Page 1

POPULAÇÃO SAI ÀS RUAS PARA PROTESTAR

Na linha das manifestações que tomou as ruas em todo o país, os carambeienses promoveram no início da noite da última quarta-feira (26) um ato político, que segundo a organização, contou com a adesão de cerca de 300 pessoas que percorreram as principais ruas e avenidas do centro de Carambeí. Apesar de pacífica, a Polícia Militar e os Agentes de Segurança Pública, acompanharam as manifestações que tiveram como reivindicações principais obras públicas como o término na revitalização da Avenida dos Pioneiros, Educação e Saúde. A multidão seguiu até o Paço Municipal onde foi recepcionada pelo Prefeito Osmar Blum (DEM).

CARAMBEÍ, 28 DE JUNHO DE 2013 | EDIÇÃO XXI | ANO I * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS

EX-PREFEITO DE CARAMBEÍ É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil de Carambeí cumpriu na manhã da última quarta-feira (26) o mandado de prisão contra o ex-prefeito de Carambeí Alci Pedroso de Oliveira. Ele foi detido por volta das 9 horas em sua residência, e encaminhado para a delegacia de Castro.

MAU TEMPO DEIXA REGIÃO DA BALSA INTERDITADA

OBRAS PARAM NA AVENIDA DOS PIONEIROS COM APENAS 25%


02

OPINIÃO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

charge

NOSSA OPINIÃO

É

engraçado ver a diversidade dos manifestantes na mobilização da última quarta-feira que reuniu cerca de 300 pessoas na Praça Cívica, segundo dados da organização. Depois, eles percorreram as principais ruas e avenidas do centro de Carambeí que teve como destino final a frente do Paço Municipal. Muitos pintaram seus rostos, usaram bandeiras, além da criatividade em palavras de ordem e frases de impacto - que ilustraram os cartazes confeccionados pelos moradores. Em sua totalidade, a passeata recebida pelo Prefeito Osmar Blum (DEM) cumpriu o seu objetivo, superou as expectativas da organização. Ao invés de apenas um manifesto, ouve uma troca de ideias entre o prefeito e a população. Por outro lado, mesmo com tanto tempo de democracia, alguns políticos ainda são relutantes, não aceitam a insatisfação

A voz da opinião! popular, principalmente, a respeito de suas posições no governo. Outros, que receberam a legitimação do voto popular, infelizmente, ignorado por seus históricos políticos. Entretanto, o ato é legitimo, principalmente quando esse ato é de maneira organizada, com a proposta única e somente de cobrar aquilo que cai no descaso pelo poder público, não deste ou daquele governo, mas de todos que são, ou já foram responsáveis pelo fisiologismo público. É de se destacar a nobre atitude do prefeito Osmar Blum em esperar o povo e ouvir os seus clamores. Sua atitude não poderia ter sido diferente, afinal, sua votação na última eleição foi expressiva, como o clamor das ruas que lutam por um país melhor. O que não é aceitável é que pessoas que ocupem cargos públicos tentem minimizar ou desqualificar o movimento pela pequena presença de adversários po-

líticos, que desta forma estavam presentes na passeata, mas passadas as eleições, como cidadãos. É inadmissível que se tente generalizar, ou desviar o foco do evento pela presença deste ou daquele. O movimento nasceu nas redes sociais, em sua maioria, estudantes, que pedem uma atitude mais drástica com relação a algumas heranças deixadas por antecessores, e que agora são de responsabilidade desta nova administração. Muitos políticos perdem a moral quando descumprem a regra da conduta pública e ignoram as manifestações legítimas do povo. Estes, precisam saber enfrentar as crises inerentes do exercício de um cargo público. O que não podemos admitir é que alguém que recebe o seu ordenado dos cofres públicos, se utilize de tamanha arrogância e prepotência nas redes sociais para deslegitimar a opinião dos cidadãos.

Olho na Mira

Aquilo que parece um rio na verdade é uma estrada rural na região conhecida como Ronca Porco. O local foi tomado pela água do rio, devido ao excesso de chuvas nos últimos dias. Moradores reclamam da falta de sinalização e segurança na via que possui uma estreita ponte conhecida por alguns acidentes.


