Issuu on Google+

C

ANO 01 - EDIÇÃO 02 - 23 A 30 DE AGOSTO 2013

www.contrapontonline.com.br

facebook.com/curtacontraponto

@sigacontraponto

MOBILIDADE URBANA Um desafio para o desenvolvimento de Itaquaquecetuba Página 07

Balanço do 1º semestre da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba

Cidade

Os vereadores apresentaram 1435 indicações e 74 Projetos de Lei.

Pág. 03

Cinco cidades participam de pesquisa sobre a sáude pública , Itaquaquecetuba está incluida. Pág. 03 Ponta a ponta

Quinta da Boa Vista: Um bairro de contrastes

Quinta da Boa Vista: Um bairro dividido entre um grande parque industrial e de outro uma comunidade com mais de 20 anos. Uma comunidade construída pelas próprias mãos de seus moradores. Tudo começou com a criação do Cemitério Morada da Paz. A partir da primeira quadra do cemitério, uma centena de pessoas, vindas da zona leste de São Paulo e de outros estados como Bahia, Ceará e Minas Gerais, decidiram ocupar as áreas ao redor do cemitério. Apesar do lugar ser afastado do centro da cidade, não possuir linhas de ônibus e nenhuma infraestrutura, aquelas pessoas decidiram erguer um bairro ali. Pág. 12

ESCOTISMO

DIREITOS DA CRIANÇA

Aberta as inscrições para o Grupo de Escoteiros Nova Aliança

Conselheiros Tutelares participam de curso de qualificação

O Grupo se organiza em Itaquaquecetuba e está com inscrições abertas para os jovens que pretendem serem escoteiros. O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos, que tem como proposta o desenvolvimento do jovem com base em um sistema de valores que prioriza a honra.

Nesta semana do dia 21 ao dia 23 de agosto, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou o curso de qualificação do Conselho Tutelar 2013 na Casa dos Conselhos. Entre os diversos temas abordados foi a apresentação da legislação municipal para atuação dos conselheiros.

Pág. 03

Pág. 04

ANO 1 - Nº02 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - SOCIEDADE JORNALÍSTICA CONTRAPONTO - VERSÃO ONLINE EM WWW.CONTRAPONTONLINE.COM.BR - FACEBOOK: CURTACONTRAPONTO - TWITTER: @SIGACONTRAPONTO - ITAQUAQUECETUBA E REGIÃO


2

#Contraponto

www.contrapontonline.com.br

facebook.com/curtacontraponto

@sigacontraponto

Por dentro do assunto Ed. 02 / Ago 2013

Circulação: Itaquaquecetuba e Região.

Distribuição: Associação Comercial. Museu Municipal. Posto Policial PM. Delegacia Pol. Civil. Casa dos Conselhos. Secretaria de Educação. X-Com Informática. Fempi. Prefeitura Municipal. Câmara Municipal. Defensoria Pública. Cartório Del Guércio. Cartório Eleitoral. Secretaria da Mulher. Banca NSª Aparecida. Banca Sto. Expedito. Mercado Aline. Mercado Reillar. Alex Car. Delegacia Pol. Jd Cayubi. Padaria São Luiz. Terminal Rodoviário do Manoel Feio. Estação Aracaré. Estação Itaquaquecetuba. Centro Comercial. Escolas Públicas. UNG, Fatec, OAB, INSS.

Editorial Nesta segunda Edição o #Contraponto, convida o leitor a enxergar o problema da mobilidade urbana de ângulos diferentes, como algo transversal que trata do trânsito, do transporte público, de alternativas ao transporte público, de ações do Poder Publico, e também como isso afeta o cotidiano das pessoas, e seu comportamento, além de como esse tema acaba influenciando nossa economia local. Em contraponto à Edição anterior, queremos mostrar os percalços para nosso desenvolvimento, para que a sociedade possa compreender como uma simples ação como fechar uma rotatória pode melhorar o tráfego, ou como o trânsito pode gerar stress ao ponto das pessoas se descontrolarem.

Cartas dos Leitores

Seguindo a linha de mostrar o que acontece em Itaquaquecetuba, apresentamos de forma inédita o Grupo de Escoteiros Nova Aliança que pretende articular ações cívicas e tradicionais no municipio. Apresentamos também o balanço do primeiro semestre da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, com o objetivo de informar os cidadãos sobre os andamentos da cidade. E em nossa editoria “Ponto de vista”, clicamos uma fotografia do cotidiano da cidade. Relatamos essas questões em nosso segundo Editorial, para reforçar nosso compromisso com o bom jornalismo e com o jornalismo regional, mas principalmente para abrir espaço para qualquer leitor que deseje colaborar com textos, cartas, fotografias e denuncias. O #Contraponto reforça

sua Linha Editorial de independencia e imparcialidade, com o obejtivo de valorizar nossa cultura local, mas em especial valorizar as pessoas, tendo como príncipio valores éticos e humanos. O #Contraponto deseja criar uma ampla rede de colaboradores, e por isso a contribuição de seus leitores é essencial, não apenas contribuição intelectual (com textos e fotos), mas a contribuição crítica de seu conteúdo e design. Ele almeja fazer um jornalismo diferente, colaborativo que o leitor possa viajar em suas páginas, possa se enxergar nas matérias e principalmente visualizar Itaquaquecetuba de ponta a ponta e em contraponto ao senso comum.

Charge de Kaianders Semple

E outros locais, a cada semana, estaremos divulgando parte dos pontos de distribuição já que são muitos.

Quer ser um parceiro de distribuição também? entre em contato conosco, através do telefone (11) 3445-7871.

cartas@contrapontonline.com.br

Uma estação de trem Sempre que visito Itaquaquecetuba, a primeia imagem que aparece na minha cabeça é sua estação de trem. É a marca do abandono, do esquecimento. É o descaso das autoridades com a população das cidades da Grande São Paulo. O trem, que nos horários que importam, sempre está lotado, tratando a população como sardinha em uma lata se soma as condições precárias da estação de trem. É o contraste absoluto com a Estação USP, moderna e acessível. Em Itaquaquecetuba, quando um idoso, uma mãe com carrinho de bebe vai andar de trem, o sofrimento é enorme. Nem escadas rolantes, nem elevadores. Cadeirantes são praticamente proibidos de usar o transporte. Em dia de chuva é certo que todo cidadão vai se molhar pela falta de cobertura nas passarelas. Para se comprar um bilhete, se sofre no espaço apertado da área da estação.

A ausência de planejamento, faz com que não se tenha integração do transporte ferroviário com os ônibus da cidade, de forma eficiente. Uma demonstração da falta de planejamento. Com as denúncias do chamado “propinoduto” do Metro e da CPTM, somos informados dos milhões desviados em esquemas ligados ao partido do Governo Estadual e as empresas privadas do Cartel que monopoliza a terceirização da manutenção da rede metro-ferroviária. Tratá-se de um verdadeiro insulto ao usuário de transporte público. As manifestações de junho colocaram o transporte público em discussão, pois seu abandono é algo sentido pelo povo. Sem dúvida é hora de exigir melhorias imediatas. É hora dessa bela cidade ter uma estação de trem digna de seu povo.

Alexandre Linares, professor e cientista social.

Para anunciar ligue:

3445-7871

publicidade@contrapontonline.com.br

EXPEDIENTE |

www.contrapontonline.com.br Antonio Carlos Junior

Jornal Contraponto ©

Afiliado:

Diretor Responsável

acjunior@contrapontonline.com.br

Sociedade Jornalística Contraponto LTDA-ME, Cnpj:18.203.418/0001-61. Rua Guarulhos, Nº. 161 B, Jd. da Estação Itaquaquecetuba - SP CEP: 08577-300.

Se você também possue alguma opinião sobre determinado assunto, faça como o amigo leitor Alexandre Linares.

