Issuu on Google+


Editorial Revista ATS - Obras A importância de Fortaleza no cenário ora nordestino ora nacional vem se intensificando. Exemplo disso foi a escolha, em 2010, para ser uma das 12 sedes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. O Estádio Castelão é o mais adiantado no cronograma de obras da copa. Mas será que a infraestrutura da cidade está preparada para receber um grande volume de turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros? A atual situação de transporte da cidade quase não suporta o tráfego dos próprios moradores. Quando o assunto é segurança pública, o déficit é ainda mais preocupante, com frequentes assaltos e furtos por todos os distritos municipais. Novos hotéis, ruas, delegacias e hospitais estão sendo construídos. Mas será que a alta qualidade de serviço vai durar? Ou não passam de obras “para inglês ver”? Tomemos como base a Copa da África do Sul, em 2010. Após o término dos jogos as estruturas foram vendidas para a iniciativa privada, uma vez que o governo não tinha condições de manter os serviços e não havia utilidade para as mesmas. Esse cenário não parece muito distante da nossa cidade. Obras superficiais, como o Aquário ou a Nova BeiraMar, só contribuirão para a parcela mais poderosa da população e não representarão real ganho para a infraestrutura da cidade. Mas, do ponto de vista econômico, o evento levantará grandes somas de dinheiro, tanto para o governo (que fatura com as licitações), como para todos os setores comerciais, principalmente o hoteleiro. Isso causa um gera um receio, o superfaturamento de obras consideradas urgentes ou vitais para a Copa. A cada dia que nos aproximamos desse importante evento, vemos como a cidade não aguentará sem que mudanças sejam feitas agora. A cidade virará um reduto estrangeiro e os locais, na mais certa hipótese, fugirão do caos e da bagunça nos meses de junho e julho de 2014. Editorial por: Av3 Papicu 2012

pag.2


Índice Editorial - 2 Natureza - 4 Ciência - 8 Tecnologia - 10 Língua Portuguesa - 12 Literatura - 24 Educação - 27 Adolescência - 31 Moda - 34 Saúde - 45 Usina de Belo Monte - 49 Obras - 50 Points de Fortaleza - 53 Entretenimento - 57

Ficha Técnica Idealização: Alexsandra Leite Direção: Virgínia Vilagran Editor-Chefe: Virgínia Vilagran Arthur da Veiga Maria Luiza Lima Redação: Av3 PA 2012 Design Gráfico: Lucas Edgar Capa: Lucas Edgar e João Marcelo Colaboração: Antônia Ferreira Virginia Vilagran


Animais em Extinção Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhao torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.

Onça-pintada: Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.

Mono-carvoeiro ou Muriqui: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerda de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.

pag.4


Animais em Extinção

Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinquenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.

Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu habitat natural. Restam apenas algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.

Matéria por: Carolyne Fontes

pag.5


Tempo de decomposição do lixo Atualmente, as pessoas estão levando em conta uma questão importante: o que fazer com o lixo? O lixo ocupa muito espaço e pode ser bastante incomodo, é necessário que se tome uma atitude diante desta situação, mas acima de tudo é necessária a conscientização da população. Como alguns resíduos levam muito tempo para serem decompostos, foi criado o programa de reciclagem, mas o programa é caro e o governo não pode pagar, no entanto reciclar é uma atitude simples que começa em casa. Sem falar que o simples ato de jogar o lixo em seu devido lugar já ajuda a mudar a nossa situação. Cheque aqui o tempo de decomposição de alguns materiais:

Matéria por: Carolyne Fontes

pag.6


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada ainda de Rio+20, é uma conferência cujo objetivo é debater sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Ela foi realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro e, como seu próprio nome indica, sua organização partiu da Nações Unidas, que aprovou a sede brasileira durante a 64ª Sessão de sua Assembleia-Geral, no ano de 2009. O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes. Os dois temas em foco na Conferência serão: I) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; II) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Matéria por: Ranna Maria

pag.7


Mutações Nucleares Mutações podem ser causadas por erros de copia do material durante a divisão celular, por exposição à radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus. A usina nuclear é uma instalação para a produção de energia e eletricidade. Para obter esse tipo de eletricidade é feito um processo que libera calor e que por sua vez é transformado em energia. As usinas nucleares possuem várias vantagens se comparadas com as hidrelétricas e as termelétricas, por exemplo, por terem um custo de fabricação mais baixo e por não agredir tanto o meioambiente, mas é por um simples fato que ela é vista como a mais perigosa, se não for bem planejada e se não possuir operários qualificados ela poderá fazer um grande mal para a população.

O pior acidente nuclear ocorreu no ano de 1986 em Chernobyl na Ucrânia. Esse acidente provocou uma nuvem de radioatividade que encobriu a União Soviética, a Europa Oriental, o Reino Unido e a Escandinávia, Sendo comparada à bomba que foi atacada em Hiroshima, mas 400 vezes pior. As estimativas de morte por causa da contaminação são de 56 mortes imediatas (47 trabalhadores e nove crianças que adquiriram câncer de tiróide), e mais de quatro mil pessoas morreram em longo prazo em consequência do câncer. Além de terem afetado as pessoas, deixando-as com doenças como o câncer também “mutilou” muitas pessoas. O meio ambiente e os rios também sofreram e sofrem pela contaminação até hoje. O acidente teve como causa u problema em um dos reatores que por excesso de calor deu início a uma explosão de vapor, que resultou em uma série de outras explosões.

pag.8


O QUE ACONTECE? Para ocorrer uma mutação é preciso que ocorra algum dano na seqüência de nucleotídeos do DNA, as células possuem um mecanismo de reparação do DNA, mas ocasionalmente ocorre algum tipo de falha neste mecanismo ou mesmo o dano é irreparável, assim as células replicam nesta condição. Após se replicarem, as células que sobrevivem carregam os danos genéticos da célula-mãe e passam a apresentar novas características, ocorrendo assim uma mutação. Outra forma de acontecer à mutação é a modificação dos genes; nas cromossômicas, mudando o número ou a estrutura dos cromossomos. Mutações nucleares também ocorreram em Hiroshima após os ataques dos aliados ao Japão, porem o pior risco é de que usinas nucleares, o que pelo visto está na “moda”, atualmente existe mais de 400 usinas nucleares em operação no mundo, a maioria delas nos Estados Unidos, França, Inglaterra e países do Leste europeu.

Para refletir: Rosa de Hiroshima Ney Matogrosso Composição: Vinícius de Moraes / Gerson Conrad

Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada Matéria por: David Johnson

pag.9


Quando se sentem ameaçadas, ovelhas mandam SMS ao pastor?

Surge uma novidade que está sendo testada na Suíça, que pode transformar vários cães pastores felizes em vagabundos desempregados. Biólogos estão testando coleiras que monitoram os batimentos cardíacos das ovelhas e, quando estão em situações de extremo perigo (como sendo atacadas por lobos), enviam uma mensagem de texto para o pastor responsável.

Os testes foram feitos desse modo: Cerca de 10 ovelhas foram enjauladas junto com um lobo (na verdade, um Wolfdog, que é uma mistura de lobo com cachorro). Uma delas recebeu o aparelho. Quando os lobos tentavam atacá-las, houve uma aceleração nos batimentos cardíacos das ovelhas (eles aumentaram de cerca de 60 a 80 batidas por minuto, que é o padrão, para aproximadamente 225 BPM, uma diferença extremamente perceptível) o sensor captou essas vibrações com sucesso. Os lobos estavam amordaçados, para anular o perigo de morte das ovelhas.

