Page 1

Dia das Crianรงas 12 e 13 | Outubro | 2019

Nesta data, incentive a leitura. Presenteie ou doe um livro para crianรงas e adolescentes

POUPE! Dicas e mudanรงas de hรกbito para economizar

11/10/2019 15:40 - 1.indd


>>

2

Entre a dor e o nada o que você escolhe? CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

<<

Divulgação

CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

Essa turma linda de amigas festejou, nesta semana, o aniversário da advogada Luana Boufleur Lins. Parabéns!!

Débora Bombílio

deborabombilio @correiolageano.com.br

FIM DE SEMANA COM UMA DAS MAIORES FEIRAS

E

mpresas que representam a economia da Serra Catarinense estão expondo equipamentos, produtos e apresentando soluções em serviços na Expolages. Em seu discurso, o prefeito Antonio Ceron fez questão de ressaltar a potencialidade econômica da região, com destaque para o agronegócio. A Expolages acontece no Parque de Exposições Conta Dinheiro, até domingo (13) e a entrada é gratuita. O horário de funcionamento dos pavilhões Tito Bianchini e Afonso Ribeiro será das 19h às 23h, nesta sexta; no sábado, das 12h às 23h; e no domingo, das 12h às 19h.

>>Aniversários_ Final de semana de festa para Lívia Ramos, Sálio Miranda, Juliano Fernando Machado, Everaldo Sirlene Aurélio de Souza, Rolme Roberto Rosar, Antonio Anselmo Pereira, Maryllynn Rodrigues, Janaine Bressiani, José Damasceno, Ana Paula Munis Castro, Diva Mezzalira, Leandro Pereira, Jose Vandir Regianini, Rodrigo Duarte, Ernani Fontoura, Mariana Rocha, Fábio Hemkemaier, Julio Bodo, Paulo Ramos, Vanessa Soccol, Elisiane Padilha Bohrer, Karen Vieira, Zô Amaral, Lucilene Souza Velho, Luzane Loeff Strapassola e Savana Vasconcellos.

11/10/2019 16:34 - 2 e 3.indd

Karine Souza e Rúbia Borges Mangrich, prendas lindas prestigiando evento que movimentou o Litoral Catarinense!

>>Feliz Aniversário_

Sábado de festa para a empresária Diva Mezzalira. Na foto, a aniversariante com o marido Euclides Mezzalira, no Teatro Manaus, durante viagem cultural


CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

3

também a qualidade da formação oferecida na Uniplac”, explica Vivian. “Atualmente, há mais de 2 mil instituições de ensino superior no Brasil, portanto, ter acesso ao resultado do Enade pode ser considerado um fator decisivo para escolha mais consciente, pois, consequentemente, existe uma estrutura curricular e de ensino mais qualificada, com formação condizente para os conhecimentos, atitudes e habilidades exigidos no mundo do trabalho”, conclui.

Agnes Samantha/Divulgação

>>Uma turma de sucesso!_ Essa turma aí é muito unida em vários quesitos. União em causas cidadãs e de conscientização. União na hora de estudar, dedicar-se e fazer sempre o melhor. Essa é a galera da Psicologia Uniplac que, ao lado de sua excelente equipe de professores e coordenados pela professora Vivian Oliveira, emplacou Conceito 4 no Enade. “O resultado do Enade com conceito 4 obtido pelo curso de Psicologia reflete, além dos conhecimentos e habilidades dos estudantes,

>>De olho nas mídias digitais_ De uma forma totalmente interativa, o palestrante Rodrigo Maciel recebeu a terceira turma do ano para o Workshop Marketing nas Redes Sociais, promovido pela CDL Lages, nesta semana. “Seja o stalker do seu público”, disse ele aos atentos participantes. Entre os assuntos abordados, Facebook Insights, público alvo, relacionamentos e monitoramento das mídias. As Leoas da Serra deram uma passadinha na Estação Criança para conferir de perto as opções de presentes do maravilhoso espaço da empresária Nelci de Oliveira.

