Page 1

1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA R$ 1,00 (NAS BANCAS) INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

ANO VIII - Nº 423

Sexta-feira ● 11 de maio de 2012

Conheça o novo Honda City página 22

ESTATUTO DO SERVIDOR

Acordo acaba com ‘inconstitucionalidade’ de emendas vetadas pelo prefeito Um acordo de gabinete firmado durante os últimos dias pôs fim à inconstitucionalidade das emendas aprovadas pela Câmara, e vetadas pelo prefeito Aiacyda. O projeto que reformou o Estatuto do Servidor

Municipal, votado há quatro semanas pelos vereadores, recebeu nove emendas, todas aprovadas. O prefeito vetou todas, sob a alegação de que eram inconstitucionais e geravam despesas aos cofres públicos. Mas

‘aceitou’ liberar sete delas, em troca da manutenção de outras duas. Ou seja, do dia para a noite sete emendas que feriam a legislação foram legalizadas por um acordo de gabinete. PÁGINA 6

COLUNA DO CORREIO página 2

M. Borges

Cartório atendeu 1.500 eleitores nos últimos dias página 6

Vereador diz que há sujeira sob cada tapete da Prefeitura

Vereadores continuam denunciando o prefeito Aiacyda. Nas sessões legis­ lativas são extensos os relatos e o maior crítico do alcaide, vereador Dayvid Alves, foi enfático ao afirmar que há

sujeira sob cada tapete da Prefeitura. Outro vereador, Valdecir Bueno, também apresentou algumas suspeitas de superfaturamento, desta vez na compra de feijão. PÁGINA 6

Dia das Mães aquece o comércio A dois dias da segunda melhor data do ano em vendas, o comércio de Mairiporã já comemora os lucros. O movimento, segundo os lojistas, será 10% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Roupas e sapatos continuam como os principais presentes, seguidos dos eletroeletrônicos. Levar a mãe para almoçar fora também registra crescimento de ano para ano. PÁGINA 8

Eleitor já pode denunciar propaganda antecipada Desde segunda-feira, 7, o Tribunal Regional Eleitoral ( TRE) recebe através de seu site denúncias sobre antecipação de propaganda eleitoral, permitida por lei somente a partir de 6 de julho. PÁGINA 6

PT lança ex-vereadora como candidata a prefeito O Diretório do PT de Mairiporã informou ontem que a ex-vereador Maria Francisca Borali foi escolhida como candidata a prefeito pelo partido nas eleições de outubro vindouro. Com mais esse nome, já são oito os pré-candidatos. Ainda de acordo com a nota do partido, o professor Selvino, anteriormente o nome mais cotado para a disputa, abriu mão em favor da ex-vereadora. Porém, deverá formar na chapa como candidato a vice. A definição ocorrerá no mês de junho, quando os nomes serão oficializados em convenção.

DELFIM NETTO PÁGINA 2

EDITORIAL

Divulgação

Professor Selvino e a ex-vereadora Francisca Borali

Vereador Aladim pode perder o mandato Até o momento em que encerrávamos esta edição o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não havia terminado a sessão de julgamento do caso do vereador Walid Ali Hamid (Aladim), de infidelidade partidária. No final de setembro do ano passado ele deixou o DEM e se transferiu para o PSC. A mudança motivou o pedido da cadeira na Câmara. Quem teve acesso à peça processual constatou que o relator pediu a perda do mandato e a devolução da cadeira ao DEM.


2

OPINIÃO correio.juquery@ig.com.br

COLUNA DO CORREIO MAIS TARDE

A decisão do PSDB de anunciar os nomes de Leila Ravazio e Ana Tellian como integrantes da dobradinha tucana rumo ao Palácio Tibiriçá não fez com que seus principais concorrentes se mexessem. Continuam inertes com relação à escolha dos vices. Os comandos das campanhas de Márcio Pampuri (PV) e Eduardo Pereira dos Santos (PTB) avaliam que ainda é muito cedo, pois qualquer ação precoce pode produzir efeitos indesejáveis entre aliados e aos que sonham com a vaga.

OS NANICOS

Os pré-candidatos a prefeito dos chamados partidos ‘nanicos’ nunca mais se manifestaram de forma pública. PRTB, PSB, PMN e PSOL estão em silêncio e para quem entende de política isso é sinal claro de que algumas dessas candidaturas a prefeito vão fazer ou já fizeram água, e que outras podem simplesmente aderir aos partidos considerados grandes no município.

SÓ CRESCE

Nada cresce mais neste período pré-eleitoral do que o número de fofoqueiros. O ritmo é impressionante, superior até ao do crescimento econômico, da taxa de natalidade ou da renda do trabalhador. As fofocas vão desde números de pesquisas, passando por acordos entre partidos e estratégias de campanha, até o anúncio de que adversários desistiram. Tudo conversa mole. No entanto, fofoqueiro sempre fez parte do processo eleitoral.

RECEITA VELHA

Os pré-candidatos a prefeito, salvo raras exceções, continuam usando uma receita antiga durante reuniões, visitas e churrascadas que empreendem nestes tempos por vários bairros. Ao invés de falarem sobre propostas, planos de governo e daquilo que consideram prioritário para a população, preferem ‘baixar o cacete’ nos adversários. O eleitor, que deixou de ser bobo faz tempo, a tudo ouve com paciência.

CHARADA

Decifra-me ou te devoro: 0823020339.

CABOS ELEITORAIS

Mesmo com o início das campanhas longe, conhecidas figurinhas, outrora chamadas de ‘cabos eleitorais’, desfilam pelos corredores do Paço e da Câmara. É comum vê-los nos gabinetes dos vereadores e na antessala do burgomestre. Oferecem trabalho para cooptar eleitores e, os menos capacitados, para entregar santinhos e chacoalhar bandeirolas pela cidade.

COMO O VENTO

Alguns partidos, que já anunciaram apoio a esta ou aquela coligação, começam a se comportar como o vento, isto é, balançam entre situação e oposição com uma facilidade incrível. Não é de se estranhar, pois, que nos últimos pleitos mal conseguiram eleger um vereador.

BEM MENOR

Analistas acreditam que o número de postulantes às 13 cadeiras do Legislativo deverá ser

bem menor do que aquele anunciado pelos partidos e coligações. Muitos vão desistir antes mesmo das convenções, ou por falta de cacife político ou pela escassez financeira. Portanto, contas terão de ser refeitas, também porque há aqueles que, mesmo tardiamente, acordam para o fato de que servem apenas de ‘escada’ a nomes mais conhecidos.

OUTROS TEMPOS

A região, na metade da década passada, teve quatro prefeitos tucanos de um total de cinco municípios. Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato tinham em seu comando os chamados ‘bicos grandes’. O cenário se modificou e caminha agora, a passos largos, para o fim dos tempos de glória. Para continuar governando alguma dessas cidades em 2013, o PSDB vai ter que rebolar muito.

