Page 1

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 61 - 3 de fevereiro de 2013

contatos imediatos Existe vida em outros planetas? PÁGs. 4 e 5

Ilustração anielizabeth cria homem lua PÁG. 6

Full Games nossa nova coluna irada

boo Ele é uma estrela! PÁG. 8


+

LIVROS

Boo: A vidA do cAchorro mAis fofo do mundo

2

J. h. Lee - rAi editorA

O popular cãozinho Boo revela o seu dia a dia de estrela nesse livro recheado de fotografias. Veja nossa matéria na página 8 e conheça o Boo!

Sessão de Autógrafos

Participe do correio criança. mande o seu texto ou desenho pelo

correio crianÇa ou correiocrianca@correiodaparaiba.com.br

O escritor Jairo Cézar autografou o livro “Rapunzel e outros poemas da infância”, dia 24 de janeiro, na Livraria Nobel, do Shopping Tambiá, em João Pessoa. Hannah Gabriela não perdeu a oportunidade de conversar com o autor. Jairo fez uma dedicatória para ela e mostrou que o livro tem poesias e desenhos para colorir!

descobrirão “E um dia os homens ores estavam que esses discos voad as dos insetos...” apenas estudando a vid Mário Quintana

ele poderá ser publicado neste espaço.

Rafaela Coelho, de 8 anos, de Santa Luzia, na Paraíba, escolheu uma linda flor nesse verão para dar de presente ao Correio Criança. Ela fez com cola colorida. A gente amou, Rafaela!

PAS SSA PA A PA ASS PO TEM O T EMP

Curiosidade

Navio gigante! Observe o tamanho desse barco. O Marco Polo é o maior navio-contêiner do mundo. Mede cerca de 1.300 metros de comprimento, como se fosse a distância entre o os shoppings Manaíra e o Mag! Com todo este tamanho, a embarcação tem a capacidade de carregar 2,1 milhões de refrigeradores. O Marco Polo é usado para transportar mercadorias da China para a Europa.

Você pode também enviar suas produções para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

Editor Geral Walter Galvão | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira Fotos Arquivo Jornal Correio | Comercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, Sérgio Gino Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Pedro Lins, Caio Lucas Nobrega Contato correiocrianca@correiodaparaiba.com.br

Fonte: wired.com

Apoio:


Rochel e os Rubis Desaparecidos O 2º Janeiro Arretado de Teatro para Crianças encerra hoje com a peça de Álvaro Fernandes.

ÚlTImo DIA

Ganhadore

s DO

QUIZZ DETONA RALPH!

3

Eles detonaram o QUIZZ! Valeu galera, continuem participando!

João Marcos Vieira Guedes Camila Maia de Q. Araújo Francisco de Assis do Nascimento P. Filho Pedro Henrique Gregório da Silva

Semana Nacional do Quadrinho Programação de HoJE:

Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultura, as 17h – João Pessoa

BLOCO CÃO-FUÇU Animal! O bloco “CÃO-FUÇU” vai fazer o maior barulho nas prévias do carnaval, em João Pessoa: concurso de fantasias para cães, sorteio de brindes e bandinha de frevo. Terá segurança privada e apoio da Policia Militar e da Prefeitura Municipal. O desfile ocorrerá pelas ruas do Bairro dos Estados e dos Ipês.

Concentração: Mercado Público do Bairro dos Estados Dia: 7 de fevereiro (quinta-feira) Hora: A partir das 16h Inscrições: Loja Pet Show – Fone: 3225-3615

• Lançamento de Mike Deodato – Arte em cartoon (Editora Marvel); Sanitário (Coletivo quadrinhos), Expedito o verdadeiro Workaholic de Ricardo Jaime e La Bouge du Monde de Izaac Brito e Alberto. Hora: 16h • Bate papo e Mesa Redonda com quadrinistas Hora: 18h

local: Segundo pavimento da Estação Cabo Branco


4

Colaborou Manoel Pires

Objetos Voadores não Identificados OVNIs

O espaço sideral sempre fascinou as pessoas e trouxe muitos questionamentos: quantas galáxias existem? O universo é infinito? Existe vida em outros planetas? Existe disco voador? Há formas de vida além da Terra? Essa pergunta motiva pesquisas realizadas por instituições como a Nasa (National Aeronautics Science Administration), nos Estados Unidos, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), no Brasil, e muitos outros ao redor do mundo. Mas ainda não há notícias de que tenha vida em outros lugares do universo.

Casos ocorridos no Brasil

ET de Varginha (1996) No município de Varginha, Minas Gerais, pessoas afirmaram terem avistado objetos voadores não identificados e três garotas disseram ter ficado frente a frente com um extraterrestre. No relatório oficial militar brasileiro, consta que as meninas confundiram um morador de Varginha com um ET.

Galáxias: quantas existem? Não se sabe quantas galáxias existem no Universo. O mais potente telescópio do mundo, o Hubble, observou um pequeno pedaço do céu (um décimo do diâmetro da lua) por 11 dias e meio e encontrou cerca de 10 mil galáxias, de todos os tamanhos, formas e cores! É um grande sistema gravitacional, formado por estrelas, remanescentes de estrelas, um meio interestelar de gás e poeira e um componente pouco conhecido chamado por “Matéria Escura”. A Via Láctea é a galáxia onde está o Planeta Terra, onde vivemos.

