CORREIO DE SINTRA 225 123

Page 1

1 12 a 27 de maio 2022 Correio de Sintra Quinzenário - Gratuito | 30 de novembro a 15 de dezembro de 2022 - Ano XII - 123 Diretora: Tânia Tracana Ginástica Sintra FestGym regressa em dezembro a Casal de Cambra Ambiente SMAS promovem acções de sensibilização ambiental nas escolas Concelho, 6 Desporto, 14 VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM TODAS AS MARCAS Rua Marquês de Pombal 97 Lj Dtª 2735-316 | CACÉM Tel.: 21 914 87 70 - 91 778 00 40 ESTUDOS PROJECTOS VENDA MONTAGEM SISTEMAS DE VENTILAÇÃO AR CONDICIONADO LICENCIAMENTOS OBRAS CHAVE NA MÃO ACONSELHAMENTO HACCP geral@athequipamentos.pt www.athequipamentos.pt Videovigilância Proteção de Dados dá parecer negativo à instalação do sistema no concelho Concelho, 5 Obra Junta de Algueirão-Mem Martins vai ter novas instalações Concelho, 6 A magia do Reino do Natal está de regresso a Sintra até 6 de janeiro P.3 Orçamento histórico em Sintra Câmara aprova 315 milhões P.16 P. 4 P.3 P.16 P. 9 Rio de Mouro vai ter novo Centro de Saúde

Salta à vista...

“Do Tour ao Turismo” assinala Dia Municipal do Património

DR

10h00, com a realização do colóquio “Do Tour ao Turismo: o Paradigma da Paisagem Cultural de Sintra”. O programa propôe uma viagem desde a sua classificação como Paisagem Cultural, em 1995, até à atualidade.

Ao longo do dia serão abordados temas ligados à paisagem de Sintra, os seus par ques botânicos, monumentos, Centro His tórico e ecossistemas, numa perspetiva de salvaguarda dos seus valores. Simultanea mente, será ainda realizada uma reflexão sobre as principais ameaças, designada mente a excessiva ocupação dos seus

espaços, resultante do turismo de massas e o seu impacto nas vivências humanas, no seu património histórico, artístico e natural, apontando soluções para a preser vação deste património excecional.

Recorde-se, o Dia Municipal do Patri mónio foi estabelecido pela Câmara de Sintra a 6 de dezembro de 2020, 25 anos depois da elevação de Sintra a Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, durante a 19ª Sessão do Comité do Patri mónio Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Em foco Carris Metropolitana chega a Sintra em janeiro

o projeto.

De momento encontra-se em curso uma campanha informativa, de teor geral, dispo nibilizada aos passageiros no interior dos autocarros de modo a informar os utentes sobre as alterações que irão acontecer a partir de janeiro, em Sintra. A operação da Carris Metropolitana está dividida por 4 lotes e Sintra integra o lote 1 em conjunto com os municípios de Amadora e Oeiras.

várias formas, como: o número da linha atual, convertendo para o novo número, que passa a ter quatro dígitos; pesquisa de linha por município.

Sabia que...

Sintra celebra protocolo em prol dos animais

Foi aprovada a celebração de um proto colo com a Faculdade de Medicina Veteri nária da Universidade Lusófona que asse gura a devida assistência veterinária aos animais acolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Sintra (CRO)/Sítio dos Animais.

Esta parceria permite desenvolver um trabalho de diagnóstico e tratamento de situações médico-cirúrgicas junto dos ani mais, promovendo os cuidados de saúde e o bem-estar animal.

O protocolo assenta também no inter câmbio entre as entidades, que se expressa através de uma pesquisa cien tífica no domínio das doenças parasitá rias e infeciosas e no desenvolvimento de um programa de aulas práticas e estágios para os estudantes da faculdade.

Sintra vai passar a disponibilizar, a partir de janeiro, de uma rede de autocarros de nova geração com mais oferta e melhores ligações. A Câmara Municipal de Sintra já contribuiu com 4,5 milhões de euros para

A frase...

Já é possível conhecer as novas linhas de transporte público rodoviário em Sintra e os novos números das linhas existentes, com a ferramenta “Conversor de Linhas”, disponível no site da Carris Metropolitana.

Esta ferramenta permite pesquisar de

Quanto aos preços, o passe Navegante metropolitano mantêm-se nos 40 euros que permite viajar em toda a área metro politana e em qualquer transporte público e o Navegante municipal nos 30 euros. Quanto aos bilhetes o seu preço vai desde 1,25 euros até aos 2,60 euros. O resul tado desta revolução será uma melhor mobilidade urbana para todos, com mais conforto, mais fiabilidade, mais frequência e uma cobertura mais abrangente do território.

“Querido Pai Natal”...

DR

Há uns anos, numa edição d’Homem Que Mordeu o Cão, manifestei o meu grande apreço pela localidade de Varge Mondar., na freguesia de Rio de Mouro. Varge Mondar soa a lugar de lendas, a cidade da Terra Média, território de feiticeiros e magia. É um nome que tem de ser dito com entoação imponente: ‘’VARGEEE MONDARRR!’’.

Nuno Markl vai receber a chave de Varge Mondar na festa de natal da localidade no próximo dia 3 de dezembro.

Já podes escrever a tua carta ao Pai Natal e deixá-la no marco do correio que se encontra na Junta de Freguesia de Casal de Cambra. Pede um envelope nos CTT coloca a tua carta lá dentro preenche com os teus dados e coloca no marco do correio com destino ao Pólo Norte. Esta é uma iniciativa de solidariedade social que surpreende crianças em situação de risco, até 12 anos, realizando os seus desejos de Natal. Na prática, as crianças escrevem os presentes que desejavam receber numa carta, que depois pode ser apadri nhada por qualquer pessoa que queira concretizar esse sonho. Sabe mais em: painatalsolidario.pt.

2 Correio de Sintra 30 de novembro a 15 de dezembro 2022
DR
O Dia Municipal do Património vai ser assinaldo na Biblioteca Municipal de Sintra, no dia 14 de dezembro, a partir das
Ficha Técnica
A abrir
DR
DR
3 30 de novembro a 15 de dezembro 2022 Correio de Sintra MODERNO E INDISPENSÁVEL ELECTRODOMÉSTICOS URBANIZAÇÃO INDUSTRIAL TRAJOUCE ABÓBODA RUA ALFREDO SILVA N16 - ARMAZÉM A ABÓBODA 2785-656 SÃO DOMINGOS DE RANA MODERNO E INDISPENSÁVEL ELECTRODOMÉSTICOS @MODERNOINDISPENSAVEL MODERNOINDISPENSAVEL@GMAIL.COM 965440922 / 914111229 visite-nos! MAIS STOCK, MAIS DESCONTOS PREÇOS AINDA MAIS BAIXOS SEGUNDA A SÁBADO: 10H00 ÀS 12H30 - 13H30 ÀS 19H00 | DOMINGO ESTAMOS ENCERRADOS AGORA COM MOBILIÁRIO INTERIOR, EXTERIOR, SOFÁS E COLCHÕES OFERECERJÁSABEOQUEVAI NESTE NATAL? LOUCOS PREÇOS PORTO, CASCAIS E CARREGADO

Concelho

Câmara de Sintra aprova orçamento de 315 milhões

e económico ao nível global".

