Page 1

www.correiorural.com.br # facebook.com/correiorural # twitter @jcorreiorural FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912

ANO 105 NÚMERO 5.317

02 de DEZEMbro de 2016 r$ 1,00 o jornal semanal mais lembrado de viamão

mariano de matos é campeão

reggae, rock e skate

equipe da vila augusta venceu a taça cidade de viamão sub-15 no domingo

evento traz duas bandas e pista liberada na tarumã. ingressos limitados à venda

# PÁGINA 8

# página 4

o dezembro é de combate à aids Até sábado, Praça da Santa Isabel recebe estrutura montada para testagem rápida. # página 6

direto do “The Voice brasil” para o Jardim Outeiral

Cantor nigeriano Lumi, destaque do reality musical conversou com os alunos da escola municipal. # PÁGINA 8

tablets invadem as salas de aula e reforçam aprendizado

Escolas Municipais utilizam o equipamento e conectam ensino tradicional com a realidade inovadora. # PÁGINA 4

#FORÇA CHAPE

O relato de um viamonense, morador de Chapecó desde 2006, sobre a consternação na cidade após a tragédia com a equipe da Chapecoense. # página 5


2

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

#editorial

A vida é bela? Esta semana, como não poderia ser diferente, foi de muito pesar pela tragédia que vitimou jogadores de um clube de futebol, a Chapecoense, dirigentes deste, jornalistas, radialistas que viajavam num avião que caiu na Colômbia. O CR alia-se à dor de familiares, colegas e amigos dos falecidos, apresentando condolências a todos. Neste Editorial, tomamos a liberdade de transcrever o texto abaixo, de autoria da Publicitária e Escritora Ana Cecília Romeu, enviado a nossa editoria e que está no Blog do Leitor, em www. correiorural.com.br. “A vida é bela”? – expressão repetida inúmeras vezes, pouco questionada, mas que me fez refletir em razão dos últimos acontecimentos. Afinal, a vida é bela? A tragédia que vitimou os atletas do time de futebol da Chapecoense, junto a familiares, jornalistas e tripulação, no derradeiro voo que decepou sonhos, caminhadas, boas sequências, deu-me a certeza de que a vida é bela, porque não se deseja cortes definitivos, porque se sonha com o bater das asas de um pássaro, e a queda de um avião é pesadelo. A vida é bela porque vibra e tudo em oposto é estanque, vazio, disforme. Quando o propósito não tem mais convite, quando se elimina a oportunidade, o verbo, o verso, o olhar, o toque, o sabor. O golpe nas costas, os amores perdidos, amizades desfeitas, tudo isso é o contrário da vida, pois vibra para acabar, matar. Como versou o poeta Mário Quintana: “Da primeira vez que me assassinaram, perdi um jeito de sorrir que eu tinha”. Ao visitar minha mãe no hospital na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), tenho novamente a certeza de que a vida é bela. Porque quero que minha mãe ainda tenha muitos anos, porque é terrível ver a outros pacientes (alguns muito jovens) em estado vegetativo, conjugando apenas o verbo “esperar”, pois o substantivo “esperança” já pegou as malas e partiu, e isso não é vida. Se você é rico ou pobre, bonito ou feio, casado ou solteiro, se tem filhos ou não, se concluiu faculdade, quantos títulos e cargos conquistou, se tem um bom salário ou está desempregado, casa própria ou não, quantas viagens fez, se tem o carro do ano. Ao ver uma pessoa respirar com ajuda de aparelhos, ou melhor, segurando a vida porque aparelhos o estão fazendo, tenho a certeza de que o mais importante numa existência, o que dá sentido a tudo, exatamente tudo, é o amor. Se a pessoa inclui no cardápio de suas 24 horas as outras pessoas, os familiares, os amigos e até um desconhecido antes de se tornar íntimo. Se amou por inteiro. Porque quando se estiver com a vida, aquela mesma a que afirmam que é ‘bela’, e concordo, por um fio e alguém segurar a nossa mão, saberemos que fomos também amados, que foi na essência que construímos as horas. Na única e maior vida, na mais bela que poderíamos ter.

#pensecomigo

O novo tempo EDUARDO DIAS LOPES – médico Será que estamos preparados para viver o novo tempo? O novo tempo é a continuidade do hoje. Transposta para o amanhã, visto que nossas vidas podem ser definidas de forma simplista como uma repetição de equívocos e ações bem desenvolvidas. Será que somos apenas isto? Ou somos um pouco mais complexos? Esta existência finita, e de curta duração, pode estar fadada a não desenvolver seu clímax de existência de indivíduo limitado a um corpo e definido por compreensão de um universo dentro de percepções de sentidos tão limitados. Mas não somos tão somente isto. Somos mais do que este conjunto biológico e sensorial. Podemos ir e iremos muito além quando nos vermos dentro de um contexto de maior complexidade a que estamos submetidos, sabendo dos limites impostos, mas intuindo que podemos ir além de qualquer percepção mais simplória. O novo tempo é ver a nós mesmos como seres de limites imprecisos, que pertencem a um universo de existência muito mais amplo que esta forma limitada e que podem desenvolver em seus desejos e sonhos algo de magnitude muito mais amplificada tendo a consciência de estar dentro de um contexto sem limites. Certa vez falei sobre limites e não consegui ter uma ideia mais clara sobre a definição destes, já que pode ser que nossos limites não existam e que podemos ser e ter muito mais, basta deixarmos extravasar as nossas energias de forma mais livre e que permitamos fluir em nós a criação, e o novo tempo vai surgir. Hoje sei onde estou e quem sou. Porém não tenho nenhuma certeza de até onde poderei ir, caso possa realmente desenvolver aqui, neste plano material, todas as faculdades e recursos que tenho a minha disposição. Quem sabe estejamos precisando viajar mais pelo desconhecido e deixar que o novo tempo surja? (Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

