Page 1

Quinta - Feira, 17 de abril de 2014 - Ano 18 - Nº 633 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00

Fotos: Divulgação/CN

Conta de luz mais cara a partir de sábado

Ministro anuncia ampliação do Hospital Universitário e reinaugura emergência do HPS Fotos: Divulgação/CN

Página 3

A

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira um reajuste de 28,86% para os consumidores residenciais atendidos pela distribuidora AES Sul. Para as indústrias, haverá aumento de 30,29%. As novas tarifas entram em vigor a partir do próximo sábado para 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas em 118 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles, Canoas. Página 5

Transporte Metade da Rodovia do Parque está na escuridão Página 6

Geral

Polícia

Confira o que abre e fecha no feriadão em Canoas

Polícia apreende meia tonelada de maconha em caminhão

Página 7

Página 9


2 2 --

Sexta - Feira, 10 de abril de 2014 Quinta - Feira, 17 de abril de 2014

Editorial

N

www.jornalcorreiodenoticias.com.br www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto & Contraponto Páscoa da paz

este ano as comemorações pascoais se dão junto ao feriado de 21 de abril, Tiradentes, gerando um super feriado de 4 dias. Um grande contingente se deslocará para outras localidades, praia e serra, certamente serão os destinos mais visados. As estradas, como de costumes, não serão suficientes para acomodar todo o volume, concentrado em alguns momentos, que certamente ocasionará congestionamentos e estresses nos motoristas. É preciso municiar-se de muita tranquilidade e paciência para ir e vir em paz, sem sobressaltos, sem acidentes, sem mortes ou feridos. Não é admissível estar indo, ou depois, voltando e não chegar pela imprudência, pela pressa, ou ainda pior, pelo uso de álcool e drogas antes e durante o manejo de um veículo automotor. Já aqueles que ficarão aqui na cidade, não menos importante são as recomendações de tranquilidade e moderação. A Páscoa é um evento cristão, significa o renascimento, a esperança de um novo tempo, o surgimento de novas oportunidades. Vamos, então, aproveitar estes dias, dar e receber abraços, presentes, afagos. Vamos orar para que não tenhamos mortes a lamentar na terça-feira, 22 de abril. Que todos voltem, que os que fiquem permaneçam na paz. Uma feliz Páscoa a todos os nossos leitores.

Enquete

Você aprova a implantação do corredor de ônibus na área central?

Menino Bernardo

por Tulio Moreira

Não tem como ficar alheio, nesta semana, ao chocante crime ocorrido em Três Passos. A morte de um menino de apenas 11 anos, de maneira torpe, covarde e segundo os relatos obtidos junto a Polícia Civil na região, efetuada pela sua madrasta com a conivência do pai, nos remete obrigatoriamente a reflexão de onde esta caminhando a humanidade. Nossos vizinhos são, em maioria absoluta, ilustres desconhecidos. De um modo geral, nem mesmo seus nomes sabemos. Em quaisquer situações adversas no trânsito, já perdemos nossa paciência e por muito pouco não efetuamos algum crime. Estamos sempre com presa, atrasados ou queremos chegar antes dos outros. A famosa “Lei de Gerson”, oriunda de um antigo comercial de marcas de cigarros, esta mais do que nunca em vigor: é preciso tirar vantagem de tudo e sobre todos. As tevês apresentam, diariamente e em qualquer horário conceitos e normas éticas, de convivência, de idoneidade, de honestidade, de fidelidade conjugal, que contagia a população, que passa a ver a ficção como realidade. Matar e morrer é só uma questão de voltar na próxima novela em outro personagem. Roubar nos primeiros capítulos e virar “bonzinho” no final é normal. A sociedade brasileira vive dramática situação. Estamos à beira de um precipício e não estamos nos dando conta.

BR 116

O grave acidente ocorrido nesta terça-feira, 15, na BR 116, nas proximidades da Estação Niterói, portanto, em Canoas, nos remete a algumas constatações: Primeiro, quando a BR 116 tranca, a mobilidade urbana em Canoas vira um caos e os fiscais do trânsito somem. Segundo, não fosse à existência da novel BR 448, a Rodovia do Parque, a região metropolitana de Porto Alegre, em seu mais movimentado trecho, teria parado, por no mínimo 5 horas. Terceiro, o caminhão caçamba, que se deslocava no sentido norte-sul, ou interior capital, pelo estrago, desenvolvia velocidade muito acima do permitido no trecho. Por pura sorte não houve mortes. Quarto, apesar dos anúncios ainda não existe pronto atendimento às ocorrências na BR 116 em seu trecho metropolitano. Isto amplia o problema e, não é de difícil solução.

Coligação

São inúmeras as reclamações que chegam ao Paço Municipal canoense quanto a desavenças entre os integrantes dos primeiro, segundo e terceiro escalão do governo Jairo Jorge. A heterogênea aliança que reelegeu o Prefeito em 2012 esta dando muitos novos cabelos brancos para Jairo Jorge, que inclusive, recentemente, reuniu seus coligados num seminário, para alinhar os propósitos e diretrizes do governo. Difícil, muito difícil. É o famoso “inimigo na trincheira”, dia mais, dia menos, ele vai de apunhalar.

Bagergs

O benefício do corredor é que vai acabar com o conflito entre ônibus e carros na área central. Nas horas de pico os ônibus demoram a passar nas paradas. ElizangelaAcosta, moradora doGuajuviras.

É uma boa alternativa para reduzir o tempo de viagem nos horários de pico. No centro é sempre é parado nessas horas. Acho que vai ser uma boa. João Carlos Paz, morador do São Luiz.

O ex-prefeito e presidente do diretório municipal canoense do PP, Francisco Biazus, pediu demissão de suas funções na Bagergs. Chico Biazus esteve nestes últimos três anos na presidência da estatal. Está deixando pela chegada das eleições, afinal, seu partido será opositor ao PT de Tarso Genro e Jairo Jorge. Especula-se que para seu lugar seguirá Evandro Dias Gomes, atual assessor de Jairo Jorge. Chico Biazus é marido da vice-prefeita Beth Colombo.

2ª DRPM

Eduardo Azeredo, delegado titular da 2ª Delegacia Regional de Policia Metropolitana, juntamente com o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacifico travaram imensa batalha nos bastidores da Policia Civil para a manutenção de Azeredo em seu posto. Durante assembleia geral realizada no Consepro/Canoas, Azeredo fez discurso de despedida, anunciando sua transferência, que ao que aparenta foi postergada.

Frase de hoje:

Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a pessoas nem a coisas. Se os motoristas se adaptarem, acho que vai facilitar. Vai livrar os coletivos dos congestionamentos e diminuir o trânsito na região. Cristiano Dias, morador do Mathias Velho.

Vai diminuir e organizar o fluxo do trânsito na cidade que normalmente é bem complicado. É bom para o transporte público e para os motoristas de automóveis. Marlene Barros, moradora do Centro.

(Albert Einstein)

Escreva para a coluna pelo e-mail: tuliompmoreira@gmail.com acompanhe telo twiter: @tuliocanoas


www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Política

Canoas - Para evitar ocupações em áreas de preservação permanente, equipes de fiscalização da Prefeitura farão plantão integrado neste feriado de Páscoa. Incluem-se as áreas pertencentes ao Município e aquelas em que são construídas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, haverá reforço das equipes de segurança nas áreas do entorno da BR-448. Participam da ação as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Segurança Pública e o Gabinete de Gestão Integrada. Em caso de ocupação, serão acionadas as secretarias municipais de Planejamento e Gestão, Obras, Coordenadoria da Defesa Civil, Caixa Econômica Federal, Subprefeituras e empresas construtoras. Denúncias de ocupação de área podem ser feitas pelo telefone 153, da Diretoria de Monitoramento da Guarda Municipal.

Canoas vai sediar debate global sobre democracia participativa Canoas - “A Radicalização da Democracia e a Participação Cidadã” vai ser o tema da 14ª Conferência Internacional do Observatório Internacional da Democracia Participativa - 14ª OIDP, que vai ser realizado em Canoas, entre os dias 3 e 5 de junho de 2014, no Salão de Atos do Centro Universitário La Salle, no centro da cidade. O evento tem como público principal gestores públicos de administrações participativas, acadêmicos, lideranças comunitárias e pessoas com atividades relacionadas a processos de democracia participativa. A escolha de Canoas para sediar esse evento ocorreu em julho do ano passado, durante a 13ª Conferência Internacional OIDP “Cidadania para a Sustentabilidade”, realizada na cidade de Cascais, Portugal.

