Page 1

1


2


3

ControlSoft

Sistemas e Soluções Para o Agronegócio

Guia do Usuário

Classificação Edição especial - 1ª semana do armazém


4

Guia do Usuário de Classificação – Edição especial – 1ª semana do armazém O software descrito neste guia é fornecido mediante um contrato de licença e só deve ser usado de acordo com os termos nele descritos. Versão da documentação 1.0

Aviso de copyright Copyright ¢ 2010 ControlSoft. Todos os diretos reservados. Toda documentação técnica disponibilizada pela ControlSoft é protegida pelas leis de copyright pertencentes a ControlSoft. SEM GARANTIA. A documentação técnica está sendo entregue COMO ESTÁ e a ControlSoft não se responsabiliza por sua precisão, nem por seu uso. Qualquer uso da documentação técnica ou das informações nela contida está sobre a responsabilidade de usuário. A documentação pode incluir erros técnicos, tipográficos ou outros. A ControlSoft reserva-se ao direito de fazer alterações sem aviso prévio. Alguns caminhos para acesso citados nesta documentação podem não estar disponíveis para acesso do usuário, em caso de duvidas entre em contato com a ControlSoft Assessoria e Desenvolvimento para mais detalhes.

Marcas Comerciais Textos de exemplos da ControlSoft, Logotipo da ControlSoft, são pertencentes a ControlSoft. Microsoft, MS-DOS e Windows são marcas registradas Microsoft. Outros nomes de produtos mencionados neste guia podem ser marcas comerciais ou registradas de suas respectivas empresas e aqui estão reconhecidas com tal. Fabricado no Brasil. 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1


5

Sumario Introdução .............................................................................................................. 7 ControlSoft Agro..................................................................................................... 9 Browse de Classificação...................................................................................... 9 Lançando uma Classificação ............................................................................. 10 Visualizando uma Classificação ........................................................................ 14 Estornando uma classificação .......................................................................... 14 Impressão de uma classificação ....................................................................... 16 Utilizando uma Classificação ............................................................................ 17 CSRomaneios ........................................................................................................ 19 Browser de Classificação .................................................................................. 19 Lançando uma Classificação ............................................................................. 20 Visualizando uma Classificação ........................................................................ 24 Estornando uma Classificação .......................................................................... 25 Impressão de uma classificação ....................................................................... 28 Utilizando uma Classificação ............................................................................ 30 Glossário ............................................................................................................... 32 Release de Versão ................................................................................................ 33 Soluções de Suporte e Serviço ............................................................................. 35


6


7

Introdução A classificação é o processo pela qual o produto terá uma pequena amostra retirada de sua totalidade para realizar padronização dos grãos. Os valores obtidos nessa classificação são conhecidos como descontos, que compreendem fatores do tipo umidade, ardidos, avariados, verdes e impureza, estes fatores geram descontos sobre a totalidade da carga. As tabelas de desconto são definidas dentro do ControlSoft Agro para cada safra e cada tipo de cereais, podendo alguns cereis possuir fatores diferenciados de outros. Geralmente a classificação é realizada antes da pesagem do veiculo pelo armazém, para analisar a qualidade da carga. Em alguns casos pode haver a recusa de recebimento da carga por causa dessa qualidade.


8


9

ControlSoft Agro Browse de Classificação Para acessar as Classificações Avulsas no sistema ControlSoft Agro, acesse o caminho Lançamentos -> Armazéns gerais -> Classificação Avulsa. Então é aberto o browse de classificações. Temos então os resultados apresentados no GRID, e ao lado temos a coluna que mostra informações adicionais dos registros selecionado, assim como filtros para encontrar registros em específicos.

Browse de classificação – Dados sobre o registros são exibidos ao lado

Safras

Os resultados apresentados no GRID podem ser filtrados pelas safras ou exercícios da empresa, podendo selecionar uma ou mais safras.

Inicio

Filtra os resultados por data, exibindo registros lançados apenas no dia, no dia anterior, todos os lançamentos, ou definir um período.