02 de DEZEMBRO de 2016

#detalhes MILTON SANTOS – jornalista

Os bons costumes de Vejopé Comecei a ouvir as histórias de Vejopé lá pelos anos 60 do século XX. Meu irmão as trazia para as páginas do CR após tê-las ouvido de ancestrais daquela comunidade. Vejopé, segundo relato, é um município pacato, tradicional e de passado revolucionário, contando com um povo de fértil imaginação. Por um bom período foi governado por um vice fenestrado após a saída da titular através de um ato oficial do legislativo vejopense, considerado golpe. Mas este governante vice, Werner, tinha ao seu lado um vasto secretariado, com nomes ilustres e influentes, cujas ações tinham aceitação e aprovação na Câmara local, mesmo que estas viessem a prejudicar o bom andamento da administração e trouxessem desconforto para a população. Quem comandava tudo, na realidade, era o Nereu, assessor direto de Werner. Como vivia mascando balas de menta, era conhecido como Pastilha. Nereu Pastilha. A Câmara de Vejopé não era muito santa. Aprovava projetos que, por sua vez, eram ignorados pelo Executivo. Através de projetos dos parlamentares, na cidade eram comemoradas datas como, entre outras, o Dia do

Calhambeque Reformado, o Dia do Combate à Formiga, o Dia do Poste de Iluminação Pública e até o Dia da Vestimenta Decente e Incentivo ao Pudor. Esta última data criada por um motivo muito curioso. Em Vejopé havia várias lojas de vestuário. A maioria destas mantinham na porta de entrada vistosos manequins. Conhecem, né? Aqueles corpos humanos de plástico. Pois as peças do vestuário eram ali exibidas. Um belo dia, passando na frente de uma dessas lojas, um pudico vejopense indignou-se ao ver uma funcionária do estabelecimento despindo um manequim e vestindo outros. Lógico, num determinado instante os manequins estavam completamente nus. Ele, de imediato, foi até o parlamento local, onde fez o relato a um vereador dizendo que aquilo que vira era um atentado ao pudor. Manequins nus em via pública, onde já se viu isso? Ele não se deu ao trabalho de verificar os detalhes dos corpos. Nem o vereador que, na ânsia do apoio e do voto, logo lançou um projeto criando o Dia da Vestimenta Decente e Incentivo ao Pudor. Coisas do Vejopé. Não sei se misturei as instâncias, mas é uma história que fica para os anais vejopenses.

# Quem comandava tudo, na realidade, era o Nereu, assessor direto de Werner. Como vivia mascando balas de menta, era conhecido como Pastilha. Nereu Pastilha.

Nossa Senhora da Conceição Desde o dia 29 de novembro acontece a novena em louvor de Nossa Senhora da Conceição, na igreja matriz. Os festejos em louvor da padroeira de Viamão seguem até o dia 8 de dezembro, feriado municipal. Neste domingo, dia 4, haverá comemorações populares com almoço festivo no salão paroquial. Dia 8, na matriz, durante todo o dia, estará a imagem jubilar peregrina de Nossa Senhora Aparecida, devendo ocorrer o terço às 9, às 15 e às 18 horas. Às 20 horas, missa solene. Em 2017, a data marcará a passagem dos 270 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão.

Dr. José Tadeu Pereira da Silva OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704 jtadeuadvogados@hotmail.com

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 o jornal semanal mais lembrado de viamão

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda. CNPJ 15308385/0001-26. Rua Marechal Deodoro, 274 - Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313/8529-8759 - CEP 94410-020 jornal@correiorural.com.br # www.correiorural.com.br facebook.com/correiorural # twitter @jcorreiorural Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS. Jornalista Reg. MTb nº 4506. milton.santos@correiorural.com.br Circulação: Bissemanal (terça e sexta). Tiragem: 3.000 exemplares. Editoração: MV Santos Editora. Impressão: Grupo CG O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