Marcello Barbosa Editor Chefe

marcello@contrapontonline.com.br

ACIDI

Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba

Irasson Cordeiro Jornalista Responsável MTB:20810 irasson@contrapontonline.com.br

Frente Empresarial Pró - Itaquaquecetuba

É uma publicação semanal da Sociedade Jornalística Contraponto Ltda-ME. Não se responsabilizando pelos conceitos emitidos nos artigos , colunas e cartas assinadas. As pessoas que não constarem no expediente não têm autorização para falar em nome do Jornal Contraponto ou para retirar qualquer tipo de material se não possuírem em seu poder, carta em papel timbrado assinada por um de seus diretores que conste no expediente.

Curta nossa página no

facebook.com/curtacontraponto


www.contrapontonline.com.br

/social

facebook.com/curtacontraponto

#Contraponto

@sigacontraponto

11

Alexandre Feijó @xanfeijo

social@contrapontonline.com.br

AÇÃO PRÓ-ACESSIBILIDADE No dia 21 de Agosto deuse início as atividades da Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, e houve uma caminhada pelas ruas centrais da cidade de Itaquaquecetuba com os especiais visando formar assim consciência para com os deficientes e que se encerrou com um belo coral da APAE no coreto em frente a igreja matriz. Parabéns ao

pessoal da APAE, ao KIBÔ NO IE e as Secretarias municipais envolvidas. Valeu para começar bem

o dia e para refletirmos e agradecermos a Deus por tudo!!!

Miltão presidente da APAE prestigiando a caminhada

Pense nisso

“A humildade é a única base sólida de todas as virtudes” Confúcio. MEU ELOGIO: Ao Governo do Estado que criou a Delegacia de defesa dos animais e ao Dep. Est. Fernando Capez que foi o autor do projeto. Nossos animais agradecem!

caminhada pro acessibilidade Alimentando a Alma: O MILAGRE NICHOLAS SPARKS.

Esse livro é um romance incrível, cheio de mistérios, tem um contexto histórico e possui uma narrativa bem detalhada, no inicio eu pensei que

leria algo chato, mas depois eu percebi que se trata de uma história de corações machucados e “blindados” para um novo amor, mas em se tratando de coração, ninguém é capaz de controlá-lo! Otima leitura.

MINHA CRÍTICA: A qualidade da telefonia móvel de nosso país. Querem vender bandas 4G quando nem 3G pega direito! Cadê os órgãos fiscalizadores? O CARNAVAL JÁ COMEÇOU!!! As escolas de samba começaram a abrir suas quadras para os “foliões” já irem se aquecendo e afinando o samba no pé! Algumas das grandes de São Paulo ainda estão em eliminatórias da escolha de seus respectivos samba enredos, mas vale a pena mesmo assim ir com os amigos se divertir e “malhar um pouco” ao som afinadíssimo das baterias das agremiações! No último sábado, dia 17 de Agosto, fui visitar a quadra da Rosas de Ouro, que fez uma grande festa recebendo as suas co-irmãs (Camisa Verde e Branco, Império de Casa Verde e Beija Flor); Muita batucada e Samba no pé. Em breve devem começar as festas dos ensaios das escolas de samba da região, vale a pena conferir!!!

ALEXANDRE FEIJÓ, FOLIÃO E GRAZIELA

RUA AMAURI RIBEIRO, 38 CENTRO - ITAQUAQUECETUBA -SP - TEL:4642-6100 4642-2285 ESTRADA SANTA ISABEL, 2347 - CENTRO - ITAQUAQUECETUBA - CFC GAMA TEL: 4642-7459


#Contraponto

/ponta a ponta bairro a bairro

facebook.com/curtacontraponto

@sigacontraponto

Quinta da Boa Vista

Tudo começou com a criação do Cemitério Morada da Paz. A partir da primeira quadra do cemitério, uma centena de pessoas, vindas da zona leste de São Paulo e de outros estados como Bahia, Ceará e Minas Gerais, decidiram ocupar as áreas ao redor do cemitério. Apesar do lugar ser afastado do centro da cidade, não possuir nenhuma infraestrutura, aquelas pessoas decidiram erguer um bairro ali..

Quinta da Boa Vista: Um bairro de contrastes

Imagens ©2013 Cnes/Spot Image, DigitalGlobe, Dados cartográficos ©2013 Google

Quinta da Boa Vista é um bairro dividido ao meio, de um lado um amplo parque industrial e de outro uma comunidade com mais de 20 anos de existência.

Marcello Barbosa

A Quinta da Boa Vista é um bairro dividido ao meio, de um lado um amplo parque industrial e de outro uma comunidade com mais de 20 anos de existencia. Tudo começou com a criação do Cemitério Morada da Paz. A partir da primeira quadra do cemitério, uma centena de pessoas, vindas da zona leste de São Paulo e de outros estados como Bahia, Ceará e Minas Gerais, decidiram ocupar as áreas ao redor do cemitério. Apesar do lugar ser afastado do centro da cidade, não possuir linhas de ônibus e nenhuma infraestrutura, aquelas pessoas decidiram erguer um bairro ali. As pessoas se reuniam aos domingos para planejar a ocupação, dividir o bairro em ruas e depois dividi-los em lotes. Cada rua tinha seu nome escolhido por votação, por exemplo, a Rua da Paz foi batizada assim, por ser uma rua silenciosa, com poucos moradores na época, já a Rua 20 de novembro, ganhou este nome pois foi o dia de sua criação. O motorista Nilson Oliveira da Silva, um dos fundadores do bairro relata “Abrimos cada rua com picaretas e enxadas, fizemos a limpeza da área e organizamos as entradas no bairro”. Com o passar do tempo os moradores da região se organizaram em uma Sociedade de

Amigos do Bairro para revindicarem infraestrutura e atendimento público a comunidade. De acordo com Elenilza Souza Santos “Criamos a Sociedade de Amigos do Bairro para trazer melhorias para a Quinta da Boa Vista. A primeira luta foi para regularizar os Ceps

da população deste bairro trabalha em São Paulo. Uma dificuldade enfrentada pelo bairro é com a mobilidade urbana. A região possui apenas uma linha de ônibus municipal (Jardim São Paulo – Jardim Amazonas), o intervalo dos ônibus é de 45 minutos e os atrasos são constantes, além da superlotação

Nilson Oliveira comenta a necessidade de regularizar o bairro.

das ruas e assim garantir que o correio entregasse correspondencias. Depois lutamos para a intalação de luz no bairro, depois pela água, pelas linhas de telefone e para temos uma linha de ônibus exclusiva.” O Parque Industrial da Quinta da Boa Vista, tem grande participação em nossa economia local, aquece nosso mercado e gera empregos. Em especifico para a comunidade da Quinta da Boa Vista, é o local onde uma parcela dos jovens conquistam seu primeiro emprego. Mesmo assim a maioria

Elenilza fala sobre a luta social da comunidade.

Um problema apontado por Nilson é a falta da regularização fundiária no bairro. Segundo ele são 23 anos de existencia da Quinta da Boa Vista, as ligações de água e luz são regulares e a Prefeitura encaminha anualmente o IPTU de

todos. “O sonho de todos os moradores é ter o documento de propriedade, todo mundo construiu esse bairro, e hoje ele se desenvolve todo dia.” Atualmente a Quinta da Boa Vista está pavimentada, mas falta a manutenção de servi-

ços públicos, ainda existe o problema de confusão dos ceps, algumas cartas acabam se perdendo. O bairro é um recorte da realidade de Itaquaquecetuba, onde mesmo com problemas, ele consegue se desenvolver.

existente. Uma necessidade que os moradores apontam é a implantação de uma linha intermunicipal, pois para quem trabalha em São Paulo necessita pegar no minimo duas conduções para chegar ao trabalho. As mães do bairro reclamam da falta de creches municipais, além disso a comunidade em geral questiona a falta de investimentos em lazer na região. De um lado um grande parque industrial e de outro uma comunidade com mais de 20 anos.


www.contrapontonline.com.br

/cidade

#Contraponto

Itaquaquecetuba de 23 a 30 de Agosto de 2013

3

Finalizadas as obras da Vila Passalacqua

Nesta terça-feira (20/08), a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba entregou as obras da Vila Passalacqua, especificamente na Rua Bebedouro e Avenida Itaquaquecetuba. O investimento foi de R$ 460 mil e contou com a parceria da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

1ª Ação Pró-Acessibilidade é realizada em Itaquaquecetuba

1ª Ação Pró-Acessibilidade é realizada em Itaquaquecetuba

Evento é realizado em função da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e tem por objetivo a conscientização sobre acessibilidade

Evento é realizado em função da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e tem por objetivo a conscientização sobre acessibilidade

todos os domingos das 10h as 12h, divididas entre teoria (na secretaria) e prática (no Parque Ecológico). Durante as atividades também podem ser realizadas inscrições.

