Issuu on Google+

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 78 - 29 de setembro de 2013

além da visão CrIanças que não enxergam poderão ler o suplemento

livro estreia na literatura infantil PÁG. 6

em braile

PÁGs. 4 e 5

sudoku encare o desafio da matemágica

Foto: Nalva Figueiredo

PÁG. 7

na cidade Como viver de forma sustentável PÁG. 8


Maior felino do mundo Essa “fofura” entrou para o Livro dos Recordes 2014 como o maior felino do mundo. Ele é filho de um leão macho e de uma tigresa, chamado de “ligre”. Pesa 418 quilos e tem 3,3 metros de comprimento. Seu nome é Hercules, ele vive na reserva Myrtle Beach Safari, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

+

2

LIVROS

Paraíba, 29 de setembro de 2013

Você ainda não aprendeu a ler? Então esse livro será super legal para você! A história é contada só por ilustrações e você vai descobrir porque o gato e o porco eram diferentes!

Decifre meu título

DESAFIO!

Pesquise a alfabeto braile e veja no títilo a cima qual o nome do livro!

Ganhadora!

_ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _ _ _ ________

Emilly Ellen dos Reis Chianca da Silva, de 10 anos, decifou o enigma da edição passada e levou o livro “A menina Cláudia e o rinoceronte”, de Ferreira Gullar, José Olympio Editora. Ela vai fazer boas leituras, parabéns!

ARTE

Rafaela Dantas Coelho da Costa, tem 8 anos e estuda no Ceduc. Com o desenho dela fazemos uma homenagem ao Dia da Árvore, 21 de setembro!

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo e-mail: correiocrianca@correiodaparaiba.com.br, ou envie para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

correio crianÇa ,

Suplemento infantil quinzenal do

Apoio:

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal Correio Comercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Artes anúncios Vania Flor | Colaborador Especial Chico Augusto | Contato correiocrianca@correiodaparaiba.com.br


Paraíba, 29 de setembro de 2013

Recorte esse cupom, apresente na bilheteria e ganhe 50% de desconto na inteira!

3 teatro

50%

de d esc ont o NA I NTE IRA

Chapeuzinho

Eng Ordou

É uma história diferente e você vai curtir! Durante a aula, a professora propõe a organização da semana de Ciência, Cultura e Arte. Então os alunos bolam uma peça de teatro... a “Chapeuzinho engordou”! Local: Teatro Ednaldo do Egypto Dias: sábados e domingos (outubro) Hora: 17h - Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 estudante - Informações: 8750-7634

ARQUITEXTURAS A Estação das Artes promove um aula sobre “Estruturas Modulares”, a primeira parte com a projeção do vídeo “Arquitexturas” do designer argentino Sergio Bilous, onde os participantes aprenderam os conceitos básicos de “Estruturas Modulares”, mais uma exposição de fotografias da área temática. Na segunda parte e uma oficina ministrada pelo designer, onde os participantes realizam uma estrutura modular. A atividade é gratuita, para público em geral e escolas. Deve ser agendada. Mais informação na Estação Cabo: (83) 3214.8303 - 3214.8270


AlfAbeto brAIle

fotos: Nalva figueiredo e gabi Magliano

4

l e v í s s o Ép ( VI ) VER com

Para ler e escrever a pessoa com deficiência visual usam o alfabeto braile, um sistema de leitura com o tato inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris.

” s o h l o s o “outr )

As letras, os números, os sinais matemáticos, a pontuação e até as notas musicais são indicam por pontos em alto relevo. Assim, é possível ler e escrever “enxergando” com as mãos.

dio

Colaboraram: gabi Magliano e bruno emí

“Nenhum preconceito é maior do que a vontade superá-lo”

Eu já sei andar por aqui, mesmo sem ajuda. Já aprendi onde são os lugares das salas

Vítor Rafael Figueiredo, de 12 anos e Heloísa Vitória Moura, de 9 anos, se deslocam com auxílio de barras nos corredores. Eles estão aprendendo a usar a bengala, um instrumento que facilita a caminhada em qualquer lugar.

A frase está na entrada do Instituto dos João Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, em aluPessoa, onde cerca de 30 crianças têm r vive a as especializadas para aprenderem visem enxergar. A pessoa com deficiência faer, sual tem outros meios para ler, escrev zer contas... Até para se locomover!

CoMo É eSCrIto Para escrever são usados a reglete e punção, através do qual a letra é marcada em alto relevo no papel, como Felipe está fazendo na foto. Também existe uma máquina de escrever especial e impressoras em braile.

Antônio Lucas Silva dos Santos, de 12 anos, aprendeu a ler em braile a agora lê a matéria do Correio Criança impressa nesse alfabeto.


Paraíba, 29 de setembro de 2013

5

NA eSColA As crianças frequentam a escola normalmente. Nos colégios onde não têm professores que lêem Braile, as tarefas são trazidas para o Instituto onde são avaliadas. Vítor estuda no Colégio Primeiros Passos e tem bastante amigos. Eu tenho sonho de ser locutor de rádio ou apresentador de televisão. Por isso tenho que estudar. Os dias na escola são normais, eu assisto às aulas, brinco e faço as tarefas do colégio com ajuda da professora Aldenora Costa aqui do Instituto.

teCNologIA AdAPtAdA O computador é um gr ande “amigo” para pessoas com de ficiência visual. Existem pr mas leitores de tela, qu ograe identificam as palavras e emite m “Nós usamos alguns jogo sons. s gógicos para ensinar as pedacrianças a mexer no computado r”, disse o professor Gilson Batis ta Souza, que é cego de nascença . Manuele Vitória da Silva, de 5 anos, aprende as letras do alfabeto ouvindo o computador e se familiariza com a tecnologia.