02 de DEZEMBRO de 2016

3


4

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

02 de DEZEMBRO de 2016

#educação

os tablets invadem as salas de aula. e a gurizada adora

#esportes

Finais do JIMV

Escolas municipais utilizam as ferramentas interativas no aprendizado O uso do tablet vem fortalecendo as atividades nas escolas da rede municipal. Desde agosto de 2013, um projeto inovador implantado nas escolas municipais de Viamão tem dado resultado positivo. A partir do projeto piloto, realizado em parceria com a Fundação Telefônica/ Vivo, na EMEF Zeferino Lopes de Castro, onde os alunos atendidos estão inseridos na zona rural, tiveram a oportunidade de se conectarem tecnologicamente. “Até agosto de 2013, quando iniciou o projeto, tínhamos uma realidade de ensino. A escola seguia o modelo tradicional. Depois de aderir ao projeto tudo mudou. Hoje os alunos são protagonistas das suas dúvidas e buscam soluções para os seus problemas e os problemas da comunidade. Os professores não são mais os detentores do conhecimento e sim um facilitador para que os estudantes busquem opções de soluções aos seus problemas”, explicou Márcia Culau, Secretária Municipal de Educação de Viamão. A partir desse projeto piloto, o município adquiriu 5.000 tablets, que foram distribuídos aos professores, com mais de três mil aplicativos off-line para planejarem suas aulas, e para as escolas, proporcional ao número de alunos, para formarem os seus laboratórios móveis. Na EMEF Stella Virginia Konrad, localizada no bairro Vila Elza, que atende somente alunos da educação infantil, o uso do tablet, vem sendo utilizado desde 2015. O uso do tablet torna a aula bem mais descontraída. A professora do Jardim 2, Ana Trill, explica que o uso da tecnologia tem sido muito importante, pois explora a início da alfabetização, aos alunos que tem faixa de idade de 4 a 5 anos. “Os alunos utilizam aplicativos que destacam o alfabeto, corpo humano, alimentação, jogos pedagógicos, os animais, programas para escrever os

# Tablet é utilizado desde a educação infantil até o 9º ano

nomes, desenhos e pinturas. Em alguns momentos determino o tema a ser pesquisado no tablet, mas em outros deixo a escolha livre. É nesse momento em que os alunos estão utilizando os aplicativos, que conseguimos identificar o que cada um mais gosta de aprender”, contou Ana. Na EMEF Dom Diogo de Souza, localizada no bairro Condado de Valença, os alunos desenvolvem o projeto de Xadrez há três anos, com incentivo do professor de Matemática, Bruno Régio. O objetivo do xadrez é desenvolver o raciocínio, a concentração e a formulação de estratégia dos estudantes. Régio explica que o projeto que atende atualmente cerca de 100 alunos - é desenvolvido no turno inverso ao das aulas (juntamente com a Robótica) e, além disso, o

jogo está inserido no currículo escolar, durante as aulas de Matemática, com alunos do 7º ao 9º ano, aliados aostablets. Os alunos do 9° ano são os pioneiros no uso do xadrez, participam da atividade desde o 7° ano. A aluna Rafaela Anchieta explica que jogar xadrez no tablet, ajuda na matemática. “O xadrez ajuda na previsão do futuro, faz a pessoa pensar bem mais a frente, vamos levar para a vida, ajuda no contato com o próximo, pensamos antes de agir”. Para o aluno Luis Fernando Rosa, o xadrez ajuda a exercitar a mente, com suas táticas, aprendendo novas formas de agilidade. “No tablet além do xadrez, fazemos uso do dicionário de inglês, de ciências, com a anatomia humana. Nós do 9° ano vamos deixar o legado na es-

cola para os alunos das outras turmas. Ensinamos os alunos menores a jogar o xadrez, e agora no tablet”, finalizou Fernando. Na EMEF José de Oliveira Ramos, localizada em Águas Claras, além de ajudar no processo pedagógico, segundo a professora do 5° anos, Maria Guilhermina dos Santos, o uso do tablet auxilia na assimilação do conteúdo. “A troca de experiência é grande, pois já leciono há 35 anos, e tive que aprender junto com os alunos a utilizar os novos recursos que a tecnologia provém. Hoje pesquiso em casa conteúdos, e trago aos alunos para que eles realizem a leitura e produção de texto, assim eles executam a atividade e logo me enviam no tablet mesmo, por Bluetooth para correção”, finalizou Maria Guilhermina.

Durante todo o mês de novembro, o Centro Municipal de Cultura e Esporte Dr. Carlos Pinto Mennet (Ginásio Municipal) viveu dias de muito movimento. Tudo por conta da realização das finais da 19ª edição dos Jogos Interescolares do Município de Viamão (JIMV). A competição tem a organização do Setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o coordenador do JIMV, professor Ricardo Medeiros, a competição vem crescendo a cada edição e reúne milhares de alunos das instituições de ensino públicas e privadas. As modalidades de Basquetebol Juvenil (masculino e feminino), Voleibol Mirim (masculino e feminino), Handebol Juvenil (masculino) e Voleibol Infantil e Juvenil (Masculino) já possuem seus respectivos campeões. Relação completa dos campeões você lê em www.correiorural.com.br

#música

REGGAE, ROCK E SKATE As bandas Zigomar (Acústico Reggae) e King Size (Creedence Cover) tocam neste domingo, dia 04, na Coverth Skate, a partir das 17h. Além dos shows haverá sorteio de tatuagens, stand de sushi (Tatakae Sushi) e a ótima pista de skate a disposição. O studio Tebori Tatoo realizará o sorteio de dois cheques presentes, no valor de R$ 200,00. SERVIÇO E INGRESSOS: 1° lote R$15,00; 2° lote R$ 20,00; Ingressos limitados. Informações: (51) 98440-8671. Apoiadores e ponto de vendas: Tebori Tatoo,Tatakae Sushi, Dope/ Rio Surf. A Converth Skate fica na Avenida João Carlos Viale Dias, 1750 (antiga Academia do Lago).