Senado deixa votação sobre CPI para depois da Páscoa Brasília - O Senado vai deixar a votação do relatório da CPI da Petrobras para depois da Páscoa. O adiamento conta com a apoio da oposição, que prefere aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão. Esse é o mesmo argumento usado pelos governistas que tentam, a todo custo, protelar o início das investigações. A apreciação do relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que defende a CPI “combo” da Petrobras, deveria ser votado ainda nesta semana no plenário do Senado. Em seguida, os senadores iriam para a Câmara, para a sessão do Congresso Nacional onde devem ser lidos dois requerimentos de criação de CPIs mistas – um da oposição, com exclusividade para a estatal, outro dos governistas, com assuntos indigestos a PSDB e PSB. No entanto, o clima no Senado é de conformismo com a ideia de que é melhor aguardar Rosa Weber, do STF, dar sua posição sobre os recursos impetrados por oposicionistas e aliados da presidente Dilma. A ministra deve se manifestar na próxima semana.

PF denuncia 46 investigados da Operação Lava-Jato Brasília - Quarenta e seis pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) na conclusão de quatro inquéritos que compõem a Operação Lava-Jato, deflagrada em 17 de março. O doleiro Alberto Youssef e o engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, estão entre os indiciados. O grupo foi enquadrado por formação de organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A investigação aponta que o ex-executivo tinha ligação próxima com doleiro Youssef, que teria pago R$ 7,9 milhões em propinas para Costa entre 2011 e 2012. Os pagamentos, segundo a PF, estavam “relacionados a obras da refinaria Abreu e Lima, licitada pela Petrobras na qual o investigado (Costa) teve participação”. Parte do dinheiro seria usado para custear campanhas políticas. Ambos estão presos desde que a operação foi deflagrada. De acordo com as apurações da PF, Youssef e outros três doleiros teriam movimentado aproximadamente R$ 10 bilhões. A lista com os nomes dos indiciados e os crimes atribuídos a eles não foi divulgada.

Na oportunidade também será anunciada a ampliação do Hospital Universitário

Ministro da Saúde reinaugura emergência do HPS Canoas oje, às 16h, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, estará em Canoas para a reinauguração da Emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPSC), a inauguração do CAPS AD III Travessia 24 Horas e para os anúncios da construção do heliponto do HPSC e da ampliação do atendimento nas áreas clínica e cirúrgica do Hospital Universitário (HU). Ele será recebido pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretario municipal de Saúde, Marcelo Bósio, no HPSC (Rua Caçapava, 100, Bairro Mathias Velho). A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, participará da cerimônia. Logo depois da solenidade, o ministro deve visitar o novo CAPS AD, na Rua Sepé Tiaraju, 116, no Centro. Durante a cerimônia desta quinta-feira, também será anunciada a ampliação do Hospital Universitário (HU), em uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Canoas. Isso vai representar, por exemplo, um aumento de consultas mensais de 10.000 para 17.500. Em cerca de 60 dias, o HU será ampliado em cinco salas cirúrgicas, 76 leitos de internação, 20 leitos de UTI, 40 leitos de recuperação pós-cirúrgica e 28 novos consultórios médicos.

H

Foto: Divulgação/CN

Fiscalização fará plantão para evitar ocupações

Quinta - Feira - 17 de abril de 2014 - 3

Também será anunciada a construção de um heliponto junto ao HPSC

No HPSC, cenário das inaugurações e dos anúncios do ministro, a diferença já pode ser notada na chegada. Logo na entrada, um técnico em enfermagem faz a recepção e fica responsável por dar as informações. Depois que o paciente é encaminhado para atendimento, os acompanhantes dele podem saber, por meio de um telão, pelo número da senha, em que setor do hospital ele está.

Além disso, o HPSC agora dispõe do Serviço de Apoio ao Usuário (SAU). Como o hospital é referência para 132 municípios do Estado, muitas pessoas vêm de longe para acompanhar familiares. Uma sala com poltronas, televisão, banheiros e fraldário está à disposição. Durante a visita do ministro a Canoas, também será anunciada a construção de um heliponto junto ao HPSC, que permitirá mais agilidade para o transporte de pacientes do hospital. Os

recursos serão disponibilizados pelo governo do Estado. Mais um CAPS 24 Horas O ministro da Saúde, Arthur Chioro, inaugura também, nesta quinta-feira, mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD) III 24 Horas. Com isso, os usuários de Saúde Mental dispõem agora de três opções com atendimento ininterrupto no Município. A mais nova delas é o CAPS Travessia AD III 24 Horas, no Centro.

Governo federal estima salário mínimo de R$ 779 para 2015 Brasília - Com estimativa de crescimento da economia de 3% e inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5% para 2015, o governo encaminhou nesta terça-feira ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO2015). Pelo projeto, o salário mínimo será reajustado em 7,71% e vai ficar em R$ 779,79 em 2015. O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será de R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o abatimento dos R$ 28,7 bilhões destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a meta do superávit primário fica em R$ 114,7 bilhões (ou 2% do PIB). Superávit primário é a

poupança para pagar os juros da dívida que o governo tem com outros países e outros credores. Na medida em que o país consegue alcançar as metas de superávits primários, indica que tem condições de pagar suas dividas. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, das empresas públicas e das autarquias. Com a LDO, o governo estabelece as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do ano seguinte. A LDO tem de ser enviada pelo Executivo ao Congresso até 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até 30 de junho. Se não for aprovada nesse

O governo encaminhou nesta terça-feira ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

período, o Congresso não pode ter recesso em julho. A aprovação da LDO é a base para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apreciada pelo Congresso Nacional até agosto. Como é lei, após sancionada, nenhum governante deve aumentar despesas, gastar mais do que está previsto na Lei Orçamentária ou criar novos

impostos para o pagamento de suas contas sem autorização do Legislativo. ComaLeideResponsabilidade Fiscal,aLDOpassouaterum papel importante na condução da política fiscal do governo, devendo estabelecer e indicar as metas fiscais a serem atingidas a cada exercício financeiro a que se refere.


4-

Quinta - Feira, 17 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto de Vista Vencer o Racismo “Negronas, pretas sujas e macacas”. Estas ofensas, usadas contra duas vizinhas, resultaram na condenação de um morador da Capital. E se pedíssemos para vários negros e negras manifestarem-se sobre as expressões e atos racistas que ouvem e sofrem em seu dia a dia? Devemos perdão a um homem, Márcio Chagas, mas, também, enquanto sociedade, aos vários negros e negras, indígenas que, sistematicamente, são agredidos, verbal e fisicamente, no Rio Grande do Sul, estado que se vê, errônea e ingenuamente, como não racista. O que aconteceu não foi ao acaso nem uma manifestação isolada de um grupo irrelevante de racistas. Mas, se repete, diariamente, com o povo negro. Vocês, que surpresos ficaram com as manifestações racistas, viviam num planeta no qual supunham que esta chaga já havia sido curada? Pensemos: quem a teria curado se nossa cultura seja pela educação, religião, mídia, humor, linguagem,

pelo medo do politicamente correto continua, diariamente, a criar e reproduzir modos de pensar e ver a realidade eivados de machismos e racismos? Quem poderia se espantar com a existência explícita de racismo? Alguém estaria tão fora do dia a dia de negros e negras que não saberia que estes são discriminados, inclusive, em nível institucional? Será que o número pífio nas estatísticas referentes ao poder aquisitivo e à dignidade em nível de saúde; o número de assassinatos, um verdadeiro extermínio de jovens e de mulheres negras, nunca lhes causou suspeita sobre o que poderia estar por detrás? Se, em nível de emprego, de ocupação dos espaços nos bancos estudantis e de poder se mantém velada obstrução à ascensão de negros; se, ideologicamente, as religiões de matriz africana ainda sofrem restrições e impedimentos aos seus cultos; se os quilombolas e povos indígenas lutam desgraçadamente para auferirem à legitimação de suas terras tomadas, desavergonhadamente, pelo poder instituído. Sabendo de

Plano Nacional de Educação inclusivo

tudo isso, quem poderia se espantar com o que ocorreu com Márcio Chagas? Seria simplório responsabilizar a paixão clubística. Foram atos premeditados. Quem vai ao estádio com bananas? Foram atos consensualizados por quem tinham poder em nível de clube. E, por fim, são atos que expressam uma forma de ver o mundo que não se restringe aos que praticaram a infâmia. Mas que, por omissão, comodismo ou crença na impunidade são compactuados por muitos. O Racismo, no Brasil, é cultural e institucional. Mesmo sabendo dos limites de toda a generalização, afirmo, didaticamente, que a família, a escola, alguns livros escolares, programas de humor, a linguagem, por exemplo, reproduzem formas racistas e preconceituosas de tratar com o humano. Isto não inocenta os atos deste ou daquele, mas coloca um espectro maior e gerador de preconceito. Miki Breier Deputado Estadual

