Issuu on Google+

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 56 - 25 de novembro de 2012

a r u t a r e t i Al a ç a r P a e d inva

sta Internacional de fe da s de da vi no as a ir conf NUM JOGO EMOCIONANTE co bu am rn Pe de a ur at liter

cartinhas você já fez a sua para o papai noel? PÁG. 2

PÁGs. 4 e 5

dinossauros nova espécie é encontrada

Foto: Dupla Comunicação

PÁG. 6

x-men nova mutante é brasileira PÁG. 8


+

Querido Papai Noel  

Participe do Correio Criança. mande o seu texto ou desenho pelo

correio crianÇa ele poderå ser publicado neste espaço.



  



 

Cartinha para o Papai Noel JoĂŁo Pessoa, 8 de novembro de 2012

2

LIVROS

  



 

   

Eu me chamo Isabelly Romão Tavares. Papaizinho Noel, peço-te l que me ajude me dando materia ola escolar. O nome da minha esc Ê Escola Municipal Dumerval Trido gueiro Mendes, fica no Bairro Rangel, em João Pessoa. Eu te amo muito. Beijos!

























  





A vidA em nossos mAres JoĂŁo PAulo KrAJewsKi, Avis BrAsilis editorA

Bate papo de escritor com alunos Foto:Divulgação

E você, jå fez sua cartinha para o Papai Noel? Não perca tempo. Você pode entregå-la nas agências dos Correios. João Pessoa: Cruz das Armas, Mangabeira, Bancårios, Bessa Shopping, Mag Shopping, Rui Carneiro, Praça Sebrae. interior: Guarabira, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras.

O mundo marítimo em fotografias como nunca você viu! O autor João Paulo Krajewski aprendeu a mergulhar aos 17 anos e, desde então, se dedicou ao estudo, à pesquisa científica, à fotografia e à filmagem da natureza marinha. No livro são 240 fotos que demonstram a variedade de seres vivos em mares de dez países das AmÊricas, à sia e Oceania. À venda em todas as grandes livrarias brasileiras e nas lojas virtuais: www.avidaemnossosmares.com.br ou www.avisbrasilis.com.br.

O envelope da cartinha de Bela estava com esse lindo desenho! SerĂĄ que o Papai Noel vai atender seu pedido?

Você pode tambÊm enviar suas produçþes para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

O escritor JosÊ Xavier Cortêz integrou o time de empreendedores que desenvolveram um grande trabalho com os alunos dos 4ºs e 5ºs anos do GEO Tambaú durante o Projeto Banco Mais. Cortêz trouxe aos alunos um grande incentivo e mostrou a importância da leitura para alcançar os grandes sonhos e tambÊm apresentou a trajetória de vida simples atÊ o alcance do sucesso profissional. Os alunos compreenderam a grande importância do verdadeiro empreendedorismo da vida, que não Ê alcançada com o dinheiro e sim com a satisfação pessoal.

Editor Geral Walter Galvão | Coordenação e textos Mårcia Dementshuk | Revisão Marianna Vieira Fotos Manodecarvalho | Comercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação KlÊcio Bezerra Conselho Editorial: Professores Francisco Fernandes, Alessio Toni, Ana Paula Holanda, Kay Francis, SÊrgio Gino Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Pedro Lins, Caio Lucas Nobrega Contato correiocrianca@correiodaparaiba.com.br

Apoio:


Desova de tartarugas Faça um programa diferente! Acompanhe o nascimento de tartarugas marinhas nas praias de João Pessoa e aprenda tudo sobre esses animais tão fofinhos. A temporada de desova de tartarugas marinhas no litoral pessoense já começou e perto do Natal devem nascer os primeiros filhotinhos! A data para o nascimento não está confirmada, mas a hora é sempre a mesma: às 15h30. Outros ninhos eclodirão durante o verão e você terá muitas oportunidades para ver esse espetáculo da natureza. Acompanhe pelo site: www.guajiru.com.br

Último dia do Balaio Circense

3

A semana que passou foi de peraltices circenses com a Trupe Arlequim no II Balaio Circense. Hoje, Dadá Venceslau (João Pessoa, PB), homenageado do festival, fará o público rir com o espetáculo “Dadá Canta Outra Vez”, às 19h30. A outra atração da noite vem da Argentina. É o palhaço Tomate, que apresentará “Tomate, Puro Tomate”.

Quer ser um voluntário ajudando a cuidar de tartarugas marinhas? Entre em contato pelo telefone (83) 9129-7496 ou mande um e-mail: contato@guajiru.com.br Descubra um mundo diferente!