#esportes

domingo tem Circuito de Travessias em Itapuã A 3ª etapa do Circuito Mais Travessias de Natação em Águas Abertas - Viva RS será realizada no domingo, dia 04 de dezembro, na praia de Itapuã (Praia da Vila), com início marcado para às 9 horas. Mais de 150 atletas já estão inscritos para a etapa deste fim de semana. A primeira etapa foi disputada no Camping da Praia das Pombas, também em Itapuã, a segunda em Arambaré e a terceira volta para Itapuã, encerrando o Circuito Mais Travessias de 2016. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Viamão e os Bombeiros Civis de Itapuã. Mais informações em http://www.maistravessias.blogspot.com/

# Na Escola Dom Diogo de Souza, o xadrez faz parte da rotina de aprendizado


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

Sindicato Rural de Viamão e Alvorada

O Sindicato Rural de Viamão e Alvorada visitou esta semana o Sr. Álvaro Hennicka, da Empresa Brottar, à esquerda na foto. E à direita, Roberto Canquerini (Beto), do Conselho Fiscal do Sindicato Rural de Viamão e Alvorada. O Sr. Álvaro Hennicka começou a trabalhar com brotos há trinta anos, em um apartamento em Porto Alegre. Plantava dentro de bacias. Plantava os brotos durante a noite e entregava o produto final durante o dia. Segundo o Sr. Álvaro, “não foi nada fácil chegar até aqui, passei muito trabalho, mas graças a Deus é mais uma propriedade produtiva na cidade de Viamão”. Faz vinte e seis anos que a Brottar está produzindo Broto de Alfafa, que vem da Austrália, Broto de Feijão, cuja semente é produzida no Brasil, e Broto de Trevo, com sementes vindas dos Estados Unidos da América. As sementes são colocadas em baldes com água. Assim que acontece a germinação vão para o sistema de irrigação dentro de micro-estufas climatizadas que mantêm a temperatura de 18° graus durante o ciclo, que é de 07 dias. Depois da colheita são levadas para a sala de seleção, em tanques com água corrente. Feita a seleção, são embaladas e transportadas para a Ceasa, Zaffari e rede Walmart. Toda produção é comercializada dentro do Estado do Rio Grande do Sul. No inverno produz cinco toneladas por mês. E no verão doze toneladas/mês. Hoje a Empresa Brottar gera seis empregos diretos, sendo que todos os funcionários moram na cidade Viamão. O Sr. Álvaro está começando uma criação de peixes orgânicos, em tanques. Ainda está em fase de experimento, porém se mostrou muito otimista com a nova empreitada.

A gerência do Banco do Brasil visitou o Sindicato Rural de Viamão e Alvorada para divulgar alterações no sistema de financiamento. Os Srs. Gerson Taschetto e Luiz Fernando Lopes de Aguiar, funcionários do Banco do Brasil, visitaram o Sindicato Rural de Viamão e Alvorada a fim de divulgar as alterações no sistema de financiamento para a pecuária. Agora, a aquisição de animais para recria e engorda terá juros de 9,5% a 12,75% ao ano e prazo de até 24 meses para pagamento. Também poderá fazer parte do orçamento a compra de medicamentos, limpeza e reforma de pastagens, fenação, silagem e forrageira periódica. Alterou-se também o teto para custeio com recursos controlados para R$ 3 milhões. No entanto, para clientes abrangidos pelo Pronaf o BB ainda espera a regulamentação. Atenção, Senhores Associados do Sindicato Rural de Viamão e Alvorada. Dia 05 de dezembro de 2016 vamos eleger a nova chapa que vai nos representar pelos próximos três anos. Não deixe de vir votar. Seu voto é muito importante.

Sindicato Rural, como parceiro, mostra a força e a capacidade do produtor rural de Viamão.

