Issuu on Google+

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014 - Ano 18 - Nº 634 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00

S

Presídio de Canoas deve ficar pronto em dois meses

egundo a Secretaria Estadual de Obras Públicas, a obra do Presídio de Canoas está 75% concluída e deve ser concluída em dois meses. Inicialmente, a capacidade da unidade será de 393 apenados. A construção deve receber parte dos detentos que hoje se encontram no Presídio Central de Porto Alegre.

Fotos: Divulgação/CN

Página 5

Transtornos e confusões marcam os primeiros dias do corredor de ônibus Página 7

Economia

Saúde

Cai o número de domésticas na Grande Porto Alegre

Vacinação contra gripe deve imunizar 95 mil canoenses

Página 3

Segurança

Página 6

TCU avalia segurança pública Página 9


2 2 --

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014 Sexta - Feira, 25 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto & Contraponto

Editorial

A

Mais recursos para a saúde

vinda do ministro da Saúde, Arthur Chioro, à Canoas na semana passada foi acompanhada de boas noticias para a saúde pública na cidade. O ministro e a secretaria estadual da Saúde, Sandra Fagundes anunciaram aumento de recursos, de leitos no Hospital Universitário, ampliação e melhorias no pronto atendimento do Hospital de Pronto Socorro canoense, e a construção de um heliporto no HPSC. Somados os recursos anunciados deverão reverter em mais ofertas dos serviços para a população, que deverá ter qualificação do acesso a exames e cirurgias eletivas no HU e um número maior de profissionais médicos no atendimento no HPSC. Enfim, boas notícias, numa área que enxugar gelo é normalidade. O esforço da atual administração canoense em oferecer serviços de qualidade à população via SUS, é elogiável, mas ainda estamos muito distantes do ideal. O anúncio, recente, do inicio das melhorias e reformas nas 26 UBS canoenses, as ampliações e melhorias ocorridas no nosso Hospital Nossa Senhoras das Graças e estas ampliações no HU e HPSC são motivos de comemorações. Na visita, o ministro também inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas (AD) Travessia 24 horas. A estrutura já começa a funcionar a partir dos moldes dos outros dois centros, e vai contar com uma equipe multiprofissional para atender dependentes de álcool e drogas, além de dez camas para pernoite dos pacientes. A unidade custou R$ 150 mil ao município.

Enquete

Você pretende se vacinar durante a campanha contra a gripe?

Reeleição de Tarso Genro

por Tulio Moreira

Jairo Jorge, Paulo Ritter, Pedro Bueno, Paulinho D’Odé, Ivo Fiorotti, Emilio Neto, Mário Cardoso, entre outros da linha de frente petista canoense, participaram de reunião preparatória à reeleição de Tarso Genro. Jairo é coordenador da campanha na região metropolitana.

Eleição de Ana Amélia Lemos

Pelo outro lado, Beth Colombo e Chico Biazus articulam a eleição de Ana Amélia Lemos. Juntos na Prefeitura de Canoas, separados no pleito que se aproxima.

Conta da Luz

O aumento de 28,66% na conta da nossa luz, de 30,29% na conta dos consumidores industriais escancara nossa incapacidade de administrar estas despesas. Luz, água, telefonia são despesas que nos tempos atuais não temos como nos livrar, não há, exceto a telefonia, como trocar de fornecedor e se atrasar um dia o pagamento já temos multa e juros para pagar. O contrário, quando por quaisquer razões ficamos sem o fornecimento de energia ou água, ou do serviço de telefonia, azar nosso. As empresas não estão nem aí para o consumidor. Ficam sempre a encontrando desculpas frágeis para suas ineficiências, não abrem mão de meio por cento de seus lucros e sempre que é possível, aumentam, e neste caso muito, a tarifa cobrada por um serviço que deixa muito a desejar.

Governança na segurança pública

O Tribunal de Contas da União (TCU) em sessão plenária avaliou as condições de governança e de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal, quanto às condições para implementar a Política Nacional de Segurança Pública. Na avaliação participaram a própria Senasp, 25 das 27 secretarias de segurança públicas estaduais. Foi construído, pelo TCU, um índice de governança, considerando aspectos como pessoal, infraestrutura tecnológica, compartilhamento de informações com outros estados, elaboração de plano de segurança pública, entre outros. O relator do processo é o ministro José Jorge.

Comissões da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgou laudo que atesta que o acidente de carro que provocou a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na Rodovia Presidente Dutra, em 1976, não foi atentado político, como durante os últimos 38 anos sugeriram diversas teorias conspiratórias. Este laudo entra em colisão com o divulgado pela Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, que em dezembro passado, apontou 90 indícios de que JK fora vítima de conspiração da ditadura.

Marco Civil da Internet

“A vacina vai nos livrar de muitos problemas de saúde. É melhor prevenir, pois a saúde é o que nós mais temos de importante na vida”, BeneditoVasconcelos, morador do Mathias Velho.

“Tomo todo ano, sem falta. Esse ano também vou tomar. E tomo porque acredito na vacina”, Maria Amélia de Fátima, moradora do Niterói.

O Brasil é um dos primeiros países do mundo a ter um marco regulador do uso e navegação na rede mundial de computadores, a Internet. Doravante haverá tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na Internet, sem distinção de preços. Na prática não é mais possível cobrar em separado para se ter acesso a vídeos ou compartilhamento de arquivos. Os provedores não poderão armazenar registros que permitam saber quais sites foram acessados pelos usuários. Enfim, saiu uma regulação.

Consepro/Canoas

A Coluna recebe telefonema do presidente Ricardo Inda Arino pedindo que seja feito retificação da nota publicada na edição de 11 de abril, que informava uma ressalva feita pelo Conselho Fiscal da Entidade quanto a algumas operações feitas em desconformidade com as normas estatutárias. Segundo Arino, a leitura da ata foi mal feita pela Secretária da Assembleia Geral, pois em verdade o que o Conselho Fiscal havia ressalvado era o contrário, isto é, que os procedimentos estavam em conformidade com as normas estatutárias. Então tá, feito a ressalva. Frase de hoje:

“Nem todas as verdades são para todos os ouvidos” “Depois que tomei a vacina ano passado, o efeito foi bom pra mim. Não tive reação e não gripei mais seriamente”, Josué Constantino, morador do Harmonia.

“Procuro me vacinar sempre nos primeiros dias. Eu nunca mais fiquei gripado desde que comecei tomar a vacina há alguns anos”, Nilo Conceição, morador do Vila Cerne.

Umberto Eco

Escreva para a coluna pelo e-mail: tuliompmoreira@gmail.com acompanhe telo twiter: @tuliocanoas


Sexta - Feira - 25 de abril de 2014 - 3

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Política/Economia

Famurs vai pedir que Tarso suspenda cedência de policiais para Copa Porto Alegre - A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) vai pedir ao governador Tarso Genro a suspensão da medida que transfere dois mil policiais do interior à Capital durante a Copa do Mundo. Foi o que definiu nesta quartafeira uma reunião de prefeitos, na sede da entidade. A Federação entende que a cedência de oficias no mês do evento fragiliza a segurança nas cidades do interior. Conforme o presidente da Famurs, Valdir Andres, a solução é convocar a Força Nacional para o reforço do policiamento. Segundo ele, essa foi a medida adotada por outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Essa é uma situação grave, e os prefeitos estão inconformados com a decisão do governo estadual. Nossa proposta é justa e visa garantir a segurança das comunidades dos municípios do interior, que já é muito delicada”, alertou. Os casos mais críticos envolvem Santa Maria e Passo Fundo. O município do Centro do Estado deve ceder em torno de 200 policiais a Porto Alegre. Já a cidade do Planalto deve perder aproximadamente 60 brigadianos durante a Copa. Para o superintendente técnico da Federação, Mário Ribas do Nascimento, a transferência pode agravar uma condição de segurança que já é delicada. “Nos últimos 30 anos, aumentou a população, o número de municípios e a quantidade de municípios com bancos. Mas, nesse período, o número de policiais militares caiu de 29 mil para 23 mil”, destacou.

BR-116 poderá ter novas passarelas Canoas - Segundo o deputado federal e coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana, Ronaldo Zulke, o DNIT pretende lançar uma licitação única para a construção de seis passarelas na BR-116, entre os trechos de Canoas e Novo Hamburgo. Segundo o deputado, as duas licitações lançadas anteriormente pelo DNIT não despertaram interesse de nenhuma das empresas.

Senado recorre decisão que determina CPI da Petrobras Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDBAL), divulgou nota nesta quinta-feira adiantando que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão da ministra Rosa Weber, que determinou a instalação imediata de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras. Renan Calheiros, está em viagem oficial a Roma e retorna a Brasília na próxima segunda-feira. Independentemente do recurso, para os partidos de oposição, a decisão da ministra está valendo e deve ser cumprida imediatamente. “O que tem que acontecer agora é o presidente do Senado e Congresso cumprirem o que a Constituição diz e o que a ministra Rosa Weber traduziu com muita clareza. Eu acho que não há o que discutir. Se havia duvida jurídica, ela está elucidada. O que se impõe agora é a instalação (da CPI)”, cobrou Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado.

Cai percentual de empregadas domésticas na região Metropolitana Canoas m pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), a parcela relativa ao emprego doméstico apresentou uma redução de 11,4% na ocupação feminina em 2012 para 10,7% em 2013. Confirmando uma tendência de declínio que vem ao longo dos anos 2000. Verifica-se uma tendência ao aumento gradativo da participação de diaristas, chegando a 33,7% do emprego doméstico feminino em 2013. Em 2013, a participação dos serviços domésticos no total dos ocupados na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) era de 5,1%, sendo que as mulheres representavam 96,9% dos trabalhadores neste segmento, cerca de 87 mil trabalhadoras. As atividades consistem em serviços gerais, contratadas com ou sem carteira de trabalho assinada, ou diaristas. Entre as empregadas domésticas da RMPA, 32,1% residiam em Porto Alegre e 67,9%, nos demais municípios da grande Porto Alegre. Como grande parte delas mora fora da Capital, a questão do deslocamento é um tema relevante na análise dessa ocupação e parece afetar grande parte das trabalhadoras. Regularizaçãodeprofissionais As mensalistas com carteira assinada continuam representando a maioria no emprego doméstico, cerca de 46,1% do total. Enquanto as sem carteira assinada simbolizam 20,2%. Todas as posições apresentaram retração do emprego doméstico

E

Parcela relativa ao emprego dómestico apresenta uma redução significativa

feminino em 2013: 6,8% entre as mensalistas com carteira assinada, 3,5% entre as sem carteira assinada e 4,6% entre as diaristas Trabalho e local de moradia Deslocamento A dificuldade para encontrar trabalho próximo de casa aumentou levemente no último ano. Em 2013, houve uma queda no número de empregadas domésticas da RMPA que residiam e trabalhavam no mesmo município, 68,0% no ano anterior para 67,4%. A proporção das que moravam e trabalhavam em municípios distintos aumentou de 32,0% para 32,6%.

