Page 1

Viva Mulher promove passeio pela serra gaúcha Atleta de Gravataí entre as vitimas fatais na Colômbia

Irga capacita servidores para Brigada de Incêndio 7

1

3

3

ICMS, GIA e Valor Adicionado é tema de palestra 10

QUARTA-FEIRA | CACHOEIRINHA, 30 DE NOVEMBRO DE 2016 | ANO IV | EDIÇÃO 958 | DIÁRIO

Município recebe Unidade Móvel Sesc de Cultura e Lazer nesta semana

12

Prefeitura vai implantar Protocolo Eletrônico Novo procedimento visa conferir maior agilidade, economia e transparência aos processos do município 3


QUARTA-feiRA, 30 de novembro de 2016 | variedades

2

2 QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | VARIEDADES

ARTIGO

Se o Estado não fizer alguém vai fazer

Impossível acreditar nessa tragédia, impossível acreditar no ocorrido, impossível acreditar que o avião caiu, impossível acreditar que atletas, seres humanos estavam nesse avião, impossível acreditar que essas pessoas deixaram suas famílias .. é IMPOSSÍVEL ACREDITAR!!! Hoje o Mundo chora, mas o céu se alegra em receber Campeões. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. #FORÇA CHAPE

Neymar Júnior

PREVISÃO DO TEMPO

@neymarjr Jogador

Nós, que vivemos de futebol, sentimos muita dor e uma tristeza profunda por vermos companheiros de profissão, no exercício de seu trabalho, ter seus sonhos interrompidos por essa tragédia. Que Deus conforte a todos e que dê luz e força para que sigam em frente.

Tite

treinador da seleção

Fonte: Climatempo

RADAR A italiana Emma Morano, última sobrevivente conhecida do século XIX e decana da humanidade, cuja dieta alimentar a base de ovos é comentada em todo o mundo, celebrou ontem 117 anos em seu pequeno apartamento de Verbania, norte da Itália. Morano nasceu em 29 de novembro de 1899, seu primeiro amor faleceu durante a I Guerra Mundial, se separou de um marido violento pouco antes da II Guerra Mundial e trabalhou até os 75 anos em uma fábrica de bolsas. Ela seguiu o conselho que recebeu de um médico quando tinha 20 anos e se alimentou durante quase um século a base de três ovos diários, dois crus e um cozido, com um pouco de carne e poucas frutas ou verduras.

InscrIções abertas para cursos técnIcos 2017 da epF A Escola Profissional Fundatec – EPF está com inscrições abertas para cursos técnicos com desconto de 12% na matrícula até o final de novembro. A oportunidade é para as áreas da Administração (EaD), Qualidade (EaD), Informática, com ênfase em desenvolvimento de software (presencial), e Enfermagem (presencial). As aulas iniciam em março de 2017. Com mais de 10 anos de tradição em ensino, a Escola já formou cerca de 40 turmas em seus cursos técnicos. A EPF é uma instituição sólida, que carrega os valores de sua mantenedora, a Fundatec, que há mais de 40 anos desenvolve pessoas e organizações com qualidade, compromisso e velocidade. A Escola Profissional está localizada na Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012, em Porto Alegre. Mais informações e inscrições pelo site epf.fundatec. org ou pelo (51) 3320-1059.

A reestruturação da máquina pública do Rio Grande do Sul proposta pelo governo estadual pretende extinguir diversas instituições e órgãos públicos, os quais, no entender do atual governo exercem funções que não são essenciais, podendo suspender suas atividades, dispensando milhares de servidores sem estabilidade. As três áreas prioritárias que devem ser beneficiadas com o corte de despesas seriam saúde, educação e segurança, porém nada do que foi proposto apresenta novidades em benefício destas áreas, sendo que a redução de despesas frente ao bilionário rombo no orçamento é muito pequena. Muitas das A Corag que atualpropostas têm mente imprime diversos documentos oficiais, entre como justificativa eles o Diário Oficial e os reduzir gastos, documentos de veículos mesmo em do DETRAN, caso extinta, deixará uma lacuna, estruturas que que será preenchida por tem receita empresas privadas na realização de tais serviços, própria e que porém na proposta não há não dependem menção do quanto será exclusivamente do gasto pelo governo nestas atividades. Tesouro do Estado Aliás, muitas das propara funcionarem. postas têm como justificativa reduzir gastos, mesmo em estruturas que tem receita própria e que não dependem exclusivamente do Tesouro do Estado para funcionarem. A demissão em massa de milhares de servidores trará para o mercado de trabalho mão-de-obra especializada em diversas áreas, mas que não será absorvida pela iniciativa privada, pois muitos já estão com idade avançada, surgindo, caso aprovadas as mudanças, um grande número de desempregados e famílias com problemas financeiros. Além disso, toda a estrutura de prédios e equipamentos também ficará obsoleta, muitos serão vendidos para a iniciativa privada, que assumirá muitas das funções públicas, aumentando a exploração imobiliária de diversas áreas hoje pertencentes ao Estado. Todo o foco está nas atividades do Executivo, porém há distorções nos outros poderes que continuarão a existir, não se fala em melhorar a fiscalização contra a sonegação, nem em retirar isenções fiscais de empresas que lucram muito, sem darem a contrapartida, via impostos para o Governo. Cabe salientar que pelo teor dos projetos, a economia apresentada não é tão substancial, nãos sendo mostradas alternativas para todos os serviços extintos, sendo certo que aquilo que o Estado deixar de fazer será assumido pelo privado, sendo possível o Estado vir a pagar pelos serviços executados.

Paulo Franquilin

Ten Cel BM, Jornalista e Escritor

whatsapp da redação 51 9415 3122


QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | CIDADE

Prefeitura vai implantar Protocolo Eletrônico

Novo procedimento visa conferir maior agilidade, economia e transparência aos processos do município O município de Cachoeirinha inicia um projeto piloto, nesta quinta-feira, 1° de dezembro, de Protocolo Eletrônico. Ele será utilizado para os processos que não tem documentos anexados, e já não terão mais uma via impressa, somente eletrônica. Em um primeiro momento, o preenchimento eletrônico se dará ainda no Protocolo Geral da Prefeitura. Em uma segunda fase, a ideia é que o cidadão possa preencher o Protocolo Eletrônico de qualquer lugar, pelo computador ou smartpho-

ne. Será possível acompanhar o andamento do processo na íntegra, inclusive o resultado. A secretária de Administração, Bianca Breier, salienta que o Protocolo Geral continuará existindo – mesmo após a implementação da segunda fase do projeto – e prestando o mesmo serviço de atendimento aos cidadãos que venham à Prefeitura. “A intenção é apenas otimizar o processo, tanto para os servidores, quanto para a população”, finaliza a titular da SMAd.

