Issuu on Google+

INFORMATIVO Informativo da Cooperembraer - Ano VII - Nº 19 - Setembro de 2012

Novas ideias e ações para a Cooperativa Diretoria toma posse em junho e já coloca em prática melhorias e mais facilidades aos associados. Conheça nesta edição o novo presidente, diretores, conselheiros e alguns dos projetos. Páginas 3 e 4

Concurso

Mais lazer para você

Página 5

Página 7

Tradicional Concurso de Fotografia está com inscrições abertas até 29 de setembro. O tema deste ano é “Sustentabilidade e meio ambiente”.

CooperArte abre novas vagas para crianças e jovens na Orquestra de Sinos e oferece descontos em peças e espetáculos pela parceria com o Teatro Colinas.


Palavra do Presidente Iniciamos em 2012 um novo ciclo para a Cooperembraer com grandes perspectivas de evolução e mais benefícios para os associados. Todos os novos diretores e conselheiros mostram-se muito entusiasmados para esta gestão, contribuindo com ideias e, principalmente, colocando à disposição da Cooperativa suas experiências administrativas. Para começar esta administração com o pé direito, reduzimos as taxas de juros dos novos empréstimos e também estendemos o benefício a todos os contratos em andamento, com objetivo de acompanhar as tendências do mercado financeiro e proporcionar mais vantagens ao associado que utiliza e prestigia a Cooperativa. Também ampliamos o atendimento nos turnos, estamos abrindo um espaço fixo de atendimento na unidade Taubaté e iniciamos o processo de modernização do sistema, onde futuramente o sócio terá acesso ao extrato e à simulação online. Essas são as primeiras ações de muitas que estão por vir. Este informativo foi criado para que todos conheçam as principais novidades e possam entender melhor o funcionamento da cooperativa e usufruir das vantagens. Também vamos publicar entrevistas com cooperados para mostrar histórias de como o cooperativismo impacta positivamente a vida das pessoas. Luiz Alberto Ladewig Presidente

2

Atendimento aos turnos passa a ser semanal

Desde julho o atendimento estendido para os 2º. e 3º. turnos na unidade Faria Lima (F-91) passou a ser semanal. O objetivo é propiciar que mais cooperados tenham acesso aos serviços da cooperativa em seus horários de trabalho. O atendimento é toda sexta-feira, das 17 às 19 horas e das 20 à 1h00. Mais informações podem ser obtidas com a equipe de atendimento no ramal 1208.

Nova unidade em Taubaté Os empregados da unidade da Embraer em Taubaté agora também terão um motivo a mais para aproveitarem os benefícios da cooperativa. Em outubro já estaremos funcionando no posto de atendimento exclusivo da Cooperembraer em Taubaté, próximo ao Centro de Convivência da unidade. No posto estarão disponíveis todos os serviços da cooperativa com mais privacidade e comodidade aos associados. A princípio o atendimento em Taubaté será feito uma vez por semana, toda quinta-feira, a partir de 1º de outubro.

Conheça os outros postos descentralizados de atendimento: • ELEB – Atendimento semanal toda sexta-feira • Eugênio de Melo – Atendimento de segunda a quinta-feira • Botucatu – Atendimento diário • Gavião Peixoto – Atendimento diário • Espaço Cultural no Jardim Aquarius em SJC – Atendimento diário das 9 às 16h45 para funcionários em férias ou aposentados. Local: Avenida Cassiano Ricardo, 521, 1º. Andar, Sala 17.


