Issuu on Google+

1

ROTARY CLUB DA SENHORA DA HORA

Serviços Profissionais Outubro 2011 - Nº 158

Mensagem do Presidente Exemplo e Vida Nos fins do séc- II, há cerca de 1700 anos , um autor cujo nome desconheço, escreveu a um seu amigo e cidadão grego de nome Diogneto uma longa carta de que aqui deixo sintético e parcial estrato em versão adaptada de um dos seus capítulos Se no texto onde está palavra –cristãosestivesse a palavra- rotários - possuiríamos uma mensagem viva, moderna, atual e cheia do melhor conteúdo rotário. Será que a mensagem de P. Harris já anda no mundo há mais de 1700 anos ? Leiamos atentos. « Os cristãos -( os rotários)-não se distinguem dos outros

homens nem pelo saber nem pela eloquência. Não habitam cidades peculiares. Habitando cidades gregas e bárbaras conforme coube em sorte a cada um revelam uma maravilhosa e paradoxal constituição no seu regime de vida social. Participam em tudo como cidadãos. Moram na terra e são regidos pelo espírito do bem.

Obedecem às leis e superam-nas. Amam a todos . São pobres mas enriquecem muita gente. De tudo precisam mas em tudo abundam . O que a alma é no corpo os cristãos (os rotários) são no mundo. A alma está em todos os membros e os cristãos (os rotários) em todas as cidades. Os cristãos, (os rotários), estão neste mundo mas o bem que fazem permanece quase invisível.»

Não me venham os críticos da palavra e analistas qualificados da escrita dizer que isto não se enquadra no espírito dos serviços profissionais cujo fim principal mais não será que lembrar que todo o rotário foi sempre um bom profissional . A homenagem ao mérito profissional na pessoa de um escolhido que todos anos elegemos e este ano faremos também em 10 de Novembro, é um gesto exemplar, altruísta, digno, justo, humano e agregador de que nos orgulhamos, mas que com a mesma essência e fundamento se poderia realizar já há 1700 anos . Isto alegra a vida pelo exemplo de vida.

Profissões e Profissionais No calendário Rotário, o mês de Outubro é dedicado aos profissionais. Tradicionalmente, os rotários têm promovido a prática de altos padrões éticos como parte do seu compromisso com os Serviços Profissionais. Existe uma fase da nossa vida, mais cedo ou mais tarde, em que somos forçados a escolher uma profissão, é ai que descobrimos a “vocação” a “paixão”. É uma decisão difícil porque ela vai definir o nosso futuro profissional. Escolher bem uma profissão, é escolher o futuro profissional, escolher algo com o qual teremos que lidar diariamente, e será a forma de ser conseguido o sustento e um contributo para a realização pessoal.

Adão Sequeira

Leopoldina Montalvão

Numa época de recessão económica, ter um “canudo” não é suficiente para conseguir um bom emprego, pelo contrário como tenho frequentemente ouvido: “…Estou nos dois gumes da espada, pois ao enviar currículos para outros locais (fora da área) tenho que “apagar” o meu curso, se não ninguém me dá trabalho…” Engenheiros a vender óculos; enfermeiros a repor produtos em supermercados; arquitectos a encaminhar os espectadores em salas de cinema… Com o rumo dos acontecimentos, que se poderá dizer daqui a alguns anos sobre “Profissões”; “Profissionais”?


2

Comparemos esta à nossa crise

Nós e os outros

Só nos países industrializados, mais de 100 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza e mais de cinco milhões não têm abrigo.

Em Outubro tivemos o grato prazer de receber visitantes de:

A Fome no Mundo - 840 milhões de pessoas sofrem de subnutrição crónica. - Entre elas, 200 milhões de crianças menores de cinco anos padecem de deficiência aguda e crónica de proteínas e energia. - Nas últimas 3 décadas, a nível mundial, a produção de alimentos aumentou a um ritmo mais rápido do que a população. -No entanto, só uma em cada cinco pessoas tem acesso ao mínimo necessário para as suas necessidades alimentícias básicas. - 20 mil morrem por dia de fome

-TV-on line -Snra da Hora -G.A.S.Porto -NERIP -Leça dos Balio -Porto Santo

Os Atos da Palavra - em Rotary Internacional-

Amadeu Carneiro

Paul Harris disse: “Ao conhecer os negócios de um homem, conhece-se o homem. Um homem pode ter grande sucesso socialmente e ser vil nos negócios, mas um bom homem de negócios em geral não será socialmente torpe por muito tempo.” The National Rotarian, 1912

