Issuu on Google+

Tiragem: 2 mil exemplares

CARAMBEÍ, 25 DE OUTUBRO DE 2013 | EDIÇÃO XXXIX | ANO I * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS

FEIRA DO CONHECIMENTO

O colégio Elo Sagrado realizou ontem (24) a ‘Feira do Conhecimento’ que envolveu todos os alunos - que realizaram suas pesquisas e desenvolveram projetos - em diversas áreas. Conforme a diretora da escola, Jane Nava Pires, a atividade teve o envolvimento direto dos pais. “Na escola, eles desenvolveram as pesquisas, tiveram orientações de como se apresentar para o público, enquanto o desenvolvimento aconteceu em casa com a ajuda dos pais”, contou. | Foto: Gleydson Carlos.

TIME AMADOR CONQUISTA CAMPEONATO

Apesar da derrota para o time do América de PG, o time do professor Carlão fez uma boa campanha ao londo campeonato, conquistando a liderança.

O HOMEM MAIS VELHO DE CARAMBEÍ

O que fazer ao longo da vida para chegar aos 100 anos de idade com saúde e disposição? Francisco Pinheiro da Silva, o ‘Seu Chico’, não sabe revelar a receita para a longevidade, mas contraria boa parte dos pré-requisitos que prometem uma vida mais longa.


02

EDITORIAL | editor.correio@gmail.com

A

OPINIÃO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

OLHO NA MIRA |

O despertar dos talentos

‘Feira de Ciências’ do Colégio Julia Wanderley e ‘Feira do Conhecimento’, da escola ‘Elo Sagrado’, são atividades interdisciplinares que além de envolver os alunos conseguem trazer para dentro do ambiente escolar os pais, que em muitos casos estão ‘ausentes’ da vida escolar de seus filhos. Seus projetos são simples, mas criativos, sendo que é por meio desta exposição de ideias, objetos e experimentos científicos é que se gera o interesse pela ciência,

Cães de rua...

podendo nascer novos sua disciplina. pesquisadores, com Afinal, não existe mecarreiras futuras. lhor forma de aprendiAcima de tudo, uma zagem que a prática, feira estimula o conhe- que deve servir para cimento dos estudan- estes na forma de acutes, gera curiosidade, e mulo e troca de expeobjetiva uma atividade riências. É importante mais lúdica dentro das destacar que este tipo salas de aula, diferen- de experimento pode te do cotidiano esco- ser ampliado para o lar que pode se tornar ensino fundamental da algo cansativo, não rede pública municipal apenas para os estu- despertando seus tadantes, mas também lentos, como pequenos para o professor, que pesquisadores. Geranvê nestas atividades a do um interesse coletioportunidade de difun- vo tanto para os alunos, dir o conhecimento em professores e visitantes assuntos complexos de das feiras. Fica a dica!

O morador Roberto Carlos, da Rua das Primulas, do Bela Vista III, reclama dos cães de ruas que ameaçam a segurança dos moradores, e pedestres que circulam pelo local. “Tenho um vizinho que já foi mordido pela segunda vez, o deixando com cicatrizes nas pernas”, relata. Roberto pede uma solução para

CRÔNICA | por Edi Raquel Bueno

J

Memórias

á passava das sete horas, quando meu avô Capistrano Van Uffelen Bueno chamou-me para irmos de charrete até a Colônia. Íamos fazer compra na Lojinha. E, na volta, levar o sal para o gado lá no campo dos bois.

Íamos descendo a serrinha da Tainha, pela estrada do Baio, apreciando o gado de outras invernadas, de repente, uma revoada de pássaros passou baixinho. No alto, alguns corvos, talvez aguardando algum animal morto.

Fazia um lindo dia de setembro, começo da primavera, o sol já ia alto.

De quando em quando encontrávamos uma pessoa a pé com um saco de mantimentos nas costas. Às vezes, cruzávamos com um cavaleiro que meu avô cumprimentava colocando o dedo indicador na ponta do seu chapéu.

