Page 1

Gama-DF, 20/05/2010 à 20/06/2010

Ano II - nº 10

“Assim diz o Senhor:Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.” (Jeremias 17:05)

PÁGINAS 06 E 07

SOBRE O COMANDO DO DEPUTADO PAULO RORIZ E DO ADM. JOSE RICARO, FASSANTA REVIVEU SEUS DIAS DE GLÓRIA, MAIS DE 200 MIL PESSOAS ESTIVERAM NOS QUATRO DIAS DO EVENTO.

Principal suspeito de ter matado o pai


Cidade

Maio de 2010

O Jornalista e Radialista colunista do Correio do Gama, Valter Lima esteve no Gama visitando amigos e admiradores na cidade. Valter Lima e uma dos mais influentes jornalistas do Brasil, com uma grande experiência na carreira Valter agora tem mais um novo desafio na sua vida profissional. Apoiado pelos amigos que o incentivaram Valter e Pré candidato a deputado distrital nas eleições de 2010. Veja fotos da visita de Valter Lima ao Gama no dia 8 de maio de 2010.

2


3

Política

Maio de 2010

REMANDO CONTRA A MARÉ O técnico Dunga desafiou a lógica e o bom senso ao não convocar Ganso e Neymar, preteridos por pernas de pau cujos nomes omito de propósito. O treinador, antes de começar a Copa, tem contra si pelo menos 95% dos brasileiros que clamavam pela dupla do Santos. O Brasil, tal a mediocridade, corre o risco de ser eliminado pela Espanha nas quartas-de-final, porque há uma grande chance dessas duas seleções se cruzarem. E hoje a Espanha tem a melhor Seleção da Europa. A Seleção Brasileira foi convocada para não ir à finalíssima do Mundial. O que se disser no sentido contrário carece de fundamento.

Por Lúcio de Oliveira, oliciais da 20ª DP (Gama), após oito meses de intensas investigações, efetuaram a prisão, na quintafeira (20/5), de Helvys Humberto Pereira Ferreira, 31 anos, acusado de provocar a morte do próprio pai, o empresário Francisco Justino Ferreira, 58 anos, um dos sócios da empresa Laticínios Manacá e ex-proprietário da LeiteBom de Goiânia. A prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão preventiva, em uma via pública do Setor Sudoeste. De acordo com o apurado, o motivo do crime seria uma herança que Helvys receberia após a morte do empresário. Para antecipar o benefício, ele teria planejado um suposto incêndio, ocorrido em setembro do ano passado, em frente a uma chácara, no NRPA Norte – Gama. A partir de contradições nos relatos do suspeito, de familiares e testemunhas, os policiais passaram a duvidar do acidente que provocou lesões (queimaduras) em Helvys e a morte do empresário. Segundo as investigações, Helvys, no dia do crime, acompanhava o pai, ocasião em que houve uma explosão no veículo em que estavam, proveniente de um incêndio. Em depoimento, Helvis narrou que o pai dirigia o veículo GM/Corsa, fumando, e ao limpar o vidro do carro, segurou o frasco de álcool nas mãos, provocando o acidente. No entanto, segundo a perícia, as lesões suportadas por ele, que teve parte do corpo queimado, e por Francisco, eram incompatíveis com as condições de uma explosão. Os peritos concluíram, ainda, que Francisco não estava no banco do motorista, mas como passageiro, em razão das queimaduras e marcas deixadas pelo cinto de segurança. Diante das provas materiais, depoimentos de testemunhas, e minucio-

DUNGARAM O BRASIL

Principal suspeito de ter matado o pai so trabalho investigativo da 20ª DP, a Justiça expediu dois mandados de busca e apreensão em desfavor do acusado e decretou a prisão preventiva de Helvis, resultando em mais uma ação bem sucedida, fruto do empenho dos policiais da 20ª DP, comandada pelo delegado-chefe da 20ª DP, Francisco Duarte, e participação da delegada Márcia Aparecida Alves, dos agentes Roberto, John e José Maria e escrivães Robinson e Eudina. Divisão de Comunicação/ DEPATE Texto: Cíntia Inácio Imagem: João Messias e Redação correio do Gama.

No dia da convocação 11/05, estive em muitos lugares, aqui em Brasília, e percebi um clima de tristeza e revolta em pessoas de todas as idades, por causa da convocação que o técnico da Seleção Brasileiro, Dunga, fez hoje. Ele chamou 23 jogadores para disputar a Copa do Mundo da África do Sul, mas demonstrou grande insensibilidade na escolha. Dunga foi burocrático, ao manter aqueles que garantiram posição no ano passado. Mais ou menos como se Kleberson, Josué, Júlio Baptista, Ramires, Gilberto e Doni, por exemplo, estivessem com direito assegurado por um concurso público. Se ficassem de fora, quem sabe não entrariam com mandado de segurança na Justiça... Dunga foi machão – talvez até para compensar sua condição de gaúcho e evitar aquelas brincadeirinhas que são feitas com os pelotenses e seus vizinhos. Feito isso, nunca poderia levar craques que cortam o cabelo de modo extravagante e que fazem aquelas dancinhas de estilo quase gay. Dunga foi surdo. Não ouviu o Brasil de Norte a Sul gritando por Neymar e Ganso – e também pelo goleiro Vítor do Grêmio. As torcidas nos estádios brasileiros saberão dar resposta a Dunga, nas próximas partidas em que esses jogadores voltarem a brilhar. Dunga foi no mínimo suspeito, ao adotar a prática dos Luxemburgos da vida, que sempre detestaram os craques mantidos em times brasileiros. Dunga será tenso, desconfiado, agressivo, tudo o que caracteriza um ser inseguro, pois nas próximas semanas a cobrança sobre ele se dará de forma impiedosa. Mesmo que vença a Copa, começa a jornada deixando os brasileiros preocupados com sua falta de inteligência.