Domingo, 25/11 19h30 - “Dadá canta outra vez” - Palhaço Dadá (PB) 20h30 - “Tomate puro Tomate” - Palhaço Tomate (Argentina) Local: Praça da Paz - Bancários

Mirabilandia

Exposição

Calendário Interativo Mágico de Oz Você acompanhou a atividade anual do Correio Criança, o Calendário Interativo Mágico de Oz? Neste domingo, vamos expor os calendários interativos no Teatro Ednaldo do Egypto. Assista à peça e admire os trabalhos dos leitores do Correio Criança. (Na foto, os alunos da Escola Estadual Ilza Ribeiro - Conde - PB).

Você está no parque de diversões, acaba de sair tonto do Thunder e depara com dezenas de fantasmas aterrorizando o pedaço... Assim é a Hora do Terror! Começa às 18h, com um show, na Cidade Fantasma, montada no centro do parque. A cidade está vazia, ninguém mais mora nela, a não ser... Fantasmas cowboys! Hora do Terror: Até 9 de dezembro. Não perca!

TEATRO

MÁGICO DE OZ NO EDNALDO DO EGYPTO

50%

DE DES CONTO NA INTEIRA

Apresente este cupom na bilheteria ÚLTIMO DIA


4

! O T R O P JOGO FLI

A Fliporto aconteceu em Olinda, Pernambuco, entre os dias 15 e 18 deste mês. Muitos autores lançaram livros, pessoas conversaram sobre literatura e teve muita diversão. Nós preparamos um jogo bacana para você ver como foi a festa e brincar. Use um dadinho e pecinhas e siga as instruções da casa que você cair. O primeiro a chegar ao fim é o ganhador. Boa sorte e divirta-se!

SAÍDA

NDO DA LITERATURA BRINCA CONHEÇA ESSa festa

2

3

rs de Escritore fana literatur rolina a C tástica e Raz Munhó accon r phael D sobre falaram riar um c como é a norlivro. Sig e. t malmen

5

Você está entrando. Teve uma parte especial feita para crianças e adolescentes, a Fliporto Criança e a Nova Geração. Veja como foi legal!

1

10

Você encontrou o pessoal da Literatrupe! Diga um verso e avance 2 casas!

C do arr ta E oça o do nca um no . d nm ig e e a l ca vol ivr de sa te o s. 2

Corra dos mascarados! Jogue de novo.

9

8

Dê uma paradinha para ler um livro na 3a Feira do Livro. Fique 2 rodadas sem jogar.

Os autores Habib Zahra (Egito) e Valéria Rey Soto

4

Est na e é o Cri dor l Ton Av ança iterá ton, c an r ce e No io da oord e 3 c va asa Ge Flipo s raç rto ão .

O ilustrador João Lin mostra como desenhar. Faça um desenho agora antes de segui normalmente.

(Espanha)

6 deu ssuna ia. Cite a u S o r Arian ula Literá or ele p A o uma ro escrit s. v i a l um 4 cas e c n a e av

estão autografando. Espere na fila e fique uma vez sem jogar.

7


CHEGADA

No Papo com o Autor, Telma Brilhante e Luciene Freitas falaram e cantaram. Cante uma música e avance 1 casa.

12

11

19

Ah, não... você se perdeu. Volte para o início.

a ir

Olha! A jo lista Má rnarcia do Correio C ça conve rianr com Rap sou hael e Carolin Diga o n a! o de uma me fada que você nheça e coa ce 2 cas vanas!

13

Você está quase chegando! Faça um desenho, e assine, igual a ilustradora Cris Alhadeff!

escritores conhecem o correio criança

18

O Pada, ilustrador, ensinou como fazer uma história em quadrinhos. Qual o gibi que você mais gosta? Diga e siga normalmente.

Ângela Leite de Souza já publicou mais de 50 livros!

17

Ísis Valéria (RJ), da Fundação Nacional do Livro Infantil

Você teve que ir na Biblioteca do Bebê com seu irmão menor... Volte 3 casas!

14

Parabéns! Você foi o ganhador. Não perca a próxima Fliporto no ano que vem!

5

Você foi enganado pelo ventríloquo! Volte 5 casas!

15

O g um rupo mu a aula Maté a tosicais. sobreria-pr o jo car u Você instr ima d q m u e go nor ? Dig uer ap mento u aq ma r lme ual ende s nte e si r . ga

Fotos: Dupla Comunicação

16

Fabíola Farias, de Belo Horizonte: “O livro é o protagonista.”

Cristina Villaça: “ a função da literatura é sacudir!”


Jardim de Poesia

Ilustração: Robério Eloy

6

Borboletas Rosinhas São tão sapequinhas. Elas vivem lá no céu Ro Do Pi An Do Acompanhando as Andorinhas. Ah, pobres avezinhas, Borboletas, andorinhas, Como são leves As suas asinhas...