Como, mesmo trabalhando na mesma cidade, essas trabalhadoras acabam se deslocando de regiões mais periféricas para regiões mais centrais, é fato que elas têm que percorrer longos trajetos diariamente. Jornada de trabalho Em 2013, a jornada de trabalho, que é de 44 horas por semana, passou a ser a menor da série da pesquisa: 40 horas por semana. Isso aconteceu por conta das mudanças previstas na emenda constitucional, que inclui limite de jornada de trabalho. Em relação ao ano anterior, a jornada daquelas sem carteira diminuiu de 42 para 38 horas

semanais, e a das diaristas passou de 27 para 26 horas semanais. Rendimentos O rendimento médio real por hora aumentou 9,2% para as diaristas. As mensalistas com carteira de trabalho assinada tiveram um aumento de 5,3%. Tais rendimentos passaram a valer R$ 7,64 e R$ 5,46 respectivamente. Os aumentos, em 2013, acima dos verificados no salário mínimo, podem ser explicados pela legislação do piso regional gaúcho para a ocupação, cujo reajuste foi de 9,99%, em decorrência da redução da oferta de trabalhadoras e pelo maior poder de negociação.

Vestuário domina intenções de compra no Dia das Mães Canoas - Artigos de vestuário (48,1%), seguidos de perfumes e cosméticos (18,4%) e calçados (15,7%) lideram a preferência de compras dos gaúchos para o próximo Dia das Mães. Os resultados constam na Pesquisa de Dia das Mães 2014, elaborada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), junto a 385 entrevistados em cinco macrorregiões do Estado. A pesquisa está sendo divulgada nesta quinta-feira (24). A expectativa da Fecomércio-RS é de que a data tenha um crescimento nas vendas entre 4,5% e 5% em relação ao ocorrido no ano passado. Para o segmento de vestuário, que terá maior procura de presentes, está sendo estimado um incremento de 6% nas vendas. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a perspectiva positiva anima os

comerciantes. “O dia das mães é considerado a segunda melhor data para o varejo, perdendo somente para o Natal. Ainda que as vendas do dia dos namorados e do dia das crianças estejam ganhando cada vez mais força nos últimos anos, o dia das mães tem sido caracterizado por um ticket médio mais elevado e por uma forte adesão dos consumidores.”, comenta. Os gaúchos pretendem adquirir 1,2 presentes na data, com preço médio de R$ 121,38. Os homens devem desembolsar mais para presentear neste ano: R$ 129,88, enquanto as mulheres, R$ 114,58. A intenção de gastos neste ano é superior ao de 2013. O percentual de pessoas que planeja desembolsar o mesmo valor do ano passado é de 51,5%, porém, há um índice maior de entrevistados que admitiram a intenção de gastar mais (17,9%) e muito mais (4,6%) pelos presentes. A grande maioria dos

Foto: Divulgação/CN

Canoas - O Dia da Aviação de Caça, comemorado em 22 de abril, foi lembrado em Grande Expediente promovido pelo vereador Cezar Mossini (PMDB), na última terça-feira (22). A homenagem contou com a presença do comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), major-brigadeiro-do-Ar Roberto Carvalho. Mossini recordou os 69 anos do dia considerado como sendo aquele de maiores realizações dos aviadores brasileiros na Segunda Guerra Mundial, durante a Campanha da Itália. Em 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 44 missões de guerra, com somente 22 pilotos, tendo destruído mais de 100 alvos, como pontes, balsas e veículos motorizados. Além dos números expressivos, os resultados alcançados conferiram reconhecimento e respeito à Aviação de Caça do Brasil. Criado em 1943, o 1º Grupo de Caça, teve como seu primeiro comandante o gaúcho Nero Moura, patrono da Aviação de Caça do Brasil. “É uma noite de relembrar esses feitos históricos do passado e que motivam aqueles que guardam o espírito patriota no peito”, afirmou Mossini, em seu pronunciamento na tribuna. O comandante do V Comar ressaltou que celebrar a data significa também reviver a história da Força Aérea Brasileira (FAB). “Esses veteranos deixaram um exemplo perene de dedicação e honra cultuado pelas novas gerações de pilotos”, salientou Carvalho.

De 11,4% em 2012, número diminuiu para 10,7% em 2013, apontou a FEE

Foto: Divulgação/CN

Grande Expediente celebra o Dia da Aviação de Caça

Pesquisa de Dia das Mães foi elaborada pela FECOMERCIO

consumidores (83,4%) planeja pagar suas compras à vista; dentre os que pretendem parcelar, 71,0% dividirão suas compras em até 3 parcelas. As lojas do centro da cidade serão o local preferido para realizar as compras de Dia de Mães, sendo a preferência de (68,9%) dos consumidores gaúchos, seguido de shopping centers, com participação de 21,1%.

Lojas de bairro (7,9%) e centros comerciais (4,2%) foram os menos citados pelos gaúchos. A pesquisa apurou ainda que 59,2% dos entrevistados têm a intenção de participar ou realizar evento especial em comemoração ao Dia das Mães em 2014: 85,1% devem participar de almoço ou jantar em casa, enquanto 12,3% planejam ir a bares e/ou restaurantes.


4-

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto de Vista Vícios e costumes É antigo o nosso hábito de fechar as portas depois que elas foram arrombadas. E isso se dá em vários segmentos, seja ele no comércio de bebidas, no setor de tabaco ou mesmo no trânsito de veículos. Depois que a situação atinge o estágio da calamidade é que começamos a nos mexer, correndo para corrigir ou minimizar os prejuízos. Houve um tempo, não muito distante, que uma marca de cigarros vendia a imagem de um vaqueiro, homem rude, sempre em convívio com a pradaria, expondo o cigarro preferido. Foi um dos incentivadores mais eficazes no consumo de tabaco até que fosse retirado de circulação. Desapareceu para sempre, vítima do câncer provocado pela nicotina que ele tanto difundiu. E aqui, entre nós, depois de tantos estragos, as embalagens de cigarro passaram a trazer a mensagem tênue sobre os riscos ali contidos. Estou citando isso para lembraroutrocostume,também antigo. Na nossa infância estávamos acostumados a colecionar figurinhas. Nos intervalos das aulas, era comum a formação de uma “rodinha” de estudantes disputando o

conhecido bafo-bafo, onde as figurinhas eram amontoadas; os jogadores, um de cada vez, batia a mão em formato de concha, tentando virar as figurinhas. E cada vez que conseguia, passava a ser o novo dono. A prática foi muito condenada porque os educadores diziam que os alunos perdiam tempo, quando deveriam estar estudando. Somado a isso, diziam que eles estavam utilizando o dinheiro que os pais entregavam aos filhos para a compra de lanches. E isso fez com que as figurinhas, que eram vendidas embrulhadas em balas, passassem a conter a advertência contra essa prática. Agora, tantas décadas depois, vemos a televisão massificando uma campanha para incentivar a venda de figurinhas com atletas que poderão estar na próxima Copa do Mundo; algo bem diferente do que ocorria no passado, quando o colecionador comprava uma bala, que vinha acompanhada da figurinha, e assim que completasse o álbum recebia um brinde. Os nossos colecionadores modernos são obrigados a aceitar o jogo cujo regulamento tem apenas um beneficiário, no caso: a empresa que imprime as figurinhas. Sem a certeza de que terão em mãos todo o material necessário para completar

Juventude roubada

o álbum, os jovens de hoje são submetidos às regras monolaterais do jogo; finda a competição, terão a certeza de que investiram muito acima do que seria normal e, para frustração de todos, ficarão à mercê das tais “figurinhas carimbadas”, de difícil obtenção, mas cuja procura irá rechear os bolsos dos editores. Talvez o leitor ache isso tudo algo normal, resultado da nossa paixão pelo esporte. E ele pode até ter um pouco de razão, afinal sempre ouvimos dizer que este é o país do futebol. Talvez por isso, ou mesmo por nossa ingenuidade, sempre somos incentivados a aceitar aquilo que os meios de comunicação tentam nos impingir. E essa prática se estende desde a má qualidade dos espetáculos que o esporte nos oferece, até a violência que vai muito além dos estádios; do desrespeito com o torcedor à ignorância de seus direitos como consumidor. Nesse somatório de ignorância, ingenuidade e esperteza de alguns, vamos sendo tratados como incautos, e pagando as consequências disso. Vitor Sapienza Economista e agente fiscal de rendas aposentado