CPI PIADA A CPI da Corrupção da Câmara Legislativa é uma piada. Na próxima semana, no dia 27, completam-se seis meses desde que veio a público a Operação Caixa de Pandora e a Câmara não fez nada para superar a crise política. Esta CPI nem consegue se reunir. Mesmo assim, o relator (?) da CPI, o petista Paulo Tadeu, tomou a iniciativa de enviar questionários a 41 pessoas que tiveram seus nomes incluídos no inquérito nº 650, em tramitação no STJ. A expectativa do deputado é que esses questionários sejam devolvidos até o próximo dia 31, mas como a CPI é somente uma miragem no deserto, ninguém pode garantir nada. Os questionários somam 1.116 perguntas feitas a partir do levantamento de fatos e dados pesquisados em diversas fontes, como o inquérito nº 650, o SIGGO, processos administrativos e judiciais, jornais, revistas e internet.

CREIO QUE VEM BOMBA Como não me omito, creio firmemente que esta semana o Ministério Público Federal vai apresentar dezenas de denúncias relacionadas com o Inquérito 650. E até vai pedir um número razoável de novas prisões. Quem andou aceitando conselhos milionários de advogados e se recusou a falar quando convocado pelos “homens”, pode botar as barbas de molho. Quem trabalhou nos bastidores para atrapalhar as investigações, mais ainda. Esses últimos podem preparar as malinhas, sem esquecer escova de dente, pijama e sandália havaiana. Quanto à intervenção, insistentemente pedida pela Procuradoria Geral da República, creio que terá graves desdobramentos na próxima semana, pois o STF já deverá ter recebido as argumentações finais do governador Rogério Rosso e da Câmara Legislativa, que tentam impedir esse remédio extremamente amargo (mas não chega a ser um purgante; no máximo, é um sossega-leão). Se nada acontecer logo, é melhor que nada mais aconteça, pois temos mais o que fazer. Nesse caso, Ministério Público e STF, por favor, deixem Brasília em paz, pois saberemos resolver nossas pendengas no voto, em outubro. Isto é: passado maio, deveremos nos dedicar à Copa do Mundo, pois temos direito a um pouco de felicidade neste mundo de espertos e espertalhões que, felizmente, de vez em quando, quebram a cara - pois Deus existe.


Política

Por: Lúcio de Oliveira as, que fazem o extremo oposto, alguns e não todos em generalização usam da fé dos fieis adultos para molestar seus filhos, entes queridos e até ofertam e gastam dinheiros arrecadados dos fieis para esses fins. Não é unanimidade, é claro, mas é assombrosa a quantidade de clérigos envolvidos em vários países. As descobertas têm sido em função da quebra de paradigmas, os denunciantes têm encontrado subterfúgios para denunciar, coisa que não aconteceu em outros tempos, isso vem agregada ao valor da liberdade conquistada pelo poder democrático, hoje ostentado sem tantas limitações. Ninguém pode afirmar que fatos dessa gravidade não aconteciam antes, ou até pior, mas a vergonha, a imposição e a jactância do poder da Igreja freavam e amedrontavam a vontade de denunciar. A omissão das autoridades da Igreja Católica que tinham por obrigação punir os pedófilos, mas que, no entanto, não praticavam com intuitos de recrimi-

nar, foi um precedente em sustentação da continuidade do crime de pedofilia por tantos vigários mundo a fora. Quantas crianças passaram por essas situações degradantes, ofensivas a dignidade da pessoa humana? Dores sofridas, dores deslembradas! Se, desse modo, se esquece das angústias sofridas, pelas lições da expiação do passado, certamente fechará a si próprio, nem precisa esperar a morte para falecer, pois já se considera morto. O terror da insatisfação, naturalmente que, diante a sua concepção da decisão sobre o que deve ou não fazer, como por exemplo, denunciar um caso evidente de pedofilia, não será preciso residir no sofrimento, para tanto, é preciso que esses senhores representantes da igreja, sejam responsabilizados pelos seus atos. Uma das características mais interessantes e surpreendestes da pedofilia na contemporaneidade são as facilidades com que os questiona-mentos sociais são negligenciados, mesmo quando são apresentadas como verdades absolutas. Des-

