtar e Azurém, 22-26 de julho Teve lugar em julho a 6ª edição do “Verão no Campus”, um programa com o objetivo de promover a cultura, a ciência e a arte, entre a juventude e também de ajudar os jovens estudantes que pretendam aceder ao ensino superior a escolher uma área de estudos. As atividades desenvolvidas nos campi de Gualtar e Azurém foram dirigidas a estudantes do ensino secundário. A edição de 2014 contou com 200 participantes. O Departamento recebeu os alunos inseridos na atividade “Engenharia e Novos Materiais” organizada pela EEUM.

Foto conjunta com todos os alunos no Verão no Campus, UMinho

35 anos

a formar engenheiros industriais

56

jul

ago

set

out


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Optimization 2014

9th International Conference on Optimization Comissão Organizadora Co-chair: José Valério de Carvalho, UM Co-chair: A. Ismael F. Vaz, UM M. Sameiro Carvalho, UM Lino Costa, UM Isabel Espírito Santo, UM Manuel Carlos Figueiredo, UM Teresa Monteiro, UM Luís Nunes Vicente, Univ. Coimbra

Decorreu de 28 a 30 de julho na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Azurém, Guimarães, a 9th International Conference on Optimization (Optimization 2014). Investigadores e profissionais de diferentes áreas estiveram reunidos para debater os avanços no âmbito da otimização, neste fórum com reconhecimento internacional. Tiveram lugar 6 sessões plenárias com Masao Fukushima (Universidade Nazan, Japão), Serge Gratton (Escola Nacional Superior de Eletrónica, Eletrotécnica, Informática, Hidráulica e Telecomunicações, França), Tim Kelley (Universidade do Estado de Carolina do Norte, EUA), Nenad Mladenovic (Universidade de Brunel, Reino Unido), François Vanderbeck (Universidade de Bordéus, França) e Maarten van der Vlerk (Universidade de Groningen, Holanda). A organização da Conferência foi um trabalho conjunto de elementos do Departamento de Produção e Sistemas da EEUM, do Centro Algoritmi, da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), do Município de Guimarães e da Embaixada dos EUA. Plenary Speakers Masao Fukushima Nazan University, Japan Serge Gratton INP-ENSEEIHT, France Tim Kelley North Carolina State University, USA Nenad Mladenovic Brunel University, UK François Vanderbeck University of Bordeaux, France Maarten H. Van der Vlerk University of Groningen, The Netherlands

Embaixada dos EUA no DPS No dia 30 de Maio, o representante do Senhor Embaixador dos Estados Unidos da América, Dr. Vítor Santos, visitou o Departamento de Produção e Sistemas onde oficializou o apoio à Conferência Optimization 2014.

57

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

Encerramento do ano letivo Jantar convívio do DPS

Após um ano de árduo trabalho, a Direção do DPS convidou todos os seus colaboradores para um jantar convívio que se realizou no dia 31 de julho, quinta-feira, pelas 19h30, em Braga.

35 anos

a formar engenheiros industriais

58

set

out


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

ICQEM 2014

1st International Conference on Quality Engineering and Management Keynote Speakers

A. Parasuraman Full Professor, University of Miami

Ton van der Wiele Associate Professor, Erasmus University Quality Editor of the International Journal of Quality and Reliability Management

A I Conferência Internacional em Engenharia e Gestão da Qualidade, único evento do género em Portugal e um dos três da Europa, pretende tornar-se um evento de referência internacional.

