Issuu on Google+

FOGO EM MATA


1. ESTATÍSTICAS

INCÊNDIOS EM MATA ATENDIDOS PELO CORPO DE BOMBEIROS EM 2012 7000

6000

5000

4000 Ocorrências Área Queimada em hectares

3000

2000

1000

0 Junho

Julho

Agosto até 27Ago12


2. LEGISLAÇÃO: •

Atear fogo é crime

Muitas pessoas para fazer a limpeza de um terreno ateiam fogo no mato, isso pode causar grandes danos pois com a vegetação seca o fogo se propaga rapidamente e perdese o controle.  Sanções estão previstas no artigo 41 da Lei nº 9.605/98 e dependendo dos agravantes podem resultar em prisão de três a seis anos.


3. CARACTERÍSTICAS GERAIS A baixa umidade relativa do ar, ar quente durante o dia, os ventos frios a noite, fazem do inverno a estação climática do ano que mais deixa a vegetação seca, com isso facilita a transmissão do calor num incêndio


Os acessos nos locais de fogo em mata são muito difíceis e a contenção do incêndio fica prejudicada, são necessários vários bombeiros para o atendimento da emergência.


Muitos incĂŞndios tem a sua origem perto de estradas, rodovias e grandes avenidas, motivados pelo descarte irregular, pela janela do carro, de bitucas de cigarro.


O relevo de terrenos e fatores climáticos como o vento ajudam propagação mais rápida do fogo na vegetação seca e dificultam o atendimento.


6 . MEDIDAS DE AJUDA Ao ver um incĂŞndio

ligue 193 e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros


CONTE COM A GENTE


Lembre-se, por mais difícil que seja a situação, MANTENHA A CALMA e siga as instruções do atendente do Corpo de Bombeiros.


Fogo em mata 2012