Gol de mão O intolerável grau de aparelhamento do Estado brasileiro pelo PT chegou às instituições de pesquisa, guardiãs do conhecimento e da informação que serve ao desenvolvimento do país. O Brasil corre o risco de entrar na mesma rota que levou a Argentina a perder credibilidade quanto às suas estatísticas oficiais. O episódio recente em torno do IBGE passou a muitos a impressão de que o instituto estaria dando um perigoso passo na direção dos problemas que minaram o Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec), do nosso vizinho, cujos dados sobre inflação e PIB são considerados tão corretos quanto o célebre gol de mão feito por Maradona contra a Inglaterra. Se a “mão de Deus”, expressão usada pelo próprio atacante para descrever o lance, ajudou a Argentina a ganhar o jogo, seu uso nas estatísticas não melhora em nada a vida dos argentinos. Não saber o que de fato se passa na

economia de um país afugenta novos investimentos, com impacto negativo sobre o desenvolvimento. O IBGE entrou em convulsão depois que o PT colocou em dúvida a nova metodologia usada pelo órgão, que, ao ampliar a base de pesquisa, traz novos dados, por exemplo, sobre o desemprego no país. Era o que faltava: o partido querer atribuir à sua base aliada a tarefa de avaliar metodologia de pesquisa. Apesar da contestação de vários profissionais, a Pnad Contínua teve sua divulgação adiada para depois das eleições. Assim, é preciso concordar com Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE: a suspensão em momento eleitoral levanta suspeitas sobre a falta de autonomia do órgão. Dias antes, o sinal vermelho já havia sido acendido no Ipea. A informação de que o instituto abriu, em 2010, escritório na Venezuela, e que lá tem produzido textos em apoio ao chavismo, surpreendeu muita gente. Especialmente os que

já lamentavam que, apesar da resistência profissional de tantos dos seus membros, o Ipea estivesse sendo usado para tentar dar sustentação a “verdades” petistas. Nos mesmos dias, a imprensa denunciou a crise na Embrapa com as nomeações políticas. O assunto é grave. Instituições brasileiras, com credibilidade conquistada através do merecido reconhecimento do país ao trabalho de inúmeros pesquisadores e profissionais, não podem ter interrompida esta importante trajetória. Precisamos defender a autonomia das nossas instituições, diante de qualquer pressão política. Elas pertencem ao país e não ao governo. Até porque, depois do Ipea, do IBGE e da Embrapa, alguém pode ter a ideia de interferir no Inep para controlar os dados de educação e no CNPq para patrulhar as pesquisas. O Brasil não merece isso. Aécio Neves Senador e presidente nacional do PSDB

Apósváriosadiamentos,uma comissão especial da Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei do Plano Nacional de Educação para os próximos dezanos.Entreoutrasdisposições inclusivas, o artigo 2.º da versão do projeto enviada pela Câmara para apreciação pelo Senado – que, inclusive, se baseou nas deliberações democraticamente elaboradas e aprovadas pela Conferência Nacional de Educação de 2010 – prevê: “São diretrizes do PNE (…) a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual e naerradicaçãodetodasasformas de discriminação”. Esta versão do projeto também prevê a flexão de gênero em sua redação (ex. os/as professores/as) com vistas à promoção da igualdade de gênero. Contudo, o Senado aprovou umsubstitutivocomalterações.O artigo2.ºperdeuaexemplificação dos tipos de discriminação mais comuns, mantendo apenas a disposiçãogenéricacontra“todas as formas de discriminação”. Isto apesar dos achados de várias pesquisas em relação à discriminação no ambiente

escolar, como a da Fipe/MEC/ Inep, que revelou que as atitudes discriminatórias mais elevadas se relacionam a gênero (38,2%), orientação sexual (26,1%), étnicoracial (22,9%) e territorial (20,6%). Esses dados indicam precisamente por que a versão original do artigo 2.º do projeto tem a redação acima. Na sociedade em geral, essas atitudes se extrapolam além da mera discriminação: 26% dos brasileiros acham que mulher de roupa curta merece ser atacada, segundo o Ipea; em 2010 houve 34.983homicídiosdepessoasnegras no país. Em 2012, o governo federal recebeu9.982denúnciasdeviolação dos direitos humanos de pessoas LGBT. Esses dados apontam para a prementenecessidadedeespecificar e enfrentar essas e outras formas de discriminação. Este processo precisa começar por um sistema de educação inclusiva. Em relação à reflexão de gênero, o substitutivo do Senado requer a “supressão, em todo o texto,daflexãodegênero,adotando a forma genérica masculina”. Essa disposição perpetuará o machismo. E mais: insistir em usar apenas a forma masculina é um desrespeito às mulheres, que são a esmagadora maioria dos/das profissionais de educação no Brasil.

Há quem já tenha declarado publicamente, em relação ao PNE, que a mulher tem de permanecer numa condição inferioresubordinadaaohomem. Outros veem nas disposições propostas no PNE acerca de gênero e orientação sexual uma afronta à instituição da família, porque se recusam a enxergar a realidade das múltiplas formas de família,identificadasinclusivepelo último censo. É preciso fazer cumprir o que a Constituição estabelece: que todas as pessoas são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, que a educação é um direito de todos e todas, devendo ser garantida a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, e que tanto o Estado quanto a educação pública são laicos. Acimadetudo,énestesprincípios que a proposta original do PNE se baseou na tentativa de garantir a educação inclusiva. Isto deve ser respeitado e sua redação original deve ser mantida, se queremos acabar com o triste quadro de desigualdade, discriminação e homicídios retratado acima. Toni Reis Doutor em Educação

O que é Aprendizagem Baseada em Problemas? Nos últimos tempos temos ouvido falar das dificuldades encontradas pelas escolas e instituições de ensino superior para manter o interesse dos alunos no decorrer das aulas. Alega-se que a informação está disponível em todos os lugares e que a instituição de ensino já não é o espaço privilegiado para transmissão e aquisição do conhecimento. Por outro lado, mais do que nunca, conhecimento é poder, é vital para a sobrevivência das empresas num mundo altamente competitivo e essencial para quem quer se inserir no mercado em posições menos precarizadas. Esta realidade tem levado as instituições de ensino a repensarem a estrutura tradicional das aulas, na qual o professor expõe o conteúdo como verdade pronta e acabada, a ser absorvida pelo estudante sem questionamento. Como possibilidade de superação

desta transmissão acrítica, surgiram várias propostas, seguindo diferentes orientações teóricas. Uma destas possibilidades é a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), tradução de Problem-Based Learnig. Ela é definida como aprendizagem baseada na resolução, em grupos, de problemas da vida real. Esta metodologia, centrada no aluno e na sua atividade, passou a ser utilizada em algumas faculdades de Medicina nos anos de 1960 e foi se espalhando para outras áreas de formação. Te m c o m o r a i z t e ó r i c a o pensamento de John Dewey (filósofo e pedagogo norteamericano, expoente do pragmatismo) no qual, segundo ele, o aluno deve aprender fazendo. Os autores que defendem a APB a consideram a maneira mais útil de fazer interagir o estudante em um processo de aprendizagem baseado em situações semelhantes às da vida real, nas quais o conhecimento

Artigos para esta coluna com no máximo 3000 caracteres. As opiniões publicadas nesta seção por seus autores não expressam necessariamente a opinião deste jornal E-mail: redacao@jornalcorreiodenoticias.com.br

das diferentes disciplinas deve ser integrado. Os alunos, em grupos orientados por um professor tutor, recebem um problema criado com finalidade pedagógica, semelhante à realidade. A partir do problema a ser resolvido, eles buscam o conhecimento necessário. Inverte-se, portanto, a forma de ensinar: ao invés de primeiro aprender toda a teoria e depois aplicar, é a prática que induz à busca de conhecimento pelo aluno. Estes mesmos autores defendem que, na atualidade, é importante aprender a lidar com o desconhecido, e que a ABP desenvolve esta habilidade desde a escola, seja no ensino superior ou no ensino médio.

Inge Suhr Mestra em Educação


Quinta - Feira - 17 de abril de 2014 - 5

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Gaúchos pagarão 28,8% mais caro pela energia elétrica residencial

F

Conta de luz fica mais cara a partir de sábado Fotos: Divulgação/CN

oi aprovado, nesta quarta-feira (16), o reajuste tarifário da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A. A informação, divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dá conta de que o aumento será de 28,86% para consumidores residenciais. Nas médias dos índices, para baixa tensão, o aumento será de 28,99% e para alta tensão, o reajuste será de 30,29%. Os reajustes solicitados e os já aprovados estão bem acima da inflação É o percentual mais alto entre as seis distribuidoras que estavam na pauta da reunião da Aneel. As empresas têm alegado custo alto para comprar eletricidade. No caso da AES Sul, o dólar deixou mais cara a energia comprada de Itaipu.

