Page 1

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014 - Ano 18 - Nº 636 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00

Política Governo anuncia mudanças no Minha Casa, Minha Vida

Fotos: Divulgação/CN

Nova fraude aponta suspeita de soda cáustica e água oxigenada no leite Página 3

Economia Canoas quer chegar a 70% do esgoto coletado e tratado até 2017 Página 6

C

om uma nova etapa da Operação Leite Compen$ado realizada ontem (8), no RS, sinal de alerta foi emitido à população, que deve ficar atenta na hora de comprar leite e seus derivados. Foi identificado o uso de bicarbonato de sódio, água oxigenada e soda cáustica. Os produtos químicos eram usados para neutralizar a acidez e mascarar a validade. Página 8

Canoas Tango conta com grandes nomes da dança argentina O festival Canoas Tango, que é promovido pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), terá abertura oficial no dia 20 de maio, às 20h, na Casa das Artes Villa Mimosa, localizada na Avenida Guilherme Schell, 6.270, no Centro. A programação do Canoas Tango também contempla a população com apresentações de tango na estações Canoas/La Salle e Mathias Velho da Trensurb, das 12h às 13h, nos dias 21 e 22 de maio, além de espetáculos, mostras de cinema, fotografia e oficinas de tango. As oficinas de tango, também nos dias 21 e 22, gratuitamente para iniciantes, têm como instrutores os bailarinos argentinosAlejandroAndrian e Paola Camacho; e Facundo e Mirisol Karazey Cebeyra - os mesmo que se apresentarão nas estações daTrensurb.

As aulas correrão na Casa das Artes Villa Mimosa, às 15h. As inscrições estão abertas, até 16 de maio, com vagas limi-

tadas - 15 femininas e 15 masculinas. Elas devem ser feitas pelo e-mail: dancaemcanoas@gmail.com.


2 2 --

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014 Sexta - Feira, 09 de maio de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto & Contraponto

Editorial

Vacinas, saneamento e o Dia das Mães

OP Canoas

por Tulio Moreira

Neste domingo, 11 de maio, comemoraremos, aqui no Brasil, o Dia das Mães. A sociedade ocidental, capitalista, criou uma série de datas especiais com intuito de ampliar as vendas do comércio, dos serviços e por extensão das indústrias. São datas comemorativas comerciais, com fortes apelos emocionais e inegavelmente, arrebanham milhões de adeptos, que no afã de agradar sua Mãe, lhe presenteia. Mas, neste Dia das Mães a consciência ecológica deveria ser ressaltada, também, pois as cidades brasileiras estão muito distantes de tratarem seus dejetos, pelo contrário continuam dia após dia a despeja-los nos mananciais hídricos que dispomos, o que os inviabiliza para todo o resto. Enquanto rios, lagos e afins são transformados em esgotos, mais caro ficam os tratamentos para a purificação da água que consumimos que alias não podemos abrir mão. A água que bebemos é a mesma que poluímos, que despejamos nossos dejetos, que a indústria suja, que as lavouras envenenam, que ficam invibializadas para balneabilidade, onde morrem peixes e escurecem na podridão que se transformam. Por outro lado, e porque não também, aproveitemos este Dia das Mães para ampliar a consciência da importância da vacinação, especialmente nós aqui no Rio Grande Sul que sofremos com o clima subtropical, que altera altas temperaturas com frios intenso, que nos oferece uma umidade relativa do ar, muitas vezes próxima do 100%, que afeta nosso sistema respiratório e propicia aparição de infecções respiratórias, algumas com tamanha intensidade que nos leva ao óbito.

Nesta semana foi dado inicio do Orçamento Participativo 2014/2015 em Canoas. Entre os dias 3 e 21 de novembro acontecerão as 15 primeiras assembleias, uma por microrregião, que elegerá uma demanda em cada uma delas. As cinco mais votadas vão para a segunda rodada que acontece em 7 de dezembro. Até o final de julho estarão em estudo técnico, jurídico e financeira as demandas já projetadas.

Enquete

Em meio à eufórica campanha de lançamento da nova da Empresa Brasileira de Correios, nós, brasileiros e brasileiras, especialmente os canoenses sofrem com os atrasos nas entregas de nossas correspondências, que geram multas e juros no pagamento de muitas contas, não sem o risco de se ter algum tipo de serviço cortado, pela falta de pagamento. São inúmeras as reclamações que chegam, por telefone, na redação do Jornal Correio de Notícias, pelos frequentes atrasos de entrega domiciliar das correspondências.

Aumento no número de roubos com morte nos últimos anos. Falta de segurança, proliferação de armas e drogas ou impunidade?

Câncer de Ovário

8 de maio é data mundial da luta contra o Câncer de Ovário. Esta doença é um tipo de neoplasia maligna cujos sintomas geralmente se confundem com os de doenças não tão graves e, quando realmente incomodam, já é tarde demais. Por isso, é conhecido também como “câncer silencioso”. Inchaço na região abdominal e dor pélvica persistente são alguns dos possíveis sintomas do câncer de ovário. Consulte seu médico regularmente.

Canoas vai enfrentar Osasco

O Dia do Desafio 2014 será em 28 de maio e, Canoas enfrentara a paulista Osasco. O sorteio foi realizado nesta semana em São Paulo. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes. No Rio Grande do Sul, o evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ SESC, contará com a participação das 497 cidades gaúchas – é o único estado brasileiro a garantir 100% de adesão dos municípios.

Correios

Avenida Boqueirão

Na edição do dia 4 de abril, o Jornal Correio de Notícias realizou reportagem sobre as péssimas condições de trafegabilidade na Avenida Boqueirão. Principal ligação entre os bairros Mathias Velho e Guajuviras sofre com os inúmeros buracos e deformações no asfalto. Um mês depois, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) ainda aguarda o edital de licitação do Contrato de Manutenção e Recuperação de Vias, que está em fase de conclusão. Trecho merece atenção especial da prefeitura.

Saneamento

Em matéria publicada nesta edição, o secretário de Meio Ambiente de Canoas, Carlos Todeschini declara que a cidade pode chegar a 30% do esgoto coletado e tratado até o final deste ano. Ainda prevê que esse índice pode chegar a 70% até 2017. A média nacional é 48%. É um avanço considerável se tratando de um tema sério no Brasil. Falta policiamento. Enquanto a criminalidade aumenta a segurança nas ruas só diminui. A policia necessita de mais contingente para atender a população. Helena Castro.

A falta de políticas corretas de justiça para bandidos impulsiona a proliferação da violência. Bandido tem sorte e vez neste Brasil. Edson Lopes.

Gripe

Campanha de vacinação que se encerra nesta sexta-feira, tinha como meta vacinar 80% da população canoense. Não deve nem chegar perto disso. Prevenir do que remediar não foi prioridade para alguns.

Poluição

A chuva escassa determinou uma piora da qualidade do ar na Grande Porto Alegre nesta semana. Além da chuva fraca, o vento calmo e a nebulosidade abundante, contribuíram para dificultar a dispersão na atmosfera do material particulado, deteriorando mais ainda o ar que respiramos. A estação de monitoramento ambiental de Canoas, operada pela Refap, apontou Índice de qualidade do ar, na segunda e terças-feiras na casa do 52 e na quarta-feira o salto foi para 69. Valores entre zero e cinquenta indicam boa qualidade, seguro à saúde, mas entre 50 e 100 é apenas regular.

Frase de hoje: Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação te leva a qualquer lugar que você quiser. Penso que é a impunidade. Pois sabem que nada vai acontecer, a lei é branda para bandido. A polícia prende, mas logo são soltos. Thaila Chaves.

Impunidade, drogas, descaso das autoridades, alta corrupção, leis brandas uma série de fatores que levam a delinquência, o Estado precisa se organizar como um todo. Cristian Gomes.

(Albert Einstein)

Escreva para a coluna pelo e-mail: tuliompmoreira@gmail.Com Acompanhe telo twiter: @tuliocanoas


Sexta - Feira - 09 de maio de 2014 - 3

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Brasília - Mais de 1/4 dos 497 municípios gaúchos perderam dinheiro para o setor de vigilância sanitária por não terem cadastrado serviços ou atualizado informações na área. Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União, suspende a transferência de verba federal para 1.027 municípios – 137 deles no Rio Grande do Sul. A relação abrange Canoas, Esteio, Guaíba, Nova Santa Rita e Tramandaí, por exemplo. Em casos em que houve cadastro, os municípios não conseguiram alimentar regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial. De acordo com o texto, fica suspensa a transferência de recursos referentes a Vigilância Sanitária da competência dos meses de janeiro a abril de 2014. A portaria entra em vigor hoje com efeitos financeiros retroativos a janeiro. O impasse decorre de problemas de gestão, já que cabe a cada secretaria atualizar os dados e repassar ao Ministério.

Vereador Paulinho assume comissão na Câmara Canoas - O Vereador Paulinho de Odé (PT) assumiu nesta semana, a presidência da Comissão que fiscaliza a elaboração e execução de projetos para vereador a realização de projetos voltados instalação, manutenção e ampliação de Parques e Praças no âmbito do Município de Canoas. A Criação da Comissão para fiscalização colaborará para o cumprimento dos objetivos propostos nas metas do Governo Municipal, como no Programa Canoas Mais Acolhedora, instituído pelo Plano Plurianual Participativo 2014-2017, onde a população demonstrou interesse e preocupação com a preservação ambiental e a criação e manutenção de espaços de lazer públicos. Uma dos principais desafios, segundo o vereador será a execução do Parque da Fé e da Paz, a ser instalado dentro do Parque Gravataí, em um projeto que une a preservação Ambiental, turismo , geração de trabalho e renda e dialogo inter-religioso visto que o parque abrigará espaços para que diferentes crenças possam realizar seus cultos em meio a natureza.

