Page 1

Tiragem: 2 mil exemplares

>>RESGATE

POLÍCIA LOCALIZA MENINA DE 12 ANOS >>1º DE NOVEMBRO

PREFEITURA ADOTA CARNEIRO NO ROLETE FOI UM SUCESSO! MEIO EXPEDIENTE CARAMBEÍ, 1º DE NOVEMBRO DE 2013 | EDIÇÃO XXXX | ANO I * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS

Cerca de 600 pessoas prestigiaram no último domingo a 17ª Festa do Carneiro no Rolete promovido pelo Rotary Club de Carambeí, sob a presidência de Marli Menarim. Confira a cobertura do evento na Coluna Social desta semana, com fotos de Nice Pompeo.

O DÉFICIT HABITACIONAL DE CARAMBEÍ

Prefeitura iniciou a remoção de construções clandestinas em terrenos públicos municipais. A ação, conforme a Prefeitura, quer combater o aumento no número de invasões em áreas públicas e de preservação ambiental. O editorial desta semana debate sobre o assunto, considerando a necessidade de se discutir políticas públicas para o déficit habitacional local. | Foto: Emerson Teixeira.

A medida servirá para promover o equilíbrio das contas entre as receitas e despesas públicas neste final de ano. Em Carambeí ficou estabelecido o horário de expediente regular nos Órgãos do Poder Executivo Municipal, a partir do dia 1º de novembro de 2013, de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 17h30, pelo prazo de 90 (noventa) dias, ou seja, até o final de janeiro de 2014.


02

EDITORIAL | editor.correio@gmail.com

O

CHARGE |

A invasão e o direito à moradia digna

editorial desta semana aborda um dos temas mais relevantes dos últimos tempos em Carambeí: a invasão de terrenos públicos e o direito à moradia destes ocupantes. Apesar de ter o direito garantido através da Declaração dos Direitos Universais, o acesso à moradia está longe de ser apenas uma utopia nos municípios brasileiros; em particularidade das pequenas cidades. Acompanhe essa semana, a reportagem a cerca da iniciativa da Prefeitura de Carambeí com relação à remoção das construções clandestinas em terrenos públicos. O problema é grave! Dezoito anos após a emancipação de Carambeí o que se observa até aqui, é a omissão do poder público

para evitar novas invasões e garantir a população destes locais uma moradia com infraestrutura de qualidade, ou até mesmo serviços básicos ofertados como coleta de lixo, tratamento de esgoto, água encanada e energia elétrica.

O direito à moradia é uma grande utopia nos municípios brasileiros, e não apenas uma particularidade das pequenas cidades. Dados do departamento municipal de Habitação são alarmantes, 60% dos terrenos públicos se torna-

ram bairros clandestinos. Mais que isso, eles revelam a necessidade de programas habitacionais que possam atender a grande demanda de moradia em Carambeí, e proporcionar uma alternativa mais digna do que a invasão em áreas públicas, ou de riscos, em penhascos, e locais de preservação ambiental. Mas o que a população destes locais pode esperar? É o desafio para atual administração pública, pois enquanto o sonho de atender a demanda habitacional não se tornar realidade, a solução mais rápida, e que está ao alcance dessas famílias, continuará sendo a invasão que virá sempre seguida por outras demandas sociais, e assim o ciclo vicioso da falta de dignidade não tendo fim.

CRÔNICA | por Edi Raquel Bueno

A

OPINIÃO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 1º DE NOVEMBRO DE 2013

SERVIÇOS | OBITUÁRIOS

Clara dos Santos Bonfim - 79 anos 24/10/13

Rosa Vieira de Souza - 88 Anos 18/10/13

TEMPO | 1/11 Nublado passando a parcialmente nublado

FONTE: SIMEPAR

Uma Nuvem Branca, no Azul do Céu...

