Page 1

Edição N•116| 21 de Outubro de 2013 | Ano 03


Editores Romário Jales Colaborador dessa edição Debora Freitas João Nestor Mayer Nikilauda Sevidanis José Marcelo Mestriner Luiz Mulianari Sandro Ebert Bruno Mattos Cledinei Manica Gerente de Marketing Romário Jales Realização ControlSoft Assessoria e Desenvolvimento LTDA. Av. Natalino João Brescansin, 2753 Centro / CEP: 78890-000 Sorriso MT Fone: +55 66 3544-4364 controlsoft@controlsoft.com.br www.controlsoft.com.br Envie sua sugestão, crítica ou elogio: marketing@controlsoft.com.br --Missão: Proporcionar aos parceiros, clientes e colaboradores, soluções que melhorem o seu desempenho e seus resultados, através da busca constant da evolução que a tecnologia oferece. Visão: Ser reconhecida como a melhor empresa de Soluções em Gestão para o Agronegócio do Brasil.

DATAS COMEMORATIVAS DA SEMANA


E

ssa semana eu e Marcelo estaremos representando a ControlSoft no Simpósio de Pós Colheita de Rio Verde-GO, realizado pela ABRAPOS, associação essa que nos tornamos parceiros essa semana oficialmente. Encerramos nesse domingo a Pesquisa de Clima Organizacional ControlSoft. Infelizmente não tivemos a participação de todos os colaboradores, mas aqueles que realmente demonstram interesse em ter uma empresa sempre melhor para se trabalhar, pudemos contar com seu apoio. A esses, meus sinceros agradecimentos. Em breve divulgaremos os resultados dessa pesquisa e o impacto que ela irá causar no nosso planejamento estratégico para 2014. Mesmo eu estando ausente a semana toda, me enviem contribuições para nossa ControlSoft Socially Ed. 117. Conto com vocês! A todos, uma ótima semana e um ótimo trabalho! Romário Jales Gerente de Marketing


FLAGRAS da semana

O totem usado durante a Feira do Empreendedor, com a imagem do Nestor, chegou na empresa. Serรก que ele vai ficar agora onipresente?

4

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


Ana recebeu um b*** de flores com um cartĂŁo misterioso, sem nome. TĂĄ chique hein!

www.controlsoft.com.br

5


PEDALA CS: Cledinei nos enviou registros das aventuras dele, Carlos, Lacerda e Rodrigo em suas bikes. Força aí! Parabéns!

6

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


Bruno e Ana Maria participaram da comemoração de aniversário da Eliziane de Morais, da Safras Armazéns Gerais, dia 08/10. Parabéns!!

www.controlsoft.com.br

7


Debora, chique de doer, deu entrevista para TODOS os veículos de comunicação de Sorriso para divulgar o evento realizado pelo Projovem numa ação de cidadania.

8

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


A capa da edição foi sugerida em um grupo do whatsapp, num flagra da Debora durante o evento em que a ControlSoft também colaborou, com as roupas do bazar. Fome hein!

E fechando a participação da Debora, olha ela curtindo a Helena da Ana, já treinando pro seu baby que deve vir no ano que vem.

www.controlsoft.com.br

9


Obrigado a todos que contribuĂ­ram com a Pesquisa de Clima Organizacional

ControlSoft 2013.

Em breve divulgaremos os resultados dessa pesquisa.

10

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


Uma das últimas edições do programa...

Dia 09 de Novembro, com os aniversariantes de Setembro, Outubro e Novembro.

Aguardem! www.controlsoft.com.br

11


12

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


www.controlsoft.com.br

13


Luiz Mulinari apresenta seu

Diário de Viagem

B

om dia pessoal! Na semana do dia 14/10 à 18/10 estive na ProduSoja Cereais, em São Gabriel D’oeste/MS, realizando um trabalho de revisão

de procedimentos do Módulo CS Contabilidade e do Financeiro da Empresa. Como em praticamente todas as viagens acontece algum fato interessante que nos deixa com vontade de compartilhar, essa não foi diferente: 14

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


**Para quem acha que a EMISSÃO DE CERTIFICADOS é NOVIDADE NA CONTROLSOFT, vejam o que eu encontrei na ProduSoja:

**Antiguidade..hehehe

Mas o melhor foi o comentário da Aluna:

Eu não faltava uma aula. Ia só para ver o Instrutor, que era muito lindo!!” - Eu não vou comentar quem era o Instrutor né....hehehe.

