Page 1

2 e 3 | Novembro | 2019

Suporte à saúde Saiba como e qual sutiã vestir para ter qualidade de vida e bem-estar

DECORAÇÃO Dez dicas para decorar quartos pequenos 1/11/2019 15:46 - 1.indd


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

2

>>

Não sou tão forte e tão fraca quanto pareço. Me surpreendo o tempo inteiro: quando acho que serei fraca, fico forte. E vice-versa. Sou tudo ao mesmo tempo, preciso me acostumar com o turbilhão que nunca dorme.

<<

Divulgação

CLARISSA CORRÊA

>>Aniversários_ Final de semana de festa para Clineu Soares, Arlete Hugen, Karine Aparecida Farias, Karyne Petry Branco, Abel Carneiro, Diego Steffen, Marcelo Palimok e Heloisa Arruda Rosa.

Débora Bombílio

deborabombilio @correiolageano.com.br

DIA DA SAUDADE Perder alguém que se ama é seguir a vida com um incômodo na alma. É ter sempre na memória um quase inesquecível. Vamos sobrevivendo e vivendo sem saber do outro que se foi. E “Tudo bem”, seguimos dizendo. Mas, a verdade é que nada mais será como antes. Quando se perde alguém precioso esse “Tudo bem”, nunca mais é de verdade. Aprendemos a tirar o fato do foco e a vida segue, porque nossa existência precisa acontecer da melhor maneira possível. É justo com quem foi e justo conosco. Então, neste dia de saudade, o consolo é imaginar sorrisos, gargalhadas, carinhos… É suspirar fundo e viver, porque por mais que se tenha tanto pra se falar, palavras nesta hora não valem de nada…

NOVA DIRETORIA DA ACIL SERÁ EMPOSSADA A nova diretoria da Associação Empresarial de Lages (Acil) será empossada em jantar festivo no dia 25 de novembro, no Serrano Tênis Clube, a partir das 19h30. A expectativa é que compareçam ao evento cerca de 450 pessoas, entre associados, empresários, autoridades, convidados e imprensa. A nova gestão tem como presidente o empresário Carlos Eduardo de Liz, que assume o comando da entidade pelos próximos dois anos, sucedendo o atual presidente, Sadi Montemezzo, que está à frente da associação desde 2016.

1/11/2019 16:00 - 2 e 3.indd

A professora Evelin Capistrano Querino, do Programa Lages Melhor, da Prefeitura de Lages, com as alunas do Polo Bairro São Francisco, durante apresentação de final de ano realizada no Teatro Marajoara. Essa galerinha fez bonito!!! Parabéns!! Nando Velho / Divulgação

D

ia 2 de novembro, Dia de Finados, é uma data que poderia ser chamada de Dia da Saudade. Sobre a morte não há nada o que discutir. Não tem como, as pessoas se vão… Nós, um dia, iremos também. E nesse só vai, porque não tem vem e nem volta, a vida de quem fica segue. É inevitável. Eu acho mesmo é que a saudade de quem já partiu é só uma desculpa cruel para achar que a pessoa está logo ali. De um jeito que quase se pode alcançar. Mas, não tem como, nunca se alcança. A morte pra mim é aquele “tropicam” que nos faz cair e nem se mexe para nos juntar. Ao contrário, fica lá do alto nos vendo no chão, olhando-nos nos olhos e sorrindo, uma risada debochada.

Toda a beleza de Ana Malinverni


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

3

>>Heitor Chegou!_ Muita emoção e alegria marcou o dia 24 de outubro. As exatas 21h21 nasceu Heitor, um pacotinho de felicidade infinita, pesando 3,4 quilos. “Nossa vida se iluminou”, derrete-se a mamãe jornalista Eduarda Demeneck junto ao paizão Jackson Pereira

O sábado será de festa para a família Sabatini Fernandes. A querida Daura Sabatini Fernandes festejará 92 anos. Feliz aniversário!

