Page 1

Edição N• 01 | Novembro de 2011 | Ano 01

Os motivos pelos quais a ControlSoft adotou a ferramenta de atendimento mySuite e quais as vantagens que ela pode oferecer aos clientes

Estruturação Organizacional Conheça nossa equipe de Atendimento Técnico

Claudinéia Kiedis

Os motivos pelos quais a ControlSoft adotou a ferramenta de

2011: um ano de conquistas atendimento mySuite e quais as vantagens que ela pode Sagel: oferecerConhecendo nosso cliente Os prêmios aos clientesconquistados pela empresa no decorrer www.controlsoft.com.br do ano

Conheça a história de nosso cliente Sagel e a sua relação comMagazine o nosso ERP Revista ControlSoft


Editorial \João Nestor Mayer - Diretor Executivo

A

migos

clientes,

e

processos e pessoas, bem como estamos dando início

colaboradores. É com muita alegria que

a uma nova forma de relacionamento com os nossos

apresentamos

ControlSoft

clientes, através da implantação da ferramenta de

Magazine. Uma revista digital que levará

Comunicação Empresarial MySuite. Essa ferramenta

ao conhecimento de todos as principais noticias da

aproximará ainda mais a ControlSoft de nossos

ControlSoft, nossos produtos e serviços, novas

clientes, permitindo assim um atendimento mais

ferramentas e funcionalidades dos nossos sistemas,

rápido e personalizado por nossas equipes.

a

parceiros nossa

nosso desenvolvimento e nossas conquistas, além de

Me despeço agradecendo a cada um de vocês

informações sobre nossos clientes e notícias do

amigos clientes, alguns que estão conosco desde o

segmento.

início da ControlSoft, ou seja, a 14 anos, bem como

Falando em conquistas, o ano de 2011 será

aqueles que estão a menos tempo ou até mesmo

inesquecível para a ControlSoft. Foi um ano marcante

aqueles que acabaram de se integrar com a

pelas inúmeras premiações que a empresa recebeu e

ControlSoft recentemente. Sejam bem vindos. A

ainda estará recebendo até o final do ano, como

ControlSoft Magazine será um canal que nos

poderão ver nesta edição da ControlSoft Magazine.

permitirá compartilhar idéias e conhecimentos, bem

Fazendo da ControlSoft a empresa de Softwares de

como levar muita informação principalmente a você

Gestão para o Agronegócio do Brasil mais premiada

cliente. Lembrando sempre da missão da ControlSoft

em 2011. Isso nos orgulha muito, e você cliente,

“Proporcionar

parceiro, colaborador, também deve comemorar,

colaboradores, soluções que melhorem o seu

porque você faz parte desta família ControlSoft.

desempenho e seus resultados, através da busca

Além do lançamento da revista digital, o ano de 2011 teve muitas importantes implementações na empresa, como uma reorganização estrutural de

2 Revista ControlSoft Magazine

aos

parceiros,

clientes

e

constante da evolução que a tecnologia oferece”. É para isso que trabalhamos. Boa leitura a todos.

ANO I - Nº 01 | 2011


Índice

EXPEDIENTE Diretoria Geral João Nestor Mayer Leandro Antônio Alba Roberto Romancini

12 - Sagel: 34 anos de tradição em Sorriso

Responsável Técnico e Editor Romário Jales

06 - Prêmios ControlSoft: 2011, um ano de conquistas

Arte Final Lucinei Loch Realização ControlSoft Socially - ControlSoft Assessoria e Desenvolvimento LTDA. Av. Natalino João Brescansin, 2753 Centro / CEP: 78890-000 Sorriso MT Fone: +55 66 3544-4364 controlsoft@controlsoft.com.br www.controlsoft.com.br

Envie sua sugestão, crítica ou elogio: informativo@controlsoft.com.br

---

18 - Agricultura: Notícias atuais do 08 - MySuite - Inovação segmento em Comunicação Missão: Proporcionar aos parceiros, clientes e colaboradores, soluções que melhorem o seu desempenho e seus resultados, através da busca constante da evolução que a tecnologia oferece.

17 - Olá, bem vindo a 2031 www.controlsoft.com.br

Visão: 10 - Armazéns Gerais: ControlSoft Ser reconhecida como a melhor tem o melhor software de gestão empresa de Soluções em Gestão para o segmento para o Agronegócio do Brasil. Revista ControlSoft Magazine

3


v

A ControlSoft é sinônimo de parceria e confiança para o agro

Com uma equipe capacitada, atendimento diferenciado

inovadoras, buscamos sempre a excelência em nossos pro

Mais que uma empresa de desenvolvimento de software uma das maiores empresas de soluções em gestão para o agronegócio brasileiro.

4 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nº 01 | 2011


onegócio brasileiro.

o, ferramentas

odutos e serviços.