PODER

Crime ] Justiça decreta prisão de ex-prefeito Alci

A

Polícia Civil de Carambeí chefiada pelo delegado Marcus Vinicius Sebastião cumpriu na manhã da última quarta-feira (26) um mandato de prisão contra o ex-prefeito de Carambeí, Alci Pedroso de Oliveira (PTN), expedido pela juíza Poliana Maria Fagundes Cunha do Fórum da Comarca de Castro. Na sentença, o político foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão no regime semiaberto, onde ele deve cumprir pelo menos um sexto da pena. Logo após o processo de emancipação politica de Carambeí, Alci Pedroso foi o primeiro prefeito eleito pelo voto da população do recém-criado município de Carambeí. Eleito em 1997, ele comandou a cidade por dois mandatos (97/2000 e 2001-2004), sendo que durante abril e dezembro do último foi afastado pela Justiça que empossou o ex-prefeito da época, Nelson Christ. Em 2009, Pedroso teve os direitos políticos suspensos por três anos, após uma ação criminal promovida pelo Ministério Público (MP), sob acusação de improbidade administrativa.

Da redação

Condenação

Alci foi condenado por infrações previstas na Lei de Licitações. Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito teria efetuado a compra de peças para maquinários sem licitação no período entre 97 a 2001. Os crimes seriam os descritos no Decreto-lei 201/97, artigo 1º, V e artigo 98 da referida lei.

Alci Pedroso foi preso na manhã da última quarta-feira em casa onde estava na companhia da esposa e de outros familiares. | Foto: Divulgação.

Prisão Eram por volta das 9 horas da manhã quando policiais civis chegaram a residência de Alci Pedroso. Conforme o delegado Marcus Vinicius Sebastião, o prefeito não reagiu à ação policial que o conduziu a carceragem, da Cadeia Pública de Castro onde permanece à disposição da Justiça. Ele estava em casa, na companhia da esposa e de outros familiares.

No Fórum de Castro há outros processos em trâmite contra Alci Pedroso. Conforme levantamento, na Vara Criminal do fórum, ele responde ou já respondeu, pelo menos 25 processos, sendo inocentado em alguns deles. Grande parte deles se refere a supostas outras irregularidades ligadas a Lei de Licitações. Tratamento Devido ao estado delicado de saúde do ex-prefeito advogados estiveram ainda na tarde da última quartafeira no Fórum de Castro para solicitar a entrada de medicamentos intravenosos, uma vez que o ex-prefeito possui diabetes e faz um rigoroso tratamento médico.

Vereadores entram em recesso após votação da LDO Da redação

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), para o exercício de 2014, aprovado por unanimidade na sessão extraordinária da última terça-feira (25) foi à última atividade em plenário da Câmara de Vereadores antes do recesso parlamentar. Os trabalhos retornam somente no próximo dia 08 de agosto. O presidente da Casa, vereador Jeverson Gomes da Silva (PDT) disse não considerar o recesso como férias dos vereadores. “Nós

03

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

temos uma quantidade X de sessões dentro do calendário, mas não quer dizer que os vereadores não trabalhem neste tempo, afinal, o serviço de vereador é 24 horas por dia”, considerou Jeverson, ao apontar que possivelmente neste período os parlamentares serão convocados para sessões extraordinárias que votarão projetos do Executivo, que exijam urgência. “Mas é bom frisar que para vir em sessões extraordinárias os vereadores não recebem remuneração”.

Balanço Jeverson apresentou ainda um balanço dos últimos seis meses como presidentes da Casa de Leis. “Neste resumo, foram votados pelos vereadores 25 projetos de leis, sendo que apenas cinco foram rejeitados, claro, observando os fundamentos, e procurando ser o mais justo possível. Também foram enviados ao Executivo 197 ofícios, e 71 indicações de autoria dos vereadores”, informou.

FACEBOOK Não foi somente o prefeito que ouviu criticas dos manifestantes. Com a presença da maior parte dos assessores, secretários e vereadores, a população não perdoou e se organizou como um coro pedindo a saída do vereador Ilson Caninana (PSC) e do chefe de Gabinete, Márcio Taques. Talvez surgiu daí o disparo de Taques que publicou em seu perfil no Facebook o texto intitulado: Carambeí, como sempre diferente!!!

FACEBOOK I Segundo o texto, em todo o Brasil foi refutada a ideia da participação de partidos políticos nas manifestações, foram manifestações apartidárias. “Já em Carambeí tinha que ser diferente, cerca de 100 pessoas se manifestaram na noite de ontem, onde grande parte dos membros fazem parte dos grupos políticos derrotados nas eleições de 07 de outubro de 2012”.