O autarca sublinhou ainda que o docu mento contempla 79 milhões de euros de investimento programado, elevando essa verba para 109 milhões de euros após a primeira revisão em janeiro.

À semelhança deste ano, a área da saúde é aquela com maior investimento previsto, tendo sido inscrita uma verba de 45,9 milhões de euros. Nessa área, des taca-se o pagamento de cerca de 44,2 milhões de euros para a construção do novo Hospital de Sintra, com um custo final estimado de 55 milhões de euros, estando também prevista a construção e requalificação de nove unidades de saúde.

Em 2023, a Estratégia Local de Habi tação (ELH) reflete no orçamento municipal de Sintra mais de 6,9 milhões de euros, para reabilitação de frações habitacionais municipais e para a aquisição de fogos.

O valor global do investimento da ELH de Sintra ultrapassa os 179 milhões de euros, dos quais mais de 70 milhões de euros serão financiados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e os restantes ao abrigo do PRR.

Nuno Markl vai receber a Chaves de Varge Mondar

No ano passado, a Câmara de Sintra tinha aprovado para 2022 um orça mento de 271,9 milhões de euros, o que corresponde no próximo ano a um aumento de 43,1 milhões.

O orçamento terá de início 265 milhões de euros e assistirá a uma revisão logo em janeiro, para a incorporação de 51 milhões de euros de saldo de gerência, passando assim a ascender a 315 milhões de euros, o mais alto de sempre.

Para Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra este orça mento, é "o mais alto de sempre", é "de expansão, apesar do difícil contexto social

A segunda maior fatia do investimento será aplicada na área da educação, com uma verba de 30,9 milhões de euros para o próximo ano. Dessa verba, 10,4 milhões de euros serão investidos na ampliação e requalificação de equipamentos educa tivos e refeitórios escolares.

Para a rede viária, o município de Sintra tem prevista uma verba de 21,2 milhões de euros e para ação social estão inscritos 18,51 milhões, centrando neste âmbito o investimento na emergência social, na habitação, no apoio a famílias e grupos vulneráveis e no fortalecimento das insti tuições de setores sociais.

Anunciada construção de novo

O orçamento prevê ainda 9,8 milhões de euros para a cultura e desporto e 10,7 milhões para a requalificação urbana. O município de Sintra irá também transferir 12,5 milhões de euros para as freguesias do concelho.

No que diz respeito aos impostos municipais, a autarquia vai manter a taxa mínima legal do IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis) para prédios urbanos (0,30%), estimando uma receita de 43,7 milhões de euros. A taxa de IMI para pré dios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

Recorde-se, o executivo municipal de Sintra é constituído por cinco eleitos do PS (quatro vereadores mais o presidente), quatro da coligação PSD/CDS, um da CDU e um do Chega.

Centro de Saúde em Rio de Mouro

A Câmara de Sintra vai construir um novo Centro de Saúde na Freguesia de Rio de Mouro, anunciou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, no decorrer da última “Presidência Aberta” à freguesia, que decorreu na passada sexta-feira, 25 de novembro.

Anova infraestrutura de saúde que será construída de raiz em ter reno próximo do Mercado de Rio

de Mouro, prevê a instalação de três uni dades de saúde, uma delas vocacionada para a prestação de cuidados de saúde à comunidade. Trata-se de um terreno com cerca de 16 mil metros quadrados e a sua construção representará um investimento da autarquia de Sintra, na ordem dos 2,5 milhões de euros. “Os investimentos na saúde no concelho são uma prioridade da câmara que temos vindo a cumprir. A saúde está na primeira linha das nossas

Nuno Markl vai receber a “Chaves de Varge Mondar”, localidade sediada da Fre guesia de Rio de Mouro, no decorrer de uma Festa Solidária, que se realiza no dia 3 de dezembro.

Há uns anos, numa edição de “O Homem Que Modeu o Cão”, o humorista e locutor de rádio, manifestou o seu “grande apreço” pela localidade, e disse que “Varge Mondar soa a lugar de lendas, a cidade da terra média, ter ritório de feiticeiros e magia” considerando mesmo que “é um nome que tem que ser dito com entoação imponente: VARGE... MONDAAAAR!”.

O dito não foi esquecido e “as gentis pes soas de Varge Mondar, decidiram que na festa de Natal da localidade, no dia 3 de Dezembro, vão dar-me a chaves de VARGE... MONDAAAAR!”, conta Nuno Markl, no seu instagram, agradecendo o convite aos “var gemondarenses”, e prometendo marcar pre sença: “Aí estarei para receber” 

preocupações, pois é um bem inesti mável”, sublinhou o autarca.

Quanto ao atual Centro de Saúde de Rio de Mouro, vai contar com obras de rea bilitação e requalificado em todo o edifício, sobretudo ao nível da reabilitação energé tica, substituição da caixilharia e do sis tema de iluminação, isolamento exterior e construção de um telheiro, representando um investimento estimado em 292 mil euros, financiado no âmbito do PRR.

Circulação Condicionada | A16

Os condicionamentos e desvios estarão devidamente sinalizados nos locais.

Para mais informações consulte regularmente o site Ascendi u�lizando o código QR ao lado, aceda a www.ascendi.pt ou ligue 229 767 767 (24H).

4 Correio de Sintra 30 de novembro a 15 de dezembro 2022
A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou, no dia 23 de novembro, com os votos a favor dos vereadores do PS e CDU, abstenção do Chega e os votos contra dos vereadores do PSD/CDS, o Orçamento Municipal para 2023.
DR
DR
o Nó de Mira Sintra e o Nó de Idanha, no sen�do Belas/Cascais, realizaremos uma intervenção no sistema de drenagem no separador central que implicará condicionamentos do trânsito na via mais à esquerda, manten do-se duas vias em funcionamento nesse sen�do.
De 28 novembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023, na A16, entre
Ascendi Grande Lisboa, Auto-Estradas da Grande Lisboa, S.A
PUB JÁ ABRIU OURO/PRATA/AÇO RELÓGIOS CONSERTOS EM PEÇAS DE OURO E PRATA REPARAMOS RELÓGIOS COLOCAMOS PILHAS E BRACELETES RUA DA ESTAÇÃO, 26 LOJA 3 GALERIA MAGNÓLIA, MEM MARTINS (JUNTO À ESTAÇÃO DA CP) TELF: 917 090 231 Horário 3f a 6f (10h-13h/15.30h-19h) Sábado (10h-12h) BoasFestas PUB

Proteção de Dados dá parecer negativo a sistema de videovigilância em Sintra

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) emitiu um parecer nega tivo à instalação de 144 câmaras de videovigilância no concelho de Sintra, considerando que não estão reunidas as condições para garantir a privaci dade dos cidadãos.