, é considerada

www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

5


Prêmios ControlSoft: 2011, um ano de conquistas \ControlSoft conquista cinco prêmios importantes neste ano O Troféu Top Of Business Nacional tem como finalidade principal trazer ao conhecimento público, empresas no segmento industrial, comercial e de serviços, ou profissionais Liberais, que com talento e capacidade de empreender, contribuem com o crescimento e desenvolvimento do país. Em sua 13ª edição realizado no Rio de Janeiro em julho desse ano, premiou a ControlSoft especialmente pela atuação e expansão em nossa forma de atuação no desenvolvimento de software para a gestão do agronegócio.

Pautada na ética e competência, demonstrando capacidade

de

empreender

e

proporcionar

crescimento ao país, a ControlSoft recebeu esse importante prêmio em Julho de 2011. Realizado na cidade de São Paulo, o Prêmio Internacional Empreendedores da América Latina reconhece o trabalho de empresários de diversos ramos e segmentos que ousam empreender e acreditar no crescimento de sua região.

O Prêmio Top Of Quality busca reconhecer e destacar o empenho das organizações que se preocupam constantemente com a qualidade profissional e de seus produtos e serviços, que com grande mérito conduziram seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho ilibado e respeitado, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País. Mais uma vez a ControlSoft é reconhecida, recebendo o prêmio em agosto de 2011, em São Paulo.

6 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nº 01 | 2011


Os Diretores

Da esquerda para direita: João Nestor Mayer, Leandro Antonio Alba e Roberto Romancini

Essa premiação é concedida pelo Latin American Quality Awards Institute, que é considerado o mais importante instituto de desenvolvimento de normas e padrões de qualidade da América Latina. As empresas postulantes passam primeiro por uma minuciosa seleção, para depois serem avaliadas sigilosamente por renomados profissionais de diversas áreas. A ControlSoft receberá esse prêmio em novembro desse ano, em Buenos Aires na Argentina.

Atenta ao que ocorre no mundo business, a Revista Top Of Business seleciona seus convidados através de participações em feiras nacionais e internacionais, congressos, desenvolvimentos de produtos inovadores, tradição no mercado nacional, por prêmios recebidos, pela responsabilidade social e certificados de qualidades adquiridos no decorrer de sua existência. A ControlSoft recebe esse prêmio no evento que será realizado em dezembro desse ano, em São Paulo.

www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

7


MySuite - Inovação em Comunicação \Nova ferramenta de comunicação está sendo implantada na ControlSoft Parceria ControlSoft e BraZip

Help Desk

Buscando oferecer aos nossos clientes novos meios de comunicação, a ControlSoft realizou uma parceria com a BraZip para o uso de suas tecnologias de relacionamento e comunicação com o usuário, ampliando o leque de possibilidades para a interatividade com nossos clientes. Com estas novas tecnologias, estamos fixando nosso compromisso com a qualidade e satisfação do cliente, que além dos canais de relacionamento existentes, pode estar acessando nosso site e entrando em contato pela página de relacionamento com cliente.

O help desk tem por objetivo registrar uma chamada de algo que não pode ser resolvido de imediato, em que a solução possa envolver outros setores, funcionando na seguinte maneira: caso você tenha utilizado o atendimento on-line e o atendente constatou que a solicitação não poderá ser resolvida de imediato, a chamada pode virar um ticket, no qual o cliente pode acompanhar o seu andamento até a resolução do mesmo. O grande diferencial do HelpDesk é o seu funcionamento constante, disponível 24 horas por dia, que permite registrar um ticket ou chamada a qualquer momento.

O que é o mySuite? O mySuite é uma solução web baseada nos conceitos de Cloud Computing (computação em nuvem), elaborada com diversos recursos que permitem agilizar a comunicação com o cliente, oferecendo novos meios de interação com nossa empresa. O sistema apresenta-se em uma interface que torna a utilização do serviço extremamente agradável, baseado em uma interface semelhante ao pacote Office 2007, que possui ícones grandes e divisão dos recursos por abas.

Por que adotar o mySuite? A ControlSoft está crescendo, graças a confiança que os clientes tem em nossas soluções. A escolha da ferramenta de atendimento mySuite marca mais um avanço nosso em questão de qualidade. Para começar a utilizar, basta entrar em contato conosco e solicitar a criação de uma conta no serviço. O mySuite não possui nenhum custo para o cliente.

Atendimento On-line O canal de atendimento on-line garante qualidade, facilidade e agilidade no atendimento ao cliente, pois passa a ser feito em tempo real com o atendente, que estará lhe auxiliando em suas duvidas imediatas. Uma vez que logado no sistema de atendimento, uma janela estilo do MSN se abre com uma mensagem de boas vindas, em seguida seu atendimento é direcionado a um de nossos atendentes que estará lhe auxiliando. Como segurança, ao final do atendimento, existe a possibilidade da conversa ser encaminhado ao seu email.

