Page 1

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 65 - 31 de março de 2013

PRÉ-HISTÓRIA FÓSSIL É ENCONTRADO NO BRASIL PÁG. 2

entrevista ilustrador fala sobre técnica em papel PÁG. 6

A PÁSCOA DE TODOS OS TEMPOS PÁGs. 4 E 5

Repórter teen em público, sem nervosismo PÁG. 8


Paraíba, 31 de março de 2013

+ 2

Imagine você...

“Poesias dão nomes ou nomes dão Poesias”? autor e ilustrador andré neVes editora mundo mirim

... A população mundial é de 7 bilhões de pessoas. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que: 6 bilhões têm telefones celulares. Apenas 4,5 bilhões têm acesso a banheiros ou latrinas 2,5 bilhões de pessoas — principalmente em áreas rurais — não têm saneamento básico adequado. 1,1 bilhão de pessoas ainda defecam a céu aberto.

LIVROS

Em 2015, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo continuarão vivendo na pobreza extrema, sem água limpa ou melhores condições de saneamento (distribuição de água tratada, sistema de coleta com tratamento da água usada e limpeza da cidade).

Quem já não brincou com palavras e frases, inventando rimas e trocadilhos? Neste livro, André Neves brinca com os nomes e seus significados criando poemas incríveis. O Correio Criança aposta que você também pode inventar poemas bem legais. Crie! Você quer ganhar um exemplar desse livro? Envie um e-mail para corrieocrianca@correiodaparaiba.com.br dizendo: “Eu gosto de poesias porque...”__________________ ______________________________________________ Envie o seu nome e telefone de um responsável para contato. O ganhador será avisado por telefone.

3o maior pterossauro já identificado no mundo voava pelo Brasil! Kleyverson Edson da Silva Santos, da Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes, enviou esse coelhão pra gente. Feliz Páscoa para todos!

correio crianÇa Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo correiocrianca@correiodaparaiba.com.br ou envie para Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

O fóssil foi identificado na Chapada do Araripe, no Cariri nordestino, região entre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Segundo pesquisadores, foi o fóssil mais completo já encontrado no mundo, com cerca de 100 milhões de anos. Trata-se do maior fóssil de pterossauro descoberto no hemisfério Sul e o terceiro no mundo. De asas abertas, media em torno de 8,5 metros de uma ponta à outra. Seu esqueleto estava quase todo preservado,

Suplemento infantil quinzenal Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira | Fotos Arquivo Jornal Correio Comercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, Sérgio Gino | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Pedro Lins, Caio Lucas Nobrega Colaborador Especial Chico Augusto | Contato correiocrianca@correiodaparaiba.com.br

inclusive o crânio. Pterossauros (répteis voadores) dominavam os ares na Era Mesozoica (entre 220 milhões e 65 milhões de anos atrás), enquanto os dinossauros dominavam a terra firme. Eles desapareceram no final do período Cretáceo, juntamente com a maioria dos dinossauros. (Folhapress)

Apoio:


Paraíba, 31 de março de 2013

3

Mostra Solidária na Estação Cabo Branco

Repórter Teen Caio Lucas Nóbrega

Local: Torre Mirante da Estação Cabo Branco Até 14 de abril Visitação gratuita

Algo que me deixou muito interessado pela Mostra Solidária é que as obras são feitas por artistas que reciclam materiais. Sem dúvidas, os visitantes ficarão impressionados, assim como eu, pois são obras que não aparentam ser feitas de componentes reutilizados. É uma ideia espetacular! A

Confiram os GANHADORES Laryssa Caroca Fernandes de Lima, 11 anos e Talita Arnaud Almeida, 7 anos, vieram no Sistema Correio para receberem os kits escolares da Faber-Castell que ganharam no concurso. Elas conheceram a redação do Correio Criança e onde o jornal é impresso. Show de bola, meninas!

Confiram os ganhadores dos concursos do Correio criança Cada um levou um par de ingressos para o Universal Park e Mágico de Oz 1 2 3 4 5 6

“O Maravilhoso Mágico de Oz”: ela participou e ganhou o livro! Maria Fernanda Delian, 8 anos, escreveu a frase: “Eu sou apaixonada desde pequena pelo filme “O Mágico de Oz” porque é um filme de magia, de bruxas, magos... Eu gosto dele porque viajamos para um mundo diferente, por isso eu quero ganhar o livro para saber como é ler essa linda história.” A ganhadora mora em Pombal, no Sertão da Paraíba e adora ler o Correio Criança!

exposição nos faz ver que, às vezes, coisas que não nos servem, para os artistas servem até demais. Fica a dica, curti a mostra, é massa! Na visita você verá o quanto os artistas se dedicam à arte de fazer o certo, de reciclar, de reaproveitar e recriar coisas muito bacanas.

