Page 1

contatovip.com.br | 1


2 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 3


Editorial N

ossa edição de outubro chega às bancas lembrando datas festivas: dia do médico, dia do fisioterapeuta, dia do dentista. Profissionais essenciais em nossas vidas, que em nossas páginas revelam um pouco de sua intimidade. Na matéria de capa você vai conferir o primeiro aniversário da Lavoro, concessionária dos tratores e implementos John Deere para Carazinho e região. Comprometida com o trabalho do campo e com foco no trabalho ético e responsável, a missão da empresa é se tornar uma das melhores em seu segmento e com certeza está no caminho certo. Carazinho viveu dias de euforia com a realização da ExpoCarazinho, oportunidade em que o município viu e deixou ver as suas potencialidades. Foi uma injeção de ânimo que certamente repercutiu positivamente em diversos setores. Um visitante ilustre passou por nossa cidade. Neto de carazinhense o Ministro do Trabalho e Emprego do Governo Dilma Roussef, Brizola Neto, esteve na terra natal do avô e concedeu uma entrevista exclusiva a Contato Vip. O verão está chegando e não pode faltar no seu guarda-roupa uma peça da cor laranja, afinal ela vai ser a grande vedete da estação. Vai sair? Sabe que bolsa usar ? Confira as nossas dicas e saia sem medo de errar. Você vai conferir ainda nessa edição matéria sobre a timidez, até onde ela interfere no nosso dia-a-dia. Na editoria de beleza, dois assuntos que nos interessam de perto, os prós e contras do bronze à jato e os segredinhos de três belas de nossa cidade, para manter-se jovem. E tem mais: a beleza da nova rainha do Clube Comercial, as candidatas ao Glamour 2012, o destino turístico que você pode incluir nas suas próximas férias e as colunas com as novidades e opiniões de nossos colaboradores. Mas a grande novidade de outubro fica por conta da Revista VIP Kids, que você vai receber junto com essa edição. É a nossa homenagem especial ao Dia da Criança !! Espero que goste. Boa leitura e até a próxima.

Ano XX | nº 216 | Outubro | 2012

Expediente Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763 Leonardo Docena Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena Bel. Secretariado Executivo Reportagens: Aline Bassan Martins Rg. DRT/RS 15275 Jenifer Schmidt (Estagiária) Colunas: Camila Toledo Docena | Eloi de Souza Iolanda T. Banunas | Lourdes F. Weidlich Luciano Baumgardt | Terezinha Camargo Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch | Josefina Monteiro Luciano Baumgardt | Maura Pereira da Silva Terezinha Camargo Editoração gráfica: André Bolesina | Augusta Simonato Citron Redação e administração: R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RS Fone: 54 3331-3448 / 3330-1529 vip@contatovip.com.br www.contatovip.com.br

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Contato Vip é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Fundada em 15 de julho de 1988 por Sideno João Docena (In Memoriam)

4 | contatovip.com.br

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 127763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda.

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários


contatovip.com.br | 5


Índice.OUTUBRO

36 28 CAPA FOTO | DANIEL TATSCH

LAVORO, solidez e comprometimento com o cliente são os principais valores comemorados pela Lavoro Concessionária John Deere no seu 1º aniversário

TURISMO

Conheça um pouco mais sobre o Oeste americano e as poeirentas estradas dos filmes de John Wayne

fb.com/revistacontato vip twiter.com/contatovip contatovip.com.br

26

MODA

42

BELEZA

64

AGRONEGÓCIO

Bolsas: lindas e coloridas, elas trazem bossa para o look e estão em alta entre as fashionistas

A convite da VIP, mulheres da sociedade revelam seus truques de beleza

ExpoCarazinho supera expectativa de público e negócios

6 | contatovip.com.br

SEMPRE NA VIP 08 - Coluna Luciano Baumgardt 14 - Coluna Terezinha Camargo 18 - Coluna Céia Giongo 22 - Mundo Teen | Camila Docena 38 - Gente e Negócios | Rose Toledo 72 - Tradicionalismo | Iolanda Banunas 74 - Falando de Anjos | Eloi de Souza 76 - Melhor Idade | Lourdes Farina