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

EDITORIAL

M

airiporã ainda não conseguiu ter anos. Há oito anos no poder, o PSDB se uma campanha eleitoral baseada limitou a asfaltar ruas e gastar os 25% que exclusivamente em propostas. A a lei manda em Educação. Foi importante constatação é ruim, mas verdadeira. O atuar nesses dois setores, mas diante da tom empregado é o de agredir adversários, necessidade, foi pouco. quando não de desqualificar pessoas que Até aqui, com a campanha já nas ruas, fizeram opção por partidos que não inteembora oficialmente ninguém assuma isso, gram a coligação. não se ouviu nenhuma proposta concreta Por ser uma cidade pequena, as notícias que possa dar algum tipo de esperança ao correm na mesma velocidade da luz. A povo de que os problemas já citados serão reboque, fofocas e insinuações sem fundaresolvidos ou, pelo menos, minimizados, mento cujo propósito é o de connem de que há, verdadeiramente, ...Até agora fundir o eleitor menos preparado. interesse do candidato em discutir e Não há o menor interesse em prosperaram as antecipar a agenda eleitoral. Nada! se debater os problemas da cida- agressões verbais, Até agora prosperaram as de, de se oferecer ao cidadão um as discussões em agressões verbais, as discussões cardápio que contemple as prioriem portas de bar, conversa fiada portas de bar, dades e como resolver questões conversa fiada em em redes sociais, a fofoca encoque se arrastam há anos e que mendada e as discussões sobre redes sociais... não despertaram interesse naquequem vai ganhar. les que já passaram pelo Palácio Tibiriçá. Seria prudente que o eleitor espiasse sua parcela de culpa nesse estágio da O que prospera é o poder de barganha campanha. Não se pode culpar somente e o surgimento de coligações espúrias prea classe política. Ela, diante da inércia do ocupadas unicamente em oferecer cargos cidadão, se aproveita para dançar conforme públicos a apadrinhados (cabos eleitorais), a música. gente sem preparo, mas com apetite voraz Embora poucos acreditem que os por salários que são de três a quatro vezes problemas prioritários serão objeto de maiores que os pagos aos servidores de discussão por parte dos candidatos, ainda carreira, que realmente são os que ‘carreesperamos por propostas e de um indicagam o piano’. tivo de como os postulantes ao cargo de Mairiporã tem graves problemas com prefeito pretendem governar, ao assumir o relação à Saúde, Segurança, Trânsito, gePalácio Tibiriçá. ração de empregos e moradias populares. Só propostas, nada mais! Nenhum deles foi solucionado ao longo dos

BIG BROTHER

Motoristas continuam desconfiados que parte das multas de trânsito é lavrada com base nas câmeras de segurança espalhadas em 13 pontos da cidade. Por enquanto a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto, levantado por este jornal na semana passada. Alguns desses motoristas se sentem monitorados como se estivessem no Big Brother.

DINHEIRO ALTO

O Governo do Estado, comandado pelo tucano Alckmin, tido em prosa e verso como amicíssimo do burgomestre mairiporanense, continua distribuindo dinheiro à tripa-forra para santas casas e hospitais espalhados pelas cidades paulistas. Menos para o decadente e capenga Hospital e Maternidade Mairiporã. Para a Saúde local, não há dinheiro nem para gaze e esparadrapo. Essa situação levou ‘o gaiato’, nosso atento observador filosófico, a pensar: “Imagine se o burgomestre não fosse amigo do governador”.

JUROS BAIXOS

Muita gente contando os dias para ver e saber, de fato, se o cartão de crédito e o extrato do cheque especial virão mesmo com juros mais baixos. Difícil acreditar. Até porque dizem as boas e más línguas que as taxas, na verdade, serão menores para quem tem muito, mas muito dinheiro mesmo. Aos mortais, os juros vão cair entre 0,12% e 0,15%.

SEM DIPLOMA FRASE

“Insanidade é você continuar fazendo o que sempre fez e querer obter resultados diferentes.” (Albert Einstein, cientista alemão)

Propostas, nada mais!

DELFIM NETTO

contatodelfimnetto@terra.com.br

N

Estado de inquietação

o mundo desenvolvido, talvez tenha sido o pior Primeiro de Maio dos últimos 40 anos. Na Europa, a situação dos trabalhadores piorou rapidamente a partir de 2009 e agora tornou-se terrível: um em cada quatro trabalhadores não encontra emprego na Espanha, 22% da força de trabalho na Grécia, mais de 15% em Portugal. Nos Estados Unidos os índices de desemprego cederam um pouco nos últimos meses, mas a taxa ainda é terrivelmente incômoda: caiu de 9.1% para 8,2%, ao final do primeiro trimestre. Na Zona do Euro escapam da tragédia Áustria e Alemanha com taxas “civilizadas”, mantendo índices de desemprego em torno de 4.5% a 6.5% da população economicamente ativa. Quem está pagando a maior fatura são os jovens com menos de 25 anos, dos quais a metade está desempregada. Para completar a pintura, levantamento da OIT - Organização Internacional do Trabalho, divulgado em Genebra, aponta para um aumento dos riscos de graves turbulências na Europa, no Oriente Médio e na África do Norte e Subsaariana, devido à inquietação social que mantém em “estado de angústia” 50 milhões de desempregados desde o início da crise dos mercados financeiros em 2008. Os trabalhadores brasileiros puderam celebrar o seu Primeiro de Maio com bastante tranquilidade porque nossa economia vive uma situação completamente diferente da que existe nos países que até há pouco chamávamos de “ricos” (os desenvolvidos). Clientes da patifaria financeira (em alguns casos “agentes”), oito países da Zona do Euro já entraram em recessão e, desses, apenas dois levantaram um pouco a cabeça, assim mesmo

sem resolver os problemas de emprego. No Brasil, felizmente, as condições se apresentam de forma diametralmente oposta: a economia cresce, modestamente, mas continua em crescimento. O emprego - e isso é que sobressai dos demais fatores - continua crescendo, o salário se valoriza, o consumo aumenta e os serviços também continuam crescendo. O PIB brasileiro cresceu ano passado 2.7% e este ano estamos mantendo um ritmo de crescimento que pode chegar a 4 % do Produto entre os últimos trimestres de 2012 e 2013. O que importa mesmo é o crescimento do emprego, que vem acompanhado do aumento da renda e é isso que faz a diferença entre a situação atual do trabalhador brasileiro e a situação de brutal desemprego nos outros países. Se olharmos adequadamente o que está acontecendo na condição do trabalhador nos países em que as taxas de desemprego não cedem, onde não há oferta de trabalho novo, vemos que seu estado de angústia é mais do que justificado. O relatório da OIT, a que fiz referência, nota que o desemprego na Europa, em quase três anos de crise, já se tornou estrutural em muitos países. A cada dia vai ficando mais difícil reduzir as taxas de desemprego, na medida em que as pessoas que se encontram há mais tempo sem atividade laboral entendem que não mais conseguirão obter um emprego decente, mesmo com a recuperação da economia em seu país. Os níveis de angústia apurados no relatório dão bem uma ideia da situação política explosiva que se armou no velho Continente, desde que a crise se instalou na Zona do Euro.

Delfim Netto, é professor emérito da FEA-USP, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e Planejamento.

EMPRESA JORNALÍSTICA SANTOS & FERREIRA LTDA. Rua Geraldo M. de Oliveira, 150 - Jardim Celeste CEP 07600-000 – Mairiporã-SP – Telefone: (011) 4419-1317

DIRETOR EXECUTIVO Marcos Roberto Borges

REDAÇÃO Wagner Azevedo Lúcia Helena Juarez César Cláudio Cipriani

DIRETOR DE REDAÇÃO David da Cunha Boal Júnior

EDITOR DE TEXTO Jean César C. Pavão

DIRETOR PRESIDENTE Joyce Franciely dos Santos

As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste jornal

REDAÇÃO E PUBLICIDADE COLABORADORES Travessa Antonieta C. Spada, 26 Marion Halm Centro - Cep: 07600-000 Mairiporã - São Paulo Delfim Netto Leandro Batista Éssio Minozzi IMPRESSÃO & BUREAU Ricardo Vieira METROMÍDIA GRÁFICA Adilson Mendes IMPORTAÇÃO E COMUNICAÇÃO LTDA. Tamboré - Barueri-SP CEP 06460-020

O jornal se reserva o direito de não editar publicidade sem fundamentar recusa


Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

3


4

POLÍTICA

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

O

Inscrições abertas Para a Etec Mairiporã

Hospital Novo Atibaia recebeu na última semana certificado de empresa com Consciência Social e Ambiental, graças à iniciativa em armazenar o óleo de cozinha gerado pelo Serviço de Nutrição e Dietética. O projeto tem parceria com a Associação Vencedor Invicto, responsável pela coleta retirada deste óleo, que é revendido e com renda revertida para diversas famílias e programas.

Estão abertas até dia 17 de maio as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2012 para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pela unidade local da Etec, que funciona na escola Mufarrege Chamma como extensão da Escola Técnica Horácio Augusto da Silveira. Ao todo são 80 vagas: 40 para o curso de segurança do trabalho e 40 para administração. Mais informações e inscrições também no site www. etechoracio.com.br.

CLIMA HOJE

Sol com algumas nuvens todo o dia, sem previsão de chuvas. Mínima de 14°C e máxima de 27°C.