FACEBOOK II Em seguida, o chefe de Gabinete cita a participação de ex-vereadores, que estariam “incitando os manifestantes a xingar pessoas que legitimamente ocupam cargos ou funções públicas, estes ex-vereadores que a própria sociedade através do voto popular baniu do poder público tentam se aproveitar de uma manifestação legítima para tentar voltar ao poder, ficar em evidência novamente”, escreveu ele, ao referenciar: “Vamos ver primeiro o passado dessas pessoas, se quando ocuparam cargos públicos tiveram suas contas aprovadas pelo TC, se tem moral para criticar alguém, por que , quem tem telhado de vidro, não devia jogar pedra no telhado dos outros!”. O texto está disponível em: https://www.facebook.com/marcio.taques.3?fref=ts


04

Jap’s ] Time de futsal feminino é campeão em Prudentópolis

O

time de futsal feminino de Carambeí foi destaque durante as disputas da fase regional dos 56º JAPs, em Prudentópolis. O bom desempenho mostra um time comandado pelo professor de educação física David Caruso, que fez 35 gols e sofreu apenas 8, sendo campeã de forma invicta. A vitória foi sacramentada no último domingo (23), no Ginásio de Esportes Imaculada Virgem Maria. A equipe não tomou conhecimento das adversárias, vencendo todas as partidas por grande diferença nos placares. Na partida final, contra o município de Piraí do Sul, o resultado não foi diferente, as atletas de Carambeí construíram uma vitória tranquila já na primeira etapa, vencendo por 4x1, e administraram a vantagem no segundo tempo, terminando

GERAL

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

Assessorias

O time de Carambeí sagrou-se campeão após derrotar a equipe de Piraí do Sul durante a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. | Foto: Divulgação.

a partida em 5x1. Já, na partida anterior, da decisão do 3º lugar, tivemos uma disputa acirrada entre os municípios de Palmeira e Tibagi. No primeiro tempo, as duas equipes mantiveram o mesmo resultado (2x2). O placar de 3x2 foi decidido apenas na etapa final do jogo,

com a vitória da equipe de Tibagi. A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte, conta com a parceria das prefeituras municipais e Escritórios Regionais do Esporte.

PREFEITO ENTREGA LIVROS DIDÁTICOS PARA ALUNOS Assessorias

A Prefeitura de Carambeí, através da secretaria de Educação, realizou essa semana a entrega de livros didáticos para os alunos de toda a rede municipal de ensino.

investindo realmente na educação”, disse o prefeito Blum. A entrega foi realizada na recém-inaugurada Biblioteca da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas.

A secretária Municipal da Educação, Ana Wieslava Kaspchack e o prefeito Osmar Blum (DEM) estiveram presentes na entrega. “É uma satisfação realizarmos a entrega desse material, neste novo espaço de leitura, nesta escola tradicional José Pedro Novaes Rosas. O prefeito destacou que “ não basta oferecer só infraestrutura, sem boas condições pedagógicas e de ensino para as aulas, por isso, nós estamos entregando esse material em todas as escolas e CMEIs,

O material foi adquirido pela Prefeitura, com recursos próprios e vai ser encaminhado para todos os CMEIs do município e escolas municipais, além dos livros de literatura infanto-juvenil que serão entregues na Biblioteca Cidadã Keimpe van der Meer. Os livros fazem parte de diversas coleções didáticas em literatura infantil para o ensino fundamental,e de literatura infanto-juvenil que serão encaminhados para a Biblioteca Cidadã.


CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

05


06

COTIDIANO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

Manifesto ] Prefeito recebe ato e assume compromissos

N

Da redação

a linha das manifestações que tomou as ruas em todo o país, os carambeienses promoveram no início da noite da última quarta-feira (26) um ato político, que segundo a organização, contou com a adesão de cerca de 300 pessoas que percorreram as principais ruas e avenidas do centro de Carambeí. Ao som de palavras de ordem, o movimento intitulado ‘Acorda Carambeí’, se reuniu na Praça Cívica. De lá, em direção à Avenida dos Pioneiros, onde em um ato simbólico os manifestantes se sentaram na via e permaneceram por algum tempo. Em seguida, a multidão deu continuidade ao ato pela Rua dos Rubis - que teve como destino a residência do prefeito na Avenida das Flores, e, posteriormente, a sede do Poder Executivo na Rua das Águas Marinhas, onde o grupo foi recepcionado pelo prefeito Osmar Blum (DEM). Apesar de pacífica, a Polícia Militar e os Agentes de Segurança Pública, acompanharam as manifestações que tiveram como reivindicações principais obras públicas, como o término na revitalização da Avenida dos Pioneiros, Educação e Saúde. O administrador de empresas, Helinton Pejanoski, observa que o movimento nasceu através das redes sociais. “Não fui eu quem criou o movimento, mas como eu apoio todas as manifestações que estão ocorrendo no Brasil, Carambeí não poderia ter ficado de fora destes movimentos. Fiz questão de convidar todos os meus amigos, via internet, mensagem de celular, telefone e pessoalmente. Por Carambeí ser uma cidade pequena, a gente tem contato com todo mundo”, disse. Pejanoski disse ainda que pelo número de manifestantes, o movimento superou as expectativas. “É uma vitória do povo”, frisou ele. “O povo vai para cima mesmo.