É o percentual mais alto entre as seis distribuidoras que estavam na pauta da reunião da Aneel.

As novas tarifas entrarão em vigor a partir deste sábado (19), para 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas em 118

municípios do Rio Grande do Sul. “Para o reajuste da tarifa são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para

atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais”, diz a Aneel.

Rede de varejo vai gerar 600 empregos diretos Canoas - A Lojas Colombo está investindo R$ 60 milhões para desenvolver e construir mais um Centro de Distribuição em Canoas. Com previsão de início de operação para março de 2015 e abertura de 600 vagas diretas de emprego e 100 indiretas, o anúncio foi feito na segunda-feira (14). O centro é o terceiro da rede varejista na região Sul do país. O anúncio foi feito pelo diretor presidente das Lojas Colombo, Adelino Colombo com a presença do prefeito Jairo Jorge, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso, o diretor superintendente da Colombo, Rodrigo Miceli Piazer, e o diretor de Compras e Logística, Gladimir Somacal. O novo centro de distribuição vai ocupar um terreno de 120 mil metros quadrados, sendo 70 mil metros quadrados de área construída. A estrutura será responsável por abastecer as 155 filiais da Colombo no Rio Grande do Sul e atenderá demandas de vendas do e-commerce no estado. O diretor superintendente da Colombo, Rodrigo Miceli Piazer acrescenta que o CD também permitirá a ampliação do mix de produtos comercializados pela rede, especialmente pelos canais da web e televendas. O megaempreendimento integra o projeto de expansão que foca exclusivamente na Região Sul, com aportes

Fotos: Divulgação/CN

Atendimento e acompanhamento psicológico na Ulbra

Geral

Previsão de início de operação para março de 2015.

na abertura e revitalização de filiais, investimentos em infraestrutura e treinamento da força de vendas. A qualidade logística será um dos grandes diferenciais do Centro de Distribuição, que terá capacidade de movimentação de aproximadamente 300 mil itens por mês, com recebimento e expedição de 30 mil metros cúbicos de produtos ao mês. Para garantir maior agilidade na entrega dos pedidos, a Colombo manterá, apenas neste novo CD, uma frota própria de 120 caminhões. O Centro de Distribuição terá capacidade para descarga e expedição de até 80 veículos, simultaneamente. Com 325

lojas, a rede Colombo conta com 5.548 mil colaboradores. Sua receita líquida consolidada em 2011 foi de R$ 1,3 bilhão. Prefeito saúda abertura de novas vagas de trabalho O prefeito Jairo Jorge destacou a importância da chegada de mais uma empresa no município, a exemplo da AUDAC, na semana passada, que garantiu 720 empregos para a população. “Nossa política tributária permite que empresários invistam em Canoas”, disse. “Essa parceria com a Colombo vislumbra um olhar em direção ao futuro”, finalizou o prefeito. O diretor presidente

das Lojas Colombo, Adelino Colombo, disse que é um momento extraordinário para a empresa, pois terá um novo e estratégico Centro de Distribuição. “Sinto em Canoas, na figura do prefeito Jairo Jorge, a vontade e desejo de crescer. Tenho certeza que teremos sucesso no município”, finalizou. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso, falou que Canoas tem hoje uma capacidade permanente de se inovar, garantindo novos investimentos. “As iniciativas não são mero acaso. É preciso andar em direção ao futuro, com igualdade e oportunidade”, comentou.


6-

Quinta - Feira, 17 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Dnit aguarda projeto para cabeamento aéreo da Rodovia do Parque

Geral

Canoas s quatro acidentes graves em quatro meses no mesmo ponto da BR-448 (Rodovia do Parque) motivaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a buscar alternativas para reforçar a sinalização na alça de acesso à freeway. A alta velocidade dos condutores que ingressam em Porto Alegre já causou três mortes em uma curva acentuada. Frequentes furtos de fios elétricos, que deixam o trecho às escuras à noite, são um fator de preocupação adicional para os deslocamentos noturnos. O Dnit aguarda, para os próximos dias, o projeto de transferência dos cabos de energia elétrica para uma rede aérea na rodovia, que desde a sua conclusão já teve cerca de 50% do cabeamento subterrâneo furtados. O projeto está sendo realizado pela empresa Mercúrio. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, após a chegada do projeto ao Estado, deve ser feita a licitação para o serviço. Como as empresas que construíram a estrada em lotes já concluíram o trabalho, a mudança vai exigir que uma licitação fosse aberta. Com isso, não há prazo para que o cabeamento aéreo seja instalado. Apenas o lote um, entre a RS-118, em Sapucaia do Sul, e a BR-386, em Canoas, é que ainda devem receber

O

Foto: Divulgação/CN

Escuridão da BR-448 aguarda solução

Canoas - Com crescimento de 12% nas vendas em 2013, superando o resultado médio nacional para o segmento de shoppings, que ficou em 8,3%, o Canoas Shopping comemora a atração de novos players do varejo para o seu mix. De olho no potencial comercial do maior centro de compras da Região Metropolitana de Porto Alegre, fora da Capital, My Store, Mr Ray, Beagle e LG Store inauguram suas operações nos próximos 45 dias. O empreendimento possui mais de 220 lojas e 1.370 mil vagas de estacionamento coberto. No fluxo médio mensal, registra um milhão de consumidores circulando em suas dependências. Desde 2006, o Canoas Shopping é administrado pela Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios, de Santo André (SP).

Enem pode ser aplicado dias 8 e 9 de novembro, diz Inep

O Dnit aguarda, para os próximos dias, o projeto de transferência dos cabos de energia elétrica para uma rede aérea

iluminação nova. Até isso, os motoristas que transitam pela rodovia à noite seguem enfrentando muita escuridão na região. Ainda não há previsão de custo nem de quando a intervenção ficará pronta. A PRF registrou apedrejamentos de veículos durante a noite nos locais mais escuros da rodovia. Apesar disso, nenhuma ocorrência de assalto, porém, foi denunciada, segundo o chefe da Comunicação Social, inspetor Alessandro Castro. O policiamento da área é feito por uma viatura que percorre toda a extensão e, nos horários de pico, passa pela BR 116 para

auxiliar no patrulhamento local. A estrada, que tem 22 quilômetros de extensão, fica às escuras à noite em um trecho de 12 quilômetros: do km 0 ao 1, do km 3,5 ao 4, do km 8 ao 9, do km 10 ao 15, do km 16 ao 20, e do km 21,5 ao 22, sobre a ponte estaiada. A PRF, que atualizou no dia 10 de abril o mapa dos pontos sem luz, afirma que o Dnit é o responsável pela iluminação e deve resolver o problema. Três acidentes fatais em dois meses No trecho que liga a ponte à freeway, três mortes ocorreram em dois meses, incluindo um atropelamento, à noite, de um motorista que havia descido do

carro para checar uma pane no motor. Desde que a Rodovia do Parque foi entregue, no fim de dezembro, o cabeamento foi substituído duas vezes, mas o material voltou a ser furtado. O Dnit espera que, assim que o cabeamento aéreo for instalado, as prefeituras assumam a conservação do material. Pontos sem iluminação na Br-448: - Do km 0 ao 1, em Sapucaia do Sul - Do km 3,6 ao 4, entre Esteio e Canoas - Do km 8 ao 9, em Canoas - Do km 10 ao 15, em Canoas - Do km 16 ao 20, em Canoas - Do km 21,5 ao 22, em Porto Alegre

Licitação para Avenida das Canoas sai nos próximos dias O uso do acesso principal à BR-448, a Avenida das Canoas, ainda depende da pavimentação de 217 metros, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo comunicado do órgão federal será licitado nos próximos dias contrato para a conclusão dos 200 metros que ligará a rodovia à Avenida. A Prefeitura de Canoas está pavimentando 1.100 metros toda a extensão - da Rua Dona Maria Isabel e 300 metros da Rua Elizabeth Finkler, no Bairro Mato Grande, criando acessos provisórios para a BR-448. O trabalho deve ser concluído em maio e inclui a implantação de esgoto pluvial. Com essa obra, a população poderá acessar a rodovia pelo Central Park, no Mato Grande e pela Rua da República, Avenida das Canoas e Elizabeth Finkler. Pelo Bairro

Canoas Shopping ganha novas lojas

Brasília - A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 poderá ser aplicada nos dias 8 e 9 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as instituições de ensino onde o exame é aplicado estão sendo consultadas sobre a disponibilidade da data. A definição dependerá da resposta dessas instituições, de acordo com a assessoria do Inep. No ano passado, a prova do Enem foi aplicada nos dias 26 e 27 de outubro. O resultado foi divulgado no dia 3 de janeiro. Caso o Enem 2014 seja confirmado para o segundo final de semana de novembro ocorrerá após as eleições, em outubro. Cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem 2013. A nota do exame pode ser usada para a participar de programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.