AMANHÃ

A P O S E N TA D O R I A S Telefax (11)

4412-9993 • Mairiporã e Região

Auxílio-doença, Contagens, Inscrição, Cálculos, Recursos, Pensão,

Dra. Ablaine Tarsetano dos Anjos Advogada - OAB-SP 127.677

AçÕes trabalhistas Dra. Márcia Cristina Jardim Ramos Advogada - OAB-SP 130.328

Ações Civeis e Família Dra. Juliana Fagundes Garcez Advogada - OAB-SP 208.886

Dra. maria luíza alves abrhão - OAB-SP 270.635 ações tributárias - imposto de renda

(isenções, restituições e repetição de indébito)

Av. 9 de Julho, 322 - Sala 22 - centro - Edif. S. José - Atibaia - SP - CEP 12940-580

MEGA-SENA R$ 9 MILHÕES Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.387 da Mega-Sena, que acumulou e pode pagar um prêmio de R$ 9 milhões no sorteio de amanhã. Os números sorteados anteontem foram: 18 -27 -32-43 -50 -52. Ao todo 47 pessoas acertaram a quina (R$ 34.677,09 cada) e 3.492 a quadra (R$ 666,75 cada).

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 16°C e 25°C.

DOMINGO

Chuvoso durante o dia e a noite com queda de temperatura. Mínima será de 15°C e a máxima de 21°C.

SEGUNDA

Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar. Temperaturas em queda entre 13°C e 18°C.

Dr. Ozorio Mendes Filho, CRMV/SP 30.708 Dra. Jaqueline Azeredo de Oliveira, CRMV/SP 27.152

A

Secretaria Municipal da Educação promove entre os dias 16 e 19, no Centro Educacional, o projeto ‘Literatura Viva’, com palestras e oficinas de literatura e outras linguagens artísticas. Educadores e a comunidade são o públicoalvo do evento, que também terá atividades na Biblioteca Municipal e no Auditório Fábio Taneno. A programação tem horários que vão das 8h às 12h, das 13h às 17h, das 14h às 18h e a partir das 20 horas. A entrada é franca.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - O Departamento de Vigilância Sanitária anunciou que realizará no dia 19 de maio mais uma etapa do Mutirão de Castração de Cães e Gatos. São 225 vagas, das quais 85 para felinos. As inscrições podem ser efetuadas das 9h às 11h na rua Alzira Ferreira Campos,. 389, Jardim Fernão Dias e no ato os proprietários deverão estar munidos de cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e de renda. Mais informações pelo telefone 44193790 ou por e-mail visamairi@yahoo.com.br.

OBITUÁRIO 5/5- Adelson Paes Leme, aos 50 anos, solteiro, não deixa filhos. Sepultado no Cemitério Terra Preta. 5/5- Cláudio Gomes de Almeida Júnior, aos 34 anos, solteiro, não deixa filhos. Sepultado no Cemitério Terra Preta. 6/5- Benedito Rocha da Silva, aos 44 anos, solteiro, não deixa filhos. Sepultado no Cemitério da Saudade. 7/5- Carmelina Chini, aos 76 anos, solteira, deixa o filho Roberto. Sepultada no Cemitério Terra Preta.


Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

5


6

• SEXTA-feira LOCAL Mairiporã 11 de MAIO de 2012

ESTATUTO DO SERVIDOR

Acordo de bastidores acaba com ‘inconstitucionalidade’ de emendas vetadas pelo prefeito

Wagner Azevedo Da Reportagem

ACORDOS discutidos e definidos em refrigerados gabinetes do Palácio Tibiriçá conseguem resultados surpreendentes e inimagináveis no arcabouço jurídico. A história começa com a discussão e votação, pela Câmara, do projeto de lei que reformava o Estatuto do Servidor Público Municipal de Mairiporã. Os vereadores consideraram que vários dos benefícios retirados do documento, de acordo com o texto proposto pelo Executivo, prejudicavam os funcionários e decidiram apresentar nove emen-

das, todas aprovadas. De volta à Prefeitura, essas emendas foram vetadas pelo prefeito Aiacyda, que acatou parecer de sua Procuradoria Jurídica de que eram inconstitucionais, pois geravam despesas à Prefeitura, prerrogativa exclusiva do Executivo, e que a Câmara não pode legislar sobre matéria financeira. O projeto, com os nove vetos, retornou à Câmara, e o posicionamento dos vereadores era o de derrubar todos, como foi feito com as emendas ao projeto do Plano de Cargos e Salários. Só que, em meio ao caminho, surgiu um acordo e aquilo que era inconstitucional passou a não ser mais.

Ou seja, definir o que é ou não legal, e se a Constituição deve ou não ser aplicada neste ou naquele caso, passou a ser mera formalidade. Qualquer acordo de gabinete pode rasgar a Constituição se ela ferir os interesses das partes envolvidas. Em troca da manutenção do veto em duas emendas, o prefeito prometeu abrir mão das outras sete, segundo afiançou o vereador Glauco Costa, ao defender a proposta. Sua defesa, bastante envergonhada, acabou por prosperar. Faltaram, na fala do parlamentar, convencimento e explicações lógicas e verossímeis sobre o que vem a ser, de fato, inconstitucionalida-

Davyd e Valdecir seguem denunciando o Executivo Da Redação

OS VEREADORES Valdecir Bueno e Dayvid Alves seguem com denúncias contra o Poder Executivo. A cada sessão legislativa são feitos relatos sobre obras, Correio Imagem

Valdecir Bueno (PTB)

serviços, aquisições e contratações com preços diferentes daqueles praticados pelo mercado. Na sessão de terça-feira Valdecir Bueno denunciou a compra de feijão e o pagamento de R$ 198 mil para a dupla Victor & Leo, que cantou na festa de aniversário da cidade. Na opinião dele, vários benefícios poderiam ser levados à população com o dinheiro empregado no show. Dayvid Alves também foi enfático em suas afirmações e chegou a dizer que sob cada tapete da Prefeitura há sujeira e que deveria ser aberta a caixa preta dos contratos. O vereador do PSDC afirmou também que há vários anos vem denunciando supostas irregularidades e que não conseguiu formar Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as denúncias. Sugestão - Vereador do PSDB, Ricardo Vieira se manifestou sobre as denúncias e disse que se há provas ou indícios fortes das

Correio Imagem

Os eleitores de Mairiporã atenderam ao chamado e comparecem em número recorde ao Cartório da 327ª Zona Eleitoral para regularizar seus títulos e ficarem aptos a votar em outubro nas eleições municipais. O plantão no cartório acabou na tarde de anteontem e longas filas se formaram ao longo da avenida Leonor de Oliveira. Quem não regularizou sua situação terá que aguardar novo prazo. Para acertar a vida dos eleitores os funcionários do cartório eleitoral local trabalharam intensamente. Segundo informações de Célia Regina, chefe do Cartório Eleitoral de Mairiporã, o número de eleitores em busca de regularizar os títulos foi expressivo.

“Foram 1.500 pessoas em busca do Título de Eleitor, de transferência de domicílio ou para sanar pendências”, avaliou. Na questão do prazo, porém, há algumas exceções. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitor que precisa da segunda via do título deve protocolar requerimento no próprio domicílio eleitoral até 10 dias antes da data marcada para as eleições, ou seja, 27 de setembro. Caso ele esteja fora do domicílio eleitoral, pode requerer o documento até 60 dias antes das eleições, até 8 de agosto. Não é necessário comparecer ao cartório eleitoral para solicitar certidão de quitação eleitoral, ela é emitida a qualquer tempo, inclusive o serviço está disponível no site do TRE-SP www.tre-sp.jus.br. Mesário Voluntário - A Justiça

há erros em todo o processo que levou ao acordo. O principal deles é que os vetos às sete emendas derrubadas deveriam ter sido retirados pelo próprio Executivo. Da forma como tudo foi feito, nada impede o prefeito de ingressar em Juízo, como já fez anteriormente, para invocar a inconstitucionalidade das emendas e a derrubada dos vetos pelos vereadores. “Se houve acerto, ainda que de forma esdrúxula, um novo texto deveria ter sido submetido aos vereadores, que assim teriam a garantia de que não haverá mais nenhum desdobramento sobre a questão”, disse um dos analistas.