Anotícia foi avançada pelo jornal Público, que dá conta de um parecer desfavorável emitido em 18 de novembro pela CNPD, em resposta a um pedido apresentado a 30 de agosto pelo município de Sintra, para a instalação de câmaras de video vigilância no concelho.

De acordo com o parecer, publi cado no ‘site’ da CNPD, e que a Lusa consultou, foram detetadas algumas irregularidades no pedido feito pela Câmara de Sintra que não salva guardam a “garantia de privacidade” dos cidadãos.

A Câmara Municipal de Sintra disse ter sido “surpreendida com esta decisão, da qual apenas teve conheci mento pela comunicação social”.

“A Câmara de Sintra aguarda há vários meses por uma decisão rela tivamente a esta matéria, junto da PSP e do Ministério da Administração Interna, aguardando por isso o envio oficial de tal decisão para avaliação do executivo da autarquia”, refere o município.

Segundo o documento, um dos reparos feitos pela CNPD diz respeito ao número de câmaras de videovigi lância que foram alvo de pedido de autorização e aquele que consta num anexo, também enviado para aquela comissão.

“Em causa está um tratamento de dados decorrente do pedido de autori zação de instalação de um sistema de videovigilância no concelho de Sintra, composto, de acordo com o declarado no pedido de autorização e no anexo B da fundamentação que acompanha o

pedido, por 143 câmaras. Todavia, no mesmo anexo B, quando se apresenta o elenco das câmaras por área ou fre guesia, com a sua exata localização, contam-se 144 câmaras”, refere a CNPD.

Nesse sentido, a Comissão Nacional de Proteção de Dados chama a atenção para a “imprescindibilidade de clarificação do número de câmaras a instalar em face da incongruência detetada entre o pedido e a documen tação que o acompanha”.

Recorde-se, segundo o documento, a Câmara Municipal de Sintra pretende instalar 29 câmaras em Algueirão -Mem Martins, 28 em Rio de Mouro, 21 em Agualva-Cacém, 41 em Queluz e 25 em Monte Abraão.

A CNPD chama também a atenção para a necessidade de serem utili zadas “máscaras de ofuscação para garantia de privacidade”, devendo ser aplicadas “em todas as janelas e portas de edifício destinados a habi tação e a atividades hoteleiras ou similares, bem como nos perímetros internos dos estabelecimentos esco lares”.

“Recomenda ainda a adoção de medidas capazes de garantir a segu rança do sistema e a auditabilidade do tratamento de dados pessoais”, aponta também a CNPD nas conclu sões do documento, acrescentando que deve ficar “expressa e claramente delimitada em contrato ou acordo a intervenção da Câmara de Sintra como subcontratante quanto ao trata mento de dados pessoais, decorrente da utilização do sistema, bem como de eventuais sub-subcontratantes”.

Em julho de 2019, Basílio Horta, o presidente da Câmara Municipal de Sintra tinha anunciado um inves timento de cerca de três milhões de euros na instalação de câmaras de videovigilância em cinco estações de comboio.

Respiratória Adultos e Pediátrica

NOVA ESPECIALIDADE SAÚDE DA MULHER Fisioterapia Pélvica COLARESFISIO ESTÚDIO:

Boas Fe as

Gostaria de trocar o seguinte: serviços de sioterapia dar enfoque na parte da respiratória na criança e nova especialidade sioterapia pélvica -ColaresFisio Estúdio: DanceFit e Colares Boxing Club. Para já são só estes mas a ideia é termos mais modalidades ligadas ao exercício.

5 30 de novembro a 15 de dezembro 2022 Correio de Sintra
Brevemente mais modalidades
Pós-parto
DR

Concelho

Cantor Bispo entrega brinquedos e roupa na Tapada das Mercês

Omúsico e cantor Bispo um dos rapper de maior relevância do ‘hip hop’ nacional, residente em Mem Martins, esteve na passada semana, na Associação Jangada de Emoções/Clube das Mulheres, na Tapada das Mercês, para participar no projeto “Colo 100 Horas”.

Segundo publicação “Recantos Da Tapada Das Mercês, o músico de 30 anos, deixou-se fotografar com uma das utentes do serviço acompanhada da legenda, "hoje passei pelo Colo 100 horas, na

Tapada das Mercês para deixar roupa, ténis e brinquedos ( tudo para bebés e crianças)", e onde é visível a satisfação num gesto que valeu uma reação de Elisa bete Borges, responsável daquela asso ciação: "só tenho que agradecer a Deus por tudo que está a acontecer”, agrade cendo o gesto e o apoio do cantor.

De referir que esta rede de babysitters na Tapada das Mercês, de forma auto -organizada, presta apoio nos cuidados de primeira infância e na dinamização de ser viços inovadores de entreajuda.

SMAS ensinam a separar e promovem economia circular nas Escolas

“Aprender a Separar” e “Economia Cir cular” são atividades de educação e sensi bilização ambiental que os SMAS de Sintra promoverem, recentemente, ao Jardim de Infância (JI) da Terrugem, ao JI/EB1 de Bolembre (São João das Lampas) e ao JI da EB1 n.º 2 da Rinchoa.

Pretende-se com a iniciativa, dina mizar e sensibilizar os mais pequenos para as vantagens da correta separação de resíduos e a impor tância da reciclagem, aliando a vertente lúdica à mensagem ambiental.

No JI da Terrugem, cerca de 25 crianças foram sensibilizadas, em primeiro lugar, para a importância de aprenderem a separar os resíduos, assim como para os problemas decorrentes do descarte ilegal de resíduos na via pública.

Num segundo momento, deram largas à imaginação e colocaram em prática o

conceito de Economia Circular, dando uma nova vida a tampas de embalagens de plástico para reutilização no tradi cional “Jogo do Galo”, passando a men sagem que é possível criar novos pro dutos a partir de materiais em fim de vida e, assim, contribuir para a redução do con sumo de matérias-primas e um ambiente

DR

mais sustentável.

No JI em Bolembre, para um universo de 30 crianças, o objetivo foi o de conso lidar os conhecimentos no domínio da reci clagem. Na Rinchoa, também para cerca de 30 crianças entre os 4 e os 6 anos, a aposta é começar “a consciencializar as crianças para hábitos mais sustentáveis e também para que a ‘mensagem’ chegue, através deles, às respetivas famílias”.