nuvem branca que divisamos através da janela, é a única no céu azulclaro. Leve e suave como uma bailarina, ela desliza lentamente no céu sem manchas. É repousante observar o balé da nuvem no firmamento, espairecendo o espírito depois de ler o jornal e deparar com tantas notícias ruins. Diante das angustias da nossa vida é preciso fazer uma higiene mental, para não nos deixarmos levar pela angustia que domina o homem que esqueceu, de procurar Deus. É por isso que ficamos uns minutos olhando a dança da nuvem branca, tendo por pano de fundo o azul suave do céu, sere-

no e repousante que há tantos dias andava ausente, manchado pelo cinzento das chuvas. Um pedaço de pão não consegue curar uma angustia, não trás calma ao coração aflito. Já olhar para o céu azul, sentir Deus na imaculada e grandiosa visão azul do firmamento, identificar uma nuvem alva como alma sem pecado, dançando suave na matinal mensagem da grandiosidade da criação, são tônicas para a alma aflita, bençãos para o coração angustiado, mostrando aos homens ansiosos que a vida não se resume na posse das coisas materiais e que, muito além de tudo isso, as virtudes do espírito são as únicas que contam para a aquisição da paz e da felicidade.

Máx. 25ºC Mín. 14ºC

Não nos custa nada olhar para o céu. Poucos minutos de contemplação são suficientes para considerarmos secundárias as coisas da terra. Afinal tudo o que aqui encontramos quando chegamos, aqui deixamos ao partirmos. Ou seja, tudo o que apreciamos, todo o bem que fazemos representa conquista para nosso espírito. E assim teremos coragem para enfrentar coisas tristes, e esperança para suportar com paciência os sofrimentos. E, enquanto meditamos nessas coisas, a nuvem branca continua seu balé no firmamento, como se estivesse numa prece silenciosa agradecendo a Deus a ventura de existir.


PODER

Prefeitura quer evitar novas invasões

| 60% dos lotes públicos invadidos

A

03

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 1º DE NOVEMBRO DE 2013

Se o PSDB algum dia foi um empecilho entre governo do DEM e o vereador Anderson Ventura, agora, não é mais. O parlamentar migrou essa semana para o recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS), cuja boa parte dos integrantes do novo diretório já compõe a base do prefeito Osmar Blum (DEM); remanecentes do PSDB, PMDB e do próprio DEM. Entretanto, Ventura não admite, e diz que a decisão do rumo a ser tomado pela nova sigla, cabe ao grupo escolher. “Vamos ver o que a maioria vai decidir. Pois, eu já sai do PSDB justamente por causa disso: oposição e situação”, disse.

Da redação

Prefeitura de Carambeí iniciou neste mês a remoção de construções clandestinas em terrenos públicos. Segundo dados do departamento municipal de Habitação, cerca de 60% dos terrenos públicos municipais foram invadidos. Os dados são alarmantes, segundo o diretor, Vinicius Ribas, visto que na maioria das vezes os locais poderiam ser utilizados para a própria construção de moradias populares. “Para cada terreno invadido é uma casa popular que perdemos, pois quando o governo federal, ou estadual solicita um projeto habitacional acabamos que não tendo uma área completa que possa ser utilizada, porque existe uma construção aqui outra lá”, disse. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Sérgio Rodrigues da Luz, destaca que a atual administração quer combater o aumento de invasões em terrenos públicos. “Neste ano nenhuma invasão foi autorizada pela Prefeitura, que tem projetos para a construção de casas populares. Mas, para isso, precisamos remover essas construções clandestinas e evitar outras”, disse ele, ao afirmar que “muitas pessoas invadem esses locais por achar que serão os primeiros a ser contemplados com a casa popular, mas existe todo um processo de avaliação social”. Rodrigues explica que inicialmente é emitida uma notificação de 48 horas para que o cidadão remova a construção. “Caso ele descumpra a determinação, a própria Prefeitura fará a remoção dos materiais que serão recolhidos, etiquetados e ficarão à disposição dos proprietários que, mediante a comprovação de posse, poderão retirá-los”, garantiu o secretário, ao acrescentar a parceria com a Polícia Militar, Civil e Defesa Civil, que estão auxiliando na remoção nas notificações.

Anderson troca PSDB pelo PROS

Em dia

Cortes II

Essa semana, numa matéria publica em um jornal da região, Blum comemorou o fato de Carambeí estar entre os primeiros municípios a entregar a prestação de contas ao TCE. Elogiou a eficiência de sua equipe que como resultado tem a o direito a certidão liberatória, que entre outras coisas, coloca o munícipio em dia e, permite, por exemplo, a obtenção de recursos em nível estadual e federal.

