Page 1

Regulamento: Motorista TOP 10 Coopercarga 2018/2019 Objetivo do Projeto Abrangência Comissão Organizadora Indicadores de Avaliação Avaliação Pontuação Normas Gerais (regras) Premiações Calendário Considerações

Objetivo do Projeto Identificar e reconhecer as melhores práticas, premiando os dez melhores motoristas dos Cooperados da frota Coopercarga que atuam nas operações Transferência Brasil e Transferência Mercosul, frota flutuante.

Abrangência A Coopercarga quer premiar você motorista que atua na Coopercarga através de nossos Cooperados, nas seguintes modalidades: Frigorífica, Sider, Baú Seco e Rodotrem. Não participarão do concurso os motoristas que atuam em quaisquer veículos de Distribuição Urbana, Operações Dedicadas, Porta Container, Cavalos de Manobra e motoristas reserva ou folguistas que efetuam viagens esporádicas.

Comissão Organizadora Cooperados, Diretoria, Marketing, GTH, C.C.O. - Frota.

Indicadores de Avaliação 1. Participação no Curso PAZ (Projeto Acidente Zero) Forma de mensuração: Setor de Gestão de Talentos Humanos (GTH) informa no sistema. A forma de mensuração é anual, ou seja, o motorista deve ter o PAZ ativo no momento da mensuração ao final do período do TOP 10, em 31/05/19. 2. Cumprimento do prazo de entrega (transit time) em todas as viagens no mês Forma de mensuração: Gestor do veículo informa no sistema, através do posicionamento do rastreador e/ou de e-mail com a reclamação do cliente. OBS.: Não serão considerados os casos de atraso na entrega que não são de responsabilidade do motorista. 3. Levar acompanhante não informado e/ou não autorizado (pelo cooperado e a Coopercarga) Página: 1


Forma de mensuração: Check list, e-mail de clientes e da filial, gestor do veículo, por meio de informações dos cooperados e/ou denúncias evidenciadas. 4. Advertências e Reclamações de Civis e ou Clientes por má conduta no mês (pertinentes) Forma de mensuração: Gestor do veículo alimenta o indicador no sistema (descumprimento de normas no cliente, comportamento) ou através de RM’s (Relatório de Melhoria), reclamações na CIA (Comissão de Investigação de Acidentes), SAC, redes sociais, informações das filiais e/ou do gestor do veículo. 5. Negativas de cargas no mês Forma de mensuração: Gestor do veículo informa no sistema por meio de verificação de negativas emitidas pelas filiais ou Gestão de Frota. 6. Avarias e Faltas no mês Forma de mensuração: Através de nota fiscal ou relatório do cliente identificando a falta ou a avaria, responsabilizando a Coopercarga. Todos os casos serão avaliados. 7. Cumprimento do PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) Forma de mensuração: Relatórios da GR (gerenciadora de risco). 8. Média de consumo de diesel (média estipulada pelo transportador no mês). Forma de mensuração: O cooperado estipulará a média de km/l para cada motorista no mês. Cabe ao cooperado informar a Coopercarga se o participante atingiu ou não a média estabelecida. Sem esta informação, o motorista não terá a pontuação computada no mês em questão. O prazo para envio das informações é até o dia 10 de cada mês subsequente ao mês de avaliação. Nota: Para adquirir os pontos, a informação deverá ser enviada pelo cooperado ao gestor do veículo na Coopercarga no prazo citado acima. 9. Acidentes Forma de mensuração: Acidente após a avaliação da CIA em que o condutor teve responsabilidade do para o acontecimento. Para isso, serão verificados os Registros na CIA (Comissão Interna de Acidentes). 10. Uso do uniforme Forma de mensuração: Para motoristas efetivos após 90 dias, o uso é obrigatório enquanto estiver em cliente, em viagem e nas filiais das 08h às 18h. A verificação será feita através de check list e/ou e-mail de clientes e da filial. 11. Excesso de Velocidade Forma de mensuração: Leitura dos discos de tacógrafos (Tecnologia Prime) e relatório via rastreador. Tolerância: Mercado Interno: 60 excessos por mês e Mercosul: 40 excessos por mês. Sobre os Discos de Tacógrafos: Entrega obrigatória dos discos para os veículos que possuem rastreador Satelital. Nota 1: Para o motorista pontuar nesse item, será obrigatório a entrega dos 04 (quatro) conjuntos de discos de tacógrafos no mês. Nota 2: A leitura dos discos terá validade para o desempenho se entregue no máximo 30 dias após o fechamento dos pontos mensais. 12. Aferição do Rastreador Forma de mensuração: Aferir a cada 3 meses, sendo que o cooperado informa através da evidência. OBS.: A exceção desse indicador caberá apenas para as tecnologias que não possuem essa exigência. Página: 2


13. Incidentes Forma de mensuração: Acidente após a avaliação da CIA, informado pelo gestor do veículo, transportador, reclamante, cliente e/ou registros na CIA (Comissão Interna de Acidentes). 14. Curso MOPP Forma de mensuração: Anual, sendo que o MOPP deve que estar válido no dia da mensuração, ao final do período do concurso (31/05/19), informado pelo motorista.