Novo momento para a segurança pública Segurança Pública é um tema fundamental para o atual Governo. Sabemos que todo cidadão gaúcho quer da Segurança Pública ações de qualidade, agilidade e resolutividade. Para se alcançar este estágio é necessário a adoção de um conjunto de ações que já estão se tornando realidade no governo de Tarso Genro. Estamos desenvolvendo um trabalho gradual com avanços constantes e com reflexos visíveis. Um balanço divulgado pela Polícia Civil revelou que foram realizadas 576 grandes operações em 2013 e que houve aumento de 22% para 74% nos índices da elucidação de crimes de homicídios. Estes resultados são fruto da valorização da Segurança Pública. No dia 8 de abril, em complemento ao que já havia sido estendido aos servidores, houve a aprovação pela Assembleia Legislativa, de um conjunto de novos projetos encaminhados pelo governo Tarso, com reajuste de 15,76% nos vencimentos dos servidores a partir de 2015. Contabilizando todos os investimentos os

servidores da Polícia Civil receberão reajuste de 169% e os da Brigada Militar 104% de aumento, atendendo suas reivindicações e elevando estes profissionais a patamares nunca antes verificados. É preciso destacar o envolvimento da Comissão de Segurança e Serviços Públicos que, ao longo de 2013, debateu em audiências públicas em todo o RS, as questões do plano de carreira da BM e da remuneração de todas as classes da segurança pública. É indiscutível que hoje há um novo modelo de diálogo com os trabalhadores de segurança, canal que não se interromperá. Há contínuo trabalho visando a recomposição dos efetivos da Brigada Militar, Polícia Civil, SUSEPE e IGP como o ingresso de 1500 novos policiais militares, 750 policiais civis, além dos editais para incremento de igual número em 2014. Também se viu o ingresso de 150 novos capitães na Brigada Militar e de novos delegados de Polícia, além da valorização e fortalecimento do Corpo de Bombeiros. Ao l o n g o do g o v e rn o f o ram realizados investimentos na construção de novos presídios,

compra de viaturas e equipamentos para todos os órgãos, perfazendo gastos de R$ 2,5 bilhões somente em 2013. Particularmente, entendo que os investimentos e as ações realizadas pelo atual governo, que contaram com a participação efetiva da bancada de deputados do PT na Assembleia Legislativa, precisam continuar. No que se refere à estratégia de ação policial, vejo como necessário o trabalho conjunto das polícias e dos demais órgãos integrados, com ênfase na diminuição dos homicídios e no enfrentamento ao c r ime or ganiz ado, mas com esforço especial na ação efetiva e presente do policiamento ostensivo nas ruas, em contato com os cidadãos, com atuação conduzida pelo trabalho de inteligência policial e de relações comunitárias, cuidando da preservação da vida em primeiro lugar.

Nelsinho Metalúrgico Deputado estadual PT

O crescimento da aids, o aumento da violência e a escalada dasdrogascastigamajuventude.A deterioração econômica exacerba o clima de desesperança. A percepçãodafalênciadoEstadoem áreas essenciais (educação, saúde, segurança, transporte) gera muita frustração. Para muitos jovens os anosdaadolescênciaserãoosmais perigosos da vida. Desemprego, gravidez precoce, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, aids e drogascompõematrágicaequação queameaçadestruirosonhojuvenil e escancarar as portas para uma explosão de violência. Além disso, a juventude não foi preparada para a adversidade. E a delinquência é, frequentemente, a manifestação visível da depressão. A situação é reflexo de uma cachoeira de equívocos e de uma montanha de omissões. O novo perfil da delinquência é o resultado acabado da crise da família, da educação permissiva e do bombardeio de setores do mundo do entretenimento que se empenham em apagar qualquer vestígio de valores. Tudo isso, obviamente, agravado e exacerbado pela falência das políticas públicas e a ausência de expectativas. Se a crescente falange de adolescentescriminososdeixaalgo claro, é o fato de que cada vez mais

pais não conhecem os próprios filhos. Nãoédifícilimaginaremqueambiente afetivosedesenvolvemosintegrantes das gangues juvenis. As análises dos especialistas em políticas públicas esgrimem inúmeros argumentos politicamente corretos. Fala-se de tudo.Menosdacrisedafamília.Maso nóestáaí.Senãotivermosafirmezade desatá-lo,assistiremos,acovardadose paralisados, a uma espiral de violência sem precedentes. Certas teorias no campo da educação, cultivadas em escolas que fizeram uma opção preferencial pela permissividade, também estão apresentando um amargo resultado. Uma legião de desajustados, que cresceu à sombra do dogma da educação não-traumatizante, está mostrando a sua face criminosa. O saldo é uma geração desorientada e vazia. A despersonalização da culpa e a certeza da impunidade têm gerado uma onda de superpredadores. O inchaço do ego e o emagrecimento da solidariedade estão na origem de inúmeras patologias. A forja do caráter, compatível com o clima de verdadeira liberdade, começa a ganhar contornos de solução válida. A pena é que tenhamos de pagar um preçotãoaltopararedescobriroóbvio. O pragmatismo e a irresponsabilidade de alguns setores do mundo do entretenimento estão na outra ponta do problema.A era do mundodoespetáculo,rigorosamente

medida pelas oscilações do Ibope, tem na violência um de suas alavancas. A transgressão passou a ser a diversão mais rotineira de todas. A valorização do sucesso sem limites éticos, a apresentação de desvios comportamentais num clima de normalidade e a consagração da impunidade têm colaborado para o aparecimento de mauricinhos do crime. A transformação da internet num descontrolado espaço para a manifestação de atividades criminosas (a pedofilia, o racismo e aofertadedrogas,frequentemente presentes na clandestinidade de alguns sites, desconhecem fronteiras, ironizam legislações e ameaçamoEstadoDemocráticode Direito)estãonaorigemdeinúmeros comportamentospatológicos. Éprecisoiràscausasprofundas da delinquência. Ou encaramos tudoissocomcoragemouseremos tragadosporumaondadeviolência jamais vista. O resultado final da pedagogia da concessão, da desestruturação familiar e da crise da autoridade está apresentando consequências dramáticas.Chegou para todos a hora de falar claro. É preciso pôr o dedo na chaga e identificararelaçãoqueexisteentre o medo de punir e os seus efeitos antissociais. Carlos Alberto Di Franco Professor de Ética

Existe mentira branca? Até onde falar a verdade deve ser um padrão a ser perseguido a qualquer preço? Devemos falar tudo em nome da sinceridade, que é considerada uma virtude? No dia primeiro de abril comemoramos o Dia da Mentira, mas por que será que tivemos a necessidade de uma data especial para isso? Até agora só lancei perguntas, vamos começar a encontrar respostas! Pesquisei sobre essa data comemorativa e descobri que no começo do século XVI o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava o início da primavera. Os festejos duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França instituiu que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Uma parte da população resistiu à mudança e continuou a seguir o calendário antigo, considerando que o ano começava em 1 de abril. Brincalhões passaram a ridicularizá-los, a enviar presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Segundo pesquisa realizada por Robert Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, uma pessoa

conta, em geral, três mentiras a cada dez minutos. O estudo indica que recorrer a inverdades é uma maneira de manter o bom convívio social. É praticamente impossível viver em sociedade sem criar histórias que fogem um pouco da realidade ou que mascaram a verdade de alguma maneira. Existem alguns bons motivos para justificar uma mentira: diminuir o impacto negativo que uma verdade teria sobre uma pessoa que amamos ou não ofender alguém que ainda conhecemos pouco. Psicologicamente a mentira pode ser considerada como parte do instinto de preservação, assim como o medo, a dor e a febre. Mentir deixa de ser saudável quando passa a ser um comportamento compulsivo e que aparece em todas as áreas da vida dapessoa.Nessecasoasinverdades podem ter a intenção de enganar os outros e tirar vantagem disso, além de servir como uma forma de mascarar uma realidade de vida negativa e hostil. O mentiroso doentio depende do embuste para ter uma sensação de organização interna que o proteja da loucura. O comportamento mentiroso deixa falhas que precisam ser encobertas tornando esse problema um círculo vicioso difícil de ser quebrado.

Artigos para esta coluna com no máximo 3000 caracteres. As opiniões publicadas nesta seção por seus autores não expressam necessariamente a opinião deste jornal E-mail: redacao@jornalcorreiodenoticias.com.br

Mentir com frequência pode ter um impacto enorme na credibilidade que alguém inspira nos demais, portanto se você valoriza que as pessoas confiem em você procure andar mais do lado da verdade do que da mentira. Para criar uma reputação positiva a mentira é uma péssima companhia. Falar a verdade é um valor que deve ser transmitido para as crianças e incentivado como comportamento louvável, contudo existem situações em que uma pequena inverdade não prejudica ninguém e acaba sendo boa para quem a profere e para quem a ouve. Um exemplo disso é um elogio ao corte de cabelo de alguém que você conhece pouco. Você pode até não ter gostado do cabelo, mas dizer isso não seria apropriado. Portanto a mentira branca, seria exatamente isso. Ter um dia dedicado à mentira é uma forma de organizar uma válvula de escape social para que possamos, pelo menos em um único dia do ano, brincar de mentiroso. Como todos sabem que é o dia da mentira, por pior que seja a história inventada, não terá consequências negativas. Yara Leal de Carvalho Sócia Psicóloga


Sexta - Feira - 25 de abril de 2014 - 5

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

De acordo com a Secretaria Estadual de Obras Públicas obra está com 75% concluída

Presídio no Guajuviras deve ser entregue em junho

A

Fotos: Divulgação/CN

Canoas unidade com capacidade para 393 apenados, no complexo prisional de Canoas, está com 75% das obras concluídas, conforme a Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. A construção deve receber parte dos detentos que hoje se encontram no Presídio Central de Porto Alegre. A data formal para o término das obras do presídio de Canoas está prevista para 25 de junho deste ano. Conforme o cronograma, a obra está em fase de arremates, como pintura das paredes externas e internas, colocação de louças, instalação da rede elétrica e implantação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Como o contrato foi firmado com a prefeitura de Canoas, ficou determinado que os acessos pela parte externa, a iluminação e saída de esgoto são de responsabilidade do município. Após a entrega das obras, caberá à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) mobiliar o presídio e contratar os serviços penitenciários.

Governo do Estado investiu quase R$ 18 milhões na obra

O projeto prevê a criação de 393 vagas em celas coletivas, 8 vagas em celas duplas e 1 vaga para portador com deficiência. A construção é definida por blocos funcionais, independentes e interligados por passarelas ou corredores fechados. O controle das portas e monitoramento dos detentos são por um corredor

acima, o que evita o contato com os agentes penitenciários. Com recursos do Governo do Estado, foram investidos quase R$ 18 milhões na obra. Ao todo, o local vai oferecer 2.415 vagas para o regime fechado. A entrega de todo complexo está prevista para fevereiro de 2015. O Governo do Estado e a

prefeitura de Canoas trabalham em parceria de forma a planejar ações que resultem em educação e trabalho para os apenados e busca de vagas após o período de reclusão. O novo presídio deverá estar concluído em junho de 2014, e os apenados deverão ocupar as celas entre agosto e setembro.

Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes

Canoas - No Dia do Trabalhador os canoenses têm o que comemorar no Parque Esportivo Eduardo Gomes. Em abril duas novas empresas começaram a se instalar na cidade. Juntas, elas vão gerar 1.420 novos empregos. O 1º de Maio na Paz traz diversas atividades culturais, esportivas e de serviços aos canoenses, a partir das 9h, no Parque Esportivo Municipal Eduardo Gomes - localizado na Avenida Guilherme Schell, 3.600, Bairro Fátima. Para facilitar o deslocamento dos canoenses, os ônibus de Canoas terão passe livre neste dia. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de C anoas é coor denado pela Secretaria de Projetos Espec iais, Captação e Inovação. São apoiadores: Corsan, Central Única dos Trabalhadores, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Força Sindical, União Geral dos

Fotos: Divulgação/CN

Atendimento e acompanhamento psicológico na Ulbra

Geral

Diversas atividades culturais, esportivas e de serviços no Parque Eduardo Gomes

Trabalhadores, Senac, Sesc, Monello, Erva Mate Chimango, INSS e Jornal Bem-Estar.

Doação de erva mate e água quente Doação de mudas

Serviços Confecção de carteira de trabalho Cadastro do Bolsa Família CRAS Móvel Maq u iagem, c or t e de Cabelo e manicure

Atividades Teatro de Rua Palestras Apresentação de cães adestrados Brinquedos infláveis Atividades esportivas

Empréstimo de bicicletas Shows (a partir das 14h) Seven Instinto Roots Paulo Feijó Grupo Zueira Eco do Pampa Bem a Vontade DJ Cabral Lucas & Felipe


6-

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Geral

A vacina será aplicada até 9 de maio Unidades Básicas de Saúde do município

Canoas niciada na última terça-feira (22), a campanha de vacinação contra a gripe tem como meta atingir cerca de 80% da população canoense que faz parte do grupo de risco. Isto é, 96 mil pessoas devem procurar uma das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. E já nos primeiros dias da campanha, a procura foi boa. A mobilização nacional contra gripe - o chamado Dia D - ocorre neste sábado (26), quando os postos de vacinação abrem de forma excepcional. Entre os grupos de risco, neste ano, a grande novidade é que, em vez de imunizar apenas crianças de até dois anos de idade, serão incluídas as de até cinco anos. Os idosos em asilos serão visitados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde para receber a vacina. A vacina, que será aplicada até 9 de maio, oferece proteção contra três subtipos do Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B). Os grupos prioritários para receber a dose são: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; indígenas e pessoas com doenças crônicas. A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul deve atingir mais de 3,5 milhões de pessoas. A cada ano é crescente o número de pessoas vacinadas no Estado: foram 3 milhões ano passado e 1,8 milhão em 2012. A dose só não é recomendada para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de

I

Foto: Divulgação/CN

Vacinação contra gripe deve imunizar mais de 95 mil canoenses

Canoas - O pátio do supermercado Unisuper do Bairro Rio Branco, em Canoas, vai ser o ponto de encontro para canoenses em busca de qualificação, oportunidades e treinamento em diversos setores do segmento supermercadista. De 28 a 30 de abril, a Associação Gaúcha de Supermercados vai trazer sua badalada escola móvel com cursos ao local. As três aulas são destinadas a profissionais que já trabalham no varejo ou a pessoas em busca de aperfeiçoamento para ingressarem no mercado de trabalho. Realizadas sempre das 8h30 às 17h30, as aulas terão como temas, por ordem cronológica, o atendimento, a prevenção de perdas e a produção de cartazes promocionais. Os cursos vão ocorrer no interior da unidade itinerante daAgas, um auditório montado sobre uma carreta e equipado para turmas com até 50 alunos, que estará estacionado no pátio do Unisuper (Rua Boa Saúde, 1457, bairro Rio Branco), em Canoas. Criado em 2009, o projeto De Olho no Futuro tem patrocínios da Oniz e da Ades e já capacitou mais de 19 mil pessoas em todo o RS. Informações complementares pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail cursos@agas.com.br. Inscrições abertas para sócios da Agas (R$ 35,00) e para não sócios (R$ 45,00) no local.

Mil animais devem ser castrados em Canoas

Mobilização nacional contra a gripe ocorre neste sábado (26).

consumir ovos ou alimentos que contenham o produto podem receber a vacina. Nesse caso, elas devem informar a equipe da unidade de saúde sobre essa questão. Quem estiver com febre (mesmo sendo baixa) deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar. Vacina A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o

número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Prevenção A chamada “etiqueta da gripe” é uma medida simples porém importante para evitar a disseminação da doença. Entre os cuidados que se destacam, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-a preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Vírus Ao ser expelido, o vírus pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo. Caso uma pessoa venha a ter contato com essa área e depois toque olhos ou a boca, pode se contaminar. Também ressalta-se a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em

gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas. Tratamento A gripe tem cura. A afirmação busca quebrar o paradigma de que a doença é tratada apenas com descanso em casa. O tratamento tornou-se popular durante a pandemia de 2009, quando passou a ser ofertado o antiviral Oseltamivir, de nome comercialTamiflu. Devido ao fato de que o medicamento possui sua maior eficácia durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se que a pessoa procure atendimento médico de imediato quando apresentar febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. O medicamento é distribuído gratuitamente nas farmácias municipais, hospitais, pronto socorros e outros locais.

RS é o 9º estado mais promissor da América do Sul Porto Alegre - Um estudo realizado pelo grupo do diário inglês FinancialTimes considerou o Rio Grande do Sul o 9º Estado mais promissor em todo o continente sul-americano. O levantamento apontou os 25 “estados de futuro” na região no que diz respeito a investimentos internacionais. Na lista, o Rio Grande do Sul aparece na frente de Minas Gerais (11º) e Paraná (12º) e entre os brasileiros, só fica atrás de São Paulo - que foi o campeão - e Rio de Janeiro (3º lugar). A pesquisa fez também recortes nos resultados, levando em consideração a população dos territórios analisados. Entre os “grandes” - aqueles que possuem mais de 4 milhões de habitantes - o Estado aparece ainda melhor colocado, como o 7º mais promissor em todo o continente. Ao todo, foram apontadas as condições de investimento em 237 regiões com

Escola móvel da Agas

governos autônomos na América do Sul (o que inclui capitais como Santiago do Chile e Buenos Aires, na Argentina). “Estamos bastante entusiasmados. São dados que mostram uma mudança estrutural no perfil econômico do Estado, não apenas fruto de uma conjuntura. Estamos atraindo grandes investimentos, gerando postos de trabalho, diversificando a matriz produtiva investindo em novos setores”, comemora o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. O economista da FEE, Alfredo Meneghetti Neto, que estuda há 30 anos a relação entre capacidade de investimento e indução do desenvolvimento do Estado com os resultados econômicos concorda. “Podemos estar assistindo a uma mudança em algumas variáveis que prejudicavam historicamente

o Rio Grande do Sul diante de outros Estados brasileiros. Isso traz, sobretudo, um ânimo muito forte às empresas instaladas aqui”, argumenta. Os critérios utilizados para compor o ranking foram: potencial econômico, capital humano, custo efetivo, infraestrutura, ambiente propício aos negócios e estratégia de atração de investimentos estrangeiros diretos. “Dentro destas variáveis utilizadas, efetivamente, o Rio Grande do Sul tem se mostrado um estado atrativo no Brasil”, avalia Meneghetti Neto. No primeiro quesito, potencial econômico, o Rio Grande do Sul é o 6º colocado entre os grandes estados sul-americanos. De fato, o crescimento do PIB em 2013 - 5,8% - foi o maior do país, desempenho que Meneghetti Neto acredita que deve se repetir

em 2014. “Ao que tudo indica, continuaremos crescendo bem acima da média nacional”, resume. Também a medição do desempenho das indústrias instaladas em cada unidade da federação colocou os gaúchos no topo do ranking, com um índice de desenvolvimento de 6,8% no ano passado. No quesito PIB per capita - que mede a qualidade de vida da população - o Rio Grande do Sul alcançou o valor de R$ 27.813,21, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. A taxa de desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre é a menor em todo o país (5,6% segundo a FEE e 3,5% na ótica do IBGE). E segundo os dados divulgados essa semana do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado é o segundo maior gerador de novos postos de trabalho no Brasil.

Canoas - As castrações gratuitas de cães e gatos de Canoas, etapa 2014, iniciaram nesta semana, no bairro Mato Grande, em residências próximas à BR-448. A Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal (CMBEA), que desenvolve o projeto no município, tem como meta castrar mil animais ainda neste semestre. Os animais foram cadastrados em fevereiro deste ano, nas subprefeituras e em mutirões promovidos pela equipe de mobilização do gabinete do prefeito. O serviço é voltado a animais que estejam em posse de proprietários com renda de até dois salários mínimos e para pessoas que estejam em posse de animais de rua. O secretário da CMBEA, Cristiano Moraes, informa que os animais castrados também receberão os microchips de identificação. Esta ação está em andamento desde março do ano passado, identificando os dois mil e treze animais castrados em 2013 pela Prefeitura. Contatos com a Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal podem ser feitos pelo telefone (51) 3427 1169.

Concurso público da Corsan será neste domingo Canoas - As provas objetivas para o concurso público da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) acontecem neste domingo (27), em 10 cidades simultaneamente.O início está previsto para as 13h, mas é recomendado que os candidatos compareçam aos locais a partir das 12h. As provas acontecem em Porto Alegre, Santa Maria, Bento Gonçalves, Alegrete, Rosário do Sul, Osório, Passo Fundo, Canoas, Santo Ângelo e Rio Grande. O certame oferece 242 vagas para Porto Alegre e interior, além de formação de cadastro reserva. Os empregos são de Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Estatístico, Médico doTrabalho, Pedagogo, Psicólogo,Químico, Relações Públicas, Técnico de Contabilidade, Técnico de Informática, Técnico Eletrônico, Técnico Eletrotécnico, Técnico Mecânico e Técnico Químico, sob o regime celetista, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho. Os vencimentos variam de R$ 2.290,97 até R$ 6.154,00, mais vantagens. Para evitar transtornos, a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH) aconselha que os candidatos levem água, caneta transparente de tinta azul ou preta e vistam roupas confortáveis.