Os alunos assinam a lista de chamada com a digital do polegar! O professor Antônio orienta Heloísa

A partir dessa edição, o Correio Criança terá exemplares em braile. A vice-presidente do Instituo dos Cegos, Ana Lúcia Leite, amou a iniciativa!

MAIS rÁPIdo do QUe CAlCUlAdorA O soroban é o nome dado ao ábaco japonês, um instrumento de origem chinesa, levado para o Japão em 1600. Cada coluna representa uma unidade, dezena e centena. É possível fazer cálculos através dele.

Os repórteres teens do Correio Criança, Gabi e Bruno também aprenderam muito fazendo essa matéria!


Paraíba, 29 de setembro de 2013

6

Salomão, o elefante Estreia na literatura Infantil e Juvenil

Marilia Arnaud Escritora paraibana escreve seu primeiro livro para crianças pela editora Off-Flip. A obra já se encontra nas livrarias!

Flávio Tavares Artista plástico também tem a primeira experiência em ilustrar uma obra infantil. Confira!

ATENÇÃO Fotos: Divulgação

Os alunos do Colégio Intensivo deram uma aula sobre como se comportar no trânsito. Eles participaram da Semana do Trânsito, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, e conversaram com a população. ALguMAs DICAs quE A gALErA DEu pArA “o pEDEsTrE” A principal regra é ver e ser visto. Andar pela calçada e afastado da rua. Se não há calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto. Se estiver carregando sacolas, procure deixá-las para o lado oposto ao da rua. Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido ou correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas. O pedestre deve estar sempre atento para poder parar a qualquer momento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o transito é a maior causa de morte entre os jovens hoje no Brasil.


Paraíba, 29 de setembro de 2013

7

É hora de mostrar que você é fera na Matemágica! Para começar descubra os números que estão faltando. Lembre-se que eles não se repetem!

B

3

1

2

3

2 1

9 2

5 7

8 1 6

Mande um e-mail para: falecorreiocrianca@gmail.com

Respostas 3

Vamos co nh o SUDOK ecer U? Ele é um diagrama nove esp pequeno aços em c c a da quadr om às vezes ado, são p um grand osicionados para que formar eq preenche uadrado. O obje tivo r os sem repe diagramas meno é res tir núm ser usado eros, podendo s os núm eros de 1 até 9.

4

3

B

2

3

cê, deverá usar Nesse desafio, vo 1, 2 e 3 para s apenas os número eros de cada úm que a soma dos n ja sempre 6 linha ou coluna se

1

3

rá Agora você deve úusar apenas os n e d meros de 1 a 9, a m maneira que a so e ir em qualquer d re ção tenha semp o mesmo valor

2

1

A

A


Vitória, Fábio, Bruno, Mariana, Davi, Erick, Laís, Maria Eduarda e Sabrina, todos do 6º ano, apresentaram um na escola dois tipos de cidade

8

Paraíba, 29 de setembro de 2013

FullGAMES

GTA V em busca de uma cidade sustentável A galera garantiu que uma cidade sustentável pode ser construída assim: Consumismo

Será que realmente PRECISAMOS das coisas que QUEREMOS comprar?

Consumo sustentável Os recursos naturais do Planeta (a água, o ar puro, os combustíveis fósseis), podem esgotar.

Poluição do Ar

3r’s

Poluição dAs águAs

É causada pelos gases tóxicos como os que saem dos veículos, das fábricas, das queimadas e outros. O ideal é regular as máquinas para que funcionem sem poluir o ar.

Reduzir. Reutilizar. Reciclar. São atitudes que todos podem assumir!

Às vezes, indústrias ou moradores jogam esgotos sem tratamento nos rios. E até o solo contaminado polui os lençóis freáticos (água que existe por baixo do solo).

lixo nAs ruAs

lixo x resíduo Você acha que tudo que você não usa mais é lixo? Não é bem assim. Depois da indústria produzir um produto e de você usá-lo, o que sobra é resíduo e pode ser reciclado.

Lugar de lixo é no lixo. Guarde a embalagem do bombom e coloque no lixo quando encontrar um!

ColetA seletivA

ConheçA!

Os resíduos são divididos em: papel, vidro, metal e plástico. O lixo orgânico é recolhido e destinado ao aterro sanitário.

O Aplicativo “Olha isso, Limpinho”, da Emlur, está diponível para IOS, APP Storre e Play Store!

Por João Jr. psicologojp@yahoo.com.br

A franquia GTA é famosa no universo gamer e neste mês houve o lançamento de GTA V, o game mais esperado desde 2011. Jovens e adultos do mundo todo pararam em setembro para jogá-lo, só nos 3 primeiros dias do lançamento foram arrecadados mais de 1 bilhão de dólares em cópias vendidas. Faixa etária é de 18 anos Mas GTA não é um jogo adequado para crianças, o jogo é um “mundo aberto”, ou seja, o jogador tem a liberdade para fazer o que desejar, principalmente cometer delitos, como roubar carros, assaltar, matar inocentes, vender drogas, entre outros. O objetivo é acumular riquezas e planejar seis grandes assaltos... Em uma das fases houve muita crítica, pois o jogador deve torturar um informante para obter informações e completar a missão. No modo multiplayer você pode jogar online com até 16 pessoas para apostar corridas, cometer delitos ou jogar o deathmatch (mata-mata).

Você sabia... Que no Brasil uma grande parcela dos jogadores de GTA são adolescentes de até 13 anos? A Fullgames chama a atenção dos pais. O GTA V é famoso nas redes sociais e também em estudos sobre games e violência. E pra galera, antes de jogarem, conversem com seus pais, esse é o caminho!


Correio Criança - Edicao 78