Page 46

business

Por Ricardo Amaral

O tempo é a coisa mais valiosa que um homem pode gastar” Theofrastus- filósofo grego (botânico, humorista e naturalista) ( 372-287 a.c.)

O tempo nosso de cada dia: como aproveitá-lo melhor? C

omo se vê na frase do filósofo grego, esse pensamento não é exatamente recente, porém é uma preocupação cada vez mais crítica nos dias de hoje. Olhamos ao nosso redor e nos vemos cercados de tarefas, compromissos, prazos, reuniões, informações, cobranças por resultados, metas, etc... Tudo para ontem! E quando estamos desfrutando nosso lazer - algo que existe para alguns privilegiados -, como conseguir tempo para tudo que desejamos fazer? Academia, leitura, teatro, cinema, viagens... E ainda, como organizar essas atividades com o trabalho? A gestão do tempo tornou-se uma das competências mais importantes na nossa vida profissional e pessoal, e se você se encaixa naqueles casos em que os outros e as circunstâncias controlam seu tempo, vale a pena reverter a situação. Isso é possível e depende só de você! Lembre-se: a vida não é um filme que pode ser repassado quantas vezes quisermos. Ela está passando e o tempo não retorna. O mesmo ocorre com nosso dia a dia. O que você não conseguiu fazer hoje, se acumulou para amanhã, ou simplesmente expirou! Eis aqui algumas das características das pessoas que não gerenciam seu tempo: não planejam suas atividades; desorganizados e desperdiçam tempo e recursos; não estabelecem prioridades; não sabem dizer não; só conseguem se concentrar em uma coisa de cada vez; se distraem facilmente e não são objetivas. A solução para o desenvolvimento dessa competência é mais simples do que se imagina. Depende somente de sua vontade e de sua disciplina. Se você valoriza seu tempo, aí vão algumas dicas para utilizá-lo melhor:

46

• Planeje suas atividades e priorize: é quase impossível conseguirmos fazer tudo que nos propomos em cada dia. O tempo é inelástico e existem os famosos “fatores externos”.Faça diariamente sua lista de prioridades, aquilo que você não pode deixar de fazer.Seja realista.Lembre-se que haverão demandas não previstas. Coloque foco, seja disciplinado e realize o que se propôs para o dia. • Aprenda a dizer não: muitas vezes assumimos tarefas adicionais que não são prioritárias. Aceitamos interrupções desnecessárias que consomem nosso tempo.Delicadamente comece a dizer não para elas.É difícil? Comece a praticar e verá que é mais fácil do que você imagina. • Seja objetivo e delegue: outro grande sorvedor de tempo são as longas conversas pessoais ou telefônicas, as reuniões infindáveis e os numerosos correios eletrônicos (muitos deles inúteis). Eliminando isso, você pode aumentar em mais de 30% o seu tempo útil. Nas conversas, seja breve e objetivo. Evite participar de reuniões que não agregam valor, e quanto aos e-mails, seja seletivo: responda apenas os prioritários e envie somente quando necessário. • Se você lidera uma equipe, delegue ao máximo aquelas atividades que te consomem tempo e podem ser resolvidas por alguém de sua equipe. Apenas cobre o resultado e oriente quando necessário. Delegar bem significa desafiar e desenvolver sua equipe, e também ter mais tempo para suas atividades prioritárias. • Certamente essas mudanças de comportamento contribuirão para o melhor aproveitamento do seu tempo. A questão é como ocupar melhor essas horas adicionais que conseguiu obter? A resposta depende de cada um, mas minha sugestão é atentar-se para a qualidade das atividades e não a quantidade. Feliz tempo novo!

Ricardo Amaral é coach e consultor em Desenvolvimento Organizacional. Engenheiro químico formado pela Escola de Engenharia Mauá, com MBA pela FEA-USP. Por mais de trinta anos, exerceu cargos executivos nos grupos Dow e Votorantim. www.ferrazdoamaral.com.br

contemporanea NOVEMBRO  
contemporanea NOVEMBRO  

Home+Fashion+Conduct+Travel+Bazaar+Design+Sports

Advertisement