Declaração para Executivose Profissionais Rotários

Em 29 –IX-2011

O C. de Legislação de 1989 adotou a seguinte declaração para executivos e profissionais rotários. Como rotário, no exercício da minha profissão ou na condução dos meus negócios, devo observar as seguintes normas: -1- Considerar a minha ocupação como uma oportunidade adicional para servir; -3- Fazer todo o possível para dignificar a minha ocupação e promover os mais altos padrões éticos no seu exercício; -4-Ser justo com o meu empregador, empregados, associados, concorrentes, clientes, o público e todos aqueles com os quais mantenho um relacionamento comercial ou profis sional; -5-Reconhecer o respeito devido a todas as ocupações úteis à sociedade, assim como a dignid ade inerente a elas; -6-Oferecer os meus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para atender às necessidades especiais de outros e para melhorar a qualidade de vida na minha comunidade; -7-Ser honesto na propaganda que fizer e em todas as apresentações ao público relativas à minha e mpresa ou profissão; -8-Não procurar obter de um rotário, nem lhe outorgar, privilégios ou vantagens que não sejam normalmente concedidas em um relacionamento comercial ou profissional (89-148; Cód. Norm. dos Rotary 8.030.2.). O Conselho de Legislação de 2004 reiterou esta declaração. ----------------//////------------------A dignidade e a ética profissional são fundamentais para um rotário. Esta declaração (aprovada em 1989) confirma e reforça o pensamento de Paul Harris de 1912. Para refletir!


3

Patrimónios da Senhora da Hora -Palestra de Joel Cleto-

Para nos falar dos Patrimónios da Senhora da Hora o Dr. Joel Cleto veio ao nosso Club proferir importante palestra. O orador foi apresentado pela compaª O bom orador mantém : Anabela que evidenciou com elevada qualidade os elevados conhecimentos do saber e intervenção cívica do orador. Da palestra devemos realçar e sintetizar: -a clareza da comunicação ; -o interesse dos temas desenvolvidos; -a origem e aparecimento do nome Senhora da Hora, associado à mãe de água (7 bicas; -a edificação da 1ª capela em cumprimento de um voto de Aleixo Fernandes; -a lenda da água das 7 bicas ; -as festas antigas da Senhora da Hora; -o reconhecimento da Rainha a esta terra, constituindo-a sede de concelho, pelo apoio da Senhora da Hora dado a D. Pedro, seu pai, durante o cerco o do Porto; -o aparecimento da circunvalação e os constrangimentos causados à Senhora da Hora -os desaparecidos montes desta terra cujas pedreiras foram exploradas para fazer os molhes de Leixões e a câmara do Porto; -as lendas e mezinhas que a comunidade tanto apreciava e tanta gente trazia à Senhora da Hora; -o sentido solidário da Senhora da Hora aos cercados do Porto nas lutas liberais.

Adão Sequeira

o

interesse

e a atenção

de toda a assembleia

aé ao fim


4

Visita ao Club de Lamego -alteração de data-

A visita cultural e de convívio ao club de Lamego programada para o dia 22 de Outubro foi alterada para data futura previsivelmente entre fins de Março e Maio . A data será determinada em Janeiro. a história e a memória

O tempo e a história

Churrasco de Inauguração 5 de Outubro

No feriado de 5 de Outubro, ao ar livre, numa tarde maravilhosa, frente à obra junto à brasa, inauguramos a obra e comemos o churrasco. O lucro resultante destinou-se ao nosso projeto a favor dos escuteiros da SHora. Com um bom trabalho coordenado pelo compº Albuquerque, 55 rotários (e famíla) da Senhora da Hora, Leça do Balio e também de Porto Santo deliciaram-se com as fêveras, bata cozida e boa salada. O néctar escorregadio que amaciou as saborosas, foi oferecido pelo compº Rui Soares que com 10 ou 15 minutos de atraso chegou muito a tempo com o precioso engarrafado. No evento deram-nos também a honra da sua presença, além dos companheiros de RC Porto Santo , (e Past Governador do Distrito 1960) a família Loureiro, nossa tradicional acompanhante nestes e v e n t o s s o c i a i s . Uma boa tarde de convívio onde todos trabalharam e conviveram, até à 3ª geração -os netos.

Casal Albuquerque coordenou

e toda a gente trabalhou, divertiu, comeu e ainda sobrou


5

Entre Nós Dia 6 – Reunião nº 14 - Diálogo com a comunidade. Para nos falar da sua atividade como associação de voluntariado com olhos na comunidade, participou na nossa reunião o G.A.S.Porto, Grupo de Ação Social do Porto com sede na faculdade de Engenharia do Porto. Para nos descrever a sua ação na comunidade local e internacional estiveram connosco o eng. Pedro Silva e a enfermeira Raquel Pereira ( esta há pouco regressada de Lourenço Marques onde estivera em missão de voluntariado numa aldeia a norte de Maputo). A ação do G.A.S.P. é visível e louvável pela sua intervenção em várias aldeias da diocese e distrito do Porto bem como em , Timor, Moçambique e Cabo Verde. A sua comunicação prendeu o interesse e mostrou realidade. Dia 13 - Reunião nº 15 . Palestra sobre Patrimónios Senhora da Hora, por Dr. Joel Cleto. Com a presença de grande número de companheiros e alguns visitantes com referência para o Dr. João Gonçalves e compºs de Leça do Balio, foi uma excelente palestra sobre realidades atuais e passadas da Senhora da Hora,- sua história, lendas e construções . Da palestra se faz eco noutra parte deste Boletim