Estão abertas as inscrições para quem deseja participar do Grupo de Escoteiros Nova Aliança em Itaquaquecetuba. As inscrições são feitas de segunda a sexta feira das 13h30 as 17h00 e aos domingos das 10h as 12h na sede da Secretaria da Promoção Social, situada à Av. Emancipação, 125, no

centro de Itaquaquecetuba. Leandro Duarte, Diretor Administrativo do Grupo explica que para participar basta se inscrever na sede da Secretaria da Promoção Social, na sala dos escoteiros. O critério de admissão é ter no mínimo 6 anos e 5 meses de idade. “As atividades são realizadas

O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos, que tem como proposta o desenvolvimento do jovem com base em um sistema de valores que prioriza a honra.

Neste domingo (25/08) acontece a semifinal da I Taça Municipal de Futebol No dia 25 de agosto (domingo) vai acontecer a semifinal da I Taça Municipal de Futebol em Itaquaquecetuba.

Fique por dentros dos jogos: 09:00 hs Águia x C.T. Vila Ercília (Sub 15) 10:10 hs Elite x Paraíso da Bola (Sub 15) 11:20 hs Paraíso da Bola x São Bento (sub 17) 12:30 hs Nascente x C.T. Vila Ercília (sub 17)

Antonio Márcio

Divulgação

O Escoteiro passa por algumas fases, sendo Lobinho, Escoteiro, Sênior, Guia e Pioneiro, nesta ultima fase ele começa a ensinar os mais novos e cuidar de tropas.” afirma Leandro.

Caminhada contou com a presença de cerca de 200 pessoas O Conselho Municipal da Pessoa Deficiente de Itaquaquecetuba (CMPD) em parceria com o Centro de Inclusão Social (CIS), com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Itaquaquecetuba (APAE) e a Associação Beneficente Casa da Esperança (KiBôno-iê)organizaram nos dias 21, 22 e 23 de agosto a 1ª Ação Pró-Acessibilidade Itaquaquecetuba em conjunto

com a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Na quarta-feira, (21/08), aconteceu a “Caminhada da Acessibilidade” na Praça Padre João Alvarez no centro da cidade, com a participação de cerca de 200 pessoas. O prefeito Dr. Mamoru Nakashima (PTN) participou da caminhada em conjunto com outras autoridades municipais.

www.gps.adv.br

Balanço do 1º semestre da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba

gilson@gps.adv.br

Em seis meses de atividade, os vereadores apresentaram 1435 indicações ao prefeito e 74 Projetos de Lei.

Antonio Marcio

para discutir sobre Segurança 02 Comissões Especiais de Inquéritos – da Saúde e do Transporte (em andamento) 02 Comissões Temporárias – (Rodoanel e Histórico Cultural 60 anos de Emancipação.) 03 Audiências Públicas das Comissões Temporárias e Permanentes. 07 Audiências Públicas de prestação de Contas do Executivo 66 Projetos de Leis Ordinárias. mara. As sessões acontecem Sendo 25 de proposituras dos todas as terças feiras, as 18h00 vereadores na Rua José Barbosa de Araujo 08 Projetos de Leis Complenº 267 - Vila Virginia - Cep mentares 08573-040. Duas Sessões Solenes de Entrega de Titulo de Cidadão Veja os números desses seis Itaquaquecetubense meses de legislatura: Reuniões Mensais da Comis11 Projetos de Decretos Legis- são de Economia com Gestores da Bandeirante Energia lativos,40 Requerimentos. S/A e Secretários 1435 Indicações. 01 Comissão Permanente 03 exposições temáticas .

A Câmara Municipal da cidade apresentou em seu site o balanço do primeiro semestre de trabalho de 2013. Em seis meses além de quase 1500 indicações feitas e 74 projetos de lei apresentados, além da instalação de duas CEI’s (Comissões Especiais de Inquérito). Uma novidade são as exposições temáticas no Hall da Câ-

Na quinta feira (22/08) foram realizadas diversas atividades no Centro de Inclusão Social (CIS). O encerramento será na sexta feira (23/08), na Câmara Municipal, onde serão realizadas palestras, das 9h00 às 12h00. Estão previstas ações complementares de 26 a 30 de agosto na sede do CIS, localizado à rua Distrito Federal, 205, Vila Ercília.

Estrada de Santa Isabel, 3.142 Sala 12 - Jd. Nova Itaquá Itaquaquecetuba - SP

(em cima da padaria Araújo Próximo ao Hospital Santa Marcelina)

Advocacia Trabalhista Cálculos Trabalhistas Acidentes de Trabalho ou Trânsito (Seguro DPVAT) Rescisão de Contratos de Veículos (Juros Abusivos) Consultoria Empresarial • Contratos Negociação de Dívidas (Bancos e Financeiras) Advocacia Previdenciária Aposentadoria e Auxílio Doença Direito de Família • Divórcios Pensão por Morte • Usucapião Agende o seu Horário! Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira 8h às 18h *Sábado das 9h às 12h *somente com agendamento

Telefone.:

(11)2814-2728 (11)4645-4432


4

#Contraponto

/cidade

www.contrapontonline.com.br

facebook.com/curtacontraponto

@sigacontraponto

Homenagem

No dia 15 de agosto a Câmara Municipal outorgou o Título de Cidadão Itaquaquecetubense ao ao fundador do Rotary Club da Cidade, Jayme Cordeiro Rosa.

Conselheiros Tutelares eleitos têm curso de qualificação em Itaquaquecetuba

Estudantes do EJA participam do Projeto Mestre Cuca

O objetivo do projeto é trabalhar as questões referentes à alimentação saudável

Participaram membros do CMDCA, e os Conselheiros Tutelares eleitos. No ultimo sábado (17/08) foram eleitos os novos Conselheiros Tutelares de Itaquaquecetuba. Nesta semana do dia 21 ao dia 23 de agosto, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou o curso de qualificação do Conselho Tutelar 2013 na Casa dos Conselhos. Entre os diversos temas abordados foi a apresentação da legislação municipal para atuação do conselheiro, apresentação da área social e forma de suporte administrativa, o papel do CMDCA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, instrumentação de tuação

do Conselho Tutelar e outros pontos. A presidente do CMDCA, Leticia Vasconcelos comentou que “O objetivo desta qualificação é capacitar o Conselheiro Tutelar para sua função. O CMDCA vai realizar de forma continuada a cada dois meses uma nova qualificação.” Foram eleitos 05 Conselheiros Titulares e 10 Conselheiros Suplentes que vão tomar posse dia 09 de setembro. Os Conselheiros Titulares são: Nathalia Eronosov, Marilu sales Barbosa, Lilian Cristina de Assis, Patrícia Pereira de Lima e Josefa dos Santos

Itaquaquecetuba www.itaquaquecetuba.apaebrasil.org.br/

Soares; Os Conselheiros Suplentes são: Sandra Cristina da Silva Pinto, Oscar Miguel de Alencar, Valter Silva Flores, Maria de Lourdes Souza e Silva, Liliane Gonçalves do Nascimento, Djanir Maria Trosdolf, Aparecida Mendes, Marcia Alves dos Santos, Alice da Conceição Crescêncio e Marila Bernal.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) iniciou no dia 12 o Projeto Mestre Cuca. Ele é ministrado para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das Escolas Municipais: Prof. Paulo Nunes; Profª Roseli Aparecida Mendes; Ver. João Marques; Profª Olívia Ap. da Silva Costa Guglielmo; Virgílio Ma-

rinho; Prof. Alceu Magalhães Coutinho; João Geraldo dos Santos; Eng. Chiozo Kitakawa, José Piacentini; Profª Maria Eulália Nobre Borges, Isabel Alves do Prado e José Marinho Ferreira. O projeto tem por objetivo trabalhar as questões referentes à alimentação saudável, reaproveitamento alimentar, além de palestras

Divulgação

Os novos Conselheiros vão tomar posse dia 09 de setembro.

e aula de culinária alternativa para os estudantes. Ele visa o desenvolvimento econômico e também conscientiza sobre o desperdício. A cada semestre será escolhido um tema diferente sobre nutrição e alimentação, para ser trabalhado com os estudantes. (Com informações da Assessoria de Imprensa Semecti PMI)

Fundo Social entrega agasalhos para creches de Itaquaquecetuba

Na próxima quinta feira (29/08) está marcada somente para os 05 Conselheiros Titulares uma qualificação com o tema “Procedimento Formal entre Ministério Público e Conselho Tutelar, as 15h no Gabinete da Promotoria.