7 8 9 10

Bruna Flávia da Silva Brandão Cíntia Gomes Anderton Oliveira Daniella Batista N. B. Aragão Gabriel Nascimento Lira Vitória Beatriz Natsha Rosana Silva Santos Miguel da Silva Gisele Freitas de Menezes João Marcos Vieira


4

” h c a s s e P “ , Páscoa e t a l o c o h c e e ovos d m As festas comemoradas pelos povos costuma ter algum significado. A Páscoa tem três!

No cristianismo, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus. Para os judeus, a Páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito. Para os grupos pastoris de antigamente, a Páscoa era a festa que invocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das planícies mais férteis.

Ressurreição de Jesus Há mais de dois mil anos, o mesmo Deus dos judeus (Elohim) enviou Jesus, um judeu, anunciandoo como seu Filho. Segundo a Bíblia (o livro sagrado dos cristãos), por Jesus são libertas do pecado todas as pessoas que crêem nele. A Bíblia conta que Jesus

viveu até os 33 anos e foi condenado à morte pelos próprios judeus. Mas, por obra miraculosa de Deus, Jesus não permaneceu morto. Ele voltou a viver (ressussitou), e foi levado de volta, para junto do Pai. Essa é a Páscoa comemorada pelos cristãos, hoje.

ESCRAVIDÃO Segundo a Torá, o livro sagrado dos judeus, há cerca de quatro mil anos o povo judeu foi escravo dos egípcios por 400 anos. A libertação ocorreu por meio do profeta Moisés, usado por Deus (Elohim, “Eu Sou”), para tirar o povo do Egito e conduzi-los até a Terra Prometida, Canaã, onde viveriam com abundancia. Essa liberdade da escravidão, “Pessach”, (em hebraico, significa passagem), como chamam os judeus, é lembrada até hoje por este povo, com a festa da Páscoa.

O que tudo isso tem a ver com ovos de chocolate ?

Escultura de Moisés feita por Michelangelo, exposta no Vaticano

Povos da Antiguidade que moravam no Leste Europeu, no Oriente e no Mediterrâneo costumavam dar ovos como presente, quando a primavera chegava. Esses ovos eram pintados com figuras representando a natureza. O costume se manteve até a Idade Média, entre as populações européias que não seguiam o Cristianismo. Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adora-

ção para Ostera, deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia nórdica e germânica (antecedentes dos escandinavos e dos alemães). Ela era representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava ovos nas mãos. Ou seja, nessa imagem, há três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.


5

Entre os cristãos Os símbolos pagãos foram agregados às festividades cristãs quando os católicos se reuniram no ano 325 depois de Cristo (d.C.), no Concílio de Niceia. Os clérigos queriam aumentar o número de fiéis e passaram a adaptar antigas tradições pagãs aos elementos dos rituais católicos. Os ovos passaram a ser pintados com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

Ovos preciosos No auge do período medieval, nobres e reis ricos costumavam comemorar a Páscoa presenteando com ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Nessa época, ninguém conhecia o chocolate na Europa. Esse delicioso alimento tem o cacau como o principal ingrediente, fruto de uma árvore nativa das regiões do México, da América Central e região tropical da América do Sul. Ela é cultivada há mais de 3 mil anos! Depois dos Descobrimentos (século XV), os espanhóis entraram em contato com os maias e os astecas, e “descobiram” o cacau! Eles levaram a

iguaria para a Europa e divulgaram no Velho Mundo. Duzentos anos mais tarde, os franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Então, ficou mais barato presentear as pessoas com ovos de chocolate!

Paixão de Cristo Hoje são muito comuns, no Brasil, espetáculos teatrais que encenam os últimos momentos de Jesus na Terra e sua ressurreição, conhecidos como Paixão de Cristo. Os alunos do Colégio Intensivo, de João Pessoa, lembraram esses momentos num emocionante show encenado para os pais e convidados.

Fontes: Bíblia, Brasil Escola

e

Paraíba, 31 de março de 2013


Paraíba, 31 de março de 2013

Entrevista

6

A ARTE INCOMUM DE CARLO GIOVANI

Carlo Giovani faz uma arte diferente. Além de desenhar, ele trabalha com recortes e dobraduras em papel e cria cenários fantásticos para ilustrar livros, fazer animações ou campanhas publicitárias. Recentemente, ele ilustrou uma edição brasileira do livro “O Maravilhoso Mágico de Oz”, do americano Lyman Frank Baum, um clássico da literatura mundial, publicado em 1900. A reportagem do Correio Criança conversou por telefone com o ilustrador e ele contou como fez para montar as imagens que ilustraram o livro.

Deixe um recado para os nossos leitores! Quando somos crianças, temos facilidade de enxergar e interpretar as formas, as expressões... Conforme vamos crescendo, parece que queremos complicar as coisas! Acho que isso é o importante: não perder esse olhar curioso, simples. Aceitar possibilidades sem preconceitos!

Como você criou as ilustrações do livro?