Se há eficiência por parte de algumas pessoas na Prefeitura, de outro lado... deixo a critério do próprio prefeito que deve promover nos próximos dias, pelo menos, é o que está correndo nos bastidores, uma grande mudança em cargos do alto escalão de seu governo. Ainda não há nomes, mas o que se sabe é que o prefeito fez questão de informá-los durante reunião sobre sua decisão.

Vilas Banana e Mangabeira receberão rede de esgoto em 60 dias, diz Prefeitura O déficit habitacional em Carambeí é grande, mas a Prefeitura promete a construção de casas populares. | Foto: Emerson Teixeira.

Terrenos irregulares Sérgio Rodrigues da Luz informou que a Prefeitura está agilizando todo o processo de regularização dos terrenos das Vilas Banana e Mangabeira. “Esses locais não são considerados áreas clandestinas, mas sim áreas irregulares, porque existe certa estrutura como abertura de estrada, água e energia elétrica, mas não possuem a documentação ainda”. Entenda A remoção dos materiais está sendo realizada com base na Lei Federal 4947/66, no artigo 20, que condena a ação de invadir, com intenção de ocupá-las, terras da União, Estados e Municípios. A pena para esse crime é de detenção de 6 meses a 3 anos. É importante ressaltar que o município removerá apenas as construções que estão sendo iniciadas, ou que foram erguidas e se encontram abandonadas. Já nos casos onde há moradores, o processo é diferente, exige uma ação judicial de reintegração de posse. Entretanto, do mesmo modo responderão ao Inquérito Policial que vai averiguar os danos causados pela invasão, como possiveis danos ao patrimônio público, e até mesmo de crime ambiental. O processo da Polícia Civil está investigando também a existência de vendedores dos terrenos públicos, que poderão ser responsabilizado pelo crime de estelionato. Até agora, quatro pessoas já foram interrogadas.

Sessenta dias. É o prazo para que as obras de ampliação da rede de esgoto das Vilas Banana e Mangabeira recebam 600 metros de tubulação para rede coletora de esgoto. A assinatura do convênio celebrado entre Prefeitura e Sanepar ocorreu na última quarta-feira (30), no gabinete do prefeito Osmar Blum (DEM), e contou com a presença dos engenheiros da concessionária, Joel Pires e Rafaela Simionato, além de representantes da empresa que irá executar as obras.


04

CARAMBEร | SEXTA-FEIRA | 1ยบ DE NOVEMBRO DE 2013

GERAL


CARAMBEร | SEXTA-FEIRA | 1ยบ DE NOVEMBRO DE 2013

05


06

COTIDIANO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 1º DE NOVEMBRO DE 2013

Mãe dá a luz em Campanha tem saldo positivo unidade de Saúde com consultas e exames Da redação

Gracieli Maciel de Oliveira, 25 anos, jamais esquecerá o dia 25 de outubro quando deu à luz a um bebê no Centro Municipal de Saúde de Carambeí. A mãe, que está em sua segunda gestação, chegou a unidade de saúde para ser encaminhada a um hospital em Ponta Grossa, onde daria á luz, mas no trajeto, o médico que acompanhava a emergência, verificou que a mulher não tinha condições de esperar, e pediu para que a ambulância retornasse para Carambeí. “A mãe chegou com boa dilatação. O Dr. Osni verificou que ela poderia dar à luz na ambulância, então, preferiu retornar para a unidade de saúde por causa da estrutura”, contou a enfermeira Adriana Mello, que não estava na unidade na hora do parto, porque tinha se deslocado com outro paciente para Campo Largo (PR), vítima de traumatismo craniano. “Mas o médico somente fez o parto porque viu que seria autosito, ou seja, que nasceria de forma natural, com a ajuda das técnicas, Joseane de

Souza, Adriane Vieira e Cleonice Gaulik, que realizaram todo o processo básico, como a dequitação da placenta e a aspiração por vias áreas”, disse Adriana. “E em seguida o bebê foi encaminhado para o [Hospital] Evangélico de Ponta Grossa para todos os demais procedimentos de exames, vacinação e registro”, contou. Apesar da falta de suporte de uma sala de parto, e uma maternidade, Adriana Mello, destaca que está se tornando cada vez mais comum mamães que dão á luz em Carambeí. “Em quatro meses, esse é o segundo a nascer antes de chegar ao hospital. Em muitos casos, eles acabam nascendo na ambulância”, ressalta. “É um processo natural, não há como bloquear a saída do bebê, chegou a hora não tem o que fazer. Por isso é importante que se a mãe fez todo o pré-natal, está com 36 semanas, começou a sentir dor, teve sangramento, perdeu líquido, corre para a unidade de saúde. Não tem o que esperar”, alerta.