Paul Harris—Disse

Adão Sequeira

Dia 20 - Reunião nº16 - Reunião de café e companheirismo. O companheiro Jorge Amaral apresentou-nos uma comunicação sobre a cegueira evitável e as grandes causas mundiais em que rotary se empenha a favor das populações. Connosco também o NERIP que na pessoa do Dr. João Gonçalves nos comunicou as suas linhas de ação e vontade de atuação a nível local e internacional, informação útil que agradecemos. Ao Jorge Amaral manifestamos o nosso reconhecimento pela sua permanente disponibilidade para junto do club nos falar de rotary e sua ação. O companheiro presidente falou-nos da alteração de data para a visita a Lamego e abordou o tem da nossa presença na Ação Social de freguesia Dia 27 - Reunião nº 17 – Reunião de café e companheirismo. Abordamos vários temas entre os quais a preparação da homenagem ao profissional a realizar em 10 de Novembro e a reunião da memória A carta nº 4 do Governador Goes Madeira foi objeto de uma 1ª aboradgem sendo de salientar a oportunidade dos assuntos abordados, e a pontualidade com que a carta mensal tem saído, autentica cartilha de orientação aos clubes e síntese do trabalho realizado. Parabéns à Governadoria.

Casa da Amizade

—A. Carneiro

Da comunicação de Goreti Machado

Ao conhecer os negócios de um homem, conhece-se o homem. Um homem pode ter grande sucesso socialmente e ser vil nos negócios,

….«-Em 1989, 55 anos depois da carta de Eugénia, a justiça NorteAmericana determinou que as portas da organização se abrissem para o sexo feminino.»

mas um bom homem de negócios em geral não será socialmente torpe por muito tempo .

E é por isso que... ….

The National Rotarian, março de 1912

asim vai a nossa


6

Por onde andamos -

Ruas da SHora-

Artistas Plásticos Depois dos temas dos artistas do teatro e da Igreja, vamos hoje falar dos artistas plásticos. -1-Temos em primeiro lugar a R.Amadeu Sousa Cardoso,que é uma rua nova perpendicular à Av. Manuel Teixeira Ruela. O pintor nasceu em Manhufe - Amarante em 14 de Novembro de1887 e faleceu em Espinho no dia 25 Outubro de1988. É considerado pelos críticos como o precursor da arte moderna no nosso país. -2-Temos depois Henrique Medina que tem uma rua e uma praceta com o seu nome, no Monte dos Burgos, paralela da rua Nova do Seixo. O pintor nasceu no Porto a 18 de Novembro1901 e faleceu também no Porto em 30 de Novembro de 1968 e é considerado o melhor retratista português. Pintou o Nobel Egas Moniz, e os presidentes António J. Almeida, Canto e Castro, Sidónio Pais, Carmona e Américo Tomás. .-3-Outro pintor que é recordado com o seu nome numa rua é Henrique Pousão.

Novembro Quinta– dia 3– Reunião da Memória Quinta– dia 10– Homenagem ao profissional– Frei Fernando Ventura Sábado dia –12– Magusto do Club Quinta dia 17– Reunião de companheirismo Quinta—dia 24– Entrega de prémios escolares

Serejo Goulão

A rua situa-se a sul do Norte Shopping. O pintor nasceu e morreu em Vila Viçosa em Janeiro de 1859 e morreu em 20 de Março de 1884. Morreu com 25 anos devido a tuberculose pulmonar e é considerado o 1º pintor impressionista português. -4-Há uma rua no Monte dos Burgos perpendicular à rua Nova do Seixo com o nome de outro pintor - Mário Botas. Nasceu na Nazaré em 1952 e morreu em Lisboa em 1983 com Leucemia. Foi também um brilhante aluno tendo-se licenciado em medicina em 1977.

Em Outubro Também No dia 1- Sábado o club esteve representado por 2 companheiros no Seminário dos Serviços Profissionais em Gaia. No dia 22– Na Curia, Assembleia Geral da F.R.P. da qual é Presidente o compº Diamantino Gomes . O delegado do club à assembleia geral é o compº Condé Pinto que esteve presente.

Realizações de outubro Dia 6– Diálogo com a comunidade – Palestra do G.A.S.Porto Dia 5– Inauguração do Telheiro e Churrasco Dia 12 e 19, por iniciativa do club, reuniões com os interessados sobre preparativas do 23 de Fevereiro e VOG 2011 Dia 13– Palestra sobre -Patrimónios da Senhora da Hora – por Dr. Joel Cleto Dia 20– Palestra do compº Jorge Amaral sobre cegueira l e outros grandes problemas mundiais

-Rotary Clube da Senhora da Hora -Rua Clubes de Serviços - -.-+. 4100 -4461 - Senhora da Hora - Portugal -Telef. 229552173 -Site - www.rotaryshora.com -Mail - geral@rotaryshora.com -Membro do Rotary Internacional -Admitido em 23 de Junho de 1986


prova