10 Transportadora

Exibe dados relacionados ao motorista informado no lançamento da classificação.

Dados

Dados gerais sobre a classificação, com informações sobre o proprietário da carga e informações de estorno caso este registro tenha sido estornado.

O browse de classificação permite algumas ações, que podem ser conferidas abaixo: Permite a inclusão de uma nova classificação no sistema. Com um registro selecionado, permite ver os dados completos deste em uma tela similar á de lançamento. Permite o estorno de um registro, de preferencia que não tenha sido utilizado pelo sistema em outros lançamento. Permite imprimir o ticket de classificação novamente. Sair do browse de classificação e retorna a tela inicial do sistema.

Lançando uma Classificação Para realizar o lançamento de uma classificação, o usuário deve primeiramente acessar o Browse de classificação, e então clicar sobre o botão incluir.


11

Tela de lançamento – campo de seleção de safras já vem bloqueado

Ao clica em incluir, é aberta uma tela de classificação, com alguns campos já bloqueados com informações. Vamos conhecer melhor as peculiaridades do campos a informar: Safra

O sistema traz este campo já travado com a safra informado, esta safra é a mesma sugerida nas configurações gerais do sistema.

Cliente

Este campo não tem nenhuma restrição quando a qual os clientes que serão exibidos.

Propriedade/Unidade

Dependendo do tipo de cliente que é selecionado, aqui ele realiza buscas de propriedades ou unidades que o cliente tenha, em alguns casos, não se encaixando em produtores rurais ou empresas, o campo fica inativo.

Data

Dia em que esta sendo realizada a classificação.

Hora

Hora que esta sendo realizada a classificação.

Produto

São exibidos duas categorias de produtos nesta busca,


12 Cereais e Produtos industrializados, para o caso de cereais a peculiaridades. Variedade

Atribuído a produtos cereais, é a variedade do grão de produto.

Talhão

Quando o cliente produtor rural faz o controle de sua propriedade por talhão este pode ser informado aqui.

Transportador

Este campo é obrigatório, aqui é informado a placa do caminhão transportador.

Nome usuário

Campo bloqueado, aqui fica informado o usuário do sistema que esta realizando o lançamento da classificação.

Login usuário

Campo Bloqueado. Fica informado o Login do usuário do sistema que esta realizando o lançamento.

Laudos

Neste campo são carregados os laudos de classificação do produto cereal, como PH, Teor de óleo e outros

Descontos

Neste campo são carregados os descontos relacionados a produtos cereais para serem informados.

No primeiro caso abaixo temos o exemplo de um lançamento realizado com produto industrializado pela empresa, onde não apresenta laudos de classificação e descontos


13

Lançamento de classificação – exemplo de lançamento com produto industrializado pela empresa

No segundo caso, temos o lançamento realizado com produto cereal, onde apresenta os laudos de classificação e os descontos:

Lançamento de classificação – Exemplo de lançamento com produto cereal


14 Para realizar confirmar o lançamento de uma classificação com o produto da categoria cereais, os parâmetros do cliente devem estar configurados, caso contrario, ao selecionar o produto, uma mensagem de consistência informando que os parâmetros de clientes não estão configurados

Visualizando uma Classificação Para visualizar uma classificação, basta clicar no botão visualizar do browse de classificação avulsa, então a tela com os dados classificação será aberta, ela é similar a tela de lançamento, porem todos os campos estão bloqueados.

Visualização de classificação – Dados de um registro tipo cereal

Estornando uma classificação O estorno de uma classificação só é permitido para lançamento que ainda estão em aberto, lançamentos que já tenham sido utilizados, apresentam uma mensagem de consistência de uso, e caso já cancelado, não nenhuma ação para cancelamento.


15 Para realizar o estorno, primeiramente localize um registro que esteja com o ícone de um teclado, representando que este ainda não foi utilizado. Em seguida clique em estornar

Browse de classificação – status demostram registros que estão usados ou cancelados

Ao clicar em estornar, será carregado uma tela para informar o cancelamento do motivo, insira qual o motivo e clique em confirmar.