www.sindicatoruraldeviamao.com.br Fone (051) 3485.1191

02 de DEZEMBRO de 2016

5

#especial

O estado Kafkiano de Chapecó SERGIO PRATES DE OLIVEIRA Sou viamonense e estou em Chapecó desde 2006, cidade de economia pujante e oportunidades prósperas. Região conhecida por suas agroindústrias, com muito orgulho é referencia nacional e sul-americana em produção suína e aviária. Berço do cooperativismo de sucesso, possui quatro universidades e aproximadamente vinte Instituições de Ensino Superior. O município também é conhecido pelo turismo de negócios, sendo protagonista das maiores feiras nacionais e sul-americanas, no que trata de agroindústria, móveis e leite. Pois, mesmo com todos estes atributos, quem cravou Chapecó no mapa brasileiro, superando todas as credenciais acima, foi a Associação Chapecoense de Futebol, ou apenas e carinhosamente Chape, como a tratamos aqui. Confesso que, apaixonado e fiel ao meu Grêmio, quando cheguei em Chapecó não me despertou maiores simpatias. Mas com o passar dos anos fui cedendo e a Chapecoense tornou-se meu segundo time, assim como de diversas pessoas que, inclusive, alteraram o cronograma de finais de semana, para poder ir a Arena Condá. Em Chapecó, numa análise empírica, arrisco dizer que 45% dos amantes de futebol são gremistas, 45% são colorados e 10% torcem para times do eixo Rio-São Paulo, contudo 100% são Chapecoenses. O sentimento de ir ver a Chape na Arena é de convívio familiar, com uma população muito grande de esposas, namoradas, ou mulheres fãs da chapecoense e muitas crianças, o que oportuniza o saudável encontro de amigos que a labuta diária não permite. Enfim, ir à Arena torna-se uma atividade cultural familiar, muito acima de ir apenas ao jogo de futebol. Todo este envolvimento local, toda esta paixão, todo este comprometimento teve data para iniciar e um responsável: o ano, 2010; o responsável, meu querido presidente Sandro Pallaoro, que também estava no desastre aéreo. Contextualizei isto para vocês perceberem o que representa a Chapecoense e, no meu relato mais sincero, a dificuldade que tenho de entrar no assunto deste infortúnio do desastre. É extremamente difícil mensurar o sentimento por que passamos aqui, é algo inenarrável. Após dois dias do acidente, sinceramente ainda não acredito no que está acontecendo. A comunidade inteira, crianças, adultos, idosos estão com a feição de estado de choque. Nas rodas de amigos o silêncio é imperioso, pois não há o que dizer, não há o que pensar. Dia 30 de novembro passei a tarde em casa, em frente a TV, na esperança ilusória na notícia de mais sobreviventes, mesmo com a confirmação dos mortos e o cancelamento das buscas. Torcia para o resgate de algum amigo, assim como foi encontrado o zagueiro Neto; torcia por noticias de desconfirmação de mortos, ressurreição; torcia por qualquer coisa, ilógico, mas que ao menos me sustentasse alguma esperança. Ela não veio, ficou só a incredibilidade de tudo o que se passa. Todos sofremos com a morte de ídolos, como em 1994, com Ayrton Senna. Mas o que ocorre aqui é diferente. Como a cidade é pequena o convívio com os jogadores é muito próximo, encontrávamos habitualmente com eles em restaurantes, em bancos, sem tietagem, uma vida normal e tranquila, para eles e seus familiares, além de queridos amigos da comissão técnica e empresários que se foram, dirigentes com que trabalhamos juntos em outras oportunidades. Inicia-se agora o momento de conformação e tenho a certeza que o clube conseguirá se recompor. Mas, certamente para as famílias este processo será muito mais lento e, para algumas, infelizmente inatingível. Fico pensando na grande missão que a Associação Chapecoense de Futebol tem, assim como o município de Chapecó. Primeiramente, guardada suas proporções, colocou a cidade no mapa do Brasil e agora, quis o destino, que a colocasse no Mapa Mundi.

por Pano Terra

O segundo número n Dois de Dezembro de 1912 – Depois do sucesso do lançamento, uma semana antes, em 25 de novembro, Alcebíades Azeredo dos Santos prepara o segundo número do jornal “O Viamonense”. O dia 2 de dezembro é emblemático. Nesta data ocorreram milhares de coisas importantes. Vejam os principais acontecimentos em 2 de dezembro através dos tempos: n 1512 – as pinturas de Michelangelo na Capela Cistina são exibidas pela 1ª vez; n 1604 – o clássico “Otelo”, de Shakespeare, é encenado pela 1ª vez em Londres; n 1804 – Napoleão Bonaparte é coroado imperador da França pelo papa Pio VIII na catedral de Notre-Dame; n 1860 – Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos; n 1870 – estreia no Brasil a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes (aquela da Hora do Brasil...); n 1901 – o americano Camp Gillette patenteia o aparelho de lâminas descartáveis; n 1937 – o ditador Getúlio Vargas extingue todos os partidos políticos; n 1945 – Eurico Gaspar Dutra é eleito presidente do Brasil, sucedendo Vargas; n 1956 – o guerrilheiro Fidel Castro desembarca sob fogo em Cuba. De 72, só 12 sobrevivem à “recepção”; n 1971 – o presidente Emílio Garrastazú Médici torna obrigatório o ensino de Educação Física nas escolas;

# O dia 2 de dezembro é emblemático. Nesta data ocorreram milhares de coisas importantes. Vejam os principais acontecimentos em 2 de dezembro através dos tempos n 2015 – o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceita o pedido de impeachment da pior presidente da história brasileira, Dilma Vana Rousseff. (Viva!!!) Num 2 de dezembro nasceram o nosso imperador D. Pedro II (1825-1891) e a suculenta Britney Spears (1981). Agora tá um jacaré. Morreram em um 2 de dezembro: o genocida espanhol Hernán Cortez (em 1547, aos 62 anos); o sacana do Marquês de Sade (em 1814, aos 74 anos) e o narcotraficante colombiano, que ficou encurralado como um cachorro em um telhado, Pablo Escobar (em 1993, aos 44 anos). O ano de fundação do Correio Rural, 1912, foi um ano de acontecimentos épicos (a fundação do jornal por si só já é um). Em abril de 1912 afunda o infundável Titanic. Morrem mais de 1.500 pessoas. Em 1912 nascem, pelo menos, 5 brasileiros do mais alto nível: Amácio Mazzaropi (que viveria mais 69 anos), Adoniram Barbosa (70 anos), Nelson Rodrigues (68 anos), Jorge Amado (89 anos) e o rei do Baião Luiz Gonzaga (77 anos). Lamentavelmente também nasceram em 1912, Eva Braun e Clara Petacci, quengas de Hitler e Mussolini, respectivamente. Na Itália nasce Albino Luciani, que viria ser o Papa João Paulo I. Segundo a trilogia “O Poderoso Chefão”, Luciani foi assassinado pela Máfia em 1978, aos 66 anos, com 33 dias de pontificado. Voltemos a 2 de dezembro 1912. O fundador do Correio Rural, Alcebíades, passa apressado rumo à sede do jornal na Rua General Osório para o fechamento da edição. No caminho cumprimenta o comerciante Olímpio Laurindo de Oliveira e sua esposa Celina Lavra Pinto Flores de Oliveira que passeiam de braços dados. Celina está grávida de seu 3º filho, Álvaro, que nascerá em maio próximo. Álvaro Flores de Oliveira virá a ser o avô deste que vos escreve.