Mais de 500 vagas de estágio abertas para estudantes Porto Alegre - A ABRHestágios dispõe de 519 oportunidades de estágio para estudantes, das quais 35 são para alunos do Ensino Médio. Há também vagas de estágio para estudantes dos cursos de Administração (80), Arquitetura (7), Ciências Contábeis (26), Direito (15), Economia (5), Educação Física (16), Engenharia de Produção (6), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Mecânica (1), Informática (30), Jornalismo (6), Pedagogia (14), Publicidade e Propaganda (10),Técnico em Administração (38) eTécnico em Informática (12). A ABRHestágios Saúde, programa exclusivo que atende às demandas específicas de hospitais e clínicas, também oferece vagas de estágio para estudantes, sendo 73 no total. Dessas, 14 são destinadas a alunos do Ensino Médio e as demais para estudantes dos cursos de Administração (6), Ciências Contábeis (3), Economia (1), Educação Física (1), Enfermagem (2), Farmácia (5), Fisioterapia (4), Gestão de Qualidade (1), Hotelaria (2), Nutrição (1), Pedagogia (1), Química (2), Radiologia (1), Recursos Humanos (1), Técnico em Administração (14), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Edificações (1), Técnico em Farmácia (2), Técnico em Química (2), Técnico em Informática (3), Turismo (2). Para mais informações, os estudantes devem entrar em contato pelo telefone (51) 3254-8200 ou pelo site www.abrhestagios.com.br.


www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Canoas - O Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para cursos de capacitação durante a primeira quinzena de maio. As oficinas, gratuitas, são destinadas a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os cursos visam qualificar os educadores para o atendimento aos alunos com necessidades especiais. Além desses cursos, o CEIA também disponibiliza a Oficina de Mandalas para familiares dos alunos em atendimento e comunidade em geral. Este curso será realizado no dia 10 de maio, das 8h30 às 12h. Todas as aulas são realizadas no CEIA. Para se inscrever, é necessário ser professor da Rede Municipal de Ensino e enviar um e-mail para ceiainclusao1@gmail.com informando o curso de interesse no campo “assunto”. Após envio do e-mail será confirmada a inscrição na referida capacitação. As turmas são limitadas a 25 alunos cada. OCEIA fica localizado na Rua Rio deJaneiro, 360, Bairro MathiasVelho. O telefone de contato é (51) 3463 3401. Oficinas Altas Habilidades/Superdotação. Dia 6 de maio, das 8h30 às 12h A utilização do Soroban como ferramenta auxiliar no ensino da matemática Dia 8 de maio, das 8h30 às 12h

Banrisul atende aposentados e pensionistas do INSS em horário diferenciado Porto Alegre - As agências do Banrisul atendem em horário diferenciado os clientes aposentados e pensionistas do INSS. A iniciativa vai vigorar nos dias de pagamento de benefícios, cujo calendário vai até 8 de maio. Para esse público, as agências abrem uma hora antes do horário bancário convencional. Além do horário diferenciado, o Banrisul oferece produtos e serviços com vantagens aos clientes que recebem nas agências da instituição. Um dos produtos voltados para o segmento é o cartão Banricompras INSS, utilizado para o saque do benefício.O cartão também pode ser usado para compras à vista, parceladas e pré-datadas em 140 mil estabelecimentos conveniados da rede Vero. Além disso, os portadores do cartão podem aproveitar a promoção que dá desconto de 50% nos ingressos da rede GNC Cinemas.

47% dos gaúchos ainda não declararam o IR Porto Alegre - A Receita Federal confirmou que 47% dos gaúchos ainda não declararam o Imposto de Renda, a uma semana do fim do prazo. Foram 1,046 milhão de declarações processadas até agora, contra um total estimado em 1,95 milhão. Em nível nacional, cerca de 14 milhões de declarações foram recebidas - 52% das 27 milhões esperadas até 30 de abril. A declaração pode ser transmitida, sem multa, até o dia 30.O site da Receita para apenas para manutenção, entre as 0h e as 5h. Até o último dia, é possível destinar, por meio da Declaração, parte do imposto devido (até 3%) para os Fundos da Criança e do Adolescente. Saiba como aqui. Devem apresentar o documento as pessoas que receberam em 2013 rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 ou tiveram rendimentos não tributáveis acima de R$ 40 mil.Também são obrigados a prestar contas os contribuintes que possuíam bens com valores superiores a R$ 300 mil em 31 de dezembro do ano passado. Quem perder o prazo da entrega paga multa de 1% ao mês sobre o imposto devido ou, no mínimo, de R$ 165,74. Contribuintes que possuem Certificação Digital podem fazer a Declaração Pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC. Essa modalidade também pode ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita Federal.

Aumento da tarifa de energia atinge 33% das indústrias gaúchas Porto Alegre - O aumento da tarifa de energia elétrica praticada pela AES Sul irá atingir 32,9% das indústrias gaúchas, que receberão nas suas contas um reajuste de 30,29%. “O setor terá os seus custos pressionados por mais esta via, agravando o quadro de perda de competitividade observada nos últimos anos”, alertou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, destacando que o percentual aprovado pela Aneel é um dos mais elevados no Brasil. Conforme Müller, entre as principais concessionárias atuantes no País, trata-se da segunda maior correção para os consumidores individuais e da terceira para o setor industrial. No Rio Grande do Sul, a área atendida pela AES-Sul concentra 35,3% do valor adicionado bruto da indústria, 33,8% do emprego industrial formal e 32,9% dos estabelecimentos industriais.

Secretaria de Transportes e Mobilidade avalia positivamente os primeiros dias da mudança

Corredor de ônibus tem desagradado usuários, lojistas e motoristas

Canoas esde terça-feira (22), teve início a operação do primeiro corredor de ônibus, implantado em 590 metros na área central do município. A mudança tem desagradado muitas pessoas que circulam ou trabalham na região. Lojistas e usuários do transporte público fazem coro: faltou divulgação da prefeitura foi insuficiente, com os horários em que o fluxo é permitido de carros e descolamentos de pontos de ônibus. De acordo com o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade, Euclides Coimbra, a mudança foi avaliada como positiva. O corredor está delimitado com faixas de cor azul. Além disso, placas foram instaladas em toda a extensão do corredor. Nos horários em que ele estiver em funcionamento, placas com luzes em amarelo piscante fazem a indicação para motoristas e pedestres. Alguns motoristas desavisados estão sendo multados quando estacionam ou trafegam pela faixa exclusiva aos coletivos. Lojistas que se sentem prejudicados estão organizando uma mobilização nas redes sociais contra a mudança, ou sugerindo que quem alguns pontos sejam revistos. Comerciantes de um shopping no Centro sentem que o movimento de clientes diminuiu. A prefeitura argumenta que com a redistribuição de algumas linhas de ônibus para paradas próximas, readequação dos tempos de semáforos no entorno e o consequente término da “fila dupla” de ônibus, o fluxo teve uma melhora significativa, refletindo na diminuição do tempo de percurso dos ônibus em 15%. Antônio Oliveira, morador de Nova Santa Rita, reclama a troca de parada. Antes embarcava na Praça da Emancipação. “A grande maioria de quem mora em Nova Santa Rita embarcava no ônibus em frente a Praça. Com a mudança a única parada fica lotada”, reclama. A indignação do morador da cidade vizinha é semelhante do morador do Guajuviras, Marcelo

D

Foto: Divulgação/CN

CEIA oferece oficinas de capacitação

Geral

Sexta - Feira - 25 de abril de 2014 - 7

Trocas de pontos, queda do movimento no comércio e falta de divulgação são as reclamações

Carbonato. Usuário do Linha 3, antes embarcava em frente ao calçadão. Agora somente na Fundação Canoense. “A parada é mais distante e tem pouco movimento após as 20 horas. Logo logo acontecerão os assaltos”, diz. Procurando pelo táxi, no ponto tradicional em frente ao Calçadão, Maria Margarete, moradora do Igara, revela surpresa com a mudança. “A divulgação não foi suficiente e estava acostumada a pegar o taxi aqui. Certas mudanças, a população deve ser informada com bastante antecedência”, queixa-se. Outro ponto descontente é o setor do comércio. Localizado a poucos metros do Calçadão, um estacionamento já colhe os primeiros prejuízos e transtornos. Segundo a atendente, Patrícia Ferreira, o movimento diminuiu 40%. “Além da diminuição de clientes, os ônibus param em frente da saída da garagem e prejudica nosso fluxo de entrada e saída”, ressalta. Se g u n d o o s e c r e t á r i o Euclides Coimbra, nestes primeiros dias o sistema estará em constante avaliação. Para ele qualquer mudança em sistemas de transporte coletivo, existe um tempo de adaptação dos usuários. “Cremos que devido à campanha de divulgação prévia realizada, este tempo seja mínimo. Reforçamos a

sinalização que ficará presente no local”, comenta. Confira o que mudou: Muda embarque e desembarque de linhas convencionais A implantação do corredor de ônibus na Victor Barreto alterou os locais de embarque e desembarque das linhas convencionais L1, L2, L3 e Nazário/São João (todas Leste): no Centro, elas não fazem o embarque e o desembarque na parada do Golden Center, somente nos pontos do Ipicuê/ Ferragem São Francisco, da Praça Emancipação (Prefeitura) e da antiga Estação Férrea (Fundação), mais adiante. Novos fluxos, mais facilidades Nessa reformulação viária, foi implantado um novo ponto exclusivo para os seletivos, em frente à Sonepar (antigo Dick Center), próximo à Rua Gonçalves Dias, que não utilizarão mais, como parada, a Praça Emancipação (Prefeitura). Os motoristas também têm mais tranquilidade com o corredor de ônibus, pois ganharam mais uma faixa de tráfego entre a Gonçalves Dias e a Frei Orlando, em razão das 35 vagas a menos na Área Azul. Os corredores exclusivos para ônibus são uma das demandas apontadas no 1º Congresso da Cidade, realizado em Canoas, em 2011.

