Page 16

existe no local uma la je e diversas pedras que a sustentam, o mar na ilha tem excelente visibilidade. Na Ilha das Cabras, local ideal para iniciantes, existe um recife artificial com a estátua de Netuno e uma profundidade de 6 metros, seu entorno é protegido pelo Santuário Ecológico Municipal da Ilha das Cabras. Espécies como baleias, golfinhos, tartarugas, raias, polvos, corais e diversos peixes podem ser observados no mar de Ilhabela.

Museu Náutico

ILHABELA TEM...

A cultura caiçara é muito rica. Os engenhos de farinha, a pesca artesanal, o famoso Azul Marinho (prato de peixe feito com banana verde da terra) e as manifestações culturais e religiosas, como a Congada, demonstram que a comunidade mantém suas raízes como há séculos. Em algumas comunidades, como Castelhanos e Bonete, por serem isoladas, esta tradição é ainda mais clara. Casas de pau a pique, redes de pesca sendo trançadas sob as árvores beira mar, canoas de voga fazem parte do dia a dia destas comunidades. Todos se reúnem para comemorar as festas de São Benedito em Maio, de São Pedro (padroeiro dos pescadores) em Junho e de Santa Verônica (festa mais importante da comunidade do Bonete) em julho.

Esportes Náuticos O Canal de São Sebastião tem águas abrigadas e a ocorrência constante de vento durante o ano, os esportes mais praticados na ilha são: kitesurf, windsurfe e stand up paddle, entre outros.

Tem um valioso acervo de objetos, como cristais, porcelanas, talheres de prata, artefatos de bronze, entre outros, datados do século XVIII até meados do século XX. São mais de 1.500 peças de navios naufragados, como o lendário Príncipe das Astúrias, um transatlântico espanhol.

CURIOSIDADES - Comunidade Caiçara

Cruzeiros A temporada de navios traz a cidade turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, o desembarque de passageiros acontece no píer da Vila, centro histórico, e conta com um receptivo organizado que oferece diversas opções de passeios, além de estrutura com restaurantes, bares, cafés e lojas de souvenirs.

Casar em Ilhabela Ilhabela é um arquipélago com exuberante cenário natural, o que desperta o imaginário dos casais e o associa com a ideia de “paraíso”. Acontecem na ilha centenas de casamentos ao ano, são diversas opções: pé na areia, vista para o mar, clube de praia, sobre as ondas, fazenda centenária, que aliadas a alta gastronomia e decoração sofisticada fazem da ilha um cenário único e especial.

Gastronomia A gastronomia é variada e inclui as culinárias caiçara, contemporânea, mediterrânea, italiana, japonesa, tailandesa e brasileira, com opções para todos

Revista Costa Brasil edição 69  
Revista Costa Brasil edição 69  
Advertisement