Os SMAS de Sintra vão voltar a marcar presença no Reino de Natal, que este ano decorre entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. “Tornar a economia circular, vamos reutilizar”, “Preservação do recurso água” e “SMAS e o Ambiente” são algumas das atividades a proporcionar aos inúmeros visitantes que vão demandar o Parque da Liberdade, numa iniciativa em que os SMAS de Sintra aliam a comemoração da quadra natalícia com a dinamização de atividades de cariz ambiental.

Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins lança concurso para construção de novas instalações

Está já em fase de consulta pública a “Empreitada de Construção” do novo Edi fício dos serviços da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, que será cons truído na Quinta de Fanares, na estrada de Mem Martins, perto do antigo edifício do Centro de Saúde de Mem Martins.

Esta é uma necessidade sentida há muitos anos e marca o arranque de uma nova etapa de um processo que procura responder a uma necessi dade histórica da Freguesia de Algueirão -Mem Martins.

Com mais de 60 mil habitantes, “a nova sede, que terá um espaço virado

para comunidade, será o símbolo desta transformação que acontece de forma per sistente e tranquila no nosso território”, disse Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia, em julho de 2019, depois de aprovada a transferência do direito de preferência da Quinta de Fanares da pro priedade da Câmara para a Junta de Fre guesia de Algueirão-Mem Martins, per mitindo assim a construção das novas instalações da Junta de Freguesia, bem como da requalificação de uma zona cen tral do núcleo urbano de Mem Martins.

No total são cerca de 4500 metros qua drados de terreno, no centro de Mem Mar tins, que irá permitir criar uma nova cen

Caminhada à descoberta dos cogumelos

DR

A Alagamares - Associação Cultural pro move dia 10 de dezembro uma caminhada ambiental, com cerca de cinco quilómetros à Serra da Sintra, em busca de cogumelos.

A iniciativa conta com a presença de um guia especializado, "que nos vai ajudar a conhecer e reconhecer as espécies endé micas que podemos observar em Sintra", explica a Alagamares, que recomenda aos interessados, o uso de roupa confortável e adequada.

As inscrições, têm um custo de 10 euros, são limitadas a 30 participantes e podem ser feitas até ao dia 9 de dezembro, para o endereço, alagamaressintra@gmail.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00 do dia 10 de dezembro, junto à entrada do Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra.

Anunciados os vencedores dos Prémios Literários de

Sintra

“Auto das Águas”, de Tiago Bruno Borges Rodrigues Mesquita de Carvalho, foi a obra literária distinguida com o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2022. Por sua vez, “Caderneta de Lem branças”, da autoria de A. M. Pires Cabral, publicado em 2021, foi a obra literária dis tinguida com o Prémio Ruy Belo/2022 para Obra Poética Publicada no biénio 2020/2021. Para o Prémio Ruy Belo, o júri decidiu ainda a atribuição de duas men ções honrosas, respetivamente, à obra “Cerveja & Neve” da autoria de Inês Dias, e ao “Livro da Perfeita Alegria” de Eugénia de Vasconcellos.

tralidade na freguesia. Não será apenas um terreno para a construção da nova sede da Junta de Freguesia, mas antes um novo espaço verde para fruição da população.

Recorde-se, a autarquia de Sintra pro move o Prémio Ruy Belo e o Prémio Fer reira de Castro de Ficção Narrativa com o objetivo de dinamizar e estimular a criação literária, e homenagear o poeta e muní cipe de Sintra Ruy Belo e o grande roman cista Ferreira de Castro, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma significa tiva parte da obra e à qual também legou o seu espólio. A cerimónia de entrega dos prémios será realizada em local e data a anunciar oportunamente.

6 Correio de Sintra 30 de novembro a 15 de dezembro 2022
DR

Musical “A Bela e o Monstro” em cena em Sintra

OGrupo Teatroesfera apresenta o espetáculo musical “A Bela e o Monstro”, no Espaço Teatroes fera, em Queluz até 18 de dezembro.

Este espetáculo, é produzido por Fernando Gomes a partir do conto da romancista francesa Gabrielle -Suzanne Barbot, publicado em 1740.

Mas a beleza desta história está na mensagem implícita, “o que é visível aos olhos pode ser enganador”!

Atrás de uma imagem, de um rosto, de um corpo, do outro, existe um “eu” que é preciso descobrir e construir. E essa descoberta e construção só é possível numa relação de empatia, apoio, segurança e amor.

A Bela, intrinsecamente bela, con segue perceber e amar aquele que na sua aparência é um monstro e trans formá-lo. Porque aceitou comunicar, relacionar-se com ele; sem se rela

cionar não haveria o conhecimento, e sem conhecimento atribuem-se signi ficados apenas em função do nosso ponto de vista, do nosso precon ceito. Mas Bela não se limita à apa rência física e descobre e ama aquele que afinal é o mais belo dos seres, e quando lhe declara o seu amor ele revela-se o mais belo dos príncipes.

Talento e arte à vista de todos

Um Posto de Transformação, na Tapada das Mercês,na Rua Prof. Rui Luís Gomes foi requalificado pelo talento e arte do artista Sepher Awk, nome pelo qual Bruno Teixeira, de 25 anos, é conhecido.

Usando a técnica de spray o Sepher Awk construiu, um estilo próprio con seguindo uma identidade como artista, tendo forte influência, o graffiti. O resultado, está a vista de todos, para ver e apreciar.

Na reação ao resultado final deste trabalho a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, manifestou o seu agrado: "Desta forma valorizamos

o graffiti como arte urbana e embele zamos as ruas da nossa freguesia”, lê-se nas redes socais daquela autarquia. 

Mono transformado em presépio

desafio do presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Mário Santos e com arte e saber, construiu o tradicional presépio da Freguesia.

Não se sabe do número de horas, do empenho e da muita dedicação do artista, mas o resultado é deslum brante. “O presépio pode ser visto na entrada da Junta de Freguesia”, lê-se na página de facebook, da Junta de freguesia, que partilha algumas imagens do trabalho realizado pelo artista.

DR

BoasFestas

Um velho e degradado móvel foi removido de espaço público e ganhou uma nova vida. O artesão Vitor Mendonça, aceitou o

O presépio, pode ser visitado e admirado, na sede da Junta de Fre guesia de Casa de Cambra, pelo menos até ao dia de Reis, nas horas de expediente ao público. 