ta forma, mesmo com as evidências dos fatos errôneos às divergências e discor-dâncias por parte dos membros da Igreja tem sido a não permitir formulações e propostas alternativas para punir os grandes eclesiásticos. Quem pratica atos de dimensão atemorizada como as evidenciadas, não podem ficar impunes! Deus não olha essas ações como algo afável, mas como algo cruel e repugnante. Nesse contexto, pais, filhos não

deixem de denunciar esses atos covardes, quem omite fato dessa gravidade, está compactuando com um crime de extrema gravidade. Denunciar é o caminho - seu nome será mantidos em sigilo absoluto. Exerçam a cidadania moral! Locais para denúncias: vá a delegacia de polícia ao quartel da Polícia Militar mais próximo, ligue para o 190 ou 197 vá ao conselho tutelar da sua cidade, sempre há um local perto de você para denúncia.Seja um cidadão do bem denuncie!!!

Maio de 2010

Orientação de Combate á Pedofilia Será promovida na próxima segunda-feira (24), às 8h30, pela Secretaria de Justiça, uma palestra para 420 alunos do Centro de Ensino Fundamental Maria do Rosário, em Ceilândia Norte. O objetivo é orientar crianças e adolescentes sobre situações de abusos e incentivá-las a denunciar. A palestra é uma forma de orientar pais e adolescentes contra a pedofilia, e será realizada em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Conselho Tutelar I - setor oeste

Com a proposta de conscientizar as pessoas no COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, os representantes da Rede de atendimento, (Conselhos Tutelares I e II, CRAS, CREAS e COSE fizeram uma mobilização na área central da cidade do Gama no Estádio Bezerrão com faixas, cartazes e panfletagem para divulgação junto a comunidade. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu a data alusiva no calendário nacional de eventos.

4

Conselho Tutelar II - setor leste


5

Destaque

Maio de 2010

SHOW - 29 DE MAIO

Adolescente morre em acidente no balão da Ambev quadra 1 do setor leste Redação CG, Com muito pesar que o Correio do Gama publica o falecimento do filho de nosso amigo companheiro Antonio Morais, policial civil da 20ª DP. O Ado-

lescente Lucas da Silva Morais, 17 anos, morreu num acidente de trânsito na madrugada de sexta-feira, dia 21, no Gama Leste balão da Ambev. A polícia investiga a suspeita de pega entre dois carros. O mo-

torista bateu no poste e o carro quase rachou ao meio. Lucas morreu na hora. Outros dois passageiros e o motorista ficaram feridos. Uma testemunha disse para a polícia que havia um segundo carro, em alta ve-

locidade, trafegando no momento do acidente. O que leva o delegado a investigar a suspeita de racha. “Nós não podemos afirmar, mas também não descartar que esse veículo esteja envolvido no si-

nistro”, afirmou o delegado Jurandir Teixeira Pinto. Segundo o delegado chefe da 14ª DP, o exame do bafômetro comprovou a embriaguez do motorista do segundo carro, que não bateu. Ele foi autuado por desa-

cato e, se comprovada a participação em pega, os dois motoristas podem responder por homicídio culposo, sem a intenção de matar.Que Jesus de conforto aos familiares e amigos do jovem Lucas.


Cultura

Maio de 2010

6

Fassanta 2010, foi uma das maiores festas já realizada na cidade de Santa Maria, com um público estimado pela policia militar de mais de 200 mil pessoas nos 4 dias de festa. O que foi mais satisfatório para os organizadores foi o baixo numero de ocorrências registrada durante o evento. Com o comando do administrador José Ricardo e o total apoio do deputado distrital Paulo Roriz o maior incentivador da cultura na cidade de Santa Maria, ambos conseguiram trazer grandes atrações para a 20ª fassanta como o Cantor Leonardo , Cleber Lucas, Fala Mansa, Mitie do Brasil, Banda Imagem, Adelino Rocha e vários artistas da cidade complementaram o brilho desta grande festa. Eram dois palcos, no principal para as grandes atrações como Leonardo e Fala Mansa e segundo palco para os shows regionais. Além do parque de diversão o publico pode visitar exposições agropecuária, mini fazenda, fotos antigas da cidade e uma grande estrutura de rodeio que teve um publico Record em todos os dias. O senador Adelmir Santana, presidente do DEMDF, esteve presente quase todos os dias no na Fassanta, e disse juntamente com o deputado Paulo Roriz que a Fassanta de 2011, será ainda melhor para comunidade com grande variedade de shows nacionais, é espera pra ver né.