Aproveitamos para deixar a lata de leite na mesinha, pois o caminhão já estava a caminho, lá estava a lata número 78 de meu tio (Anízio Menarim). A do meu avô era 119. Bem no momento em que desci para abrir o portão, o motorista do caminhão que veio buscar o leite, passou pelo mata-burro. Parou, cumprimentou e conversou um pouco com meu avô. A cadência do trote do velho Picaço soava em meus ouvidos como um acompanhamento às modinhas e trovas que meu avô ia cantarolando pelo caminho.

Quando chegamos ao Lajeadinho, paramos para o Picaço beber água, podia ouvir o tilintar das águas do raso rio de água boa, com o fundo todo em pedras e saibro. Sempre que possível, meu avô ali trazia minhas primas e eu para brincarmos, e em seguida fazermos um piquenique. Na subida, passamos na frente da loja da dona Maria Gorda onde minha avó comprava tecidos para costurar em sua máquina de mão.

Quando chegamos à Lojinha, além das compras de alimentos, ração e medicamentos para as vacas, tomamos o delicioso Choco Milk. No momento em que desvio meus olhos do papel onde estou escrevendo emocionada, deparo-me com a realidade e com os anos passados. Hoje, a empoeirada Rua da Colônia tornou-se a bonita Avenida dos Pioneiros. A antiga Lojinha foi substituída por um grande Supermercado, Fábrica de Rações e Farmácia Veterinária. No Lajeadinho há uma ponte, e, infelizmente a água já não é mais saudável, e nem dá para as crianças brincarem nela, devido à poluição que o progresso nos traz. Fecho meus olhos e penso que o melhor presente que ganhamos de Deus é a memória, com ela podemos ir e vir nas páginas da nossa vida. E nelas, rirmos, choramos de saudade, vivemos de bem com a vida. É por isso que sou uma cronista feliz.

que os cães de ruas que já atacaram outras pessoas, entre elas, crianças e idosos. | Foto: Divulgação.


PODER

Carambeí recebe R$ 62 mil para obras na Balsa | Durante as chuvas de junho, cinco famílias ficaram desalojadas

O

03

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

O vereador Bauke De Geus (DEM), também servidor público, apresentou indicação para a redução da carga horária dos funcionários da Prefeitura. Na opinião de Bauke, o Paço Municipal deveria funcionar apenas das 12h ás 18h, ficando a parte da manhã para os servidores poderem fazer as suas coisas como a ida ao banco, por exemplo. “Muitos funcionários saem inclusive para consulta médica.

Da redação

município de Carambeí foi contemplado com uma verba de R$ 62.400 mil do Conselho Estadual de Assistência Social, que será destinado para obras de infraestrutura e reconstrução de onze quilômetros da estrada rural que dá acesso à localidade da Balsa, sobre o Rio Tibagi, na divisa dos municípios. Ao todo, no estado são 70 cidades que declaram situação de emergência, após as chuvas de julho, que deixou cinco famílias desalojadas em Carambeí. Adriane Silveira, diretora do departamento municipal de Proteção Básica explica que a medida tem caráter social. “Vai ajudar na recuperação das estradas que dão acesso aos locais atingidos pelas chuvas”, disse ela, ao acrescentar que as estradas afetadas afetam principalmente o escoamento

Em causa própria Com essa possibilidade, eles não terão mais desculpas”, argumentou o vereador. “Sem falar na economia de energia elétrica, telefone, água e o combustível. E também na redução dos acidentes, pois os carros da Prefeitura não estarão circulando na parte da manhã”. A proposta foi aprovada por unanimidade, com voto do vereador Anderson Ventura (PSDB), também servidor público municipal.

Fiscalizar!

Dinheiro para obras de infraestrutura na estrada que dá acesso a Balsa, sobre o Rio Tibagi, na divisa de municípios. | Foto: Arquivo.

Entrega de kits para famílias afetadas pelo mau tempo

No mesmo mês em que a chuva deixou rastro de destruição, a secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, e Defesa Civil do Estado destinaram para Carambeí kits que foram entregues para as famílias carambeienses afetadas pelo mau tempo. Foram 10 kits de cozinha e 44 kits cama, mesa e banho. da safra. “O valor que Carambeí receberá é equivalente à distancia entre a localidade e a sede do munícipio. Ipiranga, por exemplo, teve 130 famílias

atingidas, e receberá 17 mil”. O prazo para que a estrada seja reestruturada é de quinze dias.