8 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nº 01 | 2011


Comunicação Empresarial: o mySuite dá show! \Matéria publicada na Revista Info sobre nossa ferramenta de comunicação

possível também acessar as principais funções no seu iPhone ou Android. Integração com flexibilidade O que mais impressiona no mySuite é a integração dos seus recursos, regrando um histórico completo das ações com os clientes. Por exemplo:

S

Quando uma empresa recebe uma ligação de um egundo uma pesquisa da Proudfoot, que

cliente, com poucos cliques é possível visualizar o

ouviu 800 executivos em 19 países, a

histórico

comunicação

maiores

chamados do HelpDesk, no conteúdo das ligações

entraves aos ganhos de produtividade nas

telefônicas e nas suas conversas no atendimento

interna

é

dos

empresas. Não menos importante, a falta de

do mesmo com a empresa, seja nos

online.

gerenciamento na comunicação externa, realizada

Alem disso, consegue acessar também todas as

com fornecedores e clientes, também causa grande

ações internas dos colaboradores da empresa que

influencia na produtividade. Por isso, já também

são vinculadas a este determinado cliente, com as

causa grande influencia na produtividade. Por isso, já

tarefas e soluções internas, arquivos e informações.

existem no mercado brasileiro vários aplicativos

É possível ainda gerar relatórios das ferramentas

voltados para a gestão da comunicação empresarial.

para que um administrador possa analisar as

Uma dessas soluções é o mySuite, um produto

estatísticas de satisfação e o andamento dos

desenvolvido pela BraZip Tecnologia, a mesma

processos de atendimento de forma mais ampla.

empresa que anos atrás fez sucesso como compacto

Esta organização gera eficiência no trato com o

de arquivos nacional chamado BraZip. Hoje em dia a

cliente e nas soluções dos seus problemas,

empresa investe no mercado da comunicação

melhorando a imagem da empresa no mercado.

corporativa e já conta com mais de 1200 empresas assinantes de sua solução.

Gestão do Conhecimento

A primeira vista, o mySuite é um sistema

O sistema possui também um recurso de

comum de gestão de comunicação. Os recursos de

Gestão do Conhecimento, que é um canal de

atendimento

ao

HelpDesk,

compartilhamento, disseminação e distribuição de

atendimento

online

atendimento

informações corporativas entre membros da equipe.

telefônico são de fácil utilização e não requerem

funciona como um centralizador de informações sob

treinamento especializado. Na comunicação interna,

forma de arvore do conhecimento, onde são

entre os colaboradores da empresa, a solução possui

incluídos

recursos como gerenciador de tarefas, comunicador

padronizações e FAQs e etc. Através da colaboração

instantâneo, solicitações e fórum de discussões.

de vários funcionários, a empresa consegue nivelar o

cliente na

como

web

e

Aos poucos, é fácil perceber que a solução foi

documentos,

imagens,

conhecimento e elevar o capital intelectual da

bem concebida, com todos os recursos disponíveis

organização.

na Web e compatível com Windows, Mac e Linux. É

protegidas.

www.controlsoft.com.br

textos,

Todas

essas

informações

Revista ControlSoft Magazine

são

9


Armazéns Gerais: ControlSoft tem o melhor software de gestão para o segmento

A

tuando especialmente em empresas

armazém, ControlSoft Agro permite interligação,

voltadas ao agronegócio, a ControlSoft

balança eletrônica, equipamentos de classificação,

tem se especializado nas soluções em

dispositivos de captura de imagens, entre outros,

Software e serviços que atendam as ne-

armazenando os dados no software com alta

cessidades dos segmentos, e acompanhando dia a dia

precisão, confiabilidade e segurança.

nossos clientes, buscamos e desenvolvemos soluções

Entre os controle possíveis do módulo de

inovadoras para atender as exigências da legislação e

Armazéns Gerais o ControlSoft Agro Disponibiliza as

as tendências de mercado.

seguintes opções:

O ERP ControlSoft Agro possibilita as empresas

Controle de Romaneios de entrada e saída;

do ramo de Armazéns Gerais gerenciar com tranqüi-

Interligado ao Módulo de Notas Fiscais;

lidade e exatidão as mais diversas formas de trabalho

Controles Royalties

e de controles. Toda a movimentação pode ser con-

Controle de diferentes operações: Recebimento

trolada por produto, variedade, safra, cliente, pro-

para Depósito, Depósito para Arrendamento,

priedade entre outros. Reúne em uma única ferra-

Depósitos em Armazéns de Terceiros, Compras

menta o controle de todos os processos envolvidos

e Vendas a Fixar, Transferências entre Fichas

nas atividades diárias de armazéns gerais, bem como,

Físicas, Armazéns e Silos e outros;

comercialização, industrializações, corretagens de

cereais facilitando a operacionalização e gestão do negócio, fornecendo resultados em todos os setores

Grãos, Integrado com o Módulo Financeiro; 

da empresa. Para agilizar ainda mais o controle do seu

10 Revista ControlSoft Magazine

Controle de Contratos de Compra e Venda de Cálculo Automático de Despesas de Armazenagem;

Relatórios Analíticos e Sintéticos da Posição

ANO I - Nº 01 | 2011


Físico – Financeiro, dos Estoques por Produtor, Safra, Propriedades e Outros Filtros; 

Relatórios Operacionais e Gerenciais;

Integrado aos Módulos de Escrita Fiscal, Contabilidade e Financeiro.