PMDB e PSB reafirmam aliança para 2014 Porto Alegre - Em reunião entre PMDB e PSB na tarde desta quinta-feira, 8, os partidos reafirmaram – de forma absolutamente tranquila –, que o eixo da futura coligação se dará em torno das candidaturas presidencial e ao Governo do Rio Grande do Sul. O PSB confirmou o seu apoio à pré-candidatura de José Ivo Sartori ao Palácio Piratini e, o PMDB, o nome de Eduardo Campos à presidência da República. Ibsen Pinheiro, porta voz do PMDB, anunciou que os demais cargos da chapa majoritária – Senado e Vice-governador – serão primeiro tratados internamente pelas duas legendas. Segundo Ibsen a expectativa é que haja uma definição até a próxima semana.

Avanços da Cadeia Solidária Binacional do PET Porto Alegre - A implementação da Cadeia Solidária Binacional do PET foi tema de reunião, na terça-feira (6), entre as secretarias do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas (SGPRF) e da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe). O programa já passou pela etapa de formação dos agentes sociais, realizada pela Rede Escola de Governo/ FDRH, e agora está na fase de execução física, com a construção de galpões. O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco, salientou a articulação com os municípios e cooperativas que são parceiros para a implantação do projeto viabilizado pelo Governo do Estado. Canoas e Novo Hamburgo (Coopetsinos), Santa Cruz (Coomcat) e Jaguarão (Coopesul) são os quatro polos gaúchos que integram o projeto que irá consolidar uma cadeia produtiva no setor de reciclagem da garrafa PET entre cooperativas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Uruguai. Conforme explicou o secretário da Economia Solidária, Carlos Luiz Rohr, a cadeia é formada por empreendimentos da economia solidária desde a coleta da garrafa PET até a transformação em flake, fibra, fio, e a confecção de tecido e artesanato. Através de termo de cooperação entre Brasil e Uruguai, a experiência pioneira vai possibilitar a retirada de cerca de 1 milhão de garrafas PET de circulação. O Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, destinará recursos ao projeto, com contrapartida do governo gaúcho. Os recursos permitirão a compra de máquinas para viabilizar a flocagem do PET, estágio inicial de processamento. Atualmente 9 bilhões de unidades de PET são descartadas no meio ambiente anualmente.

Famílias contempladas antes de agosto de 2012 vão desembolsar metade do valor atual nas parcelas

Governo Federal anuncia mudanças no Minha Casa, Minha Vida Brasília cinco meses da eleição, a presidente Dilma Rousseff divulgou nesta semana mais um “pacote de bondades”. As medidas atingem, desta vez, os beneficiários do “Minha Casa, Minha Vida”. O governo não divulgou quanto custarão aos cofres públicos o novo agrado. As famílias que foram contempladas com um imóvel do programa de habitação popular antes de 27 de agosto de 2012 e pagavam até hoje prestação que correspondia a 10% da renda familiar mensal vão ter que desembolsar a metade do valor a partir da próxima parcela. Pelas estimativas do Ministério das Cidades, são quase 16 mil famílias organizadas por meio de cooperativas, associações e outras entidades. O governo alterou naquela data as regras do Minha Casa, Minha Vida para determinar que a prestação não poderia ultrapassar 5% da renda da família (antes era 10%) e que o valor mínimo de desconto seria de R$ 25 em dez anos (ante R$ 50). Essa medida passou a valer a partir de então, mas não atingiu os contratos assinados anteriormente. A portaria regulamenta a aplicação dessa regra - desconto de no máximo 5% da renda fami-

A

Fotos: Divulgação/CN

Bloqueio de verbas da Saúde atinge 137 municípios gaúchos

Política

O governo não divulgou quanto custará aos cofres públicos a nova medida

liar - para os contratos assinados antes do dia 27 de agosto, com efeito para as prestações que ainda vão vencer a partir desta terça-feira. Como os beneficiários do programa dividem as prestações dos imóveis em dez anos, a medida implica em desconto para as prestações que vão ser pagas até 2022.

“Ao se reduzir o valor de pagamento das parcelas, automaticamente aumenta o subsídio”, confirma o Ministério dasCidades, em nota. De 2009 a 2013, o governo federal desembolsou R$ 73,2 bilhões em subsídios para os empreendimentos da faixa 1. Outros R$ 6,3 bilhões de subsídios foram destinados aos financiamentos

imobiliários da chamada faixa 2 (famílias que ganham entre R$ 1,6 mil e R$ 3,275 mil). A presidente Dilma Rousseff também anunciou nesta semana, o investimento de R$ 2,8 bilhões para a terceira etapa das ações de saneamento básico e tratamento de água, dentro da segunda fase do Programa deAceleração do Crescimento (PAC 2).

Líderes comunitários são homenageados Canoas - A Câmara Municipal de Canoas promoveu na última terça-feira (06) a entrega do Prêmio LíderComunitário 2014.A premiação presta o reconhecimento a pessoas que se destacaram pela sua atuação nas suas comunidades. Foram nove homenageados pelas bancadas que compõem o Legislativo. Uma das novidades foi a homenagem compartilhada dos partidos ao presidente da União de Associações de Moradores de Canoas (UAMCA),Alcindo Pereira. A escolha levou em consideração a representatividade e o trabalho desenvolvido pela entidade, segundo o presidente da Casa, vereador Ivo Lech (PMDB). Nesta edição, os homenageados receberam, além do certificado, o troféu Canoeiro.

Foram nove homenageados pelas bancadas que compõem o Legislativo

A premiação acontece anualmente em alusão ao Dia do Líder Comunitário, criado por projeto de lei do vereador Dario da Silveira (PDT) e comemorado

em 05 de maio. A instituição do prêmio, que recebe o nome de Clésio Aires de Oliveira, foi iniciativa do vereador Ivo Fiorotti (PT).

Os homenageados pelas bancadas (dois partidos não apresentaram indicações) • Bancada PT MARIO ANTÔNIO DHEIN • Bancada PMDB CELSO ANTÔNIO PADILHA • Bancada PDT MARIA T. RODRIGUES • Bancada PTB ACÁCIO SANTOS • Bancada PP MARION MROSS ELIAS • Bancada PRB VILSON LUIZ DA SILVA • Bancada PSD EDER MARTINI • Bancada PSDB ARISTEU PIRES DE PIRES • Bancada PR JOSELENE DE OLIVEIRA

PCdoB ganha filiados em Canoas Canoas - No começo deste mês, na sede do PCdoB, em Porto Alegre, a deputada federal e presidente estadual do PCdoB, Manuela D’Ávila, validou a ficha de filiação de Almiro Rodrigo Gehrat, conhecido como “Cebola”. Cebola é metroviário e atuou em diversos movimentos sociais. “Chegamos para fortalecer o partido, identificados com as bandeiras de luta do PCdoB em seus 92 anos de história. No próximo dia 24,

diversos outros companheiros farão a filiação em grande atividade do partido que ocorrerá Canoas”, comentou Cebola. O novo filiado do PCdoB foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unilasalle, da Associação de Moradores do bairro Fátima, coordenador de Juventude e diretor de Cidadania Cultural da Prefeitura de Canoas. Também foi vereador em Canoas na última legislatura e atualmente é suplente de vereador na cidade.

Deputada Manuela D’Avila, validou a ficha de filiação do ex-vereador Cebola


4-

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto de Vista Planejamento familiar A discussão sobre esse tema fica entre os extremos dos dogmas defendidos pela Igreja Católica, no arcaico crescei e multiplicai-vos e o Estado brasileiro, por meio dos políticos temerosos à Igreja, nunca o encararem com a devida seriedade, e quando se fala sobre planejamento familiar é de forma tímida e incompreensível. Devido às radicalizações passou a ser um problema complexo de difícil solução porque o Estado se omite de exercer sua soberania plena sobre questão tão relevante para a sociedade. A liberdade sexual tem resultado em inúmeras jovens grávidas precocemente, que geram famílias sem condição financeira para sustentarem. Essas gravidezes fortuitas comprovam que não há nenhuma preocupação com a prevenção de doenças graves e contagiosas para elas ou para seus parceiros, inclusive o vírus HIV (AIDS). Como regra, esta juventude não passou da 4ª série do ensino fundamental, tem dentes cariados ou nem os tem, não possui um convênio médico e muito menos tem emprego. Mesmo que alguns desses requisitos sejam preenchidos, uma gravidez requer equilíbrio emocional e preparo

psicológico para a formação do filho. Assim como existem pessoas que poderiam ter quantos filhos quisessem, uma pessoa desempregada, sem recursos para se manter deveria evitar. Alguns setores da sociedade - em especial a mídia – apontam a adoção por pessoa com recursos financeiros como solução para o abandono de crianças. A responsabilidade tem que recair sobre os pais. Eles são os únicos responsáveis. É mais fácil, racional, inteligente e mais econômico evitar filhos a tê-los para passarem por todo tipo de privação. Não há adoção que resolva o problema do menor abandonado. Adotam-se dez num dia, mas duzentos são colocados nas ruas no dia seguinte. Essa necessidade psicológica de procriação precisa ser substituída por valores como estudar, divertir-se, praticar esporte, por música e dança, além de outras atividades culturais. Ao Estado caberia veicular campanhas permanentes na mídia, especialmente na televisão e no rádio, com vista a informar os métodos contraceptivos de forma clara e objetiva. Mas, também, deveria colocar à disposição da população – pobre ou rico camisinha, vacina, pílula do dia seguinte e tudo mais que existir, além de facilitar a realização da vasectomia e da laqueadura de

Errar, falhar... Por que negar?

