__MAIN_TEXT__

Page 1

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 74 - 4 de agosto de 2013

mistério quem estará levando a Barreira do Cabo branco embora? Descubra com A turma do Scooby!

60 anos jornal Correio iniciou em 1953 PÁG. 2

PÁGs. 4 e 5

histórias contação da rua na praia de tambaú PÁG. 6

arte em tecido ideias para mudar o visual PÁG. 8


60 ANOS CONTANDO HISTÓRIAS

Amanhã, no mesmo dia do aniversário de João Pessoa, o Jornal Correio da Paraíba vai completar 60 anos. Tudo começou em 1953, quando o empresário Francisco Teotônio Neto fundou o Jornal Correio. Naquele tempo se usavam máquinas de linotipo para impressão do jornal. “A invenção dessa máquina foi a base da revolução no meio impresso, principalmente o jornal”, informou Walter Galvão, editor Geral do Correio da Paraíba. Hoje, o Jornal Correio faz parte do Sistema Correio e reúne diversas mídias:

+

2

LIVROS

Paraíba, 4 de agosto de 2013

Esse é um modelo de linotipo usado antigamente, conservado em frente ao Sistema Correio. Foi inventado em 1886 e funcionava fundindo, em blocos, cada linha de caracteres.

13 emissoras de rádio (AMs e FMs) 2 emissoras de televisão (TV Correio e RCTV) 2 jornais (Correio da Paraíba e Jornal JÁ) Revista Premium Portal Correio Sites Correio Vendas e Correio Auto

PARABÉNS!!!

ARTE

Rebeca Costa adora música. E com esses instrumentos podemos cantar “Parabéns a Você” para o Sistema Correio de Comunicação e pra cidade de João Pessoa.

Marcinho tinha 7 anos quando começou a fazer várias perguntas sobre o Planeta Terra: “Imagine se ficássemos sem água?” “Mãe, será que existem planetas iguais à Terra no universo?” “Como se chamam as pessoas que protegem e cuidam dos animais?” Quem tentou responder a essas perguntas foi sua mãe. Assim, Marcinho descobriu que 70% do globo terrestre é formado por água! Você pode ganhar esse livro!

Descubra o título _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Envie as respostas para: correiocrianca@correiodaparaiba. com.br LEGENDA DO CRIPTOGRAMA Com o seu nome, A L U o nome de um D N T responsável e G E X o telefone. I P Boa sorte!

EU GOSTO DE PRESERVAR Concurso de Redação em breve! O Correio Criança está preparando o grande concurso de redação “EU GOSTO DE PRESERVAR!” Prepare-se para participar e já vá pensando no tema: “por que preservar o meio ambiente?” Você poderá ganhar prêmios super divertidos!

correio crianÇa , e-mail: correiocrianca@correiodaparaiba.com.br ou Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo envie para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

Suplemento infantil quinzenal do

Apoio:

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal Correio Comercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Artes anúncios Vania Flor | Colaborador Especial Chico Augusto | Contato correiocrianca@correiodaparaiba.com.br


Paraíba, 4 de agosto de 2013

Em Campina Grande

Muitas histórias para ouvir

Scooby e o Mistério do Farol Cabo Branco Montagem da Cia. Cara Dupla de Teatro, divertida, intrigante e... Misteriosa! Não perca!

Na Clube Ludi tem contações de histórias todos os sábados! A contadora Camila Melo e o músico João Júnior dão um show de criatividade. Não perca!

3

teatro

Local: Loja Clube Ludi, Shpopping Luiza Mota, Campina Grande Às 11h e às 17h. Informaçoes: (83) 3337-6246

Local: Teatro Ednaldo do Egypto – Ru a Maria Rosa, 284, Man aíra Hora: 17h

Elenco: Alexandra Oliveira, Estefane Dantas, Mariana Petite, Danny Barbosa, Romilson Rodrigues, Judson Magnus, Romildo Rodrigues . Produção: Romildo Rodrigues e Iovani Ribeiro Direção Geral: Romildo Rodrigues. Informações: (83) 8703-4334

‘‘Troca de Livros e Conhecimentos’’ A biblioteca da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, está com um acervo de mais de 1.400 livros e agora um deles você poderá levar para ler: O visitante faz um cadastro

e troca um livro seu por outro da bilbioteca. Os estudantes podem fazer empréstimos, caso não tenha um para trocar. Sala de práticas educacionais, ao lado do estacionamento.

