Page 1

9 e 10 | Novembro | 2019

Fique atento no verão Com o calor, cuidados redobrados com a saúde dos seus pés

DOUTOR SONO Estreia a sequência de ‘O Iluminado’

8/11/2019 15:10 - 1.indd


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

>>

A igualdade pode ser um direito, mas não há poder sobre a Terra capaz de torná-la um fato. HONORÉ DE BALZAC

<<

>>Aniversários_ Final de semana de festa para Valéria Martorano Pavão, Gabriel de Oliveira Antunes, Robson Melegari, Eduarda Demeneck, Thercia Azevedo, Itazir Gerber, Marcelo Machado, Sara Corrêa, Rosane Mendes, Ida Maria Vassoler, Rosemary Marafigo, Carlos Andrigo Paes, Célio Fogaça, Marielen Lopes, Naiara Antunes, João Paulo Freitas, Jean Reis, Jane Amorim Wingert, Luciane Fontana, Andreia Rodrigues, Álvaro Furtado, Luciana Arruda Andrade, Thais Varela, Paulo Roberto Marcon, Gabriel Silva, Thuany Theiss e Claudia Silva Bassin.

Hans Peter / Divulgação

2

Débora Bombílio

deborabombilio @correiolageano.com.br

SÁBADO COM CAVALGADA DE LAGES

A

13ª edição da Cavalgada de Lages, evento que integra a programação do aniversário da cidade, ocorre neste sábado (9), com saída às 8h, na Localidade de Índios. De acordo com Beatriz Melo, uma das organizadoras, serão percorridos cerca de 20 quilômetros entre ida e volta. “Esperamos, aproximadamente, 300 cavaleiros no sábado e para comportar este número de pessoas a prefeitura tem sido grande parceira de eventos que objetivam resgatar e valorizar as raízes tradicionalistas”, afirma. No retorno, os cavaleiros serão recepcionados com um churrasco pra lá de campeiro.

Toda a beleza da fisioterapeuta Andressa Busarello

O Edital da Festa do Pinhão 2020, que estava marcado para abertura das propostas na próxima segunda-feira, 11 de novembro, foi suspenso. De acordo com informação do secretário de Administração e Fazenda de Lages, Antônio Arruda, o motivo foram as impugnações feitas por empresas. “Como não tínhamos tempo hábil para as devidas respostas, decidimos pela mudança de data. Em breve, novo dia será comunicado oficialmente”.

Divulgação

SUSPENSO EDITAL DA FESTA DO PINHÃO

EPAGRI EM FESTA A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri está realizando, neste final de semana em Lages, no Clube Caça e Tiro, o 16º EIFE 2019 - Encontro de Integração dos Funcionários da Epagri. “Este encontro ocorre a cada dois anos. Sempre em uma cidade diferente do Estado”, conta João Frederico Mangrich, presidente da Afel- Associação dos Funcionários da Epagri de Lages e presidente da CCO do evento. “Para esta edição, estamos recebendo um público de mais de 1.100 pessoas”.

8/11/2019 15:30 - 2 e 3.indd

Professora-doutora Patricia Alves de Souza e a advogada Ana Patrícia do Amaral de Salles prestigiando evento lageano

Hans Peter / Divulgação

Família mais que linda: Sheila, Maya e Cacá Zago


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

3

Sábado para soprar velinhas com a linda Marielen Lopes. A feliz data será comemorada com seu marido, o empresário e advogado Gean Antunes Bueno. Parabéns!!

>>Leoas em ação!_ Nossas Leoas da Serra têm mais um desafio neste final de semana: a conquista de mais um Jogos Abertos de Santa Catarina. A torcida e apoio em Lages é grande. Um exemplo é a Laderm, que recebeu as meninas para aquele abraço de boas energias. No click, as médicas dermatologistas Rafaella Daboit Castagna e Rúbia Battisti Vequi Martins, com as Leoas Bárbara, Giba e Tiga

O feliz aniversário deste domingo vai para o advogado Gabriel de Oliveira Antunes. No click, um registro de sua participação em mais um Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal - EBAC 2019, realizado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco – FDUSP. “Muito proveitoso participar desse evento na faculdade de Direito mais antiga do nosso país e que reúne as maiores cabeças pensantes do Direito atual.”

Fofurômetro explodindo para essas três daminhas: Rafaela, Lívia e Elisa. Lindas!