Denúncia de propaganda antecipada pode ser feita ao TRE Claudio Cipriani Da Redação

O TRIBUNAL Regional Eleitoral (TRE) já recebe, desde segunda-feira, 7, denúncias de propaganda eleitoral antecipada ou irregular através do site www. tre.sp.jus.br. Se um cidadão avalia que candidatos a prefeito e vereador cometem abusos, a denún­ cia serve para que a Justiça receba mais rapidamente informações sobre publicidade em vias públicas, estabelecimentos comerciais, bens particu-

lares e locais de uso comum, como ginásio e templos. O sistema do TRE encaminha diretamente ao juiz eleitoral da cidade onde ocorrer a denúncia, que analisará se houve irregularidade. Se confirmada, o responsável será notificado em 48 horas e, se acatada, o processo é arquivado; quando descumprida, a situação é encaminhada ao Ministério Público Eleitoral (MPE). A multa para esse tipo de infração varia de R$ 2 mil a R$ 25 mil. A propaganda eleitoral é permitida somente a partir de 6 de julho.

Dayvid Alves (PSDC) irregularidades, que elas sejam levadas ao Ministério Público. Em aparte, o vereador do PTB, Valdecir Bueno, disse que iria acatar a sugestão do vereador tucano.

1.500 eleitores compareceram ao cartório para regularizar títulos

Juarez César Da Reportagem

de. Afinal, a definição e aplicação da inconstitucionalidade é a que consta da Carta Magna da Nação, do texto do prefeito ou a sacramentada pelo acordo? Os vereadores Dayvid Alves e Osvaldo Loureiro Filho não pactuaram com o tal acordo durante seus comentários e se mostraram perplexos com o fato do prefeito vetar nove emendas, inseri-las no projeto e concordar que sete poderiam ser derrubadas em plenário. Em votação, a maioria cumpriu o ‘acordo’. Falta saber agora se o prefeito vai manter a palavra empenhada ao vereador Glauco Costa. Novo texto - Analistas ouvidos pela reportagem apontam que

Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE/SP) deve convocar mais de 300 mil mesários para atuarem nas eleições de outubro. Considerando o enorme contingente, o Tribunal mantém desde 2004 o programa Mesário Voluntário. Todo cidadão com mais de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota. O mesário, convocado ou voluntário, tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições e também para cada dia de treinamento, seja o vínculo em empresa pública ou privada. Ele ganha ainda auxílio-alimentação e preferência no desempate em concursos. A inscrição pode ser feita no cartório eleitoral ou pelo site www. tre-sp.jus.br.

Redes sociais serão instrumento de campanha dos candidatos Juarez César Da Reportagem O USO da internet nas campanhas eleitorais dos candidatos este ano já é um dos instrumentos para se chegar ao eleitor, segundo avaliação do consultor político Renato Pires Costa Júnior, ouvido pela reportagem, embora a maioria ainda prefira o ‘olho no olho’ através de reuniões, visitas e encontros festivos. Segundo Costa Júnior, Mairiporã já tem um índice considerável de pessoas que se informam por meio das redes sociais, que chega próximo de 5% da população. Ele não tem dúvida de que a internet vai desempenhar papel importante durante as eleições. Analistas sobre a política local também são categóricos ao afirmar que se bem usada, as redes sociais conseguem formar opiniões, o que acaba sendo

uma ferramenta importante para fidelizar o eleitor, que de pronto passa a reproduzir um discurso. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 8.582 residências em Mairiporã, ou 25,2% do total, têm acesso à internet. Alguns pré-candidatos a prefeito já se utilizam do Facebook, Twitter e Orkut, e mantêm contas em blogs e sites pessoais. Para a maioria deles, as ferramentas virtuais ainda não se tornaram o principal meio de conquista de votos, mas são considerados indispensáveis. De acordo com Costa Júnior, alguns políticos precisam entender que a internet é interativa. Tem de ser usada para responder sugestões, críticas, troca de informações entre o político e o eleitor. Já as redes sociais possibilitam ao político se inteirar de problemas da cidade.


7

Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

Meio Ambiente assina parceria com o IBDN Da Redação

O SECRETÁRIO municipal do Meio Ambiente, Jonpeter Glaeser assinou na última segunda-feira, 7, dois termos de parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza(IBDN), com o objetivo de atender as diretrizes da nova Polícia Nacional de Resíduos Sólidos, em cogestão com o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Mairiporã. Além de capacitar os associados e otimizar o uso da Associação, pretende com palestras e intervenções em escolas, associações de moradores e munícipes em geral, promover

a pré-seleção dos materiais recicláveis. A parceria prevê ainda a criação e gestão de um Viveiro Municipal, para produção de mudas nativas e uso no reflorestamento do município. Contempla ainda a produção de mudas nativas para arborização urbana, atendendo diretrizes do Programa Estadual Município Verde Azul. Alunos de todas as idades e moradores da região poderão participar das oficinas educativas, aprendendo a produzir mudas e hortas orgânicas, entre outras atividades. Os termos foram assinados pelo secretário e diretores regionais do IBDN.

Confira o calendário de vestibulares de universidades de São Paulo Claudio Cipriani Da Redação

UNIVERSIDADES de São Paulo divulgaram o calendário de provas dos vestibulares 2013. As datas foram acertadas em reunião realizada entre os responsáveis pelas seleções da USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, PUC-SP, PUC-Campinas e ITA. A programação foi estabelecida conjuntamente para permitir aos candidatos interessados a participação em todos os processos seletivos. O ITA já definiu também suas datas mas ainda não divulgou o calendário. Confira no quadro ao lado as principais datas.

UNICAMP Período de inscrições: 20 de agosto a 14 de setembro de 2012 1ª fase: 11 de novembro de 2012 2ª fase: 13, 14 e 15 de janeiro de 2013 Resultados: 4 de fevereiro de 2013

FUVEST Período de inscrições: 24 de agosto a 10 de setembro de 2012 1ª fase: 25 de novembro de 2012 2ª fase: 6 a 8 de janeiro de 2013 Resultados: 2 de fevereiro de 2013

UNIFESP 1º Prova: ENEM: data a ser divulgada pelo INEP/MEC Provas de Conhecimentos Específicos: 13 e 14 de dezembro de 2012 Resultados: 30 de janeiro de 2013

UNESP Período de inscrições: 17 de setembro a 11 de outubro 1ª fase: 18 de novembro 2ª fase: 16 e 17 de dezembro Resultados: 28 de janeiro de 2013

PUC-SÃO PAULO Período de inscrições: 28 de outubro a 22 de novembro de 2012 1ª fase: 2 de dezembro de 2012 Resultados: 18 de dezembro de 2012

PUC-CAMPINAS 1ª fase: 30 de novembro e 1 de dezembro de 2012 Resultados: 2 de dezembro de 2012

URGENTE!

Vendo terreno no Mato Dentro, 724m², aceito carro no negócio. Tratar - 7574.3709

Secretário Jonpeter e o presidente do IBDN, Rogério Iório


8

LOCAL

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

PREVENÇÃO À GRIPE

Movimento intenso na primeira semana de vacinação OZÓRIO MENDES drozorio@yahoo.com.br

O hábito não faz o monge

A

cobrança que a população na UBS, aguardar atendimento faz com relação à eficiên- em hospitais e ambulatórios, cia dos serviços públicos enfim, adotar uma postura mais e de como agem os políticos próxima da realidade. (prefeito e vereadores), poderia Não se tem dúvida de que levar as autoridades a uma seria fácil identificar as carênmudança radical de comporta- cias e as prioridades do povo mento na condução do governo. e o que poderia ser oferecido, Sair às ruas, por exemplo, e de imediato, para minimizar os conferir como os serproblemas. Também ...Sem sair às viços públicos cheseria oportuno fiscaligam à população e ruas, a autoridade zar com eficiência os se de fato são eficienserviços públicos que jamais tes, é uma das mediforam terceirizados, vai saber se das que poderiam ser como a coleta de lixo, o cidadão adotadas. Também a limpeza de escolas e reclama por valeria para secreo transporte de alunos. tários municipais e reclamar ou se de Sem sair às ruas, chefes de departa- fato tem razão... a autoridade jamais mentos. Ao invés de vai saber se o cidadão governar por meio de relatos reclama por reclamar ou se de de assessores (em sua maioria fato tem razão. puxa sacos) e de estatísticas Claro que prefeitos, secretá(quase sempre infladas), ir até rios e vereadores não precisam o povo deveria ser algo rotineiro. chegar à condição do Duque Quão proveitoso seria para Vicenzo, da peça ‘Medida por nossas autoridades andar de Medida’, de Shakespeare, que ônibus (principalmente nos entregou o governo a seus horário de pico e em itinerários homens de confiança e fingiu repletos de poeira e buracos), viajar. Na verdade se disfarçou telefonar aos departamentos de monge e passou a fiscalizar municipais para conferir se os atos de seus prepostos. A fantasia pouco importa. reclamações foram atendidas, comer a merenda junto com Conta mesmo é estar nas ruas e os alunos, agendar consultas sentir de perto o clamor popular.