Taxas e Descontos decorrentes da padronização (recebimento),

efetuado

em

Produto

ou

Espécie, 

Taxas e Descontos de Armazenagem, Expedição e Quebra Técnica;

Tabelas de Desconto: Umidade, Impureza, Ardidos, Avariados, Verdes, Quebrados;

Ficha Física dos Clientes;

Boletim de Movimentação;

Inventario de Estoque;

Cessões de Crédito;

Warrants (AGF/EGF); Diante de tantas funcionalidades para o ramo

de Armazéns Gerais o ERP ControlSoft Agro tem sido considerado o melhor do Brasil, pois busca dia-a-dia adaptar-se as exigências do mercado proporcionando um melhor desempenho nos controles de nossos clientes.

www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

11


Sagel: 34 anos de tradição em Sorriso \Cliente ControlSoft: Parceria em Soluções para a Gestão

C

om 34 anos de existência, a empresa

integrar a direção da empresa. Em 1993, Ignácio

Sagel foi um dos primeiros clientes

Schevinski se torna prefeito do município de Sorriso,

ControlSoft em Mato Grosso. Instalada no

passando a direção da empresa para as mãos dos

município de Sorriso e fundada pelo Sr.

filhos Sérgio e César.

Ignácio Schevinski Neto, a história da empresa

Hoje a Sagel está consolidada no mercado,

confunde-se com a história do próprio município. A

atuando como armazém geral, fazenda e algodoeira.

família Schevinski chegou em Sorriso em 1976,

Atua com três filiais, sendo duas em Sorriso e uma em

quando a região era uma densa e virgem mata, com

Ipiranga do Norte.

poucas casas. Casado com Nilva Neusa Shevinski, pai

Emprega atualmente mais de 80 funcionários,

de Sérgio, César e Rosecler, o patriarca da família veio

chegando a empregar até 120 pessoas durante o

do Rio Grande do Sul a procura das famosas terras de

período de safra. Quanto a produção, em mais de 15

Mato Grosso, com solo fértil e preço baixo na época.

mil hectares plantados de soja, são responsáveis por

Iniciou com o plantio de arroz, e depois percebendo a

mais de 50 mil toneladas do grão. Além da soja,

necessidade de um local para armazenar suas

planta-se

colheitas, entrou no ramo empresarial montando um

armazenamento de grãos é cerca de 300 mil

armazém de grãos.

toneladas.

também

algodão.

A

capacidade

de

Assim começava a história de sucesso da empresa

A Sagel adquiriu o software da ControlSoft em

Sagel, que foi a primeira na época a ter uma balança

1999 e desde então a parceria tem se fortalecido.

rodoviária no estado de Mato Grosso, fazendo com

Jonas Cristiano Pesck, quem nos concedeu a

que as fazendas da redondeza se utilizassem todas de

entrevista na empresa, é Gerente Administrativo

seus serviços. Também foi pioneira no fornecimento

Financeiro e trabalha na empresa desde 1998. Nos

de sementes para o plantio.

disse que a ControlSoft sempre foi uma grande aliada

A empresa recebeu o nome de Sagel em abril

na solução da gestão. “Inicialmente o contato com a

de 1987, quando os filhos César e Sérgio passaram a

ControlSoft era bem próximo, com os próprios

Evolução da unidade da Sagel durante seus 33 Anos

12 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nº 01 | 2011


diretores.

Aos

poucos

a

empresa

foi

se

e horário. Na ControlSoft, a Sagel é atendida

profissionalizando, e isso é bom porque a gente

especialmente pela Técnica de Apoio, Claudinéia Kiedis

percebe que há uma evolução constante e investimento

e o Supervisor de Atendimento, Cledinei Mânica.

em tecnologia.” declara Jonas.

Nossos sinceros agradecimentos a toda equipe

Como diferencial, o colaborador da Sagel indica

Sagel. Esperamos que a parceria permaneça e se

nosso atendimento, especialmente os telefones de

fortaleça ao longo dos anos, contruindo juntos histórias

plantão, onde o apoio pode ser acionado a qualquer dia

de sucesso.

www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

13


Essa matéria faz parte da sessão de apresentação

de

nossos

demonstrando

nosso

contato

clientes, direto

e

parceria que possuímos. Agradecemos aos diretores a autorização e todos que muito bem nos recebem em vossas empresas. Em cada

edição

estaremos

da

ControlSoft

apresentando

e

Magazine, conhecendo

melhor um cliente.