>>Comemorando_

Domingo para soprar velinhas com Marcelo Palimok. No click, nosso aniversariante com a amada Larissa dos Santos

O feliz aniversário especial deste sábado vai para o querido Clineu Soares. Parabéns!

>>Leoas da Serra: De Salvador direto para São Paulo_ Nossas Leoas da Serra recém chegaram de Salvador. Na bagagem, a medalha de prata dos Jogos Universitários Brasileiros, onde muito bem representaram a Uniplac. Agora, o destino é São Paulo. O time lageano joga a primeira partida pela finalíssima da Copa do Brasil, contra Taboão da Serra, neste domingo, às 11 horas. O jogo de volta será aqui em Lages, no Ginásio Jones Minosso, em 17 de novembro. Seguimos juntos na torcida!

1/11/2019 15:49 - 2 e 3.indd


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

4

Sutiã e a saúde da mulher O sutiã é um acessório que faz parte do dia a dia da mulher, principalmente para aquelas que tem seios maiores. Usar o sutiã com tamanho errado, além de ser desconfortável, com o passar do tempo pode acarretar problemas de saúde. Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, revelou que 80% das mulheres usam sutiãs mal ajustados ou de tamanho errado. E a maioria acaba nessa situação devido a dificuldade em descobrir o tamanho ideal. A principal queixa das mulheres é a falta de suporte às mamas. Além do desconforto nos seios, um sutiã mal ajustado pode deixar marcas na pele e, geralmente, estão associados a outros problemas. Como dores no pescoço, coluna e ombros, má postura e até alergias e irritações dermatológicas. Um sutiã inadequado também é responsável pela alteração permanente no corpo, como o afundamento dos ombros, devido a pressão das alças. Isso acontece principalmente em mulheres com seios fartos. Não é à toa que muitas optam pela cirurgia de redução das mamas, em busca do seu bem estar. A escolha do sutiã ideal envolve uma série de fatores, por isso, existem consultorias especializadas, que se dedicam em auxiliar a mulher para encontrar a peça correta. Na Trapus de Seda, nos dias 7, 8 e 9 deste mês, uma especialista no assunto vai ajudar as mulheres a encontrarem o sutiã perfeito. Proporcionar autoestima, bem estar e conhecimento sobre prevenção e saúde, é o intuito da empresária Dina Hahn, ao trazer essa consultoria para sua loja em Lages. Dina explica que a Trapus de Seda visa sempre o conforto das clientes, buscando atender às mulheres reais e suas necessidades. “Cada mulher é única, mas todas querem sentir-se confortáveis e bonitas”, destaca.

Cada mulher é única, mas todas querem sentir-se confortáveis e bonitas.”

1/11/2019 16:13 - 4 e 5.indd

EXPEDIENTE >> Direção geral: Isabel Baggio >> Editor-chefe: Mauro Maciel - REG. DTR. JP 0002815/SC >> Edição: Cláudia Pavão - REG. PROF. JP 0006069/SC >> Produção: Vinicius Prado - REG. PROF. 0006079/SC >> Diagramação: Gabriel Sant’Ana >> Para anunciar: 3221-3322 e 3221-3328 >> Para sugerir matéria: essencial@correiolageano.com.br


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

5

Como encontrar o tamanho certo

Como um sutiã mal ajustado pode impactar na saúde

1

Dores na coluna, ombros e pescoço: Se o sutiã for muito grande ou muito pequeno, falta o suporte e conforto necessário, ocasionando dores no corpo, principalmente em mulheres de seios fartos.

2

Dores no peito: Um sutiã muito apertado pode pressionar os seios, causando dores e desconforto.

3

Dores de cabeça: Uma peça mal ajustada pode causar tensão nos ombros e na coluna, ocasionando até mesmo dores de cabeça.

4

Irritação na pele: A fricção causada por um sutiã mal ajustado leva a atritos e irritações na pele. Também é necessário ter atenção ao tecido da peça, pois alguns podem causar alergia.