6

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

Os avós Jorge Alberto Pinheiro Kersting e Tania Maria da Silva Kersting; e José Carlos Pereira e Geneci Galarça Pereira, juntamente com os pais José Luis da Silva Kersting e Lilian Galarça Kersting participam o nascimento de

MAITÊ GALARÇA KERSTING No Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no dia 27 de novembro de 2016.

ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE VIAMÃO

Convoca os Sócios à Assembleia Geral Extraordinária

02 de DEZEMBRO de 2016

#esportes

#saúde

Sesc: Estúdio de pilates e horário livre na musculação

Agora é o Dezembro Vermelho. Combate e prevenção à AIDS

Desde ontem, 1º de dezembro, a comunidade de Viamão conta com duas novidades na Academia do Sesc: Estúdio de Pilates e horário livre na musculação. Não perca a oportunidade. Mais informações sobre as taxas e outras modalidades da Academia podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão (Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, 457), pelo telefone (51) 3485-9914, no site www.sesc-rs.com.br/viamao e na página www.facebook.com/sescviamao.

A data de 1° de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, e Viamão está mais forte contra o vírus do HIV. Algumas atividades como blitz informativas e testes rápidos de diagnóstico, acontecerão até o dia 3 coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As ações de teste rápido ocorrerão em três espaços: consultórios, sala de aconselhamento e na Praça da Santa Isabel. A blitz de promoção acontecerá em bares e escolas, restaurantes, paradas de ônibus divulgando também as ações de teste rápido. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma data simbólica de mobilização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. “As atividades desenvolvidas em dezembro visam divulgar mensagens de solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. O Laço Vermelho precisa ser mais que um símbolo. Deve unir todos em torno dos mesmos objetivos: estimular a testagem para diagnóstico do HIV, prevenir o HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o preconceito”, explica a secretária de Saúde, Sandra Sperotto. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de novos casos entre pessoas de 15 a 24 anos cresceu 54% nos últimos anos. Até junho, havia 3.120 casos notificados de HIV em Viamão. Pesquisas apontam que a cada cinco pessoas contaminadas pelo vírus HIV, duas não sabem que são soropositivas. A expectativa é de que aumente a procura pelos testes rápidos, que hoje são realizados em todas as unidades de saúde. De acordo com a médica Maria Letícia Ikeda, coordenadora da Política de HIV/Aids de Viamão, pesquisas apontam que os jovens têm uma sensação completamente equivocada de que a Aids é uma doença controlada e que não há risco de contrair o vírus. O Ministério da Saúde estima em 734 mil o número de brasileiros que vivem com o HIV. Desse contingente, 417 mil usam os medicamentos antirretrovirais ofertados na rede pública. Porém, 167 mil pessoas sabem que possuem a doença, mas não procuram tratamento. Outros 150 mil convivem com o vírus e não sabem.

A Associação dos Servidores Municipais de Viamão – ASMV – através de seu Diretor Presidente juntamente com os Conselhos Deliberativo e Fiscal no uso de suas atribuições convoca o quadro de Associados (Sr (ª) a participarem da Assembléia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 07 de dezembro de 2016, em primeira chamada às 17h30 mim e em segunda às 18h00, na sede da ASMV, Av. Cel. Marcos de Andrade nº 171 Apt 08, para deliberarem quanto a Alienação do Bem Imóvel, bem como o pagamento de dívida Trabalhista e Processos Cíveis. Ainda, diante da lacuna existente no Estatuto Social da entidade, quanto à alienação de bens, a presente serve a autorizar o Presidente conjuntamente com o Tesoureiro, na ausência do primeiro fica o Vice-Presidente conjuntamente com o Tesoureiro autorizados a firmarem a Escritura Pública de alienação de bens imóveis de propriedade da ASMV. Zoé Garcia Presidente

Extravio de Talão de Notas de Produtor Rural

Mathias da Silva Correa, estabelecido a Rua Progresso, Águas Claras, Viamão/RS, Inscrição 159/1051433, comunica que foi extraviado Talão de Notas de Produtor Rural de nºs 371951 a 371960, série P 143, e não se responsabiliza pelo uso indevido das mesmas. Boletim de Ocorrência na Polícia Civil nº 13910/2016.