Rodeio do Mercosul é marcado por premiações e grande público

Milhares de pessoas prestigiaram o 21º Rodeio Internacional do Mercosul durante os quatro dias de evento realizado no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel. Provas campeiras, artísticas, bailes e expositores entreteram o público presente motivado pelo amor ao tradicionalismo. De quinta-feira (24) a domingo (27), visitantes, expositores e concorrentes desfrutaram de competições, shows e bailes, além da exposição de diversos produtos para venda. A atividade, que entregou mais de R$ 60 mil em prêmios, também movimentou o mercado de trabalho no município, pois mais de 250 pessoas trabalharam em diversos setores no evento. Secretarias da Prefeitura também ofereceram diversos serviços gratuitos. A presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura - Fundarc, Fernanda Fraga, falou sobre a interação dos competidores com o evento. "Estamos muito satisfeitos em ver que nessa edição do Rodeio, apesar de toda a crise que assola o país, a quantidade de competidores nas provas campeiras se manteve, enquanto nas provas artísticas aumentou. É essa interação que mantém vivo um dos maiores eventos do estado".

Viva Mulher promove passeio pela serra gaúcha

O programa Viva Mulher realizou,no dia 22 de novembro, um passeio de encerramento em Gramado e Canela. Cerca de 30 vitoriosas conheceram os pontos turísticos da cidade, como o Lago Negro, a Igreja Matriz, centro de Gramado entre outros. O passeio foi realizado em decorrência da suspensão

Irga capacita servidores para Brigada de Incêndio Um grupo de 32 servidores do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) participa, nesta terça-feira (29), do Curso de Formação de Brigada de Incêndio. O treinamento teórico ocorre na parte da manhã no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede administrativa do Irga, e o prático durante o turno da tarde na Escola de Bombeiros Coronel Inchauspe. A capacitação é organizada pelo técnico em Segurança do Trabalho da autar-

quia, Joel Pedra, e ministrada por oficiais do Corpo de Bombeiros. Os servidores que participam do curso estão lotados na sede administrativa, na Estação Experimental de Cachoeirinha e nos núcleos do Irga. Entre os temas abordados pelo treinamento estão prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e atendimento no local do acidente, entre outros. O Irga promove essa capacitação uma vez por ano.

das outras atividades frequentes no outubro rosa. A vitoriosa Eliane da Cunha Rolim está em tratamento contra o câncer e ficou emocionada quando conheceu a cidade pela primeira vez. "Não tenho palavras para descrever este lugar, foi tudo maravilhoso", disse.

Estavam presentes no passeio a coordenadora do Programa e Primeira Dama, Maria Sueli Souza Pires, juntamente com secretária do Programa Márcya Moreira, a psicológa Maria Luiza Cunha Rahde, a diretora da Cultura Sônia Tonolher, e as convidadas Marlene Teixeira e Adriana Stédile.

3


4

QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | GERAL

Giro Político

“Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas”. Lúcio Aneu Séneca, ou Sêneca (em latim: Lucius Annaeus Seneca – Nascido em Corduba, 4 a.C. — Felecido em Roma, 65) foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano.

Turra recebe título de Deputado Emérito Deputado constituinte, líder conhecido pela forte atuação em defesa do agronegócio e da agricultura familiar, autor de projetos que impulsionaram a economia gaúcha e figura admirada inclusive por seus adversários políticos. Esses atributos fizeram com que parlamentares aprovassem o nome de Francisco Turra como Deputado Emérito. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concederá o título nesta quarta-feira (30), às 14 horas, em Porto Alegre/RS. Estrada pavimentada Em sua trajetória pública, além de deputado estadual por duas vezes. Turra também foi prefeito de sua cidade natal(Marau), deputado federal, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ministro da Agricultura, entre outras passagens. Pai do deputado estadual Sérgio Turra, ele atualmente preside a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – que representa empresas e entidades das cadeias agroindustriais de aves, ovos e suínos de todo o Brasil. Aprovação dos colegas A concessão do título de Deputado Emérito ocorre a partir da indicação de um parlamentar e depende de aprovação de, no mínimo, dois terços dos deputados. A homenagem ocorre apenas uma vez por ano e já foi entregue a figuras como Pedro Simon, Paulo Brossard e Ibsen Pinheiro. A distinção, que destaca deputados com prestação de serviços relevantes ao Poder Legislativo, foi proposta pelo líder da bancada do Partido Progressista (PP), Frederico Antunes.

Da redação correiodecachoeirinha@gmail.com

Ato para simbolizar ingresso na justiça pela repatriação Prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Sul participam nesta quarta-feira (30/11), a partir das 10h, na sede da Famurs, de mobilização que marcará o ingresso dos municípios na Justiça Federal. As ações têm como objetivo garantir que as prefeituras recebam os valores correspondentes à multa paga pelos contribuintes na repatriação de recursos. A Federação estima que os municípios do RS possam receber R$ 356 milhões. Decisão foi na semana passada Na terça-feira (22/11), a União aceitou liberar a parcela dos Estados sobre a multa de 15% dos valores repatriados do exterior. A decisão aconteceu após ação coletiva dos governadores no Supremo Tribunal Federal (STF). "Esperamos que os municípios também recebam o percentual que têm direito sobre o total arrecadado com as multas da repatriação", reivindicou o presidente da Famurs, Luciano Pinto. A decisão de ingressar na Justiça foi tomada durante a Assembleia Geral de prefeitos no último dia 16/11. Os gestores municipais foram orientados pelo setor jurídico da Federação sobre os procedimentos legais. Os bilhões repatriados Pelas regras em vigor, os brasileiros que aderiram ao programa de repatriação, processo de regulari-

zação de recursos lícitos mantidos por brasileiros no exterior, tiveram de pagar 15% de imposto de renda e mais 15% de multa para regularizar os ativos que não haviam sido declarados ao Fisco. Com isso, o governo federal arrecadou R$ 46,8 bilhões entre imposto e multa. Condições para receber Porém, a legislação aprovada no Congresso Nacional prevê que estados e municípios só recebam uma parcela sobre a receita do imposto. As prefeituras receberam 24,5% do que foi recolhido. Os municípios gaúchos ficaram com R$ 356 milhões. Pela lei, no entanto, toda a arrecadação da multa ficaria com a União. Insatisfeitos com essa decisão, os governadores ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o repasse do percentual sobre as multas. Após decisão liminar da ministra do STF, Rosa Weber, favorável aos Estados, o governo federal acenou com a liberação dos valores aos Estados. STF favorece estados A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar a 23 Estados e mais o Distrito Federal para que a União deposite em juízo os valores correspondentes do Fundo de Participação dos Estados (FPE) questionados por essas unidades da Federação. Os

valores são correspondentes à multa prevista na Lei da Repatriação. Por ser uma decisão monocrática, as liminares concedidas pela relatora ainda terão de ser analisadas pelo plenário da Corte. O dinheiro que será depositado pela União na conta judicial ficará à disposição do STF até a definição do caso. Ainda não há previsão de quando as ações serão julgadas pelo tribunal. O que disseram governadores Um dos argumentos apresentados pelos governadores ao STF é que a proposta de lei da repatriação previa partilha da multa, mas o trecho foi vetado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Os estados alegam ainda que a Lei Complementar 63/1990, que regulamenta os fundos de participação de estados e municípios, prevê partilha não só do imposto de renda, mas da multa arrecadada em razão de atrasos no pagamento. Nas decisões proferidas pela ministra Rosa Weber, foram beneficiados os estados do Piauí, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Geais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e o Distrito Federal.