As trocas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

VENCEDORES

quizz

O cavaleiro solitário Os 05 pares de ingressos vão para: Monique Rafaela Aragão Anna Beatriz João Pedro de Sousa Pires Igor Rique da Silva Sousa Carolina Pereira

“Uma viagem a Portugal” Gianna e a irmã Maria Fernanda Severo pesquisaram o significado em português de Portugal das palavras e acertaram! Brazuca é Brasileiro – e será o nome da bola que será usada na Copa do Mundo 2014! Apelido é sobrenome Bestial é como “o nosso ‘irado’, muito legal, maravilhoso, bacana, ao contrário do seu significado no Brasil, que é: próprio de besta; estúpido, errôneo, absurdo; brutal, grosseiro; feio, repugnante, imoral.


Roteiro (Nome):_______________________________________________ - Telefone:______________

4

O Mistério do Faro

A turma do Scooby foi chamada com urgência para descobrir um terrível mistério: o sumiço da Barreira do Cabo Branco. O que terá acontecido com a grande porção de terra que existia em frente ao Farol do Cabo Branco, anos atrás?

Salsicha, Scooby, Velma, Daphne e Fred chegaram em João Pessoa, Capital da Paraíba, para solucionar esse mistério... Agora, continue a história, preenchendo os diálogos nos balões.

Personagens: Salsicha (Romildo Rodrigues) - Fred: (Romilson Rodrigues) - Velma (Sté Desenhos: Reprodução da internet - Desing: Klécio Bezerra - Fotos e tratamento:

Concorra a ingressos e um Kit de banho! Entregue sua história na sede do Sistema Correio, Rua D. Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa/PB. CEP: 58013-420. A história mais criativa ganhará um KIT Natura Naturé, com: mochila e toalha de praia, xampu, condicionador e um livro! Dez trabalhos serão premiados com 01 (um) par de ingressos para a peça: “O mistério do Farol do Cabo Branco”. E 05 (cinco) ganharão ingressos para o filme “Wolverine Imortal”.


__________________________ - E-mail:________________________________________________________

Paraíba, 4 de agosto de 2013

ol DO Cabo Branco

5

Repórteres Teens ajudam a desvendar o enigma

éfane Dantas) : Manoel Pires

As repórteres teens Kaylane Jovino Bernardino, 10 anos, e Maria Karoliny Galdino de Oliveira, 9 anos, acompanharam a Turma do Scooby e descobriram algumas pistas: A gestora ambiental Maria do Livramento, explicou que a erosão foi o que causou a queda da Barreira do Cabo Branco, gradativamente. “Com o aquecimento global, a maré tem avançado e atingido a barreira, além dos ventos e a chuva”, disse.

Aquecimento Global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar, causado por agressões humanas contra a natureza. Por exemplo: fumaça de carro, de fábricas, desmatamento, entre outros. O sargento-faroleiro Adricelio, da Marinha do Brasil, informou: “O Farol do Cabo Branco se encontra em funcionamento para orientar os navegantes no mar”.

vilão é descoberto “O grande vilão que levou a Barreira do Cabo Branco foi a erosão. É um efeito da natureza que aumenta por causa das agressões contra ela”.

presente “João Pessoa completa 428 anos no dia 5 de agosto. O maior presente que podemos dar é preservar o que ela nos dá... ... Plantar mais árvores, colaborar com a coleta seletiva e diminuir o uso de combustíveis fosseis, andando de bicicleta, entre outros”.

FIM

Kaylane e Maria Karoliny


Paraíba, 4 de agosto de 2013

Contação da Rua Era uma vez, três irmãos que estavam em casa, sem fazer nada. A mãe delas, Dany Danielle, não tinha mais ideias, já tinha inventado todo tipo de brincadeiras. Até que um livrinho começou a se agitar na estante. Tanto se mexeu, que caiu, chamando a atenção do pessoal. Dany apanhou o livro e começou a ler para as crianças. Elas se sentaram e ouviram a história. De repente, foi o violão que começou a se mexer sem parar. O barulho das cordas atrapalhou a narração, então Dany pegou o violão e passou a cantar várias músicas de ciranda. Num instante, estavam todos cantando e dançando. As crianças resolveram convidar os amigos e montaram um lindo cenário para as histórias ficarem mais interessantes. A cada

rodada de contação, mais gente aparecia, e o grupo foi para a Praça da Paz, nos Bancários, em João Pessoa, onde o espaço é bem grande. Todos os sábados, a diversão era garantida! Foi quando o mar, em João Pessoa, começou a se agitar. As ondas chamavam o grupo, pois queriam também ouvir histórias. E, no sábado passado, todos foram à Praia de Tambaú, montaram uma roda na areia e a Contação da Rua alegrou o mar, o violão, os livros e as crianças, com muitas histórias, músicas, teatro de fantoches e brincadeiras! Fotos: Evinha Caroline e Valeria Rodriguez

6

Dany Danielle Conta histórias todos os sábados, na Praça da Paz, as 16h30 e no último sábado do mês, na Praia de Tambaú, no busto de Tamandaré, às 16h.