Gregory Watson Chairman, Business Excellence Solutions

Organizing Committee Conference Chair: Paulo Sampaio, UM - Portugal António Ramos Pires, President of the Portuguese Association for Quality Cristina Fernandes, UM - Portugal Frederic Marimon, International University of Catalunya - Spain Marti Casadesús, University of Girona - Spain Pedro Domingues, UM - Portugal Pedro Saraiva, University of Coimbra - Portugal Síria Barros, UM - Portugal

Jens Dahlgaard Full Professor, Linköping University Chief Editor of the International Journal of Total Quality Management and Business Excellence

59

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Ano Letivo 2014/2015 Acolhimento aos alunos

O Departamento definiu um programa de acolhimento aos seus alunos dos vários cursos, tendo para o efeito organizado uma exposição na sala multiusos (Azurém) e na entrada do Edifício da EEUM (em Gualtar). De salientar, a receção dos primeiros alunos do Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia, pelos três departamentos responsáveis, e a presença de alguns diretores das escolas secundárias da região, que mais alunos forneceram para o MIEGI. As comissões diretivas dos cursos estiveram ainda envolvidas nos programas de acolhimento aos alunos, promovidas pela Reitoria e EEUM. Em 2014/15, entrou em funcionamento o Curso de Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (MGPE), da responsabilidade conjunta do Departamento, do Departamento de Engenharia Civil e do Departamento de Sistemas de Informação.

Alunos do 1º ano do MIEGI

Alunos do 1º ano do MEH

Alunos do 1º ano do MEI

35 anos

a formar engenheiros industriais

Alunos do 1º ano do MES

60


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Alunos do 1ยบ ano do MGPE

Alunos do 1ยบ ano do MEGQ

Alunos do 1ยบ ano do PDEIS

Alunos do CFE em LM

61

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Semana da Gestão Industrial Semana temática 17 a 24 de outubro O DPS promoveu, de 17 a 24 de outubro de 2014, a Semana da Gestão Industrial, com atividades distribuídas pelos campi de Azurém e de Gualtar. A primeira sessão decorreu no campus de Azurém da EEUM, na manhã do dia 17 de outubro, com a presença de distintos oradores convidados da academia, sistema de I&DT, indústria do calçado e uma associação europeia de estudantes de Engenharia e Gestão Industrial - European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM). A troca de experiências entre académicos, especialistas, empresas e alunos de diversos mestrados do DPS continuou no dia 22 de outubro de 2014, no campus de Gualtar (Braga), com intervenções por parte da Primavera BSS, Goran Putnik (docente do DPS), e duas apresentações de dissertações de mestrado nas áreas da Monitorização de Sistemas de Produção em Tempo Real e na aplicação de Lean Services a um Bloco Operatório. No último dia da Semana da Gestão Industrial, o dia 24 de outubro, o evento regressou ao campus de Azurém, com uma sessão mais dedicada à perspetiva empresarial sobre a Gestão Industrial, contando-se essencialmente com intervenções por parte de empresas sobejamente conhecidas na região e que se destacam na

1

sua área de atuação, nomeadamente Bosch Car Multimedia Portugal SA, Ikea Industry Portugal Lda e Leoni Portugal. A discussão foi depois alargada e aprimorada numa mesa redonda, intitulada: “A Gestão Industrial nas Empresas”. Destaca-se ainda a exposição “Gestão Industrial na UMinho” que esteve em exposição permanente na Sala multiusos do DPS, no campus de Azurém.

2

3

4

6

9

35 anos

a formar engenheiros industriais

7

10

11

62

12

5

8

13


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

22 de outubro

17 de outubro

(6) Boas vindas Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM Filipe Alvelos, Diretor-Adjunto do DPS Rui Sousa, Professor Auxiliar do DPS

(1) Abertura da Semana de Gestão Industrial Senhorinha Teixeira, Diretora do DPS Madalena Araújo, Diretora CGIT Francisco Moreira, Professor Auxiliar do DPS PAINEL 1 | Moderação: Madalena Araújo (2) Gestão Industrial na UMinho Sílvio Carmo Silva, Professor Associado do DPS (3) European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) Márcia Monteiro, Mafalda Monteiro, ESTIEM PAINEL 2 | Moderação: Rui Lima (4) Centro Tecnológico do Calçado de Portugal Anabela Neves, Eng. EGI, CTCP (5) Linha e-KANBAN do Projeto HMIEXCEL: parceria Bosch-UMinho Paulo Martins, Coordenador da Linha e-KANBAN