trompas nos hospitais públicos, sendo o bastante para a realização a maioridade e a vontade da pessoa. O Ministério Público deveria mover ações com o objetivo de punir as pessoas por abandono material e intelectual, crimes previstos no Código Penal há mais de meio século. Enquanto abandonar filhos não trouxer consequências jurídicas relevantes, a sociedade vai assistir à dolorosa cena de crianças sujas e descalças pelos faróis, dormirem em praças públicas e sofrerem todo tipo de abuso sexual. Tem faltado o enfrentamento do problema com maior rigor pelo Estado, pela sociedade, pelas famílias e, principalmente, pelos jovens. Aliado à ignorância está o machismo estúpido de muitos. Até hoje, quase nenhum pai ou responsável foi punido civil ou penalmente pelo abandono dos filhos. Responsáveis diretos ou não, todos aceitam passivamente à perpetuação de mais um problema. Sexo, sempre, na quantidade do desejo e da libido de cada um; mas fazer sexo jamais pode ser sinônimo de fazer filho. Pedro Cardoso da Costa Bacharel em direito

O político de duas caras

Lula disse em Lisboa que o Brasildeveriainvestirmaisnasprivatizações em Portugal. É muito engraçado! Lula no Brasil sempre foi contra as privatizações de empresas brasileiras. Por que em Portugal ele manifesta interesse pelas privatizações portuguesas? Deveria ser coerente com a sua deformada filosofia estadista. Trata-se de um político não confiável, sem seriedade. No Brasil, ele tem um comportamento e, em Portugal, outro. Lula é o político de duas caras. Lula foi um espertalhão sindicalista que surgiu no Brasil. Lula é o protótipo político inconfiável quesóquisequer,eleesuaturma, tirarvantagemda coisa pública.O respeitoàmoralidadepúblicanão faz parte de seu caráter.Ademais, Lula usa recursos maquiavélicos quando lhe são convenientes: chama seus correligionários de “aloprados”, todas as vezes que estes são envolvidos em graves denúncias, que comprometem a imagemdoPT.Vejamestapérola: o ex-presidente também disse, em Portugal, que os dirigentes do PT condenados no mensalão não são de sua confiança.Grande amigo urso! Quando alguém, considerado pobre e com pouco estudo, chegaaopoder(político)edelesai na condição de classe média alta, inclusive tendo o filho, Lulinha, nesse período, se tornado grande

empresário,émuitodifícilnãosesuspeitardasagacidadedosenhorLula. Por outro lado, Lula confunde alhos por bugalhos: política com Judiciário. Lula é um doidarrão varrido. Ele não tem noção do que seja autonomiadosPoderes.Demonstra desconhecer o Art. 2º, da Constituição Federal, ao não entender a inteligênciadoartigo,quefaladePoderes independentes e harmônicos. Lula pensa que o Judiciário tem que se ajoelhar ao Executivo, só porque os seus ministros são indicados pelo presidente da República. Aliás,quandoLulaerapresidente da República criticava o Tribunal de Contas da União (TCU). Em outubro de 2009, um ano antes de deixar o Palácio do Planalto, o então presidente subiu o tom das críticas ao TCU. À época, a Corte recomendou a paralisação de 15 obras federais em relatório enviado ao Congresso. “Nãoéjustomandarpararumaobra, mesmo quando haja algo errado, porque o custo fica muito mais caro ao país e ao povo”, disse o petista, ao vistoriar as obras da Ferrovia NorteSul em Anápolis (GO), que teve um trecho paralisado por determinação doTCU.Lulanãoselimitouacriticara fiscalizaçãodoTCUeanunciouaideia decriarumórgão“tecnicamenteinatacável” para decidir sobre questões relativas à paralisação de obras por recomendação do tribunal. Quanto ao julgamento do mensalão, Lula mostrou em Lisboa todo o seu despreparo cívico ao reprochar

que a decisão daCorte foi 80% política e 20% jurídica. Lula deveria se conter:foibafejadopelasorte,pois ele escapou também ser arrolado no processo. Enquantonãosetemumpaís que dê aos seus filhos condições similares ao padrão exigido pela Fifa, para a realização da Copa do Mundo de futebol, nas áreas de educação, saúde, segurança pública etc., o ex-presidente Lula tripudia em Lisboa ao dizer que não se incomoda com as manifestações de ruas do povo contra o desperdiço do dinheiro público e não melhoramento da qualidade dos serviços e da infraestrutura do país,edeixouumrecadoàpatuleia brasileira: “Deixa o povo ir para a rua, não tem nenhum problema. É um povo indo para a rua protestando e outro povo indo para a rua para ver o jogo [...] O que importa é que nós temos que garantir tranquilidade para os jogadores. Não é em qualquer momento que a gente pode receber no Brasil um Cristiano Ronaldo, um Leonel Messi,umNeymar.Nãoéemqualquer momento que a gente pode receberessasfigurasimportantes”, afirmou o ex-presidente. Só que a sandicedosenhorLulanãolhepermite ver o Brasil do ponto de vista apolítico e de responsabilidade com as causas sociais.

Júlio César Cardoso Bacharel em Direito e servidor federal aposentado

Água é um produto importantíssimo para a vida e água pode ser encontrada por todo o planeta, porém muita dessa água é insalubre. A falta de água potável está se tornando uma situação desesperadora. A dessalinização é uma solução, mas consume muita energia. Diversas tecnologias de dessalinização estão sendo desenvolvidas. Um filtro feito de grafeno é uma novidade promissora, espera-se que custe um centésimo do que outras técnicas típicas. O grafeno é um material composto de carbono puro, tem a espessura de apenas um átomo. É poroso na escala molecular que mantém tudo dentro do filtro, exceto as moléculas de água. Um filtro de água típico deixa o sal da água do mar passar também, mas a filtragem molecular do grafeno não permite que o sal passe. É uma técnica que deve competir com o processo de osmose reversa, que ocorre quando a água é forçada a uma pressão elevada através de uma membrana de filtragem de sal. Uma empresa de Boston especializada em dessalinização inventou um método que reduz os custos para eliminar o sal da água. Eles combinam

as duas técnicas mais utilizadas, a evaporação e a osmose. A água salgada é separada de uma solução de amoníaco e dióxido de carbono por uma membrana que permite passar somente água. Por osmose, a água é sugada para a solução mais concentrada. Em seguida, por aquecimento de 40 a 50 graus, o dióxido de carbono e o amoníaco evaporaram deixando somente água potável. Os outros dois componentes são capturados e reutilizados. E os custos com energia podem ser zerados se uma planta de dessalinização estiver associada a uma termelétrica, aproveitando o calor residual que é normalmente perdido. Um grupo de pesquisadores do MIT, Massachusetts Institute of Technology, também projetaram um sistema de dessalinização de água que é alimentado por energia solar e portátil, o que permite ser transportado para áreas atingidas por desastres. É composto por um painel fotovoltaico que gera eletricidade para uma bomba de água. A água do mar é forçada de uma membrana permeável a fim de remover o sal e outros minerais. Os pesquisadores demonstraram que o protótipo é capaz de produzir cerca de 80 litros de água por dia em diversas con-

dições climáticas. Uma versão maior do aparelho pode fornecer 1.000 litros de água por dia a um custo estimado de US$ 8.000. Estima-se que vinte unidades poderiam ser transportados em um avião de carga C-130 e, assim, mais de 10.000 pessoas poderiam ter água potável. A Austrália não deixa por menos e inventou uma usina de dessalinização movida a onda. O projeto junta a tecnologia de osmose reversa com o projeto de energia das ondas. A primeira usina de dessalinização foi instalada em Kwinana em 2006 e iniciou a construção da segunda em Binningup em 2013. As duas usinas fornecerão cem bilhões de litros de água potável. Esses projetos “verdes” têm um imenso significado quando se observa que a Arábia Saudita gasta 300.000 barris de petróleo por ano nas suas usinas de dessalinização. O Brasil até que precisa disso, no nordeste, por exemplo, e o que nossas autoridades fazem por aqui? Mario Eugenio Saturno Tecnologista

Jornalismo com alma

Antesdaeradigital,emquase todas as famílias existia um álbum de fotos ou uma caixa de sapatos cheia de fotografias. Lá estavam as nossas lembranças, os nossos registros afetivos. Muitas vezes abríamos o álbum ou a caixa e a imaginação voava. Era bem legal. Agora, fotografamos tudo e arquivamos compulsivamente. Nossa antiga caixa de sapatos foi substituída pelas galerias de fotos de nossos dispositivos móveis.Temosoverdosedefotos,masfaltao maisimportante:amemóriaafetiva,acurtiçãodaquelesmomentos. Fica para depois. E continuamos fotografando e arquivando. Pensamos, equivocadamente, que o registro do momento reforça sua lembrança, mas não é assim. Milharesdefotossãoincapazesde superaravivênciadeuminstante.É importanteguardarimagens.Mas émuitomaisimportantevivercada momento com intensidade. Algoanálogo,muitoparecido mesmo,ocorrecomoconsumoda informação. Navegamos freneticamente no espaço virtual. Uma enxurradadeestímulosdispersam a inteligência. Ficamos reféns da superficialidade. Perdemos contexto e sensibilidade crítica. A fragmentação dos conteúdos pode transmitir certa sensação de liberdade. Não dependemos, aparentemente, de ninguém. Somos os editores do nosso diário personalizado. Será? Não creio,

sinceramente. Penso que há uma crescente nostalgia de conteúdos editados com rigor, critério e qualidade técnica e ética. Há uma demanda reprimida de reportagem. É preciso reinventar o jornalismo e recuperar, num contexto muito mais transparente e interativo, as competências e a magia do jornalismo de sempre. É preciso olhar para trás para dar saltos consistentes. “Hoje”, dizia Nelson Rodrigues, “ninguém imagina o que eram as velhasgeraçõesromânticasdaimprensa.Mudaramojornaleoleitor.Noano passado, houve uma chuva inédita, uma chuva bíblica, flagelando a cidade. Desde Estácio de Sá, não víamos nadaparecido.Etodomundomorreu e desabou, e se afogou, menos o repórter.Nãohouveumaúnicabaixana reportagem. Fez-se toda a cobertura do dilúvio e ninguém ficou resfriado, ninguémespirrou,ninguémapanhou uma reles coriza. Por aí se vê que há, entre a nossa imprensa moderna e o fato, uma distância fatal. O repórter age e reage como um marginal do acontecimento. Antigamente, não. Antigamente, o profissional sofria o fato na carne e na alma.” Jornalismo sem alma. É o dignóstico de uma doença que contaminainúmerasredações.Oleitornão sente o pulsar da vida. É preciso contar boas histórias. Com transparência e sem filtros ideológicos. O bom jornalista ilumina a cena,orepórtermanipuladorconstrói a história. Na verdade, a batalha da