TATO - FALA MANSA

EDMAR SOBRADINHO, TATO E MARQUINHOS

RITA - SEC. PAULO RORIZ

UMA MEGA ESTRUTURA NA FASSANTA

N

UM MAR DE GENTE NA XX FASSANTA

CAMAROTE ESTAVA BOMBADO DE GENTE BONITA

PEDRO PAULO E MATEUS

SARACURA

ALÉCIO E SUA GALERA NA FASSANTA

KLÉBER LUCAS: EM NOITE DE LOUVOR

TODOS APROVEITANDO A NOITE

LUCIANO E FAMÍLIA

ADM. JOSÉ RICARDO E SUA FILHA

TODO MUNDO FELIZ NA FASSANTA

JAILSON BATISTA

PEDRO PAULO E MATEUS, FÁTIMA

TODOS PRESTIGIANDO A FESTA

ADELINO ROCHA

FLÁVIO E CARINA RAMOS

EMPRESÁRIA WILMA

UMA GRANDE FESTA


7

Cultura

Maio de 2010

UM MAR DE GENTE CURTINDO A XX FASSANTA

ADM. JOSÉ RICARDO E DEP. PAULO RORIZ

A SEGURANÇA DA XX FASSANTA: UM SUCESSO

ALEGRIA NA FASSANTA

DESCONTRAÇÃO TOTAL ALAN, PREF. COMUNITÁRIO

FILAS ENORMES: SUCESSO GARANTIDO

MARCINHO E AS MISS

CAMAROTE LOTADO NA XX FASSANTA

LEONARDO ENCANTOU O PÚBLICO EM SANTA MARIA

DEP. PAULO RORIZ E DR. MÁRCIO

MUITA IRREVERÊNCIA NA FASSANTA

UMA FESTA SÓ

ENTRADA PRINCIPAL DA XX FASSANTA

ARENA LOTADA NA FASSANTA

MALU E SUAS AMIGAS

SENADOR ADELMIR SANTANA

MINI FAZENDA

JÚLIO CÉSAR: DIR. DE CULTURA

OS BRUTOS TAMBÉM AMAM

E TOME-LHE CHIFRE...

A CRIANÇADA FEZ FESTA

COQUETEL Á VONTADE

AMIGAS PARA SEMPRE

MILHARES DE PESSOAS PRESTIGIARAM A XX FASSANTA

LEONARDO EMOCIONA TODOS

GENTE BONITA NO CAMAROTE DA FASSANTA


Política

Durante diligências, policiais da 4ª DP prenderam, em flagrante, Emanuel Messias de Oliveira, 20 anos. Com ele os policiais encontraram 20 pedras de crack e uma porção de maconha, além de R$ 75, em espécie, dinheiro proveniente da venda ilícita. A prisão ocorreu por volta das 16h desta quinta-feira (6), no Parque Ezequia Heringer, localizado nas proximidades da estação do metrô, Área Especial n. 28 – Guará. O autor foi recolhido ao cárcere do DPE. A ação bem sucedida é resultado do trabalho dos agentes Lúcio, Ilmo, Gustavo e Sérgio.

A Polícia Civil do DF (PCDF) prendeu mais um homem pela prática de estupro. A ação foi realizada na quarta-feira (05/ 05), pelos policiais da 38ª DP. Leonardo Brasil Ramos de Carvalho, 24 anos, acusado de estuprar a ex-companheira, foi preso pelos policiais Edivânia, Fábio e Floriano, no Núcleo Bandeirante. Desde a segunda-feira (03/04), a vítima era aterrorizada pelo acusado. Neste dia, Leonardo invadiu sua residência e apropriou-se do veículo FIAT Pálio, placas JUN 7380 /DF. Em outra oportunidade, o acusado retornou ao local, obrigou-a a praticar ato diverso da conjunção carnal, que foi filmado no celular, e a manteve em cárcere privado. Em seguida, Leonar-

Divisão de Comunicação/ DEPATE / Texto: Cláudia Fernandes / Imagem: Luiz Carlos

Por Lúcio de Oliveira Rosilda Maria de Fátima, 48 anos, que era dada como desaparecida desde 14 de abril, foi encontrada enterrada em sua própria casa na noite desta quarta-feira, no Residencial Oeste, quadra 204, conjunto 5, casa 19, em São Sebastião. O filho de Rosilda, Anderson Ferreira da Silva, de 28 anos, estudante de administração, que prestou queixa do desaparecimento do mãe e encomendou cartazes com a foto da mãe, confessou, demonstrando frieza, tê-la matado e enterrado em um jardim de inverno dentro da casa. Investigação Segundo Marco Antônio de Almeida, delegado-chefe adjunto da 30ª DP, que investiga o caso, Anderson prestou queixa pelo desaparecimento no dia 15 de abril, dizendo que a mãe saiu para trabalhar no dia anterior e não voltou. Em uma primeira busca pela casa, a polícia encontrou indícios de obras recentes, mas só

8

Divisão de Comunicação/ DEPATE / Texto: Mirela Costa/ Imagem: Luiz Carlos

Divisão de Comunicação/DEPATE Texto: Rosilda Mendes / Imagem: Johny Marcos

José Roberto Carlos da Silva, 29 anos, foi preso, em flagrante, após uma denúncia realizada por um vigilante da Caixa Econômica Federal (CEF) de Planaltina. Segundo a informação, o autor usava uma máquina para clonar cartões de crédito dentro da agência. Os policiais da 16ª DP, Plínio, Josias, Nélio e Raimundo Cardoso, abordaram José Roberto no estacionamento do banco. Ele arrancou com o carro, mas foi detido no final da Avenida Independência. Com ele, os agentes apreenderam um aparelho de clonagem de cartões (chupa-cabra), um cabo USB, um CD, um cartão magnético da

Maio de 2010

do e a vítima entraram no Pálio e seguiram rumo ao Park Way. No meio do caminho, a mulher, que foi ameaçada de estupro e de morte, abriu a porta do carro e tentou fugir. Um popular, que estava nos arredores, prestou ajuda à mulher. Leonardo ainda tentou colocá-la novamente no

veículo, mas não conseguiu. Ele foi preso, logo em seguida. No momento da prisão, o envolvido estava na posse de R$100 e do celular da vítima, além do aparelho celular com oito vídeos dos atos libidinosos. Leonardo foi recolhido ao cárcere do DPE.