>>Pesquisas tecnológicas em pauta_ A semana foi de devolutiva nas engenharias Uniplac, com avaliação integrativa e mostra científica de pesquisas realizadas pelos acadêmicos. O pró-reitor de Ensino, professor Alexandre Tripoli Venção, conferiu tudo de pertinho

8/11/2019 15:30 - 2 e 3.indd


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

4

EXPEDIENTE >> Direção geral: Isabel Baggio >> Editor-chefe: Mauro Maciel - REG. DTR. JP 0002815/SC >> Edição: Cláudia Pavão - REG. PROF. JP 0006069/SC >> Produção: Vinicius Prado - REG. PROF. 0006079/SC >> Diagramação: Gabriel Sant’Ana >> Para anunciar: 3221-3322 e 3221-3328 >> Para sugerir matéria: essencial@correiolageano.com.br

Cuidar dos pés no verão Com o fim de ano, as pessoas costumam aproveitar a estação mais quente indo às praias. Mas muitos não sabem, ou se esquecem, que além da pele, os pés exigem cuidados. Então, fique atento às dicas a seguir.

O

verão requer cuidados essenciais com os pés. Uma das partes mais expostas, principalmente quando se vai à praia, está suscetível a problemas bastante irritantes e que, se não forem tratados, podem prejudicar toda a saúde do organismo. Muitos conhecem apenas a micose, mas existe uma série de outras infecções. A podóloga, em Lages, Irma Pereira Mota alerta para não andar descalços, mas os cuidados devem ir além. Isso porque, ao pisar na areia da praia, os pés podem entrar em contato com bactérias, fungos, pulgas ou outros tipos de agentes. Geralmente, a areia tem xixi ou fezes de animais, que carregam infecções. O cuidado é redobrado quando já se tem alguma patologia nos pés, porque além da areia em si, o risco de aumentar a infecção é grande, especialmente por causa dos dejetos deixados pelos animais de estimação. Então, Irma ressalta: saiu da água ou chegou na praia, sandália ou chinelo nos pés! Por outro lado, a podóloga destaca que o calor faz bem, mas se tomandos os devidos cuidados. Sempre passar protetor solar - de 30fps é suficiente - e, em caso de ressecamentos, utilizar hidratantes à base de uréia e beber bastante água. Esses cuidados são necessários para se evitar outro problema: queimaduras. É bastante comum, principalmente em horários de sol a pino, queimar os pés ao pisar na areia (por isso, a importância dos calçados). Em casos assim, Irma receita a utilização de pasta d’água, pois pode ajudar na recuperação da pele após uma queimadura. Mas, lembre-se, em casos mais graves, um médico deverá ser consultado.

8/11/2019 15:23 - 4.indd

Problemas com infecções Além das famosas micoses, existem outros “bichos” fáceis de serem pegos se não houver um cuidado com os pés. O bicho-depé tem sido um dos problemas mais encontrados em praias brasileiras. É um pequeno parasita que entra na pele, principalmente nos pés, onde se desenvolve rapidamente. Esta é uma infecção da pele causada por uma pequena pulga, chamada de Tunga penetrans, capaz de se infiltrar e viver por várias semanas na pele, causando uma pequena lesão que pode inflamar e causar sintomas como dor, coceira e vermelhidão. Para tratar esta infecção, é necessário remover o parasita da pele, de preferência num posto de saúde. A única forma de controlar e evitar novas infecções é prevenindo, evitando andar descalço na areia e na lama. Outro bicho bastante indesejado é o geográfico. Também chamada de larva migrans cutânea, é uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem no intestino dos cães e gatos. Os ovos do parasita estão presentes nas fezes de cães e gatos, e desenvolvem-se em larvas quando deixados na terra ou areia quente e úmida. Quando entram em contato com a pele sem proteção, começam a se locomover pelas camadas da pele e deixam marcas vermelhas de seu caminho, formando desenhos (semelhantes a mapas) que coçam e inflamam, causando bolhas. Ao coçar essas marcas, podem ocorrer infecções bacterianas secundárias. Assim que os sintomas semelhantes ao do bicho geográfico aparecerem é importante buscar um dermatologista ou mesmo um pronto-socorro para o tratamento.