Posse da nova diretoria da Cooperembraer

O

s novos membros da diretoria executiva da Cooperembraer, já em exercício, participaram de uma cerimônia para a formalização de posse aos cargos em junho deste ano. Na ocasião, Luiz Alberto Ladewig recebeu a homologação como diretor presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer. Receberam também oficialmente a declaração de membros da diretoria: Paulo Raimundo Ferreira, diretor financeiro, Paulo Roberto Hoelz, diretor administrativo e Wilson Gonçalves Lopes, diretor secretário. O presidente da Cecresp (Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo), Manoel Messias, também esteve presente à posse, além de representantes de outras cooperativas e instituições financeiras. A nova diretoria executiva apresentou os objetivos do novo mandato à frente da cooperativa com duração de três anos. Entre os objetivos estão: estudo para implantação de uma agência bancária, oferecimento de seguros e cartão de crédito próprio para o cooperado, modernização do sistema possibilitando acesso ao extrato e simulação online, além dos estudos para a instalação de uma sede própria. Também foram empossados como membros efetivos do Conselho Fiscal os associados Emerson José dos Santos Leite, Marcos do Nascimento da Silva e Nilson José de Lima, e como membros suplentes Eduardo de Oliveira, Luís Yuquishigue Okamoto e Mauri Mendes de Oliveira.

Da esq. para dir.: a nova diretoria composta por Paulo Roberto Hoelz, Paulo Raimundo Ferreira, Wilson Gonçalves Lopes e Luiz Alberto Ladewig, presidente

Já os associados Alberto Tessarolo Júnior, Antônio Adeildo Rezende, Benedito Antunes David Sobrinho, Braulio Innocêncio da Motta Neto, Celso de Souza Siqueira Junior, Murilo Aparecido Pelógia, Rodolfo José de Faria, Sebastião Abdias Zaroni Pinto e Wallace Fernandes da Cruz tomaram posse como conselheiros consultivos.

Veja mais alguns momentos da posse realizada no salão da APVE em junho:

3


Conheça o novo

presidente da

Cooperembraer

N

esta primeira edição do Jornal da Cooperembraer, vamos apresentar o novo presidente da cooperativa, Luiz Alberto Ladewig, funcionário da Embraer desde 1972, ano em que também chegou a São José dos Campos vindo de sua terra natal, Joinville, Santa Catarina. Com formação em engenharia mecânica, Luiz Alberto já atuou em diversos setores da empresa como Métodos e Processos, Programação, Controle de Produção, Subcontratos, Serviços de infra-estrutura e Meio Ambiente, local onde atua no momento. Atualmente se organiza para dedicar seu tempo integralmente à Cooperembraer. Luiz Alberto tem 62 anos, é casado e possui três filhos de 32, 30 e 26 anos. Conheça melhor o atual presidente na entrevista abaixo: Quais seus principais projetos à frente da Cooperembraer? Como o acesso ao crédito sempre foi bem trabalhado na Cooperativa, nossa grande contribuição será a criação de novos negócios e serviços aos cooperados. Um investimento que já iniciamos é a informatização do sistema para facilitar as consultas e simulações por parte dos associados, assim como já fazem os bancos. Os negócios que pretendemos lançar estão em estudo e vão desde cartões de crédito, seguros, venda de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, recebimento de pagamentos de contas, etc. Pensando a longo prazo, queremos também que a Cooperativa