Divisão de Comunicação/DEPATE Texto e imagem: Johny Marcos

CEF, personalizado em seu nome, e uma agenda contendo senhas bancárias anotadas. Uma vítima foi localizada e informou que havia recebido ajuda do acusado para realizar uma

operação nas máquinas de autoatendimento, momento em que seu cartão foi clonado. A senha da vítima estava na agenda apreendida. O autor foi recolhido ao cárcere do DPE.

decidiu fazer a busca pelo corpo de Rosilda depois de interrogar vizinhas próximas, que estranharam a versão de Anderson e também levantaram suspeitas sobre como a reforma foi feita depois do desaparecimento da mãe. Para as testemunhas, foi estranho o filho ter declarado que a mãe havia saído para trabalhar às 8h30 no dia em que desapareceu, já que Rosilda costumava deixar a casa para comprar roupas, que revendia de porta em porta, às 6h30. Outro ponto que levantou suspeitas, foi o fato de o rapaz fazer uma obra durante a noite, preparando a argamassa dentro de casa e não na rua, como é mais comum. Depois do depoimento das vizinhas, agentes da polícia voltaram à casa e reviraram o jardim de inverno, que havia sido reformado. Revirando o local, os policiais encontraram um saco plástico preto com cal. Dentro, outro saco com um odor muito forte. Então, às 22h desta quarta-feira, os Bombeiros foram chamados e encontraram o corpo de Rosilda. Sem demonstrar nenhum tipo de reação, Anderson recebeu voz de prisão por ocultação de cadáver. Ele ainda será indiciado por homicídio, e a pena pelos dois crimes deve variar de 13 a 33 anos.

a mãe se deu pelo horário que ele foi dormir. O jovem disse sofrer de insônia, e Rosilda, como acordava cedo, reclamou do barulho da televisão até tarde. Alessandro Ferreira da Silva, outro filho de Rosilda, que já não morava na casa, confirmou à polícia que as discussões entre os dois eram frequentes, mas os vizinhos disseram não reparar em qualquer problema no convivío da família. No dia em que Rosilda foi morta, Anderson teria agredido a mãe, que revidou. O filhou voltou a agredí-la e depois a matou com golpes de martelo. O pedreiro que trabalhou na obra do jardim de inverno declarou não saber do crime e da presença de Rosilda no local, versão confirmada por Anderson. Mas o homem será ouvido novamente pela polícia.

Desentendimento Segundo Anderson, a briga com

Frieza Desde o início das investigações, chamou a atenção dos policiais a frieza de Anderson. Quando os irmãos foram à delegacia, prestar queixa pelo desaparecimento, o assassino confesso sempre se referia à mãe no passado e não se envolvia emocionalmente, enquanto Alessandro mostrava preocupação e indignação com o sumiço e o andamento das buscas. Outro ponto que demonstrou a frieza do acusado é a localização do corpo de Rosilda, que estava separado apenas por uma parede do quarto de Anderson.

Policiais da 35ª DP (Sobradinho II) prenderam em flagrante 17/5, Daniel Silva dos Santos, 30 anos, que se passava por delegado de polícia. Com ele foram apreendidas uma jaqueta e duas calças táticas, um simulacro de arma de fogo, uma pistola calibre 765 com carregador, uma luneta para arma de fogo, um gorro e um colete à prova de balas. Ele foi preso e autuado em flagrante delito pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo (de uso permitido) e também por receptação. A ação é resultado do trabalho e empenho dos agentes Juvenal, Márcio, Elias e Charles, sob a coordenação do delegado Wellington.

Divisão de Comunicação/DEPATE Texto: Popov/Imagem: Johny Marcos Após algumas semanas de intensas investigações, equipe da 19ª DP, formada pelos agentes Celso, Álvaro, Hilário, Luciano e Victor, na tarde de sexta-feira (14/05), prendeu em flagrante delito Darley Pires de Souza, 18 anos, por tráfico de drogas. A prisão ocorreu na QNN 03, Conjunto F, na cidade de Ceilândia. Com o autor, foram apreendidos uma porção de crack e R$110,00 em espécie, oriundos da venda de entorpecente que acabara de realizar para um usuário, que foi conduzido à Delegacia. Darley foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e recolhido ao cárcere do DPE. O usuário foi liberado após assinar Termo de Circunstanciado.