25/08

a partir das 11:00hs Preço R$20,00

Foram entregues 360 agasalhos.

Feijoada do Amaral, com muitos brindes, sorteio e bingo, venha com toda a sua família! Escola CAIC, Rua Santa Catarina, S/N - Morro Branco

Informações: (11) 4645-8192 A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaquaquecetuba realiza neste domingo (25/08) a tradicional “Feijoada do Amaral”, com muitos brindes, sorteios e bingos. Será na Escola CAIC, Rua Santa Cataria, S/N, Morro Branco a partir das 11h00. O valor da feijoada é de R$ 20,00.

O Fundo Social de Solidarie- recursos arredados do baile dade de Itaquaquecetuba fez beneficente do Fundo Social, a entrega, nesta segunda feira ocorrido em 12 de julho. (19/08) de agasalhos para di- Segundo Joerly Nakashima, versas creches da cidade, sen- “Com o dinheiro angariado, do elas, Cornélis Karek Bran- conseguimos comprar os agadwijk, Elydia Bertaioli Duarte, salhos infantis e distribuímos Creche Comunitária Padre em 5 creches do município. FiJoão Minozzi e as associações camos felizes pelo sucesso da Mãos Unidas e Amigos do parceria com a FEMPI e por Bairro Sitio São José. Foram ter ajudado tantas famílias entregues 360 agasalhos, que que sofrem nesse período de foram comprados com os frio”, destacou Joerly.

Participaram da entrega a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, Joely Nakashima, a coordenadora geral da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (FEMPI), Janete de Oliveira e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), Gerivan da Cruz. (Com informações da Assessoria de Imprensa PMI)


/cultura

* Elton da Silva Santana

O termo folclore é de origem inglesa (folk = povo + lore = conhecimento, ensinamento). Entendida hoje como o conjunto (ou ciência) das tradições, usos, crenças, lendas, canções e literatura popular, seja material, seja espiritual (I Congresso Brasileiro de folclore, Rio de Janeiro: 1951). Em outras palavras, folclore é a cultura popular – como é definido hoje pela UNESCO (ou ciência sobre). O tema já era estudado na Grécia Antiga, pelo escritor e

Um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes chamado “Roda de Choro do Seu Julinho” acontece dia 29 de agosto as 18h00 no Casarão do Carmo, situado na Rua José Bonifácio, 516 (Centro Histórico). A entrada é franca.

hermeneuta Evêmero (séculos IV – III a.C.) e Pausânias, o geógrafo (séculos I – II d.C.), ambos procuraram conhecer melhor a sua própria cultura. Aliás, boa parte dos poetas gregos, sobretudo Homero (séc. IX a.C.) e Hesíodo (séc. VIII a.C.), o que fizeram de melhor foi trazer para a linguagem escrita o que já havia na linguagem oral, ou seja, colocaram no papel o que já estava estabelecido no imaginário popular. No entanto, é só em 22 de agosto de 1846, em Londres, num artigo publicado pela revista Athenaeum, que o termo folk lore é sugerido pelo arqueólogo Willian John Thoms. A princípio, o termo era visto com ressalva, inclusive até hoje os alemães prefiram utilizar o termo volkskunde (volk = povo, nação + kunde = cliente, consumidor). No entanto, no mundo inteiro será aceito o termo folk-lore, que passou a ser escrita sem hífem e, no

Especial semana do folclore

SECOI

A violinista Carolina Feuerharmel Ribeiro vai se apresentar no evento

Rápidas Comemoração ao Dia do Folclore e do Capoeirista Neste sábado (24/08), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza a Comemoração do Dia do Folclore e do Capoeirista, a partir das 14h em sua sede, situada na Estrada de Santa isabel, 761, Vila Gepina em Itaquaquecetuba.

nosso caso, “aportuguesada” simplesmente como folclore. Não podemos desconsiderar, é claro, os estudos sobre contos e lendas alemães, realizados pelos irmãos Grimm e Herder no início do século XIX. Daí em diante houve um grande interesse por seu estudo. No Brasil, teremos os primeiros estudos sobre o tema neste mesmo período com Celso Magalhães (1849-1876), Couto de Magalhães (1836-1898), José de Alencar (1829-1877), mas sobretudo com Silvio Romero (1851-1914). Como primeira tentativa de se criar uma associação que versasse sobre o folclore teremos Amadeu Amaral que, junto com Paulo Duarte, criaram uma em 1921 em São Paulo, mas que não vingou. Mario Andrade também se entusiasmou pela questão e também fundou uma em 1936, mas também não foi para frente. E é só em 1941, com

Dia 25 (domingo) será realizado o “Concerto de Inverno” em Suzano, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, situado à Rua Francisco Glicério, 1354, centro. A entrada é gratuita. O Concerto contará com a Orquestra de Cordas de Suzano, formada por jovens músicos regidos por Henrique Augusto Amado, que já participou da Orquestra Experimental de Repertório. A apresentação conta com o solo no violino de Carolina Feuerharmel Ribeiro, que estuda música em Sofia, capital da Bulgária. Além de fazer concertos no país onde estuda, se presenta em outros países europeus. O evento terá peças curtas da obra de Bach, Mozart, Mendelssohn e Zlatev-Cherkin.

Artur Ramos, que é fundada a Sociedade Brasileira de Etnologia e Antropologia; Marisa Lira, a comissão de Folclore da Sociedade de Amigos do Rio de Janeiro; e em Natal, Luís Câmara Cascudo, a Sociedade Brasileira de Folclore. Os principais museus sobre o folclore são os de São Paulo, Rio de Janeiro e o do Rio Grande do Norte, frutos das respectivas associações. Para se determinar se um fato é folclórico, segundo a UNESCO, ele deve apresentar as seguintes características: tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade e aceitação coletiva. •Tradicionalidade, passa de geração para geração, contextualizando-se, porém mantendo a sua essência; •Dinamicidade, passa por um processo evolutivo sem perder as suas raízes; •Funcionalidade, a razão de ser num contexto vivo e dinâmico;

•Aceitação coletiva, há uma identidade com o grupo em questão. Pode-se acrescentar a esses o critério da espontaneidade, já que o fato folclórico não nasce de decretos governamentais, nem dentro de laboratórios científicos; é antes uma criação surgida organicamente dentro do contexto maior da cultura de uma certa comunidade. Mesmo assim, em muitos locais já estão sendo feitos esforços por parte de grupos e instituições oficiais no sentido de se recriar inteiramente, nos dias de hoje, fatos folclóricos já desaparecidos, o que deve ser encarado com reserva, dado o perigo de falsificação do fato folclórico. Também deve ser regional, ou seja, localizado, típico de uma dada comunidade ou cultura, ainda que similares possam ser encontrados em países distantes, quando serão analisados como derivação ou variante.

