Page 1

DESTAQUES TRIMESTRAL COREN-AM V O L U M E

I I

E D I Ç Ã O

1 1

A B R I L / M A I O / J U N H O

“Coren na Praça” em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Primeira ação “Coren na Praça” em alusão ao Abril Verde e Dia Mundial da Saúde beneficiou pelo menos 300 pessoas que passavam pela praça da polícia no dia 7 de abril. Os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C foram os mais procurados, além desses, foram oferecidos também serviços de vacinação e aferição de pressão.

O presidente Sandro André destacou que o movimento foi muito importante onde o Conselho mostrou sua preocupação com a saúde da população amazonense. “Foi um grande evento, pudemos tirar dúvidas sobre doenças como diabetes e hipertensão, realizamos testes rápidos, de modo que a população se sentiu muito bem atendida”.

E completou, “o Coren está cumprindo seu papel social e acredito que iremos fazer muitas outras campanhas para ajudar a nossa população a ter uma boa saúde física e mental”, finalizou. Foram realizados 61 testes de HIV, 61 de sífilis e 61 de hepatite B e C, além de 3.000 preservativos masculinos e 500 femininos.

Lançamento do Código de Ética da Enfermagem Centenas de pessoas participaram do lançamento do Novo Código de Ética da Enfermagem no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas— Aleam. Durante o evento o palestrante e também coordenador do grupo de reformulação do novo código, Jebson Medeiros,

pontuou as principais mudanças no documento que segundo ele “é mais democrático e pautado no conhecimento dos profissionais de Enfermagem”. O presidente do Conselho ressaltou, “temos grandes conquistas coletivas para realizarmos e só realizaremos com nossa união, e eu vejo que a

cada dia a categoria está buscando se unir mais. O Coren tem a obrigação de responder os anseios da enfermagem amazonense”. O documento reúne questões como doação de órgãos, comportamento nas redes sociais, direitos e deveres.


Palavra do Presidente Começamos o ano com muitas expectativas de colocarmos em prática o que firmamos com a categoria. Estamos nos esforçando para honrar cada voto de confiança. Há seis meses a frente desta Autarquia já implementamos melhorias importantes para o

cumprimento das atividades fins do Conselho. Com isso, constatamos avanços significativos na fiscalização, procuradoria, comunicação, dívida ativa, secretaria executiva e outros. parcerias com outros Conselhos, instituições, associações refletem o

compromisso desta gestão com assistência segura e de qualidade para a população e conquistas para nossa categoria. Tudo isso é apenas o começo, grandes coisas faremos. Com Deus a frente, união e trabalho venceremos todos os desafios.

Homenagem ao Dia Mundial do Enfermeiro Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro. Ato marcou início das celebrações da Semana da Enfermagem. Sandro AnVamos construir dré Pinto agradeceu a homenagem de propositura dos vereaum Coren de todos, dores Coronel Gilvandro Mota e Everton Assis e destacou a copara todos ragem das enfermeiras Florence Nightingale e Ana Nery como modelos a serem seguidos pela Sandro André enfermagem atual. Para ele, Presidente Coren-AM além da união da categoria e

sindicatos é necessário uma representatividade na política partidária. “É tempo de termos nossos representantes, precisamos nos unir, passar por cima do nosso orgulho para que juntos possamos trazer as conquistas que a Enfermagem precisa”, completou.

Profissionais são homenageados Os deputados José Ricardo Lula (PT), Sinésio Campos (PT) e Luiz Castro (REDE) homenagearam os profissionais de enfermagem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas-Aleam. A oportuni-

PÁGINA

2

dade também foi para enfatizar a importância da categoria que está inserida em meio a um sistema precário, sem investimentos e melhorias o que acarreta uma desmotivação aos profissionais. Em seu

discurso, Sandro André Pinto cobrou respostas do Estado e pediu que a enfermagem tome um posicionamento, “somos mais de 42 mil profissionais e não devemos aceitar ser manipulados”.


Abertura da 14ª Semana de Enfermagem

A abertura da 14ª Semana da Enfermagem do realizada no auditório da Universidade Nilton Lins, reuniu cerca de 900 acadêmicos de diver-

sas instituições, professores e profissionais da área. O Conselho em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEN seção Amazonas idealizaram a I Semana da Enfermagem Integrada do Amazonas com os temas: “Enfermagem, uma voz para liderar - A saúde é um direito humano” e “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”.

O presidente Sandro André Pinto destacou que “esse é o caminho da união, construir pontes entre as principais entidades para que os objetivos sejam alcançados”. Na oportunidade foi firmado o convênio celebrado entre a ABEN e Amazonastur para realização do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Manaus no ano de 2019.

Duas mil pessoas participaram da I Caminhada da Enfermagem A atividade promovida pelo Conselho de Enfermagem reuniu um grupo seleto de profissionais, procurou motivar e mobilizar a categoria e a população para a prática da atividade física. A caminhada levou o nome do enfermeiro Herbert Figueiredo Dantas que mui-

to contribuiu para a Enfermagem amazonense. O presidente Sandro André destacou a grande participação da categoria. “isso mostrou força, união e muitos outros eventos dessa maneira faremos”. A atividade foi alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem.