Nota Fiscal Gaúcha confirma sorteio Mais R$ 278 mil serão distribuídos para contribuintes cadastrados aa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) no sorteio que ocorre amanhã, quinta-feira (1º/12), na Secretaria da Fazenda. Mais de 9,2 milhões de bilhetes estarão na disputa pelo prêmio principal de R$ 50 mil, por outros 28 prêmios de R$ 1 mil e de

mais mil no valor de R$ 200,00. A plataforma da NFG ainda será utilizada por 182 prefeituras gaúchas, para a extração de seus sorteios locais. Com a extração referente ao mês novembro, o programa se aproxima da marca de R$ 3 milhões distribuídos entre mais de 10 mil cidadãos contemplados.

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

Filiado:

DIÁRIO Publicação da empresa Jornal Diário Oficial dos Municípios Ltda ME CNPJ nº 08.070.493/0001-48 51- 3497.1078 www.2mnoticias.com.br correiodecachoeirinha@gmail.com Registro nº 39987 do livro A-4 Tiragem: 8.000 exemplares Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6125. CEP: 94060-001 - São Vicente - Gravataí Fundação: 15 de janeiro de 2013

Diretor geral: Moacir Menezes Diretor Administrativo: Gabriel Diedrich

Diagramação: Jacson Dantas e Filipe Foschiera Redação: Lauro Pimentel e Filipe Foschiera


QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | GERAL QUARTA-feiRA, 30 de novembro de 2016 | GERAL 5

5

Temer sanciona lei que Governo flexibiliza regras do Minha Casa, Minha Vida retira obrigatoriedade de a Petrobras explorar pré-sal para pequenos construtores O Ministério das Cidades flexibilizou as regras do Programa Minha Casa, Minha Vida para pequenos construtores. Atendendo a uma reivindicação do setor, o ministro Bruno Araújo assinou portaria que aumenta o prazo de inscrição das empresas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e retira a exigência de construção apenas em áreas pavimentadas. A portaria altera as regras estabelecidas pelas portarias 160 e 539, publicadas em maio deste ano e que geraram forte reação dos construtores. Os empresários alegam que o prazo estabelecido para realizar a adequação como pessoa jurídica não era suficiente. A nova portaria estende o prazo para o final de 2018. Outra queixa era com relação à exigência de que o empreendimento deveria ser construído em área pavimentada. Junto com energia elétrica, esgoto e abastecimento de água, o asfalto estava entre os itens de infraestrutura básica necessários na área da obra a ser financiada pelo programa. Para os construtores, essa norma traria prejuízos econômicos, pois há muitos imóveis que já foram construídos antes da vigência da regra e não poderiam ser comerciali-

zados. Segundo o presidente da Associação dos Construtores do Estado de Goiás, Delermon Dias Marques, somente em Goiás 20 mil casas foram construídas antes da mudança nas exigências e não poderiam ser financiadas com recursos do Minha Casa, Minha Vida. O setor argumenta também que a nova mudança nas regras pode evitar a perda de empregos. “Sabemos por alto de uma estimativa de dois milhões de pessoas que são empregadas pelo setor, de forma direta ou indireta. Com a nova portaria, vários projetos vão ser desengavetados e podem gerar mais empregos”, disse Delermon. “Os pequenos construtores correspondem quase 30% do programa, um percentual muito alto. Em um momento em que o país precisa de grande

Hospital público para animais é inaugurado no RS Foi inaugurado neste final de semana o primeiro hospital veterinário público municipal do Rio Grande do Sul. Ele fica em Porto Alegre e foi bancado pelo empresário bilionário Alexandre Grendene - que doou R$ 7 milhões para a Unidade de Saúde Animal Victória (nome de uma das filhas do empresário). O empreendimento tem blocos cirúrgicos, consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, sala de recuperação para

150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. O funcionamento do hospital depende agora de burocracias locais. Depois que as licenças forem aprovadas, os procedimentos feitos na antiga unidade — localizada no mesmo terreno — serão transferidos aos poucos para o novo prédio, que está pronto e com 80% da aparelhagem entregue. A Secretaria Especial de Direitos Animais estima que a unidade receberá seus primeiros pacientes a partir de dezembro.

atenção para enfrentar a recessão e desemprego, eles são fundamentais”, defendeu o ministro Bruno Araújo. Sobre a preocupação com a perda de qualidade dos imóveis construídos, já que o mutuário pode receber imóvel em área não asfaltada, Araújo disse que o asfalto não é responsabilidade das empresas e sim do Poder Público. As novas regras incluem ainda mudança no conceito de empreendimento. Pelo novo texto, obras de uma ou duas unidades habitacionais podem serem consideradas como um empreendimento “Precisávamos adequar a portaria a realidade de um país continental, onde a realidade do interior do nordeste não é igual à região metropolitana”, disse o ministro. As mudanças serão publicadas hoje (30) no Diário Oficial da União.

Ao sancionar a lei que tira da Petrobras a obrigatoriedade de exploração do pré-sal, o presidente Michel Temer disse que as mudanças nas regras estão sendo feitas em benefício do Brasil. A nova legislação permite que outras empresas possam explorar a camada. "Sinto que estamos praticando um ato em benefício do Brasil, na medida em que permitimos outros setores, estamos também ampliando a margem de empregos", diz o presidente. Segundo Temer, a participação obrigatória

da estatal era "exagerada", pois a Petrobras tinha como objetivo a prosperidade econômica e, por isso, em certos momentos não teria objetivo explorar o petróleo. Atualmente, a estatal deve ter participação mínima de 30% em todos os consórcios de exploração de blocos licitados na área do pré-sal e na qualidade de operadora. As mudanças, aprovadas na Câmara e no Senado, têm como objetivo ampliar a entrada do capital privado na exploração. A Petrobras, no entanto, ainda terá a preferência para escolher os

blocos em que pretende atuar como operadora, desde que com a anuência do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), atendendo aos interesses nacionais. "Eu queria parabenizar o Congresso Nacional e ao presidente por darem oportunidade às empresas brasileiras de poder dividir riqueza nossa, dessa reserva extraordinária, desse polígono tão importante. [A lei vai] preservar e defender a Petrobrás e dá a ela direito de escolher", disse o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Legalização da maconha muda fluxo do tráfico entre EUA e México O tráfico de drogas entre o México e os Estados Unidos está invertendo o seu fluxo, após a legalização do uso recreativo da erva ser aprovada em mais quatro estados americanos. Durante a recente eleição presidencial norte-americana, vários referendos foram votados, como a pena de morte, o ajuste do salário mínino e a legalização do uso recreativo da cannabis - que foi aprovada nos estados da Califórnia, Massachusetts, Nevada e Maine. Além dessas quatro aprovações, a medida já existia em outros quatro estados americanos e na capital Washington. Além disso, a legislação quanto ao uso medicinal da planta já está

em vigor em 28 estados. O fato é que as decisões estadounidenses estão promovendo o contrabando da maconha americana principalmente para o México, que já tem sinais de rumos radicalmente diferentes. "É o que eu chamaria de contrabando inverso: agora a maconha vai dos EUA para o México", afirmou Bernando Ng Solís, presidente da Associação de Psquiatras Latinos dos EUA, durante uma conferência sobre "Drogas e Saúde Mental" no México. "É muito fácil conseguir maconha medicinal na Califórnia e há quem a traga para o México agora para consumo e para revenda aqui, depois de ter conseguido a erva legalmente nos