Ozório Mendez é advogado e foi vereador na gestão 1983/1988

ESSIO MINOZZI JR. essiominozzijr@terra.com.br

C

A coleta seletiva

resce a cada dia o núme- dos materiais recicláveis, a ro de cidades brasileiras contribuição da força de trabacom programas de coleta lho dos catadores autônomos seletiva de resíduos sólidos, torna-se fundamental, além de com base em dois sistemas gerar renda. No Brasil apenas 3% do operacionais: o porta a porta e o de entrega voluntária. No lixo sólido orgânico urbano é primeiro, o caminhão passa nos compostado. Entretanto, 47% condomínios e domicílios em da resina PET vem da recicladeterminados dias da semana gem. Também são reciclados para recolher os materiais re- mais de 9 mil toneladas [23%] cicláveis, exigindo um mínimo de embalagens longa vida, 20% de esforço de cada dos plásticos , 45% cidadão. Já no siste- ...A coleta seletiva das embalagens de ma de entrega volun- é uma etapa prévia vidro e 29% das latas tária, o material deve de aço. ao processo ser depositado em O Brasil reaprode reciclagem, veita por ano 96,2% coletores estrategicaracterizado camente distribuídos da produção nacional pela cidade, o que pelo respeito ao de latas de alumínio aperfeiçoa a coleta. meio ambiente... e, ainda, mais de 2,20 O objetivo da comilhões de toneladas leta seletiva é a proteção am- do papel e papelão, o que equibiental e a utilização dos bens vale a 77,4% de sua produção. renováveis. O trabalho inicial A coleta seletiva é uma depende da conscientização da etapa prévia ao processo de comunidade que, por sua vez, reciclagem, insere-se com redependerá significativamente de levância estratégica no novo equipes de educadores ambien- momento da economia mundial, tais e sanitaristas, inclusive com caracterizado pelo respeito visitas domiciliares e intensivos ao meio ambiente, pela participação da população e pela ensinamentos nas escolas. A sua implantação em pe- proposição de uma política de quenas comunidades, não é tão desenvolvimento sustentável difícil, desde que haja interesse adequada. Especialmente num por parte da municipalidade e a município com mais de 80% de colaboração maciça dos profes- área de proteção aos manansores e alunos. Para a seleção ciais, como Mairiporã.

ESSIO MINOZZI JUNIOR é professor, pós-graduado em Gestão Educacional UNICAMP em Gestão Publica - FUNDAP.

Lúcia Helena Da Redação A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada no último sábado, contou com a participação intensa dos idosos mairiporanenses. O movimento foi grande nos postos fixos e nas equipes volantes. Segundo dados preliminares divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, o primeiro dia da campanha vacinou 1.466 idosos (cobertura de 12,57%), 356 menores de dois anos (22,15%) e 82 gestantes (10,21%). Quem receber a dose ficará

imunizado contra as influenzas B (gripe sazonal) e A (H3N2 e H1N1 mais conhecida como gripe suína) de seis meses a um ano. O público-alvo desta 1ª fase da campanha, que termina no dia 25 de maio, também é formado por gestantes e crianças entre seis meses e menores de dois anos. Quem não foi imunizado na abertura da campanha pode procurar pela Policlínica Mairiporã (Centro de Saúde) na região central da cidade, a USF (Unidade de Saúde da Família) no bairro Jardim Fernão Dias e na Policlínica do distrito de Terra Preta, diariamente das 8h às 17 horas.

Também vão funcionar três postos volantes neste final de semana, um no terminal rodoviário (centro), outro na feira livre do Espaço Viário Mario Covas e, no distrito de Terra Preta, na Policlínica. No ano passado, contabilizando a imunização dos funcionários da área da Saúde, foram 8.459 pessoas vacinadas contra a gripe no município. Naquela oportunidade não foi alcançada a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 80% do universo total. Para este ano a expectativa é que mais de 10 mil pessoas recebam a dose.

DIA DAS MÃES

Comércio espera vendas 10% maiores Lúcia Helena Da Reportagem NO DOMINGO será comemorado o Dia das Mães, segunda melhor data do ano em vendas. Perde apenas para o Natal. E o comércio espera que as vendas sejam 10% maiores na comparação com o mesmo período em 2011. O movimento no decorrer da semana aumentou bastante e a procura por presentes acaba aquecendo as vendas também de outros setores. Pesquisa da Serasa Experian aponta que os filhos vão gastar, em média, de R$ 50,00 a R$ 100,00. Ainda de acordo com a pesquisa, os presentes que mais ofertados, pela ordem, serão roupas, sapatos, celulares e smartphones, perfumaria e cosméticos, flores, eletrônicos, joias e relógios. Ainda foram citados chocolates e doces, utensílios domésticos, produtos de informática e refeição em restaurantes. Restaurantes - Os filhos que pretendem levar as mamães para um almoço fora de casa devem se organizar, pois nessa data os restaurantes da cidade costumam ficar superlotados. Alguns deles têm faturamento dobrado. “A procura é grande e não conseguimos trabalhar com reserva. Por isso o atendimento é feito por ordem de chegada. Além disso, temos que aumentar nossa equipe de garçons”, disse o gerente do Restaurante Palhoça. A dica para se evitar fila é chegar até às 13 horas. A partir desse horário o tempo de espera é superior a 30 minutos.

ESTAMOS ADMITINDO Corretores de publicidade Interessados Comparecer segunda feira a partir das 10h na Travessa Antonieta Spada, 26, sala 14, com curriculo.

04:50 05:15 05:45 06:00 06:15 06:40 06:50 07:20 08:20 09:15 10:30 11:15 12:00 13:30 15:00 15:45 16:15 17:30 19:00 19:30 20:00 21:00 21:30 23:00

05:00 06:00 07:00 08:00 09:00 10:00 11:00 11:30 12:00 13:00 13:30

14:00 15:00 15:30 16:00 17:15 19:00 20:00 21:00 22:00 23:00

05:00 07:00 09:00 11:00 13:00 15:00 17:00 19:00 20:00 21:30 23:00

06:00 06:30 06:50 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:30 12:15 13:00 14:00 15:00 16:00 16:30 17:00 17:15 17:30 17:45 18:00 18:15

18:30 18:45 19:00 19:20 19:40 20:00 20:30 21:00 21:30 22:00 22:40 22:55 23:00 23:05 23:15 23:59

06:00 06:45 07:00 07:45 08:00 08:45 09:00 09:45 10:00 10:45 11:00 11:45 12:00 12:30 13:00 13:45 14:00 14:30 15:00

15:45 16:00 16:30 17:00 17:45 18:30 19:15 20:00 21:00 22:00 23:00 23:59

06:00 07:15 08:00 09:15 10:00 11:15 12:00 13:15 14:00 15:15 16:00

17:15 18:00 19:15 20:00 21:00 22:30 23:59

05:00 05:30 06:00 06:30 07:00 07:40 08:00 08:45 09:45 12:45 14:15 16:45 18:15 22:00

06:30 07:10 07:30 08:30 09:00 09:30 10:00 10:45 13:45 15:30 17:45 19:30 23:00

04:30 05:10 05:30 05:45 06:00 06:15 06:30 06:45 06:50 07:00 07:15 07:45 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:30

