Page 1

INFORMATIVO DA COOPERATIVA SANTA CLARA I DEZEMBRO N° 29

Plantando o Bem, colhendo frutos O projeto que começou em 2016 hoje atende 16 municípios com hortas escolares, peças teatrais e oficinas de culinária

Frente a frente com Zé Victor Castiel Confira a entrevista exclusiva com o ator, diretor e comentarista gaúcho

Fazendinha agora é aplicativo Aprenda mais sobre a cadeia leiteira brincando com a Vaquinha da Santa Clara


Expediente: Santa Clara Em Foco - Informativo da Cooperativa Santa Clara Ltda. emfoco@coopsantaclara.com.br www.coopsantaclara.com.br facebook.com/coopsantaclara twitter.com/coopsantaclara youtube.com/coopsantaclara instagram.com/coopsantaclara Direção: Depto. de Marketing Criação e Coordenação Executiva: Núcleo de Propaganda Ltda. Redação: Estefania V. Linhares MTB 13.239

SANTA CLARA cada vez mais

próxima dos consumidores A Santa Clara é reconhecida pelos seus produtos de qualidade e o comprometimento com seus consumidores. Em 2017, a mais antiga Cooperativa de laticínios em atividade no Brasil completou 105 anos. No decorrer de sua história, a Cooperativa sempre esteve preocupada em estar mais próxima de seus consumidores. Pensando nisso, a Santa Clara lançou o aplicativo “Fazendinha Santa Clara”. O jogo demonstra de forma divertida para as crianças como é a atividade leiteira, e ainda estimula o cuidado com os animais. O aplicativo faz com que os pequenos conheçam como é produzido o leite que consomem diariamente, e assim tenham os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Uma boa qualidade de vida pode ser obtida por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, e esta é uma das propostas do projeto Plantando o Bem. A iniciativa ganhou uma nova etapa em 2017 e foi ampliada para 16 municípios. As crianças e adolescentes aprenderam a plantar verduras e hortaliças em uma horta escolar, e após o seu desenvolvimento são utilizadas na merenda escolar. A Santa Clara é comprometida com iniciativas que primam pela sustentabilidade e pelo bem-estar. Os projetos não param e terão continuidade no próximo ano, aguardem! Boa leitura!


FAZENDINHA Santa Clara agora

É APLICATIVO

A Fazendinha Santa Clara está ao alcance das mãos. Para aprender mais sobre a atividade leiteira e a importância dos cuidados com os animais e interagir com a mascote da Cooperativa Santa Clara, o aplicativo traz diversas opções de informação e diversão. Para jogar, basta baixar gratuitamente no celular ou tablet o aplicativo, disponível nas lojas App Store e Google Play. O aplicativo é voltado especialmente para crianças de 5 a 10 anos, mas é uma diversão para toda a família. O jogo começa com a Vaquinha bebê, onde o jogador pode escolher um nome para ela, alimentar e cuidar, além de bater recordes de embaixadinhas e personalizar o avatar com acessórios. Ainda, quando a mascote não recebe os cuidados adequados, é possível medicá-la para que restabeleça seu bem-estar e continuar a brincadeira. Já na fase adulta você pode fazer a ordenha. Ao desenvolver as atividades na Fazendinha Santa Clara, o jogador ganha muuuedas, que podem ser trocadas por acessórios para personalizar a Vaquinha, deixando o jogo ainda mais divertido.

3 Em Foco | INFORME


JOVENS ASSOCIADOS

d e b a t e m a SUCESSÃO RURAL Aproximar o jovem, futuro da produção rural, cada vez mais da Cooperativa é um dos objetivos da Santa Clara. Para debater a sucessão rural com quem dará continuidade

às propriedades, a Cooperativa realizou o II Encontro de Jovens Produtores da Cooperativa Santa Clara. Reunindo mais de 200 pessoas, provenientes de grande parte dos 125 municípios da área de atuação da Santa Clara, o encontro em Carlos Barbosa foi marcado pela troca de experiências entre os participantes, com foco na atividade leiteira como uma alternativa rentável para as próximas gerações.