A próxima fase do experimento, a qual deve ocorrer em pouco tempo, é adicionar algum aparelho que envie SMS ao aparelho celular do pastor ou acoplar um ‘spray’ ou emissor de som que repele os lobos. Essa é uma opção muito mais barata que cães pastores, porém, o dispositivo é voltado para rebanhos pequenos.

Geralmente, nós não conseguimos pensar em algum uso para a tecnologia em uma atividade ‘rudimentar’ como essa, mas a imaginação pode ‘contar alguns pontos’ nessas áreas.

Matéria por: Lucas Edgar

pag.10


Mais rápido do mundo Existem bilhões de computadores em todo o mundo. Grande parte da população tem o acesso a esse privilégio, mas nenhum computador comum tem o potencial de processamento de um supercomputador. Supercomputadores são computadores com um imenso poder de processamento, capazes de operar bilhões (ou mais) de operações por segundo. Eles geralmente são usados pelo governo ou instituições não governamentais para defesa contra mísseis, calcular o , monitorar o clima, entre outros. Onde é localizado o supercomputador mais rápido do mundo? Ano passado, o título de supercomputador mais rápido do mundo pertencia ao Japão, ainda antes, pertencia à China, mas agora, em 18 de Junho de 2012, fora eleito um novo supercomputador: O Sequoia da IBM e que pertence aos Estados Unidos. O Sequoia foi construido usando a arquitetura Blue Gene/Q da IBM e pertence a um órgão americano de segurança nuclear Blue Gene/P chamado NNSA. A configuração do Sequoia é impressionante. Ele tem 1,6 milhões de núcleos de 1,6 petabytes. Ele chega a atingir 16,32 petaflops, ou seja, ele realiza 16,32 quatrilhões (1.632.000.000.000.000) de operações por segundo, o que justifica sua posição de 1º lugar. E no Brasil, temos supercomputadores na lista dos 500 mais poderosos? Sim, nós temos 2! O mais poderoso deles, o Grifo04, pertencente a Petrobrás, atinge cerca de 0,2 petaflops(200.000.000.000.000, bem menos que o Sequoia). Temos também o Tupã, também chega a cerca de 0,2 petaflops e é usado para monitorar o clima. Para ver a lista dos 500 supercomputadores mais velozes do mundo, acesse: http://www.top500.org/list/2012/06/100

Tupã

Matéria por: Lucas Edgar

pag.11


Língua Portuguesa O nosso idioma: O português é a “Última flor do Lácio”, a mais recente das línguas oriundas do latim. Do Lácio, região central da Itália entre a Toscana e a Campânia onde nasceu Roma, vieram todas as línguas conhecidas hoje como neolatinas. O nosso idioma, que talvez seja o mais próximo daquele que os antigos romanos falavam, formou-se no Condado Portucalense durante a Idade Média e, por muito tempo, confundia-se com o castelhano dos diversos reinos da Península Ibérica. A língua, entretanto, sempre está em construção. O povo é quem a faz ao longo dos séculos num processo interminável de formação. Esse dinamismo concorre para que as palavras, as expressões e ossentidos mudem,transformem-se, e produzam contínuas alterações semânticas e ortográficas.

REFORMA ORTOGRÁFICA: O propósito da reforma é uniformizar a grafia do português em todos os países que falam este idioma e que, estima-se, somam atualmente230 milhões de pessoas em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timo Leste. O novo sistema ortográfico só será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2013, mas é bom começarmos esse processo de adaptação desde já. O que muda:Acentos gráficos, fim do trema, novidades quanto ao uso do hífen.

pag.12


Língua Portuguesa AS PÉROLAS DO ENEM: Você sabe o que são Pérolas Gramaticais?

"Pérolas Gramaticais" é uma denominação comumente utilizada para designar o uso de vocábulos inadequados presentes nas construções linguísticas, os quais prejudicam a coesão das mensagens emitidas. Veja se consegue encontrar o erro: ·

· · · · · · · · · · · · · · · · · ·

“Objeto direto é quando a gente ganha um presente diretamente da pessoa que dá; e indireto, a pessoa não pode entregar e manda outro dar” * “Vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pouco mais em nós mesmos” * “As moléculas de água quando congelam viram Duréculas” * “Os brasileiros são tudo despeitado se tivessem no senado tavamrobando também” “É quando eles queriam chamar todas as meninas nascidas num determinado período de Helena” * “Osteoporose, é uma doença que começa nos pés e termina nos poros” * “O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos” * “Ecologia é o estudo dos ecos, isto é, da ida e vinda dos sons” * “Os araras azuis ficavam sobe vuando a mata” * “As principais cidades da América do Norte são Argentina e Estados Unidos” * “A guerra de 100 anos durou de 1914 a 1918” * “Eles roubão e negão o que estam fazendo” * “Proparoxítona é toda palavra que começa com 'p' e termina com 'a'” * “O nosso ambiente ele estava muito estragado e muito poluido por causa que, os outros não zelam pelo ar puro” * “Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais” * “A mitocôndria é uma bolinha furada e cortada, cada pessoa tem a sua e ela produz um muco chamado secreção” * “O bem star dos abtantesendependente de roça, religião, sexo e vegetarianos, está preocudan-do-nos” * “Na Amazonas está sendo a maior derrubagem e extração de madeira.” “Tiradentes, depois de morto, foi decapitulado” *

pag.13


Língua Portuguesa TRAVA-LÍNGUAS: Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. Leia alguns exemplos: · Tinha tanta tia tantã. Tinha tanta anta antiga. Tinha tanta anta que era tia. Tinha tanta tia que era anta. · Não confunda Ornitorrinco com Otorrinolaringologista, Ornitorrinco com ornitologista, Ornitologista com Otorrinolaringologista, Porque ornitorrinco É ornitorrinco, Ornitologista é ornitologista E otorrinolaringologista é Otorrinolaringologista. · Se o bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar não haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizaria desconstantinoplatanilizadoramente.

CURIOSIDADES: A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. Estamos falando de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

pag.14


Língua Portuguesa Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras Pnmeumoultramicroscópico Pneumo - Pulmão Ultra - Fora de Microscópico - Muito pequeno Silicovulcanoconiótico Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico Vulcano - Vindo de um vulcão Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar Tudo isso junto... Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!

FALA POPULAR: No dia a dia, é comum observarmos que muitas pessoas se confundem ao empregar certos termos da língua. Veja a seguir uma lista com os termos que selecionamos e atente para a forma correta, buscando utilizá-la. · Você não chega em casa meia cansada. Você chega meio cansada. Deixe a meia para colocar no pé. · Elimine as palavras seje e esteje do seu vocabulário, pois elas não existem. Nunca escreva para um amigo dizendo "seje feliz" ou "espero que esteje bem". Seja feliz! Esteja bem!

pag.15


Língua Portuguesa · Minha mãe pediuparamim fazer, para mim comprar.Minha mãe pediu para eu fazer, para eu comprar. · Não pise na grama. Não Pise a grama. · Vem pra Caixa você também. Venha pra caixa você também. · Há seis anos atrás. Há seis anos. · Comprou umatelevisãoa cores.Comprou um televisorem cores. · Fortaleza, 01/06/97. Fortaleza,1º/06/97. · A pressão vem debaixo para cima.A pressão vem de baixo para cima. · Deixe eu ver primeiro.Deixe-me ver primeiro. · Posso irno banheiro.Posso ir ao banheiro. · O time empatou em zero a zero. O time empatou de zero a zero. · Seu hábtatnatural é a África .Seu hábitat é a África.

MALTRATANDO A LÍNGUA:

pag.16


Língua Portuguesa ENTREVISTA PJE Em entrevista à revista Correio ATS, Sylvia Muniz, Supervisora Geral do Departamento de Ensino do Colégio Antares (DEA), fala sobre a importância do PJE Projeto “Jovens Escritores”, realizado no colégio Antares desde 2009.