>>Soleu dedicado às causas da educação_ Soleu Filho com a amiga professora Eliane Mendes durante capacitação educacional. E detalhe: Soleu é candidato a diretor-geral da Escola Frei Nicodemos, no Bairro Petrópolis. “Quero transformar o Frei Nicodemos em uma escola modelo para a educação pública de Lages”, afirma ele que já montou, inclusive, seu Plano de Gestão. “Meu plano prevê uma grande melhoria em nossa escola e uma das questões básicas é a manutenção do prédio, pois o ambiente precisa estar à altura dos alunos, para que se sintam confortáveis e felizes e, assim, dediquem-se totalmente ao aprendizado”. As eleições ocorrem de 23 a 25 de outubro.

11/10/2019 16:35 - 2 e 3.indd


CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

4

Neste Dia das Crianças,

dê um livro

B

rinquedos são essenciais para o desenvolvimento psicomotor de uma criança, mas, acima disso, ainda estão os livros. Na última pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto PróLivro, em 2016, estima-se que os estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos alunos de países desenvolvidos.

A situação se agrava quando se trata de comunidades que nem ao menos têm o básico da alfabetização. Por isso, neste Dia das Crianças, incentive a leitura. Pode ser comprando um livro para os filhos, doando um livro para uma criança em vulnerabilidade social, ou até mesmo lendo para os pequenos, o que já fará a diferença. O Essencial sugeriu algumas obras, do infantil ao infanto-juvenil.

Sugestões >>Ada Batista, cientista_ Com graça e desenvoltura, a Coleção Jovens Pensadores reúne o primoroso estilo de Andrea Beaty e as belas ilustrações de David Roberts para contar histórias de crianças corajosas que começam a descobrir suas aptidões e a desbravar o mundo. Em Ada Batista, cientista, todos vão se inspirar e se divertir com Ada, uma garotinha tímida e questionadora que faz da curiosidade sua maior aliada. >>Paulo Roberto, arquiteto_ No segundo livro da Coleção Jovens Pensadores, vamos conhecer um menino ousado e criativo, com talento para elaborar as construções mais inusitadas. Leitores de todas as idades vão se surpreender com a dedicação de Paulo, além de se emocionar com seus primeiros passos nessa jornada de amadurecimento e autodescoberta. >>Stranger Things, raízes do mal_ Para os fãs da série Stranger Things, fica uma boa dica para expandir o universo do mundo invertido, neste livro. A obra se aprofunda na trama e volta no tempo para explicar como a mãe de Onze, Terry Ives, conheceu o terrível cientista Martin Brenner, e a relação deles com a número Oito, também.

11/10/2019 15:39 - 4.indd

>>O caso da Mansão Deboën_ Uma narrativa que celebra a nostalgia dos anos 1990, a amizade e os fantasmas (reais ou não) que precisamos enfrentar para superar maldições e maus agouros, o livro une doses do terror consagrado por H.P. Lovecraft ao humor sagaz das clássicas histórias de detetives juvenis, popularizadas por produções como Scooby-Doo. >>Coleção Pipoquinha_ Clássicos infanto-juvenis do cinema em três obras especiais: Esqueceram de Mim; De Volta Para o Futuro; e E.T. O Extraterrestre. Ilustrados por Kim Smith, os livros revisitam esses ícones da cultura pop, que por anos fizeram parte das Sessões da Tarde e, até hoje, cativam dos mais novos aos mais velhos. *Todos disponíveis em amazon.com.br


CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

5 EXPEDIENTE

7 atitudes simples para gastar menos e poupar mais

>> Direção geral: Isabel Baggio >> Editor-chefe: Mauro Maciel - REG. DTR. JP 0002815/SC >> Edição: Cláudia Pavão - REG. PROF. JP 0006069/SC >> Produção: Vinicius Prado - REG. PROF. 0006079/SC >> Diagramação: Gabriel Sant’Ana >> Para anunciar: 3221-3322 e 3221-3328 >> Para sugerir matéria: essencial@correiolageano.com.br