RS já ultrapassou os 50 casos de dengue este ano Porto Alegre - Mais três casos de dengue foram confirmados em boletim divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Agora, chega a 52 o número de registros da doença em território gaúcho em 2014, em 13 municípios. Desses, 37 foram contraídos no Rio Grande do Sul (autóctones) e 15 importados de outros estados. Em relação aos casos importados, foram registrados três na Capital, o mesmo número em Pelotas, e dois em Canoas. Estância Velha, Gravataí, Bagé, Uruguaiana, Erechim, Muçum e Panambi tiveram uma ocorrência cada. Desde o começo do ano, foram notificados 422 suspeitas de dengue em solo gaúcho. O total de municípios considerados infectados, por possuírem focos do mosquito Aedes aegypti, chega a 125. Em 2013, foram 2.383 notificações, que resultaram em 424 casos confirmados. Entre eles, 229 eram autóctones e 195 importados.

Supercopa de Canoas reuniu mais de 500 judocas

Será licitado nos próximos dias contrato para a conclusão dos 200 metros que ligará a rodovia à Avenida.

Mathias Velho, serão utilizadas as ruas Florianópolis e Maria Isabel, até a Avenida das Canoas. O acesso do Bairro Rio Branco, pela Rua Primavera,

aguarda abertura de licitação pelo DNIT. Esta obra está em fase de projeto, devido à presença de uma estação da Corsan, o acesso será deslocado, ficando entre os

bairros Fátima e Mato Grande. A ligação pela Rua Berto Círio, no bairro São Luiz, acessando a 448 pela BR386 está pronto e liberado ao tráfego.

Canoas - A Supercopa de Canoas Uni La Salle, válida como terceira etapa do Circuito Estadual da Federação Gaúcha de Judô, reuniu mais de 500 atletas de 25 equipes gaúchas no último sábado (12). A Kiai, equipe de Canoas, levou a melhor, levantando o primeiro troféu na temporada graças aos 599 pontos somados. Foram 29 medalhas de ouro, 26 pratas e 16 bronzes. O Grêmio Náutico União ficou com a segunda colocação, enquanto a Sogipa ficou com o terceiro. O Recreio da Juventude encerrou sua participação na quarta colocação e a Ajusc/Unisc, em quinto. A competição também como seletiva para a seleção gaúcha sub 18 que irá disputar o Campeonato Brasileiro Sub 18, que será disputado entre os dias 31 de maio e 1º de junho, em São Luís, no Maranhão. O circuito gaúcho volta no próximo mês, quando as equipes disputam a Supercopa de Santa Maria, em 10 de maio.


www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Canoas - A 22ª Feira do Peixe e 6ª Feira de Páscoa de Canoas iniciaram nesta terça-feira (15), às 8h, e encerram na sexta-feira (18), às 12h. Para atender a população de Canoas, cinco locais do município recebem o evento: junto a rótula de acesso ao Bairro Guajuviras; Praça Dona Mocinha, bairro Niterói; Praça Pio X, bairro Mathias; Praça Cônego Lotário Steffens, bairro Rio Branco e Praça da Bandeira, bairro Centro. Entre os produtos disponibilizados para venda estão filés, peixe vivo, peixe inteiro, tainha na taquara, vinhos, temperos, artesanato, entre outros. A Feira promovida pela Prefeitura Municipal é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), através da Diretoria de Economia Solidária.

Aberta a seleção de músicos para Festa do Trabalhador Canoas - A Prefeitura Municipal de Canoas publicou no Diário Oficial do Município, na terça-feira (15), o Edital 144/2014 abrindo inscrições para a participação de bandas, de forma voluntária, das comemorações do Dia do Trabalhador, em 1º de maio. Serão selecionadas uma banda de pop rock, uma de reggae, uma de pagode e um DJ, de qualquer estilo musical. As inscrições vão até às 12h desta quinta-feira (17). Informações na Coordenadoria da Juventude, pelo telefone 3464 0699.

Qualificação para trabalhadores domésticos Canoas - A Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos de Canoas (Qualilar) está com novidades para este ano. Agora a capacitação tem a carga horária de 96 horas/aula, totalizando vinte e quatro dias. A mudança surgiu para atender a uma solicitação dos próprios alunos, que querem entrar mais rapidamente e melhor capacitados no mercado de trabalho. Ainda há vagas para a próxima turma, que inicia no dia 22 de abril nos turnos da manhã (8h às 12h) e tarde (13h30 às 17h30), de terça a quinta-feira. Para se inscrever na capacitação gratuita é preciso ter 18 anos, preferencialmente com experiência na função de doméstica ou diarista. O cadastro é realizado na sede da Qualilar, na Rua Passo Fundo, 730, no Bairro Mathias Velho.

Começa hoje Operação Viagem Segura de Páscoa Porto Alegre - A Operação Viagem Segura de Páscoa e Tiradentes começa nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O feriadão de Páscoa do ano passado registrou 17 vítimas fatais em acidentes. Os dias mais perigosos são a quinta-feira e o sábado. Entre as rodovias que mais preocupam as autoridades está a BR 386, que no mês de janeiro registrou um acidente com sete mortes. O superintendente da PRF aponta que a BR 116 e BR 290 também estão no foco das atenções. O Comando Rodoviário da Brigada Militar está com efetivo reforçado, especialmente nas áreas Metropolitana, Serra e Centro do Estado. O tenente-coronel Francisco Vargas Júnior frisa que a aquisição de novos equipamentos de fiscalização vai ampliar as autuações, especialmente o excesso de velocidade. A BR 386 registrou 15 mortes nos últimos seis feriados de Páscoa, liderando o ranking. A estrada estadual mais violenta foi a ERS 453 com oito óbitos. A Operação Viagem Segura chega a sua 27ª edição com mais de 50 mil testes de etilômetro realizados e quase 8 mil punições por embriaguez ao volante.

Cozinha Brasil ocorre de 28 a 30 de abril A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) abriu inscrições, gratuitas, para o Cozinha Brasil, capacitação que se realiza de 28 a 30 de abril, nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) dos bairros Guajuviras, Harmonia e Mathias Velho. O prazo para inscrição vai até o dia 25 de abril. O projeto tem por objetivo trabalhar os conceitos de educação alimentar, por meio de aulas teóricas práticas, promovendo e estimulando ações educativas à preparação e consumo de alimentos sadios, sob a ótica da higiene, nutrição, cultura, recursos naturais, além do não desperdício. Informações pelo telefone 3426-3787.

Geral Maior parte dos estabelecimentos tem mudança nos horários a partir de sexta-feira

O que abre e fecha no feriadão

Canoas feriado de Páscoa e Tiradentes mudam o horário de atendimentos da maior parte dos estabelecimentos comerciais de Canoas e Região Metropolitana a partir da Sextafeira Santa. Confira o que abre e o que fecha na cidade:

O

Foto: Divulgação/CN

Feira do Peixe nos bairros

Quinta - Feira - 17 de abril de 2014 - 7

Agências bancárias

Bancos não terão atendimento ao público nos feriados de 18 e 21 de abril Os bancos não vão abrir as portas nos próximos dias 18 e 21 de abril, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes, informou nesta quarta-feira (16) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas com vencimento marcado para os feriados, como as de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês, poderão ser pagas no próximo dia útil subsequente (22), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Bancos não terão atendimento ao público nos feriados de 18 e 21 de abril

Os clientes também podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagálas (as que têm código de barras) nos caixas eletrônicos.