Ao chegar na loja, prove as opções disponíveis e converse com a consultora sobre suas preferências e necessidades. As mulheres mudam o tamanho do sutiã várias vezes ao longo da vida, devido à alterações hormonais, ganho ou perda de peso, amamentação e envelhecimento. Portanto, o sutiã que era ideal anteriormente, agora pode não se encaixar. A melhor maneira de encontrar o tamanho perfeito é ir a uma loja com colaboradores treinados, como a Trapus de Seda. Além de analisar e determinar um tamanho, também irão ajudar a escolher entre as marcas e estilos, pois cada modelo atende à biotipos distintos. Não há uma regra geral, portanto, lembre-se de algumas dicas ao experimentar sutiãs:

1 2 3

Banda: a parte que envolve o tronco é chamada de banda. Ela é responsável por 90% do suporte dos seios, por isso deve estar ajustada corretamente. É recomendável que o ajuste esteja no gancho intermediário, para que o sutiã possa ser adaptado em casos de alteração de peso. Alças: as alças também são extremamente importantes, pois 10% do peso dos seios recai sobre elas. Idealmente, quanto maior o tamanho do sutiã, mais largas estas devem ser, de forma a proporcionar sustentação e segurança. Elas devem ajustar-se confortavelmente sobre os ombros para não pressionar a pele ou cair. Taças: a taça ideal deve comportar completamente o seio, sem marcá-los ou deixar espaços. Atualmente existem modelos que diferenciam tamanhos de costas e taças para que cada mulher encontre o tamanho que melhor se adapta ao seu corpo.

1/11/2019 16:13 - 4 e 5.indd


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

6

1

Ao escolher uma paleta com cores mais suaves, o ambiente ganha um visual mais amplo e consequentemente aparenta ser maior do que é. Combiná-las com um piso mais escuro pode contribuir para isso.

2 3 4 5 6

Apesar de móveis prontos terem sua praticidade e vantagem no preço, decidir por planejados pode proporcionar melhor aproveitamento do espaço e torná-lo mais funcional. Outra dica é substituir portas comuns por portas de correr.

Se você não puder contar com muito espaço, é aconselhável não exagerar na quantidade de móveis. Aposte em opções mais baixas, que aumentem o quarto visualmente e também aquelas que possam ser multifuncionais, para otimizar a área.

10 dicas de decoração para quartos pequenos Com casas e apartamentos cada vez menores - uma tendência principalmente nas grandes cidades -, os cômodos também possuem tamanhos cada vez mais modestos. Quartos pequenos podem parecer mais difíceis de decorar, por conta do espaço limitado, mas com algumas dicas essa tarefa se torna bem mais fácil.

7

Luminárias e abajures que, geralmente, são usados em criados mudos, podem ser instalados nas paredes, poupando espaço nas laterais das camas.

8

É necessário pensar no espaço livre para a passagem de pessoas. Mesmo o quarto sendo mais reservado, é preciso ficar atento a isso e não acabar com um vão pequeno para a circulação em seu quarto.

O uso de espelhos aumenta bastante a impressão de que o quarto é maior. Seja atrás da cama ou nas laterais, portas de móveis, de qualquer jeito ele funciona bem quando se trata de aumentar e melhorar o visual de um ambiente.

Assim como nas paredes, cores claras nas roupas de cama funcionam bem em espaços menores. Aposte nos enxovais de luxo, se você deseja juntar estilo e conforto na decoração do seu quarto.

1/11/2019 15:24 - 6.indd

9

Ao invés de utilizar racks que comprometem o espaço, uma boa saída é investir em painéis para a TV, ou até mesmo colocá-la embutida na parede para otimizar o espaço e manter um visual leve.

Prateleiras são ótimas opções para aproveitar da melhor forma todos os cantos possíveis de um espaço. Com vários desenhos e estilos diferentes, é fácil encontrar uma, perfeita para o seu cantinho.

10

Uma boa saída para quartos muito pequenos e com pouca área disponível para armários é a utilização de camas com baú ou, até mesmo, embutir gavetas na parte inferior para não desperdiçar um espaço que pode ser útil para guardar roupas ou objetos pessoais diversos.


