Page 1

Trupe DragĂŁo Encantado


Quem somos? A Coringa Comunicações é uma produtora cultural que acredita na arte como forma de expressão igualitária, sem barreiras ou preconceitos, resultando na transformação de vidas. A versatilidade da carta coringa traduz como encaramos a maneira de fazer cultura e comunicar-se através dela, de forma eclética, variável, flexível e ágil. Acreditamos que os trabalhos de produção, quando executados com foco, eficiência e comprometimento, garantem retorno à sociedade, resultando em entretenimento de qualidade e se concluem em uma experiência sublime entre artistas e público. Dessa forma, atuamos em três frentes: produção audiovisual, agenciamento artístico e produção de eventos culturais. O trabalho de agenciamento foca em impulsionar os trabalhos de artistas com serviços de assessoria de imprensa, social media e vendas de shows. Buscamos trabalhar com uma ampla variedade de estilos, expressões,e ritmos, disseminando arte de todos os gêneros, sem rótulos.

Nossa produção audiovisual busca produzir entretenimento de qualidade para o público, sabendo da importância de cada momento e como não pode ser desperdiçado. Em nossos registros, buscamos um olhar diferenciado e que fuja do óbvio. Utilizamos essa percepção estética aliada aos recursos de edição e pós-produção para garantir um produto final de qualidade. Trabalhamos com registros ao vivo de bandas, produções de videoclipes, cobertura de eventos, vídeos comerciais e esportivos. Produzimos eventos culturais em parcerias com outros produtores, artistas e colaboradores, com o intuito de expandir a arte dentro da sociedade, intensificar a troca de experiências e aproximar cada vez mais artistas e público. Atuamos na cidade de Bauru, no centro-oeste do estado de São Paulo. Aqui, na entrada no Brasil Novo, onde a linha férrea conectou informações, trouxe novidades e proporcionou encontros, a cultura é resistente, e a cada novo suspiro de arte, floresce!


trupe dragão encantado

A Trupe Dragão Encantado é um coletivo artístico que realiza Contações de Histórias, Vivências do Brincar, Rodas de Músicas e Oficinas Artísticas.

Com uma equipe de artistas e educadores com interesses convergentes, foram desenvolvidos outros serviços, como as Vivências do Brincar, as Rodas de Músicas e as Oficinas Artísticas.

Foi criada com foco no público infantil, desenvolvendo propostas a partir de reflexões acerca da criança e da importância do contar histórias que valorizem a própria criança, o brincar, a poesia, a arte e uma relação íntegra e harmoniosa com a natureza, com os outros seres e consigo.

É pautada numa relação horizontal que a Trupe Dragão Encantado procura se relacionar com as crianças, nos colocando como disparadores de ações artísticas e educativas, estimulando a continuidade da criança acordada dentro de cada um, pulsando espontaneidade e vivacidade.

Dando continuidade à importância das Contações de Histórias e seu potencial social, educativo e de integração do ser humano, o trabalho expandiu para o público idoso, valorizando principalmente a partilha e a escuta.

A Trupe Dragão Encantado atua em diversos espaços, desde parques, asilos, escolas, bibliotecas e demais espaços públicos, até festas e eventos particulares.


contação de histórias Do Mar

Uma adaptação do livro A Menina do Mar de Sophia de Mello A história conta o encontro entre dois mundos - o menino que vive na terra e a menina que vive no mar - e traz à tona questões problemáticas dessa relação. De um modo lúdico, sob o ponto de vista da criança, trata da curiosidade e do fascínio gerados pelo contato com o outro, além da relação humana com a água e com os oceanos, atentando à preservação e a um olhar sustentável. Com Isabella Dragão e Lucas George Composição musical: Alba Brito

A Primeira Máscara

Uma adaptação do livro homônimo de Maté Baseada em um mito africano, a história flagra o momento em que as máscaras passaram a fazer parte da cultura africana e a sua representatividade nos âmbitos espirituais e sociais, favorecendo a coletividade, o respeito à natureza e o autoconhecimento. Como surgiu a primeira máscara? Qual a relação dos homens, mulheres e crianças com ela? Com Felipe Ludovico e Isabella Dragão Composições musicais próprias

Clique aqui para conhecer outras histórias e saber mais!


vivências do brincar São atividades que propõem espaços para o brincar livre, onde os brincantes da Trupe Dragão Encantado atuam como disparadores, estimuladores e parceiros nas brincadeiras com as crianças. Os brincantes podem agir com diferentes focos, como: sonoro - com instrumentos musicais, descobrindo seus sons; de integração com elementos da natureza - com argila, folhas e flores para livre modelagem e criação; imaginativo e corporal - com jogos e brincadeiras tradicionais e estímulos imaginativos no espaço; de integração coletiva - com rodas e cirandas; de livre brincar no aqui e agora - com palhaços. Nas Vivências do Brincar, a Trupe Dragão Encantado e os estímulos trazidos pelos brincantes estão a serviço da experimentação das crianças livremente conduzidas pela vontade de explorar o espaço e os elementos que o compõem, embarcando num brincar livre. ​

Ao possibilitar um espaço e tempo para o brincar livre, revela-se também uma abertura ao desenvolvimento da criatividade, da autonomia e da escuta. ​ A imprevisibilidade e liberdade no brincar dão espaço para que a criança expresse aquilo que sente espontaneamente, podendo dar vazão àquilo que se passa internamente de modo a desenvolver com integridade seus potenciais criativos e modos de estar no mundo com autonomia. Por tratar-se de um espaço compartilhado com outras crianças, essa presença que considera os sentimentos individuais se depara também com o coletivo, convocando uma escuta ao outro e valorização desta relação. ​ As Vivências do Brincar partem, sobretudo, do reconhecimento da múltipla importância do brincar, da parceria, suporte e atenção para com as crianças neste ato e de sua capacidade integrativa.


roda de músicas Na Roda de Músicas, os músicos e brincantes da Trupe Dragão Encantado tocam músicas infantis tradicionais ou autorais e as crianças cantam em parceria.

Pode estar vinculada à Oficina Artística de Instrumentos Musicais, para que as crianças também tenham seus próprios instrumentos na roda.

O repertório varia entre canções mais calmas e contemplativas e outras mais participativas, propondo movimentações corporais, jogos e exploração do brincar a partir das músicas.

Assim, a Roda de Músicas propõe uma experiência de integração coletiva, lúdica, artística e criativa.


Contato

Rua Professor GĂŠrson Rodrigues, 2-39 Bauru - SP Telefone (14) 3010-2825

E-mail comunicacoringa@gmail.com

Trupe Dragão Encantado