Helinton Pejanoski coordenou o movimento até a frente do Paço Municipal onde o prefeito respondeu à alguns questionamentos dos manifestantes. | Foto: Gleydson.

PREFEITO COMENTA REIVINDICAÇÕES Logo após a sua fala, o prefeito Osmar Blum (DEM) recebeu a nossa reportagem em seu gabinete onde considerou ato como legítimo. “A população tem todo o direito de querer o melhor para a sua comunidade. Mas nós temos que também dividir as responsabilidades. A questão da saúde não é somente Carambeí que está ruim, mas o Brasil inteiro”. Blum destacou uma crescente demanda nos atendimentos no setor de saúde. “Houve um atraso, pois a maioria dos processos licitatórios começou em março. A nossa principal dificuldade foram às licitações para a compra de remédios da farmácia básica. Se o laboratório não mandar orçamento, não sai à licitação. Na época, os laboratórios não tiveram interesse, eles esperaram ter um aumento no preço dos medicamentos para somente depois mandarem as tomadas de preço. Isso foi o que mais dificultou a aquisição de medicamentos”, assinalou ele, ao recordar a contratação de mais médicos que deve ocorrer com a realização de concurso público. Sobre as obras na Avenida dos Pioneiros, o prefeito informou a rescisão consensual entre o município e a Starke, empresa vencedora da licitação. “Nós não poderíamos ter recendido o contrato antes, sem fazer um acerto, um acordo, que eles [empreiteira] resolvessem romper esse contrato. E agora, eles viram que não estão tendo nem condição técnica e muito menos financeira de terminar as obras. Mas para não deixar uma etapa pela metade, então, antes de deixar a obra, eles irão concluir as calçadas”, disse o prefeito. Ouvidoria Uma das principais reivindicações dos manifestantes também está o ‘mau atendimento’ no Centro Municipal de Saúde. “Nós queremos identificar essas pessoas. É importante que a comunidade nos ajude, pois existe uma ouvidoria, onde o cidadão pode reclamar ou sugerir via telefone, 24 horas, gratuitamente, sem se identificar”. Essa é a primeira manifestação, a gente vai tentar reunir alguns lideres, talvez na Câmara, e colocar um debate

mesmo com ele [o prefeito], porque hoje não era um debate, somente uma manifestação para apoiar o Brasil”.

PREFEITURA CANCELA CONTRATO; NOVA LICITAÇÃO EM JULHO A rescisão consensual anunciada pelo prefeito Osmar Blum (DEM) durante as manifestações da última quarta-feira (26) foram confirmadas por telefone ao CORREIO, pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Sérgio Rodrigues da Luz. Segundo o secretário, o acordo entre munícipio e empreiteira prevê a conclusão da etapa de finalização das calçadas que irão completar os 25% da obra, que será pago proporcionalmente à empresa, em torno de R$ 500 mil. A incapacidade técnica e financeira foram apontados pelo secretário como os motivos principais do atraso nas obras que incitaram em abril de 2012. “Esse contrato não foi recendido antes porque havia prazo legal para que isso ocorresse, e depende inclusive do aval do ParanáCidade”, informou. A próxima etapa, de acordo com o secretário, é à abertura de um novo processo licitatório para a aplicação de massa asfáltica na via. “A previsão é de até a primeira semana de julho, que a

empresa tenha concluído a construção das calçadas para que possamos rescindir esse contrato, abrir novo processo licitatório, e habilitar uma nova empresa para aplicar a massa asfáltica sobre a via, finalizando o serviço”, destacou Sérgio, ao afirmar que a empresa somente receberá após a entrega dessa etapa. Projeto Original

O projeto, inicialmente, previa a construção de ciclovia, calçadas e novos pontos de ônibus. A revitalização ganhou o aval do Governo do Estado, tendo sua aprovação pelo Paraná Cidade, com recursos na ordem de 2,6 milhões de reais. Inicialmente, o projeto previa a revitalização até a Rua das Campinas, que dá acesso ao bairro AFCB, mas justamente por essa incapacidade da empresa, o projeto foi reduzido até a rotatória da Colônia. Segundo a Prefeitura, o projeto sofrerá novas alterações, pois “precisa ser readequado, uma vez que a atual administração disse ter que adequar o projeto a nova necessidade do município”.