Confira as mudanças na Victor Barreto. Corredor - Implantação do corredor de ônibus, na faixa da direita, entre as ruas Gonçalves Dias e Muck, nos horários de pico, das 7h às 9h e das 16h às 20h. Fora desses horários, o fluxo na região é normal, com acesso de veículos na via da direita, de acordo com a sinalização de trânsito. - Nos horários em que o corredor de ônibus está em funcionamento, placas com luzes em amarelo piscante fazem a indicação para motoristas e pedestres. -Os contêineres para resíduos orgânicos e de coleta seletiva foram realocados. - Durante o horário em que o corredor de ônibus está em funcionamento, não é permitido o embarque e o desembarque no trecho. Nos demais horários, das 9h às 16h, e das 20h às 7h, basta respeitar a sinalização indicativa. Paradão do Golden Center - Com a transferência de fluxo das linhas convencionais L1, L2, L3 e Nazário/São João, há uma redução, oferecendo uma mel hor d i stri b ui ção das demais linhas ao longo desse terminal. Essas linhas acessam os pontos do Ipicuê/ Ferragem São Francisco, da Praça Emancipação (Prefeitura) e da Antiga Estação de trens (Fundação), mais adiante, para onde foi transferida a integração dessas linhas.

Ainda restam vagas para trabalhar na AUDAC Canoas -Continua a seleção de candidatos para preencher os 720 postos de trabalho ofertados pela empresa paulista de call center AUDAC. Até o momento foram preenchidas 300 vagas. A seleção acontece na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) até amanhã, dia 25 de abril.Após a data, os candidatos participarão de dinâmicas em grupo na sede da empresa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso, destaca a política da empresa nas contratações. “Dos contratados, muitos têm idade superior a 50 anos. Isso demonstra o conceito que a empresa trabalha, valorizando as habilidades e competências agregadas com as experiências das pessoas”, falou. Para se candidatar é necessário ter ensino médio comple-

to, no mínimo 18 anos de idade e enviar currículo para o e-mail canoasqualificar.smde@gmail. com, colocando no campo assunto “Currículo AUDAC”. As vagas são para o turno da tarde (das 14h às 20h) para atuar nas áreas administrativa, de recursos humanos, de tecnologia da informação e de conservação e limpeza. As entrevistas serão realizadas na Avenida Santos Ferreira, 831, Bairro Marechal

Rondon. Os interessados podem ligar para (51) 3465 3933. AAUDAC atua em 23 capitais brasileiras e foi vencedora do certame licitatório da Caixa Econômica Federal, assumindo a cobrança do passivo em todo o Brasil. A empresa está no mercado há mais de 38 anos na recuperação de créditos e dívidas, com moderno sistema gerenciador de cobranças e atendimento.


8-

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Geral

Iniciativa é de entidades com apoio da Câmara de Vereadores de Canoas e setor privado

Canoas onscientizar os motoristas sobre o uso indevido das vagas destinadas a idosos e deficientes físicos em Canoas. Esse é o mote de campanha lançada, na última quarta-feira (23), por entidades e empresas do município com o apoio da Câmara de Vereadores. A primeira ação aconteceu pela na Rua Ipiranga, em frente ao prédio do Legislativo, com abordagens aos motoristas. Entre as entidades organizadoras estão o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDIP) e a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). A campanha também conta com o apoio do Mc Donald’s do Canoas Shopping. O responsável pela franquia, Rogério Barbi, foi um dos primeiros incentivadores da ideia, diante da dificuldade encontrada, na condição de portador de deficiência, para conseguir estacionar nas vagas preferenciais a que tem direito. Uma das ações da campanha consiste na distribuição de adesivos com a frase: Eu respeito a vaga especial de estacionamento. “O desres peito às vagas especiais parte de uma minoria e acreditamos que podemos atingi-la a partir de uma campanha de conscientização”, afirmou o vereador Betinho do Cartório

C

Foto: Divulgação/CN

Campanha sobre vagas preferenciais nos estacionamentos

Iniciativa propõe concientizar motoristas sobre o uso devido de vagas preferênciais

(PTB), um dos apoiadores da iniciativa. O vereador Celso Jancke (PP) também participou do lançamento como representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade na qual ocupa a função de diretor de Planejamento. Estacionamento privado é o maior desafio Embora idosos e pessoas com deficiência tenham, por

lei, direito a vagas preferenciais em centros de compras, supermercados, espaços de lazer e áreas públicas, ainda são comuns as situações de desrespeito. Um dos maiores desafios está nas vagas em estacionamentos de estabelecimentos privados. Com base em iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros, a partir de resolução

do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o vereador Betinho do Cartório pretende começar o debate na Câmara sobre a possibilidade de os agentes municipais de trânsito passarem a fiscalizar também as situações de desrespeito às vagas preferenciais nos estabelecimentos privados, a exemplo do que acontece hoje nas vias públicas.

Porto Alegre - A licitação que prevê o prolongamento da Rodovia do Parque, a BR-448, até o município de Portão deverá ser lançada em julho deste ano. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que o consórcio formado pelas empresas Enecon e Magna concluiu a primeira parte do estudo de extensão da Rodovia do Parque. Segundo o departamento, o projeto entregue prevê um novo trecho de mais 15 quilômetros até a RS-240, em Portão. Segundo o Dnit, as duas empresas continuam trabalhando no projeto de prolongamento da BR-448. Existe a proposta, de acordo com o departamento, de que uma outra licitação seja lançada para levar a Rodovia do Parque por mais oito quilômetros até o município de Estância Velha. No entanto, segundo o órgão, ainda falta a definição do trajeto. Não existe previsão de quando o edital será publicado. O departamento ressalta que para a ampliação até Estância Velha é necessário a

Foto: Divulgação/CN

Licitação para extensão da Rodovia do Parque deve ser lançada em julho

Projeto prevê novo o trecho de mais 15 km até a cidade de Portão

realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de um Relatório de Impacto Ambiental (Rima). O Dnit estuda estender o percurso da Rodovia do Parque, a BR-448 até Dois Irmãos, o que significaria uma ampliação de mais 12 quilômetros. Segundo o departamento, os estudos sobre a ampliação do percurso

ainda estão em uma fase inicial. No projeto de prolongamento da Rodovia do Parque foram avaliados tráfego, capacidade da rodovia, estudos de engenharia, sócio-econômicos e ambientais. O projeto contempla uma análise do sistema ferroviário e hidroviário, para que sejam avaliadas implicações dessas necessidades no transporte da

região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme o Dnit, o projeto de ampliação da Rodovia do Parque deveria ter sido finalizado em agosto de 2013, mas foi necessário mudanças devido a localização do novo aeroporto regional, que será construído entre Portão e Nova Santa Rita.


Sexta - Feira - 25 de abril de 2014 - 9

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Homem é recapturado pela polícia em Esteio Esteio - A Polícia Rodoviária Federal recapturou um homem de 24 anos, foragido do sistema prisional, na última semana, em Esteio. Ele havia fugido do Instituto Penal de Novo Hamburgo em janeiro deste ano. Os policiais receberam a informação de que um indivíduo se encontrava às margens da BR 116, no km 256, e era o responsável por assaltados nas paradas de ônibus e passarelas. O criminoso possui antecedentes por roubo a pedestre (três vezes), porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado (oito vezes), furto de residência (duas vezes), entre outros. No dia 14 de março ele foi apontado como autor de assalto por uma vítima, que teve bolsa e joias roubadas na passarela da estação Esteio, mediante ameaça com arma de fogo.

Preso com arma e projéteis Canoas - Um homem, foragido da justiça, foi preso na última semana, com armas e projéteis em Canoas. De acordo com os policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar, o detido, de 31 anos, tinha fugido do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, no dia 23 de março. Com o homem, os policiais militares encontraram uma pistola calibre 9mm, de fabricação israelense. Além da arma, foram apreendidos 50 projéteis, dois carregadores, três maçaricos, três cilindros de gás acetileno, uma porção de maconha e um rádio na frequência da Brigada Militar (BM). O detido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para o registro do flagrante.

Condenado foragido é preso em barreira na BR 116 Canoas - Um procurado pela Justiça foi preso na noite dessa quarta-feira em uma barreira montada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 116 em Canoas. O foragido foi abordado no km 269 da rodovia e, após verificação, os agentes descobriram que o homem estava condenado a 11 anos de reclusão. Segundo a PRF, ao ser parado para a fiscalização, o homem – que conduzia um Honda Fit com placas do Paraná – apresentou a documentação. Após a consulta, os policiais rodoviários descobriram que havia um mandado de prisão contra ele. O motorista era procurado por roubo a estabelecimento comercial, formação de quadrilha, receptação e furto de veículo. Na mesma barreira, os policiais rodoviários foram obrigados a perseguir um motociclista que tentava entrar em Canoas trafegando pela contramão. Após a abordagem, a PRF verificou que o motociclista estava com a habilitação suspensa. Um Termo Circunstanciado por direção perigosa e violação da suspensão do direito de dirigir foi elaborado pelos policiais rodoviários.

Preso por receptação possuía veículos roubados em casa Canoas - Policiais civis da Delegacia de Furtos, Roubos e Receptação de Veículos, da 2ª DPRM, coordenada pelo delegado Thiago Almeida Lacerda, prenderam em flagrante por receptação um suspeito de 19 anos, por esconder em sua residência dois veículos roubados. Na casa localizada no bairro Mathias Velho em Canoas, os automóveis foram apreendidos juntamente com documentos de vítimas de furto de veículos. Os carros, um Ford/Fiesta e um GM/Prima foram roubados respectivamente, em 22 de abril e 8 de abril deste ano, nas cidades de Canoas e Porto Alegre. Segundo o delegado, as investigações prosseguem no sentido de identificar quem são os autores dos roubos.

TCU realiza levantamento de Governança de Segurança Pública

Brasília TCU realizou fiscalização na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e em secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal com o objetivo de conhecer e avaliar suas condições de governança, gestão e sua capacidade de implementar a Política Nacional de Segurança Pública. Por meio de pesquisa respondida de forma sigilosa, o TCU coletou dados de 25 das 27 secretarias de segurança pública nos estados e no Distrito Federal. Os dados foram avaliados de forma conjunta, e resultaram na classificação em quatro níveis de governança (Índice de Governança de Segurança Pública – iGovSeg): aprimorado, intermediário, inicial e insuficiente. Vinte secretarias estaduais de segurança foram classificadas no nível intermediário, e as cinco restantes, no nível inicial. Nenhuma das secretarias avaliadas foi classificada no nível aprimorado ou insuficiente. Os principais aspectos positivos sobre as secretarias de segurança pública estaduais constatados dizem respeito à infraestrutura tecnológica adequada (100%), existência de sistema informatizados para gerenciar ocorrências policiais (96%), e existência de unidade específica para gestão de convênios (92%). Entretanto, há aspectos que demandam atenção: 92% das secretarias não possuem código de ética formalizado, 80% não mantém

O

Tribunal de Contas avalia a gestão e capacidade na área de segurança

indicadores de processos finalísticos atualizados e 64% não têm polícias civil e militar sob sua subordinação. O TCU constatou que não há uma Política e um Plano Nacional deSegurança Pública formalizados, além de uma baixa efetividade do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) como instância formuladora de diretrizes setoriais. Além disso, nas secretarias de segurança pública estaduais e na Senasp, os controles internos e a gestão de riscos se mostram pouco estruturados, podendo comprometer a efetividade das políticas públicas de segurança e as secretarias possuem baixa governança de pessoal.