Metrô

A Trensurb informa que os intervalos entre trens nos feriados de sexta-feira (18) e segunda-feira (21) seguirão a grade horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos –

Serviços públicos A Prefeitura informa que nesta quinta-feira (17) haverá expediente normal, das 8h às 18h, conforme Decreto 92, de 15/04/2014. Na Sexta-feira Santa, e na segunda-feira, feriado de Tiradentes, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Ficam mantidos os serviços considerados essenciais, de acordo com o Decreto Municipal 270, de 5 de abril de 2010. Saúde - UPAs 24 Horas Hugo Simões Lagranha (Rua Cairú, 600, Bairro Rio Branco, telefone 3415-4500) e Carlos L. Jacomazi (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras, telefone 34786863): ficarão abertas em tempo integral, durante todo o feriadão. - UPA 16 Horas Noroeste (Rua Caçapava, 201, Bairro Mathias Velho, telefone 9132-8096) permanecerá com o atendimento integral, todos os dias, em seu horário normal, das 7h às 23h. -UPA Idoso (Rua José de Alencar, Bairro Rio Branco, telefone 3466-7697): terá atendimento normal no sábado (19), das 7h às 19h, e fechará na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), retomando suas atividades normais na terça (22). Essa unidade não atende aos domingos. - UPA 16 Horas Sudeste (Rua 1º de Maio, 534, Bairro Niterói, telefone 3476-3448): atendimento normal no sábado (19), das 7h às 18h. Fechará na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), retomando suas atividades normais na terça-feira (22). Essa unidade não atende aos domingos. - Unidades Básicas de Saúde (UBSs): não atenderão na sextafeira (18) e na segunda-feira (21), retomando as atividades normais na terça-feira (22). As UBSs não atendem aos sábados e domingos. - Hospital de Pronto Socorro (HPS): durante o feriadão, atenderá todos os dias, urgências, emergências e traumas (adulto e pediátrico) 24 horas (Rua Caçapava, 100, Bairro Mathias Velho, telefone 3415-4500). - Hospital Nossa Senhora das Graças: Eestará aberto todos os dias, atendendo urgências e emergências 24 horas (Rua Santos Ferreira, 1.864, Bairro Nossa Senhora das Graças, telefone 21021000). - Hospital Universitário (HU): atenderá, todos os dias, urgências obstétricas (gestantes) e ginecológicas, 24 horas (Avenida Farroupilha, 8.001, Bairro São José, telefone 3464-9600). - Teleagendamento: não funcionará na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), retornando na terça-feira (22), das 7h às 19h, pelo telefone 0800 647 0156. Não funciona aos sábados e domingos.

com exceção dos últimos trens da noite. Nos demais dias, os trens operam conforme tabelas horárias normais.

Segunda: Lojas, das 14h às 20h (abertura opcional). Alimentação, das 11h30min às 22h.

Sexta: Lojas, das 14h às 20h (abertura opcional). Alimentação, das 11h30min às 22h. Sábado: Lojas, das 10h às 22h. Alimentação, das 10h às 22h. Domingo: Lojas, das 14h às 20h (abertura opcional). Alimentação, das 11h30min às 22h.

De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), as lojas da Grande Porto Alegre funcionarão durante o feriadão. Pode haver horários especiais na sexta-feira e no domingo, a critério de cada empresa.

Canoas Shopping

Supermercados

- Farmácia Básica Municipal: estará fechada na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), reabrindo na terça-feira (22). Não abre aos sábados e domingos. - Farmácias Distritais: estarão fechadas na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21). Reabrem na terça-feira (22). Não funcionam aos sábados e domingos. - Fiscalização de Trânsito: plantão 24h pelo telefone 3462 1661 ou 156 (ligações de telefone fixo) - Transporte coletivo: o transporte coletivo urbano convencional funcionará com horário de domingo na Sexta-Feira Santa (18) e na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes. No sábado, horário normal. Em relação aos seletivos, eles só circularão normalmente no sábado. Na sexta-feira (18), no domingo (20) e na segunda-feira (21), funcionarão somente a Linha 3 Guajuviras e a linha Mathias Velho. - Defesa Civil: Plantão para situações de risco - 9368-9516 ou 92308794 (equipe em alerta). - Fiscalização de Trânsito: Plantão 24h - 3462-1661 ou 156 (ligações de telefone fixo). - Coleta de lixo: ocorrerá plantão na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21). O recolhimento do lixo domiciliar será normal, apenas não funcionará no domingo (20). - Recolhimento de animais mortos e sinistros: plantão na Sexta-feira Santa (18) e segunda-feira (21). De quinta-feira (17) a sábado (19) plantão para limpeza e lavagem dos locais da Feira do Peixe. Plantão: Marcelo Andrade (telefone 99354872) - Coletiva seletiva: não ocorrerá na a Sexta-feira Santa (18). Ocorrerá normalmente no sábado (19) e na segunda-feira (21). - Cemitérios municipais: haverá plantão na sexta-feira (28), no sábado (19), no domingo (20) e na segunda-feia (21), das 9h às 13h. - Iluminação Pública: não haverá expediente na Sexta-feira Santa (18) e na domingo (20). Haverá plantão no sábado (19) e na segunda-feira (21), das 7h às 17h. - Secretaria de Desenvolvimento Econômico: o Escritório do Empreendedor estará fechado na quinta-feira (17) a partir das 16h30 e volta ao atendimento normal na terça-feira (22), às 8h30. - Secretaria de Educação: As Escolas de Educação Infantil fecham na quinta-feira, dia 17 de abril, às 19h e retomam as atividades na terça-feira (22), às 7h. As Escolas de Ensino Fundamental fecham na quinta-feira (17), às 12h e retornam às aulas na terça-feira (22), às 8h. - Secretaria de Esporte e Lazer: os ginásios fecham nesta quitafeira (17), conforme horário de cada centro esportivo, e reabrem na terça-feira (22), conforme seus respectivos horários.


8-

Quinta - Feira, 17 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Também está previsto cursos de formação nas áreas de informática

Geral

Canoas prefeito Jairo Jorge inaugurou nesta semana, em ato simbólico na Subprefeitura Nordeste, cinco unidades do projeto Territórios Digitais, em convênio com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Com isso, a Prefeitura inaugura, através da Coordenadoria da Juventude, as salas das subprefeituras Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste e do Centro Social Urbano, no Bairro Mathias Velho. Jairo Jorge lembrou de sua juventude, quando era difícil o acesso à informação, além de ser uma época onde não existia apoio aos jovens. “Poucos acreditaram em mim quando eu era jovem. Sou grato a quem acreditou”, disse. O prefeito falou que os Territórios Digitais são um espaço de transformação e que o seu compromisso com a juventude é de ajudar e dar possibilidades para que eles sejam vencedores. “Ocupem esse espaço que é de vocês”, finalizou o prefeito. O s ec r e tá r i o E s p e c i a l da Juventude, DJ Cabeção, ressaltou a importância de que as pessoas tenham conhecimentos básicos de informática para se inserir no mercado de trabalho. “Estamos orgulhosos de inaugurar estes espaços de inclusão digital para a população canoense”, disse. O representante regional do Programa de Inclusão Digital do SERPRO, Edson

O

Foto: Divulgação/CN

Subprefeituras recebem salas com acesso gratuito à internet

O curso de informática acontecerá com o uso de recursos de computação baseados em software livre

Helbert, lembrou o antigo sonho do prefeito Jairo Jorge de implantar os Telecentros em Canoas. “Aquele sonho, hoje se torna realidade. Acreditamos na seriedade do prefeito Jairo Jorge. Por isso, fizemos essa parceria”, falou. Territórios digitais Os Territórios Digitais são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. Os novos espaços foram montados com plataforma em software livre, para que jovens

e adultos, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social, possam fazer cursos de informática gratuitos e utilizar a internet para pesquisas e entretenimento, já que os espaços funcionam em horários especiais como Lan House. Curso No programa do curso, com duração de 40 horas, os alunos recebem orientações para elaboração de currículo, edição de texto, internet e preparação para o mercado de trabalho. Os participantes recebemCertificado, reconhecido pela Prefeitura de Canoas, Coordenadoria da Juventude e SERPRO.

O curso de informática acontecerá com o uso de recursos de computação baseados em software livre e noções de uso e desenvolvimento de páginas em ambiente internet, além de criação de currículos, e-mail e técnicas de LibreOffice Calc (Excel), Writer (Word), Draw (Paint) e Impress (Power Point). Inscrições Para se inscrever, os alunos devem ter no mínimo 14 anos, preencher ficha de inscrição e portar documento com foto. As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464 0699.