PAINEL 1 | Moderação: Rui Sousa (7) Primavera BSS João Gonçalves, Product Owner (8) Empresas Virtuais Goran Putnik, Professor Catedrático do DPS PAINEL 2 | Moderação: Leonilde Varela (9) Monitorização de Sistemas de Produção em tempo real Jorge Lima, aluno MES, Dissertação MES/Frulact (10) Lean Services num Bloco Operatório Ivo Matos, Eng. EGI, Dissertação MIEGI/HGSA Programas de pós-graduação em Gestão Industrial na UMinho (11) Teresa Monteiro, Diretora do MES (12) José Telhada, Diretor do MEI (13) Rui Sousa, CFE em Lean Manufacturing

14

17

15

16

18

19

24 de outubro (14) PAINEL 1 | Moderação: Francisco Moreira (15) A filosofia Lean e as pessoas Dinis Carvalho, Professor Associado do DPS (16) Bosch Car Multimédia Portugal SA Pedro Delgado, Departamento de Engenharia do Produto (17) IKEA Industry Portugal Lda Jorge Ferreira, Administrador e responsável pelo IKEA Industry Portugal Augusto Gomes, Administrador e responsável pelo Departamento Técnico (18) Leoni Portugal Elvira Peixoto, Financial & Controlling Manager MESA REDONDA | Moderação: Dinis Carvalho (19) A Gestão Industrial nas Empresas Bosch Car Multimédia Portugal SA IKEA Industry Portugal Lda Leoni Portugal

Exposição sobre Gestão Industrial (sala multiusos do DPS)

63

35 anos

a formar engenheiros industriais


set

out

2013

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

2014

jun

jul

ago

set

out

Encerramento das Comemorações 35 anos a formar Engenheiros Industriais

Sessão de Encerramento 24 de outubro de 2014 António Correia, Vice Presidente da Escola de Engenharia da UM Senhorinha Teixeira, Diretora do DPS A. Ismael Vaz, Diretor, Programa Doutoral de Engª. Industrial e de Sistemas José Telhada, Diretor do Mestrado em Engenharia Industrial M. Lopes Nunes, Diretor do Mestrado Integrado em Engª. e Gestão Industrial

35 anos

a formar engenheiros industriais

64


Esta é a primeira revista do DPS, para celebrar um aniversário marcante na sua vida. Procurou-se registar os pontos mais significativos da sua história e fazê-lo num ano particularmente rico e cheio de intensa atividade, bem digno do seu passado. É um presente construído nos alicerces do passado, que nos permite antever o futuro com otimismo e sentido de responsabilidade. Madalena Araújo