www.controlsoft.com.br

15


Diário de Férias

José Marcelo Mestriner

C

omo todos sabem, a ControlSoft proporciona premiação as metas cumpridas, sendo assim não foi diferente, em 2010 atingi a meta do comercial que era faturar 500 mil reais em vendas e o prêmio pela conquista era uma viagem para o nordeste. Vocês podem estar se perguntando, 2010? Pois é somente agora consegui agendar a viagem, muitas mudanças aconteceram desde então, mudança para Cuiabá, readaptações ao novo modelo de trabalho, entrada e saída de pessoas no setor comercial e muitas responsabilidades sobrecarregaram na minha vida, tanto pessoal quanto empresarial, porém parece que estamos conseguindo criar uma base sólida para o crescimento. Agora devem estar se perguntando, mas e as férias como foi? Pois bem, tudo começou com a viagem de 8 horas aérea, e o Bruno pode aproveitar bem... Foram 5 dias de pura emoção, vividas intensamente, muitas atividades e bebedeiras. Fomos visitar o projeto TAMAR, onde fui descobrir depois de muito tempo, kkkk até então falava ITAMAR, fizemos amizades com pessoas de Montes Claros, Belo Horizonte, Curitiba entre outras cidades e ainda, o mais surpreendente, fomos chamados ao palco para participarmos do programa “Par Perfeito”!!! Imaginem, fomos e ganhamos o prêmio que era uma massagem no SPA, o estado do MT e a cidade de Cuiabá fizeram história no Gran Palladium kkkkk. Foram 3 provas: a primeira era fazer flexão com a esposa deitada nas costas (por incrível que pareça fiz 8, quase morri, mas ganhamos), a segunda estourar bexigas (ganhamos também) e a terceira era enfiar o “pau” no meio das pernas no buraco do papel higiênico que estava no meio das pernas da Juliana (não pensem besteiras, kkkk, ganhamos também, essa a dificuldade é que eu estava com o olho vendado e a Juliana me guiava, direita esquerda, pra cima, reto, pra baixo, isso, enfia, enfia kkkkk, 23 segundos para completar a prova), lembrando que as duas últimas eram por tempo. Tivemos na oportunidade, contar com a presença do Nestor (Diretor ControlSoft) e sua família, Márcia, Gustavo e a Maria Fernanda em nossa companhia nos dias em que passamos por lá. Gostaria de agradecer a ControlSoft, por proporcionar mais esse premio e esse momento especial a minha família, pois vejo que apesar da correria, viagens intensas no decorrer do ano sempre tem uma recompensa para gozar em sua companhia. 16

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


www.controlsoft.com.br

17


18

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


www.controlsoft.com.br

19


Diário de Férias Romário Jales

Para aproveitar o feriado de 12 de outubro e o meu aniversário dia 15 de Outubro (Viva Melhor), reunimos alguns amigos e fomos para uma pousada próxima de Jaciara-MT. O principal da viagem foi nos aventurar pela primeira vez fazendo rafting. A experiência foi ótima! Alguns tombos, algumas manchas roxas, muitas risadas e momentos memoráveis ao lado de pessoas incríveis. É sempre bom sair um pouco da rotina para recarregar as energias.

20

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


www.controlsoft.com.br

21


F

Diário de Férias

Sandro Ebert

ui ao assistir ao show antológico da banda BLACK SABBATH em sua formação quase que original, Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Brad Wilk (bateria), curto esta banda desde 81, quando descobri o Rock’in Roll. Quando fiquei sabendo em dezembro de 2012 que eles estariam em turnê pelo Brasil, lançando o seu novo álbum intitulado 13, não me restou duvidas. Meu ingresso foi um dos primeiros a serem vendidos. Aproveitei também para conhecer algumas das praias e pontos turísticos da cidade maravilhosa.

“Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma.” Johann Goethe 22

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


www.controlsoft.com.br

23


PROCESSOS Este critério analisa os processos principais do negócio da empresa. São os processos que geram os produtos e os serviços que, entregues aos clientes, satisfazem suas necessidades e expectativas. Observa o relacionamento dos fornecedores com a empresa, por meio da análise de sua seleção e avaliação do desempenho. Analisa, também, a gestão das finanças para assegurar os recursos financeiros necessários às operações e aos investimentos da empresa. Por João Nestor Mayer 24