EUA", declarou Solís. O México é o maior produtor de maconha do continente americano e continua sendo uma indústria multimilionária dirigida clandestinamente por organizações criminosas. Enquanto isso, para uma boa parte dos EUA e em breve, provavelmente, o Canadá - onde em 2017 será votada a proposta de legalização - essa indústria cada vez mais demonstra que cairá nas mãos de empresários privados. Um estudo do Instituto Mexicano para a Competitividade (IMCO) considera que a legalização da maconha para fins recreativos em, ao menos, um quinto dos estados dos EUA seja um golpe formidável para os narcotraficantes do México.


6

JORNAL DE GRAVATAÍ/CORREIO DE CACHOEIRINHA | QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | ESPORTES

Jogos Municipais são cancelados Devido aos acontecimentos, a semifinal do municipal de futebol de salão - categorias de base, que aconteceriam na noite de ontem, no Aldeião, foi tranferida para a próxima terça-feira. As finais do futebol de salão - categoria de base e série A, que seriam realizadas amanhã, foram transferidas para a próxima quinta-feira. As semifinais do futebol de campo - veterano, que aconteceriam no próximo domingo também foram transferidas e serão realizadas no dia 11 de dezembro.

CENÁRIOESPORTIVO

Autoridades colombianas confirmam 71 mortos em acidente da Chape

Barcelona e Real Madri prestam homenagem

Às vésperas do grande clássico entre Barcelona e Real Madrid, neste sábado, as duas equipes se solidarizaram com a maior tragédia do futebol brasileiro. Antes dos treinamentos desta terça-feira, os jogadores realizaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da queda do avião que levava a Chapecoense para a decisão da Copa Sul-Americana, na Colômbia.

Encontradas caixas pretas do avião O ministro de Transporte da Colômbia, Jorge Eduardo Rojas, afirmou que as caixas-preta do avião, essenciais para saber o motivo do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense e jornalistas, foram encontradas. Além dele, o diretor-geral da Aeronáutica civil colombiana, Alfredo Bocanegra, divulgou uma imagem do que seria uma das caixas-pretas. "Com a caixa-preta não vamos perder nada. Qualquer coisa que falarmos agora será especulação. Os técnicos e especialistas já estão fazendo análises. Deem um tempo à investigação", ressaltou o ministro. Já o diretor da Aeronáutica Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra, destacou que "os documentos, os passaportes das vítimas, já estão nas mãos da polícia" e que agora eles ajudarão na identificação dos corpos.

Um avião que levava o time da Chapecoense, de Santa Catarina, caiu na Colômbia na madrugada da última terça-feira (29). A informação foi confirmada no início da manhã pelo Aeroporto José María Córdova, de Rionegro. A equipe seguia para Medellín, onde iria disputar hoje (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia. As autoridades colombianas confirmaram 71 mortos no acidente aéreo com delegação da Chapecoense. A tragédia ocorreu na madrugada desta terça-feira (29), na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Pelas redes sociais, a Unidade Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (UNGRD) da Colômbia informou o encerramento das buscas e os números. "Encerra-se a operação de busca e resgate: 71 corpos recuperados e seis sobreviventes", diz a publicação. Líder do grupo de busca da UNGRD, Carlos Iván Márquez

ressaltou: "O balanço é o seguinte: seis pessoas feridas e 71 pessoas falecidas, para um total de 77 pessoas. Balanço ajustado, visto que 4 pessoas não embarcaram de última hora". O voo teria 81 passageiros, mas quatro deles (Luciano Buligon, Plínio Arlindo De Nes Filho, Gelson Merisio e Ivan Carlos Agnoletto) não entraram na aeronave. "Pode-se dizer que esta é uma das operações mais rápidas que já fizemos, coordenadas como um sistema, com logística aérea, terrestre, de maquinário e humana. A Polícia Nacional, a Força Aérea, os organismos de socorro e toda a institucionalidade departamental e nacional, como um sistema, operou nesta ação de busca e resgate para mitigar a dor das família destas pessoas", prosseguiu Márquez. Entre as vítimas estão 19 jogadores do elenco catarinense, além de integrantes da comissão técnica, incluindo o técnico Caio Júnior. Diretores do clube e jornalistas também estão na lista de mortos. Alguns atletas da Chapecoense

organização

não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Na lista de convidados da Chapecoense para a viagem à Colômbia, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não estava no voo. Outros dois membros da delegação, Plínio Arlindo De Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, e Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, também não embarcaram, assim como o jornalista Ivan Carlos Agnoletto. De acordo com a Aeronáutica Civil da Colômbia, seis pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e os tripulantes Ximena Suarez e Erwin Tumiri completam a lista de sobreviventes.


JORNAL DE GRAVATAÍ/CORREIO DE CACHOEIRINHA | QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | ESPORTES

Tragédia na Colômbia

Atleta da Aldeia entre as vítimas fatais Dentre as vítimas fatais do acidente aéreo que abalou o mundo esportivo nesta terça-feira está o atleta gravataiense Filipe Machado. A notícia chegou aos familiares do zagueiro do Chapecoense ainda na madrugada de ontem. Ao G1, o pai do jogador, seu Osmar Machado, relatou como recebeu a informação, no dia em que completava 66 anos de idade: "Começou a tocar o telefone muito cedo e eu não quis atender. Hoje [ontem] é meu aniversário e achei que eram os meus amigos. Quando atendi, veio a notícia. No dia que completo 66 anos, vou enterrar meu filho de 32. Vê se tem cabimento isso", lamentou. Osmar também relatou que o filho estava feliz de estar jogando em Chapecó após uma temporada no futebol do Irã, onde não teria se adaptado. "Estava feliz da vida. Clube super organizado, com pagamento em dia. Super correto, muito legal", afirma. A felicidade de Filipe podia ser conferida nas redes sociais do gravataiense. Momentos antes de embarcar com a delegação do Chapecoense para Medellin, onde o time disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia, ele postou um vídeo no Instagram, gravado no interiro do avião que levava a delegação para a Bolívia."Vai começar a viagem para a Colômbia!", disse ele, sorrindo, mostrando outros jogadores da equipe no vídeo. "Acre, depois vamos para onde, Cadu?", perguntou a um colega.