Artigos para esta coluna com no máximo 3000 caracteres. As opiniões publicadas nesta seção por seus autores não expressam necessariamente a opinião deste jornal E-mail: redacao@jornalcorreiodenoticias.com.br

isenção enfrenta a sabotagem da manipulação deliberada, da preguiça profissional e da incompetência arrogante. Todos os manuais de redação consagram a necessidade de ouvir os dois lados de um mesmo assunto. Mas alguns procedimentos, próprios de opções ideológicas invencíveis, transformam um princípio irretocável num jogo de aparência. A apuração de mentira representa uma das mais graves agressões à ética e à qualidade informativa.Matériaspreviamente decididasemguetossectáriosbuscam a cumplicidade da imparcialidade aparente. A decisão de ouvir o outro lado não é honesta, não se apoia na busca da verdade, mas num artifício que transmite um simulacro de isenção, uma ficção de imparcialidade. O assalto à verdade culmina com uma estratégia exemplar: repercussão seletiva. O pluralismo de fachada, hermético e dogmático, convoca pretensos especialistas para declarar o que o repórter quer ouvir. Mata-se a notícia.Cria-se a versão. Resultado: a credibilidade, verdadeiro capital de um veículo, seesvaipeloralodospreconceitos. O jornalismo precisa recuperar a vibração da vida, o cara a cara, o coração e a alma. Carlos Alberto Di Franco Professor de Ética


Sexta - Feira - 09 de maio de 2014 - 5

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ministério da Saúde prorroga campanha e no RS ainda não foi definido novo prazo

Vacinação da gripe termina hoje longe de alcançar meta

Canoas s pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas contra a gripe têm somente hoje para ficarem imunizados. A Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sexta-feira (09). Em Canoas, até o dia 2 de maio, 40.178 pessoas foram vacinadas, o que representa 41,75% do público alvo. A meta no município é atingir 80% da população que faz parte dos grupos de risco, o que representa 96.221 pessoas. Entre os grupos de risco, neste ano, a grande novidade é a inclusão das crianças com até cinco anos de idade (até o ano passado o limite era de dois anos). Todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Canoas estarão a disposição durante todo o dia no encerramento da campanha. No resto do Estado, somente 32,3% do grupo de risco se vacinou, de acordo com a Secretaria da Saúde. Apesar da tentativa de imunizar 3,5 milhões de pessoas, 1.129.438 receberam a dose até o começo desta semana. A vacinação não é recomendada somente para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de consumir ovos ou alimentos que

A

Fotos: Divulgação/CN

Atendimento e acompanhamento psicológico na Ulbra

Geral

No resto do Estado, somente 32,3% do grupo de risco se vacinou

contenham o produto podem receber a vacina. Neste caso, devem informar a equipe da unidade de saúde sobre essa questão. Quem estiver com febre (mesmo sendo baixa) deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada por estudos epidemiológicos. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos

graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença. Ano passado, 40% dos casos de internações por Influenza eram pessoas elegíveis para receber a vacina e que não receberam a dose, o que representa 226 casos do total de 564. Já entre os casos que vieram a óbito, 74% eram pessoas que também poderiam ser vacinadas e não foram (55 casos do total de 74 óbitos).

Quem deve se vacinar

- Gestantes - Mães até 45 dias após o parto (puérperas) - Idosos (60 anos ou mais) - Doentes crônicos (mediante indicação médica) - Profissionais de saúde - Crianças de 6 meses até cinco anos de idade - Indígenas

Sindicato e trabalhadores cruzam os braços em protesto

Canoas - O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas realizou a partir da madrugada da última terça-feira (6), assembleias simultâneas nos portões de sete grandes empresas da categoria: Alstom, Edlo, Harman, Liess, Maxiforja, Midea Carrier e MWM International. Ao todo, cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços durante cerca de meia hora a partir do horário de entrada. A grande mobilização da categoria teve por objetivo pressionar a classe patronal a intensificar as negociações e considerar as reivindicações da categoria. Segundo a direção do sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras querem a reposição da inflação

Trabalhadores querem a reposição da inflação e um aumento real de 4% nos salário

e um aumento real de 4% nos salários por conta da produtividade alcançada por grande parte das indústrias metalúrgicas. Os trabalhadores lembram que já

estão dentro do mês data-base, que o período da Copa do Mundo de Futebol se aproxima e que, neste ano, poucas cláusulas da Convenção Coletiva serão

modificadas, especialmente as que tratam do reajuste salarial. Embora a pauta de reivindicações tenha sido encaminhada para o sindicato patronal logo após a assembleia geral do dia 3 de abril, até o momento apenas duas reuniões de negociações foram realizadas entre as partes, sem qualquer avanço para a categoria metalúrgica de Canoas e Nova Santa Rita. Na base dessas cidades, o sindicato pretende dar continuidade às mobilizações durante a semana, distribuindo boletins, realizando assembleias nos portões das fábricas, atrasando ou não a produção, enfim, preparando a categoria para mobilizações cada vez mais fortes.

Dia das Mães deve movimentar R$ 359 milhões Canoas - O varejo do Rio Grande do Sul deverá registrar crescimento de 7%, movimentando um total de R$ 359 milhões por conta das vendas para o Dia das Mães. O investimento nos presentes para o próximo domingo deve ser em torno de R$ 120, data que é destaque no calendário varejista, ficando atrás apenas do Natal.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), roupas e produtos de perfumaria lideram a intenção de compras para presentear as mães no próximo domingo. Atrás deles, em terceiro lugar, está a opção “o que ela pedir”. “É bom as mães ficarem atentas e aproveitarem a disposição dos filhos”, brinca Vilson

Noer, presidente da entidade. A maioria (62%) dos entrevistados afirmou que deve ir às compras nesta semana. “Mais de 70 % das vendas deverão ser realizadas entre hoje e sábado, véspera do Dia das Mães”, afirma Noer. As lojas de rua foram apontadas como preferência para 70% das pessoas e, em segundo lugar, com 22%, os shoppings centers. “A tra-

dição do varejo de rua é muito forte no interior do Estado. Existem marcas e lojas regionais com grande destaque e que apostam em promoções nesta época do ano”, comenta o dirigente. O pagamento à vista foi apontado por 53% dos entrevistados. Cartão de crédito, cheque ou crediário serão opções para 47%.


6-

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Geral

Pesquisa recente do Instituto Trata Brasil destaca trabalho do município sobre o tema

Canoas m outubro do ano passado, o Instituto Trata Brasil divulgou um ranking anual de saneamento básico. Na oportunidade, foram analisados os 100 maiores municípios brasileiros, e Canoas que ocupava um incômodo lugar entre as 10 piores na avaliação anterior, manteve o baixo desempenho, fechando o ano na 89ª posição. A falta de tratamento de esgoto foi mais uma vez, a principal responsável pelo mau rendimento. Para reverter esse quadro, o município avançou no tema e começa vislumbrar números e índices melhores no saneamento básico. Nesta semana, o mesmo instituto revelou dado interessante, mas dessa vez positivo para o município. Em nova pesquisa do Trata Brasil que analisa a situação dos Planos Municipais de Saneamento Básico nas 100 maiores cidades brasileiras, somente 12 municípios cumprem integralmente ao marco regulatório de saneamento, e Canoas está na relação. Dentre as seis cidades gauchas analisadas, Canoas é única no RS. Em 100 cidades brasileiras, 34 sequer tem Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). 15 têm apenas plano com abastecimento de água e esgoto sanitário e cinco contemplaram abastecimento de água, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos em seus PMSB. Nenhuma das outras cidades apresentou o plano completo e em três cidades, não foi possível identificar os componentes contemplados. O plano de saneamento é nada mais nada menos que um cronograma de ações, obras, objetivos para os próximos nas cidades. Segundo o Instituto Trata Brasil, as 100 cidades analisadas em todo País representam 40% da população brasileira e juntas somam mais 76 milhões de habitantes. O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Todeschini revela que com o plano, Canoas tem a possibilidade concreta de dar um salto de qualidade no saneamento. Ele lembra que o objetivo é alcançar 70% do esgoto coletado e tratado até 2017. “Com as obras do PAC 1 e 2, já almejamos chegar

E

Foto: Ederson Pereira

Canoas avança nas questões de saneamento básico

Curso de informática para a 3ª idade Canoas - Para os interessados em se capacitar na área da informática, o Senac Canoas está com as inscrições abertas para o curso de Informática para a Maturidade. As aulas iniciam no dia 19 de maio e serão ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h15 às 12h15. Durante o curso o aluno desenvolve conhecimentos para navegação e pesquisa de páginas web, envio e recebimento de mensagens eletrônicas, digitação de textos, formatação de fonte e parágrafo e impressão de documentos. As inscrições podem ser realizadas na Unidade, localizada na Rua Mathias Velho, 255. Mais informações pelo telefone (51) 3476-7222 ou pelo site www.senacrs. com.br/canoas.