14 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nº 01 | 2011


Conhecendo a ControlSoft \Setor AtendimentoTécnico

C

om o intuito de nos aproximar cada vez mais de nossos clientes, formatamos

essa

sessão

ControlSoft

Magazine

da para

apresentar nossos colaboradores, de acordo com o setor em que atuam. Em nossa primeira matéria, apresentamos o Setor de Atendimento

Técnico,

ou

seja,

os

colaboradores que diretamente atendem as necessidades de nossos clientes através do telefone, skype, messenger e com a nossa nova ferramenta que está em fase de

Cledinei Mânica Supervisor de Atendimento

Claudinéia Kiedis Técnica de Apoio

Paula Sempio Técnica de Apoio

Diego Falchetti Consultor Técnico

Luiz Mulinari Consultor Técnico

Ana Maria Renner Analista de Consultoria

implantação: o mysuite. O Atendimento Técnico da ControlSoft é supervisionado por Cledinei Mânica, 29 anos, colaborador da empresa desde agosto 2004,

tecnólogo

em

Agronegócio

e

especialista em Controladoria e Finanças. Ana Maria Renner, 29 anos, graduada em Administração e especialista em Auditoria e Perícia Contábil, trabalha na empresa desde setembro de 2006. Claudinéia Kiedis, 24 anos, é graduada em Administração e trabalha na ControlSoft desde março de 2010. Diego Falchetti, 18 anos, acadêmico de Agronomia, é colaborador da empresa desde março de 2010. Paula Sempio, 29 anos, é graduada em Administração e é colaboradora da empresa desde março de 2009. Luiz Mulinari, 20 anos, acadêmico de Ciências

Contábeis,

é

colaborador

da

ControlSoft desde abril de 2011. Pela dinâmica da empresa, por vezes outros colaboradores contribuem com o atendimento ao cliente. Uma equipe jovem, ativa, com plenos conhecimentos de nossas ferramentas, prontos para auxiliar na gestão do agronegócio de nosso país. www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

15


16 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nº 01 | 2011

Você sabe onde a ControlSoft está presente no Brasil?


www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

17


Agricultura \Notícias do segmento Plano Agrícola e Pecuário da produção agropecuária, consoli- dos Unidos (USDA) divulga seu 2011/2012 \ Ministério da Agricultura O Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012 contará com recursos de R$ 107,21 bilhões. Um aumento de 7,2% em relação à safra passada. Os recursos serão destinados ao finan-

dando o Programa ABC, lançado no

relatório mensal de oferta e de-

ano passado. O Programa de Agri-

manda nesta quarta, dia 9, às 11h30

cultura de Baixo Carbono, que agora

de Brasília.

incorpora o Produsa e o Propflora,

Segundo a média das expec-

dará incentivos ao produtor que

tativas de analistas consultados pela

adotas boas práticas agronômicas

agência Dow Jones, o USDA vai esti-

para

mar a produção de milho em 12,402

minimizar

o

impacto

da

emissão de gases do efeito estufa.

ta queda de 0,2% em relação à pro-

ciamento de operações de custeio,

jeção divulgada em outubro.

investimento, comercialização, sub-

Uma safra menor nos Estados

venção ao prêmio de seguro rural e apoio

à

utilização

de

Unidos e forte demanda doméstica

práticas

também devem limitar as projeções

agronômicas sustentáveis.

de estoques finais do USDA. As

Os destaques são as novas

sólidas margens de lucro do proces-

medidas de apoio à pecuária, cana-

samento para produção de etanol e

de-açúcar e agroenergia, além da

a contínua demanda da indústria de

estocagem de suco de laranja. Pela

carnes são fortes consumidores dos

primeira vez, haverá recursos públi-

estoques norte-americanos, com-

cos em condições mais favoráveis

pensando a expectativa de queda

para retenção e compra de matrizes

---

de reprodutores, bem como para a

esperam

da exportação, de acordo com o

redução presidente da corretora US Com-

recuperação de pastagens degrada-

Analistas

das. No caso da cana-de-açúcar e

nos estoques de milho e trigo

dos biocombustíveis, estão assegur-

dos Estados Unidos

adas linhas de financiamento para a

\Portal do Agronegócio

expansão e renovação de canaviais. Por fim, o Governo destinará verbas

O governo dos Estados Unidos

para garantir preços mínimos de

deve reduzir suas estimativas para

referência aos produtores cítricos.