7

Clubes vão ceder atletas para a Chape e pedem 3 anos sem rebaixamento Os principais clubes brasileiros iniciaram um movimento para reerguer a Chapecoense após o trágico acidente aéreo que vitimou 75 pessoas na madrugada desta terça-feira (29). Embora a prioridade seja a de prestar todo o apoio aos familiares, discussões em relação ao futuro esportivo do clube catarinense estão em curso. Os departamentos jurídicos dos clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados. Todos os principais clubes se manifestaram sobre a tragédia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha tudo com o diretor geral de competições, Manoel Flores. Internamente, o discurso na entidade é de que não é um assunto para ser tratado neste momento. Até o momento, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Portuguesa, Joinville, Coritiba, Vasco, Cruzeiro, Fluminense e Botafogo aderiram ao movimento. O Palmeiras anunciou que pedirá para atuar com a camisa da Chapecoense na rodada final do Brasileirão.

Atl. Nacional pede que Conmebol declare Chapecoense campeã

No fim, Filipe Machado mostra o jogador Josimar, o chamando de 'Josimito'. Josimar faz um sinal para a câmera, também sorrindo. O zagueiro de 32 anos iniciou sua trajetória profissional nas categorias de base do Internacional, em 2002. Nesses 14 anos de carreira, Machado teve passagem por times nacionais e internacionais, como o Fluminense, Esportivo, Macaé e o

Pontevedra, da Espanha. Neste ano foi contratado pelo Chapecoense. Filipe era casado. Deixa esposa e uma filha. Dom Feliciano emite nota de pesar Escola onde Filipe estudou, o Colégio Dom Feliciano emitiu nota de pesar na tarde de ontem lamentando o falecimento do antigo aluno. Confira na íntegra: "O Colégio Dom Feliciano lamenta o

falecimento de seu ex-aluno Filipe Machado que foi vítima de um acidente aéreo nessa terça-feira, 29 de novembro. Felipe foi nosso aluno da Educação Infantil ao Ensino Médio e foi aqui que deu seus primeiros passos no futebol, na categoria mirim de futsal. Hoje pertencia à equipe da Chapecoense, de Santa Catarina. O colégio solidariza-se com a família neste momento tão delicado".

Prefeitura de Gravataí declara luto de três dias O Prefeito de Gravataí, Marco Alba, declarou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do atleta gravataiense Filipe José Machado no trágico acidente aéreo ocorrido nesta madrugada. A Administração Municipal lamenta com profundo pesar a tragédia e se solidariza com as famílias e amigos dos atletas da Chapecoense, jornalistas, equipe técnica e

tripulação, em especial aos entes próximos do jovem Filipe José Machado. Conforme a nota da prefeitura, o jogador, que iniciou sua carreira nos campos gravataienses, era conhecido como batalhador, humilde, e dedicado em cuidar da família através do futebol. A Câmara de Vereadores começou o dia com suas bandeiras hasteadas a meio mastro..

A diretoria do Atlético Nacional solicitou à Conmebol que a Chapecoense seja considerada campeã da Copa Sul-Americana. As duas equipes fariam nesta quarta-feira o primeiro duelo das finais. "Por estarmos muito preocupados com a parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional pede à Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue ao Chapecoense como homenagem à sua grande perda e em homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que deixou o esporte em luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense: Campeão da Sul-Americana de 2016", apresenta a nota do time colombiano. A decisão do Atlético Nacional acontece em um período sublime do time colombiano. O Nacional é o atual campeão da Libertadores, o primeiro título do clube na competição.

CBF adia todas as partidas. Jogos foram remarcados Em decorrência do trágico acidente ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol, por meio de Resolução de Diretoria, decretou luto oficial por sete dias e informou o adiamento de todas as partidas previstas para o calendário do futebol brasileiro por este período: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil Sub-20. Confira as novas datas dos jogos: a) A partida de volta da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 21h45min. b) A rodada final da Série A do Brasileirão será realizada no domingo, dia 11 de dezembro, às 17h. c) A final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15min.


QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | ECONOMIA 8 QUARTA-feiRA, 30 de novembro de 2016 | ECONOMIA 8

Black Friday tem crescimento de 11% nas vendas, indica Serasa As vendas do varejo no último fim de semana (25 a 27), quando ocorreram as promoções da Black Friday no Brasil, cresceram 11% em comparação com a mesma data de 2015. O resultado superou os 9% de aumento nas vendas no ano passado em comparação

com 2014 registrado pela Serasa Experian. O levantamento é feito com base no nível de consultas ao banco de dados da consultoria. Foram comparados o número de acessos às informações oferecidas pela Serasa Experian realizadas no período de

25 a 27 de novembro de 2016 em relação às do período de 27 a 29 de novembro de 2015 e de 28 a 30 de 2014. O desempenho do comércio, incluídos shoppings centers e lojas de rua, indica, na avaliação da consultoria, que a Black Friday está

ganhando importância como data para o varejo nacional. Porém, a Serasa avalia que a alta no fim de semana de ofertas provavelmente significa uma antecipação das compras de Natal, o que pode resultar em um impacto negativo nas vendas natalinas.

Número de famílias endividadas volta a ter ligeira queda O percentual de famílias endividadas no Brasil chegou a 57,3% em novembro deste ano. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),

houve uma redução do número de endividados em relação a outubro deste ano (57,7%) e a novembro do ano passado (61%). Do total de endividados, 14,1% disseram estar muito endividados neste mês, índice superior aos 13,4% de novembro do ano passado.

Taxa de desemprego fica em 11,8% em outubro com 12 milhões de desocupados A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, ficou em 11,8% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é superior aos 11,6% do trimestre que terminou em julho deste ano e aos 8,9% do trimestre fechado em outubro de 2015. A população desocupada ficou em 12 milhões de pessoas no trimestre encerrado em outubro deste ano, praticamente o mesmo número do trimestre que acabou em julho de 2016. O contingente de desocupados é, no entanto, 32,7% maior do que em

outubro do ano passado, o que significa que há mais 3 milhões de pessoas procurando emprego sem sucesso. O contingente de pessoas ocupadas chegou a 89,9 milhões de brasileiros, 0,7% a menos (604 mil pessoas) do que em julho de 2016 e 2,6% a menos (1,3 milhão de pessoas) do que em outubro do ano passado. O número de empregados com carteira assinada no setor privado, estimado em 34 milhões de pessoas, apresentou quedas de 0,9% em relação a julho deste ano (menos 303 mil pessoas) e de 3,7% (menos 1,3 milhão de pessoas).

O percentual de inadimplentes, ou seja, de pessoas que estão com dívidas ou contas em atraso, chegou a 23,4% em novembro deste ano, taxa inferior aos 23,8% do mês anterior, mas superior aos 22,7% de novembro do ano passado.