Avaliação Os indicadores 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 serão avaliados mensalmente. Os indicadores 1 e 14 serão avaliados anualmente, em maio de 2019.

Normas Gerais (Regras) 1. Para o motorista participar do TOP 10 e poder acompanhar o seu desempenho, deve estar empregado durante todo período do programa no mesmo Cooperado. Exceto nos casos em que houver a venda do veículo para outro Cooperado, com a respectiva transferência de relação empregatícia do motorista para o Cooperado que adquirir o veículo, ou nos casos em que o motorista foi desligado. 2. O motorista somente pontuará no mês de sua inclusão se for contratado pelo Cooperado até o dia 10 (dez) daquele mês e estiver devidamente inscrito no TOP 10. Após esse dia, o mesmo não participará da pontuação do mês da sua inserção no projeto. 3. O motorista que trocar de operação durante o período da edição do programa, mantendo-se empregado no mesmo o Cooperado, não perderá os pontos adquiridos, sem prejuízo para a mensuração do seu desempenho. 4. Os indicadores 09 (média combustível) deverão ser informados mensalmente pelos Cooperados. Caso o mesmo não informe dentro do período (até o décimo dia do mês subsequente), o motorista automaticamente não somará a pontuação prevista no indicador. 5. O resultado do desempenho mensal poderá ser consultado a partir do dia 15 (quinze) de cada mês no aplicativo ou no portal do TOP 10 na internet. 6. Durante as férias do motorista, seu desempenho será mantido. Quando houver afastamento do trabalho superior a 30 dias e este devidamente comprovado conforme determinado em lei, será feita a média do desempenho obtido durante o período em que houve a prestação de serviço da competência de apuração. 7. Curso PAZ: será disponibilizado pelo GTH da Coopercarga o cronograma do curso durante o período do programa. 8. Participarão da premiação somente os motoristas de transportadores cooperados. 9. O motorista que conduzir veículos sem rastreador não pontuará no item 07, impactando em seu desempenho individual no indicador “Cumprimento do PGR”. Página: 3


10. Motoristas que forem identificados sob o uso de álcool ou drogas em período de trabalho e/ou com equipamento de rastreamento burlado, ou seja, sensores e atuadores desativados, sirene desligada, cabos desconectados ou qualquer tipo de violação que impossibilite a ação da gerenciadora de risco sobre o equipamento, descumprindo assim o plano de gerenciamento de risco Coopercarga/Cliente serão automaticamente desclassificados. 11. No caso de empate, será adotada a seguinte sequência de critérios decisórios: 1º Indicador – Acidentes -, 2º Indicador - Curso PAZ -, 3º - Cumprimento do Prazo de Entrega -, 4º Indicador Reclamações de Clientes e civis -, 5º Indicador - Cumprimento do PGR -, 6º Indicador - Menor quantidade de alertas de velocidade - e 7º Indicador - km percorrido a serviço da Coopercarga. 12. Caso ainda assim a competição permaneça empatada, o fator desempate será o tempo de serviços prestados à Coopercarga, ou seja, o motorista que estiver pelo maior tempo empregado no mesmo transportador e atuando somente com a Coopercarga será o premiado na posição em que estiver disputando.

Premiações 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Moto 150 cilindradas Geladeira para caminhão Smart TV 49' Notebook Smart TV 42' Smartphone 6.0 polegadas Lavadora de roupas 9 kg TV 20' para caminhão Churrasqueira elétrica Micro-ondas

Calendário Dia 01 de Junho de 2018 – Início do Programa. Dia 31 Maio de 2019 - Término do Programa. Até 30 de Junho de 2019 - Fechamento da pontuação do Programa. Julho de 2019 - Entrega da premiação (sujeito a alterações).

Considerações A consulta para o desempenho do motorista estará disponível mensalmente através do Aplicativo da Coopercarga – APP TOP 10 – ou no portal web do concurso. Todo motorista participante terá um login e senha para acesso ao aplicativo ou ao portal para acesso ao seu desempenho. O desempenho será medido numa escala de 0 a 100, ou seja, 0 = não atendeu nenhum dos indicadores e 100 = quando todos os indicadores forem atendidos. Qualquer desempenho entre 0 e 100 indica que o participante atendeu a alguns indicadores e a outros não. No APP TOP 10 será (serão) informado (s) qual (quais) requisito (s) não foi (foram) atendido (s) mensalmente.

Página: 4


Ao final do concurso, o motorista poderá apresentar reclamações referentes ao seu desempenho no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data do término da edição (31/05/19). Após isso, não serão aceitas reclamações ou realizadas modificações nos resultados. Para esclarecer eventuais dúvidas existentes referentes ao presente regulamento, os participantes poderão entrar em contato com seu gestor do veículo ou também através das filiais da Coopercarga.

Página: 5

Regulamento FINAL TOP 10 2018  
Regulamento FINAL TOP 10 2018  
Advertisement