G

uardar dinheiro é essencial, mas poupar é um hábito tão difícil! Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 57% das pessoas não planejam o futuro e, em outra pesquisa, 53% dos entrevistados desconhecem a própria renda. Para piorar, 60% dos brasileiros chegam ao final do mês sem dinheiro. Para Carol Dias, coach pela SBCoaching e orientadora de educação financeira, não se trata do quanto se ganha, mas sim do quanto se gasta. “Não é porque a pessoa conseguiu aquela promoção e vai ganhar mais, que precisa gastar mais. É preciso saber poupar e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor”, alerta. E autoconhecimento é o fator-chave para controlar os próprios gastos. Carol diz que se as pessoas se conhecessem melhor, certamente teriam condições de identificar quais atitudes levam a uma vida mais próspera. “Ao desenvolver o autoconhecimento, pensamentos e atitudes se tornam mais positivos, evitando comprar apenas para se sentir bem.” A jornalista econômica Nathalia Arcuri já disse que “para ter dinheiro de verdade sobrando, a regra é clara: tem que sobrar dinheiro no fim do mês e fazer cada vez mais dinheiro com o dinheiro que sobra.” Por isso, em seu canal Me Poupe, ela destaca alguns hábitos. Entre eles, gastar o equivalente ou mais do que ganha. Parece óbvio, mas é uma cilada fácil de acontecer. Desmerecer os pequenos gastos do cotidiano também é prejudicial. Isso porque achar que gastar R$ 5,00 em algo corriqueiro, lá no fim do ano poderia ter sido uma economia enorme. O ideal é estabelecer um limite para gastos corriqueiros. Entre outros hábitos, Nathalia destaca o de não desperdiçar, de comida até a luz ligada sem motivo; e poupar, mas não investir. Para a jornalista, de nada adianta dinheiro parado, sem rendimento.

Dicas não faltam, então, se liga nessas sete atitudes para gastar menos e poupar mais, feitas pela SBCoaching.

1

2 3 4 5 6 7

Tenha sempre em mente o que quer em suas finanças, com o pensamento sempre positivo, na seguinte linha: “Quero manter meu saldo bancário sempre positivo”; “Quero gastar menos do que ganho”; e nunca de forma negativa; “Não quero mais ficar no vermelho em minhas contas”; “Não quero gastar mais que ganho” Faça uma análise de todas as despesas mensais como transporte, alimentação, custos fixos (água, luz, telefone, aluguel, etc.), diversão, supérfluos e em qual delas é possível cortar gastos; guarde o que economizar Evite usar o cartão de crédito, que é um dos grandes vilões das dívidas dos brasileiros. Os juros são altíssimos e o não pagamento da fatura integral leva a uma bola de neve. Pense antes de gastar e não ao contrário Dê preferência para compras à vista e peça descontos. Pagar em dinheiro dá sempre uma margem maior de negociação. Saia com o dinheiro contado, assim, não correrá o risco de comprar por impulso Nunca pegue empréstimo para pagar uma dívida, pois só vai transferir a dívida para outro credor e não vai resolver o problema. Corte os gastos, aperte o orçamento, faça algo para conseguir uma renda extra ou refinancie os débitos Faça uma planilha para controlar seus gastos. Sempre que for ao supermercado, vá com uma lista de itens necessários. Ao ir a um passeio com a família, procure combinar com todos o que farão antes. Se possível, faça um plano de investimentos Estude sobre investimentos. Há maneiras simples de se informar, a exemplo de cursos onlines e influencers que falam sobre o assunto nas redes sociais. Veja qual a melhor opção para aplicar seu dinheiro e ter maior rentabilidade. Programese para poupar todos os meses uma parte da sua renda. Torne isso um hábito e, quando se der conta, vai ter uma reserva.

11/10/2019 15:41 - 5.indd


CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

6

Seguindo_ O Instagram desabilitou a aba “Seguindo” dentro do aplicativo. Por meio dela, era possível visualizar todas as atividades de quem você seguia, desde curtidas até comentários em fotos e hashtags. De acordo com Vishal Shah, diretor de produto do Instagram, a aba era pouco utilizada pelas pessoas, e muitos usuários sequer sabiam que o recurso existia. A medida deve aumentar a privacidade dos usuários e tornar a rede social mais saudável; um viés bastante trabalhado pela empresa nos últimos tempos. Com a remoção, o app exibirá apenas a seção “Atividade”, onde é possível conferir as últimas atividades do próprio perfil.