1º)Qual é o objetivo principal do projeto? R- É treinar a escrita. A língua portuguesa é uma língua muito difícil, temos que estimular a leitura e a escrita, pois o jovem que possui uma escrita boa vai se destacar no mercado de trabalho.

pag.17


Língua Portuguesa 2º)Qual é o resultado já alcançado depois da implantação do “Projeto jovens escritores”? R- Logo no início, nós sentimos diferença. Aquelas crianças que não tinham uma boa desenvoltura nesse ramo, passou a ter mais facilidade na escrita, mas ainda há o que melhorar e, ao decorrer do tempo, estamos melhorando. 3º)Algum aluno já alcançou destaque especial após participar do Projeto? R- Sim. Esse aluno escrevia, até para pegar numa caneta ara meio desajeitado, tinha dificuldade, mas, com a ajuda do projeto, ele se superou e fechou a prova de redação do vestibular. Com seu empenho e sua dedicação, conseguiu superar suas dificuldades na matéria de redação. 4º)Como é a participação dos pais dos alunos para contribuir com o sucesso do projeto? R- Muitos ajudam e colaboram, vindo deixar os seus filhos na escola quando há uma reescrita, mas há alguns que não se empenham, que não dão importância.

pag.18


Língua Portuguesa 5º)Como a escola está avaliando o desempenho dos alunos no Projeto? R- Os alunos produzem as redações com a avaliação de 1 a 10, se houver nota abaixo de 7 , acontece outra avaliação, onde poderá recuperar a nota anterior. Isso tudo é com o objetivo de praticar, para aprender com seus erros e se tornar cada vez melhor na produção textual. 6º)Qual turma vem se destacando até agora no Projeto? R- Todas estão se destacando, mas a turma que supera a todas é aquela que tem melhor presença nas reescritas, nos atendimentos.

ALGUMAS PALAVRAS DO DICIONÁRIO CEARENCE: · · · · ·

MACHORRÉI - cara, amigo, qualquer pessoa. CHAPEU DE TOURO – Chifre ESTRIBADO - Cheio da grana CAPAR O GATO - Ir embora ARRE EGUA! - Interjeição que pode significar qualquer coisa

· ·

NUM FRESQUE NÃO! - Pare com essa brincadeira! APETRECHADA - Dotada de beleza física

pag.19


Língua Portuguesa JOVENS TALENTOS: TEXTO 1: Receita da boa educação -Ingredientes: Um livro educativo de qualquer matéria; Um lápis e uma borracha; Um professor; Um caderno; Muita concentração e disposição. -Modo de preparo: Pegue seu lápis, sua borracha, seu caderno e seu livro e coloque-os em cima de uma mesa, juste-se com um professor e comece a estudar. A partir desse momento, você vai precisar de muita concentração e disposição tanto para memorizar quanto para aprender. Com todos esses ingredientes e o jeito como usá-los, você terá uma boa educação. Autora:Ranna Nunes AV3 PA Revista correio ATS.

pag.20


Língua Portuguesa TEXTO 2:

O objetivo Roberto era um jovem que não estudava, e sua vida se resumia a pedir esmolas, a passar fome e a viver em seu barraco como péssimas condições. Ele, apesar de ser um mendigo, gostava de ler os jornais jogados fora, geralmente encontrados nos lixões. Um dia, Roberto estava pedindo esmola como sempre fazia, mas, ao chegar a um carro preto, bemelegante , o motorista logo disse: -Qual é o nome? -Roberto - respondeu. O motorista parou numa esquina e falou-lhe: -Roberto, eu era como você, pedia esmola, passava fome, porque ninguém dava muito dinheiro, eu também passei por isso. Mas eu olhei ao meu redor e vi o quanto eu estava me prejudicando e descobri que todosnóstemos capacidade para fazermos ações importantes. Assim que notei isso, fui à procura de uma escola. Esforcei-me muito, formei-me,arranjei um bomemprego, ganhei meu próprio dinheiro, casei, tive filhos.Enfim Roberto, o que eu quero dizer é que você não precisa levar essa vida, vá estudar e seja uma pessoa mais importante. Depois do encontro com esse homem, Roberto foi à procura de seus sonhos e suas metas. A primeira meta de Roberto era terminar seus estudos. Sem perder tempo, ele foi à procura de uma escola

pag.21


Língua Portuguesa pública e saber o que era necessário para ele conseguir ingressar naquela escola. Seus vizinhos não acreditavam na capacidade de Roberto e nunca o apoiaram em nada, até que, quando descobriram que ele estava a estudar,acharam que era uma brincadeira e que depois de um tempo, ele desistiria. Mas, quando viram que Roberto estava levando aquilo a sério e que, com os esforços dele, estava conseguindo se destacar, eles passarama apoiá-lo e acreditaram na sua capacidade. Roberto lutou muito, usando todas as energias que tinha. Ele passou no vestibular, formou-se em Letras e finalmente realizouseu maior sonho: tornou-se um grande professor de Língua Portuguesa. Autora: Ivne FariasAV3 PA Revista correio ATS.

pag.22


Língua Portuguesa TEXTO 3: Atualmente a maioria dos pais não tem mais controle dos programas a que seus filhos assistem. Esse é um assunto que, muitas vezes, eles não param para pensar, mas que tem grande impacto na vida das crianças e adolescentes.Muitas emissoras, mesmo sem a intenção de prejudicar, colocam “no ar” programas antiéticos, sem finalidade e com linguagem inadequada, e infelizmente são os que mais chamam atenção das crianças, pelo fato de apresentarem atos e palavras que não aprendem em casa. Provavelmente alguns pais já devem ter percebido certos sinais de adolescência precoce, exemplo: meninas parando de brincar mais cedo e usando maquiagens, meninos deixando de iràs partidas de futebol para ir às festas, etc. Deve-se prestar muita atenção nas crianças de hoje em dia, pois se apresentarem esses sinais podemser a influência de alguns programas, que muitas vezes parecem inofensivos, mas que transformam suas vidas de um jeito devastador. Claro que não se devem proibir crianças e adolescentes de assistirem à TV, isso seria uma grande tolice, pois a televisão também pode ser educativa, dependendo dos canais, dos programas e dos conteúdos que eles assistem podem trazer muitas informações positivas e, claro, muita diversão.

Autora: Melina Marques9º ano PA Revista correio ATS. Matéria por: Vitória Noêmia

pag.23


Pedro Bandeira

Um dos principais autores brasileiros de literatura infantojuvenil, Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu na cidade de Santos, em São Paulo, no dia 9 de março de 1942. Aí ele se envolveu seriamente com o teatro amador, campo no qual atuou até 1967 como intérprete, encenador e cenógrafo; nesta área ele também teve uma passagem pelo teatro de bonecos. Em 1961 ele foi para São Paulo com o objetivo de cursar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, a USP. Nesta cidade ele encontra seu grande amor, Lia, com quem se casa e tem três filhos – Rodrigo, Marcelo e Maurício -, que lhe dão cinco netos: Michele, Melissa, Beatriz, Júlia e Érico. Sua vivência na área de Comunicação – no Jornalismo e na Publicidade – teve início em 1962, quando o escritor ingressa no periódico Última Hora, passando posteriormente a trabalhar na Editora Abril, na qual circulou por várias revistas. Bandeira ressalta a importância de sua experiência jornalística para sua carreira literária, pois o profissional da imprensa é obrigado a dominar assuntos os mais diversos ao escrever sobre eles. Pedro aprendeu, assim, a dedicar a cada público-alvo uma escrita distinta, desde os adolescentes até os profissionais especializados. Ele também buscou recursos na psicologia e na educação para compreender questões delicadas que envolvem o leitor infantil, tais como a idade em que as crianças vêem o pai como um herói, ou o momento em que esta imagem se desconstrói e a figura paterna é criticada e questionada.