O MELHOR DO REBANHO

dos associados EM EVIDÊNCIA A qualidade do rebanho leiteiro dos associados estará em evidência em 2018, quando a Expoclara chega a sua 11ª edição. Considerada uma das maiores do setor leiteiro do interior do Estado, a Expoclara acontecerá entre os dias 3 e 6 de maio, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi, e contará com diversas atrações, como julgamento de gado leiteiro, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e atrações artísticas e culturais.

4 Em Foco | INFORME


QUEIJOS Santa Clara têm sabor de RECONHECIMENTO

O cuidado com cada etapa, da propriedade rural até a mesa do consumidor, só poderia resultar em produtos de qualidade superior. O reconhecimento de todo esse carinho está nas conquistas dos queijos Santa Clara neste ano em pesquisas realizadas junto aos consumidores gaúchos. Com mais de 30 variedades em linha, a Santa Clara foi a mais lembrada e preferida pela 13ª vez consecutiva no segmento queijos da pesquisa Marcas de Quem Decide, parceria do Jornal do Comércio com a Qualidata. Os queijos Santa Clara também foram premiados pelo sétimo ano consecutivo com o Top Of Mind, da Revista Amanhã com Segmento Pesquisas.

M A I S P E R TO D O S C L I E N T E S D A R E G I Ã O S U L O fortalecimento do relacionamento com os seus clientes é fundamental para a Santa Clara. Pensando nisso, em 2017 a Cooperativa ampliou a participação em feiras do setor supermercadista, estando presente na 30ª Exposuper, em Santa

Catarina, e na 30ª MercoSuper, no Paraná, além de marcar presença na 36ª ExpoAgas, no Rio Grande do Sul, onde já participa tradicionalmente. Nos eventos, os clientes puderam conhecer mais sobre a linha de produtos e conferir os lançamentos.

5 Em Foco | INFORME


SANTA CLARA COMEMORA 105 ANOS 2017 foi um ano de celebrações para a Santa Clara. No dia 10 de abril, a Cooperativa completou seus 105 anos de fundação. Para festejar a data, associados e funcionários participaram de almoços comemorativos em sete municípios onde está localizada com unidades. A Santa Clara está presente em 125 municípios gaúchos com coleta de leite, com mais de 5.600 associados, sendo aproximadamente 3.500 produtores de leite em atividade. Atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 22 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, conta com 1.992 funcionários diretos. Atualmente possui um mix de 340 produtos, entre laticínios, frigorífico, doces e sucos.

C O O P E R A T I VA i n a u g u r a AGROPECUÁRIO

e m Pa i m Fi l h o Cada vez mais próxima de seus associados, a Santa Clara inaugurou o seu 12ª Mercado Agropecuário, localizado no município de Paim Filho. A loja possui mais de 7 mil itens para comercialização, atendendo a 12 cidades da região recentemente incorporada à Santa Clara.

6 Em Foco | INFORME


L I N H A Z E R O L A C TO S E

mais completa Buscando oferecer produtos cada vez melhores para quem tem necessidades específicas, como a intolerância à lactose, a Santa Clara ampliou sua linha Saúde. Agora, a Linha Zero Lactose conta com Requeijão, Ricota e Frut Clara nos sabores Morango e Salada de Frutas, produtos fundamentais para aquele café de todo o dia em versão especial para quem tem restrições alimentares. A Linha Zero Lactose Santa Clara tem também Leite UHT, Queijo Minas Frescal, Queijo Mussarela, Nata e Doce de Leite. Todos os produtos estão à venda para a região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

7 Em Foco | INFORME


QUEIJOS TEMPERADOS

para o happy hour Recebeu aquela visita de última hora ou vai fazer um happy hour com os amigos? A dica é montar uma deliciosa tábua de queijos, e para incrementar, você pode usar os Queijos Temperados Santa Clara, disponíveis em quatro sabores: Ervas de Provence, Chimichurri, Chilli e Paprika e Tomate e Manjericão. Em embalagens práticas com peças de 150g, a linha reúne sabores tradicionais com um paladar surpreendente.