Jovem Pedagoga Luana de Souza cola grau em pedagogia

D

ia 25 de agosto, Luana de Souza formou-se em Pedagogia pela FANED UNOPAR Carazinho. A confraternização aconteceu na Bier Site, onde ela recebeu o carinho e felicitações dos convidados. Luana é filha de Rita e Antônio de Souza e irmã de Leliane de Souza. Os familiares da pedagoga a parabenizam por toda dedicação, esforço e empenho em conquistar seu diploma, que, segundo eles, vale como uma vitória e um degrau acima em sua vida. “Que você se alimente cada vez mais de sua experiência adquirida e consiga viver sempre muito feliz com tudo que aprendeu, aprende e ainda vai

aprender nesta nova caminhada que se inicia. A batalha foi vencida a cada dia, em cada dificuldade, e em cada pedacinho deste caminho para chegar até aqui. Esta etapa da vida já foi conquistada por você. Nesta nova fase desejamos de todo coração que consiga trilhar um novo caminho com muita segurança, sorte e confiança. Fica o nosso carinho e os votos para que possa exercer com excelência sua carreira profissional; e que muitas portas se abram daqui para frente. Tenha muito equilíbrio, oportunidade, honestidade, paciência, alegria e sucesso! Toda felicidade do mundo para você! Parabéns pela formatura! São os votos de sua família.

contatovip.com.br | 7


VIP | Sociedade

Luciano Baumgardt Debutantes Clube União 2012 O Clube União de Não-Me-Toque buscou inspiração na valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss II, para criar o seu Baile das Debutantes 2012. Foi um desfile de lindas mulheres que abrilhantaram ainda mais a noite protagonizada por Eduarda Sebastiani van Lieshout e Karina Stapelbroek Nosé (foto ao lado).

Luciano Baumgardt Publicitário de formação, colunista social por excelência. Filiado à Federação Brasileira dos Colunistas Sociais. E-mail: lubaumgardt@ gmail.com Twitter:

FOTOS | ANDERSON ARTMANN

@lucolunista

Bruna van Lieshout

Isabela Schmaedecke

Beleza

FOTOS | ANDERSON ARTMANN

O médico especialista em Medicina Estética, Dr. Jorge Benetti, esteve em Florianópolis durante os dias 28 e 29 de setembro participando da IV Convenção Sul Brasileira de Medicina Estética, de onde trouxe muitas novidades em procedimentos e tratamentos faciais e corporais, os quais já estão à disposição dos pacientes em seu consultório.

Novidade

30 anos

Durante o mês de outubro, o Gasparzinho Lanches realizou uma grandiosa promoção para marcar seus 30 anos. No dia 29 de setembro, ao vivo pela Pop Rock, a proprietária Izabel Wolschick sorteou os prêmios, entre eles um tablet e um notebook.

8 | contatovip.com.br

A nova direção da Helios Coletivos e Cargas vêm trabalhando muito para a modernização da empresa. As estratégias são muitas. O trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos em setores internos vai começar a chegar aos olhos de todos neste final de 2012. As mudanças serão significativas. Tudo está sendo pensado, planejado e executado dentro dos mais modernos padrões de gestão. Aguarde.


FOTOS | ANDERSON ARTMANN

VIP | Sociedade

Mara Costa e Reinaldo Fahrion

Vanessa e Fabrício Radtke

Leonora Caramalak e Eduardo Braum

Ivana Sanini e Márcio Almeida

Paola Hillebrand dos Santos

Nara e Roberto Grandó

Chuva de arroz

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

FOTO | DANIEL TATSCH

Gisele Andrade subiu ao altar da Igreja Matriz Bom Jesus no dia 22 de setembro para unir-se em matrimônio com Juliano Senger Rosemberg. Após a emocionante cerimônia religiosa os noivos recepcionaram os convidados no Grêmio Aquático de Carazinho. Os demais detalhes desta magnífica noite vocês poderão conferir com exclusividade na Revista Contato VIP de dezembro, quando o belo casal ilustrará a capa da edição, fechando com chave de ouro um ano de capas inesquecíveis. É só aguardar porque valerá muito à pena.