14:00 14:30 14:45 15:30 15:00 15:15 16:00 16:15 16:30 16:45 17:00 17:30 18:00 18:30 19:30 20:30 21:30

07:40 08:40 09:20 10:00 05:30 06:15 06:40 07:00 07:20 08:00 08:20 09:00 09:40 10:20 10:40 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:30 14:00 14:30 15:00

15:30 16:00 16:15 16:30 16:45 17:00 17:15 17:30 17:45 18:00 18:20 18:40 19:00 19:30 20:15 21:00 22:00 22:20 23:00

05:30 06:30 07:30 08:30 09:30 10:30 12:30 14:30 16:30 18:00

06:30 07:30 08:30 09:30 10:30 11:30 13:30 15:30 17:30 19:00

04:30 05:30 06:00 06:15 06:30 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30

13:00 13:30 14:00 14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 18:00 18:30 19:30 20:30 21:30

06:00 06:40 07:10 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:30 14:00

14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30 18:00 18:30 19:00 19:30 20:15 21:00 22:00 23:00

06:00 08:00 10:00 12:00 14:00 16:00 18:00

07:00 09:00 11:00 13:00 15:00 17:00 19:00

06:00 06:40 07:10 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:30 14:00

14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30 18:00 18:30 19:00 19:30 20:00 20:30 21:00 22:00 23:00

04:45 05:30 06:00 06:15 06:30 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30

13:00 13:30 14:00 14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:00 17:30 18:00 18:30 19:00 19:30 20:30 21:30


LOCAL

Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

9


10

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

Parabéns às MAMÃES e às AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (ADIs) Eduardo Pereira dos Santos

MEUS RESPEITOS E VOTOS DE FELICIDADES ÀS MÃES DE MAIRIPORÃ Prof. Essio Minozzi Jr.

Vereador e presidente da Câmara Municipal

Feliz Dia das Mães Mãe: palavra pequena, mas com significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar à luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por tudo mãe. De todos os direitos de uma mulher, o maior é ser mãe. Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo. Mãe, você nos faz sentir a vida, a beleza das cores, a harmonia, o encanto e a doçura. Uma mãe é capaz de dar tudo sem receber nada. De amar com todo o seu coração sem esperar nada em troca. De investir tudo em um projeto sem medir a rentabilidade que lhe trará de volta. Uma mãe segue tendo confiança em seus filhos quando os outros já a perderam. Parabéns a todas as Mães de Mairiporã. Jair Oliveira e família

Parabéns a você, Mãe! Você a mais doce e pura criatura! A dedicada esposa, mulher e protetora! Você... Que me permitiu viver e sonhar Que me amparou e me ensinou a caminhar! Com você aprendi a garra de lutar! Com você aprendi a grande vontade de vencer! Com você aprendi como é amar e perdoar! Com você aprendi que o amor tem que ser incondicional. Você... Mostrou sempre como é amar e perdoar! Você... Plantou em mim a harmonia e a paz Você... Ensinou-me a respeitar e ser respeitado! Você... Ensinou-me a ter honra e ser honrado! Você... Ensinou-me a sublime arte de ser pai! Parabéns a todas as mamães de Mairiporã e do Brasil. Marco Antônio Ribeiro Santos Vereador e Vice Presidente da Câmara


Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

11


12

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012


Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

13


14

GERAL

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012


Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

15


16

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

NHOQUE DA SORTE No domingo o LIONS CLUBE DE MAIRIPORA realizou o almoço do seu tradicional nhoque, sucesso total. A renda do evento será revertida para a compra de Cadeiras de Rodas

www.marionhalm.com

Marion Halm

NO CIRCUITO

Dia 1º teve bolo para Yoko, quem lembrou se deliciou com o bolo feito por Satiko Parabens a Lilian Chamma Eventos, que além do Miss Mairipora (1º Lugar Lorena Valença), entregou o TROFEU GENTE QUE FAZ, e um desfile de Lojas da Cidade. Clube de Campo super lot

ANIVERSARIANTES Enor 14/5

Gustavo 17/5

IMESP R. Ipiranga, 576 Mairiporã

Atendimento Clínico

e

Cirúrgico

OFTAMOLOGIA - Cirurgia de grau a laser CIRURGIA GERAL - Endoscopia e Colonoscopia ODONTOLOGIA

REALIZAÇÃO AGÊNCIA DE VIAGEM

4419.3152 - 4419.2066 Rua Cel. Fagundes, 180 - centro realizantonia@terra.com.br

Joana 15/5

Rosa Manso 15/5

Vai ter bolo 11/5- Rosa Chiqueto(Reacender); Olimpia Fernandes; Helena Suguimoto; José Aparecido; 12/5- Neusa C. dos Santos (Reacender); 13/5-Minoru&JoanaMaruyama(Nat de casamento); Raimunda Oliveira dos Santos(Reacender); Eliana Brilha; José Pereira; Meire Petri; Walter&Laurinda(Nat. De Casamento); 14/5- Ivete Pires Blanch(Reacender); Iolanda M.L.Hunrath(Reacender); Odila Gomes Cunha; Terezinha Maximo; Renato Gomes Pinho; Fabiano Prado Mota; Marron(Dj); Enor Orlando Schneider(Óptica Mairiporã); Iraci de Souza da Silva(Reacender); 15/5- Joana GerlichMaruyama(Reacender); Cristina Lima; Antonio Carlos da Silva; Elivario Gonçalves Oliveira; Guto(Afilhado Antonia&Roberto); 16/5- Dorival Silva Caldeira(Reacender); Maria José da Silva; Gisela P.Santos; Nelson Luiz; Dercinha; Heurides Paulo Marinho; Helen Fernandes;17/5- Jovelina B.do Carmo Oliveira(Reacender); Rosa Manso(Casa da Amizade); 18/5- Arsênio Francischelli(Reacender); Hermelina Mota da Silva(Reacender); Lucas Lourenço; SueniaSaery; Rodeigo D. Barros; Ilda P. Carvalho; Maria Elvira; Solange Faustina dos Santos.


17

Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

Novo código de barras impede venda de produto vencido Da Redação

JÁ PODE ser usado pelos supermercados brasileiros um código de barras que alerta o consumidor se o produto estiver vencido, na hora de passar pelo caixa. O sistema, numa primeira etapa, servirá somente para mercadorias que sejam pesadas na loja, como frios, hortifrutigranjeiros e pães. Nem todos os varejistas passarão a usá-lo agora, apenas os que optarem por implementá-lo. O sistema foi desenvolvido a pedido dos supermercados, segundo a empresa responsável pelo projeto.

As novas balanças trarão o sistema embarcado, mas ele também será vendido separadamente, para varejistas que queiram usá-lo nas lojas. A informação sobre a validade não “caberia” num códigos de barras comum, chamado EAN 13. Por isso, o novo código - uma mistura do tradicional com o EAN 128, já usado pela indústria - é um pouco mais comprido. Além de impedir que um produto vencido seja registrado no caixa, o sistema também manda e-mails aos gerentes do supermercado para avisar sobre mercadorias que estejam próximas do vencimento.


18

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012


19

Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

REVISTA

PÁGINA 21

Lorena é a nova Miss Mairiporã Em disputa acirrada na noite do último sábado, nas dependências lotadas do Clube de Campo, foi eleita a Miss Mairiporã 2012, que vai representar a cidade na disputa do Miss São Paulo, evento previsto para o mês de julho, na capital paulista. Foram seis candidatas e a diferença para a segunda colocada foi de apenas oito pontos. A nova miss, Lorena Valença, de 20 anos e 1,80 de altura, representou o distrito de Terra Preta, e por detalhes venceu Mayara Hernandes, da Serra da Cantareira. Tamires Bueno ficou com a terceira colocação. Um júri composto por 12 pessoas foi presidido pelo editor deste semanário, jornalista Wagner Azevedo. Promovido pela agência Lilian Chamma, o concurso reuniu vários segmentos importantes da sociedade mairiporanense e convidados especiais, além de pessoas de destaque de outros municípios. O público também conheceu de perto a Miss São Paulo 2011, Rafaela Butarelli, a Miss Mairiporã 2010, Helen Fernandes e a Miss Mairiporã 2011, terceira colocada no Miss São Paulo, Natália Bernardes, a quem coube passar a faixa e coroar à nova representante da beleza local. Também desfilou a Miss Bragança 2012, recém-eleita, Tamara Gutierrez. O evento contou ainda com desfile de modas, de várias lojas da cidade e a entrega do troféu “Gente que Faz”, criado por Lilian Chamma.