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

5

Q

uando Stanley Kubrick lançou ‘O Iluminado’, em 1980, estabeleceu um patamar no Suspense e Terror, que dificilmente são superados. Seja pela forma de abordar a obra de Stephen King, ou por como conduz o espectador por meio dos seus ângulos, é um marco do cinema praticamente imbatível. Agora, quase 40 anos depois, Mike Flanagan tem a missão de, pelo menos, equiparar-se à obra do mestre do cinema, com a estreia da continuação ‘Doutor Sono’. Acompanhando o já adulto Danny Torrance (Ewan McGregor), o longametragem é uma sequência direta de ‘O Iluminado’ e mostra como

Danny tenta conciliar sua vida com os poderes psíquicos, descobertos na infância. Para quem já assistiu ao primeiro filme e não lembra, ou para aqueles que vão assistir direto essa nova produção, na infância, Danny conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado por espíritos malignos do Hotel Overlook. Ele cresceu e, agora, é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego no hospital local. Mas a paz de Danny está com os dias

contados, a partir de quando cria um vínculo telepático com Abra, uma menina com poderes tão fortes quanto aqueles que bloqueia dentro de si. Doutor Sono procura ser muito mais baseado no livro de King, mas é inevitavelmente uma sequência do filme de 1980, por isso, baseia-se muito no que foi mostrado no longa de Kubrick. Talvez, um dos objetivos seja conciliar a visão do autor com o filme, para não cometer deslizes. Mas vai de cada um interpretar a forma como Flanagan embarca nesse universo. Doutor Sono está nos cinemas, confira os horários e sessões no portal CLMais.

8/11/2019 15:24 - 5.indd


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

6

Miscelânea Entretenimento, moda, tecnologia, novidades e tendências

A força do T ie-dye! Desde o início do ano, nos principais desfiles do mundo, o tiedye mostrou que está de volta, e com força total. A tendência deve tomar as ruas, principalmente no verão, devido ao seu estilo mais quente e enérgico. De acordo com a revista de moda Harper’s Bazaar, a plataforma global de pesquisa de moda, Lyst, relata que tie-dye é uma das palavras-chave de pesquisa de moda que mais cresce no ano. As roupas de tie-dye evocam os anos 1960 e 1970 - ou, pelo menos, as memórias de jogar aleatoriamente tintas em camisetas baratas. Contudo, o tie-dye de agora parece mais nítido e ousado. Tons que antes não se combinavam, agora formam novas misturas; algumas peças utilizam as cores completamente separadas, agindo mais como uma impressão do que como uma fusão de cores.

Na lista de próximas leituras

O Correio Lageano estreou seu primeiro podcast, o Papo de Reportagem. Entrevistando jornalistas do CL e convidados, o programa vai levar os bastidores das reportagens e conteúdos especiais produzidos pelo CL. Dois episódios já estão disponíveis. O episódio #000 (piloto), sobre a reportagem de violência doméstica ‘Entre quatro paredes’; e o primeiro episódio da temporada, sobre os 80 anos do Correio Lageano, no qual contamos um pouco sobre as ações e novidades para este aniversário histórico do jornal. Você pode ouvir no CLMais e nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e Anchor, pesquisando ‘Papo de Reportagem’ ou Correio Lageano.

A continuação de ‘Me chame pelo seu nome’ está entre nós. O romance inédito de André Aciman traz de volta a atmosfera mágica que envolve os personagens emblemáticos Elio, Oliver e, agora, Samuel, pai de Elio. Quando botou os pés no trem com destino a Roma, Samuel estava certo de que passaria a tarde com o filho Elio e depois seguiria para uma universidade, participar de uma palestra. Mas, durante o trajeto, um telefonema e um encontro inesperado no vagão tiraram seus planos completamente dos trilhos. Com o encontro familiar convenientemente desmarcado, Samuel desembarca na cidade eterna com

um novo amor e cheio de planos para novas temporadas em sua casa de veraneio. Este é o ponto de partida de ‘Me encontre’, o novo e aguardadíssimo livro de Aciman. O lançamento da Editora Intrínseca, já está disponível na Amazon.

Apple TV+: Será que vinga? No dia 1º de novembro, a Apple entrou no campo de batalha das plataformas de streaming e lançou seu serviço Apple TV+. Com séries e documentários originais, o intuito é levar mais uma opção de entretenimento às casas, mas será que vinga? Por enquanto, a plataforma funciona somente no aparelho Apple TV, iPhones e iPads, além do Fire Stick TV da Amazon. De acordo com a análise da Parrot Analytics, a procura pelo conteúdo foi aquém nas primeiras 24 horas do serviço no ar. Nenhuma série, por exemplo, apareceu no ranking. See, estrelada por Jason Momoa, é o programa que chega mais próximo, ficando em 21º.