Voto facultativo na PEC da Reforma Política Agência Brasil

Na penúltima reunião de trabalho, o grupo de deputados que tenta chegar a um consenso em torno de uma proposta de reforma política decidiu incluir o voto facultativo no texto que deve ser enviado ao plenário no início de novembro. Os parlamentares resolveram também estabelecer um teto para o financiamento de campanha, independentemente da origem do dinheiro. Pelo acordo, o teto será definido a cada campanha eleitoral.

conseguiram driblar divergências em torno de um dos pontos geradores de impasse.

Desde agosto, o grupo de trabalho tenta entrar em consenso sobre pontos como o financiamento de campanhas eleitorais e o sistema de eleições proporcionais. Na última reunião, os parlamentares

A expectativa é que os deputados apresentem, na próxima semana, a versão final do texto que será analisado no plenário da Câmara. O coordenador do grupo de trabalho, Cândido Vaccarezza (PT-SP),

Defendendo a necessidade de maior aproximação com o eleitor e de redução de custos de campanhas, o grupo aprovou a inclusão do sistema distrital proporcional de eleição. A proposta é que os estados sejam divididos em distritos e os deputados sejam eleitos de acordo com a proporção do número de votos nestes limites.

lembrou que a última reunião do colegiado será no próximo dia 31. Segundo ele, a expectativa é que, neste encontro, a discussão seja concluída e a proposta final de emenda à Constituição (PEC) seja encaminhada para que o debate em plenário comece em novembro. A proposta é que os estados sejam divididos em distritos e os deputados sejam eleitos de acordo com a proporção do número de votos

Mesmo que o grupo de deputados que estão desde agosto debruçados sobre a proposta conclua a tarefa até o fim do mês, o Congresso Nacional só deve decidir sobre as mudanças no próximo

Quem achou que o vereador Ilson Caninana (PSC) esqueceu de sua função como fiscalizador do poder público, se enganou. Na última sessão, Caninana pediu informações a cerca de um cargo comissionado, Rubens José de Oliveira, que se ausentou de seu cargo de diretoria ( de Cultura) para trabalhar na Agroleite em Castro. “Quero saber se foram descontados esses dias que ele ficou fora”, questionou Caninana, logo após ser interrompido pelo vereador Anderson Ventura (PSDB). “Eu tive essa mesma dúvida vereador, por isso, já pedi informações. Assim como o assessor Luiz Carlos da Silva o ‘Pestana’, ele também teve descontados esses dias que esteve lá”.

Projeto

Agricultura?

A comunidade do Jardim Brasília, terá a construção de sua unidade de Saúde, que atualmente funciona nas dependências de uma igreja. Pelo menos, é o que indicou o poder Executivo Municipal ao enviar essa semana para a Câmara de Vereadores projeto de lei que ‘desafeta’ à área entre a Rua Vitória e Porto Alegre, onde atualmente está uma praça.

Num momento em que as Prefeituras estão contendo gastos, principalmente, para garantir o pagamento de 13º salário para servidores, em Carambeí há rumores da criação da secretaria de Agricultura. Nesse contexto, o novo orgão pode refletir, inclusive, na Câmara de Vereadores. Há quem diga que tem gente querendo trocar o cargo de vereador pelo de secretário.

Agora vai?

A tão aguardada mudança nos cargos comissionados da Prefeitura de Carambeí, agora parece que vai. Não se sabe ao certo, se alguns serão exonerados, como medida de contenção de gastos, ou para somente substituição de alguns. Já não era sem tempo, como diz o ditado. Fato é que não se pode esperar (infelizmente) grandes mudanças, já que a corda arrebenta para o lado mais fraco, sempre, e, neste caso, provavelmente afetará o segundo escalão do governo Blum.