20

FILMES HOJE O GIGANTE DE FERRO (The Iron Giant), EUA, 1999, cor, 86 minutos, direção de Brad Bird. Desenho animado. Jovem encontra gigantesco robô de origem desconhecida e logo um forte laço de amizade se forma entre eles. (GLOBO, 16h15) 17 OUTRA VEZ (17 Again), EUA, 2009, cor, 102 minutos, direção de Burr Steers. Com Zac Efron e Leslie Mann. Astro do esporte nos tempos de colégio abandonou tudo para casar. Vinte anos depois, com dois filhos e prestes a se divorciar, sente-se frustrado. (SBT, 22h30) ALEMANHA 09 (Deutschland 09), Alemanha, 2009, cor, 151 minutos, direção de Fatih Akin. Com Adriana Altaras e Bernhard Bonberg. Em 13 curtas, um grupo de cineastas nascidos ou radicados na Alemanha faz um panorama pessoal da situação política e social do país. (CULTURA, 22h) PONTO DE PARTIDA (Powder Blue), EUA, 2009, cor, 103 minutos, direção de Timothy Linh Bui. Com Ray Liotta, Forest Whitaker e Patrick Swayze. A história de vida de alguns moradores de Los Angeles (EUA), que se entrelaçam de maneira delicada e perigosa. (REDE TV!, 22h30)

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

AMANHÃ JEREMIAS (Jeremiah), Itália/Alemanha/EUA, 1998, cor, 90 minutos, direção de Harry Winer. Com Patrick Dempsey e Oliver Reed. Para alertar Jerusalém da destruição da cidade, Jeremias abandona a família. Chamado de traidor pelo povo judaico, não abandona a cidade. (BAND, 14h45) ESTER, A RAINHA DA PÉRSIA (Esther), EUA/Alemanha/ Itália, 1999, cor, 90 minutos, direção de Raffaele Mertes. Com Louise Lombar e F. Murray Abraham. Rei da Pérsia escolhe em seu harém uma jovem por quem se apaixona, sem saber que ela é judia. (BAND, 16h20) BOB ESPONJA: O FILME (The Spongebob Squarepants Movie), EUA, 2004, cor, 90 minutos, direção de Stephen Hillenburg. Desenho animado. Bob Esponja e seu melhor amigo decidem provar que não são mais crianças e aceitam o desafio de resgatar a coroa roubada de netuno. (SBT, 21h15) FIOS DE OVOS (Idem), Brasil, 2011, cor, 52 minutos, direção de Matias Mariani. A derrubada de duas casas para construção de uma avenida permite o contato entre duas janelas que antes não se viam: a de Irene, de 65 anos, e a de Alejandro, 70 anos. (CULTURA, 22h15) HAIRSPRAY, EM BUSCA DA FAMA (Hairspray), EUA, 2007, cor, 117 minutos, direção dee Adam Shankamn. Com John Travolta, Michelle Pfeiffer e Christopher Walken. Gordinha consegue vaga no elenco de um musical e enfrenta a fúria da ex-rainha do pedaço. (SBT, 22h45) PACTO DE HONRA (Saskatchewan), EUA, 1954, cor, 87 minutos, direção de Raoul Walsh. Com Alan Ladd e Shelley Winters. Homem e seu meio-irmão índio retornam de um vagão de trem incendiado e com uma única sobrevivente. Só que a polícia acredita ser um ataque da tribo Cajou. (CULTURA, 23h15) CLUBE DAS MULHERES (Balls to the Wall), EUA, 2001, cor, 97 minutos, direção de Penelope Spheeris. Com Joe Hursley e Jenna Dwan. Jovem comprometido é obrigado por seu futuro sogro a trabalhar como dançarino de stri-tease para pagar um casamento extravagante. (GLOBO, 23h25)

DOMINGO CHICO FUMAÇA (Idem), Brasil, 1958, p&b, 96 minutos, direção de Victor Lima. Com Mazzaropi e Nanci Montez. Tranquilo caipira evita um acidente ferroviário e se torna um herói, que o leva à política. (CULTURA, 11h45) KUNG FU PANDA (Idem), EUA, 2008, cor, 90 minutos, direção de John Stevenson e Mark Osborne. Desenho animado. Panda acorda no sótão do restaurante de macarrão de seu pai, depois de ter sonhado ser um destemido guerreiro. (GLOBO, 13h55) DESTRUIÇÃO (Earthstorm), EUA, 2006, cor, 89 minutos, direção de Deterry Cunningham., Com Stephen Baldwin e Dirk Benedict. Perito em demolição é contratado e tem de encontrar uma solução para salvar o planeta da ameaça de ondas gigantes e alterações climáticas. (REDE TV!, 22h) O NOVATO (The Recruit), EUA, 2003, cor, 105 minutos, direção de Roger Donaldson. Com Al Pacino e Colin Farrell. Aspirante a agente federal se destaca por sua inteligência. Durante o treinamento, começa a desconfiar que seus novos colegas pode ser espiões. (GLOBO, 0h15)

NA TELINHA Jovens em busca de amor, experimentações e prazeres Com locações no Rio de Janeiro, Maceió, Pernambuco e Amsterdã, na Holanda, entrou em cartaz nos cinemas o filme brasileiro do diretor Marcos Prado, “Paraísos Artificiais”, em que se discute o universo contemporâneo dos jovens. A história tem Érika (Nathalia Dill), que é uma DJ com certo sucesso, que é amiga de Lara, interpretada por Lívia Bueno. A narrativa começa pelo final e vai para um festival de música na praia, onde os personagens principais se cruzam para sempre. Lara conhece Nando (Luca Bianchi) e vivem uma paixão intensa. Tempos depois o trio se separa e Érika e Nando se reencontram em Amsterdã, sem apaixonam e o rapaz não se lembra do passado dos dois. A partir daí entram em cena muitas festas, sexualidade, experiências com drogas sintéticas, sonhos de amor e ilegalidades mostradas de forma não linear. As duas amigas dão à trama um tom com forte exposição de sensações individuais.

HORÓSCOPO ÁRIES - 21/3 a 20/4

Contrariedades no ambiente doméstico podem roubar a serenidade: tente manter a calma. Os resultados no emprego vão importar mais, portanto, não se preocupe com os detalhes.

TOURO - 21/4 a 20/5

Saiba administrar melhor os horários para se dedicar às próprias tarefas. Cautela para não prejudicar a realização de atividades no trabalho. A paciência é qualidade para ser explorada.

GÊMEOS - 21/5 a 20/6

Divida o tempo entre as responsabilidades profissionais e as do lar. Não adianta querer se livrar de encargos, pois o dia pede dedicação e empenho. Pessoas amigas vão cooperar.

CÂNCER - 21/6 a 21/7

Leve a sério os compromissos e mostre firmeza, sobretudo ao lidar com o público. Não se intimide, pois tem talento para fazer valer as suas razões. Encontro casual mexerá com você.

LEÃO - 22/7 a 22/8

Evite criar muitas expectativas no trabalho. Nem tudo pode sair como espera. Não deixe preocupações domésticas dificultarem suas tarefas. Separe as estações e tudo fluirá melhor.

VIRGEM - 23/8 a 22/9

Avalie se é hora de promover mudanças na rotina profissional. Vai querer algo estimulante e criativo para fazer. Nos assuntos do coração, os sentimentos terão mais espaço para fluir.

LIBRA - 23/9 a 22/10

Poderá se desgastar na tentativa de conciliar exigências profissionais e familiares. Para se equilibrar, separe as estações e trate cada assunto em seu devido tempo.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11

Com a sua popularidade em alta, é um ótimo dia para obter favores de superiores ou entrar em contato com pessoas importantes. Também poderá se dividir entre o trabalho e a família.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12

Confie nas pessoas com as quais divide responsabilidades profissionais. Comprometa-se mais com a sua família em vez de manter distância dos fatos. Solucione antigos problemas de amor.