4

tenha uma sede própria. Qual sua opinião sobre o cooperativismo de crédito e seus benefícios? Para mim os benefícios do cooperativismo estão no fato do associado ser cliente e dono ao mesmo tempo e da possibilidade do cooperado se beneficiar da distribuição de sobras ou excedentes. Outros pontos positivos são a concessão de juros abaixo dos praticados no mercado, além do desenvolvimento do espírito de grupo e de ajuda mútua. Qual foi sua motivação ao se candidatar para a presidência da Cooperativa? As motivações foram os desafios a serem superados, a criatividade que teremos que ter para administrar e as oportunidades que vejo pela frente. Não gosto muito de rotina e essa motivação pelo novo me impulsiona. Outra motivação foi ver a confiança depositada em mim pelos companheiros da Embraer, resultado do trabalho que desempenho há anos na companhia, com coerência e muita dedicação. Atualmente também estou como presidente da APVE e há 12 anos faço parte da direção da ADC Embraer. O Sr. acha que os funcionários já participam das atividades e se beneficiam dos serviços da Cooperativa suficientemente? Acho que sempre é possível aumentar a participação. Hoje 82% dos empregados são associados da Cooperembraer e podemos, sim, ampliar esse quadro divulgando e conscientizando para os benefícios do cooperativismo. Outro desafio é fidelizar os atuais associados com mais serviços e vantagens. 2012 é o Ano Internacional do Cooperativismo e foram divulgados recentemente números de grande crescimento do setor. A que motivo o Sr. credita esse desenvolvimento? O cooperativismo de crédito vem experimentando um crescimento contínuo, reflexo da credibilidade no setor e resultado da sua estruturação e profissionalização. Além disso, no cenário econômico atual, as cooperativas são alternativas para os cidadãos que, hoje em dia, estão mais conscientes do tema “economia” e buscam taxas menores. A taxa de juros da Cooperembraer é muito mais baixa do que as taxas dos bancos e financeiras. Quais cuidados o associado deve ter com o mercado para não prejudicar sua saúde financeira? Fico assustado quando vejo casos de pessoas que fazem empréstimos em vários locais ao mesmo tempo só porque o crédito está mais fácil atualmente. Acho que não se pode comprometer mais do que 30% do salário com pagamento de empréstimos e sempre usar a regra: não gaste mais do que você ganha. Em alguns casos, a Cooperativa precisa negar um pedido de empréstimo para evitar que o associado tenha problemas futuros e até mesmo para preservar o capital da Cooperembraer dos riscos que poderiam prejudicar a todos.


Cooperembraer promove 4º Concurso de Fotografias

A

s inscrições para o 4º Concurso Cooperembraer de Fotografias já começaram e vão até o dia 29 de setembro. O tema este ano é “Sustentabilidade e meio ambiente” e o concorrente deverá extrair um olhar positivo e criativo sobre o meio ambiente e ações sustentáveis desenvolvidas na sociedade. Na entrega dos trabalhos fotográficos, o associado indicará uma instituição beneficente que também receberá uma premiação caso a foto esteja entre as três primeiras colocadas. O resultado será divulgado em outubro. Mesmo as fotografias que não forem premiadas poderão fazer parte do calendário 2013 da Cooperembraer. Regulamento completo em www. cooperembraer.com.br Em 2011, com o tema “Voluntários: Pessoas que fazem a diferença”, o vencedor foi o associado Ricardo José Correia da Silva. O engenheiro de desenvolvimento de produtos da Unidade ELEB destaca que, além de receber o prêmio, também contribuiu com a Associação Beneficente André Pusplatais – ABAP, onde é voluntário ajudando moradores de rua. “Eu não tinha experiência com fotografia mas aproveitei para fotografar nosso trabalho e ganhei”, diz.

Importante: • Familiares e dependentes diretos de associados também podem participar. • Cada inscrito concorre com até três trabalhos, que deverão ser entregues impressos em papel fotográfico tamanho 10x15cm e em CD contendo as fotos digitalizadas em alta resolução no formato JPG. • Entregar também a ficha de inscrição que já foi disponibilizada pela intranet. • As fotos serão avaliadas pelo enquadramento na temática, originalidade, criatividade e qualidade técnica.

Confira os prêmios deste ano: 1º lugar:

Uma câmera Digital Sony 18.1 MP e uma maquete. A instituição indicada recebe R$ 2.000 em itens de necessidades específicas.

2º lugar:

Uma câmera Digital Sony 16.1 MP e uma maquete. A instituição indicada recebe R$1.500 em itens de necessidades específicas.

3º lugar:

Uma câmera Digital Sony 14.1 MP e uma maquete. A instituição indicada recebe R$ 1.000 em itens de necessidades específicas.