7 30 de novembro a 15 de dezembro 2022 Correio de Sintra MENUS ESPECIAIS P/ GRUPO MENU ALMOÇO (COM TUDO INCLUÍDO) RESERVE JÁ A SUA MESA DE GRUPO DE NATAL PEIXE FRESCO TODOS DIAS RUA DA IGREJA N.6 2725.062 ALGUEIRAO TELF: 219 200 604 TAKE AWAY SIGA-NOS COZIDO
PORTUGUESA AOS SÁBADOS
PUB
À
DR

Boas Festas

Natal

Viver o Natal em família nos parques e monumentos de Sintra

A quadra natalícia é, para muitos, sinó nimo de férias e de atividades em família. Nos parques e monumentos de Sintra, a diversificada oferta de programação para esta época aposta em experiências plenas de diversão e de aprendizagem e inclui algumas novidades.

Entre as muitas sugestões, destaca -se o programa “A Quintinha prepara o Natal”, que decorre no dia 3 de dezembro, às 10h30 e às 15h00, na Quin tinha de Monserrate. Será uma oportuni dade para, em família, começar a preparar a noite mais mágica do ano, criando uma peça de decoração feita com elementos naturais, enquanto, no forno a lenha, vai cozendo o pão doce que todos prepa raram com as ervas aromáticas da quinta.

A 11 de dezembro, às 10h00 e às 11h30, há uma visita mediada ao San tuário da Peninha, que é uma estreia na programação da Parques de Sintra. O lugar, tantas vezes escondido pelo nevoeiro, guarda muitos mistérios, que despertam a curiosidade. Durante esta visita, após uma contextualização do local, os participantes são convidados a explorar as ruínas da Capela de São Satur nino e a conhecer o interior da Capela de Nossa Senhora da Peninha, numa viagem onde se abordam a história, as lendas e a envolvente natural do espaço.

Outra novidade é o programa “Um Natal Real no Palácio da Pena”, que se realiza neste monumento, no dia 17 de dezembro, às 15h00. Trata-se de uma história ence nada contada na primeira pessoa pela figura mais querida do Natal – o velhinho barbudo que traz um saco cheio de sur

presas. Mas, no Palácio da Pena, esta per sonagem é o rei-artista D. Fernando II, que foi o responsável pela introdução em Por tugal da tradição da árvore de Natal, que se mantém até hoje. Também é da sua autoria o primeiro cartão de Boas Festas de que há registo no país.

Esta atividade é enquadrada pela reconstituição da Árvore de Natal de D. Fer nando II. Tal como vem acontecendo nos últimos anos, o “Pinheiro da Pena” estará em exposição no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena, de 27 de novembro, primeiro domingo do Advento, até ao Dia de Reis, 6 de janeiro. Na época em que reinou, com D. Maria II, o Natal no Palácio das Necessidades era celebrado em torno de um pinheiro trazido propositadamente do Parque da Pena, em Sintra. A memória dessas noites foi deixada por D. Fer nando II através de duas gravuras da sua autoria e foram estas gravuras, acompa nhadas de uma ampla investigação histó rica, que permitiram concretizar com rigor a reconstituição. Esta instalação recorda -nos como era o Natal noutros tempos e inclui reproduções à escala da decoração − frutos, velas e figuras de animais − e de brinquedos.

Férias com Música de Natal

Estão abertas inscrições para o programa Férias com Música no Natal do Conservatório de Música de Sintra, em Rio de Mouro, decorre na semana de 26 a 30 dezembro, das 09h30 às 17h00, com acolhimento a partir das 09h00 e prolongamento até às 18h00, e dirige-se a crianças dos 6 aos 10 anos.

As Férias com Música proporcionam uma abordagem descontraída e lúdica sobre diferentes vertentes das artes musi cais e performativas, sob a orientação de professores do Conservatório.

O programa inclui oficinas de jogos musicais, voz e movimento, percussão corporal e criação musical em torno do universo mágico do filme Mary Poppins. “E se pudesses… voar de guarda-chuva?” é o mote para uma semana divertida, que

culmina na sexta-feira com uma apresen tação em formato a definir em conjunto com os participantes.

As receitas angariadas revertem para os custos relativos às novas instalações do Conservatório de Música de Sintra.

Encerra À 5ª Feira
Reserve a sua mesa para convívio festivo PUB PUB

A magia do Reino de Natal está de regresso a Sintra

ONatal continua a resistir à desa gregação da família e à individuali dade de cada um. O espírito invade o coração de todos nós. A necessidade de estar com os outros, também. E a vontade de receber prendas ainda maior.

A magia do Reino de Natal está de regresso ao Centro Histórico de Sintra, com a chegada do Pai Natal, ao Parque da Liberdade, pelas 11h30, do dia 1 de dezembro, após o tradicional desfile motard com saída do Palácio de Queluz e chegada ao Reino do Natal, ao som de músicas natalícias, que se prolongam até 6 de janeiro. O Parque da Liberdade veste-se a rigor e transporta-nos para um mundo de fantasia natalícia onde não faltam fadas, duendes, bonecos de neve e renas.

Este ano a grande novidade é mesmo o regresso do Comboio de Natal, que ofe rece uma viagem gratuita, com partida do Parque de Liberdade, pelas 18h00 e que vai percorrer as ruas da vila Património Mundial. O News Museum junta-se às celebrações e desafia os mais corajosos a gravar e partilhar uma reportagem de televisão alusiva à época do ano.

O Terreiro Rainha Dona Amélia irá transformar-se num verdadeiro “Mercado de Natal”, a funcionar todos os dias das 10h00 às 19h00, com várias bancas, onde poderá comprar prendas únicas e desfrutar da enorme árvore de Natal ali ao lado.

Este ano, o evento volta a sensibilizar os visitantes para os bons tratos dos ani mais e à adoção, iniciativa que tem a par ticipação do Canil Municipal de Sintra e da Associação Animais de Rua. Aqui, os visi tantes são convidados a oferecer um bem alimentar não perecível, ração ou mantas para animais.

Na zona da restauração, que vai decorrer de 7 a 11 de dezembro, o Ginásio SPALD dinamiza a iniciativa “Pequenos em Movimento”, com a realização de vários momentos de dança destinado a crianças de todas as idades.

No sábado, dia 10 de dezembro, o Reino recebe, pelas 15h00, um espetáculo de dança pela Companhia de Dança Contem porânea de Sintra. No dia seguinte, das 15h00 às 17h00, será a vez do Conserva tório de Música Sons e Compassos atuar com a realização de três concertos no Parque da Liberdade.

Nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 e nos dias 5 e 6 de janeiro, não perca o “Vórtice” - apre sentação do espetáculo de videomapping “Quebra Nozes”, com animadores

Entre as inúmeras inicativas, destaque ainda no dia 18, pelas 16h00, para “A Fábrica do Pai Natal”, com ações de ani mação, como o ilusionismo, forças com binadas, bola de contato, malabarismo, acrobacias, monociclo, música, téc nicas de clown, interação com o público, fogo, hula hoop. Durante todo o mês de dezembro venha com a família visitar a Vila de Sintra e descobrir estas e outras atividades no Reino mágico do Natal.

A entrada é livre.