Ação resulta no chamamento de 27 profissionais de Enfermagem para Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro Quatro meses após visita do Coren-AM em parceria com outros órgãos fiscalizadores ao Centro psiquiátrico Eduardo Riberio, a Justiça Federal determinou medidas a serem tomadas pela União e Estado do Amazonas para a reestruturação e atendimento adequado aos pacientes da unidade. Dentre a medidas

estão a disponibilização mínima de 12 enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e 13 auxiliares regularizados junto ao Conselho. O Centro Psiquiátrico é o único com atendimento 24 horas de psicose no Amazonas e possui uma demanda muito grande nos casos relacionados a problemas mentais.

PÁGINA

3


Evento científico encerra as programações do mês da Enfermagem

Após um mês de intensas programações da Enfermagem o evento científico nos dias 28 e 29 de maio encerrou a 14ª Semana Integrada de Enfermagem Coren-AM e Aben-AM.

O evento contou com palestras, debates, mesas redondas exposição e premiação de trabalhos científicos na III Mostra Científica realizada pelo Conselho.

Para o presidente, Sandro André Pinto “foi um mês de grande aprendizagem, mostramos a união da nossa categoria, e novos rumos para e Enfermagem amazonense”.

Doações a instituições filantrópicas

A união da nossa

categoria nos possibilita novos rumos para a Enfermagem amazonense

Sandro André Presidente Coren-AM

Com espírito solidário, no mês de junho o Conselho de Enfermagem doou uma tonelada de alimentos não perecíveis a instituições filantrópicas da capital. Os alimentos foram arrecadados durante as inscri-

PÁGINA

4

ções da I Caminhada da Enfermagem que aconteceu no último dia 27 de maio. Nove instituições filantrópicas foram beneficiadas com os alimentos. Segundo o presidente Sandro André

Pinto esta ação demonstra a preocupação com as causas sociais. Diante do sucesso da arrecadação outros eventos desta natureza estão sendo programados para os próximos meses.


Unidades de saúde da capital e interior foram fiscalizadas durante o trimestre. Objetivo dessas fiscalizações é oferecer a população uma assistência segura com profissionais capacitados.

Processos Éticos disciplinares estão em andamento na corregedoria geral. Até o presente momento foram realizadas quatro conciliações.

Carteiras foram entregues durante o trimestre. São realizadas duas entregas coletivas por mês onde o profissional recebe seu documento para exercer a profissão de forma legalizada.

Municípios receberam a vista do Coren-AM durante o trimestre, foram eles: Manicoré, Presidente Figueiredo, Parintins, Rio Preto da Eva, Maués e Manacapuru.

CURSOS E CAPACITAÇÕES Com o objetivo de ampliar a visão dos profissionais que lidam com pacientes oncológicos o Conselho em parceria com a Fundação Cecom realizou no dia 28 de abril o curso “Fundamentos em Oncologia”. Voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem o curso abordou desde a oncogênese (formação do câncer) até a fase de desenvolvimento da doença.

Visando sempre a melhor assistência de saúde à população, todos os meses o Coren investe na capacitação dos profissionais se saúde do Estado do Amazonas. No último dia 23 de junho profissionais e acadêmicos participaram do curso “O Trabalho da Equipe de Enfermagem em Hemodiálise” ministrado pela Conselheira Rosinete Lourenço.

AÇÕES DA PROCURADORIA-GERAL

650

266

188

ATENDIMENTOS AO PÚBLICO

PARECERES JURÍDICOS

MEMORANDOS ADMINISTRATIVOS

36

18

MANIFESTAÇÕES JUDICIAIS

RECOMENDAÇÕES ADMINISTRATIVAS

RECOMENDAÇÕES A REGULARIDADES PROFISSIONAIS

PROCESSOS ÉTICOS

07

05

03

02

REATIVAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

INTERVENÇÕES EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

AÇÕES ADMINISTRATIVAS

REPRESENTAÇÕES CRIMINAIS

18

51 NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS

12

PÁGINA

5


EXPEDIENTE Informativo oficial trimestral do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas Coren-AM.

SEDE—MANAUS Avenida André Araújo, 619, Aleixo (altos do Banco do Brasil) CEP: 69060-000 – Manaus – AM

CONTATOS (92) 3232-9924 3234-8708 3631-0721 3233-5053

DIRETORIA Presidente: Enfº. Sandro André Pinto Secretária Executiva: Enfª. Cleise Maria de Goes Martins Tesoureira: Andréia Pedroso da Silva

CONSELHEIROS Drª. Rosineide Maria da Silva Moreira Drª. Rosinete Lourenço Gerônimo Drª. Suellen Oliveira Couto Dr. Hítalo Diêgo Mendonça Paiva Dr. Charles Ferreira de Oliveira Tec. Miriam Santos da Silva Lopes Tec. Sandra Alex Façanha dos Santos Tec. Sirléia Teles Rodrigues Tec. Joaquina Tinoco Meza Tec. Aminadabe Souza Monteiro

PUBLICAÇÃO Assessoria de Comunicação

JORNALISTA RESPONSÁVEL Katley Machado DRT/ 774

ESTAGIÁRIA DE COMUNICAÇÃO Aline Paulino

Acesse nosso site e redes sociais | Fale conosco www.corenam.gov.br facebook.com/corenam Instagram/corenam

Comunicação comunicacao@corenam.gov.br Ouvidoria ouvidoria@corenam.gov.br Departamento de Registro e Cadastro drc@corenam.gov.br

Destaques Trimestral COREN-AM - 2º Trimestre  
Destaques Trimestral COREN-AM - 2º Trimestre  
Advertisement