Nutrição Medicina No dia 17 de setembro cerca de 40 jovens médicos receberam seus documentos profissionais em solenidade realizada no Cremers, em Porto Alegre. Entre os novos profissionais da saúde, estava Felipe Piva, que recebeu o documento das mãos do pai, o também médico Antônio Vicente Piva.

A única nutricionista funcional da região, Ana Júlia De La Canal Canfild, não pára. Sua busca por novos conhecimentos é incessante. Em seu currículo estão também os títulos de especialista em Anti-Aging, e pós-graduação em Medicina Ortomolecular. No início de outubro esteve em São Paulo participando do Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva, o qual teve foco na suplementação e complementação alimentar para atletas.

contatovip.com.br | 9


VIP |Mundo

Viajantes O seu prazer pode ser arte, cultura, luxo, gastronomia, natureza, badalação ou consumo: não importa. Tudo você encontra em uma viagem. Basta escolher o roteiro.

Luciano Baumgardt Publicitário, viajante e defensor do turismo como mola propulsora da economia E-mail:

As amigas Cibele e Vera Bervian, Ana Cláudia Pinto e Raquel Nienow estiveram visitando as praias de Natal, cidade onde o sol nasce primeiro. Voltaram encantadas com as belezas naturais, a infra-estrutura e principalmente a hospitalidade.

lubaumgardt@ gmail.com

Com a LN Viagens o casal Dr. Gerson e Andréa Urnau, esteve em Viajando com a LN Viagens Rodrigo Della Senta e Verônica Sella visitaram

Munique na Alemanha. Na foto estão em Marien Platz, centro cultural e

Cancun com suas atrações naturais e históricas, que o tornam o mais di-

local de muitos restaurantes e cervejarias, sendo a Hofbrauhaus uma das

vertido destino do Caribe. E não é difícil entender, afinal ali estão algumas

mais famosas por Hitler fazer ali reuniões do partido. Adoraram a cidade

das mais belas praias do mundo.

que apresenta muitos sabores e cores no final do verão, época da viagem.

A LN Viagens levou Luciano, Juliana, Luana e Eduardo Casirigui, acompa-

Cancun foi o destino escolhido pelo casal Ricardo Kirinus e Paula Trentin,

nhados de Elurdes Capitâneo para o paraíso chamado Cancun, no México,

que optaram pela LN Viagens, para levá-los para o paraíso de águas azuis

onde puderam desfrutar de quilômetros de praias de areia branca e mar

e clima agradável, que recebe os turistas de braços abertos e o adota para

azul-turquesa.

lhe mostrar todos os seus encantos.

10 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 11


VIP | Sociedade

A conquista de Felipe Piva

N

Durante a colação de grau recebeu o diploma das mãos do pai , o médico Antônio Vicente Piva

FOTOS | FOTO CHOKS

o dia 27 de julho aconteceu a formatura de Felipe Piva, em Medicina, pela Ulbra Canoas. De uma tradicional família ligada à área da saúde, ele é filho do médico Antônio Vicente Piva e da psicóloga Bernadete Malmann Piva. Com a conclusão do curso Felipe fará parte da nova geração que servirá o ser humano nos momentos de suas fragilidades físicas e emocionais. Amigos e familiares de Carazinho e Não-Me-Toque estiveram em Porto Alegre, tanto na colação de grau, que aconteceu na Fiergs, como na Amrigs, local da recepção e brindes, desejando sucesso à nova carreira. Um dos momentos de grande emoção foi quando foi exibido um vídeo em homenagem aos pais, gravado no Bloco Cirúrgico do Hospital Alto Jacuí, na sala onde nasceu. Nele Felipe falou do orgulho em seguir os passos do pai. O jovem médico pretende se especializar em Ortopedia e Traumatologia, após exercer sua atividade em Carazinho e região.