Nova alíquota vai ajudar a reduzir déficit previdenciário O Plano de Modernização do Estado prevê a elevação da contribuição previdenciária de 13,25% para 14%. A nova alíquota vale para todos os servidores, civis e militares, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de todos os Poderes. A repercussão financeira estimada é de R$ 130 milhões anuais. A nova faixa - já adotada em outros estados e em estudo pela União - ameniza o grave e crescente déficit previdenciário. O secretário-adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, adianta que a tendência é os 14% sejam unificados nas previdências públicas em todo o país. Em 2015, a diferença entre as contribuições e o gasto com os inativos chegou a R$ 8,4 bilhões, de acordo com balanço orçamentário de 2015 da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). A projeção é que em 2016, a diferença chegue a R$ 9 bilhões. "Esse déficit é pago com tributos, e a sociedade já dá crescentes sinais de que não quer pagar mais esta

conta", afirma Kliemann. O déficit da previdência pública é considerado o maior problema estrutural do Rio Grande do Sul e compromete ao redor de 28% da Receita Corrente Líquida (RCL). A situação é bem mais grave que o comprometimento com a dívida do Estado com a União, renegociada este ano, que corresponde a 13% da RCL, com o desembolso de R$ 3,2 bilhões ano. Também impacta na folha de pagamento - mais de 55% do valor total destinado a pessoal refere-se a benefícios da RPPS/RS. Na busca do equilíbrio financeiro e atuarial da RPPS/RS, o Estado aprovou e constituiu o Regime de Previdência Complementar. Como a nova previdência vale apenas para novos servidores efetivos, empossados a partir de 19 de agosto de 2016, data da aprovação do regulamento do Plano de Benefícios da RS-Prev, a medida terá efeito a longo prazo. O limite de remuneração do servidor será o teto do INSS (hoje fixado em R$ 5.189,82) . Acima disto, o servidor deve inscrever-se no Plano da RS-Prev.

Definição da nova taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia hoje (30) provável redução na taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é de que o Copom dê continuidade ao ciclo de cortes na Selic, com redução da taxa dos atuais 14% ao ano para 13,75%.


QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | GERAL

Região Sul recebe R$ 9,1 milhões para compra de medicamentos Secretarias de saúde do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina poderão comprar medicamentos, que auxiliem, principalmente, no tratamento a pacientes com câncer, como: Hidroxiureia e Triptorrelina, a partir de recursos repassados pelo Ministério da Saúde, na última semana. No total foram mais de R$ 9,1 milhões liberados para o financiamento destes e de outros medicamentos que fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), dos quatro estados do Sudeste. O recurso também poderá ser utilizado na aquisição do Entacapona, indicado para o tratamento do Mal de Parkinson e do Riluzol, composto usado para o tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O Ministério da Saúde liberou mais de R$ 62,3 milhões, todos os estados e o Distrito Federal foram contemplados com os repasses destinados à compra de medicamentos do CEAF. Os estados do Sul dividem R$ 9,1 milhões do total; para a região Sudeste foram destinados R$ 39,6 milhões; para o Nordeste R$ 6,9 milhões; os estados do Centro-Oeste receberam R$ 5,2 milhões e o para o Norte foram destinados R$ 1,3 milhões. Além desses medicamentos e do Programa Farmácia Popular, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta cerca de outros 844 por meio de três componentes que compõe o Bloco de Financiamento da Assistência Farmacêutica Básico, Estratégico e Especializado. Este último garante à população o acesso a insumos com custos mais elevados, e que são subdivididos em dois grupos – o primeiro de compra centralizada pelo Ministério da Saúde e o segundo, com repasse federal para os estados. Outro componente do bloco de financiamento é o Básico (CBAF). Este é destinado a aquisição de medicamentos e insumos no âmbito da Atenção Básica à Saúde. A responsabilidade pela aquisição dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica é tripartite, ou seja, a União disponibiliza R$ 5,10 por habitante/ano, os estados, R$ 2,36 e os municípios, R$ 2,36. Os estados, o Distrito Federal e os municípios são os responsáveis pela seleção, aquisição, armazenamento, controle de estoque e prazos de validade, além da distribuição e dispensação destes medicamentos. Já os medicamentos que fazem parte do Componente Estratégico (CESAF) são de compra centralizada pelo Ministério da Saúde, porém, novamente, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pelo armazenamento, controle de estoque, prazos de validade, distribuição e dispensação. O Ministério da Saúde investiu, em 2015, R$ 15,8 bilhões na compra de medicamentos. Um aumento de 129% se comparado a 2010, quando foram gastos R$ 6,9 bilhões. Para 2016 a previsão é que mais de R$ 15,9 bilhões sejam destinados para a compra de medicamentos. Vale destacar que o orçamento deste ano ainda não foi fechado e que cresce anualmente.

9

A partir de janeiro Sistema do Detran dará 40% de desconto em multas

Informações divulgadas neste início de semana dão conta de que o Detran vai disponibilizar, a partir de janeiro, um sistema pelo qual o motorista que for autuado por uma infração de trânsito possa fazer o pagamento da multa com 40% de desconto. Após receber a comunicação da autuação, pelos Correios, o condutor poderá aderir à notificação eletrônica. Após fazer o cadastramento no site do Detran e optar pela via eletrônica, o motorista estará reconhecendo a infração e abrindo mão de defesa e recurso. O descon-

to de 40% se deve justamente ao corte do custo com a análise de processos recursais. O desconto estará disponível para autuações feitas por órgãos municipais e estaduais a partir de 1º de novembro. No primeiro momento, a opção estará habilitada para proprietários de veículos pessoa física, que respondem por 74% das infrações no Estado. A partir de 15 de fevereiro, os proprietários pessoa jurídica também poderão optar pela notificação eletrônica.

Brasileiro é o melhor caminhoneiro da América Latina Luís Carlos dos Santos, de 31 anos, é o melhor motorista de caminhão da América Latina. Natural de Salvador, o profissional derrotou os outros 11 condutores classificados para a final latino-americana do Scania Driver Competitions, e conquistou o tão desejado título. A disputa inédita contou com participantes de Brasil, Argentina, Chile e Peru. Santos levou pra casa um caminhão Scania Streamline R 440 6x2 zero quilômetro. As provas foram disputadas dias 26 e 27, sábado e domingo últimos, na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Cada um dos quatro países teve os três melhores motoristas classificados após meses de disputas em várias fases. O terceiro colocado foi o brasileiro Ruy Hermes Gobbi, de 49 anos e natural de São José (SC). O chileno

Valdiviezo (3º lugar) ganhou um prêmio de R$ 25 mil, e Gobbi R$ 15 mil, para compras em rede conveniada. Com emoção e orgulho, os três representaram seus países acompanhados de suas famílias, e foram reconhecidos pelo excelente trabalho que realizaram.