65

35 anos

a formar engenheiros industriais


Engrandecer o futuro 35 anos

a formar engenheiros industriais

66


Mensagem da Direção

Senhorinha Teixeira

Filipe Alvelos

Quando o Luís Coutinho nos lançou o desafio de registar os vários momentos que o Departamento de Produção e Sistemas organizou, viveu e fotografou no âmbito das comemorações dos “35 anos a formar engenheiros industriais”, parámos para refletir e aceitamos o impensável. Concretizámos este desafio porque gostaríamos de perpetuar a ideia base que esteve na sua origem: recordar o passado, viver o presente, para sobretudo melhorar e ponderar o futuro. Com o lançamento desta revista, pretendemos que nestas páginas se sinta o espírito que sempre se viveu e que no futuro ambicionamos que continue: que os alunos que desde 1975 ensinámos sejam a nossa alma e motivo de resistência. Os docentes do Departamento de Produção e Sistemas, antes Área de Produção e Sistemas, ensinando áreas transversais aos cursos de engenharia (e não só) compreendem muito mais a estrutura matricial que o Professor J. J. Barbosa Romero pensou para os cursos de Engenharia de Produção, para os cursos da Universidade do Minho. O Departamento continua hoje a acolher nas nossas instalações em Braga e em Guimarães, não só os alunos dos seus cursos, mas também os alunos de todos os cerca de 30 cursos onde leciona, porque hoje, e cada vez mais, apostamos em aulas práticas laboratoriais a que os alunos assistem nos dez laboratórios pedagógicos à nossa disposição. Desejamos que este seja um dos lemas que nos conduzirá num futuro próximo, otimizar os recursos laboratoriais que devem ser preservados, melhorados e reorganizados sempre. O Departamento de Produção e Sistemas acolhe também um vasto grupo de investigadores nas mais diversas áreas de investigação abrangidas pelos domínios científicos de Engenharia Industrial e que são acolhidos nos nossos centros de investigação. Esta

comunidade dinâmica tem promovido diversas sinergias com vista à divulgação de trabalho científico de qualidade que aqui se faz através da participação em conferências de grande relevo internacional. Esta é sem dúvida uma das formas de enaltecer e dar visibilidade à mui nobre Escola de Engenharia da Universidade do Minho à qual pertencemos. A constante receção aos alunos internacionais, nos vários programas em que participa, deve abrir-nos as portas e os horizontes do ensino e de investigação em frutíferas parcerias com outras instituições. As áreas que em 1975 oferecíamos continuam a caracterizar-nos com uma diversidade que, hoje se traduz em cerca de 250 UC’s de 1º, 2º e 3º ciclos. No futuro próximo, poderemos refletir sobre o que realmente sabemos ensinar, o que realmente nos caracteriza e nos cria diferença. Os alunos que formámos, hoje engenheiros de Produção, licenciados em Engenharia e Gestão Industrial, mestres em Engenharia e Gestão Industrial ou doutorados em Engenharia Industrial e Sistemas a exercer a profissão nos mais variados serviços e indústrias podem certamente indicar-nos o caminho, podem ajudar-nos a prosseguir, podem ensinar-nos a melhorar e isso tem de ser um dos nossos desafios permanentes. Gostaríamos ainda de deixar um agradecimento pelos que fizeram o nosso caminho e que construíram o que hoje queremos homenagear: alunos, investigadores, funcionários docentes, funcionários administrativos e técnicos e tantos docentes convidados que se tornam impossíveis de enumerar. Este é o nosso modo de engrandecer o futuro e caminhar! Obrigada a todos, Senhorinha e Filipe

67

35 anos

a formar engenheiros industriais


título revista comemorativa: 35 anos a formar engenheiros industriais autor Departamento de Produção e Sistemas revisão dos textos Senhorinha Teixeira, Filipe Alvelos e Acácio Costa fotografias e seleção de imagens Luís Coutinho impressão e acabamentos Norprint, artes gráfias data fevereiro de 2015 design gráfico Manuela Fernandes tiragem 500 exemplares


Contactos Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Produção e Sistemas www.dps.uminho.pt Campus de Azurém 4804 - 533 Guimarães Telefone: 253510344 Campus de Gualtar 4710 - 057 Braga Telefone: 253604740 Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial http://miegi.dps.uminho.pt Mestrado em Engenharia Industrial http://mei.dps.uminho.pt Mestrado em Engenharia Humana http://meh.dps.uminho.pt Mestrado em Engenharia de Sistemas http://mes.dps.uminho.pt Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade http://megq.dps.uminho.pt Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia http://mgpe.dps.uminho.pt Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas http://pdeis.dps.uminho.pt


35 ANOS

A FORMAR ENGENHEIROS INDUSTRIAIS

Departamento de Produção e Sistemas | Revista comemorativa 35 anos a formar Engenheiros Industriais  

Revista comemorativa dos 35 anos a formar Engenheiros Industriais - edição especial