Muita festa para saudar o formando

Felipe com a irmã Amanda, a mãe Bernadete e o pai Antônio Vicente Piva

Família com o Dr. Álvaro Grandó e a esposa Eloísa, médico que foi responsável pelo nascimento do formando

Tiago e Anelise Hartmann, os tios Nagi e Alceu Hartmann, Cátia e Leandro Kissmann

Rafael e Taciana Piva, Ivone e Débora Piva, Mara Carlesso e Fabiano Verdi

Com os amigos Jeferson Cé, Gabriel Borges, Ramon Caramalak, Luis Otávio Lima, Guilherme Piva, Cicero Borges, Fernando e Paulo Muneroli

Com Dr. Gilmar, Elisabeth e Leonardo Finkler

Com os tios Ivone, Ana e Fioravante Piva, e os primos Anelise, Guilherme, Andrelise e Antônio Piva

12 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 13


VIP | Sociedade

Terezinha Camargo Curso Avançado de Qualificação de Diretores da Rede Sinodal

E-mail: tere@contatovip.com.br

Festa surpresa!

Parabéns Tati!

Louise Azevedo Ortolan completou 15 anos no dia 2 de setembro em uma linda festa surpresa, oferecida no dia 6, pela mãe Heloisa Moreira de Azevedo e pela madrinha Alice Azevedo dos Santos, no Sindicato dos Metalúrgicos. O ambiente foi todo decorado pela DS Decorações e a aniversariante levou a produção de Bel Cabelereira. Familiares e colegas confraternizaram a data na presença do Malabaris, que elaborou diversos drinks e também do DJ Teto, de Não-Me-Toque. Feliz aniversário! Que todos seus sonhos se realizem. Uma homenagem da dinda Alice.

No dia 21 de setembro comemorou mais um aniversário, a jovem Tatiane Barboza dos Santos. Tati recebeu o carinho e as felicitações de seus pais João e Fátima Barboza e da irmã Larissa.

14 | contatovip.com.br

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Colunista social, publicitária e radialista

Morumbi, que possui 10.500 alunos em suas três unidades. Também aconteceu uma palestra sobre “A Gestão da Escola” com o Sr. José Ernesto Bologna - consultor educacional de instituições de referência e conferencista nacional e internacional na área de gestão. O Diretor Adilson enfatiza a importância desse trabalho de formação continuada dos gestores escolares, em que houve oportunidades de compartilhar experiências, além de participar de palestras e debates com destacados profissionais da área de educação e de outras áreas de gestão.

FOTO | MARCOS TATSCH

Terezinha Camargo

Foi realizada em São Paulo, nos dias 11 e 12 de setembro, a quarta e última etapa da 2ª edição do Curso Avançado de Qualificação de Diretores da Rede Sinodal de Educação 2011/2012. O Diretor do Colégio Sinodal Rui Barbosa, Adilson Leonhardt Franck, participou das duas edições do referido curso, realizado desde 2007. Nessa última etapa, da qual participaram mais de vinte diretores da Rede Sinodal, ocorreram visitas a duas grandes instituições educacionais de São Paulo, o Colégio Vértice (destaque no Enem) e o Colégio Visconde de Porto Seguro, localizado no Bairro


VIP | Sociedade

Amanda Matiotti Nocchi rainha Clube Comercial Amanda, filha de Antônio e Adriana Matiotti Nocchi, recebeu de Bruna Schneider dos Santos a faixa de rainha do Clube Comercial de Carazinho, em evento realizado no dia 15 de setembro. A diretoria e associados do clube parabenizam a nova soberana que representará a entidade no ano 2012/2013.