L A N C H E mais gostoso COM O REQUEIJÃO

Cheddar

8 Em Foco | INFORME

Café da manhã, lanches e receitas ganharam um toque a mais com o Requeijão Santa Clara no sabor Cheddar, em embalagens de 200g. A linha de requeijões passou a contar com novas embalagens, mais coloridas e de fácil identificação e diferenciação dos sabores, além de valorizar as informações do produto.


NOVAS VERSÕES para o MUSSARELA e PRATO LANCHE Na mesa do brasileiro não pode faltar queijo fatiado, seja Lanche ou Mussarela. E quanto mais, melhor. Já estão nos mercados os Queijos Lanche e Mussarela Santa Clara fatiados em embalagens de 400g, e o Queijo Mussarela agora também está disponível em peças de 500g. Praticidade para o dia a dia.

M E N O S S Ó D I O,

mais saúde Cuidar da saúde é fundamental, e uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é reduzir o consumo de sódio. Pensando nisso, a Santa Clara lançou neste ano o Queijo Mussarela Light em Sódio fatiado, em embalagens de 150 gramas. A versão Light em Sódio possui redução de 40% no teor de sódio em comparação à versão tradicional. A Linha Light em Sódio também conta com Requeijão e Queijo Minas Frescal.

SALAMES SANTA CLARA

em nova embalagem Os Salames Milano e Italiano Santa Clara, de 100g, já podem ser encontrados em nova embalagem, no ponto de venda. Com novo formato, a nova arte traz uma imagem de cada item e valoriza a apresentação do produto.

9 Em Foco | INFORME


RECHEIOS E COBERTURAS praticidade para doces e bolos A Santa Clara incrementa sua linha Food Service com novidades em recheios e coberturas para bolos e doces ainda mais saborosos. Já estão disponíveis no mercado os recheios nos sabores Brigadei-

ro de Colher, Baunilha, Doce de Leite, Goiaba, Morango, Coco, além das versões Chocolate ao Leite e Chocolate Branco, que ganharam novas embalagens.

FRUT CLARA PÊSSEGO refrescância e sabor

ABACAXI PARA adoçar o café da manhã

O Frut Clara sabor Pêssego é saudável, energético e refrescante. Para facilitar o consumo da bebida láctea é possível encontrá-la em garrafa e saco, ambos de um litro.

10 Em Foco | INFORME

Com ingredientes naturais, os Doces Cremosos Santa Clara são uma ótima opção para o café da manhã. A linha, composta com uma variedade de sabores para todos os gostos, agora conta também com o sabor Abacaxi, disponível em pote de 400 gramas.


LEITE FRESCO É RICO EM NUTRIENTES

para seu organismo Não importa a idade: para o desenvolvimento do organismo é necessária uma quantia de nutrientes diária, pois eles são responsáveis pelo crescimento e colaboram na prevenção de diversas doenças. Boa parte dessas substâncias estão presentes no leite.

A Santa Clara possui uma linha de leites frescos de qualidade, composta pelo Leite B, Leite Light Form e Leite Pasteurizado Integral Homogeneizado. Nesses produtos estão todos os nutrientes de que o organismo necessita.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome, anualmente, 173,9 litros de leite. No entanto, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são cerca de 200 litros por ano.

O leite fresco supre 20% das necessidades diárias de cálcio, fundamental para a saúde dos ossos e dentes. O alimento é composto de vitamina A, substância essencial para a proteção da pele, olhos e cabelos, e que ajuda, ainda, na formação dos tecidos do corpo. Já as vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Ambas têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células e proteção do sistema nervoso.