8/11/2019 15:08 - 6.indd


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

CRUZADAS www.coquetel.com.br

Herpes (?), uma das DSTs (Med.) Alguma coisa Porco, em inglês Energia registrada na fotografia Kirlian

Missa do (?), cerimônia natalina Membro de confraria Hábito

Cada um dos apetrechos de costura

Consoante de "ação"

Vegetal do sushi Arrendamento

Material de trabalho da tricoteira

Palco de protestos grevistas

Levantador de (?): halterofilista Sigla do rival do Cruzeiro (fut.)

O time anfitrião numa partida (esporte)

Diz-se da estrela muito pequena

"La Bella (?)", sucesso dos Paralamas Santo patrono dos ourives Público

O ato que viola as leis da sociedade

Sergio Natureza, compositor da MPB

Educandos Torpe; baixo

CINEMA

Áries

21/03 a 20/04

A vida social continuará agitada. A aposta no futuro continuará alta. Viagem favorecerá o amor.

Câncer

21/06 a 21/07

Brilhe no trabalho e fortaleça relações com mais segurança e comprometimento. Tenha equilíbrio nesta fase.

Libra

23/09 a 22/10

Conversa animada poderá despertar paixão, fique atento! Jogue a autoestima para cima e inicie relações.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Decisões sobre o futuro em andamento. Acerto de rumo. Entre com tudo em um novo grupo.

Touro

21/04 a 20/05

Viagem a dois acabará com a monotonia e apimentará a vida íntima. Divida melhor as responsabilidades.

Leão

22/07 a 22/08

Gêmeos

21/05 a 20/06

Divergências sobre o futuro poderão esfriar o romance. O dia trará oportunidade de trabalho.

23/08 a 22/09

Aproveite! Falar de amor trará cura e expectativas positivas. Momento de colocar a vida em ordem.

Escorpião

Sagitário

Ótimo dia para se expor, aprovar projeto, brilhar em reuniões de trabalho e conquistar espaço.

Talvez você precise encontrar o caminho para manter a tranquilidade sem perder amizades e aventuras.

Aquário

21/01 a 19/02

Amor em fase de revoluções e descobertas. Valorize a história e fortaleça a autoestima.

Montanha de areia das praias Infusão de folhas de certas ervas

Líquido energético

Causa de crimes passionais (pl.)

Safety (?), o carro de segurança da F1

Veículo para pequenas cargas Fica; permanece

BANCO

Vestígio

A criatura como o Pégaso (Mit.) 52

Solução

Virgem

Alguém do passado ou da família trará oportunidade de trabalho. Criatividade e poder pessoal não faltarão. 23/10 a 21/11

Que é inerente Membrana ocular

De má qualidade

A V E L A L GO E D R M ÃO U E L A N Ã T L L O I S N O H E C O R E M E S E T E L A DA

horóscopo

>>MALÉVOLA - DONA DO MAL_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 16h (3D) - 18h50 (3D) 21h30 (3D), dublado. Classificação: 10 anos. >>VAI QUE COLA_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h15, original. Classificação: 12 anos. >>DOUTOR SONO_ Cinemark , Lages Garden Shopping,15h20 18h35, dublado e 21h45, legendado. Classificação: 16 anos. >> E L A D I S S E , E L E D I S SE _ Cinemark , Lages Garden Shopping,14h50, original. Classificação: 12 anos.

Ilha grega no Mediterrâneo

3/car — eco — pig. 4/avio — luna — menu. 5/pífio.

>>O EXTERMINADOR DO FUTURO: DESTINO SOMBRIO_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 21h50, dublado. Classificação: 14 anos. >>A FAMÍLIA ADDAMS_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 14h15 (3D) - 16h20 (3D) - 18h40 (3D) - 20h50 dublado. Classificação: Livre >>TURMA DA MÔNICA - LAÇOS_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h50, original. Classificação: Livre. >>CORINGA_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 16h30, dublado e 19h10, legendado. Classificação: 16 anos.

Quatro tipos de fibras naturais Terra e fogo, na ciência antiga

M E N U

Os resumos dos capítulos (sexta-feira, 14) de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, e estão sujeitos a eventuais alterações.

Principal porto da Noruega

A V I O

>>A D O N A D O P E DAÇO_ 21h25, Globo. Tibério afirma que Jô pode ser inocentada se conseguir atenuar os depoimentos de Téo e Fabiana. Régis leva Lyris para conhecer Arthur. Amadeu avisa a Maria da Paz que o julgamento de Jô foi marcado. Vivi teme que Camilo a sequestre. Tibério tenta convencer Téo a atenuar seu depoimento contra Jô.