“Dentro de momentos – O Natal” no Olga Cadaval

Realiza-se no dia 10 de dezembro, às 11 horas no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, a peça infantil “Dentro de momentos – O Natal. A iniciatica integrada na programação Miúd@s ao Centro, a RUGAS Associação Cultural apresenta-nos a história de mais um Natal passado numa aldeiazinha cha mada Inari, no reino da Lapónia. No meio da azáfama da preparação para o Natal, os duendes são interrompidos por alguém que não conhece o significado desta quadra festiva. Será que o Pai Natal e os duendes vão conseguir resolver a con fusão deste Natal?

É esta a história que o público mais

pequeno e mais exigente vai descobrir neste divertido espetáculo cheio de peri pécias e animação. COZIDO À PORTUGUESA AO DOMINGO SECRETOS DE PORCO PRETO MAMINHA E PICANHA ARGENTINA CARNES MATURADAS BACALHAU ASSADO POLVO E CHOCOS À LAGAREIRO 9.50€ DE 3ª A 6ª RESERVAS DE GRUPO MARQUE JÁ A SUA Mesa de Natal .......................................................... .......................................................... Boas Festas PUB

Mercadona cria mais de 200 novos empregos em Sintra Concelho

A Mercadona, empresa de supermercados, vai dar início ao processo de recrutamento para novas lojas que abrirão em 2023 para as quais irá contratar mais de 100 colabo radores no concelho de Sintra para todas as secções, em regime de full-time e part -time.

Aempresa continua a apostar na criação de emprego e, por esse motivo, "as novas ofertas mantêm o compromisso de formar uma equipa focada na excelência e no serviço, alta mente motivada e alinhada com a visão da empresa", refere a empresa em nota enviada ao jornal CORREIO DE SINTRA.

"Além de um salário atrativo e contrato de efetividade desde o primeiro dia, a Mer cadona oferece aos seus colaboradores a possibilidade de evoluírem dentro da empresa, recorrendo a políticas de for

João Pedro Pais apresenta "Amor Urbano" no Olga Cadaval

João Pedro Pais traz a palco do Centro Cultural Olga Cadaval o seu novo tra balho “Amor Urbano”, no dia 9 de dezembro pelas 21h00.

Este novo trabalho de João Pedro Pais, “Amor Urbano”, é o seu novo disco de originais, exatamente 25 anos depois

da edição do seu 1º álbum de originais “Segredos”.

Com um percurso artístico de mais de duas décadas, centenas de concertos e centenas de milhares de discos ven didos, João Pedro Pais irá partilhar com os fãs um concerto especial onde não

mação constante e adaptadas ao posto a desempenhar".

A Mercadona possui uma política de Recursos Humanos diferenciada que aposta na construção de carreiras, na pro gressão salarial, na equidade e na pro moção interna, que é uma das principais formas de valorizar e criar oportunidades de desenvolvimento, tratando-se de um recrutamento interno que visa procurar talento dentro da própria empresa, e uma política de formação, essencial na prepa ração do futuro de todos os trabalhadores, que permite o seu desenvolvimento pes soal e profissional.

"Esta oferta de emprego reflete já a

atualização salarial que a empresa irá aplicar a partir de janeiro de 2023, em que o salário de entrada dos seus colabora dores em Portugal será de 12.410 €/ano. Com este aumento, o vencimento ficará 16,6% acima do Salário Mínimo Nacional definido para 2023", adianta a empresa.

Os interessados podem apresentar a sua candidatura no site da Mercadona, acedendo à secção "Emprego".

Recorde-se, estão a decorrer as obras para a instalação de uma nova loja da ‘Mercadona’, em Massamá, estando pre vista a abertura de uma nova loja no con celho de Sintra, no próximo ano, na fre guesia de Algueirão-Mem Martins.v

faltarão grandes êxitos como “Ninguém é de ninguém” e “Louco por ti”.

Recorde-se que foi também no Centro Cultural Olga Cadaval que João Pedro Pais comemorou os seus 20 anos de carreira.

Bilhetes à venda na Ticketline.

10 Correio de Sintra 30 de novembro a 15 de dezembro 2022
DR ÁREA DE ASPIRAÇÃO ASPIRADOR AR COMPRIMIDO AMBIENTADOR P/ PERFUMAR O INTERIOR DO SEU CARRO!!! ESPAÇO RENOVADO PRÉ-LAVAGEM LAVAGEM COM ESCOVA LAVAGEM ENXAGUAMENTO CERA ABRILHANTADORA ACABAMENTO LIMPA JANTES CAR WASH LAVAGEM SELF-SERVICE E.N. 9 - FERVENÇA NA FERVENÇA EM FRENTE AO PINGO DOCE VISITE E EXPERIMENTE! BoasFestas PUB UM CONCEITO DIFERENTE NA PEDRA COZINHADA POR SI! Boas Festas MENUS ESPECIAIS PARA GRUPOS PUB
DR

"Bestas

ACompanhia de Teatro de Sintra tem em cena, “Bestas de Lugar Nenhum”, a história de uma criança soldado de um país africano, sem nome. Ao longo da peça, Agu nunca perde a esperança num futuro melhor e relembra outros crimes em países que vivem conflitos.

Com encenação de Paula Pedregal e interpretada por Atcho Express, Hugo Sequeira e Carlos Abreu e Lima, “Bestas de Lugar Nenhum” reflete sobre os direitos das crianças em situação de guerra e sobre a escra vidão, refere Paula Pedregal, subli nhando os "milhares de crianças que são anualmente recrutadas para grupos armados, acabando por serem vítimas de todo o tipo de maus-tratos e privadas de ter uma infância” onde "os números nada dizem acerca do sofrimento pelo qual passam”.

No palco, "Bestas de Lugar Nenhum” retrata a vida de Agu desde a infância até ao momento em que o futuro lhe é

roubado pela guerra, uma história que é comum a tantas crianças que vivem em países em guerra, perdendo por completo os direitos ao mesmo tempo que são alvo fácil de ameaças e inti midações, levando-as, muitas vezes, contra vontade própria a cometerem todo o tipo de atrocidades.

Sensibilizar o público para os temas retratados na peça e "desafiá-lo a refletir acerca do que está a acontecer no mundo em que vivemos, de modo a que ao contarmos as histórias, a His tória não se repita”, foi o objetivo de Paula Pedregal ao pôr em palco esta peça, até 11 de dezembro, de quinta -feira a sábado, às 21h30 e domingos às 16h00. 

atribui troféu ALVA - Cidadania & Louvor em Dezembro

RJ

RJ anima atribui anualmente o troféu ALVA - Cidadania & Louvor 2022, a instituições publicas e personali dades, que de alguma forma se tenham notabilizado e tenham dado o seu contri buto “pela dedicação com afeto, contri buição voluntária e altruísta”.