Os hábitos saudáveis incentivados na infância auxiliam na prevenção ou minimizam o aparecimento de doenças na vida adulta. Por isso, é importante o consumo do leite em todas as fases. A necessidade de uma alimentação rica em cálcio é para toda a vida. A OMS recomenda que o consumo de cálcio varie de 300 mg a 400mg por dia nos primeiros meses de vida (período da amamentação) até 1.300mg/dia na adolescência, por exemplo.

Outro benefício do consumo do leite está relacionado à proteína caseína, que corresponde a 80% de sua composição e possui alto valor biológico. A bebida possui ainda todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção dos tecidos do organismo.

11 Em Foco | VIVER BEM


DO

CAMPO

até a mesa Quentinhos ou gelados, os leites frescos da Santa Clara são nutritivos e produzidos com alto controle de qualidade. Para a produção do Leite B, o leite in natura sai da propriedade rural, vai direto para a Unidade de Beneficiamento de Leite da Cooperativa e o seu processamento imediato faz com que o produto não sofra degradação bacteriana, sendo um diferencial de qualidade. O Leite Light Form Santa Clara possui redução de 50% de gordura e de 25% de calorias em relação à versão integral. É ideal para as pessoas que necessitam de uma dieta especial. Outro benefício do produto é o baixo teor de colesterol. O Leite Pasteurizado Integral Homogeneizado também é conhecido como Leite C. O produto é armazenado e transportado em temperatura ambiente da propriedade até a indústria de laticínios, onde é pasteurizado e envasado. O leite pasteurizado contém bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos, benéficos à flora intestinal, além de combater as substâncias tóxicas e causadoras do câncer. Além disso, fortalecem o sistema imunológico e minimizam os efeitos colaterais provocados por antibióticos.

MINIMIZAM EFEITOS COLATERAIS DE ANTIBIÓTICOS

12 Em Foco | VIVER BEM

FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO


BENÉFICOS À FLORA INTESTINAL

COMBATEM A S SUBSTÂNCIAS CAUSADORAS DO CÂNCER

13 Em Foco | VIVER BEM


PARA comemorar com os AMIGOS Fim de ano é tempo de reunir os amigos e comemorar. Que tal incrementar o cardápio e servir pratos refinados, porém superfáceis de preparar? Confira as dicas da chef Catherine Tedesco e bom apetite!

RISOTO CREMOSO com Limão Siciliano Serve 4 porções

Ingredientes 2 xícaras de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli) 5 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 cebola média picada 1 dente de alho picado 1 cálice de vinho branco seco 1 litro de caldo de legumes

100g de Temper Cheese Tradicional Santa Clara 30g de Queijo Parmesão Santa Clara ralado 4 fatias de Queijo Mussarela Santa Clara 50g de Manteiga sem sal Santa Clara Raspas de ½ limão siciliano Suco de ½ limão siciliano Sal e pimenta

Modo de preparo Em uma frigideira aquecida, refogue a cebola com o azeite até ela ficar macia e levemente dourada, e logo em seguida adicione o alho. Acrescente o arroz para risoto, uma pitada de sal e o cálice de vinho branco. Mexa muito bem e quando o arroz absorver o vinho, adicione uma concha de caldo de legumes. Repita o processo toda vez que o caldo secar. Quando o arroz estiver quase al dente, adicione o Temper Cheese Tradicional, o parmesão ralado, a mussarela e a manteiga. Mexa vigorosamente para criar cremosidade ao prato. Para finalizar, adicione as raspas e o suco do limão e acerte os temperos com sal e pimenta. Sirva imediatamente.

14 Em Foco | A MESA


LOMBO AO MOLHO de Cer veja Preta

Serve 4 porções

Ingredientes 1 peça de Lombo Suíno Santa Clara 1 pacote de sopa de cebola pronta instantânea 2 latas de cerveja preta tipo Malzbier 1 litro de suco de laranja natural Sal e pimenta-do-reino moída Modo de preparo Em uma panela grande aquecida, coloque um pouco de azeite de oliva e grelhe rapidamente todos os lados da peça de lombo. Em seguida, adicione todos os outros ingredientes, misture bem e deixe cozinhar por 40 minutos ou até a carne ficar cozida e macia e o molho mais encorpado. Corte o lombo em fatias e sirva com arroz e batatas.