PUBLICAÇÃO LEGAL

ANUNCIE AQUI:

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CACHOEIRINHA

A Câmara Municipal de Cachoeirinha, por meio da

(51) 3497-1078

Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo, Convoca a população para Audiência Pública que se realizará no dia 01 de dezembro de 2016, na sala das comissões, às dez horas e trinta minutos, que tem como finalidade apresentar e discutir sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual para o exercício financeira do ano de 2017, o qual estima a receita e fixa a despesa do Município de Cachoeirinha.


10

QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | GERAL

Palestra sobre Câncer de Campanha Prato Próstata marca Novembro Azul Cheio arrecada Evento foi realizado durante a campanha de conscientização a respeito de 16 toneladas de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce alimentos Iniciativa estimulou a doação de alimentos não perecíveis em todo o Rio Grande do Sul

Na data em que se comemora o Dia Internacional do Câncer de Próstata, o Cesuca – Faculdade Inedi, por meio da Secretaria de Responsabilidade Social promoveu palestra sobre a Saúde do Homem, no dia 17 de novembro, no auditório da instituição. O assunto foi ministrado pela enfermeira convidada Paula Ferrarese Tavares. O evento foi realizado em prol do Novembro Azul, uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo da-

dos do Inca, o câncer de próstata, é a doença que mais assombra o sexo masculino em todo o mundo. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens: a cada 36 brasileiros, 1 morrerá de câncer de próstata. A enfermeira Paula Tavares, que também é Coordenadora Municipal das Políticas em Saúde da Mulher e do Homem, na Secretaria de Saúde do município de Cachoeirinha, ressalta que é fundamental alertar a comunidade acadêmica sobre este tema, já que alunos são multiplicadores de informações. “A ideia

é buscar conscientizar as pessoas e desmistificar o tabu em relação ao exame de toque retal”, revelou. A profissional de enfermagem alertou sobre a importância da realização de exames, como o de PSA (uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico), ultrassonografia de próstata e toque retal, que devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos. O encontro destacou, ainda, conceito, fatores de risco, sintomas, medidas preventivas e tratamento. Participaram acadêmicos, professores e comunidade.

A segunda edição da Campanha Prato Cheio, promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, arrecadou, durante todo o mês de outubro, 16 toneladas de alimentos não perecíveis. As doações serão entregues a 200 entidades sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc, beneficiando 11 mil pessoas. Durante as duas edições da campanha (julho e outubro), o total de donativos foi de mais de 30 toneladas de alimentos. A iniciativa, que integra o calendário de ações promovido pelo Sistema ao longo do ano, tem o objetivo de integrar a comunidade gaúcha para participar da Rede de Solidariedade formada por instituições sociais. Os pontos de coleta estavam localizados nas Unidades e Balcões Sesc e Senac, em sindicatos filiados à Fecomércio-RS e em empresas parceiras. O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs. com.br/mesabrasil

Após concluir curso a distância no Senac, aluna reinventa carreira profissional Há 10 anos afastada dos estudos e desempregada. Esse era o quadro vivenciado pela gaúcha Eliane Schumacher Martins, cuja realidade se confunde com a de muitas pessoas pelo país – em setembro, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) identificou cerca de 12 milhões de desempregados. A experiência da jovem de Camaquã (RS), porém, mudou e foi na contramão dessa estatística. Tudo porque em 2012, ela optou por ingressar no curso Técnico em Marketing a distância ofertado pelo Senac EAD. Naquela época, então como aluna da primeira turma do curso, Eliane havia fechado recentemente seu mercado na pequena cidade rio-grandense. Estava “falida”, conforme recorda. “Ela começou o curso numa situação complicada, mal falava em público, muito insegura”, lembra Giancarlo Giacomelli, naquele período tutor dos estudantes que uma vez por semana aplicava aulas presenciais do

curso técnico no Senac em Porto Alegre. “Logo de cara”, diz Eliane, gostou do formato de estudo a distância do Senac. Além da flexibilidade e metodologia de ensino da instituição, tinha ainda um ponto fundamental segundo ela: “não havia necessidade de deslocar-se de uma cidade à outra”. Este benefício do EAD a fazia economizar 140 km de estrada entre a capital gaúcha e Camaquã. “Pela primeira vez, tive a vantagem de estudar em uma grande instituição sem gastar o pouco recurso que sobrara em transporte”, avalia. O ingresso ao Técnico em Marketing nem por isso foi fácil. A estudante da pequena cidade não tinha naquele período nenhuma graduação universitária e estava com 38 anos. “Havia feito contabilidade, mas parei”, afirma. De acordo com esses elementos e ainda abalada pelo fechamento do seu comércio, faltavam expectativas. Mas foi aula a aula, dia a dia, com incentivo de grupos de

alunos on-line que Eliane Schumacher finalmente “encontrou o que queria”, relembra. A então estudante “colocou a mão na massa”, e por meio das aulas de Técnico em Marketing aprendeu a colaborar em planejamentos e na realização de estudos de mercado. À tela do seu computador, ela recorda que também aprendeu trabalhar ações de promoções, executar e gerenciar planos de vendas. “Além disso, aprendi estruturar estratégias voltadas ao relacionamento com clientes e fornecedores”, comemora Eliane, satisfeita quando elenca o progresso obtido em apenas dois anos de estudo a distância. Transformada pelo EAD Formada técnica em marketing e confiante àquela altura para recomeçar profissionalmente, a gaúcha avalia a trajetória que nas próprias palavras “valera a pena e o investimento”. “Logo após a conclusão do curso, fui contratada em

um grande supermercado da cidade”. E não era apenas isso: “depois de entender de estratégias, estava apta a liderar uma equipe de 40 pessoas, porque aprendi ainda ter autonomia e saber correr riscos, lidar com diferentes culturas e competências humanas, dar retorno à empresa”, relata. Bem empregada como gerente administrativa no setor de padaria e confeitaria do supermercado, a gaúcha tomou gosto pelos estudos e não quer parar por aí. Desse modo, ela está no último semestre de Administração de Empresa e, para o próximo ano, pretende fazer pós-graduação em Gestão de Pessoas no Senac. “Foi difícil recomeçar e não teria êxito sem formação técnica. Por isso, vou continuar e aproveitar o máximo dos estudos, me tornar uma profissional cada vez mais qualificada”, resume a rio-grandense, atualmente com 42 anos.


QUARTA-FEIRA, 30 de denovembro novembro 2016 | ENTRETENIMENTO QUARTA-feiRA, 30 de de 2016 | entretenimento 11

11

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

As Nações Unidas (sigla) Consoante Terreiro (Rel.) de "rua"

Caminhão e carreta Aumenta a fortuna

O atual Ensino O poder Médio (BR) de compra Em com- Letra do (Econ.) panhia de plural

Enxergou; observou Som da vaia Hot (?), cachorroquente

(?) Grimaldi, atriz Refeição da noite O "manual" do remédio

Ana (?), cantora brasileira

Leonardo Vieira, ator

A "voz" da vaca Sucede ao "M"

Órgão de proteção ao crédito (sigla) Ritmo baiano União (fig.)