Trensurb cobrará tarifa nas novas estações de NH Porto Alegre - A Trensurb deu início nesta semana, à operação comercial nas estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A cobrança da passagem, no valor de R$ 1,70, ocorre a partir da abertura das estações, às 5h. As estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo abriram ao público em dezembro de 2013, funcionando, desde então, em regime pré-operacional. Desde 30 de janeiro, a operação acontecia no horário integral de circulação dos trens, das 5h às 23h20min, mas ainda sem cobrança de passagem. Só em abril, mais de 410 mil passageiros acessaram a Linha 1 da Trensurb através das novas estações.

Número de casos de dengue é seis vezes menor que em 2013 no RS

Obra na vala do Ireneu

em 30% ainda este ano”, pontua o secretário. Em 2011 (ano a que se refere o primeiro levantamento do Trata Brasil), Canoas teve 17,35% do esgoto coletado e tratado, muito abaixo da média brasileira, que é de 48,1%. Plano ainda não é obrigatório Apesar de a lei que regulamenta o PMSB ter sido sancionada em 2007, o plano ainda não é obrigatório, pois a aplicação foi adiada ao menos três vezes desde então. Segundo a nova regulamentação, todos os municípios brasileiros devem formular políticas públicas visando a universalização do saneamento básico em todo País até o dezembro de 2015. Planejamento do saneamento básico Segundo o presidente executivo do instituto, Édison Carlos, apesar da lei, não foram criados incentivos para que os

planos sejam criados. “O ruim da nova prorrogação é que ela não criou nenhum incentivo para aqueles municípios que se empenharam em cumprir o prazo anterior nem punições aos que pouco fizeram, mesmo após seis anos de vigor da lei. Os planos não entregues prejudicam ainda mais a agilidade e o planejamento do saneamento básico nas cidades, que precisam atrelar os avanços às regras de ocupação do solo, expansão imobiliária e a proteção das áreas preservadas.” PLANSAB No final de 2013, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assinou o decreto 413, que instituía o Plano Municipal de Saneamento Básico (PLANSAB). No plano, estão constituídas políticas públicas de saneamento básico, definição de metas e estratégias de governo para o setor nos próximos vinte anos, como obras em redes de abastecimento

de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Para investimentos em saneamento e esgoto, Canoas recebeu do Governo Federal mais de R$ 215 milhões, valor originado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Secretário Todeschini destaca, algumas obras importantes como a construção de sistemas de abastecimentos, substituição de redes antigas e elevatórias (auxilia na vazão do esgoto). “Tudo está organizado no plano que prevê uma integração de serviços: abastecimento, coleta, tratamento e drenagem urbana. Foram ou serão executadas obras em vários bairros da cidade”, conclui. Ele ainda complementa que o plano pode sofrer revisões ou até mesmo alterações de acordo com a necessidade da população.

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais três casos de dengue em boletim divulgado nesta semana. Entre as ocorrências novas, estão uma adquirida em Ubiretama (autóctone), e duas importadas de outros estados, de moradores de São Miguel das Missões e Erechim. Com isso, sobe para 62 o total de registros em território gaúcho em 2014, 43 de dengue contraída no Estado e 19 em outras localidades. O número é seis vezes menor na comparação com o ano passado, quando haviam sido confirmados 377 casos até esse mesmo período. Do total, 55% dos casos foram confirmados em Ubiretama, com 34 ocorrências autóctones. Os demais foram verificados em Porto Alegre (8), Pelotas (3), Canoas (2), Campina das Missões (2), Erechim (2), Estância Velha (1), Gravataí (1), Bagé (1), Candiota (1), Uruguaiana (1), Cerro Largo (1), anto Ângelo (1), Muçum (1), Ijuí (1) e Panambi (1). Até agora, a SES recebeu 472 notificações de suspeita de dengue e confirmou 128 municípios considerados infectados, por possuírem focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2013, o Estado registrou 424 casos, dos quais 229 autóctones e 195 importados.

Escola Pinto Bandeira no Rio Branco promove o Dia da Família Canoas - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinto Bandeira e Secretaria Municial de Educação promovem, nesta sextafeira (9), o Dia da Família na Escola. A atividade será realizada das 9h às 17h e é aberta à comunidade. O objetivo do encontro é aproximar mais pais, alunos, professores e funcionários numa ação conjunta, onde serão oferecidos diversos serviços à comunidade, como manicure, corte de cabelo, confecção de carteira profissional, cadastramento no Bolsa Família, além de apresentações artísticas e esportivas dos alunos, A Coordenadoria do Idoso vai disponibilizar à comunidade verificação de pressão arterial e medição de glicose, em parceria com profissionais da ULBRA. A Coordenadoria do Bem- Estar Animal estará presente com a Feira de adoção de cães e gatos. A EMEF Pinto Bandeira fica na Rua Nelson Paim Terra, 1435, Bairro Rio Branco.

32 mil fizeram ou atualizaram título de eleitor no último dia Canoas - No último dia de prazo, 32.305 pessoas procuraram ontem os cartórios eleitorais e as Centrais de Atendimento ao Eleitor, no Rio Grande do Sul, para fazer o primeiro título, alterar o documento (município e local de votação) e pedir seção adaptada, no caso de portadores de deficiência. Quem perdeu o prazo fica impedido de votar em 2014. Eleitores de 18 anos que não fizeram o título devem pagar multa para se regularizar até o pleito de 2016. Na Capital, o valor é de R$ 3,51. Eles também ficarão impedidos de tirar passaporte e participar de concurso público, por exemplo.


www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Brasília - A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ocorre nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet entre os dias 12 (terça-feira que vem) e 23 de maio. A informação foi divulgada nesta quinta pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão é de que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Desenvolvimento e mobilidade pautam reunião do Conselhão Canoas - Na 32ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), realizada nesta quinta-feira (8), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cics) de Canoas, foram apresentadas políticas públicas para melhorias nas áreas de desenvolvimento econômico e mobilidade urbana. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assinou o contrato do projeto do Polo Comercial do Bairro Niterói, com a presença da diretora da empresa SCHAAN - Arquitetura de Soluções, Fernanda Nunes Schaan. A empresa foi vencedora da licitação para a elaboração do projeto do Polo Comercial. A previsão é de três meses para entrega do projeto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso, apresentou aos conselheiros as empresas que vão investir em Canoas. São elas: Lojas Colombo e AUDAC, que, juntas, estão gerando 1.420 novos postos de trabalho.

Inscrições prorrogadas para capacitações profissionais Canoas - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) prorrogou, até 12 de maio, o prazo de inscrições, gratuitas, no Programa Frentes Emergenciais de Trabalho Comunitárias, e para a modalidade Pronatec - Mulheres Mil, para serviços de limpeza e conservação predial. As capacitações ocorrem entre os meses de junho a outubro deste ano. As vagas para Frente Emergencial de Trabalho são destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para esta modalidade de capacitação podem ser feita nas subprefeituras, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), das 9h às 17h. Produtiva. A modalidade do Pronatec - Mulheres Mil é direcionada exclusivamente às mulheres. E ass inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Informações sobre ambos os programas são obtidas pelo telefone 3428.1643, da Diretoria de Segurança Alimentar de Inclusão Produtiva .

Conselhos tutelares recebem veículos Canoas – A Prefeitura de Canoas entregou as chaves de dois veículos, equipamentos de informática e eletrodomésticos aos dois conselhos tutelares de Canoas. Também entregou um veículo adaptado para o uso dos seis conselhos municipais de direito do Idoso, da Mulher, Criança e Adolescente, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e de Segurança Alimentar. O ato ocorreu na última terça-feira (6), na Praça da Emancipação.

Operação Viagem Segura do Dia das Mães inicia na sexta Canoas - Tem início nesta sexta-feira (09), a Operação Viagem Segura do Dia das Mães. A 29ª edição da operação estende-se até a meia-noite de domingo (11). Com a intensiva na fiscalização, os órgãos de trânsito buscam prevenir os acidentes de trânsito, que no ano passado vitimaram 40 pessoas no final de semana do Dia das Mães (incluindo a sexta-feira). No período de 2007 a 2013, o final de semana do Dia das Mães registrou uma média de 9,2 mortes por dia, maior que a média geral dos feriados, que foi de 6,3 no período. A análise dos dados estatísticos demonstra que a maioria das mortes aconteceu no domingo (média de 11,4 mortes/dia) e o turno da noite concentrou a maior parte das ocorrências.

Geral

Comissão de Segurança e Serviços Públicos realiza encontro em Canoas no próximo dia 12

Audiência pública abre debate sobre prevenção contra Incêndios

Canoas – Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado canoense, Nelsinho Metalúrgico (PT), realiza na próxima segunda-feira (12), audiência Pública, na Câmara Municipal de Canoas, a partir das 18 horas, para debater as alterações na Lei 14.376/2013, que trata da Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco no estado do Rio Grande do Sul, que estão contempladas no projeto de Lei Complementar 84/2014. A Lei 14.376/2013, estabelece o regramento sobre a expedição de licenças e alvarás para empreendimentos e edificações exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, e determina que o Plano de Prevenção Contra Incêndio seja elaborado por um engenheiro. Somente após a liberação pelo Corpo de Bombeiros que as prefeituras municipais podem liberar o funcionamento de empreendimentos. Ainda, a legislação permite que as corporações estejam autorizadas

A

Fotos: Divulgação/CN

Enem 2014 ocorre em 8 e 9 de novembro

Sexta - Feira - 09 de maio de 2014 - 7

Audiência Pública ocorre na Câmara Municipal nesta segunda-feira

a interditar os locais que ofereçam risco para a população e os eventos com público superior a 200 pessoas é obrigatória a presença de Brigadistas de Incêndio. “A legislação tem o objetivo claro de resguardar a segurança dos cidadãos e por solicitação da sociedade estamos propondo o debater, já que sabemos haver a necessidade de ajustes

para agilizar o atendimento do Corpo de Bombeiros junto às Administrações Municipais”, comentou o deputado, dando como exemplo a obrigatoriedade do alvará de prevenção contra incêndios, fornecido pelos bombeiros, como pré-requisito para o funcionamento do imóvel, como uma situação que está paralisando muitos investimentos novos nas cidades.