4º ao 12º lugar:

Uma maquete Legacy 5


Cooperado do mês

Um ponto de

equilíbrio financeiro

E

xtremamente dedicado com a cooperativa e outras associações de trabalhadores da Embraer, o mecânico montador de estrutura aeronáutica Luciano Peixoto se destaca entre os associados. Nascido em Barra Mansa, Peixoto começou a trabalhar na Embraer há mais de 14 anos e explica que a Cooperativa foi fundamental em diversos momentos de sua vida, como na compra do seu primeiro computador e do primeiro carro. Casado e pai de dois filhos, ele fica tranquilo ao saber que pode usufruir de um empréstimo pessoal sem ser explorado por altas taxas de juros e sem cobrança nos períodos mais complicados, como nos meses seguintes às férias. “Meu carro atual eu também quitei com empréstimo da cooperativa e, além disso, também tenho diversos outros benefícios, como o material escolar que é distribuído no início do ano”. O mecânico, formado em Letras e diretor Cultural da ADC Embraer, aproveita os benefícios do CooperArte, que incentiva a cultura por meio de descontos em apresentações no Teatro Colinas.

Luciano Peixoto revela que utiliza os benefícios da Cooperembraer em vários momentos da vida

“Acredito que a Cooperembraer é um ponto de equilíbrio financeiro para a maioria dos colaboradores da empresa. Para termos um verdadeiro retorno financeiro contamos com a Cooperativa que, além de ter juros muito baixos, devolve parte do valor em forma de sobras”, revela.

Atenção associado: Redução das taxas de empréstimos Desde junho os associados da Cooperembraer têm a oportunidade de realizar empréstimos com taxas mais atrativas que foram reduzidas numa média de 13%. A nova diretoria da Cooperembraer avaliou todos os critérios para a implementação dessa ação, considerando desafios e principalmente as oportunidades oferecidas pela economia brasileira. Com isso, mesmo com essa redução considerável, nossa Cooperativa continua preservando os resultados esperados para este ano garantindo simultaneamente: • Taxas de juros atrativas e inferiores às praticadas no 6

mercado financeiro; • Cobertura de custos fixos e operacionais; • Remuneração do capital integralizado no limite legal de 100% da taxa Selic; • Minimização dos riscos operacionais e de crédito; • Geração de sobras líquidas aos associados. * Vale lembrar que não há incidência de imposto de renda sobre as sobras líquidas distribuídas pela Cooperativa


Projeto de Musicalização Infanto-Juvenil

tem vagas abertas

A

prender a cantar, tocar flauta, metalofone, ler e criar partituras. Essas são somente algumas das habilidades desenvolvidas pelos filhos dos cooperados no projeto de musicalização infanto-juvenil da Cooperembraer, que nasceu em 2007 e hoje reúne semanalmente 15 crianças com idade entre 7 e 13 anos. A responsável por iniciar as crianças no universo musical é a maestrina Noemi Mollo, com formação em Música e que trabalha como Assistente Executiva na Embraer. “Ao mesmo tempo em que elas aprendem música, desenvolvem a capacidade de concentração, aprendem a trabalhar em equipe e também se divertem”, diz. De acordo com o desenvolvimento musical dos participantes eles são selecionados para compor a Orquestra de Sinos Cooperembraer.

O repertório da Orquestra é bem variado com canções populares e eruditas como, por exemplo, o tema do musical “O Fantasma da Opera”, Somewhere Over the Rainbow e peças de Bach, Bethoven, Mozart, etc. O projeto é gratuito e está com vagas abertas para participantes entre 5 e 13 anos. Para inscrição, o cooperado deve entrar em contato com a maestrina pelo e-mail noemi.mollo@embraer.com.br ou procurar um dos postos de atendimento da Cooperembraer. As aulas são realizadas às quartas-feiras das 19h às 21h, no Espaço Cultural da Cooperembraer no Aquarius Center, que fica na Avenida Cassiano Ricardo, nº 521, sala 17, em São José dos Campos.