DPE. Divisão de Comunicação/ DEPATE / Texto: Cíntia Inácio Imagem: Rosilda Mendes Policiais da SIC/VIO da 17ªDP (Taguatinga Norte) prenderam, na sexta-feira (14/5), Julio Andreza Neto, vulgo Dinha, 26 anos. Ele foi preso em Taguatinga, durante cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Tribunal do Júri de Samambaia. Júlio é um dos acusados do crime de homicídio, ocorrido em 28 de janeiro deste ano, em uma via pública de Samambaia, que levou à morte o soldado do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Leonardo Cunha Alves, 33 anos. Segundo a polícia, a morte do militar teria sido encomendada pela própria mulher da vítima, Ítria Lima de Carvalho de Carvalho, 30 anos. Leonardo foi atingido por disparos

de arma de fogo quando retornava do hospital São Francisco, em Ceilândia, após acompanhar a mulher até a emergência da unidade hospitalar. As investigações apontaram, ainda, que Ítria mandou matar o marido com a ajuda de Célio Juliano da Silva, o qual teria indicado um adolescente, vulgo ET,

para praticar o crime. Como recompensa, o menor infrator receberia a importância de R$ 3 mil. Um outro envolvido, Denis Lima Leite, 20 anos, comparsa do infrator, é quem teria efetuado os disparos contra a vítima. Júlio Andreza após as formalidades legais, foi recolhido à carceragem.


9

Maio de 2010

Publicidade


Cidade / Polícia

Por: Lúcio de Oliveira s moradores do Gama ainda fazem festa com a chegada do Restaurante Comunitário no dia (23/4), desde a inauguração as filas são enormes chegando a parecer que é dia de futebol porque o Restaurante Comunitário da cidade, é ao lado do Estádio Bezerrão. O espaço funciona em 1.100 metros quadrados de instalações bem estruturadas e com área adaptada para atender portadores de necessidades especiais. O novo restaurante conta com 48 funcionários entre nutricionistas, atendentes e auxiliares de limpeza e tem capacidade de servir até quatro mil refeições balanceadas por dia ao preço de R$ 1, de segunda a sábado. Ter uma refeição equilibrada a preços atrativos era tudo que a dona de casa Maria do Carmo precisava ter perto de casa. Aos 38 anos, Maria chega cedo todos os dias por volta da 10h, para garantir a refeição servida no Restaurante Comunitário do Gama para ela e mais dois filhos. “Segundo Maria,

Maio de 2010

10

depois que o restaurante foi inaugurado ela teve uma economia de R$ 400,00 até o dia 18/05, ela diz ainda que esta economia esta ajudando sua família ter mais qualidade de vida, porque a comida é gostosa e somos bem recebidos sempre .”, concluiu. Com mais esta unidade em funcionamento, o Governo do Distrito Federal passa a atender mais de 28 mil pessoas com o fornecimento de alimentação equilibrada e de baixo custo nos 10 restaurantes espalhados por Planaltina, Estrutural, São Sebastião, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Paranoá, Santa Maria, Itapoã e, agora, no Gama. O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda Edgard Lourencini explicou que o GDF pretende instalar o restaurante comunitário em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. “Esse projeto é de suma importância para que as famílias carentes tenham acesso à alimentação balanceada diariamente”, detalhou. “Nosso compromisso é fazer o melhor para quem mais precisa”, concluiu Lourencini.

Um dos melhores quiosque da cidade do Gama, pela sua estrutura e atendimento, pegou fogo no último dia 19/05, na DF 480. Quiosque Contra Mão na entrada do Gama. Segundo a proprietária Jildeci Tavares, disse ao Correio do Gama, que estava ao lado de seu quiosque conversando com seu vizinho, ao olhar para seu quiosque , percebeu que o mesmo estava saindo fumaça no telhado, então correu com seu vizinho e seu esposo para tentar apagar o fogo, não conseguindo, e após alguns minutos chegou o Corpo de Bombeiros no local e apagou o fogo. Segundo a proprietária o prejuízo foi total no estabelecimento. Foi feito pericia da policia civil e dos Bombeiros os laudos que apontaram as causas saem em 30 dias.

O Governo do Distrito Federal, mandou fazer uma pesquisa para saber como esta o desempenho dos administradores regionais em Brasília, e para alegria de muitos e tristeza de outros o administrador do Gama Cícero Neildo apareceu em segundo lugar perden-

do somente para o administrador da Candangolândia. Visto que a cidade da Candangolândia tem apenas 7 mil habitantes e o Gama quase 200 mil,, o administrador Cícero Neildo pode se considera o primeiro colocado na pesquisa da exata feita no mês

de maio. Mais as notícias boas não param por ai para Neildo, na sexta feira 21/05, o Governador Rogério Rosso confirmou a permaneça de Neildo no cargo até o final do Governo. Parabéns administrador pela pesquisa e pela confirmação no cargo.