Este ano, no seguimento de uma pro posta da direção na reunião ATA n° 7/22, aprovada no 2° Assembleia Geral de 2022, 1° Sessão Extraordinária, realizada, no dia 27 de novembro, na União das Fregue sias de Agualva e Mira Sintra, a RJ Anima decidiu atribuir a distinção a João Paulo Brito, ator e encenador do Teatro Contem porâneo Africano, notabilizando-se como encenador e co-criador da peça teatral “NAVÊGÁ” no âmbito do projeto de Inter culturalidade Teatro RJ Anima, Guindá, que se estreou em março último, no auditório municipal António Silva, no Cacém, sempre com lotação esgotada, reunindo a “comu nidade da diversidade cultural, sobretudo dos imigrantes”, refere Adriano Reis, presi dente da RJ Anima.

O Troféu ALVA - Cidadania & Louvor 2022, concebido pela Vidrarte no Cacém, vai distinguir ainda o professor Luís Henri ques, diretor do Agrupamento de Escolas Matias Aires, em Agualva e a jornalista Cristina Duarte, do jornal Correio de Sintra,

“parceiros de sempre” nos últimos seis anos.

Questionado sobre as atividades desen volvidas pela RJ Anima, “o balanço não podia ser mais positivo, já que o nosso programa ultrapassou todas as nossas expectativas, com uma abrangência muito grande de todas as atividades”, refere Adriano Reis, dando o exemplo dos 35 Contadores de Histórias de diversas ori gens. “Valorizaram a língua portuguesa, os costumes, as tradições e as vivências orais lusófonas” mas também de outros países, como o Paquistão e a Ucrânia.

“Só a Escola Marias Aires há alunos de 40 nacionalidades e esta enorme diversi dade cultural em Agualva-Cacém é impor tante valorizar e sublinhar”, refere Adriano Reis, em jeito de balanço.

A cerimónia de atribuição do Troféu ALVA - Cidadania & Louvor 2022, terá lugar no dia 21 de dezembro, dia em que se assi nala o 7º aniversário da RJ Anima, em local ainda a designar.

11 30 de novembro a 15 de dezembro 2022 Correio de Sintra PUB
de Lugar Nenhum"
Rua António Feijó Nº1 Mem Martins | Edifício do Mercado da Carne ESTAMOS ABERTOS DE 2ª A SÁBADO Almoço - 12h às 15h | Jantar - 19h às 22h restaurante-20sabores 219 219 458 932 854 631 Espaço remodelado Faça já a sua reserva GERAL@NBABRANTES.PT T. 934 372 340 IMPERMEABILIZAÇÕES DE TERRAÇOS PEDIDO DE ORCAMENTOS ONLINE EM WWW.NBABRANTES.PT Boas Festas REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS REMODELAÇÃO DE INTERIORES PUB
estreia na Casa do Teatro de Sintra
Anima

Agualva - Cacém

Há atividades de Natal em

decorrer no dia 3 de dezembro.

De 06 a 13 de dezembro às 15h00, a proposta passa pela "Oficina Sénior 'Acordar Sentidos'", que propôe uma visita ao "Natal do Meu Tempo" e "Cen tros de Mesa". Já com o Natal mesmo a achegar, destaque para o arranque das "Oficinas" a decorrer de 23 de dezembro a 02 de Janeiro.

Projecto “Ginásio Cerebral Sénior” inaugurado no Cacém

no concelho de Sintra, sem diagnóstico prévio de demência.

Foi inaugurado o “Ginásio Cerebral Sénior Comunitário”, na Praceta Duque de Saldanha no Cacém, pro grama que tem como objectivo melhorar o desempenho cognitivo global e funcional dos idosos, a sua qualidade de vida e diminuir o seu nível de isolamento social. Destina-se a pessoas idosas, com idade igual ou superior a 65 anos, residentes

Integrado no Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclu sivo, o projeto “Ginásio Cerebral Sénior Comunitário”, é uma parceria entre a Fide lidade Comunidade, a Casa de Saúde do Telhal da Idanha e a Câmara Municipal de Sintra e pretende descentralizar e ficar mais próximo das comunidades.

Este equipamento contempla sessões inovadoras de reabilitação e estimulação cognitiva, que pretendem prevenir e/ ou retardar o processo de degeneração do cérebro associado ao envelhecimento. As aulas são gratuitas e as inscrições são feitas nas Juntas de Freguesia.

Natal chegou à Cidade de Agualva-Cacém

ONatal já chegou à cidade de Agualva-Cacém, que está com luz e cor, proporcionando um ambiente acolhedor para quem lá vive e a todos quantos a visitam no início da época mais mágica do ano. Assim vai ser ser até ao dia de Reis.

A Cidade que se uniu, promete tudo fazer para que esta época seja vivida com intensidade e tradição, também no espaço público. E foi no Parque Linear da Ribeira das Jardas ponto estratégico entre as duas freguesias da Cidade, onde oficialmente foi inaugurada no dia 18, as luzes de Natal, brindada com um espetá culo de fogo de artificio e até muita neve, que os Bombeiros Voluntários de Agualva -Cacém, por magia proporcionaram.

O publico compareceu e o Parque Urbano chegou a parecer pequeno para receber o Pai Natal e seus amigos. A Tuna da Academia Sénior da ARPIAC e o Grupo Coral e Instrumental de Agualva e Mira Sintra, cantaram e encantaram.

“Este ano resolvemos fazer a ilumi nação em conjunto na nossa cidade e

achamos fazer a iluminação junto a este plátano na Ribeira das Jardas, não só pelo seu porte, mas por ser o símbolo da união entre Agualva e o Cacém”, sublinhou Carlos Casimiro presidente da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Opinião partilhada também por Paulo Adrego, presidente da Junta do Cacém e São Marcos, destacando o “excelente relacionamento entre as duas freguesias da cidade, que uniu esforços, mostrando a sua grandiosidade e união”, “faz todo o sentido haver este espírito de pertença e união, que promete continuar a desen volver “iniciativas em conjunto”, concor daram os autarcas.

Três anos depois, o Natal regressou à cidade de Agualva-Cacém, numa iniciativa para repetir, que muito valoriza a Cidade.

Viva o Natal!

TAMBÉM
PUB
DR
RESERVAS DE GRUPO MARQUE JÁ A SUA MESA DE NATAL
EM CASCAIS E MAFRA DESDE 1998

Queluz

GAVE promove “Natal” em concurso de artesanato

Com o objetivo de manter viva uma tradição cultural secular e dinamizar a realização de artesanato asso ciado à quadra do Natal, o GAVE – Grupo de Artistas Vale de Eureka, promove em parceria com a Junta de Freguesia de Queluz e Belas, o XXI Concurso de Artesa nato subordinado ao tema “Natal”. O concurso tem como objetivos primor diais manter viva uma tradição cultural

secular enraizada no espírito natalício e dinamizar a realização de artesanato associado à quadra do Natal.

