Page 4

ÍNdiCe 05 | aBraNet reSPoNde Pode-se alterar o prazo de suspensão parcial dos serviços de acesso à internet para cinco dias, visto que o sVa não está sujeito à fiscalização? Saiba a resposta do advogado Ricardo Augusto Marchi, do escritório Marchi Advogados.

conselHo edItorIal Eduardo Parajo parajo@abranet.org.br

José Janone Junior janone.jr@abranet.org.br

Eduardo Neger

06 | CaPa

Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir.

neger@abranet.org.br

gerêncIa eXecutIva roseli ruiz Vazquez gerente@abranet.org.br

proJeto, produçÃo e edIçÃo

Editora convergência Digital editora@convergenciadigital.com.br Tel: 011-3045-3481

10 | eSPeCial o Vii Fórum da internet, realizado em novembro, no Rio de Janeiro, debateu o passado, o presente e o futuro da internet no Brasil. A principal mensagem deixada pelos responsáveis pela implantação da rede no País foi: o momento é de maturar o que se fez e faz e avançar sem temer o que está por vir.

16 | eNtreViSta tadao takahashi, um dos responsáveis pela infraestrutura de internet no País, diz que as empresas de Internet precisam abrir o leque e ir além dos serviços de acesso, informações e conteúdo..

18 | teNdÊNCiaS

dIreçÃo edItorIal

ana Paula lobo

analobo@convergenciadigital.com.br

luiz Queiroz

queiroz@convergenciadigital.com.br edItora-cHefe

ana Paula lobo

analobo@convergenciadigital.com.br edIçÃo

Bia alvim

bia.alvim@pebcomunicacao.com reportagem / redaçÃo

Engajamento digital: feliz 2018! O sucesso no mundo dos negócios digitais não é um privilégio das grandes multinacionais ou dos atuais líderes da indústria, mas está à mão de todas as empresas – grandes, médias ou pequenas, públicas ou privadas – que consigam estabelecer um foco estratégico, engajar toda a organização no projeto e usar as ferramentas certas.

edIçÃo de arte e dIagramaçÃo

22 | leGiSlaÇÃo

pedro@convergenciadigital.com.br

Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. Marco da União Europeia entra em vigor no ano que vem e coloca mais obrigações para as empresas; no Brasil, orientação é que a lei não seja pensada apenas para as grandes organizações.

roberta Prescott

prescottroberta@gmail.com

Pedro costa ImpressÃo

Gráfica Pigma

24 | FUtUreNet / FUtUreCoM mais conectividade, mais oportunidades. A Abranet marca presença, em mais um ano, no maior evento de telecomunicações da América Latina. Participa de um importante painel sobre a internet das coisas, que ocupará cada vez mais espaço no mercado e é um polo de oportunidades para os provedores, e anuncia parceria para levar às associadas melhores condições de negócio.

30 | oPiNiÃo . Por JoSÉ JaNoNe JÚNior, Vice-presidente da abranet reforma da clt já está valendo. E agora? O mundo mudou, as pessoas mudaram e as leis trabalhistas tinham que mudar também, pois elas não permitiam a flexibilização das relações de trabalho, nem quando havia concordância entre os trabalhadores e empregadores.

Rua da Quitanda, 96 / Cj.31 - Centro - São Paulo / SP CEP: 01012-010 Fone: (11) 3078-3866 www.abranet.org.br facebook.com/abranetoficial Linkedin.com/abranet @abranet_brasil Youtube.com/AbranetBrasil

04

abranet.org.br dez 2017 / jan / fev 2018

Revista Abranet . 23  

A fórmula do sucesso – a grande meta de todo empreendedor – não tem uma receita mágica, mas há boas práticas que podem e devem ser aplicadas...

Revista Abranet . 23  

A fórmula do sucesso – a grande meta de todo empreendedor – não tem uma receita mágica, mas há boas práticas que podem e devem ser aplicadas...