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

NOVELAS

CRUZADAS www.coquetel.com.br

>>ÉRAMOS SEIS_ 18h20, Globo. Olga desmaia quando Zeca a vê vestida de noiva. Ela pensa em desistir do casamento e Clotilde tenta acalmar a irmã. Almeida decide ir para Itapetininga. Virgulino consegue o telefone da casa de João. Lola arruma o vestido de Olga. Almeida chega para o casamento, e Clotilde se entristece. >>BOM SUCESSO_ 1 9 h 3 0 , Globo. Alberto diz a Marcos que Evelyn não está preparada para assumir o lugar de William e sugere a Mário que a funcionária faça estágio como editora. Alberto pergunta a Nana

se é verdade que o filho que ela espera pode ser de Mário. Paloma surpreende Marcos ao aceitar seu convite para ir a Búzios.

>>A D O N A D O P E DAÇO_ 21h25, Globo. Tonho diz a Lyris que ficou magoado com ela. Evelina pede dinheiro a Leandro para ajudar Jô. Agno ajuda Evelina. Yohana e Camilo pedem a ordem de prisão contra Jô. Camilo ameaça Chiclete e ele alerta Beatriz sobre o estado de Vivi. Beatriz e Zé Hélio visitam Vivi e Camilo os destrata. Yohana e Camilo prendem Jô.

Em (?): exausto (pop.) Ingrediente do "cupcake" (Cul.) Furadeira (?): é usada em metais

7 © Revistas COQUETEL

Flor-símbolo da Holanda (pl.) Ferramenta do afiador de facas

(?) cuff, moderno modelo de brinco

Que se estende até o calcanhar

Ivan Lessa, jornalista e cronista paulistano

Promovem cursos de Sede do aprimoragoverno mento proargentino fissional

Setores da escola de samba Peça móvel do sino Veste de indianas Tecido felpudo de lã

Título nobre de Isaac Newton

Acaloradas; inflamadas Acessório para guardar bolsas de mercado

Tempero da pipoca Cosmético dos cílios

Base da relação conjugal perfeita

Palmeira de vassouras Descrente em Deus Cultivo agrícola de subsistência A 8ª letra grega "Terra", em "geologia"

Tubo cirúrgico para escoar líquidos

Os resumos dos capítulos (sexta-feira, 14) de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, e estão sujeitos a eventuais alterações. Marca do sistema de castas hindu

21/03 a 20/04

Empatia nos encontros criarão um clima agradável e protetor. Encare assuntos delicados no amor.

Câncer

21/06 a 21/07

Sensibilidade amplificada e necessidade de descanso hoje. A imaginação estará à solta no amor.

Libra

23/09 a 22/10

Não se preocupe com os negócios ou trabalho. Novidades na vida familiar. Tenha equilíbrio.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Fuja de pessoas invejosas. Confie na sua estrela, vem amor, viagens, e paz com a família.

Touro

21/04 a 20/05

Troque confidências no amor. Encerre pendências de trabalho e da casa. Aproveite cada momento.

Leão

22/07 a 22/08

Fim de semana com tranquilidade e muita inspiração criativa. Tempo de mudanças e reavaliações.

Escorpião 23/10 a 21/11

Fase em que pode aceitar colaboração no trabalho. Sucesso com artigos de moda e construção.

Aquário

21/01 a 19/02

Dia de alerta, você precisará de usar de paciência para não criar problemas no trabalho. Controle-se.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Ótimas perspectivas de trabalho. Combata a ansiedade com meditação, momentos de relaxamento.

Seres; criaturas (?) Oliveira, atriz de "A Dona do Pedaço" Nativos do país dos fiordes

BANCO

34

Solução

A

Áries

(?) na Rua, grupo teatral carioca

P

horóscopo

>>ZUMBILÂNDIA - ATIRE DUAS VEZES_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 22h, dublado. Classificação: 16 anos.

Augusto (?), dramaturgo Rita (?), cantora

Colocar Inicia o diálogo telefônico

Cidade francesa Time do RJ (fut.)