Rua Capitão José Leite Nº41 - Sala 03 Centro - Itaquaquecetuba (Em Frente a Ótica Indaiá, ao lado da loja da OI)

Marcus V. Marchetti OAB/SP 242.638

(11) 2509-0141

Em Itaquaquecetuba, por exemplo, há diversas manifestações culturais advindas das mais variadas camadas da população. No campo religioso, há a tradicional Festa de Santa Cruz e São Benedito, o Maculê le; existe também outros como a congada-moçambiqueira, o Bumba-meu-boi, o samba de roda, a já consagrada capoeira, entre outras. Precisamos, no entanto, dar maior apoio e incentivo aos seus mestres e mestras que ainda as mantém vivas, para que as próximas gerações não apenas a conheçam através de livros e revistas, mas que tenham o privilégio de vivenciá-las de fato.

* Prof. Elton da Silva Santana – Especialista em História pela PUC/SP e Filosofia pela UNESP e Diretor de Patrimônio Histórico pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itaquaquecetuba.

OFERTA IMPERDÍVEL Os melhores destinos pelos menores preços.

Rodoviário - saindo de Itaquá Em uma área com mais de 500 mil m2 no sul de Minas Gerais, o Hotel-Fazenda Vale da Mantiqueira preserva o que há de mais tradicional na cultura campeira para que você sinta, com conforto, a tranquilidade e a simplicidade da vida na roça. O hotel conta com uma reserva ecológica, cachoeiras e atrações para todas as idades. Você pode descansar em nossas piscinas com vista para as montanhas, respirando o ar puro da região, realizar caminhadas, banhar-se nos riachos da fazenda e até pescar! E seus filhos irão divertir-se ainda mais do que você, com a recreação e os passeios a cavalo, charrete e trenzinho especiais para eles. Fazemos tudo para que você passe dias felizes em contato com a natureza!

Hotel-Fazenda Vale da Mantiqueira 3 dias – Saídas semanais

ADVOCACIA TRABALHISTA Empregado: Você tem Direitos Justa causa, sem registro, Acidentado e gestante, Horas extras, insalubridade, danos morais, acúmulo e desvio de função. Cálculo e consultas.

9

Roda de Choro do Seu Julinho acontece em Mogi das Cruzes

Concerto de Inverno de Suzano é realizado neste domingo

Graduação de capoeira acontece neste domingo Domingo (25/09) vai aconteer na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaquaquecetuba, localizada à Estrada de Santa isabel, 761, Vila Gepina a Graduação dos alunos de Capoeira com a coordenação do Mestre Jairo a partir das 10h.

#Contraponto

Itaquaquecetuba de 23 a 30 de Agosto de 2013

A PARTIR DE

www.contrapontonline.com.br

10X

SEM JUROS

57,

REAIS

À vista R$ 570. Transporte rodoviário, acompanhamento de guia, hospedagem com café da manhã e 3 refeições.

CVC Itaquá

(11)

4753-3350

Praça Padre João Álvares, 112A (ao Lado da Cacau Show)

Centro - Itaquá

Prezado cliente: os preços publicados são por pessoa em apartamento duplo, com saídas de Itaquaquecetuba - SP. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e a disponibilidade. Condições de pagamento com parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito. Ofertas válidas até um dia após a publicação deste anúncio. Oferta de lugares limitadas e reservas sujeitas a confirmação. Preço para saída: 21/março/2014.


10

#Contraponto

/região

www.contrapontonline.com.br

facebook.com/curtacontraponto

@sigacontraponto

A Câmara Municipal de Poá aprovou em primeira votação um Projeto de Lei que visa fazer anualmente uma campanha de prevenção de doenças, o tema principal será diabetes e hipertensão arterial, além da criação de mecanismos a fim de prevenir, diagnosticar e conscientizar as pesssoas que têm ou convivem com a doença.

Estudantes de Jornalismo da Unicsul protestam por melhorias Manifestação aconteceu no Campus São Miguel Paulista da Universidade

contra a atual situação do curso, cobrando melhorias de professores e da reitoria. Os universitários do terceiro ano do curso formalizaram uma série de questionamentos à instituição e os do quarto ano reprovaram a não impressão da Revista Código, veículo elaborado pelos próprios estudantes das quatro habilitações de Comunicação Social. Cerca de 50 alunos se reuniram em um grande círculo na entrada da faculdade, segurando cartazes com mensagens do tipo “estamos de luto, o jornalismo morreu”, “quem é você sem notícia?” e, no centro, colocaram um caixão com velas, e entoaram gritos como “o jornalismo da Unicsul morreu e o próximo é o seu” e “salvem o jornalismo”. Durante a manifestação, os universitários receberam apoio de estudantes de outros cursos e olhares curiosos que fizeram fila para ver sobre o que se tratava o ato. O descontentamento agravou quando os estudantes do sétimo e oitavo semestres

do curso foram informados na última semana de junho pelo coordenador da área de Comunicação Social, Carlos

Foto: Tamiris Gomes

Na última segunda-feira, 19, os alunos de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul realizaram uma manifestação no campus São Miguel

Monteiro, da transferência para o campus Anália Franco, com a justificativa de que a turma pequena, com cerca de 20 alunos, não seria mantida financeiramente e, em consequência disso, não ia 2 – Equipamentos). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a entrega das máquinas, vai beneficiar cerca de 24 mil agricultores em São Paulo.

Em evento em São Bernardo do Campo, a presidente Dilma Roussef (PT), anunciou uma série de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento com ênfase em equipamentos (PAC

No alto tietê, Biritiba Mirim, Guararema e Salesopolis, foram as cidades contempladas com esta nova fase do PAC 2, ambas receberão uma retroescavadeira

CLASSIFICADOS

Vende-se 01 fogão de 04 bocas, 01 fogão de 06 bocas, 01 cama de casal com colchão e 01 kit de hot-dog para carro. falar com Kalina (11)4648-7376

produção do Trabalho de Curso (TC), como disponibilização de câmeras fotográficas, filmadoras, computadores

mento, uma posição oficial sobre a manutenção do curso ou se o mesmo será fechado em definitivo, mas é certo que

Manifestação foi pacifica e teve grande repercussão

Biritiba Mirim, Guararema e Salesopolis vão receber retroescavadeiras

Cris Salgados Encomendas de salgados, doces e bolos, falar com Cristiane ou marcos. (11) 4638-4431 / (11) 96055-9623 (Oi) / (11) 96861-4532 (vivo)

conseguir se formar. Era necessário que ambas as turmas formassem apenas uma. Para tal, os alunos de São Miguel

ganharam 50% de desconto na matrícula e nas mensalidades até o encerramento do curso. Aliado ao deslocamento para Anália Franco está a falta de equipamentos necessários no núcleo de comunicação para a

infectados com vírus e ausentes de programas de edição de fotos, vídeos, entre outros. A Universidade Cruzeiro do Sul não abriu vagas para jornalismo no último vestibular realizado. Não há, até o mo-

Cinco cidades participam de pesquisa sobre a sáude pública O objetivo é traçar o perfil da saúde no Brasil. Nesta segunda feira (26/08), o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), inicia a Pesquisa Nacional de Saúde, que vai ser realizada em 1,6 mil municipios brasileiros. No Alto Tietê, foram selecionadas cinco cidades, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. A pesquisa será feita até novembro.