Disney / Divulgação

ação Foto: Divulg

Consumo “quase”consciente_ Uma recente pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC revelou que praticamente três em cada dez (28%) entrevistados adquiriram algum item de segunda-mão pela internet nos últimos 12 meses. Isso vai ao encontro do recente estilo de consumo de peças de vestuário via brechós. Na internet, o ranking dos objetos mais adquiridos é encabeçado por celulares ou smartphones (29%) e eletrônicos (27%). Em seguida, aparecem roupas e calçados (26%), eletrodomésticos (18%), móveis (17%), além de brinquedos e artigos infantis (16%). A principal razão apontada pelos adeptos da compra de usados pela web é a financeira: 70% destacaram a economia de gastos nas transações. Outros 34% dos entrevistados demonstraram preocupação em consumir de forma sustentável e consciente. Haja vista o aumento da presença do marketplace dentro da rede social Facebook, onde é possível vender e revender diversos produtos e serviços. Ainda, segundo a pesquisa, 24% das pessoas revelaram passar por apertos no orçamento, o que justifica a prática como forma de adquirir produtos a preços acessíveis.

Disney/Marvel na Amazon_ Agora, será possível ter acesso mais rápido ao catálogo dos filmes da Marvel e da Disney. Os estúdios fecharam uma parceria com a Amazon e irão disponibilizar as produções mais recentes no serviço Prime Video. Talvez isso seja uma forma de abocanhar ainda mais o mercado de streaming no Brasil, tendo em vista que muitas pessoas andam insatisfeitas com a Netflix. Além disso, como o próprio serviço de streaming da Disney vai levar um tempo para desembarcar no País, é uma maneira da Casa do Mickey estar presente com seus últimos filmes. Já estão disponíveis Capitã Marvel, Vidro e WiFi Ralph Quebrando a internet. Ainda devem estrear Vingadores: Ultimato e Toy Story 4.

ESPECIAL HALLOWEEN Mesmo tendo saturado o mercado com diversas continuações, os filmes Jogos Mortais foram capazes de elevar o estilo trash dentro do gênero Terror. Quando lançado, em 2004, o primeiro foi sucesso, sendo amplamente elogiado. O baixo orçamento não impediu o diretor James Wan (Invocação do Mal, Sobrenatural) de trazer novidade aos cinemas, com muito suspense e muito sangue. O que causa bastante desconforto no filme não são somente as cenas de violência explícita, mas a relação ético-moral entre os personagens Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) e Adam Stanheight (Leigh Whannell). Além de mostrar os dois num ambiente totalmente claustrofóbico, disputando por quem deve sair vivo, o filme vai e volta na história, mostrando a tentativa da polícia em descobrir quem está por trás da matança. Vale a pena pela violência, afinal é um filme trash, e também pela icônica cena da armadilha de urso reversa.

11/10/2019 15:31 - 6.indd

Disponível no Google Filmes e YouTube

Continuando a série de indicações de filmes de terror para celebrar o Mês das Bruxas, o Essencial separou mais dois longas hardcore - leia-se: trash -, apenas para quem tem estômago forte.

Disponível na Amazon Prime Video

Para assistir A Casa dos 1000 Corpos é preciso ter coragem e estômago, muito estômago. “Um tanque vazio e um pneu furado levam dois casais por uma estrada de terror até a Casa dos 1000 Corpos: um macabro zoológico humano, onde maníacos colecionam cadáveres assassinados”. Quem dera se o filme se resumisse a somente isso, mas a tensão que causa, as cenas escuras, e muitas vísceras espalhadas fazem do longa-metragem um dos principais trabalhos de Rob Zombie. Foi o filme responsável por dar início à trilogia da Família Firefly, que seguiu com Rejeitados pelo Diabo e, mais recentemente, Os 3 Infernais (com previsão de lançamento para 24 de outubro). Vale também pelas cenas sanguinárias e pelo terrível dr. Satan.


CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

NOVELAS

CRUZADAS www.coquetel.com.br

>>BOM SUCESSO_ 19h30, Globo. Gisele tenta se livrar de Diogo, que aparece em sua casa no momento em que ela está com Yuri. Padre Paulo convence Alice

a acompanhar Nana até sua casa para falar com Paloma. Silvana confessa a Mário seu medo de não voltar a enxergar. Marcos sofre com a possibilidade de perder o pai.

>>A DONA DO PEDAÇO_ 21h25, Globo. Régis se desespera com a ameaça do agiota. Lyris revela que Leandro e Agno são um casal e Adriano espalha a notícia na academia. Amadeu desconfia do trabalho que Maria da Paz dará para Jô. Berta descobre a farsa de Beatriz e flagra Vivi e Chiclete juntos. Jô se surpreende com o trabalho que Maria da Paz lhe oferece.

Os resumos dos capítulos (sexta-feira, 14) de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, e estão sujeitos a eventuais alterações.

CINEMA >>ABOMINÁVEL_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 12h, dublado. Classificação: Livre. >>ANGRY BIRDS 2_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h30 - 15:50, dublado. Marrocos, 17h, dublado. Classificação: Livre. >>CORINGA_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 14h30 - 17h15 - 19h 20h - 21h45, dublado e 18h15 - 21h, legendado. Cine Marrocos, 20h30,

Acesso Queridas; gratuito a admiradas show Insípida, (?) e inodora: a água

Planta ornamental de flores azuis (?) marítima: faixa do litoral

Endereço da classe média alta Cebolinha, para o Floquinho (HQ) Os animais na arena do Coliseu Letra que, dobrada, forma dígrafo

Micro da Apple O corante dos jeans

Rio que corta Florença, na Itália Declaração Anual de Isento (sigla)

Senhora; patroa

Museu carioca Mulher da sociedade

Fonte de energia da fotossíntese

A ação criminosa Galho

Tecido transparente Saldo

Latitude (abrev.)

Portal xintoísta Natal e Ano-Novo

A Última Flor do (?): o Português

dublado. Classificação: 16 anos.

>> E L A DISS E , E LE DIS SE_ Cinemark, Lages Garden Shopping,15h - 17h, original. Classificação: 12 anos. >>PROJETO GEMINI_ Cinemark, Lages Garden Shopping, 13h40 (3D) - 16h20 (3D) - 19h10 (3D), dublado e 21h50 (3D), legendado. Classificação: 14 anos.

Cargo de António Guterres, na ONU (2018)

O caráter da síndrome de Down

Manobra aérea do bodyboarding

(?) Jofre, lenda do boxe brasileiro

Quilombo de Zumbi (Hist.) Ressaltar Sufixo de Gênero "cortesia" musical baiano

Critério de classificação de filmes (Cin.) Embalagem de inseticida

BANCO

3/ars. 4/arno — tori. 5/lácio. 11/bairro nobre. 15/secretário-geral.

>>ÉRAMOS SEIS_ 18h20, Globo. Julinho vai atrás de Jagunço ao ver o animal ser capturado pela carrocinha. Julinho recupera Jagunço, mas percebe que perdeu o dinheiro da encomenda de Lola. Assad convida Júlio para jantar em sua casa. João aparece no armazém e Shirley se desespera. Clóvis cumprimenta Virgulino ao vê-lo chegar ao hotel. Olga vai atrás de Zeca e é abordada por um ladrão.

7 © Revistas COQUETEL

Transtorno que irrita clientes de bancos Deutério (símbolo) Os tradicionais suspeitos de crimes

Desvio da coluna vertebral (Med.)

44

Solução

Você precisa acreditar mais em si. Independente do que digam, você é muito melhor do que pensa.

Câncer

21/06 a 21/07

Hoje o dia será de paz e tranquilidade. Mesmo que as coisas pareçam estranhas, está tudo bem.