Implementação da Lei Geral em Canoas é reconhecida pelo SEBRAE/RS Canoas – O SEBRAE/RS, por meio do superintendente Léo Hainzenreder, homenageou a prefeitura mun ic ipa l d e C a n o a s , n a pessoa do prefeito Jairo Jorge, pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no município. O evento de entrega do selo e o certificado que reconhecem a efetiva colocação em prática dos benefícios que a legislação proporciona aos pequenos negócios ocorreu na tarde desta segunda-feira, 14 de abril, na sede do Executivo canoense. Na ocasião, o superintendente parabenizou o prefeito pela iniciativa que

abre “excelentes perspectivas de desenvolvimentos p a r a o s m a i s d e 22 m i l empreendimentos de micro e pequeno porte e microempreendedores individuais instalados no município”. Hainzenreder também falou de sua satisfação, como morador de Canoas, em ver “a cidade implementar políticas públicas que apoiam a expansão dos pequenos negócios locais”. Jairo Jorge destacou que Canoas apoia o crescimento das MPEs locais por saber da importância que elas possuem na geração de emprego e renda. “A n o s s a c i d a d e é a quarta do Rio Grande do Sul

em número de pequenos negócios, atrás apenas de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Quase 98% das empresas aqui estabelecidas são de micro e pequeno porte e precisam receber políticas públicas que as incentive rumo ao crescimento”, enfatiza. O prefeito ainda enfatizou que “o SEBRAE trouxe uma grande mudança na cultura do Brasil, gerando o empreendedorismo. Instituições como o SEBRAE são responsáveis por este momento progressista do País”. Lei Geral A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios,

sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. Mas, não basta apenas regulamentar a lei. É preciso colocá-la, efetivamente, em prática, dando a oportunidade para que as MPEs usufruam destes benefícios”, salienta o superintendente do SEBRAE/RS. H o j e , 4 50 m u n i c í p i o s gaúchos regulamentaram a legislação e 132 a implementaram, com foco em quatro capítulos: compras públicas, desburocratização, microempreendedor individual e agentes de desenvolvimento. Em 2014, a meta do SEBRAE/RS é implementar a legislação em mais 50 municípios gaúchos.


www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Canoas - A Polícia Civil prendeu dois suspeitos de tráfico de drogas em Canoas, na última sexta-feira (11), em Canoas. A operação dos policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (2ª DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) ocorreu em cumprimento a mandados de busca e apreensão, nos bairros Nossa Senhora das Graças e Guajuviras, Território de Paz. A ação foi coordenada pelo delegado Cleber dos Santos Lima, diretor da Divisão de Investigação do Narcotráfico (DINARC). Foram apreendidos um revólver calibre .38, uma pistola calibre 7.65, munição, cocaína embalada para a distribuição, além de dinheiro e veículos. Os presos, dois homens de 32 e 23 anos, foram encaminhados ao Presídio Central.

Bingo é fechado no Calçadão Canoas - A Policia Civil e Brigada Militar fechou na última segunda-feira (14), um bingo clandestino que funcionava no Calçadão no Centro de Canoas. No momento da operação não havia apostadores no local que funcionava em cima de um restaurante. Na operação foram apreendidos computadores e cartelas de apostas. O mesmo bingo já foi fechado duas vezes em operações anteriores.

Homem dirige na contramão, causa acidente e é preso Canoas - Um homem de 39 anos foi preso no fim no sábado (12) por dirigir embriagado na BR-448 no trecho de Canoas. Ele conduziu o carro na contramão por quatro quilômetros e ainda colidiu contra um outro veículo que trafegava no sentido correto da rodovia. O suspeito fugiu a pé do local do acidente, mas foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) logo em seguida. A Polícia Civil informou que o teste do bafômetro confirmou um teor alcóolico quatro vezes maior do que o nível previsto para crime de trânsito. O delegado Pablo Rocha, que atendeu a ocorrência, disse que o homem não tinha permissão para dirigir. O fato aconteceu por volta das 18h30 no km 11 da BR-448, a Rodovia do Parque. O condutor foi preso e encaminhado para a DPPA de Canoas. A fiança foi estabelecida em R$ 4.200,00 e paga no início da madrugada de domingo por familiares. Ele foi solto e responderá processo criminal por embriaguez ao volante e dirigir com carteira de motorista suspensa.

1ª DP de Canoas tem novo delegado Canoas - O delegado Rodrigo Zucco é o novo titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de canoas, que abrange a área central e o bairro Mathias Velho. Ele substitui o delegado Rafael Pereira, que passa a comandar a 3ª Delegacia do Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc).

Polícia

Quantidade de droga contabilizada chegou a 579 quilos escondida em fundo falso de carreta

Apreendida mais de meia tonelada de maconha em caminhão

Canoas ais de meia tonelada de maconha foi apreendida na madrugada do último sábado (12) pela Companhia de Operações Especiais do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Canoas. De acordo com a BM, uma denúncia anônima levou 20 brigadianos, em cinco viaturas, à Rua Berto Círio, bairro São Luiz, nas proximidades da BR-386. No local estava estacionada uma carreta Scania de cor branca com placas de Foz do Iguaçu (PR). A maconha foi encontrada escondida em compartimentos falsos do caminhão. A droga que seria descarregada em uma residência estava distribuída em tijolos com embalagens coloridas. Os policiais militares detiveram o proprietário da casa e o caminhoneiro, identificado como paranaense, que ficou preso. À BM, ele relatou que vinha de Mato Grosso com a carga. Outros dois cúmplices, que estavam juntos, conseguiram fugir no momento da chegada do efetivo do 15º BPM. De acordo com a polícia, o condutor tinha uma nota fiscal

M

Foto: Divulgação/CN

Presos suspeitos de tráfico de drogas

Quinta - Feira - 17 de abril de 2014 - 9

Legenda

em que constava o transporte de milho. O motorista contou que recebeu R$ 9 mil para fazer carreto da droga e ganharia mais R$ 9 mil para realizar outro transporte na volta. A polícia acredita que dali a maconha iria para um depósito para depois ser distribuída para a região metropolitana. O

Próximo Fórum de Segurança Pública no Rio Branco Canoas - O próximo Fórum de Segurança Pública, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) ocorre em 26 de abril, no Quadrante Sudoeste. O encontro acontece a partir das 13h30, na Escola Estadual Visconde de Rio Branco (Polivalente), que fica na Rua Pistóia, 664. O Coordenador das Po l í t i c a s d e S e g u r a n ç a e Gênero, Diego Dresh, da Diretoria de Projetos da SMSPC, lembra que a participação da

comunidade é muito importante e oportuniza às pessoas discutir as políticas adotadas no município e apresentar propostas. Os fóruns antecedem a Conferência Municipal de Segurança, evento que acontece em 30 de maio. A Conferência é parte do processo para a formulação do 1º Plano Municipal Participativo de Segurança Pública, que iniciou-se com a Pesquisa Municipal de Vitimização, realizada em janeiro pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas.

motorista do caminhão tentou escapar, mas acabou esbarrando em uma cerca de arame farpado e cortou o nariz. O suspeito tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma e era natural do Paraná. Durante a ação, os policiais militares recolheram ainda, nas proximidades, um Kadett de

cor vermelha. O veículo havia sido roubado na segundafeira passada na rua Vasco da Gama, em Porto Alegre. Há suspeita de que a droga foi trazida da fronteira do Paraná com o Paraguai, passando por Santa Catarina até chegar ao Rio Grande do Sul, possivelmente pela BR 386.

Carro com 2 mil pacotes de cigarro é apreendido

Canoas - Um Vectra, adaptado para o contrabando, foi abordado ontem (16), em uma operação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal. Dentro do veículo, que tinha apenas o banco do motorista, foram encontrados 2,1 mil pacotes de cigarro vindos do Paraguai. Conforme Marcos Stefani, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 1ª Delegacia da PRF, o Vectra, com placas clonadas, foi abordado na BR-116, em Canoas, próximo ao acesso à BR-386. O motorista foi preso.

Suspeito de matar filho garante que é inocente

Legenda

Três Passos - O médico suspeito da morte do filho Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, Leandro Boldrini, conversou com seu primo e advogado Andrigo Rebelato e garantiu que é inocente. Além disso, Leandro fez um pedido ao primo: solicitou que a sua declaração de inocência seja transmitida à opinião pública. “Ele disse que (matar o filho) é um ato que jamais faria ou

consentiria ou de qualquer forma participaria”, comentou Andrigo. O encontro ocorreu no presídio para onde o suspeito foi levado. O local não foi revelado. Sobre a participação da companheira, Graciele Boldrini, no assassinato, Leandro comentou que, se ela cometeu crime, “vai pagar (pelo crime)”. O advogado não deve conduzir a defesa do médico.

Rebelato justificou estar envolvido emocionalmente com o caso por pertencer à família de Boldrini e, consequentemente, conhecer o garoto. Por ter relação de parentesco, ele foi procurado para fazer o primeiro contato com o preso. À tarde, ele revelou ter ficado com o compromisso de contratar um advogado para o primo. O corpo de Bernando foi encontrado em um matagal

de Frederico Westphalen na segunda-feira, dez dias depois de ele desaparecer. A família vivia em Três Passos. A investigação suspeita que a causa da morte tenha sido uma injeção letal. O pai e a madrasta do menino além de uma amiga da mulher, a assistente social Edelvânia Wirganovicz, estão presos. Para a polícia, os três foram responsáveis pelo homicídio.


