Correio da Venezuela 536

Page 10

10

Correio da Venezuela

Quinta-feira, 12 de Dezembro a Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013

Diáspora

Economia

“Empresas portuguesas na diáspora podem ajudar a sair da crise” Coordenador da Comissão Permanente do PSD falava durante um almoço com jovens quadros portugueses no Luxemburgo correio/Lusa

O porta-voz do PSD Marco António Costa elogiou, no passado 7 de Dezembro, as empresas portuguesas na diáspora, considerando que são “uma guarda avançada a abrir mercados para as exportações portuguesas” e que “podem ajudar o país a sair da crise”. O coordenador da Comissão Permanente do PSD falava durante um almoço com jovens quadros portugueses no Luxemburgo, um encontro integrado na visita que iniciou, um dia antes, às comunidades neste país, e que prossegue no domingo em Paris. Marco António Costa, que jantou com o vice-presidente do Partido Cristão-Social no Luxemburgo, Claude Wiseler, visitou empresas e associações portuguesas no país e almoçou com uma dezena de jovens quadros portugueses. “Há uma clara evidência de que os nossos quadros têm uma aceitação

marco antónio costa efectuou uma visita às comunidades.

muito positiva pela comunidade local, e isso foi-me transmitido também num jantar privado com um responsável político do Luxemburgo. Há uma apre-

ciação muito positiva dos luxemburgueses em relação à nossa comunidade, que é muito respeitada”, elogiou Marco António Costa. “Nós temos que ter um grande respeito pelas pessoas que procuraram um novo caminho para as suas vidas, e que criaram esta força enorme que é a nossa diáspora, que é uma preciosa ajuda na afirmação da nossa imagem externa”, acrescentou. O responsável partidário, que esteve acompanhado pelo deputado do PSD eleito pelo círculo da emigração da Europa, Carlos Gonçalves, visitou ainda a Santa Casa da Misericórdia e a Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), e encontrouse com militantes do partido. Marco António Costa assistiu ainda a uma missa em Paris em memória de Francisco Sá Carneiro, visitou a Missão Católica e jantou na Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.

LuxEmburgo

Luso-descendente nomeado ministro

Breves

Academia Madeirense das Carnes lança 2.º livro A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira, apresentou, no passado 6 de Dezembro, no Hotel Four Views Baía, situado na cidade do Funchal, o seu segundo livro de receitas “Maravilhas da Gastronomia Madeirense”. O objectivo é fazer com que a obra chegue a vários cantos do mundo, incluindo até aos emigrantes, para que possam também confeccionar as receitas.

“A Gaiola Dourada” eleito favorito do público O filme franco-português “A Gaiola Dourada”, realizado por Rúben Alves, foi premiado no último sábado, 7, pela Academia Europeia de Cinema, na categoria de “filme preferido do público”. O filme italiano “La Grande Belleza”, de Paolo Sorrentino, arrecadou os prémios de melhor filme do ano, de melhor realizador e melhor actor da Academia Europeia de Cinema.

Emigrante morto à facada por ladrões em Angola Um emigrante português, de 33 anos, foi assassinado recentemente com uma facada no abdómen, em Viana, Angola, a 18 quilómetros da capital, Luanda. Paulo Sérgio Ferreira tinha acabado de jantar com três colegas de trabalho portugueses, num restaurante onde convivem muitos emigrantes nacionais, perto do cemitério local.

Ministro quer que a aplicação de coimas, no âmbito da protecção de matas e florestas, passe das autarquias para as polícias Verdes tomou posse esta quarta-feira, 4 de Dezembro, como ministro da JusO primeiro luso-descendente a assutiça no novo governo de coligação formir o cargo de ministro no Luxemmado pelo Partido Liberal, socialistas burgo, Felix Braz, disse à Lusa, no e ecologistas. início de Dezembro, que há “muito Felix Braz nasceu em Differdange, exemplos” de inteno sul do Luxemburgo, gração na comunidade a 16 de Março de 1966, portuguesa, no final filho de imigrantes Em 2004, tornouda tomada de posse do portugueses de Castro novo governo liderado M a r i m , n o A l g a r ve. se o primeiro por Xavier Bettel. Obteve a nacionalidadeputado luso“Nunca é fácil tentar de luxemburguesa em descendente no integrar-se noutro país, 1984, com 18 anos. O e as pessoas que vão agora ministro da JusLuxemburgo. para outro país para tiça frequentou Direito melhorar as suas vidas na Sorbonne, em Paris, são verdadeiros heróis. A integração um curso que não chegou a concluir: não se mede só em termos de cargos convidaram-no para fazer o primeipolíticos. Há muitos portugueses, e ro programa de rádio em português eu conheço muitos, que têm conseguina RTL, entre 1990 e 1991, e mais tardo coisas valiosas aqui no Luxemburde propuseram-lhe ser secretário do go”, disse à Lusa Felix Braz. grupo parlamentar dos Verdes, cargo O luso-descendente do partido Os que ocupou até 2000. Em 1994 foi elei-

correio/Lusa

Recomendadas alterações no CCP

to pela primeira vez para a autarquia de Esch-sur-Alzette, tendo assumido o cargo de vereador em 1999. Em 2004, tornou-se o primeiro deputado lusodescendente no Luxemburgo. Casado e pai de dois filhos, Felix Braz obteve em 2006 a Medalha de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente da República Cavaco Silva.

A Comissão Permanente dos Assuntos Económicos (CPAE) do Conselho das Comunidades Portuguesas defende que a constituição do referido conselho deverá passar para 78 membros eleitos, mais dois designados, em representação das comunidades oriundos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Esta foi uma das recomendações saída da reunião realizada nos dias 2 e 3 de Dezembro, na Assembleia da República, em Lisboa, da qual foram ainda deliberadas duas outras recomendações: que seja mantida a actual tutela, bem como a presente lei em matéria de emissão de pareceres.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.