Aberta à comunidade, serão convidados para participar da Audiência Pública o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Canoas, a Câmara de Vereadores de Canoas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas, a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Canoas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Canoas, o Comando-Geral dos Bombeiros de Canoas.

Paradão será ampliado no Centro

Canoas – Após a implantação do corredor de ônibus na Avenida Victor Barreto, entre as ruas Gonçalves Dias e Muck, no Centro, a Prefeitura Municipal irá ampliar o paradão do Golden Center. Até o final deste mês, a obra vai possibilitar o aumento de mais 12 metros, em direção ao Calçadão. Outra novidade a ser implantada no mesmo período é a delimitação do espaço de parada dos ônibus por grupos de linhas. Placas indicarão aos passageiros os locais específicos de embarque e desembarque. No dia 22 de abril, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade remanejou 37% dos coletivos que utilizavam esse ponto, desafogando o local. As medições por GPS, feitas pela empresa Sogal, indicam que o ganho de tempo nas viagens de ônibus, desde que saem dos terminais nos bairros, até chegar ao Centro, chega a 10 minutos em algumas linhas, em determinados horários. O monitoramento da Secretaria Municipal de Transportes

Obra vai possibilitar aumento de mais 12 metros em direção ao Calçadão

e Mobilidade seguirá, para que se possa ter uma ideia exata de duração das viagens com a implantação do corredor. O funcionamento do corredor de ônibus também garante mais segurança aos usuários e tranquilidade aos motoristas para cumprir a tabela horária. Antes da implantação do

corredor de ônibus da Victor Barreto, os “estrangulamentos” no trânsito desde a Avenida Inconfidência e no entorno do La Salle eram frequentes. Como agora os ônibus têm uma faixa exclusiva para trafegar nos horários de pico, sobraram duas pistas para os demais veículos, favorecendo o fluxo do trânsito na Victor.

Mesmo nos horários fora do período de funcionamento do corredor - das 7h às 9h e das 16h às 20h - a faixa exclusiva fica a maior parte do tempo liberada para os coletivos 590 embarques e desembarques diários a menos no Golden Center, dos ônibus das linhas 1, 2, 3 e Nazário/São João.

Agergs multa AES Sul em R$ 2,6 milhões após fiscalização Porto Alegre - Após fiscalização extraordinária nos serviços prestados pela AES Sul entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) multou a empresa em R$ 2,6 milhões. A decisão foi anunciada nesta

segunda-feira. A AES Sul tem 10 dias para apresentar recurso ao Conselho Superior da Agergs ou pagar o valor. Além do auto de infração, a concessionária de energia já reembolsou os clientes atingidos pelas interrupções de energia desse período em R$ 5,7 milhões, por meio do desconto

automático nas contas de luz. “Estamos dando esta resposta à sociedade gaúcha, que sofreu com a falta de energia elétrica neste verão, sendo que nossos técnicos apontaram residências que chegaram a ficar mais de 30 dias sem luz, o que é inaceitável”, afirmou o conselheiro-presidente da Agergs, Carlos Martins,

ao salientar que a empresa também foi punida por falhas no atendimento ao cliente pelo call center no mês de janeiro. Processos de fiscalização semelhantes estão sendo executados para as empresas Rio Grande Energia (RGE) e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).


8-

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Geral

Substâncias como soda cáustica, bicarbonato de sódio e água oxigenada foram detectadas em amostras

Porto Alegre elo menos três pessoas foram presas nesta quintafeira (8), durante a quinta fase da operação Leite Compen$sado: o proprietário da Pavlat, Ércio Vanor Klein; o dono da Hollmann, Sérgio Seewald; e o responsável pela política leiteira da Hollmann, Jonatas William Krombauer. Também devem ser cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em 10 cidades do Vale do Taquari e Vale do Sinos, em especial em Imigrante e Paverama, sede das indústrias de laticínios Hollmann e Pavlat. A operação, coordenada pelo Ministério Público com apoio da Receita Estadual, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Brigada Militar, foi deflagrada no dia em que a primeira fase da ofensiva completa um ano. Segundo as investigações, ficou comprovado que os três detidos davam ordens para que subordinados corrigissem, com adição de diversos produtos, a acidez do leite cru que estava se deteriorando. Os produtos utilizados para essa correção são: o citrato, a soda cáustica, o bicarbonato de sódio, a água oxigenada, entre outros. Conforme dados da Receita Estadual, os investigados adquiriram os produtos químicos em larga escala, que coincidiram com os resultados de 91 laudos em que foi detectada não conformidade com as normas de qualidade exigidas pelo Mapa. No caso da Hollmann, em amostras de leite cru refrigerado, foi constatada, além da adição de água, a possível comercialização do produto

P

Fotos: Divulgação/CN

Ministério Público desarticula nova fraude no leite

Canoas - A Secretaria Municipal de Educação retomou as obras das escolas municipais de Educação Infantil Jardim Atlântico, no Bairro Estância Velha, e Primavera, no Bairro Rio Branco. A construção foi paralisada devido à falência da empresa vencedora da licitação. Cada uma das EMEIs abrirá 120 vagas e somam investimentos de R$ 3,37 milhões, recursos do programa federal Proinfância. As primeiras EMEIs a serem inauguradas este ano são a Vó Lola, na Vila João de Barro, com recursos municipais no valor de R$ 1,98 milhão, e a Residencial dos Jardins, no Bairro Igara, com recursos do Proinfância no valor de R$ 1,51 milhão. O Município conquistou R$ 19,59 milhões para a construção de 14 novas escolas de Educação Infantil. Duas são implantadas com recursos próprios. A rede municipal de ensino de Canoas tem hoje 32 escolas de Educação Infantil, que atendem 4.813 crianças. Com a construção destas 16 novas EMEIs, com capacidade para 120 crianças cada uma, passará a ter 48 escolas e capacidade para atender 6.733 crianças de zero a cinco anos e 11 meses.

Aula gratuita de zumba

Conforme dados da Receita Estadual, os investigados adquiriram os produtos químicos em larga escala

em estado de deterioração, devido à alta acidez provocada pela proliferação de microorganismos. Já nas amostras de leite UHT da Pavlat (vendidos em Florianópolis, Santa Catarina), foi constatado que, mesmo dentro da validade, o produto já estava em estado de decomposição. Todos esses lotes da Pavlat foram retirados do mercado. Supermercados devem retirar das prateleiras leites das marcas Pavlat e Hollmann A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) recomendou, ainda ontem, que os proprietários de estabelecimentos do setor interrompam de imediato a venda dos leites das marcas Pavlat e Hollmann. A medida é preventiva e, segundo o presidente da en-

tidade, Antônio Cesa Longo, a meta é garantir segurança ao consumidor. “Aguardaremos o andamento das investigações e, enquanto houver dúvidas sobre quais são os lotes adulterados, recomendamos que os supermercados retirem essas marcas das gôndolas e cessem a comercialização”, explica. A Agas garante que, mesmo após a retirada das marcas dos pontos de venda, os consumidores não enfrentarão dificuldades no abastecimento de leite, já que, juntas, respondem por apenas 3% da venda. A rede Walmart, que abrange o Big, Nacional, Maxxi Atacado e TodoDia, informou que já está removendo das prateleiras os produtos da Pavlat. Os estabelecimentos da rede não vendem leite da marca Hollmann.

Um ano depois Em um ano de atividades na denominada operação Leite Compen$ado, o MP já atuou em outras 14 cidades em que a fraude no leite foi detectada. Nas quatro primeiras fases, 13 pessoas foram presas e 26 denunciadas. Foram 15 denúncias na primeira fase, seis na segunda, quatro na terceira e uma na quarta fase. Dos presos, quatro já estão soltos. Dois deles por meio de liberdade provisória e outros dois por habeas corpus. Em relação às apreensões, foram 32 caminhões, que foram utilizados para o transporte do produto já adulterado, e dois automóveis, apreendidos com o produto do crime. A Comarca de Ibirubá dividiu o processo e os réus que estavam presos foram condenados em decisão de dezembro de 2013.

Tarifa do aeromóvel em Porto Alegre passa a custar R$ 1,70 Porto Alegre - Desde a última quarta-feira (7), começou a cobrança de tarifa para uso do aeromóvel em Porto Alegre. A linha, que faz conexão Metrô-Aeroporto Internacional Salgado Filho, custa R$ 1,70, mas quem já está dentro dos sistema metroviário e embarca no Aeromóvel na Estação Aeroporto da Trensurb não precisa pagar passagem adicional. Desde o dia 1º de maio, a tecnologia pioneira funciona durante o mesmo horário das estações do metrô e já transportou mais de 3 mil passageiros. O presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirmou que o uso do veículo em horários de pico e o sucesso no período de teste trazem tecnologia pioneira ao Estado. “É uma tecnologia pioneira. É importante que se destaque, é diferente de uma tecnologia amplamente usada no mercado, como trens e

Retomada obras de duas escolas municipais

metrôs. São os primeiros dois veículos fabricados em escala industrial por um fabricante de material rodoferroviário”, explicou Kasper. A Trensurb quer constituir uma base para a formação de profissionais para operar a tecnologia. “Não só para contribuir com pesquisa e desenvolvimento em cima deste projeto piloto, mas também formar profissionais para fazer a manutenção dos sistema.” Atualmente está em andamento projeto para implantação do Aeromóvel em Canoas e em Porto Alegre, ligando o Mercado Público e o Shopping Praia de Belas. Além disso, a empresa Trensub recebeu demanda de uma cidade do interior do Rio de Janeiro e da administração do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para estudar a possibilidade de implantação da tecnologia.