O objetivo da pesquisa é traçar um perfil da saúde no País. As perguntas serão sobre, hábitos alimentares, consultas médicas, atividade física, se usam o sistema público de saúde, se possuem convênio médico, entre outras. Para o esclarecimento de qualquer dúvida, o morador pode ligar para :

os alunos permanecem, com todos os problemas presentes, a estudar para construírem a carreira de jornalistas. Encontro de pró-reitor e universitários é realizada A terça-feira, 20, marcou o dia

em que os alunos de Jornalismo do terceiro e quarto anos de São Miguel foram ouvidos pelo Pró-Reitor de Graduação, Luiz Henrique Amaral, e o coordenador de Comunicação Social, Carlos Monteiro. Lucilene Oliveira, Tamiris Gomes, Dafne Mazaia, Marcello Barbosa, Lilian Tormin e Henrique Santiago, compareceram a uma reunião com os representantes da Universidade Cruzeiro do Sul para discutirem questões que partem da falta de investimentos no curso à falta de incentivo da própria instituição perante o jornalismo. A Revista Código, veículo que teve apenas uma edição e foi pautada pelos alunos do último ano, também será estudada pela reitoria. O prazo, de acordo com o que foi proposto por Amaral, será na próxima quarta-feira, 28. Os alunos prometem manter o protesto caso suas solicitações não tenham uma resposta positiva. Henrique Santiago é Colaborador do #Contraponto, tem 21 anos, é estudante do último ano de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul

Inscrições abertas para atribuições de aulas de 2014

O professor interessado deve procurar a Diretoria Regional de Ensino em Itaquaquecetuba A Secretaria Estadual de Educação abriu inscrições para a atribuição de aulas para o ano letivo de 2014. Nesta edição, os 180 mil professores efetivos da rede estadual de ensino vão poder acumular o cargo com a contratação temporária, aumentando assim a carga horária para até 65 horas semanais.

ria de Ensino que planejam dar aulas, depois devem fazer uma confirmação online até 10 de setembro. O processo seletivo simplificado está previsto para outubro. A Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba e Poá, é situada à Rua Jundiaí, 84, Monte Belo – Itaquaquecetuba. Mais informações podem ser obtidas pelo número (11) 4732-9500.

Assessoria Contábil Pessoa física, imposto de renda, regularização CPF, Os professores deverão fazer uma pré-inscrição na Diretolevantamento, situação fiscal 0800-721-8181 e previdenciária. Pessoa jurídica, abertura Curta nossa regularização, encerramento página no escrituração contábil e fiscal trabalhista. Falar com Bete, (11) 2857-8433 / (11) 4754-1522 facebook.com/curtacontraponto (11)98391-4632 tim / (11) publicidade@contrapontonline.com.br 95770-6090 vivo. Classiicados por linha, custam menos do que você imagina! Ligue Agora: (11) 3445-7871

Para anunciar ligue:

3445-7871


www.contrapontonline.com.br

#Contraponto

Itaquaquecetuba de 23 a 30 de Agosto de 2013

5

Ponto vista

de #CONTRAPONTO

Bispo Dom Pedro Luiz Strighini e Padre Alexandre Miranda em sua posse, no dia 19 de Agosto realizada na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças. Foto: Antônio Marcio de Jesus

Fundamentos da Política I

* Marcelo Pereira Leite

Não é incomum receber um grande “não” frente a esta proposta. Geralmente a resposta vem acompanhada locução: “eu odeio política”. A quem denomine de ignorantes ou “analfabetos políticos” à grande parcela de pessoas que se comportam assim. De fato, quem afirma isto não sabe exatamente o que está dizendo. Mas, ao mesmo tempo, tais pessoas têm motivos que as fizeram chegar a tal concepção: A corrupção nos meandros da política institucional, os desmandos e a falta de compromisso dos eleitos bem como, a falta de esperança numa sociedade melhor, geram esta insatisfação coletiva e concepção “quase geral”. Ainda bem que é “quase geral”. Há ainda quem acredite na Política como forma necessária à organização social.

É importante fazer uma dis- individualmente, particulartinção entre “Política” e “Po- mente. Estamos falando neslítica institucional e partidá- te caso do “bem” enquanto ria”. De fato, quem afirma não algo privado, uma virtude a gostar de política, não sabe ser desenvolvida no nível da que há uma grande diferença pessoalidade. entre elas. Tratarei disto em Voltando à política, o grego outra oportunidade. dizia que “a Política é uma Um falecido muito importan- continuação da Ética”. Por te deve se revirar no túmulo isso este livro foi escrito deconstantemente devido às pois. O que ele quis dizer com negações à política Seu nome continuação? Ora. É como se era Aristóteles. Já ouviram a política fosse como a ética, falar? Um grego inteligentís- só que agora voltada para o simo que morreu em 322 a.C. grupo e não mais ao indivíduo. Na verdade, quem não gosta Neste sentido, política é para tratar do “Bem”, do “justo”, de política deve xingar este cara. Foi ele quem usou a pa- do “lícito”, da “virtude”, da felicidade da coletividade, lavra “Política” pela primeira do agrupamento, ou seja, da vez. “Política” foi o nome que cidade. ele deu a um de seus muitos livros. Este livro especifica- Voltando a falar daqueles que mente tratava das questões “odeiam política”. Se formos referentes à cidade, à POLIS. ser aristotélicos, quem afirma Segundo o falecido, a Política isto, está dizendo que odeia é tudo aquilo que se refere ao “o bem”, a justiça, a organi“bem” público, coletivo, social. zação social, os direitos e os Antes de escrever “A Política”, deveres da cidadania. Pense Aristóteles escreveu outro nisto... Pensemos em nossa livro denominado “Ética”. Os cidade como um lugar para dois livros estão vinculados. todos sermos felizes. Para entender um é necessário entender o outro. Como *Marcelo Pereira Leite é proexpus, “Ética” veio primeiro fessor licenciado em filosofia e tratava das concepções e pedagogia com pós- graduade “Bem” e “Mal”, “Justo” e ção em Filosofia Política pela “Injusto”, “lícito” e “ilícito” UNESP no que tange ao ser humano

Livro sobre a Festa do Divino de Mogi das Cruzes será levado ao Papa. Será levado ao Papa Francisco, no Vaticano, um exemplar do livro ‘O Divino em Mogi das Cruzes” do historiador Jurandyr Ferraz de Campos, que relata a história de uma das maiores manifestações folclóricas e religiosas do Alto Tietê.

Novena Festa da Padroeira de Itaquaquecetuba Novena acontece entre 30 de agosto e 08 de setembro em celebração a Nossa Senhora D’Ajuda Entre os dias 30 de agosto a 08 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda vai realizar uma grande novena com o tema Maria: “Feliz porque acreditou”. (Lc 1,45). Serão realizadas diversas

missas e quermesses na Paróquia situada à Praça Padre João Álvares, 66 – Centro – Itaquaquecetuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4640-2094.

Curta nossa página no

facebook.com/curtacontraponto


6

#Contraponto

www.contrapontonline.com.br

facebook.com/curtacontraponto

/ponto & contraponto Reportagem: Marcello Barbosa, Antonio Carlos e Irasson Cordeiro

Mobilidade Urbana: Um desafio para o desenvolvimento de

Itaquaquecetuba

Trânsito crescente que gera diversos problemas

@sigacontraponto

Curiosidade:

No site “Veja ao Vivo”, o internauta pode ver em tempo real a movimentação do inicio da Rua Carlos Barbosa da Silva no centro: Acesse: http://www.vejoaovivo. com.br/sp/Itaquaquecetuba/rua-carlos-barbosa-da-silva-10.html

Nos ultimos anos o Brasil incentivou a compra de carros, conseguiu aquecer este segmento economico, mas deixou a desejar no investimento em transporte público. Nossa linha férrea está parada a pelo menos 40 anos, o Governo do Estado de São Paulo, faz um investimento muito reduzido em linhas de trem e metrô e com o número elevado de carros, em horários de pico vemos grandes congestionamentos. Isto é uma realidade também em Itaquaquecetuba.