os estoques de milho e trigo nesta

Estão mantidas as linhas de finan-

semana, por conta de colheitas

ciamento para os cafeicultores por

menores do que o esperado no país,

meio do Funcafé.

segundo analistas. No caso da soja,

Além dessas ações previstas

entretanto, provavelmente os es-

Plano

Pecuário

toques devem ser maiores do que o

Federal

previsto anteriormente, já que a

optou pelo aperfeiçoamento das

demanda está enfraquecida. O De-

ações referentes ao uso de tecnolo-

partamento de Agricultura dos Esta-

no

2011/2012,

Agrícola o

e

Governo

bilhões de bushels, o que represen-

gias direcionadas à sustentabilidade

18 Revista ControlSoft Magazine

modities, Don Roose. Analistas

preveem

que

o

USDA vai reduzir sua estimativa para os estoques de milho em 31 de agosto de 2012, quando termina o ano-safra, para 801 milhões de bushels - queda de 7,5% em relação à previsão de outubro. Soja - Entretanto, a agência do governo deve elevar a estimativa de oferta de soja, por causa da fraca demanda para exportação. O início mais lento do que o esperado na temporada de vendas externas dos Estados Unidos e o forte potencial ANO I - Nº 01 | 2011


exportador da safra da América do

Unidos.

Sul podem levar o USDA a reduzir a

uma redução de 2,9 por cento a acréscimo de 6,1 por cento ante o

---

projeção de embarques de soja,

ciclo 2010/11. Na quarta-feira, a

disse o analista Steve Freed, da cor- Área de algodão cresce no Brasil por demanda e preço retora ADM Investor Services.

Conab atualizará sua previsão.

A estimativa de produção de

\Agrolink

Segundo a Abrapa, o crescimento deve ser puxado sobretudo

soja do USDA deve ficar perto

em Mato Grosso e Bahia, Estados

daquela divulgada em outubro. An-

Com exportações em alta e

que juntos respondem por cerca de

alistas esperam uma colheita de

bons preços, produtores de algodão

80 por cento da produção nacional

3,059 bilhões de bushels, ante 3,060

estimam que a área plantada na

da pluma.

bilhões de bushels estimados em

temporada 2011/12 poderá ficar

Na avaliação do executivo, os

outubro. A expectativa dos analistas

perto de 1,5 milhão de hectares no

preços firmes do algodão no merca-

é de que o USDA aumente em

Brasil, cerca de 6 por cento maior

do internacional devem estimular o

15,6% sua previsão para os es-

ante o último ciclo.

cultivo da pluma nesta temporada.

"Vai ter este acréscimo sim,

Ele observou que os

porque Nova York (o mercado fu-

preços da soja e do milho em Chica-

turo do algodão) ainda está num

go recuaram cerca de 15 por cento

Trigo - No caso do trigo, o governo

patamar de 97 centavos a 1 dólar

nos últimos 90 dias, enquanto o al-

deve cortar sua estimativa para os

por libra-peso. Que é um patamar

godão negociado em Nova York

estoques, em virtude de uma col-

interessante... estamos otimistas",

perdeu perto de 3 a 4 por cento.

heita menor. Os estoques finais

disse Sérgio De Marco, presidente

"O algodão está volátil, mas

devem ser estimados em 819 mi-

da Associação Brasileira dos Produ-

esta volatilidade é menor do que na

lhões de bushels, segundo analistas,

tores de Algodão (Abrapa).

soja e milho", explicou.

toques de soja em 31 de agosto de 2012, para 185 milhões de bushels.

o que representa queda de 2,2%

A Companhia Nacional do trabalha

vendas antecipadas tendo como

Com os atrasos na colheita

com um intervalo entre 1,35 e 1,48

base no vencimento julho da bolsa

deste ano, o USDA consultou nova-

milhão de hectares, variando desde

de Nova York, que nesta terça-feira,

ante outubro.

Abastecimento

(Conab)

Os produtores negociam as

mente produtores de trigo de primavera em diversos Estados para o relatório de novembro, de modo que pode haver uma redução no número de área plantada. A maioria dos analistas prevê uma produção menor estimada pelo USDA, mas a principal questão é sobre qual será a agressividade do corte na previsão de exportação do governo, afirmou o analista Rich Nelson, da corretora Allendale. A forte competição para exportação com os países do Mar Negro tem dificultado as vendas dos Estados

www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

19


2010. As importações de grandes consumidores na Ásia, como China, Indonésia, Coreia do Sul, Taiwan e Indonésia, seguem firmes mesmo diante dos altos preços da commodity. "O Brasil já conquistou o mercado internacional", disse De Marco, justificando o bom desempenho no período. Para a atual temporada, cujo plantio começará em dezembro, já foram contratadas as vendas externas de cerca de 650 mil toneladas, estima o executivo. Ele ressalta que os negócios por volta das 15h15 (horário de

atual temporada. Na safra passada,

desta

Brasília) era negociado praticamen-

o país produziu 1,95 milhão de

feitos em condições melhores do

te estável a 97,31 centavos de

toneladas da pluma.