Extravio de Talão de Notas

Antonio Olivio de Freitas, estabelecido a Rua Farroupilha, 60, Bairro Sepé Tiaraju, Viamão/RS, CNPJ 13.347.867/0001-60, comunica o extravio de Talão de Notas Fiscais de nºs 001 a 100, não se responsabilizando pelo uso indevido das mesmas. Boletim de Ocorrência nº 400010/2016/129422

EDITAIS DE CASAMENTO Maria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar: Edital nº 12147, de 24 de novembro de 2016. KAUÃ GOULART TERRAGNO e JÉSSICA MANSO COSTA, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, vendedores autônomos, residentes neste Distrito.

ADVOCACIA Nilson Pinto da Silva OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da Silva OAB/RS 29.925

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

Edital nº 12149, de 28 de novembro de 2016. GABRIEL HENRIQUE CALVI, natural do Estado do Paraná, e BRUNA LOPES DA SILVA, natural deste Estado, ambos solteiros, maiores, jornalistas, residentes neste Distrito.

Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. registrocivilviamao@yahoo.com.br Viamão, 01 de dezembro de 2016

A campanha de vacinação contra a febre aftosa está prorrogada até o dia 17 de dezembro.

Linguiça Porco X Porca HÁ 30 ANOS SERVINDO À COMUNIDADE

Edital nº 12150, de 28 de novembro de 2016. ULISSES OLIVEIRA VIERA, técnico agrícola, e GABRIELA DIAS ANTUNES, bancária, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 12152, de 1.º de novembro de 2016. MÁRCIO DA SILVA PRADO, vigilante, e TATIANE VASCONCELOS ABREU, manicure, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Febre Aftosa

BACO Vinhos e

Edital nº 12148, de 24 de novembro de 2016. GUILHERME ALVES CABRAL, instalador de ar condicionado, e FERNANDA DE OLIVEIRA CHAVES, maquiadora, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 12151, de 1.º de novembro de 2016. ANTÔNIO CARLOS DE CAMARGO, consultor de vendas, e LUCIANA DE OLIVEIRA BORGES, camareira, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

#pecuária

ABERTO DE DOMINGO A DOMINGO – FONE 3446-7267 AV. SEN. SALGADO FILHO, 5528 – SÃO LUCAS

Consultório Médico Rua Coracy Prates da Veiga, 77 – Viamão – Centro Fone 3485.1383 Dr. Belmar Andrade – Cremers 4444 Cardiologia Dra. Irene Menezes – Cremers 4390 Dermatologia Dra. Michele da Silva – CRN 8083 Nutrição e Auriculoterapia Dr. Eduardo Dias Lopes – Cremers 9372 Clínica e Cirurgia Geral Dra. Márcia Michele de Souza – CRP 07/13.731 Psicologia


WWW.CORREIORURAL.COM.BR

02 de DEZEMBRO de 2016

7

#trânsito

Mais segurança para os cuidadores do trânsito Terça-feira, 29 de novembro, o prefeito Valdir Bonatto fez a entrega simbólica de uniformes para funcionários da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Ao todo, 45 funcionários receberam os kits de roupas e calçados adequados ao desempenho de suas funções. Segundo o secretário da pasta, Marco Azevedo,

presente na cerimônia, os novos uniformes irão padronizar a imagem dos profissionais da Secretaria. Ele ressaltou ainda que todos os funcionários que trabalham na fiscalização de trânsito, na sinalização viária e no setor de manutenção irão receber os kits - sendo 14 agentes de trânsito, três fiscais de transporte, nove servidores do setor

# Bonatto entregou os novos materiais (no detalhe, as peças)

de sinalização viária e 19 servidores do setor de vistoria de transporte. Conforme o prefeito Bonatto, a entrega dos uniformes representa a valorização dos funcionários, além de melhorar as condições de trabalho. “Os novos uniformes são equipamentos de proteção e segurança para o trabalhador no seu dia a dia”. Equipamentos de fiscalização eletrônica – O prefeito Bonatto anunciou que 15 novos equipamentos eletrônicos de fiscalização no trânsito estão sendo instalados em Viamão e que devem começar a operar a partir do dia 16 de dezembro. Ele explicou que o objetivo principal é reduzir o número de acidentes, além de contribuir para o processo de educação e conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito.

Patricia Arruda Patrice Fróes

www.bicofinoesaltoalto.com.br

Arrase com vestidos! Olá, girls! Hoje vou falar para vocês, sobre uma peça da qual eu gosto muito, que são os vestidos, e eles estão entre as peças básicas deste verão, aliás, para mim, os vestidos serão sempre “o carro chefe” do verão, não só do verão. Nem todas as mulheres sentem-se a vontade para usá-los no seu dia a dia, preferindo-os em determinadas ocasiões, mais especiais ou formais. A finalidade deste post, é exatamente desmistificar tudo isso, e mostrar para vocês que os vestidos são grandes aliados em diferentes situações, até porque trata-se de uma peça muito prática, pois, com uma única peça, você está vestida, e geralmente, muito bem vestida! Os vestidos na altura do joelho ou midi, são os ideais para o trabalho, lembre-se que para esta finalidade, devemos ter certa atenção, para não exagerar nos decotes, também não devem ser muito justos, afinal você quer se destacar pela profissional, que é, passando credibilidade e confiança. Vestidos combinados com jaquetas, super charmosos, e podem ser usados em diferentes ocasiões, basta incrementar os acessórios. Os vestidos longos com estampas, ficam lindos acompanhados de um blazer para o trabalho, e podem ir direto para o happy hour, ou, se preferir, pode jogar com uma sapatilha ou rasteirinha, para levar as crianças ao parquinho, ao play e ao cinema, basta adequar o calçado e os acessórios, para as diferentes situações. Como já disse, adoro usar vestidos, além de ser uma peça super feminina, o modelo adequado, nos deixa bem vestidas independente da ocasião. Dica: Para as Plus size, é importante criar a linha de cintura, para deixá-la evidente. Prontas para arrasar com vestidos?? Bjs, Patricia Arruda “Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações” www.bicofinoesaltoalto.com.br • Insta: bicofinoesaltoalto_blog