04

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

GERAL


CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

05


06

COTIDIANO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

Seu Chico completa 100 anos de idade

| Francisco tem 27 netos, 60 bisnetos e 17 tataranetos

O

Da redação

que fazer ao longo da vida para chegar aos 100 anos de idade com saúde e disposição? Francisco Pinheiro da Silva, o ‘Seu Chico’, não sabe revelar a receita para a longevidade, mas contraria boa parte dos pré-requisitos que prometem uma vida mais longa, como ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios regulares, ingerir álcool sob medida, dormir o necessário, e manter distância do cigarro. Ele nasceu em 15 de outubro de 1913. O único vivo de uma família de sete irmãos, sendo três mulheres. “Eu fui o quarto a nascer. O mais velho faleceu com 93 anos”, recordou.

Alunos recebem uniformes novos Da assessoria

Essa semana os alunos da rede pública de ensino receberam os novos uniformes escolares. O kit que contempla uma jaqueta, duas calças, duas camisetas, dois pares de meia, uma bermuda e um par de tênis, esta sendo entregue neste final de 2013 e seu uso será obrigatório a partir do próximo ano letivo. As escolas municipais José Pedro Novaes Rosas, Tereza Seifarth Gaertner e a Rural

Limpo Grande, da comunidade do Catanduva, foram as primeiras a receberem o kit do uniforme. Nestas unidades os pais estiveram presentes, sendo que no Limpo Grande aconteceu na oportunidade da reunião de pais para a entrega de boletins, onde Helena Brandes diretora da escola comentou que a partir de agora todas as crianças poderão participar de eventos como desfiles cívicos e viagens.

Seu Chico lembra que viveu maior parte de sua vida num sítio da família no distrito de Abapã, em Castro, onde casou e criou os seis filhos do primeiro casamento. Após perder a primeira esposa, e se mudar para Carambeí, Francisco conheceu a segunda esposa, com quem teve mais uma filha. Ao todo, são 27 netos, 60 bisnetos e 17 tataranetos. Ao lado de uma das filhas do primeiro casamento, com o genro e uma neta, Francisco vive hoje em uma casa simples, no bairro do Jardim Brasília. “Sempre trabalhei em roça, colhendo feijão, capinando, lidando com gado e porco”, recorda o aposentado. “Faz trinta e cinco anos que me aposentei, mas nunca parei. Hoje que minha saúde complica um pouco”, conta Chico, ao relatar que toma remédio controlado para a pressão alta, e controla o coração. “Tenho problema no pulmão. Bebia um pouco, mas sempre fumei, parei uns 20 anos atrás. E, sabe, a bebida é muito pior que o cigarro”, destaca Francisco, ao contar que não faz nenhum tipo de dieta alimentar. “Não. Eu como de tudo”, afirma. “Minha memória não é boa. Me lembro das coisas

Seu Chico: “Dizem que o cérebro da gente é que nem um computador que fica com a memória cheia”. | Foto: Banco de Imagens.

do passado, mas hoje se você me contar o seu nome daqui a pouco não recordo. Dizem que o cérebro da gente é que nem um computador que fica com a memória cheia”.

População elege novos conselheiros tutelares A eleição para o cargo de conselheiro tutelar (mandato 2014-2016), que ocorreu no último domingo (20), transcorreu de maneira tranquila. O saldo positivo é da presidente do Conselho Municipal dos Direito da Criança e Adolescente (CMDCA), Adriane Silveira. Ao todo, foram 706 votantes, registrando dez votos brancos e quatro nulos.

1 – Karine Aparecida dos Santos Machado - 209 votos

2 – Crisleine do Rocio Gottwald 154 votos 3 – Eleandro Benedito Santos Teixeira 136 votos 4 – Telma Eloiza Roberto 114 votos 5 – Antonio Marcos Valenga de Almeida 69 votos 6 - Lucas Marcondes - 10 votos (suplência)


GERAL

07

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

Time é campeão no amador de futebol

| O time do técnico Carlão perdeu o jogo, mas conquistou o primeiro lugar do campeonato

A

Da redação

pós uma bonita campanha do Técnico Carlos Matsen, o “Carlão”, foram 14 jogos e 13 vitórias. A única derrota foi contra o América com o placar de 4 x 3, na casa do América, em Ponta Grossa no jogo de decisão, com muita torcida adversária no último domingo. A partida final foi no Estádio Miró de Freitas, no bairro da Nova Rússia, em Ponta Grossa, local da disputa pelo principal título do futebol regional. Ao final, o time do técnico Carlão perdeu para o América por 4 x 3, mas nem a derrota impediu a posse da taça de campeão. Tanto o América como o Carambeí brigaram desde o começo pela grande decisão do Campeonato Amador de Ponta Grossa.