Orgulhosas do sucesso do parto, as técnicas postaram no Facebook uma foto com o bebê, uma legítima carambeiense. | Foto: Reprodução.

| Neste mês, foram realizadas 82 coletas de preventivo, e 49 mamografias

D

DA ASSESSORIA

urante o último mês a Secretaria de Saúde de Carambeí realizou a campanha Outubro Rosa no município com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero. Conforme o secretário municipal de Saúde Mario José

Avais de Melo Filho as ações superaram todas as expectativas com aumento do número de mulheres que procuraram os serviços públicos de saúde tanto para informações como para o autoexame das mamas que é uma das formas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Para a Enfermeira RT - Responsável Técnica Pâmella de Holleben são importantes as mobilizações como esta, pois, é necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico sempre que houver dúvida em relação a auto palpação das mamas e a participar das

ações de detecção precoce do câncer de mama realizando mamografia e se houver indicação médica a realização de ecografia (ultrassom).

Em Carambeí como resultado da campanha foram realizadas palestras nas escolas, e em números, 123 mulheres procuram atendimento na Unidade de Saúde Nova Holanda somente no sábado, dia 19 de outubro, depois da caminhada realizada no dia 18. Ainda foram realizados 123 exames nas mamas (autoexame). Foram realizados neste período, 82 coletas de preventivo, e 49 mamografias foram solicitadas.

Polícia localiza garota de 12 anos

No bairro Maria Otília, em Ponta Grossa, a Polícia Civil de Carambeí e do 2º Distrito de Ponta Grossa - com a ajuda do Conselho Tutelar localizou uma menina de 12 anos que estava desaparecida desde a última terça-feira (29). Conforme o delegado Marcus Vinicius Sebastião, a menina fugiu de casa depois de uma discussão com a

mãe adotiva. “Parece que ela queria namorar, e a mãe proibiu, então, ela decidiu fugir para a casa da avó biológica”.

A medida foi determinada através de decreto e faz parte de uma série de medidas que foram decididas pelas prefeituras da região discutidas durante reunião na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). A medida servirá para promover o equilíbrio das contas entre as receitas e despesas públicas neste final de ano. Em Carambeí ficou estabelecido o horário de expediente regular nos Órgãos do Poder Executivo Municipal, a partir do dia 1º de novembro de 2013, de segunda à sexta-feira, das 12h30 (doze horas e trinta minutos) às 17h30 (dezessete horas e trinta minutos), pelo prazo de 90 (noventa) dias, ou seja, até o final de janeiro de 2014.

Agência do Trabalhador, Posto de Identificação, Junta Militar, EMATER, Guia de GTA – Guia de Trânsito Animal, ITR – Imposto Territorial Rural, também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, e seus respectivos departamentos, também estarão adotando o mesmo horário reduzido das 12h30min às 17h30min, em cumprimento ao decreto.

Segundo informações, no dia do desaparecimento a garota assistiu aulas em uma escola estadual de Carambeí, e ao término das mesmas, ao invés de ir para a casa, seguiu para a PR151, onde conse-

guiu uma carona com um caminhoneiro que a deixou em Ponta Grossa. “Ela foi acolhida pela avó biológica”, contou o delegado, ao acrescentar que a policia chegou ao endereço da avó após algumas diligências. “Tomamos todas as providencias cabíveis, inclusive a foto dela foi incluída no SICRIDE, sistema policial de crianças desaparecidas”.