GERAL

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

Alerta ] Chuvas de 300 mm deixam ‘Balsa’ interditada

C

arambeí continua em alerta, em decorrência das chuvas que caiu sobre a região nos últimos cinco dias. O mau tempo causou a elevação em pelo menos cinco metros acima do nível das águas dos rios - e gerou vários pontos de alagamentos na cidade, deixando residências inundadas - principalmente na região do Rio Tibagi, Balsa, divisa entre os municípios. A Defesa Civil Municipal está monitorando a região onde as águas afetaram 26 residências, deixando 14 pessoas isoladas e três famílias desalojadas. “Estas pessoas já foram socorridas, algumas retiradas por embarcações e encaminhadas para a casa de parentes”, disse o coordenador Antônio Joel Coza, ao acrescentar que toda aquela região está sendo monitorada, pois a preocupação é com a crescente das chuvas marcada

Da redação

A Defesa Civil Municipal está monitorando a região do Rio Tibagi, na Balsa (foto), onde várias residências foram afetadas. | Foto: Divulgação/PM.

para os próximos dias. “As famílias que estavam em pontos de maior risco já foram removidas, mas, obviamente se as chuvas continuarem o nível dos rios, inclusive do Pitangui que já apresentou um aumento entre 40 e 50

cm, também poderá subir e causar outros transtornos”. No primeiro balanço divulgado pelo órgão municipal a chuva já atingiu cerca de 300 mm, que equivale a três meses de chuvas na região.

ABERTO CADASTRO PARA MORADIAS RURAIS

07

Assessorias

O município de Carambeí também foi contemplado com casas do programa estadual Morar Bem Parana Rural, anunciado pelo governador Beto Richa, que pretende atender nos próximos quatro anos, 10 mil famílias do campo com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. O programa Nacional de Habitação Rural – PNHR integra o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e busca garantir subsídio financeiro para a produção de moradia aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Para maiores informações os interessados devem procurar o Departamento de Habitação de Carambeí que fica na secretaria de Assistência Social de Carambeí que fica ao lado do Hotel Ágape. O responsável pelo setor é Vinícius Ribas que vai explicar aos interessados todos os procedimentos e condições de participação no programa e adquirir uma casa.

Vinícius explica que o Programa concede subsídio, com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, aos beneficiários enquadrados no Grupo I, quais sejam: aqueles com renda familiar bruta anual máxima de R$15.000,00. Os beneficiários são organizados de forma coletiva por uma Entidade Organizadora - EO (cooperativas, associações, sindicatos ou o Poder Público). Os recursos são concedidos individual e diretamente às pessoas físicas, para a aquisição de material de construção e pagamento dos serviços de mão-de-obra destinados à produção de unidade habitacional , ou construção/conclusão/reforma/ampliação.

O programa será executado pela Cohapar, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Emater, Caixa Econômica Federal, prefeituras e cooperativas de agricultores.


08

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 28 DE JUNHO DE 2013

Nicinha Pompeo

VARIEDADES

Envie suas fotos para: nice.correio@gmail.com

Felicidades a avó e neto que comemoram aniversário. Iranete Weiber dia 01 e João Lucas dia 05 de julho. Na foto com Millena.

Uniran-se em matrimonio no ultimo dia 26, Edimeia Morais e Dorneles Los. Na foto com o juiz de paz, Luiz Carlos Iung.

Aline Cristine Euphrasio Stadler, comemorou 4 aninhos no dia 25.

Feliz aniversário para Luiz Felipe.

O Charme da linda Mariana de Oliveira

A pequena Aysla comemora aniversário no próximo sábado 29. Felicidades!

A pequena Maely completou o Nesta sexta, quem estreia seu primeiro ano de vida ao lado Danielle C. Koilich fez aniversario esta semana, na idade nova é a pequena Nathaly dos irmãos e da mamãe Luciana. foto com seu esposo Diego. Midiã | Foto: Baby Parabéns!

Parabéns Poliana Rayzer, que no próximo dia 30 comemora idade nova com familia e amigos.

Correio Carambeiense  

Edição XXI | Ano I

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you