Na tarde de quarta feira (19/05), deixou o comando do 9º Batalhão de Policia Militar o Coronel Casado, para dar lugar ao Tenente Coronel Alberto Silva, que era o subcomandante da unidade. Na solenidade da troca de comando, que teve a presença do subcomandante geral, Coronel Fernando Caou, dos comandantes de unidades da PMDF, de policiais da unidade, delegados de policia civil familiares e comunidade, o Coronel Casado agradeceu o empenho de seus comandados e disse que teve que deixar o comando devido à sua promoção recente, que lhe exigirá novas atribuições. Segundo o novo comandante do 9º Batalhão, Tenente coronel Alberto Silva, o trabalho desenvolvido pelo ex comandante Coronel Casado, terá continuidade. Para Alberto Silva a sua missão a frente do 9º BPM, será aproximar ainda mais o policial militar da comunidade, com intuito de ter a comunidade como parceiro. O Novo comandante diz ainda que o combate as bocas de fumo será uma das prioridades.

ANIMOSIDADE FEDERAL NA XX FASSANTA O mês de maio foi o mês em que se comemorou o aniversário de Santa Maria. Uma grande festa foi realizada na área central da cidade. Mas um fato chamou atenção deste jornalista que vos escreve. No último dia da bela festa, uma multidão de mais de 50 mil pessoas aguardavam ansiosas o show do cantor Leonardo que chegou no local por volta das 22hs, e foi bem rece-

bido pelo administrador de Santa Maria, José Ricardo e pelo deputado da cidade Paulo Roriz. Muitas fãs de Leonardo o aguardavam na área vip próximo ao camarim quando lá do meio sai o deputado federal Laerte Berssa com uma cara de quem acabara de acordar e foi logo deixando todos para trás e entrando no camarim do amigo cantor Leonardo. Até aí tudo bem, lá esta-

va no camarim o também deputado distrital Paulo Roriz, que este jornalista fez questão de tirar algumas fotos do cantor com o deputado e também com as fãs presentes. Já no canto sentado e bebendo whisk estava o deputado federal e por ser o anfitrião da festa o deputado Paulo Roriz convidou o deputado federal para juntos tirarem uma foto com o cantor Leonardo. Mas para

susto do deputado Paulo Roriz e desse jornalista que estava bem próximo aos dois parlamentares e ouvir do deputado federal não sou artista, quem tem que tirar foto é o artista e não eu. Mesmo com a negativa do deputado federal, o deputado distrital insistiu então vamos tirar uma foto com nossa amiga. Aí o deputado federal disse novamente para o distrital, não eu já tenho

varias fotos com ela e ela também não precisa tirar mais fotos. Meio sem jeito o deputado anfitrião Paulo Roriz saiu de fininho muito chateado com o comportamento do deputado federal. Após o acontecido este jornalista fora apurar o ocorrido e da própria amiga do deputado federal ouviu da mesma que a atitude deselegante do deputado federal ocorreu porque meses

atrás o deputado teria demitido a amiga do deputado federal que era cargo de confiança na administração de Santa Maria. Ja pensou se todo mundo saísse por ai mau tratando os outro porque um amigo perdeu o cargo, Brasília iria fica pequena para muita gente. Vamos combinar o cargo e de confiança quando deixa de ser de confiança já era!!!


11

Comunidade

Maio de 2010

Comentários e sugestões:

ciceromirandafilho@gmail.com

01 OS PODEROSOS I Vejam só o que vem acontecendo no nosso país. É vergonhoso, de estarrecer, lamentar, e um ato merecedor de repulsa de todos os brasileiros. 0 presidente Lula, pelos seus últimos atos, se considera acima da lei, do bem e do mal. 0stenta imagem de Divino Mestre. Assim, vem desrespeitando a Lei Eleitoral pais afora, lançando candidatos e fazendo intensa campanha, sempre contando com o beneplácito e o bom coração dos ministros do TSE que julgam improcedentes as acusações que são apresentadas em verso, prosa, som e imagens. Enquanto isso, a raia miúda ou baixo clero, pisa nos tapetes dos tribunais ou dança valsa no braseiro de interesse dos poderosos.

OS PODEROSOS II 02

Por Lúcio de Oliveira, quadro político-eleitoral do DF tem pelo menos uma grande novidade: o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wilson Lima, que exerceu o cargo de governador durante quase 60 dias, será candidato a deputado distrital nas eleições de outubro deste ano. A novidade está movimentando os meios políticos em todo o Distrito Federal, principalmente no Gama, cidade que tem fortes laços políticos com o deputado. Como governador em exercício, Wilson Lima vai entrar para a história do Distrito Federal como o político que acalmou os ânimos de Brasília,

num momento de grave crise institucional, ampliada com a renúncia do vice-governador Paulo Octávio e da prisão do governador Arruda. Wilson Lima assumiu o governo com serenidade, adotando uma postura discreta e responsável, sem procurar tirar proveito político da situação, o que ajudou muito a acalmar os ânimos e a evitar a intervenção federal, que seria desastrosa para Brasília. A população de Brasília hoje reconhece que o deputado Wilson Lima foi decisivo para evitar o agravamento da crise política. Além de dar continuidade às obras que estavam em andamento, o governador em exercício colocou nos postos-chaves do GDF técnicos, servidores de carreira,