PF entra em estado de greve no RS Porto Alegre - Policiais federais decretaram estado de greve, no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada após assembleia da categoria. Os servidores gaúchos aderiram à mobilização nacional de 24 horas - a sétima desde o início do ano. Agentes, escrivães e papiloscopistas exigem investimentos do governo federal na corporação. Com isso, o atendimento ao público e as atividades operacionais foram suspensos. Apenas serviços com agendamento foram mantidos ao longo do dia, assim como a manutenção de plantões, custódia de presos e prisões em flagrante. Em 7 de maio, os policiais gaúchos se reúnem para discutir os rumos do movimento. Uma greve, a cerca de um mês do início da Copa do Mundo, já é cogitada pelas lideranças do Sindicato dos Policiais Federais do Rio

Grande do Sul. Por enquanto, o estado de greve não compromete a emissão de passaportes, nem a realização de prisões, por exemplo. Se a paralisação geral for deflagrada, porém, o sindicato garante comunicar a classe patronal e os veículos de imprensa com até 72 horas de antecedência. Uma greve pode reduzir em 70% determinados atendimentos da PF. Segundo a categoria, houve redução dos investimentos na PF com a consequente falta de condições de trabalho e de efetivo. Os policiais ainda dizem estar com os salários congelados há sete anos, com perdas superiores a 40%. Além disso, entendem que outros órgãos passaram a assumir atribuições constitucionais da Polícia Federal.

O relator do processo, ministro José Jorge, afirmou que a União possui relevante papel indutor de melhorias na governança das entidades estaduais de segurança pública e interesse em seu aprimoramento e que, por isso, se torna pertinente dar seguimento às ações de controle conduzidas pelo TCU, com participação dos tribunais de contas locais, visando à atualização do iGovSeg e à proposição de outras ações de controle externo voltadas para a melhoria da governança de segurança pública. O TCU recomendou à Casa Civil da Presidência da República

e ao Ministério da Justiça que envidem esforços para viabilizar a edição de documentos que consolidem a Política Nacional de Segurança Pública e o Plano Nacional de Segurança Pública. O tribunal também recomendou à Senasp que estabeleça condições e critérios para a realização de transferências voluntárias às organizações de segurança pública estaduais e do Distrito Federal que privilegiem ações que contribuam para a melhoria de sua governança. As secretarias de segurança estaduais participantes da pesquisa receberão relatórios individuais, como subsídio para implementação de melhorias.

Dupla é presa por receptação e adulteração veículo Canoas - Policiais civis da Delegacia de Furtos, Roubos e Receptação de Veículos de Canoas prenderam em flagrante, na última terçafeira (22), dois suspeitos , ambos de 25 anos. Segundo o delegado Thiago Almeida Lacerda, os homens foram presos por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

A dupla tripulava uma camionete Hyundai/IX35 com placas clonadas, quando foi presa durante uma abordagem na Rua Lima e Silva, em Porto Alegre. Após minuciosa busca no veículo, ainda foi possível recuperar pertences pessoais da vítima do roubo de veículo ocorrido no dia 09 de março de 2014. Conforme o delegado, o veículo recuperado será restituído ao seu proprietário.

Foto: Divulgação/CN

Canoas - Uma mudança de última hora na defesa do réu Lauri Sávio Cunha, apontado como um dos lideres de uma quadrilha de extermínio desarticulada pela Operação Cova Rasa, em 2009, fez com que o julgamento dele e mais dois réus que aconteceria ontem fosse adiado. O julgamento foi remarcado para 29 de maio. Conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público, eles são acusados da morte de Darlan Dorneles Soares, morto aos 35 anos. A Promotora de Justiça Giselle Soares é a responsável pela acusação. Segundo as investigações, em 5 de agosto de 2007, a mando de Lauri, Paulo Ricardo dos Santos e Vagner Peres Vicente invadiram a residência de Darlan Soares e o mataram a tiros. A motivação envolve uma discussão da família do mandante com a vítima. Os réus fazem parte da lista de 23 denunciados pela Operação Cova Rasa, que investigou homicídios ligados ao tráfico de drogas e que foram encomendados de dentro de presídios.

TCU constatou que não há uma Política e um Plano Nacional de Segurança Pública

Foto: Divulgação/CN

Julgamento de envolvidos na Operação Cova Rasa é adiado

Polícia

Veículo recuperado foi entregue ao proprietário


10 -

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br


Sexta - Feira - 25 de abril de 2014 - 11

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Variedades Problemas que vinham se acumulando na vida a dois podem vir à tona agora.Tornar convivênciaentrevocêsmelhor só dependerá de você. Aproveite o momento para trocar ideias, partilhar projetos e dividir tarefas no trabalho. Ressentimentos poderão aparecer entre os familiares. Mas commuitojogodecintura,vocêvairesolvertudo. A dois, o clima é de Leão 21/07 a 22/08 insegurança. Na sede de atingir suas metas no trabalho, o par pode acabar ficando para escanteio. Cuidado! Não adianta ficar se cobrando demais: respeite suas limitações. Por outro lado, tenha cuidado com intrigas.Alguém pode querer prejudicá-la.No convívio familiar, evite tomar partido. Você será mais útil tentando acalmar os ânimos. O astral é de intensidade na Virgem 23/08 a 22/09 relação a dois. Mas o ciúme, seu ou de quem ama, pode provocar estragos. Evite se impor e complicar ainda mais as coisas. No trabalho, terá dificuldades para lidar com pressões. Considere a possibilidadedesededicaraumaatividadequetragamais prazer ao seu cotidiano. Você saberá conciliar a sua vida familiar com os seus outros planos. A dois, é preciso encontrar Capricórnio 22/12 a 20/01 uma maneira de se tornar mais próxima do par. Se não tem alguém, evite se jogar de cabeça em um relacionamento ou corre o risco de se decepcionar. No trabalho, solte a sua imaginação e aposte no seu taco. Mas faça tudo nos bastidores. Mostre-se solidária e generosa, pois os familiares vão precisar sua força. Nada de egoísmo. Não deixe a insegurança Aquário 21/01 a 19/02 dominar seu coração e afetar o bom entendimento com quem ama. Se está numa relação que nãofunciona,esteéomomentodefazerajustes.Nãofaça propagandadeseuprogresso.Corraatrásdosseussonhos, sem esperar pelos outros.Caso tenha alguma mágoa em relação a um parente, converse com ele e esclareça tudo. Câncer 21/06 a 21/07

O companheirismo promete tomar conta do romance, apimentando os momentos íntimos. Você e o par vão estar bastanteenvolvidos.Notrabalho,terádisposiçãoparacolocar seus planos em prática. Empenhe-se para fazer valer sua vontade. Em relação ao dinheiro, evite extravagâncias.Tente contornarosproblemasfamiliarescomatitudespositivas. Peixes 20/02 a 20/03

Passatempo

Canoas ncila Dani Martins, da Casa do Poeta, foi eleita patrona da 30ª Feira do Livro de Canoas, em eleição que ocorreu no Auditório de Secretaria Municipal de Cultura. Ancila é escritora e licenciada em História. A nova patrona concorreu com os escritores Dilan Camargo, da Associação Gaúcha de Escritores, e Marina Lima Leal, da Secretaria de Cultura de Canoas e Associação Canoense de Escritores. Nascida em Flores de Cunha, Ancila lecionou em Canoas no Celes, no Centro Educacional La Salle, no Colégio Cristo Redentor e na EEEM Carlos Chagas. Também foi diretora da EEEM André Leão Puente. É autora dos livros “Calendário Histórico Cultural de Canoas para 2011”, “Expressando Sentimentos” (2008) e “Quadrantes da Alma” (2012). O corpo de jurados foi composto pelo patrono da edição de 2013, Décio Dalke, e pelos representantes da Câmara Rio-grandense do Livro, Astomiro Romais, do Conselho Municipal de Cultura, Henrique

A

Foto:Divulgação/CN

O romance pode bater de frente com os seus interesses profissionais. Talvez seja necessário sacrificar um para que o outro cresça. Pense nisso! Seu serviço está bem amparado, mesmo assim, uma sensação de dúvida vai tomar conta de seu espírito. Evite gastos desnecessários. No romance, a distância Touro 21/04 a 20/05 pode se tornar um obstáculo. Viagem pode trazer o estímulo que a sua vida amorosa necessita. No trabalho, novos horizontes estão se abrindo. Aproveite para unir forças. Mas tudo que conseguir será fruto do seu esforço. Notícias de familiares mais velhos ou de outra cidade terão uma influência bastante positiva em sua vida familiar. A dois, poderá enfrentar Gêmeos 21/05 a 20/06 altos e baixos nesse período. Convémsermaistransparente. Segredos ou mentiras podem magoar. No trabalho, desejo de se sobressair pode bater de frente com aquilo que esperam de você. Fique atenta a tramas de bastidores. É possível que tenha um comportamento mais rebelde em relação aos seus familiares.Controle-se! A dois, o clima pode ficar Libra 23/08 a 23/10 nebuloso. Não permita que outras pessoas ou a família interfiram em sua vida afetiva. Na paquera, evite se precipitar ou irá se decepcionar. Será preciso manter a harmonia no ambiente de trabalho, que estará um pouco tumultuada. Se descuidar do seu dinheiro, há sinais de perdas. Assuntos relacionados à sua casa concentrarão a sua atenção. Se está só, cuidado para não Escorpião 23/10 a 21/11 perder o pé da realidade. A dois, a insegurança pode gerar conflitos. Relações estáveis contam com maior proteção das estrelas. No trabalho, alguns de seus planos podem não sair como você deseja. Tenha cuidado com pessoas oportunidades. É uma boa fase para organizar as finanças. Seja mais tolerante com familiares. Noromance,fazerconcessões Sagitário 22/11 a 21/12 será fundamental. Evite ficar alimentando velhos ressentimentos. Se está sozinha, aposte na discrição para laçar o coração do paquera. No serviço, um projeto tem tudo para deslanchar. Mas você pode ter dificuldade para dividir tarefas. Evite impor seus pontos de vista e a paz familiar logo voltará a reinar. É melhor assim! Áries 21/03 a 20/04

Ancila Dani Martins é a patrona da 30ª Feira do Livro de Canoas

Ancila é escritora e licenciada em história

Martins de Freitas, doColegiado de Livro e Leitura, Nelsi InêsUrnau, do Unilasalle, Luciana Éboli, doCentro Universitário Ritter dos Reis, Karine MirandaCampos, e daUlbra, Maria Alice da Silva Braga.