pag.24


Pedro Bandeira

Bandeira recebe então a proposta de criar uma coleção de livros para crianças. Sua primeira publicação é O dinossauro que fazia au-au, de 1983, já aclamado pelo leitor infantil. Seu grande sucesso literário, porém, foi a obra A Droga da Obediência, de 1984, direcionado para o público adolescente, no qual ele se especializou. Esta obra é a primeira da série que ficará conhecida como Os Karas, integrada por A Droga da Obediência, Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana! Seus personagens são detetives, um grupo clandestino que investiga eventos misteriosos. Desde 1983 Pedro Bandeira vem devotando todo seu tempo para a prática da literatura. Sua fonte inspiradora são os inúmeros livros pelos quais o autor já navegou e sua própria experiência existencial. Ou, às vezes, ela brota até mesmo das cartas e mensagens que seus fãs lhe enviam toda semana. Hoje este escritor é um dos que mais vende livros na faixa adolescente – pelo menos 8,6 milhões de exemplares até 2002. Além disso, ele também realiza conferências em todo o país, especialmente para professores, sobre leitura e alfabetização. Bandeira publicou, até agora, mais de 50 obras, entre as quais se destacam: A marca de uma lágrima, A Hora da verdade, Descanse em paz, meu amor, Prova de Fogo, entre outros.

pag.25


Pedro Bandeira

Autor amplamente premiado, já conquistou, entre outros, o Prêmio APCA, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, oferecido pela Câmara Brasileira do Livro. Hoje ele vive em São Roque, ao lado da família.

Matéria por: Lucas de Carvalho

pag.26


A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. A concepção democrática de escola respeita o educando como ser único que constrói seu aprendizado e é capaz de encontrar a melhor maneira para construir seus conhecimentos. O professor nessa concepção é o mediador, que proporciona vários meios de aprendizagem, caminha junto e interfere nas horas necessárias. A escola passa a ser administrada por toda a comunidade, buscando caminhos para torná-la cada vez mais competente e capaz de cumprir seu papel na sociedade. Vale acrescentar, também, que uma educação de qualidade e de respeito é formada, não apenas no ambiente escolar, mas também, na vida social. Se desde cedo, temos um respeito digno diante ao próximo, essa transição tem que dar continuação, para tornar um Brasil melhor.

Dicas para o ano escolar: Para se dar bem na escola : 1–Repasse um conteúdo com um amigo. Isso deixa a matéria mais divertida; 2-Não tenha vergonha de perguntar! Sempre deixe a timidez de lado; 3-Não desanime com nota baixa, mesmo que tenha se dedicado. Procure ver o que você errou. Pode ser o nervosismo que está atrapalhando você; 4-Pratique atividades novas, como esportes ou aula de idioma. Você vai encontrar novos amigos, quem sabe não te ajude bastante numa matéria.

pag.27


03. Quando a comida for macia, não deve usar facas para cortá-la, como o macarrão, que deve ser degustado enrolado no garfo. 04. Quando terminar o jantar, não dê aquele empurrãozinho no prato. Coloque o talher 05. Quando for segurar uma taça, faça-o sempre pela haste, nunca envolvendo o fundo. Isso altera a temperatura da bebida e é feio.

06. Nunca tenha pressa na hora de comer. O importante é degustar o prato demoradamente. Além de ser educado, você irá saborear muito mais o que estiver comendo. 07 . Nunca vá para um jantar morrendo de fome. Coma alguma coisa em casa antes de sair. Assim, quando a comida chegar, você não vai estar apavorado. 08 . Se chegar em um restaurante e encontrar conhecidos comendo, espere-os terminar para depois ir cumprimentá-los. Assim a comida deles não esfria enquanto vocês conversam.

A EDUCAÇÃO NO BRASIL - CURIOSIDADES

Todos os brasileiros possuem através do Censo, dados sobre vários segmentos da sociedade brasileira, entre elas a Educação. Compartilhamos dados curiosos para nossos leitores. Aproveitem! Os dados atuais da educação no Brasil mostram três aspectos relevantes: 01- Aumento no número de crianças matriculadas na Educação Infantil; 02- Aumento no número de alunos que conseguem ultrapassar os anos iniciais do Ensino Fundamental; 03- Queda no número total de matriculados na Educação Básica.

pag.28


Bullying • •

Seguem 03 dicas para tentar resolver problemas, como o Bullying:

01. Fale sobre o problema. Esse é o primeiro passo para combater o bullying. Se você sofrer agressões físicas, não espere! Você pode ficar com marcas para o resto de sua vida! Tanto psicológicas como físicas. •

02. Não desista de buscar ajuda. Se sua diretoria não resolver sua situação, não desista de ajuda, procure seus pais ou algum psicólogo.

03. Evite ficar sozinha perto dos agressores. Quem faz bullying normalmente se intimida quando tem alguém por perto ao perceber que a pessoa tem apoio. Então evite ficar sozinho.

Como se comportar em um jantar. Dicas para um jantar: 01. Não se esqueça de colocar o guardanapo sobre o colo.

02. Comer sempre usando o talher na mão esquerda, apesar do tipo da comida.

pag.29


É no Ensino Fundamental que aparece um dado preocupante: o total de matrículas em 2012 era quase 4% maior do que a população de 6 a 14 anos, faixa etária correspondente aos frequentadores desta fase da escolaridade. Em números absolutos, isso significa que, 1.154.492 jovens ainda estão cursando o Ensino Fundamental mesmo tendo ultrapassado a idade correta para estar nele. No entanto, no ano de 2000, o quadro era pior: o número de matrículas era 20% superior ao da quantidade de jovens nessa idade. Já no Ensino Médio, os números também apresentam problemas. A etapa de ensino deveria apresentar 10,4 milhões de matriculados, total correspondente à faixa etária dos 15 aos 17 anos, idade potencial para se cursar a última parte da Educação Básica. No entanto, 8,4 milhões estão cursando – ou seja, 2 milhões estão fora do Ensino Médio. A meta do projeto de governo: “ Todos pela educação “ , é de garantir que todo aluno tenha o Ensino Médio concluído até os 19 anos . Os avanços não param ... Dados tabulados pelo Todos Pela Educação no mês passado mostraram que o número de matrículas de crianças de 4 e 5 anos cresceu nos últimos dez anos. Entre 2000 e 2010, a taxa de atendimento dessa faixa etária aumentou 55,8% em todo o País. É a Educação Brasileira avançando em numero de matriculados, mas a necessidade de foco também na qualidade desse ensino. O índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado na América Latina e fica expressivamente acima da média mundial (2,9%).

Os técnicos da Unesco , entendem que , problemas como : a estrutura física precária das escolas e o número baixo de horas em sala de aula são fatores determinantes para a avaliação da qualidade do ensino. Assim, o senso de urgência dos governantes para a melhoria da qualidade da educação brasileira se faz necessário. Não há mais o que esperar!

Matéria por: Amanda Cavalcante Mariana Coelho Maria Clara Fortes

pag.30


Adolescência O que é sexualidade? O tema sexualidade é difícil e delicado de ser discutido, porque além de ser um tema polêmico, muitas vezes ele é confundido com sexo e gera uma grande quantidade de opiniões. É um tema abrangente e que envolve inúmeros fatores e que, na verdade, não tem uma única definição. Falar sobre sexualidade é falar sobre o corpo do homem e da mulher de uma forma mais ampla e completa; é poder falar sobre a necessidade de receber e expressar carinho, afeto, sentimentos e sensações corpóreas. A sexualidade nasce com o ser humano e acompanha-o ao longo de toda a sua vida. Começa no comportamento natural do bebê que toca os genitais e vai até a maturidade sexual. Mas é na puberdade, por volta dos 12 anos, que a sexualidade desperta ativamente para que o adolescente percorra um longo caminho para o seu conhecimento e experimentação.