Canoas - A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) está com inscrições abertas para aulas de zumba. A aula é gratuita e faz parte do Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS), da SMEL, que hoje atende em torno de mil e quinhentos canoenses. A zumba mistura ritmos mundiais de alto astral com uma coreografia fácil de seguir, um exercício para o corpo todo, que parece como uma comemoração.A dança queima calorias, fortalece os músculos, reduz a dor e retarda o processo de envelhecimento. Uma aula de zumba queima entre quinhentas e mil calorias, dependendo da intensidade do treino. ASecretaria de Esporte e Lazer (SMEL) disponibiliza à população canoense - sempre com inscrições a partir do primeiro dia útil de cada mês - diversas atividades físicas gratuitas. Os interessados, a partir dos 15 anos de idade, podem se inscrever em uma ou mais das modalidades ofertadas pelo PLAFS. Além da zumba, outras atividades oferecidas pela SMEL são alongamento e flexibilidade, ginástica aeróbica e localizada, step, jump, musculação, ioga, tai chi chuan e chi kung. Todas as atividades são monitoradas por profissionais de educação física. Mais informações sobre o PLAFS pelo telefone 3427.1378.

Inscrições de demandas do OP começam em 12 de maio Canoas - As inscrições das demandas doOP 2014-2015 ocorrem de 12 de maio a 11 de junho, nas quatro Subprefeituras, na Secretaria Municipal das Relações Institucionais, no site da Prefeitura (www.canoas.rs.gov.br) e no Prefeitura na Rua. Na semana de 23 a 30 de abril, foram realizadas quatro reuniões preparatórias, uma por quadrante. Nesses encontros, a comunidade e lideranças comunitárias apontaram possíveis obras necessárias para suas regiões. A Prefeitura investe R$ 16 milhões do orçamento a cada ano nas obras escolhidas no OP - duas no valor de R$ 500 mil por microrregião e R$ 1 milhão para a obra da cidade. Programação: 12 a 31 de julho - avaliação da viabilidade técnica, jurídica e financeira das demandas pelas devidas secretarias, com orientação da Secretaria Municipal de ReIações Institucionais e Monitoramento. 3 a 21 de novembro - rodada de 15 assembleias presenciais, por microrregião, com eleição de uma demanda em cada uma. As cinco seguintes mais votadas irão para nova votação na segunda rodada. Nesta assembleia também ocorre a eleição dos delegados, na proporção de um para cada 20 participantes.Os delegados compõem o fórum de delegados microrregionais. *7 de dezembro - segunda rodada, com voto em urnas, colocadas em vários locais da cidade, das 8h às 17h. A contagem dos votos será feita no dia seguinte. * 8 a 12 de dezembro - OP Canoas Digital, para a eleição da Obra da Cidade, pelo sistema Ágora Virtual.

Rio Gravataí é selecionado para programa ambiental

Linha faz conexão entre o metrô e o Aeroporto Internacional Salgado Filho

Horários de funcionamento Nos dias úteis, o intervalo entre partidas em cada um dos terminais é de 10 minutos. Nos sábados, os intervalos variam

entre 10 (das 7h às 20h30) e 15 minutos (das 5h às 7h e a partir das 20h30). Nos domingos e feriados, as partidas acontecem a cada 15 minutos.

Gravataí - O Projeto Rio Limpo foi selecionado na Seleção Pública de Projetos de 2012 do então Programa Petrobras Ambiental. Será o primeiro maior projeto que já abrangeu toda a bacia com ações diversificadas para conscientizar as comunidades que se utilizam dos recursos do Rio Gravataí sobre saneamento básico e descarte de resíduos sólidos. O Projeto será lançado na sexta-feira, dia 9 de maio, às 19h, em seminário na FACENSA, em Gravataí. A Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí (APNVG) realizará uma série de atividades nos próximos dois anos pautando a integração sustentável da sociedade com o Rio Gravataí e demais recursos naturais da região. O Rio Gravataí abastece mais de um milhão de pessoas na Região Metropolitana de Porto Alegre, em uma bacia hidrográfica que abrange Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha,Taquara eViamão. Em seu trecho final, cerca de 25% do seu curso, ele recebe alta carga de resíduos orgânicos não tratados.


Sexta - Feira - 09 de maio de 2014 - 9

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Canoas - Um homem foi preso com armas e drogas, na madrugada desta segunda-feira, em Canoas. De acordo com a Brigada Militar, o detido, que não teve a identidade revelada, foi abordado durante um trabalho de rotina. Com ele, os PMs apreenderam uma garrucha calibre 38, uma espingarda artesanal calibre 32, um carregador e quatro projéteis para a arma, além de 18 buchas de cocaína, duas de maconha e uma quantia em dinheiro. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do flagrante.

Homicídio no Guajuviras Canoas - Um homem foi assassinado e dois jovens ficaram feridos na madrugada da última quarta-feira (7), no bairro Guajuviras. A vitima, Jocimar Sanger, de 36 anos, e dois amigos, um de 16 e outro de 17, estavam na esquina da Rua Clóvis Beviláqua, na vila São José, quando um carro de cor prata de aproximou. Os ocupantes imediatamente começaram a atirar. Segundo informações da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD), foram disparados mais de 10 tiros contra as vitimas. O adolescente de 17 anos foi alvejado na perna, o outro no abdome e Jacimar levou cinco tiros. Socorrido, não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no Hospital de Pronto Socorro.

Porto Alegre contará com mais de 5 mil policiais para Copa Porto Alegre - A segurança durante os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre contará com 5.235 policiais. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário extraordinário da assessoria de segurança da Copa da Secretaria de Segurança Pública, coronel Erlo Pitrosky, durante encontro com representantes dos consulados da Alemanha, Holanda, Argentina, Equador, Chile, Itália, França, Uruguai, Nigéria e Japão no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Conforme Pitrosky, a operação Copa do Mundo terá 2.346 policiais militares, 700 da Polícia Civil, 575 da Polícia Federal, 300 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 200 do Corpo de Bombeiros. O evento contará ainda com 270 pessoas atuando no Centro Integrado de Controle na sede da Secretaria de Segurança Pública, na rua Voluntários da Pátria. O vice-governador Beto Grill informou que 270 mil turistas brasileiros e estrangeiros estarão no Estado durante as partidas do mundial de seleções. Segundo Grill, os consulados passaram uma estimativa de que 101,5 mil turistas estrangeiros venham ao Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo, a maioria deles argentinos.

Mulher tenta beber bafômetro ao ser abordada na freeway Porto Alegre - Uma mulher de 37 anos foi presa em flagrante na manhã da última quarta-feira (7) por dirigir alcoolizada pela BR 290, a freeway. A condutora de um Gol, com com placas de Itapema (SC), partiu de Porto Alegre em direção a Camboriú. Por volta das 10h, a motorista foi abordada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 1, em Osório. Conforme relato do policial que atendeu a ocorrência, ela tentou beber o bafômetro. O teste constatou que a mulher estava com 1,24 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. A partir de 0,30 mg/l já é enquadrado em crime de trânsito. Além do alto nível alcoólico, a condutora não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Osório. Caso não pague a fiança, será encaminhada ao Presídio de Osório.

Delegado busca definir com precisão horário do crime para buscar imagens de câmeras de segurança

Polícia deve ouvir testemunhas sobre morte de jornalista

Canoas ito testemunhas da morte do jornalista Fabiano Cardoso, de 44 anos, serão ouvidas até o final desta semana, pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil. Cardoso foi vítima de um latrocínio na noite de 1° de maio, em Canoas, na Região Metropolitana. O delegado Marco Arruda espera colher todos os depoimentos até esta sexta-feira. Conforme ele, testemunhas já trouxeram informações de forma informal à polícia. Além disso, uma equipe foi montada pelo Departamento para trabalhar exclusivamente no caso. Arruda ainda tenta aprofundar informações sobre o horário preciso do crime e a rota de fuga utilizada pelos criminosos para que a investigação possa buscar imagens de câmeras de segurança da região. Além disso, o delegado explica que o exame das impressões digitais deixadas no carro é fundamental para esclarecer o crime. O local em que os dados foram coletados permanecia conservado, o que pode resultar em um laudo satisfatório. Como Cardoso foi socorrido digitais de pessoas que prestaram auxilio ao jornalista podem aparecer no resultado, entretanto.

O

Fotos: Divulgação/CN

Homem é preso com armas, munição e drogas

Polícia

Fabiano Cardoso foi vítima de um latrocínio na noite de 1º de maio

A investigação suspeita que ele tenha sido abordado por dois homens a pé. Moradores encontraram a vítima baleada no interior de um Ford Focus, na rua Santos Ferreira, próximo ao Hospital Nossa Senhora das Graças. Durante o assalto, Cardoso tentou arrancar com o carro, mas foi baleado no peito. Servidor de carreira da Prefeitura de Porto Alegre há mais

de dez anos, Fabiano Cardoso atuou como coordenador do setor de monitoria da Comunicação Social e também na Secretaria Municipal da Cultura. Ele coordenava ainda o atendimento à imprensa no Acampamento Farroupilha e no Carnaval, entre outras atividades, exercendo desde 2012 a coordenação de comunicação social da Secretaria Municipal

de Obras e Viação (Smov). Cardoso foi presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre e trabalhou nas rádios Guaíba e Bandeirantes. Nascido em Telêmaco Borba, no Paraná, Fabiano Cardoso se formou pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Palestra contra as drogas em Ação resulta em sete presos e quatro apreendidos em Esteio escola de Canoas Esteio - Na quarta-feira (7), mais de cinquenta policiais civis ingressaram na Vila Pedreira, em Esteio, em cumprimento a dez mandados de busca e apreensão. A operação policial foi comandada pelo delegado Leonel Baldasso e teve a participação de agentes de Canoas, Guaíba e Sapucaia do Sul, além do Grupamento de Operações Especiais (GOE), para dar apoio em razão da tentativa de invasão da Delegacia de Polícia de Esteio por familiares de pessoas presas. Conforme Baldasso, o objetivo principal da ação Canoas – Na última terça-feira (06), a Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), realizou, palestras preventivas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Theodoro Bogen, em Canoas. As palestras, ministradas pela escrivã Jaqueline Garcia Brasil de Macedo, aconteceram a convite da supervisora educacional Silmara Coelho. Durante a manhã, o público foi formado por alunos do 8º e 9º anos. Já a tarde, foi a vez dos estudantes do 6º e do