Tinha pouco tempo para construir um número muito grande de cenários. Mas, no fim, isso ajudou. Decidi construir peças mais simples, mas que tivessem mais volume, movimento, expressividade. Eu apostei que essa simplicidade iria aproximar a ilustração do público.

O artista desenha, recorta e monta cenários

Depois de montar, você fotografou os cenários?

Faz tempo que você trabalha com recortes e dobraduras de papéis? Eu intensifiquei meu trabalho nessa técnica nos últimos 10 anos, quando comecei a trabalhar com revistas, campanhas de publicidade e fazendo animações. Com o tempo, fui aperfeiçoando. A gente pega o jeito!

“A grande criatividade não é fazer a obra de arte, mas, sim, a maneira de ver, perceber as coisas.” Carlo Giovani

Fotos: Divulgação

Sim. Para fazer as fotografias eu usei uma luz que deu um efeito parecido com uma foto de celular. Com isso, uma criança ou um adolescente pode ver que também pode mostrar que é um artista, montar um cenário, fazer esse tipo de foto com o seu telefone e postar na internet!


Paraíba, 31 de março de 2013

Matemágica da Páscoa

7

a e distribuir, O coelhinho da Páscoa irá organizar os ovos para organizar na cestinh ajudá-lo? fazendo a alegria da criançada. Ele deseja organizá-los pela cor. Vamos observe os ovinhos e vamos registrar a quantidade

X

4 +2

8

Nome da cor

7

Por professora Ana Paula Hollanda

Divirta-se com seus amigos e fique crânio em Matemática!

Para ajudar a coelhinha a chegar a sua casinha, você deverá seguir a sequência abaixo.

Colorir

labirinto

Quantidade


Paraíba, 31 de março de 2013

FullGAMES

8

Tensão na sala de aula

Cultura e videogames:

Livro de feitiços interativos do Harry Potter

A hora de apresentar trabalhos escolares

Quando estamos prestes a apresentar trabalhos de sala de aula, ficamos preocupados com o que os outros vão dizer ou pensar. Mas, ao invés disso, devemos procurar nos concentrar para eliminarmos o chamado nervosismo. Aí vai uma série de dicas do nosso entrevistado, o jornalista Wendell Rodrigues, especialista em oratória, a arte de falar em público: “Antes de tudo, deve-se conhecer bem o tema, estudar e pesquisar até que se domine o assunto”, iniciou Wendell.

Por João Jr. psicologojp@yahoo.com.br

Por repórter Teen Bruno Emidio “Creio que todas as pessoas ficam nerv osas ao fazerem uma apresentação em pú blico. A maneira como co nviver com isso é a diferen ça.” Wendell RODRIGUES

ideia do • Planejamento: É quando você vai fazer o projeto, ter a vai falar. tema, do tempo da apresentação, do público para o qual a forma • Organização: É a preparação do trabalho, organizando lógicos, e a ordem de apresentar. Definir se vai usar recursos tecno ...) áudio ou (apresentação pelo computador, ou com cartazes, exemplo • Treinamento: Procure locais onde possa treinar, como por na frente de um espelho ou na presença de familiares. • Execução: É o ato da própria apresentação. Pode rolar um...

tente se • ... Nervosismo: É um dos grandes vilões. Para evitá-lo, co”, “bran um der se r: concentrar. O uso da tecnologia pode ajuda depois, r; utado diga que irá mostrar o material que preparou em comp mais calmo, retome o ponto inicial da apresentação. o, o uso • Fatores como o tom de voz, a postura, falar muito rápid os na hora aliad es grand de linguagem formal e informal, podem ser falando. da explicação. Tudo depende do público para quem se está Fiquem atentos! importante • Andar com calma e olhar para toda a platéia também é para envolvê-la. • Enfatize as palavras: Esse espaço é muito bonito. Esse espaço é MUITO bonito.

Testado e aprovado! “Wonderbook” faz jus a seu nome sendo um livro de maravilhas. É um livro com códigos que são reconhecidos pela câmera do PS3. O jogo que acompanha é o “Livro de Feitiços” escrito pela autora de Harry Potter, J.K. Rowling. Nele, a criança será um estudante de magia e aprenderá todos os feitiços da famosa série. Os gráficos ganham vida na tela e a criança interage passando as páginas de livro ou tocando nelas com o controle de movimento, que se transforma na varinha. Através das diversas histórias interativas, as crianças poderão dar vida a criaturas fantásticas, descobrir segredos e se tornar um dos bruxinhos de Hogwarts. O jogo é todo em português e é exclusivo para Playstation 3.

Enquanto isso... Através do Livro de Magias, a criança trabalha de forma lúdica a percepção visual e auditiva, atenção, memória, inteligência, coordenação motora, criatividade e principalmente estimular o interesse das crianças por literatura.


Correio Criança  

Suplemento Infantil quinzenal do jornal Correio da Paraíba

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you