Amanda Matiotti Nocchi e Bruna Schneider dos Santos

Casal presidente Ricardo Xavier da Cruz e Raquel Schwertner

FOTOS | CRISTIANI LAUXEN

Os pais Adriana e Antônio Nocchi e o irmão Juliano

Vô Francisco Matiotti e esposa Darli Morasca

contatovip.com.br | 15


16 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 17


VIP | Sociedade

Céia Giongo

Passo Fundo

Miss Passo Fundo

Céia Giongo Colunista social e Jornalista. Assina coluna no jornal O

Com coquetel na noite do dia 21 de setembro, no Salão Rubi do Clube Comercial, a bela Vitória Sulczinski Centenaro foi coroada Miss Passo Fundo e estará na passarela do Gran Palazzo concorrendo na semi final do Miss Rio Grande do Sul, a realizar-se na noite de 19 de outubro, em Passo Fundo. Vitória recebeu a faixa e a coroa das mãos de Paulo Moura, coordenador das etapas e que tem como diretor do concurso, o missólogo Evandro Hazz, da Rede Bandeirantes.

Nacional, de Passo Fundo e apresenta programa no canal 20 NET. Blog: ceiagiongo. blogspot.com

Laerte e Hermes Centenaro com a filha Vitória

Vitória , Miss Passo Fundo com Céia

Céia com as debutantes do Clube Comercial 2012

Miss Cone Sul 2012 - Julia Brair, Miss Brasil Turismo - Julia Marchiori Romero, Mini Miss Brasil - Ana Carolina e Princesa Miss RGS 2012 - Pietra Gasperin

No Haras MD, durante a realização do Jumping Championships FEI e Campeonato Internacional de Saltos, os anfitriões Márcia e Mauricio DalAgnol

No jantar em homenagem ao Dia do Advogado, que aconteceu no Restaurante Casa Rosada, Dr. Hugo Bitencourt, Presidente da OAB RS, Dr. Claudio Lamachia, Céia, Dr. Irineu Gehlen e Dr. Romeu Gehlen

18 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 19


Nhoque da fortuna

20 | contatovip.com.br

01

02

04

03

05

09

12

10

13

06

08

07

FOTOS | ALINE LEITE

O Nhoque da Fortuna beneficiou no mês de setembro mais uma entidade; a (SERFO), Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion, uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na Rua Marechal Floriano e tem como lema e bandeira: “Fora da Caridade Não Há Salvação”. A instituição recebeu a certificação de Entidade Civil de Utilidade Pública Municipal e recentemente ganhou o Certificado do Prêmio de Responsabilidade Social/RS-2011, através da Assembleia Legislativa do Estado do RGS. A verba obtida no Nhoque da Fortuna será destinada para a continuidade de três projetos da entidade: Projeto e programa Serfinho, que atende semanalmente 42 crianças em situação de risco, oriundas do bairro Brandina, transportadas até a sede da SERFO, Projeto e programa Sopa Solidária, com a distribuição de 420 Kg de sopa a 96 famílias desses bairros e o Projeto Samaritano, que acontece semanalmente em um espaço cedido pelo município, junto ao antigo CMPP, onde realiza um trabalho sério junto a adictos e familiares de dependentes. A SERFO, visando a prevenção e tratando com carinho à juventude, aproveita para convidar os jovens de carazinhenses para o V Encontro Municipal de Jovens e o II Encontro Regional de Jovens, a ser realizado no dia 21 de outubro, no Auditório do Campus UPF, em Carazinho. Para participar, consulte a direção de sua escola, universidade ou pelo fone: (54) 9649.6928.