Aero

N reio aviaç os p por As m no e rasta enco força ar: a que u

Chupacabras (1997-2000) Esse fenômeno intrigou muita gente em seis estados brasileiros, além de ter ocorrido em outros países como Porto Rico, Estados Unidos (Flórida), Nicarágua, Chile e México. Até agora não há uma explicação para os ataques sofridos por animais. Segundo o “Dossiê Chupacabras”, documentário da Fenômeno e Studios Adonai, o primeiro caso no Brasil foi relatado em janeiro de 1997, próximo a Curitiba, no Paraná. Várias ovelhas de uma fazenda apareceram sem orelhas e sem sangue.


5 UFOLOGIA Um grupo de pessoas acredita firmemente na possibilidade da existência de seres em outros planetas e pesquisam sobre isso, são os ufólogos. A palavra ufologia vem da sigla em inglês UFO (Unidentified Flying Object). Eles estudam relatos, registros visuais, evidências físicas e demais fenômenos relacionados aos objetos voa-

dores não identificados (OVNIs). Cláudio Quintans, presidente do Centro Paraibano de Ufologia afirmou: “Já avistei várias sondas espaciais em diversos lugares da Paraíba, no interior”. Ele relatou evidências clássicas no Brasil, como a “Operação Prato”, missão militar brasileira oficial de investigação ufológica.

Operação Prato (1978-1979) Militares da Aeronáutica investigaram fatos registrados em Colares, município próximo de Belém, no Pará. Segundo entrevista com o comandante da operação, coronel Uyrangê Hollanda, pessoas foram atacadas com raios de luz que deixavam marcas na pele das vítimas. Hollanda descreveu os encontros que teve com diversos OVNIs na selva amazônica. Tirou centenas de fotos e filmou.

odinâmica

Na edição passada do CorCriança, falamos sobre ção. Um avião (assim como pássaros, ou as pipas) voa uma ação da força física. moléculas de ar se dividem encontro com a asa, se aram sobre ela e voltam a se ontrar no final. Isso cria uma a que sustenta o objeto no a aerodinâmica. E como será um disco voador voa?

Depois disso, outros casos parecidos foram revelados, de ovelhas, cabras, gansos, galinhas, porcos, cães, gado e cavalos atacados da mesma forma, apresentando dois pequenos furos no corpo, sem marcas de sangue e com os órgãos extraídos. O levantamento apresentou, no total, 863 animais atingidos em 72 ataques nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

redita que E você, ac a em outros ir vid pode exist do universo? lugares

“Eu acredito sim. Porque já li e vi alguns programas e filmes sobre ETs, mas acho que eles não são como a maioria dos que aparecem nos filmes.” Luis Gustavo C. Mendes, 11 anos

acre“Acredito sim! Não sou de telena jo ve e qu o tud ditar em fano visão e na internet, com s se ma , sas tasmas e outras coi existênhá a possibilidade da ais ao igu tas ne pla s tro cia de ou aqui só e nosso, então, por qu ” a? vid na Terra existiria Celline Luna, 10 anos

Fontes: Nasa (National Aeronautics Science Administration); Associação Paraibana de Ufologia.


6

RAPUNZEL

Foto: Divulgação

Anielizabeth É ilustradora carioca e filha de pais pernambucanos. Já morou em Recife e Caruaru. Hoje se dedica à ilustração e à Coordenação da Regional AEILIJ - RJ. Também adora viajar pelo mundo promovendo a ilustração e a leitura literária. Conheça-a pelo site: www. anielizabeth.com

Assim eu vejo a Lua

Divulgação

“Este é o meu Homem Lua, criado a partir da poesia de Mário Quintana, que eu tanto amo. Fiz em Sàrmede, lugar mágico ao norte da Itália, onde estudei ilustração. Para ilustrar meus livros, gosto de misturar tintas, papéis, tecidos e memórias da infância”, contou a autora do desenho, Anielizabeth.

Muriçoquinhas contra exploração infantil Por Repórter Teen Caio lucas

É hora de estudar! Desejamos que você seja fera esse ano na escola, aprenda muito e arrase nas provas. Estaremos com você, e cada edição vai trazer muita informação para ajudálo ainda mais. Bom retorno às aulas!

Neste carnaval as Muriçoquinhas descem a avenida com o tema: “Prevenção e combate a exploração sexual infantil”. A diretora Eliane Holanda garantiu que energia e emoção não vão faltar. “Com o apoio do Ministério Público iremos descer a avenida levantando o estandarte. Atrações: o grupo ‘A Barca Maluca’, vindo de Pernambuco, e os cantores

Gracinha Teles, Diana Miranda, Dada Venceslau, e Tadeu Matias”. A folia será na Segunda-feira da Alegria, dia 4, com concentração as 16h e saída da Praça das Muriçocas prevista para as 18h. Serão quatro trios elétricos que vão agitar toda gurizada. “Será uma noite de muito frevo, folia e além de tudo, muita animação e alegria ao som de vários ritmos.”

