Revista Contexto Ediçao 2

Page 75

Para entender é preciso entrar no mundo de pessoas que vivem o hoje, mas que passam horas em busca de coisas de outras épocas

A

))

IZAÍRA THALITA @Izairathalita

estética anos 40 do Café Salão de Nalva Melo em Natal, a geladeira General Motors amarela e reformada do publicitário Odilan Araújo, a forma pin-up de arrumar os cabelos da arquiteta Manu Albuquerque, o vestido “bonequinha de luxo” da educadora Ana Saker, as calças de alfaiataria do tempo dos vovôs do fotógrafo e publicitário Mathews Aires. O que acabamos de citar, para muitos, não passa de lugares, coisas, pessoas que se expressam através de seus gostos e da moda. No entanto, há mais: O comum entre eles é o incomum dos tempos modernos – que hoje observa mais o futuro do que o passado e o presente. Nisso, todos eles podem se considerar diferentes, pois eles defendem um estilo que remete à predileção por um tempo que já passou, mas que deixou um rastro de beleza. – Eu sou vintage! Afirma sorridente a educadora Ana Rita Saker, quando se depara com o tema desta reportagem que tem a difícil tarefa de explicar modos e formas de viver de pessoas como ela, de estilo Vintage.

O melhor dos melhores A expressão Vintage surgiu nas vinícolas inglesas e era usada para identificar a melhor produção de vinho de uma determinada safra, ressaltando, sobretudo, a sua idade. A palavra “Vintage” – de Vint Age – era usada também para identificar e referenciar o Vinho do Porto de melhor qualidade. No entanto, saiu do meio restrito dos enólogos para designar também o que há de melhor na moda, na decoração e mobiliário, na produção musical e cultural de outras décadas que com o passar dos anos permaneceram como “clássicos” ou adquiriram um reconhecimento e que hoje são recolocadas no mercado de consumo atraindo um público bem informado e seletivo. Ter um estilo Vintage é gostar de reunir objetos e acessórios que remetam a outras décadas, porém, com um leve toque de modernidade. O que nos remete à ideia de ser um produto “antigo” são as linhas, cores, formatos, a origem e estampas de produtos como roupas, acessórios de moda ou mobiliário, mas que são usadas nos dias de hoje de maneira atualizada com as novas informações dessas áreas.

contexto setembro de 2011

77


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.