I C A L A S S S S A CO I R I R O ÇA S Õ D AD E R A S E D N I CE O A L T A T E S E S ES

>>CORINGA_ Cinemark, Lages

>>VAI QUE COLA_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 12h10, original. Classificação: 12 anos.

Cortar galho de planta

A T A E L X A A R L T A A L D A M S B L A E N E GU

>>TU R M A DA MÔN IC A- L AÇOS_ Cinemark, Lages Garden Shopping,13h25 - 15h30, original. Classificação: Livre.

>>MALÉVOLA - DONA DO MAL_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 14h15 (3D) - 16h50 (3D) - 19h25 (3D) - 21h50, dublado. Marrocos, 14h 17h, dublado. Classificação: 10 anos.

Aparelho como o Nintendo Corretivo do solo Preparo do tabuleiro para bolos

T E U M A L O R I P U T A S A T R E I G U M E E O G L A P R O A D E L A O R U

>>A FAMÍLIA ADDAMS_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h10 15h10 - 17h10 - 19h10, dublado. Classificação: Livre

Garden Shopping, 18h, dublado e 20h40 legendado. Classificação: 16 anos.

Barcos atracados em marinas

P N B A D S A T R B A E A C A M O D E S R V I D C A A N U N T P A O N

>>O EXTERMINADOR DO FUTURO: DESTINO SOMBRIO_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h - 15h50 - 18h40, dublado e 21h30, legendado. Marrocos, 17h - 20h30, dublado. Classificação: 14 anos.

Regime Adicional de Serviço (sigla)

Instalação como a Central do Brasil

3/ear. 4/nice — teta. 5/ariri. 6/danton. 10/pneumática.

CINEMA

Líder da oposição aos jacobinos (Hist.)

Virgem

23/08 a 22/09

Você terá atração por itens de beleza, obras de arte, design, roupas e mimos. Ceda às tentações.

Sagitário

22/11 a 21/12

Apoio da família em assunto financeiro. Amor descontraído com colega. Saia da sua rotina.

Regras do jogo: • Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. • Cada grade menor, contendo 9 quadradinhos, deverá conter números de 1 a 9. • Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez. • O objetivo do Sudoku é preencher cada quadrado com o número de 1 a 9 considerando que o número deverá aparecer apenas uma vez na horizontal, na vertical e na grade menor.

Respostas:

Peixes

20/02 a 20/03

Conseguirá realizar mudanças no lar. O trabalho será elogiado. Favorável para operações financeiras.

1/11/2019 15:37 - 7.indd


CL CORREIO LAGEANO 2 e 3 | Novembro | 2019

POR CHEF DANIELA BINATTI Para muitos leitores da nosso coluna, o churrasco de domingo é essencial. Imaginem uma deliciosa receita com costela e linguiça. Um espetáculo de sabores! Aprovadíssima e feita em tempo recorde.

Churrasco

de Panela de Pressão Ingredientes >> >> >> >>

Modo de Preparo

1kg de costela com pouca gordura 1kg de linguiça bem temperada 2 cebolas grandes Temperos a gosto

Corte a costela pedaço a pedaço, coloque na panela de pressão com o osso virado para baixo. Em seguida, coloque o tempero a gosto e metade da cebola. Fure a linguiça colocando em cima da costela; acomode o restante da cebola e tampe a panela. Quando começar a pressão, abaixe o fogo e conte 50 minutos, exatamente. Desligue, tire a pressão, revolvendo os ingredientes de baixo para cima. Faça um purê de mandioca para acompanhar, arroz branco e salada verde.

Lembre-se: Vai com fé, depois me conta como ficou ;)

1/11/2019 16:15 - 8.indd

Profile for Correio Lageano

Essencial - Edição #225  

Cerca de 80% das mulheres não usa o sutiã correto e isso pode impactar muito na saúde // Dez dicas para você decorar quartos pequenos // Um...

Essencial - Edição #225  

Cerca de 80% das mulheres não usa o sutiã correto e isso pode impactar muito na saúde // Dez dicas para você decorar quartos pequenos // Um...

Advertisement