Férias é uma curtição, mas acabam... De volta às aulas, confira algumas dicas de cuidado com o material do Correio Criança pra se dar bem no segundo semestre! Você pode fazer divisórias nos cadernos menos usados e aproveitar as páginas em branco. Você pode repor o material gasto: por exemplo, pode jun-

tar uma cola que sobrou na mala com outra que sobrou em casa. Dá um tudo cheinho! Lápis apontados têm aparência de estarem sempre novos. As capas dos cader-

nos estão sujas, riscadas ou já enjoaram? Faça uma capa nova usando imagens que você goste recortando de papéis para presentes, de revistas ou jornais. Vai ficar show!

Dicas: Pedagoga Márcia Murillo

De volta aos estudos


Paraíba, 4 de agosto de 2013

Continuando a brincadeira!

7

Basquealvo X

4 +2

8

equipe: Alexandre Gondim, Matheus Felipe, Gabriel di Lorenzo, Henrique do Nascimento e Davi Japiassú.

7

MateRiais utilizaDos na ConfeCção: m paUma caixa grande forrada co los, péis coloridos vazada em círcu er faz Papel colorido e jornal para esiva as bolas cobertas com fita ad colorida e cola.

Por professora Ana Paula Hollanda

Mande um e-mail para: falecorreiocrianca@gmail.com

Bate-pap Com

o

ana paula O manua l de instru foi feito p ções dess e colégio M los alunos do 4º e jogo a o orientaçã tiva. Essa equipe no do o da profe teve a Martins c om apoio ssora Ludmila de das discip linas de L professores Matemáti inguagem e ca.

MoDo De JoGaR: Em fila, os participantes devem lançar suas bolas a uma distância determinada. A caçapa da frente vale 50 pontos e as duas de trás valem 100 pontos. Mas se você acertar a mesma cor de bola na caçapa da mesma cor, dobram-se os pontos. Após cinco rodadas ganha quem tiver feito mais pontos.

Ganhadores do Concurso Eles ganharam os prêmios ontem, na loja Bibi, no andar térreo do Manaíra Shopping, em frente à Livraria Leitura. O pessoal preparou uma surpresa legal e todos se divertiram muito! Veja o que cada ganhador escolheu:

luara Ramos Venâncio - Melody

Breno Candido trajano - flow

Renan da silva Fisioflex

Julia Maria Carneiro Montenegro - Renascence

nicolle andrade de Moura figueiredo e silva - Renascence

aelson adrian dos santos oliveira da silva - flow

amanda ayres sandália soft fun

thomas alves sneakers new iii

emily Giani Barros Cabral Dantas sandália soft fun


Paraíba, 4 de agosto de 2013

FullGAMES

8

Seu desenho em movimento!

VAMOS INCREMENTAR O VISUAL

Telefone da professora Karla Sayonara: (83) 8808-6844

Veja a ideia que Yasmin Costa Lacerda, de 12 anos, teve! Com algumas tintas para tecido, técnica e muita criatividade, ela transformou camisetas, tênis, bolsas e até toalhas! Yasmin curte o personagem Finn, do desenho Hora de Aventura e estampou a turma nas roupas que ela usa. “Isso é pintura em tecido. Eu comecei quando tinha 4 anos, e minha mãe, que é professora, ensinou algumas técnicas. É legal aprender com uma professora para pintar melhor”, disse Yasmin. E aí, ficou animado? Mude a estampa de suas roupas também!

Por João Jr. psicologojp@yahoo.com.br

A Fullgames traz uma grande novidade de uma empresa presente há décadas no dia a dia das crianças brasileiras e a tecnologia que é tão comum no mundo moderno. A Faber-Castell lançou o Creative Kids, um aplicativo gratuito para Android e iOS que ensina passo a passo as crianças a desenhar. Depois você ainda pode mostrar seu desenho na câmera e o APP irá dar movimento a ele! Ótimo para aqueles que adoram soltar a imaginação e criar belas imagens. Então se prepare, pegue sua caixa de lápis de cor, seu caderno, não esqueça do smartphone ou tablet, e solte o artista dentro de você!

Você sabia que... Através do desenho as crianças se comunicam, projetando no papel seus pensamentos e sentimentos? Eu recomendaria este App para crianças a partir dos 5 anos pois, nessa idade, elas possuem maior habilidade motora e cognitiva para acompanhar os desenhos sugeridos no game.

Profile for Jornal Correio da Paraíba

Correio Criança - Edicao 74  

Suplemento Infantil do Jornal Correio da Paraíba

Correio Criança - Edicao 74  

Suplemento Infantil do Jornal Correio da Paraíba

Advertisement