Prefeitura adota meio expediente

O CAC – Centro de Apoio ao Cidadão, que funciona na Avenida do Ouro Branco, 208, que abriga os serviços de

Serviços essenciais Vale ressaltar para a popula-

ção que este horário reduzido, não se aplica aos órgãos municipais que trabalham em regime de plantão, bem como às escolas municipais e aos serviços considerados essenciais e inadiáveis, tais como saúde, educação, obras, limpeza pública e segurança. O Centro Municipal de Saúde “Otávio Pedroso de Oliveira” que já funciona 24 horas vai continuar o atendimento normalmente, sem prejuízo algum aos munícipes.


GERAL

07

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 1º DE NOVEMBRO DE 2013

17ª Festa do Carneiro no Rolete tem saldo positivo | Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos será revertida para a manutenção dos projetos sociais

C

Da redação

erca de 600 pessoas prestigiaram no último domingo a 17ª Festa do Carneiro no Rolete, que é uma promoção do Rotary Club Carambeí. O evento ocorreu na Serp – Sociedade Esportiva e Recreativa da Perdigão, e reuniu também visitantes de outras cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Araucária, Arapoti e Jaguariaíva. “As pessoas elogiaram a organização, o atendimento, o local e principalmente o saboroso almoço servido de acompanhamento do carneiro, que estava bastante suculento”, disse a presidente do Rotary, Marli Menarim. “Queremos agradecer a todos que de uma maneira ou outra colaboraram para que o evento alcançasse o seu objetivo. E, não se esquecendo dos patrocinadores, de todos os visitantes que contribuíram para que o evento, mais uma vez, superasse todas as expectativas”, comemorou a presidente. Marli ressalta que toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos da festa será destinada para a manutenção dos projetos sociais realizados pelo clube. “No Rotary tudo que se ganha, se doa”, frisou ela, ao citar alguns dos projetos do grupo como, por exemplo, a Maratona Intelectual, e o próprio ‘Outubro Rosa’, campanha desenvolvida em parceria com a secretaria municipal de Saúde, que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama”. Para a festa as mulheres dos rotarianos, e as mulheres rotarianas prepararam uma ornamentação rosa, bem como usaram camisetas com a cor que faz referência a campanha de combate ao cân-

Parabéns a todos os membros do Rotary que se empenharam para a realizaçã da 17ª Festa do Carneiro no Rolete. | Fotos: Nice Pompeo.

O evento reune cerca de 600 pessoas, que provaram de um delicioso almoço que serviu de acompanhamento do carneiro.

Equipe já pensa na próxima edição.

cer, que tem a parceria da Rede Feminina de Combater ao Câncer de Carambeí. Maratona Intelectual A próxima atividade programada pelo Rotary será a premiação da Olimpíada Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, que ocorrerá no próximo dia 13 de novembro, que visa reconhecimento de alunos com bom desempenho nas provas aplicadas em toda a rede pública municipal e estadual, com participação da

Escola Evangélica, aplicadas no último dia 7 de outubro.

AGENDA ROTARY No próximo dia 20 de novembro, os membros do Rotary Club Carambeí receberão a visita do governador. Neste dia, estão programadas visitas ao prefeito Osmar Blum (DEM) e ao Parque Histórico de Carambeí, e por fim, a realização de uma jantar. Atualmente o Rotary de Carambeí possui 26 membros ativos.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A empresa Focam Indústria e Comércio de Aditivos Ltda. Endereço-Estrada Municipal para Tainhas s/nº Bairro-Interior Cidade-Carambeí Ponto de Referência atrás da Seara Contrata Sexo: masculino Vaga: Auxiliar de Produção Maiores de 18 anos Nº de Vagas- 13 Interessados mandar curriculum no endereço acima.


08

Nicinha Pompeo

VARIEDADES

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 1º DE NOVEMBRO DE 2013

nice.correio@gmail.com

Rotary Carambeí recebeu Rotarianos de Jaguariaiva Prefeitos Osmar Blum e Tim Milléo de Piraí do Sul

Robson, Rosney, Fabricio, Marcel, Lorival e Laertes.

Ana Carolina, Reni, Marli, Caroline e Frida

Leticia, Anderson, Rafael e Simone

Wilian Los esteve com a familia no evento

Jane e Luiz Marcos

Alceu, Vieira, Reni e Ana Carolina

Tereza e Laertes

Correio Carambeiense  

Edição 40

Advertisement