Tela de estorno de classificação – o motivo é obrigatório informar

Após confirmado, o status do registro que antes era de um teclado, agora adquiri um Xis demostrando que este não pode ser mais utilizado


16

Impressão de uma classificação Caso o transportador ou algum outro usuário necessite novamente da impressão da classificação, um novo documento pode ser impresso. Para imprimir a classificação novamente, no browse de Classificação, clique em imprimir com o registro selecionado.

Browse de classificação – impressão permite selecionar entre 4 modos diferenciados

Será aberto uma tela com quatro opções de impressão, sendo 3 para impressoras laser e uma especialmente para impressoras do tipo matricial. Abaixo temos o modelo de impressão matricial que mostra claras diferenças para a impressão em jato de tinta.


17

Impressão matricial – um dos modelos de impressão das classificações

Utilizando uma Classificação Depois de realizado todo o processo de lançamento de classificação, agora ele pode ser utilizado para realizar a pesagem eletrônica, para isso, o usuário deve acessar os romaneios no sistema (Lançamento -> Romaneios -> Romaneios de Entrada/Sadia), na tela de romaneios, possui um botão chamado Pesagens, acesse este. Para poder utilizar a classificação avulsa nas pesagens eletrônicas do sistema ControlSoft Agro, é necessário habilitar uma opção nas configurações gerais, na parte de grãos. Em comunicação tem uma opção chamada “Permite a classificação avulsa na Pesagem”, habilite esta opção e confirme


18

Pesagem eletrônica – após selecionar uma classificação, alguns campos são bloqueados com as informações colhidas antes.

Então para inserir uma nova pesagem, deve clicar no botão Inserir Bruto/Tara, dependendo da opção de romaneio que você está. Clicado sobre o botão, abre a tela de pesagem eletrônica, e logo no primeiro campo temos a possibilidade de selecionar uma classificação avulsa. Depois de selecionado, alguns campos sertão bloqueados com informações colhidas na classificação, então basta prosseguir com o lançamento e gravar este.


19

CSRomaneios Browser de Classificação O browse de classificações traz uma consulta de todas as classificações já lançadas no sistema. Os lançamentos apresentados nesta tela estão ordenadas por ordem decrescente, contanto com a ultima classificação como o primeiro registro da lista.

Browse de Classificação - a ordem dos lançamentos está em ordem ascendente.

Assim como o Browse de Romaneios do Dia, o browse de classificações possui os mesmo aspectos de interface, com lançamentos mostrando vários detalhes e o


20 menu em estilo de dock. Mas diferente do outro browser, este não possui uma divisão de entradas e saídas, pois o destino desses lançamentos será dito apenas na pesagem eletrônica.

Menu do Dock Funções dos ícones apresentados no menu: Imprimir - Permite imprimir o ticket de classificação novamente.

Visualizar - Permite visualizar os dados como na tela de lançamento, com os descontos e laudos atribuídos a ele no lançamento. Estornar - Permite estornar uma classificação que esteja com informações erradas de lançamento, o estorno é permitido desde que o lançamento não esteja sendo utilizado ou que já esteja estornado. Localizar - Ativa uma barra que permite localizar um lançamento em especifico através de palavras chaves que o usuário informar. Sair - Fecha o browse de classificações

Lançando uma Classificação Para realizar uma classificação pelo modulo de romaneios, o usuário deve na tela inicial do modulo, deixar visível as opções de classificação, que compreendem as opções do Browse e Classificar. Logo em seguida acesse a opção classificar. Feito esse processo, surge a tela de classificação (imagem abaixo), onde o usuário deve informar os dados obtidos pela classificação da empresa. Porem estes campos possuem algumas regras de lançamento, que podem ser observados abaixo:


21

Tela de classificação - os descontos e laudos são carregados somente com a seleção de um produto tipo cereal.

Descrição dos campos e suas regras: Empresa

O primeiro campo permite selecionar em qual empresa será realizado o lançamento, caso esta tenha mais de uma empresa controlada na base, a partir deste campo, será definido as informações dos outros campos do lançamento.