E agora, chegou... Acabou a infância e agora chegou o momento em que nos tornamos adolescentes e, finalmente, chegamos a essa fase tão temida e esperada ao mesmo tempo, sem termos como fugir, encaramos, mas a pergunta é: o que acontecerá agora? “Há uma grande revolução, uma grande ruptura. Nosso corpo começa a modificar-se violentamente e por todos os lados: pelos aparecem nos lugares mais impróprios, nos mais escondidos e até em plena cara. Os suores começam a deixar seu aroma forte e inconfundível, relevando nosso excesso de exercícios e medo. Braços e pernas alongam-se desmesuradamente, a voz modifica, os órgãos sexuais despontam indisfarçadamente e o corpo se insinua. O corpo se delineia, como uma paisagem que emerge do projeto de um pintor. A presença do corpo se torna tão intensa que nos espantamos até mesmo quando, casualmente, passamos diante de um espelho ou de uma vidraça. A nova imagem surpreende: é ao mesmo tempo tão nova e tão nossa.

pag.31


E assim esse corpo vai assumindo cada vez mais importância, como fonte de prazer, de transformação e de identidade. Começamos por ele a nos tornamos nós mesmos, a termos feições e trejeitos. ”, afirma Cristina Rocha, escritora do livro Pois&Teens.

Bulimia e anorexia: Esses dois problemas podem ser muito graves e atacam, principalmente, as garotas. Os problemas são mais comuns em modelos, bailarinas, atores, atletas e pessoas que se preocupam muito com a imagem do seu corpo. Entretanto, por se tratar de uma disfunção mental, não pode se excluir ninguém. As pessoas cometem verdadeiros absurdos para ficar magras. A anorexia faz com que a pessoa deixe de comer e, mesmo estando magra, ela se acha gorda quando vê sua imagem no espelho ou quando pensa no próprio corpo. Essa distorção da própria imagem faz com que a pessoa queira emagrecer cada vez mais, e os resultados podem ser gravíssimos problemas de saúde e até a morte por inanição, quando, literalmente, a pessoa morre de fome. A bulimia, entretanto, é uma ingestão exagerada de alimentos seguida de uma tentativa desesperada de eliminar esse excesso. A pessoa tem episódios em que come de forma compulsiva tudo o que vê pela frente (assalta a geladeira e mistura até arroz e feijão frios com brigadeiro) e depois, tomada por culpa e arrependimento, provoca vômitos, faz muitos exercícios, toma diurético e laxante. As pessoas que fazem dietas exageradas, sem orientação, são as mais suscetíveis a desenvolver problemas como esse.

Os dois distúrbios – anorexia e bulimia – precisam de tratamento especializado, com terapia, orientação nutricional e, muitas vezes, remédios antidepressivos. (Corpo. Sexo & Cia)

pag.32


O perigo dos esteróides anabolizantes Outro grave problema derivado da necessidade de alterar a aparência corporal é a ingestão de anabolizantes, com objetivos de aumentar os músculos ou obter massa mais rapidamente. Uma pesquisa americana conclui que há mais homens ansiosos para aumentar o voluma peitoral do que mulheres que desejam seios maiores. Segundo profissionais desta área não é na adolescência o momento certo para levantar peso. Nesse período toda a energia vai para o crescimento. Mesmo assim o jovem insiste em ser musculoso, então apela para os esteróides anabolizantes. O problema é o sofrimento com absurdos efeitos colaterais e ,em casos mais graves, podem até causar câncer hepático. Existe uma espécie de competição entre os jovens que fazem musculação onde ganha quem for o mais forte. Quando eles começam a usar as “bombas” dificilmente largam, causando dependência química e psíquica. Um dos principais sintomas é a bulimia reversa: quando o garoto se olha no espelho se vê fraco e nada musculoso, mas na verdade está monstruosamente forte. Em casos mais sérios é preciso de terapia e até a internação numa clínica de reabilitação.

NÃO ESPREMA ESPINHA! Pode ser difícil superar essa tentação de espremer essa bola vermelha e grande em seu rosto, mas as consequências de espremer são horríveis. Caso espremida, a espinha some, mas não deixa barato, ela deixa uma marca na sua pele que, muitas vezes, pode demorar anos a sair. E claro, se sair. Não esquente só por causa de um pingo vermelho no seu rosto, podemos nos iludir com o tamanho e às vezes é quase imperceptível. Consulte o dermatologista e mantenha sua pele sempre limpa, para evitar acúmulo de oleosidade.

Matéria por: Beatriz Ferro Ivne Farias Maria Luiza Lima

pag.33


Moda 2012/2013 Oi gente! Agora vamos falar sobre a Moda Teen 2012/2012! Neste ano, as tendências e combinações estão um arraso! Os modelos estão maravilhosos! A seguir, iremos mostrar o que está na moda feminina, no ano inteiro:

- Calças e shorts coloridos estão em alta, pode abusar das mais variadas cores.

- Blusa de cetim. Este tipo de vestuário pode ser usado com saias, shorts e calças.

pag.34


- Short de renda

-

Roupas floridas em geral,

-

combinam muito com a

-

nova moda da primavera.

- Blusas e shorts paetĂŞs estĂŁo bastante na moda, principalmente em eventos de noite.

pag.35


- Shorts e calças de couro sintético.

- Shorts e blusas de franja são as novas tendências da moda.

- Blusas de renda.

pag.36


Calçados: - Sneakers. Estão super na moda do outono e inverno.

- Sapatilhas.

- Saltos altos na moda:

pag.37


Cabelos: As meninas são ótimas em criar novos looks nos cabelos. Confira as novidades desse ano:

- Luzes em cabelos escuros e loiros.

- Cabelos com mechas coloridas são a última moda!

pag.38


Maquiagem Para as meninas fazerem bonito, seguem algumas dicas de maquiagem: Passo 1: Para que a maquiagem dure mais tempo, lave bem o rosto com água e sabonete indicado para o seu tipo de pele.

Passo 2 : Espalhe, com ajuda de um pincel ou esponja, um pouco de base na testa.

Passo 3: Aplique, com o auxílio de um pincel, pó compacto para retirar o brilho da pele, deixando-a mais opaca.

Passo 4: Passe uma sombra iluminadora, sob as sobrancelhas e nas pálpebras superiores.

Passo 5: Complete a maquiagem dos olhos aplicando duas camadas de rímel preto ou incolor nos cílios superiores, da raiz às pontas.

Passo 6: Pincele blush cor pêssego nas maçãs do rosto, subindo em direção aos olhos.

Passo 7: Finalize aplicando um gloss transparente ou um batom cor da boca nos lábios. Também está em altos batons e brilhos das cores rosa, vermelha e laranja, mas cuidado para não colocar muito.

pag.39


Dicas para um make perfeito: Use um corretivo exatamente do tom da sua pele. Lembre-se de que, assim como a base, somente seu efeito pode aparecer. O excesso do produto, nunca. Quando for comprar uma base, teste-a no rosto e não na mão. Tenha sempre um cotonete a postos – ele corrige o rímel borrado, o batom para fora da boca… Falhas ou sobrancelhas ralas podem ser facilmente corrigidas com lápis marrom. Se o resultado não ficar natural, passe um cotonete seco para remover o excesso. Lábios finos e batons escuros não combinam. Prefira cor de boca ou gloss clarinho. Para o batom aderir melhor aos lábios, experimente cobri-los antes com um pouco de base! Nada de ir para cama com vestígios de maquiagem! Limpe o rosto com um desmaquilante e lave-o com água e sabonete próprio para o seu tipo de pele.