8

WWW.CORREIORURAL.COM.BR

02 de DEZEMBRO de 2016

#música

direto do “The Voice brasil” para o Jardim Outeiral Cantor nigeriano Lumi conversou com os alunos da escola municipal Que as redes sociais encurtam as distâncias e aproximam as pessoas, todo mundo já sabe. Também são nas redes sociais que as pessoas se encontram, fazem novos amigos e se agregam para lutar contra os problemas sociais. Foi assim que a professora de português Lisiane Corrêa, das turmas do 6º e 8º anos, da EMEF Jardim Outeiral, conheceu o cantor Lumi, que está na atu-

al edição do “The Voice Brasil”. Lisiane criou o projeto “Desvendando os Problemas Sociais #rolezinhoeducativo”, em 2013. O projeto tem por objetivo tornar o aluno protagonista de seu conhecimento, conduzir à discussão sobre os problemas existentes no cotidiano, conscientizar, promover a diversidade e os direitos humanos, aproximando os alunos, a escola e a comunidade.

# O bate-papo iniciou na sala de aula

No dia 29 de novembro o cantor Lumi foi conhecer a EMEF Jardim Outeiral, que tem o projeto de Inovação através da Música. Lumi conversou com os alunos e cantou para eles e também para os professores. Encantou a todos com sua simplicidade. Ele é Nigeriano e mora em Porto Alegre há 11 anos. É formado em engenharia mecânica, pela UFRGS, mas conta que sua paixão é a música. “Cheguei aqui sem falar nada em português. Fiz um curso de nove meses e depois fiz faculdade. Aprendi muitas técnicas assistindo vídeos no youtube e trabalhei minha voz. Comecei a fazer shows pelo país, com músicas cover e estou gravando meu primeiro CD com músicas de minha autoria”, disse Lumi.

Lumi também respondeu a perguntas dos estudantes. Disse que ele e seus amigos queriam melhorar de vida e ter um futuro e escolheram o Brasil para se aventurarem. O país foi escolhido por ter futebol, carnaval e praias. Quanto à entrada no “The Voice”, Lumi diz que foi um sonho e que hoje está abrindo muitas oportunidades. “É uma sensação indescritível. Uma mistura de emoção com nervosismo, pois não é uma simples apresentação e sim uma avaliação pelos cantores”. Lumi conta que estava no time de Claudia Leite e que foi salvo por Carlinhos Brown: “Fiquei meia-hora chorando, um choro de muita emoção”, finaliza. Sua próxima apresentação no “The Voice” será dia 8 de dezembro, quando vai precisar dos votos do público.

#esportes

Mariano de Matos é campeão da Taça Cidade de Viamão No sábado 26, ocorreu a final da I Taça Cidade de Viamão - Sub 15, no campo do E.C Lomba do Sabão. Em uma partida muito equilibrada entre Mariano x Raceng, prevaleceu a competência do clube da Vila Augusta, que já no primeiro tempo definiu o jogo com 2 gols, mantendo o resultado no segundo tempo. Após a partida, o presidente da Liga, Maico Guimarães relatou a importância da competição: “Nossa entidade sabe que temos uma responsabilidade social enorme no município. Conseguimos fazer uma grande competição com poucos recursos, onde cada clube buscou seu espaço, mas acima de tudo, buscamos em conjunto o resgate da auto estima desta meninada e a união destas comunidades”, afirmou Maico. Confira as premiações: 1° lugar - Mariano de Matos; 2° lugar - Raceng; 3° lugar- São Jorge; 4° lugar Lomba; Artilheiro - Wesley (Mariano de Matos); Goleiro menos vazado - Leonardo (Mariano de Matos); Disciplina - Raceng

INFRAESTRUTURA Pavimentação de 60km de ruas

Celebre conosco mais saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico e social para todos.

Trabalho de prevenção para combate aos alagamentos nos arroios da região, com o revestimento do canal do Arroio Feijó, além da pavimentação de 14 ruas, esgoto cloacal e pluvial, e construção do conjunto habitacional Viver Augusta (240 apartamentos e 105 casas)

Investimento de R$ 6 milhões para transformação do lixão no Passo do Morrinho em aterro controlado Revitalização dos 2 largos de acesso a Itapuã

Fala cidadão: 156


Correio Rural 02 de dezembro de 2016  

Correio Rural 02 de dezembro de 2016

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you