A poetisa Mirtes Waleska Sulpino... ... Reside na cidade de Boqueirão (PB), onde fundou a Associação Boqueirãoense de Escritores, em 2009. É a idealizadora da Feira Literária de Boqueirão (FLIBO). Veja mais em: abespb.blogspot.com.

Novo dinossauro gigante é descoberto no Canadá Esse carrancudo da foto é uma espécie de dinossauro recém descoberta por pesquisadores do Canadá. É um dinossauro com chifres, “parente” do triceratops (cabeça com três chifres) e foi batizado como Xenoceratops foremostensis. É um dos gigantes mais antigos que viveram na face da terra, que os palentologistas têm conhecimento. “Xenoceratops foremostensis” significa “alienígena cara de chifre”. Ele viveu há cerca de 80 milhões de anos, no Canadá. Media mais ou menos 6 metros de comprimento e pesava mais de 2 toneladas, de acordo com os cientistas. Apesar da “cara de mau”, ele era vegetariano e calmo. Usava os chifres apenas para se defender. Foto e fonte: mashable.com


Jogo da Memória

7

simPles, FÁCil e divertido

8

7

Por professora Ana Paula Hollanda

Divirta-se com seus amigos e fique crânio em matemática!

APrender BrinCAndo!

É fácil montar! Pegue os potinhos de iogurte, coloque em cima de uma folha e desenhe o molde. Recorte e faça os cálculos! Você também pode fazer formas geométricas ou relacionar o número escrito. Depois, cole o papel na boca dos potinhos e comece a jogar. Tem que se lembrar onde está o resultado!!! material: potinhos de iogurtes, papel, tesoura, cola e hidrocor.

BAte-PAPo Com Ana Paula

Você está curtindo as brincadeiras da seção Matemágica? Conte o que você mais gostou ou o que você quer ver nesta página!

Mande um e-mail para: falecorreiocrianca@gmail.com ou deixe uma mensagem pelo Facebook/Correio Criança.

Foto:Arquivo Pessoal

X

4 +2

use suA CriAtividAde e vAmos


Miss Paraíba Mini participa de

8

concurso em São Paulo reira com as amigas e de “adoleta” com a avó, sem dispensar a boneca Barbie. Toda orgulhosa, também mostrou que se maquia sozinha, pinta quadros e desenha. E sua cor preferida? É o roxo! Maria Clara faz o Jardim II, na escola Ciranda do Saber e já escreve o seu nome e o de quem ela gosta bem direitinho. Quando precisa faltar às aulas, repõe todas as tarefas. A nossa Miss Paraíba Mini ainda precisa de patrocínios para viajar e trazer mais um título para a Paraíba. Que tal ajudar? Entre em contato através do email: correiocrianca@correiodaparaiba. com.br, e vamos torcer!

HQ

Nova mutante dos X-Men é do Recife

Na edição 20 da revista “Wolverine and the XMen”, publicada dia 14 de novembro, nos Estados Unidos, uma nova personagem entra na história dos mutantes. Ela é brasileira, do Recife, e mora em Boa Viagem! Iara dos Santos estava no porto do Recife matando sua vontade voraz de comer peixes crus, e foi surpreendida por pescadores. Desculpando-se por ter pegado os peixes, ela descobriu que os pescadores traficavam barbatanas de tubarões e ficou furiosa. Depois de enfrentar os traficantes, Iara encontra-se com o Anjo, dos X-Men, que explica o que está acontecendo com ela e a leva para a mansão do Professor Xavier. Seu nome de super-heroína é Garota Tubarão (ou Shark-Girl, no original em inglês). A revista vai demorar um pouco para chegar ao Brasil. A gente vai ficar de olho e aguardar! Fonte: Blog Marvel 616

Reprodução: Marvel

Com apenas 5 anos de idade, Maria Clara Nunes Cardoso foi eleita, quase por unanimidade entre os jurados, Miss Paraíba Mini 2012. Agora ela tem outro desafio: o de vencer o Miss Beleza Brasileira 2012, em São Paulo, dias 1 e 2 de dezembro. O título é mini, mas a responsabilidade é enorme. Em outro concurso, Maria Clara foi para Santa Catarina e foi uma das finalistas no Miss Brasil, conquistando a 5ª colocação. Ela adora o que faz, diz que quer seguir a carreira de modelo quando crescer, além de ainda querer ser cantora e bailarina. Maria Clara brinca de cabelei-

Fotos: Manodecarvalho

Por Marianna Vieira


Correio Criança - Edição 56