Libra

23/09 a 22/10

Deus sabe do seu futuro. Não se preocupe, se está no comando dele, não há nada que possa dar errado.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Você precisa ouvir mais o que as pessoas têm para te dizer. Mesmo que não seja o que quer ouvir.

Touro

21/04 a 20/05

Mesmo que tudo pareça estar perdido, sempre existe uma luz no fim do túnel, seja mais confiante.

Leão

22/07 a 22/08

Não dê ouvidos a palavras de derrota. Não deixe que sua ira volte contra você. Seja pacífico.

Escorpião 23/10 a 21/11

Não deixe que a tristeza te consuma. Tudo faz parte de um processo, que requer compreensão.

Aquário

21/01 a 19/02

Deixe o passado no seu devido lugar. Viva o hoje com muita intensidade. E o futuro a Deus pertence.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Tudo é questão de temp o. Vo cê nunc a está sozinho(a). Continue indo em busca dos seus objetivos.

D A S M E M A C I R O BR E S T O S A T O RI I L O S G L E A CA R R I A S O L

21/03 a 20/04

E F S T I M A C O L O R O A R L A D A I R R O N M I O NO S D O L E R A S A M F L M A R E AT O E S DE S T I XA E T A A E R O S

Áries

E I N T O R B A D A F R P A N C F A

horóscopo

Virgem

23/08 a 22/09

Você precisa viajar, colocar as coisas em dia. Aproveite seu amigos e se aproxime mais da sua família.

Sagitário

22/11 a 21/12

Não fique administrando problemas. Reconheça Deus em seus caminhos. O melhor está por vir.

Regras do jogo: • Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. • Cada grade menor, contendo 9 quadradinhos, deverá conter números de 1 a 9. • Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez. • O objetivo do Sudoku é preencher cada quadrado com o número de 1 a 9 considerando que o número deverá aparecer apenas uma vez na horizontal, na vertical e na grade menor.

Respostas:

Peixes

20/02 a 20/03

Não siga o seu coração. Mesmo que pareça o melhor caminho, use da razão nesse momento.

11/10/2019 15:31 - 7.indd


CL CORREIO LAGEANO 12 e 13 | Outubro | 2019

POR CHEF DANIELA BINATTI Olá! Quando vi esta receita na internet, me deu uma grande vontade de reproduzi-la. Após um teste e a aprovação, fiz algumas mudanças e, agora, está pronta para fazer sucesso em seu almoço de domingo. Mãos à obra!

Torta de frango com bacon crocante INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

750g de frango moído 250g de bacon 50g de queijo Cheddar 100g de cream cheese 30g de cogumelos salteados 30g de espinafre refogado 15g de azeitonas picadas Cebolinha a gosto 1 colher-de-chá de pimenta preta 1 colher-de-sopa de páprica defumada 1/2 colher-de-chá de pimenta caiena 1 colher de chá de sal

Tempere a carne moída com sal, pimenta, pimentão, pimenta caiena e misture bem. Misture o queijo cheddar, cream cheese, cebolinha, espinafre refogado, cogumelos refogados e azeitonas. Misture bem. Agora, coloque uma fôrma de massa com as fatias de bacon. Encha a forma com carne moída, deixando espaço para o recheio. Adicione a mistura de queijo no centro e cubra a parte superior com mais carne moída. Dobre o bacon sobre a carne moída e asse no forno a 200°C por 30-40 minutos. Desenforme, coloque novamente no forno para terminar de assar e para o bacon ficar crocante.

Lembre-se: Vai com fé, depois me conta como ficou ;)

11/10/2019 15:43 - 8.indd

Profile for Correio Lageano

Essencial - Edição #222  

No Dia das Crianças, não dê brinquedos, dê livros // Dicas e mudanças de hábito para você começar a poupar seu dinheiro // Na miscelânea, as...

Essencial - Edição #222  

No Dia das Crianças, não dê brinquedos, dê livros // Dicas e mudanças de hábito para você começar a poupar seu dinheiro // Na miscelânea, as...