Classificação química do sódio

M O V E R S I I T A L R A O P I A L GA A L U G E L O S C O P C A L E A L U N OS M I N O S N A TO I O R D R C I U I N H O N S T A A

>>BOM SUCESSO_ 1 9 h 3 0 , Globo. Tonho questiona Marcos sobre suas intenções com Paloma. Mário não gosta de saber que Silvana lançou uma campanha na internet para

conseguir seu perdão. Mário aceita as desculpas de Silvana, com a condição de a atriz não usar o relacionamento dos dois para se promover.

A esterili- É exacerdade, na bada no vasecto- choque mia anafilático

I N F A M E

>>ÉRAMOS SEIS_ 18h20, Globo. Marion se surpreende ao saber que Júlio é pai de Carlos se constrange no clube. Marion cuida de Júlio, que teme voltar para casa. Lola questiona Júlio sobre seu desentendimento com Alfredo. Júlio chama Alfredo para conversar. Júlio toma remédio para tentar amenizar sua dor.

7 © Revistas COQUETEL

Item da homepage Dança portuguesa

R G E A Ç Ã N O A L E C R G P I C C A

NOVELAS

22/11 a 21/12

Regras do jogo: • Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. • Cada grade menor, contendo 9 quadradinhos, deverá conter números de 1 a 9. • Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez. • O objetivo do Sudoku é preencher cada quadrado com o número de 1 a 9 considerando que o número deverá aparecer apenas uma vez na horizontal, na vertical e na grade menor.

Respostas:

Peixes

20/02 a 20/03

Cultive amizades inspiradoras. Encerramentos e formalizações marcará esta fase. Aproveite momentos a dois.

8/11/2019 15:07 - 7.indd


CL CORREIO LAGEANO 9 e 10 | Novembro | 2019

POR CHEF DANIELA BINATTI Como tenho acompanhado, muitos de nossos leitores têm começado o projeto verão, suas fotos e postagens mostram a preocupação com o corpo para a estação. Agora, teremos no Essencial algumas receitas nutritivas, saborosas e que não irão atrapalhar esse projeto.

Salada mediterrânea de grão de bico

Ingredientes

Modo de preparo

>>Salada

>>Salada

500 g de grão de bico cozido 1 folha de louro 100 g de azeitona preta sem caroço picada 3 g de pimenta-do-reino preta moída 80 g de alcaparras picadas 200 g de pimentão vermelho 200 g de pimentão amarelo 200 g de cebola roxa picada 1 pimenta dedo de moça 200 g de salsão picado

>>Molho 100 ml de azeite de oliva extra virgem 60 ml de vinagre de maçã 5 g de orégano 30 g de salsinha picada Sal a gosto

Deixe o grão de bico de molho em água filtrada de um dia para o outro. Despreze a água e acrescente uma nova quantidade até cobrir os grãos e cozinhe-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Escorra e reserve.

>>DICA: O grão de bico deve ficar ainda inteiro e firme, porém cozido.

Queime por igual os pimentões inteiros na chama do fogão para retirar a pele e criar gosto de defumado. Depois de queimados, coloque-os em um saco plástico ou bowl com papel filme e deixe descansar por 3 minutos. Depois, retire a pele e as sementes dos pimentões e corte-os em cubos pequenos. Pique a cebola roxa em cubos bem pequenos e deixe-os de molho em água gelada por 3 minutos para dar mais crocância. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e tire toda a parte interna, incluindo as sementes. Em seguida, pique-a. Em um bowl grande, misture todos os ingredientes da salada. Reserve.

>>Molho

Em uma tigela, misture o azeite, o sal, o vinagre, o orégano e a salsinha. Depois, despeje sobre os vegetais da salada. Por fim, coloque a salada em um pote de vidro com tampa e feche bem. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Lembre-se: Vai com fé, depois me conta como ficou ;)

8/11/2019 15:06 - 8.indd

Profile for Correio Lageano

Essencial - Edição #226  

Com a chegada do verão, as praias lotam e poucos esquecem de cuidar dos próprios pés. Saiba como se prevenir de doenças // Doutor Sono estre...

Essencial - Edição #226  

Com a chegada do verão, as praias lotam e poucos esquecem de cuidar dos próprios pés. Saiba como se prevenir de doenças // Doutor Sono estre...

Advertisement