Acessórios- 2013 Colares e pulseiras com símbolos, anéis de dois ou três dedos, pulseiras com strass, e outros, são exemplos de acessórios que estão na moda esse ano.

- Max Colar. É o novo tipo de colar que está super em alta.

pag.40


- Anel de Falange

Moda das unhas – 2013 Como sempre, surgem tendências de unhas e ,de fato, a moda unhas 2013 será recheada de novidades, modelos e cores usadas com conceitos diferentes, desta forma as possibilidades de criar para cada ocasião torna-se mais evidente e recomendado para as mulheres. Mas, como cada uma tem um estilo diferente, as escolhas são próprias. - Unhas de veludo, estão super na moda. Confira: Como fazer:

1. Passe normalmente a base e uma camada do esmalte no mesmo tom do pozinho que você escolher. 2. Agora na segunda camada, passe o palito em volta para tirar o excesso, e passe mais esmalte no meio da unha, sem se atentar aos cantinhos, isso para que a unha esteja bem molhada e grude bem. 3. Mergulhe o dedo no pó, pressione - muito levemente o dedo na unha para fixar - e mergulhe novamente se achar necessário. 4. Bata a pontinha da unha na mesa para tirar o excesso, limpe os cantinhos com acetona, e pronto!

- Nail art

Essas são as tendências da moda feminina 2012 . Espero que você tenha gostado ! Beijos ! Matéria por: Amanda Cavalcante Mariana Coelho Maria Clara Fortes

pag.41


Moda masculina Oi galera! Vamos dar algumas dicas para você se situar na moda 2012 e 2013. E não é só mulher que pode seguir as tendências e combinar roupas e cores, homens podem e devem estar na moda para não fazer feio. E chega de machismo, estamos em pleno século XXI. Escolha cores que valorize o seu tom de pele, para deixar o look mais bonito e para chamar atenção”.

Camisa xadrez A camisa xadrez já é tendência e faz muito sucesso em qualquer lugar e em qualquer estação. Lojas de toda a parte estão cheias de peças com esta estampa. O xadrez dá um ar despojado e deixa o visual mais jovem. Use com: shorts, bermudas e calças jeans. Elas também podem ser usadas com uma camiseta por baixo, com blazer ou uma jaqueta jeans. Na hora de escolher o calçado dê preferência a um tênis tipo All Star ou um sapatênis. E pode ser usada em qualquer ocasião, só basta saber combinar com os acessórios adequados. O xadrez é uma estampa que vem ganhando cada vez mais destaque, fazendo com que o seu uso não seja feito apenas por homens do campo. Atualmente existem vários modelos e cores de camisas xadrez, incluindo peças de manga longa e curta, com estampa xadrez grande ou pequena, com ou sem capuz, fechada ou com botões, e com diversas cores, desde cores nude e pasteis até cores mais vibrantes.

pag.42


Bermuda xadrez São mais usadas no verão e em situações diversas. Mas como estamos no Ceará, podem ser usadas frequentemente. A bermuda xadrez é bonita e confortável. Combina com diversos tipos de peças.Ela é muito fácil de combinar, pode ser usada com uma camiseta, regata, camisa básica ou polo. Complete o look com sapatênis, sandália e até um tênis casual. Durante o verão, uma ótima opção é usar com sandália em couro ou similares.

pag.43


Cinto Em qualquer ocasião, use o cinto tanto em bermudas quanto em calças. Inclusive deve-se usá-lo para ir ao colégio! Esta sendo muito usado entre homens!

Mas não esqueça: Sempre use o que você ache confortável e se sinta bem, por que antes de agradar os outros temos que nos agradar.

Matéria por: Maria Luiza Lima Matheus Sabóia

pag.44


Saúde Saúde não é apenas a ausência de doenças, é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Para termos uma boa saúde, devemos ter cuidado com o nosso corpo, ter uma alimentação equilibrada, higiene, praticar exercícios físicos para prevenir o aparecimento de situações desagradáveis, ir ao médico para realizar um check-up de forma periódica.

Doenças: - Câncer: De acordo com os últimos dados, verificou-se que o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil. O câncer é causado por uma multiplicação excessiva de células em determinadas regiões do corpo. Se não tratados a tempo, podem se espalhar pelo corpo (metástase) e pode comprometer vários órgãos, provocando a morte do paciente. Os tipos de câncer mais comuns são: câncer de pele, câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de próstata entre outros. Há um fator genético no desenvolvimento do câncer, porém a alimentação e os hábitos de vida também estão relacionados ao desenvolvimento. O diagnóstico rápido e tratamentos com quimioterapia ainda são os recursos disponíveis mais usados no combate ao câncer.

- AVC: O AVC resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas. Vários fatores de risco são descritos e estão comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, consumo de cigarros... Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento da capacidade de coagulação do indivíduo. Podemos prevenir essa doença tendo o cuidado de ir regularmente ao médico e fazendo os exames ou check-ups para o colesterol e pressão alta; evitar alimentos com índices de gordura muito altos e não abusar no sal.

pag.45


- AIDS: A AIDS é uma doença recente e que ainda não possui uma cura definitiva. É provocada pelo vírus conhecido como HIV que é transmitido através de várias formas : relações sexuais, compartilhamento de seringas, contato com sangue contaminado etc. Embora não haja cura, o soropositivo pode levar uma vida normal tomando um coquetel de remédios que controla a presença do vírus no organismo. O vírus HIV é mutante e, por isso, tem dificultado a criação de uma vacina ou de um remédio que o elimine definitivamente do organismo. A utilização de preservativos em relações sexuais e o não compartilhamento de seringas injetáveis ainda são as medidas mais eficientes para se evitar a doença.

- Diabetes: É uma doença causada por fatores genéticos e também por hábitos alimentares não adequados. A obesidade, por exemplo, pode desencadear a diabete. As pessoas que tem diabete precisa de cuidados rigorosos, pois correm o risco de terem problemas como: amputação de órgãos causados por necrose, cegueira, lesões renais etc. O acompanhamento das taxas de açúcar no sangue é fundamental para o paciente que tem diabete. O tratamento pode ser feito com dietas em casos mais simples ou com injeções de insulina, para casos mais graves.

pag.46


- Dengue: Esta doença, provocada pela picada do mosquito Aedes Aegypti, é uma das maiores preocupações do Estado, visto os frequentes surtos da doença em várias localidades do Brasil. É uma doença que cresce na época do verão, pois o mosquito precisa da umidade e de água parada para depositar os ovos. As campanhas educativas têm surtido efeitos positivos na diminuição da doença. As recomendações para diminuir a proliferação do mosquito transmissor são: não deixar água parada e eliminar os focos de reprodução do mosquito.

- Hepatite: Já foram registrados e estudados três tipos de hepatites virais: A, B e C. O mais grave é o tipo C, pois em estado avançado pode provocar câncer de fígado e cirrose. O contágio pode ocorrer através do contato com sangue contaminado ou relações sexuais sem uso de preservativo. O vírus se instala no fígado do doente e pode se manifestar muitos anos depois, quando a doença já está num estágio avançado. A hepatite dos tipos A e B, mais comuns, podem ser transmitidas através de alimentos ou água contaminada.

pag.47


- Doenças respiratórias: As doenças respiratórias mais comuns são: bronquite, asma e pneumonia. Atingem principalmente os habitantes dos grandes centros urbanos, que respiram um ar de péssima qualidade. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono (gás carbônico) são gases resultantes da queima de combustíveis fósseis e são altamente prejudiciais ao sistema respiratório do ser humano. A inalação de gases poluentes pode provocar o aparecimento destes tipos de doenças. - Doenças do aparelho circulatório: Este tipo de doença faz parte do grupo que mais mata em nosso país. Podemos citar como exemplos: derrame, hipertensão e infarto. São doenças que se desenvolvem no corpo humano em função de componentes genéticos associados ao estilo de vida e hábitos de alimentação. O fumo, a bebida alcoólica, o estilo de vida sedentário e estressante estão como causas principais destes tipos de doenças. A alimentação com excesso de gorduras animais, carboidratos e sal também prejudicam o sistema circulatório e o coração, podendo provocar tais doenças.