que no último ciclo, quando a co-

dólar por libra-peso. O reflexo deste cenário de

temporada

deverão

ser

tação em Nova York estava em torEXPORTAÇÃO EM ALTA

no de 1 dólar por libra-peso, mas a

preços firmes é que em Mato Gros-

maioria dos negócios antecipados

so, maior produtor do país, devem

"Com esta produção, o Brasil

ser cultivados 800 mil hectares

precisará exportar um milhão de

Isso aconteceu porque tradi-

com algodão. Deste total, cerca de

toneladas para desovar este es-

cionalmente grande parte dos

metade desta área deve ser na se-

toque", observou De Marco. A esti-

negócios neste mercado é feita

gunda safra --aquela cultivada após

mativa para a demanda interna

com um ou até dois anos de ante-

a colheita da soja--, de acordo com

oscila perto de 800 mil toneladas.

cedência, quando os preços ainda

a Abrapa.

O

presidente

da

Abrapa

saiu a 0,75 centavo de dólar.

não

haviam

atingido

aquele

"Uma parte disso (desta

destacou que o embarque de 174

área) deve ser tirada do milho saf-

mil toneladas em outubro foi

Neste ano-safra, diz o execu-

rinha", observou De Marco, lem-

recorde mensal e que os em-

tivo, os valores médios dos contra-

brando que o preço favorável do

barques superiores a 500 mil

tos estão em torno de 98 centavos

algodão pode levar produtores que

toneladas de janeiro a outubro

a 1 dólar por libra-peso.

fazem segunda safra optarem pela

também foram os maiores para o

pluma.

período.

O aumento de área e a per-

Os dados da Secretaria de

spectiva de uma produtividade

Comércio Exterior (Secex) mostram

melhor que no ciclo 2010/11 po-

que entre janeiro e outubro o Bra-

derão levar o Brasil a novo recorde

sil embarcou 510 mil toneladas de

de 2,1 milhões de toneladas na

algodão em pluma, contra 410 mil

produção de algodão em pluma na

toneladas em igual período de

20 Revista ControlSoft Magazine

patamar mais elevado.

---

MT no top 10 do Brasil \Agrolink Lucas do Rio Verde (340 ANO I - Nº 01 | 2011


quilômetros ao norte de Cuiabá) é o

tes e uma economia totalmente

um gigante basta ter planejamento

único

mato-

voltada ao agronegócio. Além da

e trabalho”.

grossense e também o único fora do

sojicultura como carro-chefe, Lucas

Para o economista Vivaldo

Estado de São Paulo, a estar entre

do Rio Verde detém a maior área

Lopes, dados como esses só refor-

os dez melhores municípios em

destinada ao cultivo de milho segun-

çam que o elevado crescimento da

desenvolvimento do ranking nacion-

da safra do Brasil. A pujança no

economia de Mato Grosso registra-

al do Índice Firjan de Desenvolvi-

campo atraiu grandes indústrias de

do nas últimas décadas - sustentado

mento dos Municípios (IFDM). Con-

alimentos, como a Sadia e a Amaggi,

no agronegócio - está se transfor-

forme a edição 2011, lançada ontem

e assim, ano após ano, a cidade vai

mando em qualidade de vida para a

– ano base 2009 – deste Top 10,

se firmando como uma importante

população. “Outro dado que ex-

apenas a mato-grossense surge em

industrializadora de alimentos, es-

traímos do IFDM é que as cidades

8ª colocação, quebrando a hegemo-

pecialmente no processamento de

do agronegócio estão se industriali-

nia paulista.

carne suína.

zando para melhor aproveitamento

representante

O IFDM foi criado pela Feder-

O prefeito Marino Franz ob-

de suas matérias-primas”.

ação das Indústrias do Estado do Rio

serva que o IFDM de Lucas do Rio

de Janeiro para acompanhar a evo-

Verde foi superior ao de im-

Econômicos da Frijan, Guilherme

lução dos municípios brasileiros e os

portantes capitais brasileiras como

Mercês, destaca que Lucas tem de

resultados da gestão das pre-

São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O

fato uma posição privilegiada e que

feituras. Dentro dos parâmetros uti-

prefeito ressalta que a cidade com

“ela é a representação clara do

lizados, Lucas do Rio Verde obteve

apenas 23 anos de emancipação

poder do agronegócio, segmento da

índice de 0,9046 pontos, o que rep-

político-administrativa vem subindo

economia que dá o tom do desen-

resenta alto índice de desenvolvi-

a cada ano no ranking. “Eu acredito

volvimento de cidades e estados

mento, ‘nota’ equivalente às obser-

que nós podemos melhorar ainda

com os mesmos perfis de Lucas e de

vadas em cidades do Sul e Sudeste

mais e quem sabe ser o primeiro,

Mato Grosso”.