As inscrições são gratuitas e decorrem até ao próximo dia 9 de dezembro, sendo que os trabalhos estarão expostos entre 11 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, no Espaço Cultural/Sede do GAVE, no Largo do Palácio, nº 28, Queluz.

Feira Aleatória na Estufa Botânica de Massamá

OEspaço da Estufa Botânica, da Quinta das Flores, em Massamá recebe de 8 a 11 de dezembro, entre as 18h00 e as 23h00, a Feira Alea tória, um evento lúdico assente na susten tabilidade e nas artes onde pode encon trar artesanato, artigos em 2ª mão e anti guidades. Um dos seus principais obje tivos” é promover um consumo mais cons ciente, em ambiente familiar, no formato

de uma feira de inverno”.

A Feira contará com uma instalação de som e luz, que decorrerá dentro da estufa botânica, entre as 19h00 e as 22h00 e tem o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da União de Freguesias de Mas samá e Monte Abraão. A entrada tem um custo de três euros, mas é gratuita para crianças, com idade igual ou inferior a 12 anos.

Workshop de autodefesa

DR

A Junta de Freguesia de Queluz e Belas em conjunto com o professor Daniel Lopes, proporcionou às mulheres da freguesia um "workshop de Autode fesa". Foram apresentadas e testadas várias técnicas e abordadas situações onde poderá haver maior necessidade de recorrer a uma situação de defesa.

O grupo de participantes teve a opor tunidade de treinar e experimentar as diversas técnicas, sempre acompa nhas pelos técnicos. A iniciativa contou com a presença do atleta Ivan Laranjo que, este ano, subiu ao pódio em Abu Dhabi, no World Festival Jiu-Jitsu Cham pionship, onde alcançou um brilhante, terceiro lugar.

Na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro há mais um workshop, desta vez em Belas, pelas 19h00, nas insta lações da Academia CCRD de Belas.

13 30 de novembro a 15 de dezembro 2022 Correio de Sintra
DR PUB

Cultura Cinco magníficos da Taça Barnabé

URD Sabuguense, o Clube Atlé tico de Pêro Pinheiro, a Sociedade Recreativa “Os Bem Entendidos” de Albogas, a Sociedade Recreativa União Aruilense e a Sociedade Recreativa “Os Alegres” de Maceira foram os vencedores da edição 2022 da Taça Barnabé.

A equipa de Sabugo dominou o escalão Escolinhas derrotando a SRD Negrais, por 2-1 e com indecisão no resultado até ao fim.

No Escalão I, a equipa de Pêro Pinheiro goleou (5-0) o GF “Os Camponeses” de Dona Maria e arrecadou o troféu.

No Escalão II, a Taça foi conquistada pelos “Os Bem Entendidos” de Albogas,

que venceram a SRU Aruilense, por 4-1.

No Escalão III, o troféu foi para a SRU Aruilense que foi mais forte e feliz na lotaria do desempate de grandes pena lidades, vencendo a SR “Os Alegres” de Maceira.

No escalão Femininos, a vitória coube à equipa de Maceira, que derrotou o CR Almornense por 2-0, num jogo emotivo e de pavilhão cheio.

Todos estes jogos foram disputados no Pavilhão do GDR “Os Lobinhos”, em Vale de Lobos, numa iniciativa que envolveu também a União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Mon telavar, no Concelho de Sintra.

Rúben Teixeira convocado para a Taça do Mundo de Sport Kempo

Depois de uma época brilhante onde conquistou tudo, o jovem Rúben Teixeira, atleta de Casal de Cambra, foi convocado pela Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo, para repre sentar Portugal nos dias 3 e 4 dezembro, na Taça do Mundo de Sport Kempo na Hungria.

Recorde-se, o atleta de Casal de Cambra (Sintra) é Campeão Nacional nas disciplinas de Semi-Kempo (14/15 anos); Light-Kempo; Ramble-Kempo. Na pre sente época desportiva o atleta venceu, também, o Campeonato Regional e a Taça do Mundo de Light Kempo, Semi Kempo e Ramble Kempo.

Sintra FestGym regressa em dezembro

A Câmara Municipal de Sintra organiza, no dia 10 de dezembro, o Sintra FestGym 2022 que acontecerá no Pavilhão Desportivo Municipal de Casal de Cambra, com entrada livre. O Sintra FestGym é um evento gímnico não competitivo, apenas demonstrativo, que contempla dois momentos distintos, a realização do Festival da Ginástica, às 16h00, e a Gala da Ginástica, às 21h00.

O evento pretende sensibilizar os munícipes para a prática des portiva como forma de melhorar a saúde e o bem-estar físico e mental, fomentar a prática no Concelho e motivar os atletas, professores e trei nadores a prosseguirem o trabalho desenvolvido.

Grupo "Feel It Crew" sagra-se Campeão do Mundo em "Adulkto Smallcrew"

AAcademia de Feel It Dance Com pany, representou Portugal e o Con celho de Sintra, no Campeonato de Hip Hop Unite Mundial, que decorreu em Óbidos de 27 a 29 de outubro, e sagrou-se Campeão Mundial da Categoria "Adulkto Smallcrew".

O grupo "Feel It Crew", constituído pelos bailarinos Ana Beatriz Pimenta, Carolina Mendonça, Filipe Santiago, Inês Antunes, Inês Nogueira, Márcia Lopes, Sara Capucho, Tânia Silvestre e o pro fessor/coreógrafo Fernando Lopes, foram os grandes responsáveis por este feito.

A Academia Feel It Dance Company esteve representada com 58 bailarinos, com idades entre os 9 anos e os 56 anos, distribuídos por várias categorias e por diversas faixas etárias. O evento contou com cerca de 700 atletas representando vários países, tais como Itália, Bélgica, África do Sul, Holanda, República Checa, Brasil, Nova Zelândia, Dinamarca e Por

tugal. De referir que os atletas estiveram dois meses a trabalhar arduamente para participar neste campeonato mundial, abdicando de outras atividades, para se focarem unicamente no treino, dando o melhor de si, cujos resultados são motivo de orgulho, em todos os grupos.

Feel It Crew (categoria smallcrew) - 1º lugar; Feel It Frenzy (categoria duo senior)2º lugar; Feel It Company (categoria mega crew adulto) - 4º lugar; Mini Feel It (cate goria megacrew cadete) - 4º lugar; Feel It Kotas (categoria senior) - 7º lugar); Feel IT Blast (categoria junior) - 8º lugar; Feel It Blastkids (categoria megacrew adulto)12º lugar.

14 Correio de Sintra 30 de novembro a 15 de dezembro 2022
DR