O que os moradores dizem? Segundo o professor, morador do Jardim Odete Vando Nascimento Pereira: “Razoável. (o trânsito) Eu dirijo aqui todo dia para levar minha esposa no serviço, o meu menino pequeno na escola e depois ir pro meu trabalho. Vô logo cedo. Se não tiver

chovendo vai tudo bem, mas se não...e se um carro quebrar, tudo se complica porque as vias são estreitas, principalmente a estrada de Santa Isabel, indo pra Arujá.” Para Michele Santos, moradora da Vila Monte Belo: “Um

porcaria. Pego ônibus pra São Paulo. Demora demais. Acho que devia ter mais corredores de ônibus ou aquela ideia de plataformas no meio da pista e a gente poder descer pelos dois lados também igual na capital” Antonio Márcio

Antonio Márcio

Com o aumento da frota de veiculos, o trânsito não está apenas no centro da cidade, mas também está nos bairros de Itaquaquecetuba, em horários de pico além das principais ruas e avenidas, vemos congestionamentos em bairros, onde até pouco tempo se via poucos carros. Outro agravante é o número de motoristas que para não pagarem pedágio acabam passando por dentro da cidade. O trânsito também causa um grande mau à saúde, causando stress e cansaço. Em 2012, foi destaque em algumas redes de

televisão um ataque de fúria de um motorista, que saiu de seu veiculo e tentou agredir o condutor do ônibus, ao ponto de quebrar os vidros do coletivo com socos e chutes. De acordo com a psicóloga Dra. Julia Reis Uvo, “o corpo humano não foi feito para suportar a alta carga de estresse a que estamos submetidos diariamente. Apesar do transito nas grandes cidade ser muito agressivo, estamos sob pressão do trabalho que tem alta competividade, pressão social e até pressão da família, algumas vezes. Parece

Com a palavra o Poder Público A equipe do Jornal Contraponto entrevistou o Secretário Municipal de Transportes de Itaquaquecetuba, Dalton Luiz Dename. Ele comenta que o Governo Federal disponibilizou para todos os municipios 50 bilhões de reais para serem investidos em mobilidade urbana, a intenção é que Itaquaquecetuba apresente projetos para poder se incluir neste pacote. Ele comenta também a necessidade de investimento maciço em transporte público para principalmente melhorar a situação do trânsito. Dalton ressalta a construção do Corredor Metropolitano de Ônibus previsto para ter suas obras iniciadas no segundo semestre de 2014. Leia a entrevista:

Ônibus tem previs��o de começar suas obras no segundo semestre de 2014, segundo o Governo do Estado. Além do Corredor, teremos a duplicação da Estrada Alberto Hinoto (Antiga Estrada de Santa Isabel). O Corredor também poderá ser utilizado pelas linhas municipais de ônibus.

Jornal Contraponto: Como está o projeto do Corredor Metropolitano de Ônibus? Dalton Luiz Dename: O Corredor Metropolitano de

Jornal Contraponto: Como estão as faixas preferenciais para ônibus? Quantos quilômetros elas possuem? Serão ampliadas?

Jornal Contraponto: O Governo Federal lançou um pacote de investimentos para mobilidade urbana, cerca de 50 bilhões de reais para todos os municipios. Itaquaquecetuba está incluida? Dalton Luiz Dename: Sim. Vamos apresentar projetos para essa área. Inclusive até janeiro de 2015 vamos apresentar o Plano de Mobilidade Urbana.

que estamos a ponto de bala e qualquer coisa pode ser a gota d’agua, não é somente no transito que vemos coisas assim. Além de ser agressivo, perdemos muitas horas no transito, o que desgasta muito o nosso corpo, cansa a nossa mente e nos deixa exposto a situações de perigo como acidentes e assaltos.” Outro problema grave é que o trânsito emperra o crescimento econômico e social da cidade, pois atrasa entregas, compromissos profissionais, consumindo assim boa parte do tempo das pessoas.

Dalton Luiz Dename: As faixas preferenciais serão todas alteradas, inclusive as novas vão contar com ciclovias. O objetivo é focar no transporte público e também alternativo. Jornal Contraponto: Qual contrapartida Itaquaquecetuba receberá pela implantação do Roadoanel na cidade, já que não teremos acesso a ele? Dalton Luiz Dename: A

Rotatória do Jardim Odete foi fechada com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região. contrapartida será uma alça de acesso à Rodovia Ayrton Senna pela parte de baixo da estrada do Corredor. Jornal Contraponto: Atualmente a Secretaria possui quantos agentes de trânsito na cidade? Dalton Luiz Dename: Hoje temos um quadro insuficiente de agentes, precisariamos de no minimo 100 funcionarios,

porém temos 27. Jornal Contraponto: Qual motivo do fechamento da rotatória localizada no Jardim Odete? Dalton Luiz Dename: Fizemos um levantamento de que as rotatórias daquela região acabavam por “travar” o trânsito. Com o fechamento delas, conseguimos desafogar o trânsito daquele lugar.

Secretário Municipal de Transportes de Itaquaquecetuba, Dalton Luiz Dename.


www.contrapontonline.com.br

7

#Contraponto

Itaquaquecetuba de 23 a 30 de Agosto de 2013

/ponto & contraponto

Itaquaquecetuba

A cidade passa por grande crescimento, grandes investimentos, mas tem na mobilidade urbana um grande desafio

Reportagem: Marcello Barbosa, Antonio Carlos e Irasson Cordeiro

Mobilidade Urbana: Um desafio para o desenvolvimento de

Itaquaquecetuba

Antonio Márcio

Itaquaquecetuba a exemplo do Brasil teve um “boom” em seu crescimento, isto é, viu sua população crescer, seu centro se expandir e sua frota de veículos se multiplicar. Mas afinal por quê isto vem acontecendo? E quais ações públicas estão sendo realizadas? O debate da mobilidade urbana é muio amplo, passa pelo trânsito caótico, pelo transporte público, pela falta de ciclovias e passa também sobre a sinalização das vias.

Transporte Público: Investigação e descontentamento O transporte público da cidade é um dos maiores problemas apontados pelos moradores, exemplo disso que em nossas duas edições que tratamos da editoria “Ponta a Ponta” com reportagens em dois bairros (Pequeno Coração e Quinta da Boa Vista), os entrevistados citam graves problemas, como atrasos, superlotação e falta de

segurança. Atualmente existe uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), presidida pelo vereador Silvani de Paula (PR) investigando a CS Brasil, concessionária do transporte público municipal, que detém o monopólio das linhas municipais. Na ultima quinta feira (22/08) aconteceu uma Audiência Pú-

blica, onde os responsáveis da empresa foram convocados, mas não compareceram. A população teve espaço para apresentar suas revindicações aos vereadores presentes e os mesmo também falaram sobre o andamento das investigações. Ao final da audiência a Comissão anunciou que levará o porcesso ao Ministério Público. Antonio Márcio

Na entrada da Rodovia Ayrton Senna passam 2 mil veículos por hora em horário de pico

Campanhas regulares de conscientização A fim de conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, as secretarias municipais de transportes, na maioria dos municípios brasileiros, fazem campanhas de conscientização do trânsito. Essas ações geralmente ocorrem em setembro, por conta da Semana Nacional do Trânsito. Acontecem palestras educativas nas escolas e blitz nas principais vias dos municípios. Nesses eventos, as administrações municipais costuma distribuir panfletos educativos alertando sobre a importância da segurança dentro e fora do veículo. Esses esforços são para conscientizar o maior número de pessoas sobre as leis de trân-

sito, o alcoolismo, a faixa de pedestre e a sinalização. Este trabalho é uma forma de propagar a conscientização no trânsito, porque toda criança com noção de segurança irá cobrar uma boa postura dos pais ao conduzirem veículos, como atitudes simples de respeito à sinalização, uso de equipamentos de segurança, respeito ao limite de velocidade, entre outros. Estes conceitos são abordados com alunos, que de modo prazeroso e lúdico aprendem desde cedo, a importância da educação no trânsito. As campanhas e os Projetos de Educação para o Trânsito são ferramentas imprescindíveis para a prevenção de aci-

Para anunciar ligue:

3445-7871

publicidade@contrapontonline.com.br

dentes. Através delas há uma conscientização e uma mudança nos hábitos, tornando o trânsito mais seguro. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, 80% dos acidentes no Brasil são causados por falhas humanas, como excesso de velocidade, imprudência e a recusa a usar capacete e cinto de segurança. Em Itaquaquecetuba, temos a Escolinha de Trânsito, desde 2005, no Parque Ecológico, atende diariamente as crianças de Rede Municipal de Ensino, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com aulas teóricas e práticas sempre relacionadas à Educação no Trânsito. Curta nossa página no

facebook.com/curtacontraponto


8

#Contraponto

/artigos

www.contrapontonline.com.br

facebook.com/curtacontraponto

@sigacontraponto

Reflexão

“ O Jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter” Cláudio Abramo.