Exercício

É informado o exercício que se pretende trabalhar as próximas informações. Através de exercício é controlado os produtos que serão exibidos.


22 Data e Hora

Traz a data e hora do sistema, em que e a tela é ativa, pode ser editada.

Entidade

Entidade para qual será destinado esta classificação, geralmente é informada produtores rurais ou armazém.

Propriedade

Caso a entidade seja um produtor rural, deve-se informar por obrigatoriedade a propriedade, caso seja outra espécie de entidade, não é obrigatório a informação deste campo.

Talhão

Apenas para o caso de produtores rurais que controlam por lote a propriedade, permite então selecionar um talhão do cadastro da propriedade.

Produto

Produto pelo qual esta sendo lançada a classificação, aqui é apresentando apenas produtos da classe de cereais.

Variedade

É obrigatório informar este campo, o produto define quais as variedades do produto que serão apresentados aqui.

Placa do Veiculo

Placa do veiculo transportador, ao informar apenas algumas letras, o sistema traz a busca de transportador. A busca permite algumas ações como alterar informações do motorista. Mais detalhes dessa operação em...

Dados

Essa opção exibe em uma nova tela as informações de motorista selecionado

Fotos

Permite tirar uma foto do veiculo transportador e anexa-lo a classificação, assim como visualizar a mesma depois de tirada.

Descontos

Os descontos são carregados após a informação da variedade, eles podem variar dependendo do cereal selecionado, entre os descontos estão: Umidade, Impureza, Ardidos, Avariados, Verdes, Quebrados.

Laudos

Como o item desconto, esse depende da configuração do cadastro do produto tipo cereal, entre os laudos que podem aparecer aqui estão: Inteiros, Quebrados, Renda, PH, Teor de Óleo, Fibra Bruta, Proteína Bruta


23 Ao final do processo, basta confirmar o lançamento para gravar os dados. Para visualizar o lançamento, basta entrar no Browse de classificação e localizar o registro. Fotos na classificação Diferente do processo de lançamento de uma classificação do ControlSoft Agro, este processo permite tirar uma foto da transportador quando este esta na parte de classificação ainda. Para isso clique no ícone de uma WEBCAN na tela de lançamentos de classificação.

Fotografia - Imagem já foi inserida na classificação pelo selecionar

Então será aberta a tela de fotografia, onde temos a opção de conectar uma Webcam, Tirar uma fotografia do transportador, ou selecionar um arquivo existente no computador para anexa-lo a classificação. Também existe a possibilidade de excluir a foto e sair. Quando anexado a foto e gerado a classificação, esta continuara gravada, mesmo que o lançamento seja utilizado pela pesagem eletrônica, neste caso, ao selecionar fotografia em pesagem eletrônica, a pesagem da classificação estará disposta na aba especifica.


24

Visualizando uma Classificação Após lançado uma classificação, a mesma pode ser visualizada para fins de consulta. Para ter acesso aos dados já lançados, primeiramente deve acessar a opção browse em classificação, e então localizar o ícone de uma lupa sobre um documento, ou utilizando o atalho que marca este ícone ALT+V.

Browse de classificação - ALT+V para visualizar os dados de uma classificação

Realizado o processo acima, será aberta uma tela com os dados da classificação, em uma tela semelhante ao do lançamento dessas informações, porem com os campos bloqueados. Como podemos ver na imagem abaixo.


25

Visualização da classificação – detalhes de um produto da categoria de cereais

Estornando uma Classificação O estorno de classificação é permitido apena para registros que não tenham sido utilizados em nenhum outro lançamento do sistema e já estornado. O estorno é utilizado para classificações que estejam com informações incorretas ou que não serão mais utilizadas pelo sistema. Para estornar um romaneio, deve-se primeiro entrar no Browse de Classificação e selecionar o registro que deseja estornar, e em seguida localizar a opção estornar ou usar o atalho da função (ALT+E).