CAPRICÓRNIO - 21/12 a 20/1

No trabalho, momento favorável para esclarecer assuntos com colegas e chefes. Projetos de longo prazo terão bons estímulos. Com o par, fazer chantagem emocional não levará a nada.

AQUÁRIO - 21/1 a 19/2

Mantenha o foco nas tarefas que precisam ser finalizadas. Evite começar novos projetos ou tomar decisões que alterem a sua rotina. Bom relacionamento com colegas e colaboradores.

PEIXES - 20/2 a 20/3

Terá motivação para conquistar resultados no setor profissional. Seu espírito de cooperação estará acentuado. Relacionamento familiar estará protegido. No setor afetivo, clima de paixão.


21

Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

RECEITA DA SEMANA

Frango recheado com brócolis Ingredientes: 3 kg de peito de filé de frango; suco de 3 limões; 1 copo de 200 ml de vinho branco seco; 2 colheres (sopa) de alho; 3 colheres de sopa de cebola; 2 kg de brócolis cozido; 1 kg de champignon fatiado e sal a gosto. Modo de Preparo: Temperar os filés com limão e com o vinho , metade do alho e da cebola (batidos) e com sal a gosto. Deixe os filés marinando por uma hora neste tempero. Enquanto isso refogue os brócolis  e o champignon com o restante da cebola e do alho. Depois recheie os filés de frango com bró-

colis e o champignon e prenda com um palito de dente. Em uma panela à parte coloque o óleo e frite os peitos de frango à rolê aos poucos em fogo alto, se necessário coloque água, mas devagar, para não ressecar. Deixe dourar e sirva com o próprio molho que formou na panela, que os deixará bem suculentos. Se quiser coloque no final um pouco de molho de tomate ou tomates picados sem pele e sem sementes e misture com a crostinha que fica no fundo da panela. Fica uma delícia. Rende 10 porções.

FIM-DE-SEMANA MUSICAL Shows ao vivo

SEXTA

Trio cheiro de mato

SÁBADO Grupo Kabulô

Alan Machado acústico Avisa pra geral

DOMINGO PURA MALÍCIA

www.tugasbar.com.br


22

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

Honda City chega reestililzado

O

segmento dos sedãs compactos pode ser dividido em três turmas distintas: a do baixo custo, a do espaço interno e a dos carros que querem ser um degrau antes de modelos maiores. O Honda City faz parte desse último grupo. Entre os principais rivais, Ford New Fiesta Sedan e Volkswagen Polo Sedan. É o único com preço inicial acima dos R$ 50 mil. No modelo 2013 do Honda as mudanças na aparência se concentraram nos para-choques, na grade dianteira cromada, na lanterna traseira e no painel. O visual ficou idêntico ao do City tailandês, reestilizado no segundo semestre de 2011. A Honda também tratou de enxugar o número de versões, de oito para quatro. Com a linha mais

compacta, a versão LX ganhou freios ABS com EBD de série e sensores de estacionamento, enquanto a top de linha EX passou a englobar itens que eram exclusivos da antiga EXL, como sensores de estacionamento, hastes atrás do volante para troca de marcha, tweeters e bancos de couro. E todas as versões ganharam um tanque maior, de 47 litros. Em resumo, um processo muito similar ao feito com o Fit 2013. O preço do City 2013 manteve a média do modelo anterior. A versão DX, de entrada e equipada com câmbio manual, sai por R$ 53.620; a LX, com opções de transmissão manual ou automática, custa R$ 58.990 e R$ 62.190, respectivamente; e a EX, apenas com câmbio automático, tem preço de R$ 66.855.

Luxuoso, Peugeot 508 chega em maio A Peugeot está lançando novos produtos na praça, como forma de estancar as vendas em baixa no Brasil. A renovação, no entanto, não vem completa. O próximo lançamento da montadora no Brasil será o sedã de luxo 508, cuja estreia está agendada para o final de maio próximo. O carro chega para preencher o espaço deixado pelo 407, que não chegou a conquistar o mercado. Na Europa, o 508 também substitui a linha 607. Entre seus concorrentes, os mais famosos no Brasil são o Chevrolet Malibu e Ford Fusion. Caro, o 508 será mais importante para a imagem da marca, como faz o cupê RCZ, do que para o volume de vendas. Por ser fabricado na França, o sedã chegará ao Brasil com a cota completa de taxas em seu preço, incluindo o IPI elevado em 30 pontos percentuais. Desta forma, é possível que o preço do sedã francês supere a cifra dos R$ 100.000. A divisão nacional da montadora, entretanto, ainda não confirma esse dado. Mas o preço alto pode ser compensado pelas qualidades do veículo. A versão para o Brasil virá equipada com o moderno moto 1.6 THP, turbo com injeção direta de gasolina, de 156 cv e câmbio automático sequencial de 6 marchas, conjunto mecânico já utilizado nos modelos Peugeot 408 Turbo e 3008. Nessa configuração, o 508 acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos, e atinge a velocidade máxima de 218 km/h. É um bom desempenho para um carro de 1.400 quilos e 4,80 metros de comprimento. O espaço interno é beneficiado pelos 2,81 metros de distância entre-eixos e o porta-malas comporta 560 litros. Outros atrativos são o ar-condicionado digital com quatro zonas de climatização, bancos de couro com ajustes elétricos e aquecimento, GPS integrado ao painel e outros equipes de segurança, como airbags frontais e laterais e controles eletrônicos de estabilidade e tração.


Mairiporã • SEXTA -feira 11 de MAIO de 2012

23


24

Mairiporã • SEXTA-feira 11 de MAIO de 2012

CAQUI FUYU kg

2,79

ABOBORA JAPONESA kg 1,99

ABACAXI UNIDADE

2,49

ABOBRINHA ITALIA kg

3,99

MACA GALA kg

2,49

BATATA kg

1,49

MARACUJA kg

4,89

BATATA DOCE ROXA kg

1,89

PONKAN kg

1,79

BERINJELA kg

2,89

GOIABA VERMELHA kg

2,69

TOMATE kg

2,49

MANGA TOMMY kg

2,79

CEBOLA kg

2,49

ABACATE kg

1,69

CENOURA kg

1,99

LARANJA PERA kg

0,89

CHUCHU kg

0,89

LARANJA PAC 3kg

2,89

MANDIOCA kg

1,49

LIMAO kg

0,99

PEPINO COMUM kg

2,59

COCO kg

3,49

PIMENTAO VERDE kg

1,89

COCO VERDE UNIDADE

1,99

BETERRABA kg

1,49

MAMAO FORMOSA kg

1,69

PIMENTAO VERMELHO kg 2,99

MAMAO PAPAYA unid

2,89

CHEIRO VERDE UNID.

0,89

ABOBORA PAULISTA kg

1,59

REPOLHO verde kg

0,89

ABOBORA MORANGA kg

1,59

ALFACE LISA UNIDADE

0,79

COXAO DURO kg

13,90

FRANGO Kg

3,69

COXAO MOLE kg

14,90

COXA RESFRIADO Kg

3,89

LAGARTO kg

13,90

PEITO RESFRIADO Kg

4,59

PATINHO kg

14,90

ASA RESFRIADO Kg

5,89

CONTRA FILE Kg

17,90

BISTECA SUINA kg

7,49

ALCATRA Kg

17,90

PERNIL C/OSSO kg

6,49

ACEM Kg

9,90

SALSICHA OSATO kg

2,99

CAPELETTI/RAVIOLI/FAGOTTINI MASSA LEVE 400g

3,99

LASANHA MASSA LEVE 500g

2,99

IOG VERY GURT SACO 850ml

1,59

SORVETE FRIMONE 2l

7,89

SUCO MAIS VITA SOJA 1l

2,98

CREME LEITE MATILAT 200g

1,29

MAC ROMANHOLA 500g

1,29

TEMP SAZON 60g

2,48

SAB YPE SUAVE 90g

0,69

423  

Edição 423 do jornal correio juquery de mairiporã