desvinculando a administração pública dos interesses meramente partidários. Várias categorias são extremamente gratas ao deputado Wilson Lima por ter promovido reajuste nos salários e por ter valorizados os servidores de carreira, o que não acontecia há alguns anos. Servidores do DETRAN, das áreas de saúde, educação, segurança, fiscalização, entre outras, reconhecem a importância do trabalho realizado por Wilson Lima no curto espaço de tempo em que esteve à frente do GDF. O DETRAN, por exemplo, passou a ser comandado por um servidor de carreira e deixou de ser vinculado à Secretaria de Transportes, voltando para a Secretaria de Segurança, que,

por sua vez, passou a ser comandada pela primeira vez por profissionais da área: um delegado de polícia, um coronel da PM e um militar do Corpo de Bombeiros. Wilson Lima, nas poucas vezes em que falou sobre o seu governo, disse que conseguiu ajudar Brasília “por que tive humildade, coragem e acima de tudo determinação para fazer o que precisava ser feito, num momento tão difícil para a política de Brasília”. Segundo ele, governar o Distrito Federal, naquele momento, foi “uma missão difícil e espinhosa que Deus colocou em minhas mãos, mas, ao mesmo tempo, Ele me capacitou e me deu bom-senso para ser um governador de todos – isso facilitou o meu trabalho”.

Gama e Santa Maria também têm um julgador de bom coração e que talvez viva num mundo de sonhos e ilusões, portanto fora da realidade. Uma escola de Santa Maria vitima da crise que bagunçou a economia local e mundial, seguida por uma sucessão empresarial inconseqüente e cruel, foi jogada por alguns ex-servidores no purgatório da Justiça Trabalhista (Vara do Gama). Eis que surge um novo Juiz Trabalhista na nossa cidade, não sei se ainda mora no Gama, ex-petista, contestador, sindicalista e ligado a causas populares. 0 tempo, graças a Deus, o transformou e juiz. No entanto, ao julgar uma ação trabalhista onde o impetrante pediu a exorbitância de 25 mil reais de indenização, ele, depois de citar verso de Geraldo Vandré, para complicar ainda mais o beco sem saída da escola, “tacou uma multa diária de 2 mil reais.” Excelência – desse jeito vai chegar um momento em que os empresários vão lacrar as portas, aliás como acontece todos os dias, sejam eles honestos ou desonestos, o desemprego aumentar e a soberania da Justiça Trabalhista vai pro brejo. E Vandré não vai estar presente cantando a Ventania ou nem “pra não dizer que não falei de flores.” Muito embora eu ache que isso pouco lhe interesse.

03 OS PODEROSOS III No meu entendimento, a Festa dos 50 Anos de Brasília na esplanada dos Ministérios seria do povo. Seria, mas não foi. Quem fez a FESTA MESMO FORAM OS PORRADEIROS DA AGEFIS QUE ENCHERAM 16 CAMINHÕES DE MERCADORIAS DOS POBRES BISCATEIROS QUE TENTAVAM CONSEGUIR ALGUNS TROCADOS. Arre égua!!!

OS CARAS DE PAU 04 Roriz e Frejat estiveram no Gama em campanha de filiação partidária. Muita gente, muitos amigos. Mas, o que tinha de “traira” no local dava para encher os 16 caminhões da AGEFIS!

05 VICE-GOVERNADOR Pois não é que o Izalci teve mesmo que engolir o Frejat! É isso aí, meu caro, é como dizia Magalhães Pinto: “política é como nuvem que a todo instante muda de lugar.”

SAPO BARBUDO 06 Salvo engano, foi Leonel Brizola que batizou Lula de “sapo barbudo”, difícil de engolir, mais difícil ainda de digerir. 0 gaúcho deve estar estremecendo na cova ao ver o sindicalista no pódio dos grandes do mundo.

07 GENTE BOA Na política o sobe e desce é muito grande. A toda hora, todo minuto, a cada instante. Tem gente boa e gente ruim de todos os naipes, cores, credos, partidos e clubes de futebol. Falo dos bons amigos: Paulo Fona, Gim Argello, Filipelli, Mão Santa, Valério Campos, Zé Flávio, Paulo Goyaz, 0sório Adriano, Eládio Carneiro e Rita de Cássia. Ah, TAMBÉM o fora de série-Joaquim Roriz. Dos que partiram para o oriente eterno: Jorge Cahuy, Antonio Carlos Magalhães e Padre Jonas.

FICHA SUJA 08 Depois da aprovação do projeto Ficha Limpa é provável que surja o Ficha Suja. Do primeiro, todos os políticos da atual safra do DF, estão fora e “limpinhos, limpinhos”.

09 BRUTA MENTIRA 0 colunista Claudio Humberto publicou a seguinte mentira cabeluda: Roriz mandou espionar adversários no Manhattan Hotel. Não é do caráter e do estilo do exgovernador!

MUITO BOA 10 A noticia de que o atual governador cortou as asas da Brasiliatur e extinguiu a Secretaria de Habitação. Dois covis! *Cícero Miranda é jornalista e vice-presidente do PTB-DF


Cidade

Maio de 2010

12

Maio/2010  

Edição de Maio de 2010.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you