O jornalista e escritor Zuenir Ventura,seráhomenageadonesta edição. A 30ª Feira do Livro de Canoas acontece de 31 de maio a 14 de junho na Praça da Bandeira e no Calçadão de Canoas.

Evento literário no Bairro Harmonia Canoas - Até este sábado (26), ocorre a 3ª Feira do Livro do Bairro Harmonia, que acontece na Praça Sargento Rosa (Rua Eça de Queiroz), das 9h às 20h. O patrono é o escritor Etevaldo Silveira e o país homenageado é a Espanha. Entre as atrações do evento está o lançamento, nesta sexta-feira (25), às 14h, do livro que conta a história do local, “Canoas para Lembrar quem Somos – Bairro Harmonia: Um mosaico gigante em Canoas”, organizado por Cleusa Maria Gomes Graebin. A obra é uma idealização da Prefeitura de Canoas e do Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Quem visitar a Feira terá acesso a vários títulos e poderá acompanhar diversas atrações culturais, como contação de

Foto:Divulgação/CN

Horóscopo

Apresentação do Boneco Juca está entre as atividades

histórias, incluindo momentos com o Boneco Juca e equipe da Biblioteca João Palma da Silva, e do músico Inácio Longhi. A coordenação é dos responsáveis pela Biblioteca Comunitária

Simões Lopes Neto, Jairo Luiz Souza e André Soares. A feira tem apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que cede a estrutura.


12 -

Senac Canoas forma primeira turma PCD

Sexta - Feira, 25 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Canoas – no dia de ontem ( 24), o Senac Canoas realizou a formatura de 11 alunos do curso de Aprendizagem em Serviços de Asseio e Conservação, do Programa Senac de Gratuidade. A solenidade acontece às 19h30, no Auditório do prédio de Odontologia da Ulbra. Essa foi a primeira turma de PCDs formada em parceria com o Hospital Universitário, mantido pelo Hospital Mãe de Deus. Interessados em se capacitar pelo programa Jovem Aprendiz PCD podem encaminhar o currículo para o setor de Recursos Humanos do Hospital Universitário, que está com vagas abertas. Mais informações podem ser obtidas na Unidade, localizada na Rua Mathias Velho, 255, pelo telefone 34767222 ou ainda no site www.senacrs.com.br/canoas.

www.jornalcorreiodenoticias.com.br - Sexta - feira, 25 de abril de 2014

Assembleia com skatistas aprova projeto de pista a ser construída no Parque Eduardo Gomes

Skate Park Canoas perto de sair do papel

C

disse. DJ Cabeção também lembrou que o município poderá sediar competições profissionais com a construção do Skate Park Canoas. O presidente da Federação Gaúcha de Skate, Régis Lannig, disse que é uma satisfação

para a entidade participar da assembleia. Ele lembrou que diversas cidades gaúchas querem proibir a prática de skate. “Os skatistas canoenses têm o privilégio de poder opinar sobre uma pista que vai aumentar o nível técnico”, falou.

Morador do bairro Niterói, Rodrigo Antunes, de 14 anos, disse que é um sonho que se realiza. “Sou praticante de skate há seis anos e a gente tinha que ir para outras cidades. Agora, fica bem perto da minha casa”, falou. Guilherme Isoppo, de 22 anos, morador do Guajuviras, ressaltou que a pista vai integrar a comunidade skatista de Canoas. “É fundamental porque é um espaço que a gente nunca teve. Antes, cada um ficava no seu bairro. Agora, teremos um lugar nosso”, comentou. Licitação Com a aprovação em assembleia do anteprojeto, em 30 dias será entregue o projeto definitivo. Em seguida, será aberto o processo licitatório, na modalidade de menor preço, para a construção. A previsão de conclusão da obra é até o segundo semestre de 2015. Características 648 metros quadrados de área construída. 400 metros quadrados de entorno, com paisagismo e espaço para espectadores. Poderá ser utilizada por iniciantes e profissionais. Haverá rampas e variados tipos de obstáculos. O projeto ainda prevê um grande painel para grafite.

Programação Sábado - 26 de abril Praça do Avião (Rua Teixeira de Freitas) 15h - Concentração e roda de capoeira -Grupo Angola Palmares (Mestre Dindo)

-Grupo Tradição (Mestre Bira) -Grupo Oxósse (Mestre Soneca) -Pretos Velhos da Vivência (Mestre Chuca) -Grupo União de Raças (Contra Mestre Timbalada) 16h - Abertura religiosa em homenagem a Ogum e São Jorge 16h10 - Saída da procissão 17h40 - Ato inter-religioso Representante das religiões de matriz africana, a coordenadora geral do Movimento Uniaxés, Mãe Rose d’ Xangô Presidente da Associação dos Umbandistas de Canoas, Rogério Barcela Representante da Associação Universalitas Luz de Aruanda, Jaqueline Caldart Representante da Associação Espírita da Caridade, Eugenio Dullios Representantes da Igreja Católica e do Vicariato Episcopal de Canoas 18h10 - Protocolo oficial 1 8 h 50 - A p r e s e n t a ç ã o Artística (cânticos para Ogum e São Jorge executados por Moisés de Bara Lanã e grupo)

19h10 - Homenagens especiais concedidas pelo Movimento Uniaxés (Troféu Guerreiros da Paz) 19h40 - Rito de Umbanda em homenagem a Ogum e São Jorge 21h30 - Encerramento. Domingo - 27 de abril Carreata em homenagem a Ogum e São Jorge Saída a partir das 15h, da sede da Federação Afroumbandista Espiritualista do Rio Grande do Sul, Rua Fernando Abott, nº 159, Centro. Itinerário A carreata seguirá pelas ruas Santa Maria, Inconfidência até Victor Barreto, onde serão organizados os veículos para seguirem até Porto Alegre. Continua pela Victor Barreto, segue pela BR-116 até a Estação Aeroporto, onde a Guarda Municipal, EPTC e a Polícia Rodoviária Federal farão a escolta pela Avenida Farrapos passando pelo túnel da Conceição, finalizando o trajeto no Largo Zumbi dos Palmares (antigo Largo da Epatur), que fica na Travessa do Carmo, 84, na Cidade Baixa. A chegada da carreta está prevista para as 16h.

Foto: Divulgação/CN

Canoas om grande presença de skatistas de Canoas foi aprovado na última semana, no auditório Sady Fontoura Schiwitz, o o projeto para a construção do Skate Park Canoas. Na oportunidade, os presentes opinaram sobre o anteprojeto, apresentado pelo arquiteto da Spot Skate, Frederico Cheuiche. O encontro, promovido pela Coordenadoria da Juventude, teve como objetivo ouvir as opiniões dos skatistas para definir os rumos da construção da pista de 648 metros quadrados de área para a prática do skate, que será erguida no Parque Esportivo Eduardo Gomes. Outros 400 metros quadrados de entorno serão construídos, com paisagismo e espaço para espectadores. A estimativa é de que o Skate Park custe cerca de R$ 300 mil e seja público, inclusive permitindo o empréstimo de equipamento e oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade social. Frederico Cheuiche mostrou como referência as obras de espaços de skate já construídos em cidades como Cabo Frio/RJ, Ituporanga/SC, Florianópolis/ SC e Garopaba/SC, além das cidades gaúchas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Viamão,

Pista de 648 metros será erguida no Parque Esportivo Eduardo Gomes

Uruguaiana, São Leopoldo, Garibaldi, Rio Grande, Portão, Osório, entre outras. O secretário especial da Juventude, Herbert Poersch, o DJ Cabeção, ressaltou a felicidade de poder contar com o comparecimento da

comunidade e a aprovação do projeto. “É importante a participação dos jovens para decidir um projeto desse porte. Definimos um local mais adequado no parque, que terá uma câmera de segurança para poder ficar aberto até as 22h”,

Canoas A Coordenadoria Municipal de Políticas da Diversidade realiza a VII Procissão Ogum e São Jorge no município, neste sábado (26). A procissão sairá da Praça do Avião, na Rua Teixeira de Freitas, a partir das 16h, e seguirá até o Ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, que fica entre as ruas Caramuru é Caetés. No local será realizado ato inter-religioso e solenidade oficial com a presença de líderes e autoridades políticas, além de apresentações artísticas, homenagens especiais e entrega de certificados. Em 2013, a procissão contou com um público estimado de 1.500 participantes. Durante o evento, cinco homenagens com entrega de troféus e certificados para lideranças da sociedade Civil e poder público, em função de trabalhos desenvolvidos em prol da cultura de paz. O Dia de São Jorge e Ogum, comemorado no dia 23 abril, faz parte do calendário oficial de Canoas desde 2013, e a procissão em homenagem é realizada no município desde 2008.

Foto:Divulgação/CN

Carreata e procissão para celebrar Ogum e São Jorge

No ano passado, procissão contou a participação de 1500 pessoas

Entre as autoridades esperadas no evento, a do prefeito Jairo Jorge, deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, secretário especial de Políticas de Diversidades, Rogério Tigre, presidente da Federação AfroUmbandista e Espiritualista do

RS, Everton Alfonsin e vereador Paulinho d’Ode. Trajeto da procissão A procissão sairá da Praça do Avião, seguirá pelas ruas Teixeira de Freitas, Ipiranga, XV de Janeiro, Regente Feijó, Caramaru até a Caetés.


Edição 634 - Correio de Notícias