7º ano assistirem às apresentações, onde foram expostas as composições de drogas, lícitas e ilícitas, suas consequências físicas e psíquicas no organismo, assim como o trabalho de combate ao tráfico de drogas realizado pela Polícia Civil. Ao todo, 180 crianças e adolescentes assistiram as palestras. Segundo a titular da Dipe, Delegada Sônia Maria Dall’Igna, a realização deste trabalho preventivo é de fundamental importância para a aproximação entre escola, polícia e comunidade.

policial foi trazer paz aos moradores da Vila Pedreira que sofrem com tiroteios diários, em razão de disputas entra gangues de traficantes. Segundo o delegado, a ação resultou em sete presos e quatro adolescentes apreendidos. Nas buscas, os policiais encontraram cerca de quinhentas pedras de crack e outras drogas, além de armas e uma tornozeleira eletrônica. Os presos, entre eles uma mulher, foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. Baldasso ressaltou que as ações policiais na Vila Pedreira vão continuar.


10 -

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br


Sexta - Feira - 09 de maio de 2014 - 11

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Variedades Horóscopo

Relacionamento amoroso um tanto complicado. Curta mais sua cara-metade e deixe de lado o ciúme. Cuide bem do que você tem. Excelente astral para trocar ideias e se associar. Se não se amarrar a pequenas questões o trabalho pode ser promissor. Nas finanças, boas energias para o seu bolso. Tudo indica que vai contagiar os parentes com seu alto-astral. Se está vivendo um amor esTouro 21/04 a 20/05 condido, reflita se está com o coração aberto para entender essa situação. No romance, há chance de unir o útil ao agradável: amor e sexo. O trabalho está como pediu a Deus. Novos projetos em andamento. Novidade com grana ou negócio vantajoso. Tudo fluirá a contento no ambiente doméstico. Áries 21/03 a 20/04

Um encontro poderá ganhar importância em sua vida, é só chegar junto que tudo vai rolar. Na vida a dois, ame intensamente. Dê uma injeção de criatividade em sua rotina. Trabalho envolvendo gente jovem e dinâmica estará bastante favorecido. Nas finanças, período sem problemas. Dará mais importância ao convívio com os parentes. Forte poder de sedução. Libra 23/08 a 23/10 Aproveite as coisas boas que este romance pode oferecer. Não desvie dos seus objetivos. Use sua coragem para mudar. Sua força de vontade vai surpreender, só não force a barra. Nas finanças, esperança de crescimento. Poderá ter dificuldade para se entender com os parentes. É com paciência e não com ansiedade que conseguirá resolver os problemas. Período de grande insegurança Escorpião 23/10 a 21/11 no amor.Cuidado para não pôr tudo a perder. Fique mais na sua. Uma dose de desapego fará bem ao romance. Use sua sensibilidade para sair-se bem das situações. Com astúcia e discrição, sua situação deve melhorar no serviço. Nas finanças, não se descuide das questões importantes. Pode enfrentar alguns problemas com parentes. O caminho está livre para Sagitário 22/11 a 21/12 que você encontre a melhor forma de harmonizar sua vida romântica. Se está sem companhia, o período promete. No trabalho, faça a política da boa vizinhança. Só não misture amizade com outros interesses, pode ter problema com grana. O apoio que está dando para seus familiares é muito importante. Dê igual atenção aos amigos. Gêmeos 21/05 a 20/06

Noamor,seráprecisopaciência com as suas expectativas. Não é o momento para grandes definições, mas de mostrar ao outro os seus desejos. Seu par necessita de aconchego.Cuidadoaolidarcomseuscolegasdetrabalho.Nasfinanças,não seja tão mão-aberta.Terá maior proximidade com a família. Osacontecimentosdomésticosinfluenciarãosuasescolhas. A vida a dois requer mais Leão 21/07 a 22/08 diálogo. Já na conquista, não perca tempo e declare-se logo! Seu charme vai ajudá-la a chamar a atenção de quem lhe interessa. No trabalho, é hora de colocar as manguinhas de fora e mostrar o que sabe fazer. Boas relações com o público feminino, mas em matéria de grana, é melhor evitar altos gastos. As relações familiares se intensificarão. Romance bastante envolVirgem 23/08 a 22/09 vente. Momentos de forte intimidade vão estimular o romance.Aproveite as boas vibrações para curtir com o seu par. A fase é boa pra conquistar seu espaço no trabalho. Agarre as oportunidades.Terá disposição para coisas novas. Nas finanças, não é o momento de gastar. Procure se divertir mais com o pessoal de casa. Excelente clima para amar, Capricórnio 22/12 a 20/01 só não seja tão exigente. Aproveite melhor o tempo que tem para ficar junto de seu amor. Não será pouco e você se divertirá bastante! Arregace as mangas e coloque a mão na massa no trabalho. Você terá a colaboração de que precisa. Aguarde uma surpresa com grana. Poderá enfrentar alguns conflitos com parentes.Tenha jogo de cintura. Melhora acentuada no amor: Aquário 21/01 a 19/02 é só não deixar passar nenhuma oportunidade. Alguém de outra cidade pode mexer com suas emoções.A energia para aproveitar as oportunidades que podem surgir no serviço está à sua disposição. Prosperidade nos negócios. O período promete ser bastante especial junto aos seus familiares. Não tenha receio de uma mudança. Câncer 21/06 a 21/07

Soares Social Feliz Aniversario Thiago No dia 3 de maio, Thiago comemorou seus 7 anos bem vividos com seus papais, familiares e amiguinhos.

Clovis Junior, Thiago e Mirian Borges

Asensualidadeestaráemevidência, mas a possessividade cresce demais também. Equilibre-se! Podepintarmudançaradicalnas coisasdocoração,masvocêvaiacertaroalvo.Notrabalho,se algoestádandoerrado,omelhorémudarseusobjetivos.Coisas novas estão surgindo: não deixe escapar! Use sua percepção paradriblarosconflitosfamiliares. Peixes 20/02 a 20/03

Passatempo

Iraci Marques e Iracema Borges

Teresa Machado, Miriam M. Borges e Suzi Anne Costa

Anderson Marques e Lucinha Feijo

Anelin Marques e Cidinei Backaus


12 -

Feira para as mães no Calçadão

Sexta - Feira, 09 de maio de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

www.jornalcorreiodenoticias.com.br - Sexta - feira, 09 de maio de 2014

Canoas - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Economia Solidária, promove até sábado, a 23ª Feiras das Mães. O evento ocorre no Calçadão de Canoas, das 9h às 20h. No local são comercializados artesanatos, como bordados, toalhas, panos de prato, bonecas de pano, guarda sacos, enfeites e acessórios para o lar, artesanato em madeira, flores de material reciclado, quadros, artigos em couro etc. Os preços dos produtos variam entre R$ 5,00 e R$ 200,00. Participam da feira, 42 expositores, pertencentes ao Fórum Canoense de Economia Solidária.

Receitas de entrada e prato principal são uma ótima pedida para celebrar a data

Canoas á pensou em surpreender sua mãe, nesta data especial, fazendo você mesmo o almoço de domingo? Isso mesmo. Cozinhar para o Dia das Mães pode ser um presente pra lá de marcante se você prestar atenção em todos os detalhes. Quem entende do assunto diz que fugir das filas nos restaurantes e dar ao almoço da mamãe aquele toque carinhoso de “feito em casa e com amor” pode marcar ainda mais a data. “Os pais e filhos que quiserem surpreender podem apostar nesta rica combinação, que é fácil de fazer, agrada a todos os apetites e pode ser dividido com a família”, diz Nádia Pizzo, chef de cozinha.

J

Tortelli de Banana da Terra com Queijo Meia Cura Ingredientes Massa 400 gramas de farinha de trigo branca

1 kilo de farinha de semolina 10 ovos 5 gemas 2 colheres (de sopa) de azeite 1 colher (de chá) de sal 2 colheres (de sopa) de vinagre branco Recheio 600 gramas de banana da terra 150 gramas de queijo meia cura ralado 100 gramas de ricota peneirada 1 pitada de canela 1 pitada de noz moscada Modo de preparo Massa Misture os ovos, as gemas, o azeite, o vinagre e o sal e reserve. Misture as duas farinhas na batedeira, junte a mistura de ovos e bata até dar o ponto. Forme uma bola compacta. Coloque dentro de um saco plástico, retire o ar e feche bem. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Abra a massa com rolo, até uma espessura de

Foto: Divulgação/CN

Almoço de Dia das Mães

Tortelli de Banana da Terra com Queijo Meia Cura

mais ou menos 3mm. Corte em fatias grossas de mais ou menos 30cm de comprimento e 20cm de largura, para rechear. Com cortador de pastel, após rechear, efetue cortes de 4x4cm Recheio Lave as bananas, corte e descarte as extremidades. Em uma panela coloque a água e quando levantar fervura acres-

cente as bananas e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem macias (verifique com um garfo). Escorra, retire as cascas, corte as bananas ao meio, descarte as sementes. Em uma tigela coloque as bananas, o queijo, a ricota, a canela e a noz moscada e misture bem. Para finalizar, moa uma vez em uma peça fina e recheie os tortellis.

Edição Correio de Noticias 636  

Edição dia 09/05/2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you