SORVETE CASEIRO de Doce de Leite Os itens podem ser substituídos pelas versões zero lactose e light.

Serve 5 porções

Ingredientes 400g de Doce de Leite Santa Clara 350g de Nata Santa Clara 1 pitada de sal Modo de preparo Bata na batedeira todos os ingredientes por 3 minutos, cuidando para a nata não desandar. Leve a preparação para congelar por 1 hora. Depois deste tempo, bata novamente por 2 minutos o sorvete e congele de novo. Repita a operação mais uma vez e depois deixe no congelador por, no mínimo, 4 horas.

15 Em Foco | A MESA


P L A N TA N D O O B E M A M P L I A A O Plantando o Bem, projeto iniciado pela Santa Clara em 2016, continua colhendo frutos. Neste ano, mais de 6.700 estudantes de 6 a 16 anos participaram das atividades. Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, a sustentabilidade e o interesse por uma alimentação saudável, as diversas etapas do projeto foram desenvolvidas em 16 municípios onde a Santa Clara está presente com unidades de varejo. O projeto reiniciou em 2017 com a revitalização das hortas escolares de Carlos Barbosa plantadas no ano anterior. O plantio de hortas foi estendido para 22 escolas. Nas escolas barbosenses também foi realizada a Oficina Culinária, quando alunos de 5º a 9º ano puderam apren-

16 Em Foco | RESPONSABILIDADE SOCIAL

der mais sobre alimentação saudável com auxílio da nutricionista Renata Boscaini David e produzir suas próprias receitas. Durante o ano, ainda foram realizadas 26 apresentações da peça teatral “Histórias das Porteiras – Uma Aventura Urbana” para alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. O teatro tem como tema a falta de atitude ecológica, que traz a triste conclusão de que o agente nocivo ao planeta são os seres humanos. Com foco em sustentabilidade, o Plantando o Bem faz parte do Programa Compartilhar da Cooperativa Santa Clara, que promove ações com colaboradores e comunidade, desenvolvimento cultural e ações sociais.


T U A Ç Ã O PARA 16 MUNICÍPIOS

17 Em Foco | RESPONSABILIDADE SOCIAL


Com 35 anos de carreira artística, Zé Victor Castiel é ator, diretor, colunista e escritor. Nos palcos estreou aos 14 anos, ainda na época da escola. Além da carreira artística, tem uma outra paixão: o Sport Club Internacional. Frequentador dos estádios, se dedica a escrever uma coluna sobre o seu time de coração. Nas horas vagas vai para a cozinha preparar pratos para a família e amigos. Confira mais sobre Zé Victor na entrevista a seguir.

Em Foco: Neste ano, você completa 35 anos de carreira. Ao longo do tempo foram diversos personagens, seja no teatro, em novelas ou no cinema. Qual foi o personagem que mais marcou a sua carreira? Zé Vitor: Tenho um carinho por todos os meus personagens, por isso prefiro não destacar algum. Todos necessitaram de atenção, principalmente na hora de compor. EF: Você interpretou o Quintela, nos primeiros capítulos da novela das seis da Globo “Tempo de Amar”. Como foi compor esse personagem? ZV: Na novela fiz uma participação especial. O meu personagem tinha 90 anos e para interpretá-lo foi necessário modificar totalmente a minha imagem, além do jeito de caminhar. O que me satisfaz é compor um personagem o mais próximo de sua veracidade, para que as pessoas possam acreditar nele. O Quintela é dono de uma chácara, onde produz castanhas e uvas. A primeira fase da novela se passou em Portugal. Já fiz diversos trabalhos e para a novela “Tempo de Amar” algumas cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul e outras no Rio de Janeiro. É indiferente trabalhar no Rio, São Paulo ou fora do país.