26

Browse de classificação - Selecione o registro e localize a opção estornar

Após selecionado a opção estornar, será carregada a tela de estorno de classificação, onde consta algumas informações do registro, como criticas caso este não permite ser estornado, e logo mais abaixo o campo com o motivo para o estorno. Após informar o motivo basta gravar e este registro não estará mais disponível para uso dos usuários do sistema.


27

Tela de estorno de classificação - Basta informar o motivo do estorno

Após gravar o lançamento, o sistema retorna ao browse de classificação, no browse repare que o registro agora esta com novos ícones, demostrando que aquela classificação esta cancelada e o motivo do lançamento logo ao lado.

Registro cancelado - ícone com xis demostra que esta indisponível para uso.

Somente em dois casos não é possível cancelar uma pesagem eletrônica, caso esta já esteja sendo utilizada por uma pesagem eletrônica, ou caso a própria já esteja cancelada. Estes dois casos podem ser vistos nas criticas desta tela.

Liberação Supervisor


28 Quando o usuário tem certas limitações em questão a estorno, cancelamentos ou alteração de registros, o sistema solicita liberação de supervisor, neste caso, depois de informar o motivo do estorno, o sistema solicitara tal ação.

Tela de estorno - usuário com restrições solicitando liberação do supervisor

Caso apareça uma tela como da imagem acima, basta enviar essa solicitação ao supervisor do setor para ele liberar ou negar a ação realizada. Caso o supervisor não esteja na empresa, a liberação pode ser realizada pela aba local por outro supervisor.

Impressão de uma classificação Depois de realizado um lançamento de uma classificação, ao final do processo o sistema permite imprimir um comprovante desse lançamento, ou ticket de classificação. Também existe a possibilidade de imprimir este documento


29 mesmo depois de confirmado, pelo browse de classificação. Para isso utilizamos o botão identificado como uma impressora, ou o seu atalho ALT+P.

Browse de classificação – ênfase mostra a opção imprimir

Quando selecionado a opção de imprimir, o sistema permite selecionar entre 4 modelos diferentes, com diferenças únicas cada uma. [Mais detalhes em ferramentas comuns]. Então para o exemplo, selecionados o modelo qualidade e logo em seguida imprimir, gerando um ticket de classificação com o abaixo.


30

Impressão de um ticket de pesagem pelo modulo de romaneios ou CSRomaneios

Utilizando uma Classificação Diferente do sistema ControlSoft Agro, o modulo de romaneios tem por padrão o uso de classificação na pesagem eletrônica, porem não obrigatório. Logo a dica do sistema ControlSoft Agro não é valida para o modulo de romaneios. No CSRomaneio, para incluir uma classificação em uma pesagem eletrônica, acesse a opção de pesagem eletrônica de Saída ou Entrada.


31

Pesagem eletrônica no modulo de romaneio – campos são bloqueados depois de selecionado a classificação

Na pesagem eletrônica então temos a opção “Classificação”, clicando neste botão, abre uma busca. Depois de selecionado uma classificação, alguns campos são bloqueados com as opções colhidas anteriormente na classificação. Bastando agora prosseguir com o lançamento da pesagem eletrônica.


32

Glossรกrio


33

Release de Versão Versão 1.6.0.1

Histórico - Versão utilizada para criação do guia do usuário


34


35

Soluções de Suporte e Serviço Websites de serviço e suporte: Website da ControlSoft: Português:

http://www.controlsoft.com.br

E-mail para contato com suporte: Principal:

suporte@controlsoft.com.br

Números de telefone de assessoria e suporte: Mato Grosso:

+55 (66) 3544 – 4364

Pará:

+55

Mato Grosso do Sul:

+55

Todo o esforço possível foi feito para garantir a precisão destas informações. Entretanto, as informações contidas aqui estão sujeitas a alteração sem aviso. A ControlSoft se reserva o direito de tais alterações sem aviso prévio. Para obter mais informações visite nossa página na web.


36


37

Guia do Usuario - Classificação  

Guia do usuario criado especialmente para a 1º semana do armazém controlsoft

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you