Divirta-s ee entre na campanh a pe proteção la às crianç as!


X

4 +2

8

SAÍDA

PASSEIO

7

TITA E LUCAS saíram para passear. Veja quantas coisas eles encontraram no caminho! Material: Um dado e 4 pinos de jogos de tabuleiro.

no início do passeio, tita e Lucas colheram 8 laranjas e 12 limões. Quantas frutas eles colocaram na cestinha?

1

2

no riacho tita pescou 7 peixes e Lucas pescou 12. Quantos peixes Lucas pescou a mais que tita?

3

Pule três casas

4

Por professora Ana Paula Hollanda

Divirta-se com seus amigos e fique crânio em Matemática!

9

Passe a vez

8

Para seguir em frente resolva a operação a seguir:

7

volte cinco casas

6

na bananeira eles colheram 3 cachos com 6 bananas em cada cacho. Quantas bananas eles colheram?

mostre que você é esperto e resolva a operação a seguir:

5

45 X 3 =

momento para descansar

234 + 198 =

10

11

Pule para casa 11

tita e Lucas avistaram vários animais. Perto do galinheiro eles contaram 23 galinhas e 18 patinhos. Quantas aves eles contaram?

12

13

escolha um amigo para pular duas casas

14

Desafio!

35 : 7 =

volte ao início

15

19

eles saíram para passear às 8 horas da manhã e voltaram às 13 horas. Quanto tempo durou o passeio?

20 você só pode sair dessa casa com o nº 1 do dado

18 Cuidado! falta pouco

17

Pense e responda rápido:

8X9= BAte-PAPo

CHEGADA

com Ana Paula 2013 já começou com brincadeiras na Matemágica. Neste ano teremos muita diversão. Venha agitar com o Correio Criança!

16 Pule três casas e descanse

no jardim eles colheram 24 flores para serem distribuídas em 3 Jarros. Quantas flores ficarão em cada jarro?

Mande um e-mail para: falecorreiocrianca@gmail.com ou deixe uma mensagem pelo

correio crianÇa

7


NOVIDADE

8

FullGAMES

Fofura na rede Por Marianna Vieira

EYE PET Este é um dos games que, além de divertir, estimula muito o cognitivo e a motricidade!

Olha só quem descobrimos navegando pelo Facebook! Boo é um simpático cachorrinho da raça “Lulu da Pomerânia”, que vive nos Estados Unidos e tem conquistado muitos seguidores na internet. Ele já tem 6,4 milhões de usuários curtindo a sua fanpage – tanto quanto o filme Madagascar! No Facebook, os seguidores do Boo acompanham a rotina dele, desde passeios às refeições, passando por diversas trocas de roupa. Tudo é fotografado e publicado pela sua dona, a funcionária do Facebook, Irene Ahn.

Sim, ele é de verdade! Boo virou uma celebridade na internet, porque tem o pelo cortado curtinho, diferente dos outros cachorros da mesma raça que ele, como o Buddy, seu amiguinho, que aparece em algumas fotos com ele. Toda essa fama rendeu a Boo o título de “cãozinho mais fofo do mundo”. Ele já participou de programas de TV, ganhou uma versão em pelúcia e “escreveu” até mesmo seu livro “Boo - A vida do cãozinho mais fofo mundo”, que também é cheio de fotos dele.

Se você também tem um bichinho de estimação e quer criar um perfil para ele na internet saiba que, além dos tradicionais Facebook e Twitter, existem redes sociais exclusivas para os pets. Confira algumas: UnitedDogs (www.uniteddogs.com) – Com mais 2 milhões de fotos. É possível fazer login com a conta do Facebook. UnitedCats (www.unitedcats.com) – Com mais 2 milhões de fotos. Também dá fazer login com a conta do Facebook. Animal Club (www.animalclub.com) – Os usuários são cães, gatos, peixes, coelhos, tartarugas, cavalos e até cobras, lagartos e aranhas! Acessa com o login do Facebook. Yummypets (www.yummypets.com) – Tem perfis de aves, coelhos, iguanas e serpentes.

Por João Jr.

Usando uma câmera é possível se ver na TV enquanto interage com um simpático macaquinho virtual que possui diversas atividades e brincadeiras, como desenhar, brincar, cantar e jogar bola. É preciso também cuidar do seu bichinho, dando banho, comida, carinho e colocando-o para dormir. Recomendado para todas as idades, este jogo é exclusivo do Playstation® 3 e utiliza a câmera PlaystationEye® para captar o ambiente e o jogador, além de um PlaystationMove® que é joystick com um sensor de movimento que permite que a criança realize as tarefas do jogo.

Enquanto isso... Ao jogá-lo, o nosso cérebro estará trabalhando diversas áreas como: coordenação motora, percepção, memória, atenção, orientação e inteligência. Um ótimo passatempo e também um excelente exercício mental!

Correio Criança - Edição 61  

Suplemento Infantil do jornal Correio da Paraiba

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you