ELENCO CARAMBEÍ Cajinho, Edinho, André, Carlos Felipe, Jean, Batata, Marcel, Filipinho, Thiano, Bananinha, Maurício, Arizinho, César Felipe, Lucas Batatinha, Renato e China. Fotos: Divulgação

O time campeão de Carambeí tem como técnico o “Carlão” que além da taça de Campeão Amador de Ponta Grossa levou também o troféu de melhor técnico do campeonato de 2013.

Marcelinho conquista segundo lugar

No fim de semana passado, o piloto carambeiense, Marcelinho Amaral, conquistou a vice-liderança em Apucarana (PR), pela categoria open no BMX. O campeonato ocorreu na pista Kadoshi & OBS Bike Park, e contou com cerca de 50 atletas. A categoria de Marcelinho ficou marcada pela alta criatividade e manobras fortes. Com 12 atletas classificados para uma Jam Session, a final foi de tirar o fôlego. Danilo Bueno o “Ferruge” levou a melhor com manobras técnicas como barspin para nose foot jam de transfer, 540 barspin nose foot jam e muitas bordas técnicas como de costume. Marcelo Amaral o “Marcelinho” ficou com a segunda colocação com um role alto e boni-

Marcelinho Amaral (segundo da esqu.) conquistou o segundo lugar em sua categoria open. | Foto: Divulgação.

to de ser visto, como seus 360° bus drive na spine. Gabriel “Du Race” ficou com a terceira colocação com vários tombos. Destaques Os grandes destaques do dia foram respectivamente para os quartos colocados das duas categorias. Davi Sodré de Londrina (PR) de apenas 10 anos. Ele fez um ‘role’ de gente grande, usando toda a pista e criatividade na categoria Iniciante. E André Andrade mais conhecido como “Xulé”, se mostrou totalmente a vontade na pista, fazendo todas as voltas com extensão máxima das manobras e altura, destaque para o 360º loockback na mesa.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A empresa Focam Indústria e Comércio de Aditivos Ltda. Endereço-Estrada Municipal para Tainhas s/nº Bairro-Interior Cidade-Carambeí Ponto de Referência atrás da Seara Contrata Sexo: masculino Vaga: Auxiliar de Produção Maiores de 18 anos Nº de Vagas- 13 Interessados mandar curriculum no endereço acima.


08

Nicinha Pompeo

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO DE 2013

nice.correio@gmail.com

Pedagoga Silvana, Bart Jansen e alunos do Col. Carlos Ventura JECAR 2013.

VARIEDADES

Parabéns para o amigo Rubens Oliveira o famoso Zé do Poste, que dia 27 comemora idade nova.

Roberto Desselmann em evento no Parque Historico ao lado de seus familiares.

Delton Spinardi comemorou seu aniversario no ultimo dia 23 (foto) com sua esposa Cleunice.

Comemoração em dose dupla aos irmãos Kyara e Kauan que fazem aniversario este mês ele dia 14 ela dia 22. Alunos do colégio estadual Júlia Wanderley também realizaram sua ‘Feira de Ciências’ durante a última sexta-feira (18). Conforme o diretor, Carlos Barreto, as atividades, bem como os projetos foram desenvolvidos dentro e fora do ambiente escolar. “O tema era DNA, mas acabou envolvendo todas as outras disciplinas”, explica Barreto, ao afirmar que muitas pesquisas foram realizadas pelos alunos no contra turno escolar. Segundo o diretor, o objetivo da atividade “é de utilizar uma forma diferenciada para o aprendizado dos alunos, a fim de proporcionar o conhecimento”.

Parabéns para a diretora comercial do CORREIO, Gisele Povaz, que nesta semana comemorou idade nova. Na foto, ao lado do filho Pedro Emanoell.


Correio Carambeiense