E, em inglês

Do lado de fora Buenos (?), cidade

155, em algarismos romanos

(?) Mort, personagem de Verissimo

Utensílio de mesas de restaurantes Canto de certos pássaros

P

I

O

Consumir (o jornal) Multidão (fig.)

A ave como o sabiá

O que se prepara para uma refeição

Indicador de direção do carro Carta do baralho Cão de montanha

A da esmeralda é verde

Relativo ao nariz O dobro de cinquenta Sílaba de "tribo"

Antes de Cristo (abrev.)

Nívea Stelmann, atriz

(?) de cotovelo: despeito por amor

Montantes de dinheiro

3/and — axé — dog. 4/ceia. 5/massa. 6/canora. 7/saleiro.

BANCO

"Do Seu (?)", sucesso do Jota Quest

Aécio Neves, político brasileiro

(?) Supremo: Deus

40

Solução S

Ã

S B C V

V E I C U L O S P E S A D O S

O N R I U L C E L A V A E X A L E I O R C E T A S N C O B E R O M A

A Q U U I A S P I T E I R V O M A A S S N A S

S E C E D O G M U C N A N D R N O O G L E R I D A N U A L A C R D O D O R

HORÓSCOPO Os contatos com pessoas e empresas estrangeiras, serão mais frequentes, assim como as viagens internacionais. O momento é ótimo para a meditação.

Um novo projeto pode ser negociado, assim como a possibilidade de um novo contrato. Fique atento a novas oportunidades.

Estará voltado para suas emoções, decidido a deixar pessoas e sentimentos nocivos para trás. Pode ser sentida, como uma fase de limpeza.

Período é bom para a reorganização das finanças. Um projeto, envolvendo o aumento de seus rendimentos e lucros, pode ser negociado e aprovado.

Uma sociedade ou parceria comercial pode começar a ser negociada. Um bom acordo, entre partes, pode ser firmado.

Um novo projeto pode ser negociado ou aprovado neste período, e colocado em prática, prometendo trazer crescimento e expansão.

Você pode ser convidado para participar de um novo projeto ou mesmo para um novo emprego. O período é ótimo para os cuidados com a saúde.

O momento é ótimo para começar a planejar um novo projeto, pessoal ou profissional. Aproveite este momento de interiorização, para meditação.

É possível que você comece um projeto que exija um trabalho criativo de sua parte. Dedique-se a ele, sem receios. O relacionamento com os filhos melhora.

O crescimento pessoal e profissional, chegam unidos a esse projeto. Um novo contrato, com uma grande empresa, pode ser firmado.

Você pode distanciar-se da vida social priorizando a vida pessoal e doméstica. O momento é ótimo para promover almoços e reuniões para amigos.

Um novo projeto que você faz parte, pode ser aprovado. Um convite, para uma nova equipe de trabalho ou mesmo uma promoção podem acontecer neste período.

Maitê Proença gravou um vídeo nesta terça-feira (29), para lamentar a tragédia com a equipe da Chapecoense (SC) e 21 jornalistas brasileiros. "Todo o mundo sabe que o meu time de coração é o Botafogo, mas o segundo passou a ser a Chapecoense, sabe-se lá por quê. Amor não tem razão. Primeiro, eu gostei da sonoridade da palavra Chapecoense, achei aquilo bonito, depois fui ver uns jogos e gostei dos meninos em campo, e em seguida vocês me deram essa camisa linda. E aí o amor aumentou", disse a atriz. "A Chapecoense existe há 43 anos, mas para mim ela existe há dois. Nestes dois anos, vocês me deram alegrias e muitos motivos de orgulho, vocês são demais", completou.

Maitê Proença grava vídeo com camisa da Chapecoense e lamenta tragédia


12

QUARTA-FEIRA, 30 de novembro de 2016 | CONTRACAPA

Cachoeirinha recebe Unidade Móvel Sesc de Cultura e Lazer nesta semana

A partir desta quinta-feira (01/12), a comunidade de Cachoeirinha poderá participar das ações gratuitas da Unidade Móvel Sesc de Cultura e Lazer. A RecreArte fica até domingo (04/12) no Parcão da cidade (Av. Monteiro Lobato, 155). A programação conta com espetáculos de teatro, mágica e dança, contação de histórias, jogos e brinquedos infláveis. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Sesc Cachoeirinha (Av. João Pessoa, 27) pelo telefone (51) 3439-1751, no site www. sesc-rs.com.br/cachoeirinha e na página www.facebook. com/sesccachoeirinha.

A estrutura da RecreArte tem carroceria medindo 12m x 2,6m, tampa lateral tipo “Palco” com medidas de 7,5m x 2,5m. Desde o início do projeto, há três anos, cerca de 550 mil atendimentos já foram realizados durante a passagem da Unidade Móvel por mais de cem cidades do Estado. A proposta do projeto é agregar as inúmeras atividades já oferecidas pelo Sesc, porém de maneira itinerante pelo Rio Grande do Sul. Confira, abaixo, a programação completa da Unidade Móvel em Cachoeirinha. Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no

Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais e 23 Balcões Sesc/Senac. Saiba mais em www. sesc-rs.com.br.

::: PROGRAMAÇÃO RECREARTE – CACHOEIRINHA - DE 1º A 4 DE DEZEMBRO 01/12 - Quinta-feira 9h - Espetáculo “Coco Verde e Melânica” – Cia Crakety 10h - Espetáculo “O Grande Susto” - Projeto MAI com oficina de teatro na EMEF Portugal, profº Ivan Barbosa 10h30 - Parque de Infláveis e espaço Bebeteca 14h - Espetáculo “Coco Verde e Melânica” – Cia Crakety 15h - Atividades físicas/ laborais – Sesc Cachoeirinha

15h30 - Parque de infláveis e espaço Bebeteca 02/12 - Sexta-feira 9h - Contação de histórias “Volta ao Mundo” - Rosane Castro 10h - Atividades de leitura – Sesc Cachoeirinha 10h30 - Parque de infláveis e espaço Bebeteca 14h - Contação de histórias “Volta ao Mundo” - Rosane Castro

15h15 - Apresentação de dança - Projeto MAI com oficina de dança na EMEF Deolinda, profª Lu Bento 15h30 - Parque de infláveis e espaço Bebeteca 03/12 - Sábado 15h às 18h - Parque de infláveis e espaço Bebeteca 15h - Mateada - Maturidade Ativa e Sesquinho 16h - Espetáculo “O Menino do Dedo Verde” – Cia

Crakety 16h45 - Espetáculo de dança com Escola Daiene Weiss 04/12 - Domingo 15h às 18h - Parque de Infláveis e espaço Bebeteca 16h - Espetáculo de mágica com Bruno Mariotti 17h - Espetáculo de dança com Escola Daiene Weiss 18h – “O Fole Humano” – coordenação Sérgio Nardes

Quarta-feira | Cachoeirinha, 30 de novembro de 2016 - ANO IV | Edição 958  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you