- Gripe suína O vírus da gripe denominada "gripe suína" (subtipo H1N1) foi detectado na primeira década de 1930 a partir de um porco. O foco deste vírus foi detectado na primeira parte do México, em março de 2009. Do México, a gripe suína tem entrado em muitas partes do mundo. Essa gripe é considerada uma doença respiratória da população de suínos e pode passar desses suínos para os seres humanos. De 2005 a 2009, doze conhecidas infecções humanas de gripe suína foram relatadas nos Estados Unidos. Países e organizações mundiais de saúde tem a preocupação de que esse vírus da gripe tenha a capacidade de ser a próxima epidemia depois da gripe espanhola. Esta gripe de origem aviária havia matado de 20 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas da gripe suína são muito semelhantes à gripe comum. Eles incluem a falta de apetite, tosse, falta de energia e febre. Outros sintomas podem incluir náuseas, diarreia e vômitos, dor de garganta e, eventualmente, uma coriza nasal. Em crianças, alguns dos sintomas podem incluir gripe comum, irritabildade, alteração na cor da pele, falta de vontade de beber líquidos, problemas respiratórios, como respiração acelerada ou respirações curtas e dificuldade de despertar durante Matéria por: Matheus Sabóia Isabelle Fontinele cochilos. Maria Carolina Trompieri Gabriel de Lucas Peres

pag.48


A usina de Belo Monte Anunciada a construção da Usina de Belo Monte causou polêmica e manifestações por todo o país.

A Usina de Belo Monte, a ser construída na bacia do rio Xingu, parece ser, para alguns, a eminente solução para os problemas de energia de um país cada vez mais populoso, mas para outros não passa de uma má decisão que acarretará em sérios prejuízos culturais e ambientais. A questão é debatida desde 1975, quando os estudos sobre a potência, vantagens e localização da usina começaram a ser feitos. Depois de uma evolução no processo que durou mais de 30 anos foi decidido, em 2005, que a usina seria de fato construída. Sua construção será feita em um dos afluentes do rio Xingu, próximo ao município de Altamira no estado do Pará e gerará, segundo a Norte Energias, companhia responsável pela construção, mais de 20.000 empregos diretos e outros 50.000 indiretos. Mesmo com a licença para instalação das construções permanentes, grupos e ONGs lutam para recorrer e alterar essa decisão. A usina que será uma das maiores do Brasil, causará forte impacto ambiental na região, o pior deles sendo a redução da quantidade de água na região, fruto da retenção de líquidos na barragem. Com a redução da água e a inundação causada pela barragem, estimase que haverá perda significativa da fauna e flora da região. Além do prejuízo para as tribos indígenas próximas à usina, que temem a escassez de recursos fluviais. A navegabilidade também seria comprometida. Apesar de gerar de grandes quantidades de energia a usina trabalhará em ritmo menor do que o esperado, devido às contenções feitas para diminuir o impacto ambiental. Com investimentos bilionários, a usina procura solucionar o problema da energia no país e ao mesmo tempo desenvolver a região. O término da construção será em 2015 e a usina funcionará em capacidade máxima em 2019. Matéria por: Arthur da Veiga

pag.49


OBRAS DE FORTALEZA Metrô de Fortaleza O Metrô de Fortaleza é um metrô administrado pela Metrofor em substituição ao atual sistema de trens urbanos administrado em conjunto com a CBTU que atende à Fortaleza e sua Região Metropolitana, situada no estado do Ceará. Transporta cerca de 635 mil usuários/dia. A Metrofor é ainda encarregada pelo gerenciamento do Metrô do Cariri, um Veículo Leve sobre Trilhos na Região Metropolitana do Cariri, ao sul do estado.

Aquário O Aquário de Fortaleza, que está a ser construído na Praia de Iracema, é uma obra de R$ 250 milhões apresenta um dos maiores projetos estruturantes em curso no Ceará, deveria estar pronto “até o final de 2012”, segundo o secretário do Turismo Bismarck Maia. Para a primeira etapa da obra, orçamentada em R$ 17 milhões, será construída uma espécie de esqueleto de concreto de quatro pavimentos, chamada de caixa básica. Esta fase foi iniciada no mês de novembro do ano passado, com a demolição dos prédios e limpeza do terreno onde será instalado o equipamento, e ficou pronto no primeiro semestre de 2011. O Aquário está a ser instalado no local onde antes pertencia ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, próximo ao “Pirata”. Devido ao seu caráter multifuncional (educacional, científico, turístico e de entretenimento), a obra é considerada por Bismarck Maia como “um marco de grande obra pública do Estado, uma decisão de governo para que o Ceará se insira no universo das grandes obras através de um equipamento específico”.

pag.50


A exemplo do de Lisboa, que recebe a visita de milhões de pessoas. O nosso terá, entretanto, características diferenciadas e difíceis de encontrar em outros lugares, será um local que engloba educação, trato da vida marinha e com tudo a ver com a história e com a cultura cearense. Com 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, o Aquário terá em seus quatro pavimentos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos. A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, após a construção do equipamento, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.000 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva.

Site:blog.opovo.com.br

pag.51


Castelão O Castelão somava 62% do projeto concluído, segundo o “3º Balanço da Copa”, o que representa um cronograma adiantado em relação ao que estava previsto para o período (57%). O investimento na arena cearense será de R$ 518,6 milhões, sendo 351,5 milhões de financiamento via BNDES. O estádio tem previsão de entrega para dezembro de 2012 e terá capacidade para 67 mil torcedores. Com cerca de 600 funcionários já trabalhando numa estrutura governamental edificada ao lado da arena, em Fortaleza, o Castelão é um dos estádios com evolução mais avançada para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Os seis jogos do Mundial agendados para o local e recebendo uma das semifinais do torneio fazem com que a cidade se empenhe para entregar o palco das partidas antes mesmo da data prevista no cronograma.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA 2013 O Castelão será a sede da segunda partida da Seleção Brasileira na Copa das Confederações. Agendado para as 16h da quarta-feira, 19 de junho, o jogo será entre Brasil e a seleção sorteada como A3. A partida seguinte na capital cearense será às 16h do domingo, 23 de junho, e será válida pela terceira rodada do Grupo B, entre o cabeça de chave do Grupo B e a equipe B4. O confronto pode ser decisivo para a definição dos classificados da chave. Fortaleza também será a sede de uma das semifinais. Marcado para 27 de junho, uma quinta-feira, às 16h, o jogo pode ter a Seleção Brasileira em campo, caso a equipe de Mano Menezes se classifique como segunda da chave. A partida será entre o primeiro colocado do Grupo B e o segundo do Grupo A. O Castelão somava 62% do projeto concluído em abril, segundo o “3º Balanço da Copa”, o que representa um cronograma adiantado em relação ao que estava previsto para o período (57%). O investimento na arena cearense será de R$ 518,6 milhões, sendo 351,5 milhões de financiamento via BNDES.