Noemi Mollo é a responsável pelas aulas de música

Eventos culturais com desconto para associados Os associados têm uma facilidade a mais para levar cultura ao seu dia a dia. Por meio do CooperArte, todos têm 50% de desconto nos espetáculos do Teatro Colinas. São diversas opções de teatro, música, comédias e peças infantis. A programação pode ser vista no site da Cooperembraer e também no “Notícias do dia” enviado por e-mail. O CooperArte é utilizado sempre pelo analista de suprimentos Sandro Galvão, que aproveita para assistir as comédias junto com a Sandro Galvão

mulher e filhos. “Esse benefício fez com que os espetáculos se tornassem mais atraentes. Antes eu frequentava muito pouco o teatro e o CooperArte facilitou bastante”, disse. Os ingressos são vendidos nos postos de atendimento da cooperativa das 10h às 16h, às terças-feiras nas unidades da Faria Lima e de Eugênio de Melo e na sexta-feira na unidade ELEB. Basta comparecer com o crachá. O pagamento é feito na hora da compra através de cheque ou dinheiro.

7


istockphoto

e r b o s a s i r u a q l s o e c P s e l a i r e t a m

Você sabia?

rece á t s e r você rembrae o v ati pe e as Coo form o n ã i a i n pi ste que ção rao o de squisa o r h t l ribui n t e s e i m De p d er a io uma bre adic nhec r o t o o s c d o s t n e ez do ara be proj da v ocia ou p s a m r s c u a a s p é , s pre s do Esse armo e todos t . e r s õ a e t l s d o a suge erial esc , par tivas e a t c a t v e 13. a ti exp e 20 om a s d de m coopera a r i c a com part , rda o c nal n inhados çoá-lo a n efício co n l i e a e ê b f c s r o e pe ão mai se v ão dest os a ns s r e m e t i a b ç c i a u e ais bus de s istrib r qu l escolar d a m t é a n l n u A a perg ateri trega dade n i m a e r u a e n a i e s p it d tuir cont uisa tamo tes no k ra substi i q s e e v s an à p pa apro zada i port em tiva l r a a m e i c n r d r, on s lo mais ria a alte resp brae urna s m e e a e u s r q sn pe qual Coo odos esultado a tor T a e . d d t i sr aju nto do k em o tendime ipe e r c i a t g r entre tos de a indes. Pa or! r pos melh ràb e a nos r r d o n i aa conc rativ vão e p o Co nar a

• Que a Cooperembraer possui 38 anos de apoio financeiro aos associados? • Que todos os anos a Cooperativa transforma seu “lucro” em sobras que são distribuídas aos seus donos, ou seja, os associados?

• Que o seu capital guardado na Cooperativa rende mensalmente com 100% da taxa Selic? • Que a Cooperembraer tem como objetivo a educação cooperativista e financeira dos seus associados através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito?

Expediente O Jornal da Cooperembraer é uma publicação bimestral da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer. Presidente: Luiz Alberto Ladewig • Diretor financeiro: Paulo Raimundo Ferreira • Diretor administrativo: Paulo Roberto Hoelz • Diretor secretário: Wilson Gonçalves Lopes • Conselho Fiscal: Emerson José dos Santos Leite, Marcos do Nascimento da Silva, Nilson José de Lima, Eduardo de Oliveira, Luís Yuquishigue Okamoto e Mauri Mendes de Oliveira • Conselho Consultivo: Alberto Tessarolo Júnior, Antônio Adeildo Rezende, Benedito Antunes David Sobrinho, Braulio Innocêncio da Motta Neto, Celso de Souza Siqueira Junior, Murilo Aparecido Pelógia, Rodolfo José de Faria, Sebastião Abdias Zaroni Pinto e Wallace Fernandes da Cruz Produção: Código BR Comunicação (www.codigobr.com.br) • Jornalista responsável: Bianca Totti (MTB 31410) • Textos: Bianca Totti e Luiza Paiva • Diagramação e arte: Daniel Giannotti • Fotos: Código BR • Tiragem: 14 mil exemplares Cooperembraer: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2170 - São José dos Campos/SP - CEP 12227-901 – Telefone: (12) 3927 – 1208 – www.cooperembraer.com.br

8


Informativo Cooperembraer - Setembro 2012