Você sabia que o empregado também pode dispensar o seu patrão por justa causa? scisão contratual. Atrasos dos salários, horas Quando é o patrão que extras trabalhadas sem o comete uma falta grave, a devido pagamento, auslei concede ao emprega- ência de intervalo para do o direito de pleitear na refeição, recolhimento Justiça a rescisão do con- irregular do FGTS e sittrato de trabalho e receber uações constrangedoras todas as verbas trabalhis- de assédio moral são as tas. Nesses casos, na práti- hipóteses mais comuns * Marcus V. Marchetti ca forense, utiliza-se da que fazem os empregaTodo funcionário sabe expressão “dispensa indi- dos recorrerem à Justiça que se praticar um ato reta”, “justa causa patron- para buscarem o reconconsiderado faltoso nas al” ou “rescisão indireta”. hecimento da dispensa relações de trabalho, pode indireta. O empregado o empregador aplicar-lhe As justas causas do patrão que não tolera mais o sanção, inclusive à despe- estão previstas no artigo comportamento abusivo dida por justa causa. Mas 483 da Consolidação das do empregador, ao tomar você sabia que o emprega- Leis do Trabalho (CLT). conhecimento da falta do também pode dispen- São elas: a) exigir do em- patronal, deve imediatasar o seu patrão por justa pregado serviços alheios mente notificar o patrão causa? É verdade. Ambos ao contrato, ou superiores através de carta ou teleestão ligados por um às suas forças, ou proibi- grama, demonstrando sua contrato de trabalho que dos por lei, ou contrários intenção de rescindir o prevê obrigações mútuas, aos bons costumes; b) contrato de trabalho, bem sendo que o trabalhador tratar o trabalhador com como ingressar com recdeve prestar o serviço com rigor excessivo; c) expor lamação trabalhista perdiligência e fidelidade; e o o empregado ao perigo ante a Justiça do Trabalho empregador deve pagar os manifesto de mal consid- para ver declarada a resalários, respeitar o em- erável; d) não cumprir o scisão indireta. pregado e cumprir com as empregador as obrigações cláusulas do contrato. do contrato; e) ofensas à Poderá, ainda, o trahonra do empregado ou balhador levantar os Qualquer uma das partes sua família; f ) agressões depósitos do FGTS, incluque descumprir essas físicas ao trabalhador; e sive com a multa de 40% e obrigações comete uma g) o empregador reduzir obter o seguro-desemprefalta, que dependendo da o seu trabalho, sendo este go (desde que atendidos gravidade, pode ensejar por peça ou tarefa. os requisitos legais). uma justa causa para a re-

Esperança, remédio para a alma

* Edevaldo de Paiva

Estamos iniciando mais uma semana no Jornal Contraponto com a coluna Saúde & Harmonia, este é o nome de um programa que vai ao ar na www.radiomaisonline.com. br de 2ª a 6ª feira no horário da 17:00 horas e aos sábados realizamos a gravação do programa ao vivo no mesmo horário. Você pode dar sua opinião e sugestões para esta coluna pelo e mail edevaldopaiva@estadao.com.br O objetivo desta coluna é trazer informações que possam alimentar o otimismo dos nossos leitores. Para isso contamos com a sua participação, através do nosso e mail dê a sua opinião e suas sugestões, teremos o maior prazer em divulgar na nossa coluna

Saúde & Harmonia. Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser que ela só tenha isso! E você, tem esperança? Você cultiva a esperança? Tem pessoas que estão tão sofridas que nem se lembram mais do que é ter esperança, não é mesmo? Infelizmente na nossa cultura, nós não aprendemos a viver, só aprendemos a sobreviver. Desde pequenos nos ensinam que devemos fazer as coisas para evitar problemas, por que o sofrimento é algo tão constante na vida das pessoas que elas nem lembram que podem ser felizes, só lembram que podem ser infelizes.

você pode conhecer uma pessoa interessante, ai você vai estar mais atraente. Percebe, meu amigo, minha amiga, nossa vida é tão sofrida que na hora de aconselhar, as pessoas só lembram dos aspectos negativos, dificilmente alguém orienta falando do positivo. Por isso é que pouca gente se dá conta da importância que a esperança tem na nossa vida. Amos lá, mude seu padrão de pensamento, cultive a esperança, creia que amanhã poderá ser melhor, sonhe, faça planos, o Universo conspira a nosso favor.

Você não acredita nisso, então procure lembrar: quando era mais novo(a) sua mãe lhe di- * Edevaldo de Paiva é zia assim, - “Você vai sair, leva Psicólogo, Consultor agasalho que pode esfriar” ou Organizacional, Terapeuta, desenvolve terapia seja – procure ser prevenido para não sofrer com o frio. individual, terapia de casal e terapia com grupos. Dificilmente uma mãe fala para os filhos, � “Você vai sair, Efetua divulgação de temas de auto ajuda. então passe um perfume, vá cheirosinho(a), de repente

Para anunciar ligue:

3445-7871

publicidade@contrapontonline.com.br

A epidemia do modismo

* Dafne Mazaia

Modismo. Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, modismo significa: “Modo de expressar-se típico de certas pessoas, ou de certas localidades vigentes à margem da língua-padrão, sem ser gíria nem regionalismo.” Esse tipo de comportamento é visível e fácil de ser observado quando um número de pessoas começa a agir ou a adotar um acessório, de tal modo que vira um círculo vicioso. Quem viu ao menos três pessoas ler um livro intitulado de 50 tons de “tra-lála”, saiba que presenciou um ato de modismo.

Durante o mês de junho, por exemplo, as ruas brasileiras proliferaram de cores verde e amarela. Não somente nas passarelas das cidades, mas também pelas redes sociais o que mais se percebia eram fotos e mais fotos de pessoas que repentinamente se lembraram de que a bandeira brasileira possui tais pigmentos. O que não sabiam era que, muitas cometiam esses gestos para um simples exibicionismo – de uns tempos para cá, concluí que o exibicionismo é consequência do modismo. Muitos nem sequer sabiam entoar a canção composta por Joaquim Osório Duque Estrada - paravam na primeira parte. Não deixa de ser curioso. Agora, a moda do momento consiste em estampas vermelhas, brancas e azuis. São traços que levemente lembram a

bandeira da terra da rainha Elizabeth – que o Sex Pistols dedicou uma singela

Como se o paulista quisesse tornar-se inglês. Alguns especialistas podem

er é o porquê de lisonjear, por assim dizer, uma nação que em meados do sécu-

dos 20 Centavos”, muitos agora parecem ignorar que a América Latina ajudou a enriquecer o país que agora idolatra por meio de brinquedinhos eletrônicos ou roupas de lojas caras e que, devido a isso, é chama da de “Terceiro Mundo” por estes mesmos ingleses. Esqueceram-se de que a Inglaterra, de certa forma – A Espanha, que levava os minérios à Europa, dava uma parte à Inglaterra -, apoiou a chacina de dezenas de maias, astecas, apenas para roubar ouro e prata. Potosí, na Bolívia, que o diga. Refletindo cá com meus botões, penso que uma voga interessante agora, seria que cada brasileiro começasse a ler mais livros de história – real, e não de bruxos adolescentes.

canção -, a nossa senhora Inglaterra. Em quase todos os lugares, nota-se a presença de capas protetoras de celulares, de tablets, de roupas, de...

acreditar tratar-se de uma homenagem à J.K Rowling, a britânica que criou Harry Potter. Só pode. Ou não. Vai saber. Entretanto, o que não consigo absorv-

lo XV explorava indiretamente os recursos naturais latino-americanos. Da mesma forma que alguns brasileiros tornaram-se *Dafne Mazaia é estudante fascistas na “Revolução de jornalismo.


Contraponto 2ª edição