18 Em Foco | FRENTE E VERSO

EF: Você escreveu o livro “A morte do Clóvis” em 2001, sobre crônicas, memórias e “historinhas do teatro gaúcho”. Tem alguma nova obra em andamento? ZV: O livro é sobre histórias que vivi. A obra reflete algumas memórias vivenciadas no teatro do Rio Grande do Sul. Além disso, lembra algumas coisas da minha carreira, mais voltada para histórias pitorescas. Não considero uma literatura, são apenas relatos. Não sou escritor, apenas um contador de histórias. EF: Você gosta muito de futebol. Já estrelou uma peça comemorativa aos cem anos do Internacional, escreve uma coluna diária e participa do Programa Sala de Redação. Como é participar desses projetos para um torcedor apaixonado pelo Clube? ZV: Tenho apreço pelo Grupo RBS, que me ajudou muito na minha carreira de ator. Eles me convidaram para participar do Sala de Redação e aceitei. É da Rádio Gaúcha e possui a maior audiência no Rio Grande do Sul. Também fui convidado para escrever uma coluna diária no Diário Gaúcho, o que é uma experiência legal. Essa não é a minha profissão, sou locutor, ator e diretor. Participo como torcedor e minha visão é a de quem frequenta


estádio. Sou um torcedor muito apaixonado pelo meu clube, mas sou avesso a gozação ou rivalidade, nunca gostei disso. Prefiro me preocupar se meu time está jogando bem ou mal, em vez de ficar focado em uma rivalidade com outro time. Sou um torcedor apaixonado, mas não a ponto de colocar isso acima da cordialidade ou das relações humanas. EF: Sabemos que você gosta de fazer churrasco para seus amigos. Qual a sua relação com a cozinha? O que gosta de comer? ZV: Sou um cozinheiro sazonal e tem quatro pratos que faço muito bem. Um deles é o churrasco, que aprendi pequeno com o meu pai já falecido e procuro sempre me aprimorar. Recentemente construí uma Parrilla Uruguaia em casa. Já os amigos sempre me pedem para fazer uma Paella Valenciana, que é um prato tipicamente espanhol. Seguindo a linha da comida espanhola, mas que também tem um apelo no Rio Grande do Sul, que é o Puchero. Recentemente, aprendi a fazer bolos, que faço principalmente quando estou um pouco estressado. Vou para a cozinha às vezes e cozinhar me relaxa muito. EF: Você tem algum cuidado com a alimentação? ZV: Sou abstêmio, não ingiro álcool. Desde menino, nunca tive interesse. Em casa, todos são de descendência italiana e gostam do vinho, mas não acompanho, prefiro beber água mineral, suco ou refrigerante. Na minha casa dificilmente tem alguma fritura. Minha esposa coordena tudo e desde que temos os nossos filhos em casa sempre tem legumes, frutas, sucos e carnes magras. Assim é feita a nossa alimentação. EF: Você pode deixar alguma mensagem para as leitoras e leitores do Em Foco? ZV: A Santa Clara é uma Cooperativa tão querida. Visitei a Cooperativa juntamente com o pessoal do Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, e fui muito bem recebido. Ainda, são apoiadores da ideia do Porto Verão Alegre, que é o maior Festival Cooperativista da América Latina. Afirmo que qualquer coisa que se fizer com produtos Santa Clara estará muito bem servida.

19 Em Foco | FRENTE E VERSO


Ao aumentar a família de produtos 0% Lactose, confirmamos o compromisso com todos os nossos consumidores: chegar primeiro ao seu coração antes de estar na sua mesa. Porque isso é o que faz com que a Santa Clara seja uma marca lembrada e preferida.

Revista Em Foco 2017  

Revista Em Foco 2017

Revista Em Foco 2017  

Revista Em Foco 2017

Advertisement