do país, regiões consideradas de

não é um sonho. O Mato Grosso é

O

gerente

de

Estudos

economia consolidada. O IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda, e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento. Os critérios de

análise

estabelecem

quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. A cidade nascida às margens da BR-163 possui pouco mais de 45 mil habitanwww.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

21


Olá, bem vindo a 2031 \Crônica - Lucinei Loch

O

lá, quem vós escreve é Lucinei Loch. Não o do passado/presente, sou a mesma pessoa agora com meus 42 anos e vim preparar vocês para o futuro. Calma, calma, não houve nenhuma guerra ou desastre nuclear, mas a vida evoluiu muito com os avanços tecnológicos. No momento que estou escrevendo esta mensagem estou deitado em minha concha, enquanto vou pensando e a mensagem vai surgindo diante de meus olhos que ainda estão fechados, mas estou acordado e num único pensamento acabo de enviá-la. A única dificuldade foi encontrar um servidor que ainda suporta-se os protocolos desse serviço tão do passado... Explicando em miúdos, a concha é a cama do futuro, no meu caso utilizo uma PrOrtobon CSR-458b, que entre as novidades, possui um filtro de ar microatomico para eliminação de ácaros e mofos. O som interno ganhou uma pequena melhorada e o colchão composto de airbags inflável se molda melhor ao formato do corpo (diga adeus as dores de coluna do passado). Os melhores avanços estão na área da comunicação. Depois que os computadores do passado ficaram cada vez mais finos e pequenos, eles chegaram ao tamanho de celulares, depois tocadores de musica, e a três anos atrás a AppleSoft - a Microsoft comprou a Apple em 2017 por uma pechincha - conseguiu criar o computador de implante, um pequeno modulo que fica por debaixo da pele e não necessita de fonte externa de alimentação, já que se utiliza do próprio calor humano para o funcionamento. O processamento e armazenamento é auxiliado pelo celebro humano, ganhando velocidade significativa no processamento de todos os dados. Nestes mesmos três anos do lançamento do computador, as tecnologias de TVs EXPlasma, SuperProtons e Twister AMOLED acabaram caindo em desuso, graças a possibilidade de fechar os olhos e conseguir visualizar a área de trabalho em

22 Revista ControlSoft Magazine

/

minha frente, rodando a versão Windows 16 beta, já que a versão final deve sair apenas em 2032. O mundo inteiro já está surfando na onda da internet telepática 7G, enquanto no Brasil estamos com problemas para a implantação das redes moveis do padrão 5G, por conta de escândalos que estão ocorrendo na presidência de Everaldo Francisco Silva Oliveira, antigo palhaço e apresentador de TV. Esquecendo os escândalos políticos da Republica de Bananas, a saúde provou que as pessoas podem chegar facilmente aos 100 anos de vida aparentando 35 anos, graças a novas técnicas de esfoliação utilizando pedra-pomes e produtos cosméticos criado a base de peixes abissais. Doenças como câncer e HIV são coisas do passado, graças a criação da nanotecnologia na construção de robôs que circulam em nossas veias realizando checkups em tempo real do corpo, que são

ANO I - Nº 01 | 2011


automaticamente repassados para nossos médicos. Porém alguns tipos de consulta tradicionais ainda prevalecem pelo alto índice de procura dos pacientes, como o exame de próstata por um grupo seleto de pessoas. Enfim, saúde é saúde. Ainda tenho muito a falar do futuro, mas creio que devo levantar, pois o dia promete uma agenda cheia, como realizar o download de terabytes das noticias diárias para refletir durante o percurso em que o meu DeLorean realiza com o piloto automático pelos céus congestionados de São Paulo. Não bastasse o trânsito caótico do meio terrestre, nos últimos anos com o barateamento dos carros voadores as vias aéreas sofreram com o mesmo problema destas vias. Logo após o almoço de que devo fazer no Rio de Janeiro devo me encaminhar a Sorriso para uma reunião com diretores da empresa, com a pauta de plantações suspensas, e voltar a São Paulo para buscar os filhos na escola. Espero que os estudos sobre tele-transporte de objetos se conclua logo, facilitando o deslocamento de varias pessoas em nossa aldeia terrestre.

www.controlsoft.com.br

Revista ControlSoft Magazine

23


Unidade Central: Av. Natalino Joรฃo Brescansin, 2753 Centro - CEP 78890-000 - Sorriso - MT (66) 3544 - 4364

24 Revista ControlSoft Magazine

ANO I - Nยบ 01 | 2011


ControlSoft Magazine Ed. 1  

Revista Eletrônica da ControlSoft Sistemas e Soluções para a Gestão do Agronegócio

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you