10 -

Quinta - Feira, 17 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br


www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Horóscopo

Variedades

Paixão clandestina pode lhe trazer problemas. Se estiver só, um pouco mais de atitude é tudo do que precisa para laçar o coração de quem deseja. No trabalho, tenha cuidado com o excesso de franqueza. Você pode magoar os outros com palavras rudes. Seja realista ao lidar com seu dinheiro. Na vida conjugal, as Touro 21/04 a 20/05 demonstrações de carinho e afeto serão bem-recebidas: esbalde-se! Se não tem uma paixão, não é hora de reprimir suas emoções. Confie no seu taco! No trabalho, será fácil perceber o desejo dos outros. E assim fazer a coisa certa na hora mais oportuna. Confie!

Se está em busca de alguém, a paixão vai dar o tempero que faltava à sua vida afetiva. Na cama, aproveitem para fazer experiências sexuais divertidas.Atividades ligadas à diversão podemajudá-laasedestacarnoserviço.Contecomoscolegas paratocarseusprojetosadiante.

A relação com quem ama estará na rotina. Se preocupe em saber o que realmente o agrada e se dedique a lhe dar prazer. Uma verdadeira delícia! Mostre empenho ao realizar suas tarefas no trabalho. Você pode estar sendo avaliada. Faça parcerias. Momentos de intimidade Libra vão apimentar a vida a dois. 23/08 a Se estiver só, um pouco mais de atitude é tudo do que precisa para laçar o coração de quem deseja. No trabalho, procure fazer tudo em equipe. Isso aumentará sua produtividade. Será preciso cautela para a grana não fugir de suas mãos. Se tem um amor, isole-se com Escorpião 23/10 a 21/11 ele e simplesmente curta os momentos a dois. Se estiver só, com a presença da Lua em seu signo, estará bem vulnerável às investidas do cupido. É hora de somar forças no trabalho. Isso só trará vantagens para sua carreira. Contenha seus impulsos na hora de gastar. Em busca de amor? O Sagitário 22/11 a 21/12 conselho é afastar-se de pessoas problemáticas. Se já tem um amor, aumente a sintonia com ele. Serviço que exija atenção e concentração irá contribuir para que você se destaque.

Nãotenhareceiodeexpressar os seus sentimentos. A fase é ideal para que você e o par conversem sobre as necessidades sexuais de cada um.Tudo o que precisa para superarosobstáculosnoserviçoéfirmezaedeterminação.

Áries 21/03 a 20/04

Gêmeos 21/05 a 20/06

Quinta - Feira - 17 de abril de 2014 - 11

Câncer 21/06 a 21/07

Se esquecer o passado, terá tudo para ser feliz no amor. Procure não massacrar a pessoa amada com exigências para não diminuir o ânimo no quarto. No trabalho, é necessário estabelecer metas e buscar aliados para atingir seus objetivos.A Lua favorece seu poder de comunicação. Leão 21/07 a 22/08

Soares Social Posse da nova Patronagem do CTG Com um concorrido jantar, tomou posse a nova patronagem do CTG Sentinela do Rio Grande, tendo a frente o dinâmico patrão Júlio Cesar Soares, para o biênio 2014/2015.

Virgem 23/08 a 22/09

Se o seu coração já tem dono, não faltará companheirismo entre vocês e, na hora H, cada um se esforçará ainda mais para dar prazer ao outro. A colaboração de que precisa para se destacar no trabalho virá de terceiros. Aceite favores. Se estiver sem ninguém, fique Aquário 21/01 a 19/02 certa de que seu magnetismo exercerá um tremendo fascínio sobre as pessoas. Estará mais ambiciosa e disposta a investirpravaleremseucrescimento.Porém,sejadiscreta aocuidardosseusinteresses.Asfinançaspodeminterferir em seus planos. Sua mãe ou outra pessoa feminina da família precisará de uma atenção maior. Vênus vai contribuir para despertar seu lado mais sensual, Peixes 20/02 a 20/03 razão pela qual você e seu par têm tudo para viver uma fase ótima. Tudo indica que terá motivação para descobrir uma forma alternativa de ganhar dinheiro. Capricórnio 22/12 a 20/01

Adia, Chinoca Lenice e Izabel Adia, Chinoca Lenice e Izabel Adia, Chinoca Lenice e Izabel

Júlio Cesar e Vanessa Torres

Marco Morelato, Narbal e Maria

Marília Morelato, Lenie Reni Calbo

Passatempo

Miguel Piegas, Maria Helena, Tânia e José Escalante em pé

Patrão Júlio Cesar e Daniel Soares

Reni e Sadia, Izabel, Adriana e Jaime Jr.

Valdir e Vera Lima


12 -

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira

Quinta - Feira, 17 de abril de 2014

www.jornalcorreiodenoticias.com.br

A campanha de vacinação contra a gripe inicia em todo o estado na próxima terça-feira, 22 de abril. Assim como em 2013, os grupos prioritários a serem vacinados são as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, indígenas aldeados, profissionais da saúde e pessoas privadas de liberdade. Pessoas que sofrem de doenças crônicas também poderão receber as doses sob prévia recomendação médica. www.jornalcorreiodenoticias.com.br - Quinta - feira, 17 de abril de 2014

Gaúchos devem adquirir 9 milhões de ovos de chocolate

Canoas erceiro maior consumidor de chocolate no mundo, superado pelos EUA e Alemanha, o Brasil deve sustentar essa posição em 2014, ajudado pelo forte apelo da Páscoa. E os gaúchos darão sua tradicional cota de boa colaboração: vão adquirir 9 milhões de ovos, ou 12% da demanda nacional, projeta a Associação Gaúcha de Supermercados. As vendas deste ano serão 2% superiores às da Páscoa do ano passado, segundo o Instituto Segmento Pesquisas, contratado pela Agas para sondar as expectativas do mercado. Se fizer frio, como aguardam o varejo e a indústria, os negócios ligados ao chocolate poderão ficar bem melhores. Na média, os preços dos ovos de Páscoa estão 12,4% mais caros em comparação com igual período de 2013. Visto como presente de última hora, o bombom também

T

Foto:Divulgação/CN

Vendas de chocolate devem ser superiores às da Páscoa do ano passado

supermercados serão os principais locais de compras de Páscoa para 89,7% dos gaúchos está prestigiado: fará desta Páscoa a melhor da história em vendas nos supermercados do Rio Grande do Sul. É prevista a comercialização de, no mínimo, 6 milhões de caixas - os preços subiram comparativamente a 2013. Mesmo assim, o setor calcula R$ 96 milhões em

vendas só de ovos e R$ 26,4 milhões em bombons. Conforme o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, em oito anos de pesquisas do Instituto Segmento, a caixa de bombom pela primeira vez se nivelou aos ovos de chocolate como produto indispensável para a Páscoa.

Neste ano, os supermercados serão os principais locais de compras de Páscoa para 89,7% dos gaúchos, conforme o Instituto. No Estado, mais de 3 mil lojas mostram parreiras com chocolates no seu mix de vendas. O investimento tem explicação: a data é a segunda melhor em

vendas no setor. No faturamento total dos supermercados, esses produtos têm participação estimada em 13,2% em março e 16,2 em abril. A indústria gaúcha conquista espaço cada vez maior nas vendas de ovos de chocolate nos supermercados: 10,9% são produzidos no Estado. Outra característica desta Páscoa é o tamanho dos ovos de chocolate. A indústria investiu em ovos de menor dimensão para atender mais amplamente à classe C. No outro extremo destacam-se os ovos premium, para presente. No saldo da Páscoa, o segmento já representa 15% dos negócios. Prazos de validade dos alimentos devem receber maior atenção Com receio dos valores abusivos que podem ser aplicados por supermercados na festividade da Páscoa, o Procon fornece algumas orientações para os consumidores. Um dos principais

cuidados que a população deve ter é com o prazo de validade dos ovos de chocolate. Segundo a coordenadora do Procon, Flávia do Canto Pereira, a instituição também apresenta um programa em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) chamado “De Olho na Validade”. A ação possibilita que o consumidor que comprar um produto fora do prazo de validade possa trocar por outro em condições adequadas. A coordenadora também destaca a questão da venda casada, onde os estabelecimentos tentam impor que determinado produto só pode ser vendido em conjunto com outro item. Com relação à Páscoa, Flávia salientou, principalmente, a junção entre os ovos de chocolate e os brinquedos para as crianças. A coordenadora explica que, se isso ocorrer, o preço deve ser mantido com o valor original.A nota fiscal também deve ser exigida pelos consumidores.

Edição 633 - Jornal Correio de Noticias  

Edição de Quinta-feira 17/04/2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you