pag.52


POINTS DE FORTALEZA ·

Patins na Praia de Iracema

Há pouco tempo surgiu na Praia de Iracema um grupo de patinadores profissionais que além de alugar os patins ajudavam os novatos a patinar. Logo os patins se tornaram um sucesso e diversão certa para toda a família, junto com os patins vem o equipamento de proteção: joelheira, cotoveleira e capacete. Os preços variam de acordo com o tempo em que os patins são utilizados e o fornecedor.

pag.53


·

Y-Park

Y-Park é o complexo turístico da Ypióca e é bem próximo de Fortaleza, em Maranguape. Esse complexo engloba várias atrações, sendo os principais o Museu da Cachaça e o Campo da Aventura. O Museu da Cachaça reúne um completo acervo de mapas, documentos, filmes, documentários, garrafas e outros objetos que contam a história da empresa nacionalmente conhecida, a Ypióca. O Campo da Aventura é o preferido pelos corajosos e ousados há várias atividades ao ar livre, como passeios de caiaque, trilhas ecológicas, arvorismo e tirolesa. Os preços para estudante variam de R$14,00 a R$54,00 por pessoa, e para os adultos as tarifas vão de R$28,00 a R$68,00. O horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h00 às 17h.

pag.54


·

Beach Park

“O Beach Park, localizado no Estado do Ceará, a 16 km da cidade de Fortaleza, Brasil, é um complexo que abriga várias áreas voltadas para diversão, lazer e turismo. As áreas são divididas em Áqua Park, o maior parque aquático da América Latina, Beach Park Suítes Resort, o hotel do complexo, Beach Park Praia, área à beira-mar com restaurantes, bar, lanchonetes e atividades esportivas e de lazer.” (Trecho retirado do site da empresa.) O Beach Park engloba um parque aquático com objetivo de agradar pessoas de todas as idades. Possui três resorts, uma praia e vários restaurantes dentro do parque. Uma diversão tanto para turistas quanto para os moradores locais, o Beach Park é ótimo para dias quentes e não enjoa. O parque funciona das 11h às 17h, mas a praia não tem horário estipulado e os guichês de atendimento ao Guia do Turismo funcionam todos os dias a partir das 9h. Informações sobre venda de ingressos retiradas do site: ”1. Adulto: R$ 130,00 / Criança: R$ 120,00 (de 1 metro até 12 anos de idade). Necessário apresentação de documento, na entrada do parque, para comprovar a idade. Passaporte 3 dias: R$ 169,00 (Ingresso individual e intransferível que poderá ser utilizado por até 03 dias corridos contados a partir da data do primeiro acesso). / Passaporte Semanal: R$ 179,00 (Ingresso individual e intransferível que poderá ser utilizado por até 07 dias corridos contados a partir da data do primeiro acesso). 2. Formas de pagamento: dinheiro e cartão de crédito; 3. Cartões aceitos: Credicard, Mastercard, Rede Shop, Diners, Visa e Visa Electron; 4. Nas compras acima de R$380,00, parcelamos em 3x sem juros nos cartões ‘Visa’, ‘Mastercard’ e ‘Diners’. 5. Para as compras feitas com cartões de crédito ou débito é necessário a apresentação do RG.”

pag.55


·

Paintball

Antes do início do jogo, tem uma aula básica sobre segurança e de como manipular a arma. Em seguida, são distribuídos os equipamentos (arma com 100 balas, máscara, colete e proteção de pescoço) e divididas duas equipes que ficarão em lados opostos do campo. O objetivo: atingir todos os adversários ou apanhar a bandeira do campo do inimigo. É uma atividade que vem crescendo bastante em Fortaleza, os meninos e meninas vão para o campo em uma disputa com pistolas carregadas de bolas de tinta.

Matéria por: Rebeca Fiuza

pag.56


Entretenimento

DVD: A Fera.Fantasia Kyle (Alex Pettyfer) era um jovem bem sucedido e cobiçado pelas mulheres, que defendia que a aparência era tudo. Um dia, ao tentar humilhar Kendra (Mary-Kate Olsen), ela lhe lança um feitiço que o deixa com o rosto desfigurado. Envergonhado com o visual, ele se esconde e passa a viver isolado em um apartamento comprado pelo pai, tendo a companhia de sua empregada Zola (Lisa Gay Hamilton) e Will (Neil Patrick Harris), um professor cego contratado para lhe dar aulas particulares. A maldição tem o prazo de um ano, sendo que caso Kyle consiga fazer com que uma mulher consiga amá-lo pelo que ele é, não por sua aparência, ela será desfeita. Desiludido, Kyle volta a ter esperanças quando se aproxima de Lindy (Vanessa Hudgens), uma colega de colégio bem diferente das mulheres com quem conviveu até então.

A Ultima Música.Drama. "Ronnie" Miller (MileyCyrus) tem 17 anos, é filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai.

pag.57


LIVROS: Jogos Vorazes - Livro 1 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade.

Fazendo meu filme: A estréia de Fani - Livro 1 Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

pag.58


FILMES: Saga Crepúsculo – Amanhecer.Drama A felicidade dos recém-casados BellaSwan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles.No fim da Parte 1, Bella quase morre, mas Edward consegue transformá-la em vampira. Ao ver Reneesme, filha de Bella, Jacob tem um imprinting (amor à primeira vista). Bella não aceita esse fato no início, mas depois compreende e eles convivem em harmonia. Após algum tempo, entretanto, a criança (que se desenvolve rapidamente) é vista por Irina, do clã Denali, que está com raiva dos transmorfos, pois eles mataram Laurent - um integrante do clã de James (Crepúsculo), "amante" que ela teve quando ele foi morar em Denali. Irina fica com raiva e conta aos Volturi sobre Renesmee, iniciando um batalha sangrenta, que dará fim à Saga Crepúsculo.

Lola.Drama Lola (Miley Cyrus) namora Chad (George Finn).Ele têm uma banda e ensaia quase todos os dias para o grande show da escola. Tudo ia muito bem entre eles até Lola descobrir que Chad é na verdade um galinha. Para piorar suas notas na escola vão de mal a pior. Sua mãe (Demi Moore) está tão brava com as confusões de Lola que não vai mais deixar ela ir à Paris no final do semestre com a escola. Só que as coisas ficam ainda mais complicadas quando Lola percebe que Kyle (Douglas Booth), seu melhor amigo, pode ser muito mais que isto.

Procu ra-se u m a am igo p ara o fim d o m u n d o.C om éd ia D ram ática D odge (C arell) foi abandonado pela esposa após descobrir que um m eteoro se chocará com a T erra em um curto espaço de tem po. S eus planos de viver alguns dias de am or enquanto o fim se aproxim a com eçam a se realizar, quando ele se aproxim a de sua vizinha(K eira K nightley), que se convida a participar da – antes solitária – jornada, carregando nada além de seus discos favoritos.

pag.59


O espetacular homem-aranha.Aventura Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (EmbethDavidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (RhysIfans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alterego de Connors, o vilão Lagarto.

Batmam, O cavaleiro das Trevas ressurge.Aventura Oito anos após a morte de Harvey Dent, a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne (Christian Bale) se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred (Michael Caine). Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle (Anne Hathaway), uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane (Tom Hardy). É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos. As vantagens de ser invisível.Comédia dramática Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele. Uma divertida e comovente história baseada na aclamada obra de Stephen Chbosky. As Vantagens de Ser Invisível é um filme moderno que capta os altos e baixos da transição entre a fase jovem e adulta. Um conto comovente de amor, perda, medo e esperança - e sobre os amigos inesquecíveis que nos ajudam ao longo da vida. Matéria por: Ellen Maressa Beatriz Ferro

Maria Luiza Lima Ivne Farias

pag.60



Correio ATS