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


1 - OS PROCESSOS PRINCIPAIS DO NEGÓCIO SÃO EXECUTADOS DE FORMA PADRONIZADA, COM PADRÕES DOCUMENTADOS? Os produtos e serviços oferecidos pela empresa, obtidos por meio dos seus processos principais do negócio, visam ao atendimento das necessidades dos clientes, da sua satisfação e das exigências legais aplicáveis. Os processos são constituídos por um conjunto de atividades executadas segundo padrões que estabelecem a maneira correta de se executar essas atividades, os responsáveis e o momento adequado para a execução, entre outras informações. Configura um ponto forte da empresa a execução das atividades dos processos principais do negócio de acordo com padrões definidos e documentados, permitindo o atendimento às necessidades dos clientes e às exigências legais aplicáveis. 2 - OS PROCESSOS PRINCIPAIS DO NEGÓCIO SÃO CONTROLADOS PARA GARANTIRA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES? O controle dos processos principais do negócio da empresa tem por objetivo assegurar o cumprimento das exigências legais aplicáveis e dos requisitos dos seus clientes, visando à satisfação das suas necessidades. Configura um ponto forte da empresa o controle dos processos principais do negócio, com base em padrões de execução definidos, documentados e com indicadores e metas estabelecidos para os processos. 3 - OS FORNECEDORES DA EMPRESA SÃO SELECIONADOS E AVALIADOS SEGUNDO CRITÉRIOS DEFINIDOS? A qualidade dos produtos e dos serviços disponibilizados pela empresa para os seus clientes depende diretamente dos materiais e serviços adquiridos dos seus fornecedores. Por essa razão, é muito importante uma seleção cuidadosa e uma avaliação periódica dos fornecedores. Configuram como pontos fortes da empresa a seleção dos fornecedores segundo critérios definidos assegurando, inicialmente, a qualidade dos materiais e serviços adquiridos, e a avaliação periódica desses fornecedores, contribuindo para a manutenção dessa qualidade inicial dos materiais e serviços adquiridos do fornecedor. O estabelecimento de ações de melhoria para o fornecedor, sempre que necessário, contribui para a melhoria contínua dos materiais e serviços adquiridos. www.controlsoft.com.br

25


4 - AS FINANÇAS DA EMPRESA SÃO CONTROLADAS A FIM DE OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS? Os recursos financeiros são fundamentais na empresa, uma vez que permitem a compra dos materiais e dos serviços necessários às operações, o pagamento aos colaboradores e das despesas, e o investimento em equipamentos e instalações. Configuram como pontos fortes da empresa o controle dos recursos financeiros com utilização do fluxo de caixa e de um plano orçamentário. O controle financeiro, realizado de forma planejada, disciplinada e organizada com a utilização do fluxo de caixa e do plano orçamentário, assegura o permanente conhecimento da situação financeira da empresa e contribui para o sucesso do seu negócio. PROCESSO DE NEGÓCIO Entende-se por processo de negócio (ou processo organizacional) um conjunto de atividades através das quais uma organização deve ser estruturada com o objetivo de produzir valor para os seus clientes. Processos de negócio são, portanto, atividades previamente estabelecidas cujo objetivo é determinar como o trabalho será realizado em uma organização. Em outros termos, constituem um conjunto de ações relacionadas entre si de forma lógica e coerente a fim de promover um output favorável à empresa (qualidade total e satisfação do cliente), tanto a nível interno como externo. Uma estrutura de processos de negócio mal concebida pode pôr em risco a eficiência e a eficácia da organização através dos produtos e serviços gerados e disponibilizados.

26

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


www.controlsoft.com.br

27


De 28 de Outubro à 01 de Novembro a ControlSo do conhecimento (Técnicos, Consultores, Analistas, para difusão interna de conhecimento acerca da ferra

O objetivo desse projeto é buscar a melhoria contínu

O segredo da qualidade está nas 28

Revista ControlSoft Socially - Ed. 116


oft irá reunir colaboradores das mais diversas áreas , Gestores e Diretoria), na Unidade de Sorriso-MT, amenta CS Comercialização.

ua de nossos produtos e serviços.

s pessoas que aprendem juntas. www.controlsoft.com.br

29


Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados.” Flávio Souza Inscrições: 14 a 31 de Outubro Envie seu projeto para joao.mayer@controlsoft.com.br


Acesse nossas redes sociais:

Edições Anteriores:

Edição 115

Edição 114

Edição 113

Edição 112

Edição 111

Edição 110


Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Centro Empresarial Paiaguás, Sala 1009 - 10º Andar. CEP 78.050-070 - Cuiabá-MT (65) 3027-3072

34

Cuiabá-MT . Chapecó-SC . Campo Grande-MS . Sorriso-MT . São Gabriel do Oeste-MS . Revista Santarém-PA . Assis-SP ControlSoft Socially - Ed. 116

Controlsoft Socially 116  

Revista Interna da ControlSoft