11

14


1- Darli Marasca e Francisco Matiotti 2- Vitor dos Santos e Rejane 3- Mara Bohm, Herickson Martins, Sandra e Almerinda Figueiró 4- Silmara e Ricardo Ninov 5- Daiane da Silva e Marciel Pereira 6- Sidnei e Ilda Albuquerque 7- Rafael Hauschild , Adriano Schmidt, Leidi Bueno e Lucas Giongo 8- Carlos Vidal, Yáscara Martins, Ivanio Martins e Tatiane Fragoso 9- Tânia Wildner, Jaqueline da Rocha e Paola Wildner 10- Luciano Baugardt 11- Beatriz Sosa e Osvaldo Falco 12- Cláudio e Marilei Previatti 13- Nivaldo e Alexandra Sosa 14- Silvane Fragoso, Maria Eduarda e Alberto Giareta, Adriano Correa e Rosane Gonçalves 15- Marcel do Prado e Larissa Miranda 16- Eder da Costa, Edineia e Zeneide Dalla Costa, Marisa S. da Silva 17- Liara e Hilton Kipper 18- Jéssica Previatti e Caetano de Souza 19- Carlos Figueiró, Sandra Leite e Simone Roese 20- Marcelo dos Santos e Laís Thumms 21- Iolanda Banunas, Cenira Batista, Dalberto Banunas, Fátima K. dos Santos, Gilberto Xavier e Daniel Kemmerich 22- Larissa Miranda, Sirlei Lopes, Marlete Ecker, Aline Leite e Linara Docena 23- Gian L. Bervian, Mauricio Feldmann e Gabriela Zanol, Carolina e Lucas Feldmann 24- Sandro Rosseto, Mariana e Nilton Saute, Cleusa Freitas e Jacira Rosa

15

16

17

20

18 19

21

23

22

24

contatovip.com.br | 21


VIP | Sociedade

mundoTEEN outubro rosa Embalado pelo clima da primavera, chegamos a mais um Outubro Rosa. O mundo todo dedica esse mês para realizar ações de prevenção e conscientização ao câncer de mama. Em nossa cidade, contamos com a atuação da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que há exatos 30 anos luta pela causa juntamente a Liga Jovem, que realiza durante todo o ano promoções, a fim de arrecadar recursos para auxiliar no tratamento dos pacientes. Todos os meses serão realizadas ações motivadas pela causa, entre elas a Caminhada pela Vida e o tradicional pedágio. A programação completa do mês você pode ver lá

Camila Docena E-mail: mundoteen@ contatovip.com.br Blog: mundoteenvip. blogspot.com.br Twitter:

tachas, spikes, studs... Como preferirem! O fato é que esses adereços, antes tidos como característica do rock, tornaram-se detalhes que fazem toda a diferença na moda. Seja no sapato, na blusa, na bolsa, nas pulseiras, eles adicionam uma pitada de atitude a qualquer look!

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

@CamilaDocena

no Blog! Sendo assim, aproxima-se a data de uns dos maiores eventos de Carazinho, o Baile da escolha da Glamour Girl 2012, que acontecerá no dia 27 de outubro, na Bier Site. Este ano temos 7 candidatas que emprestarão a sua beleza em prol da solidariedade. As meninas sabem, assim como todos nós, que o principal motivo do concurso não é o título, e sim a mobilização por esta causa. Elas sabem que muito mais valioso do que ele, são as pessoas que ajudamos a cada dia nesta luta. As candidatas foram apresentadas em um coquetel no dia 27 de setembro, na loja Dummy. Aqui estão elas:

Fernanda, Marinaura, Mohana, Letícia, Natalie, Amanda e Pietra

top 5 : esmaltes Os lançamentos que você vai amar! Twenty Years Toda a fofura das Candy Colors na linha Fun

Rosa incrível Pra entrar no clima do outubro Rosa

Ultimate 3D Nada melhor do que MUITO glitter!

+ Azul Cristalino + Brilho da Sereia – Os dois esmaltes mais lindos da nova coleção. A combinação deles fica incrível!

22 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 23


VIP | Moda Sandália Jorge Bischoff Napolitana Bermuda Colcci Dummy Colar de pedras By Maura

Camiseta Coca-Cola

Entre o amarelo e o vermelho Pulseiras Bela Época

Camisa Dudalina Ilha do Mel

Carteira Divalesi Napolitana

o laranja mais uma vez alegra o look do verão

Mais uma vez o laranja vem com tudo para a próxima estação. Não é por menos, além da cor ser a cara do verão, é perfeita para quem não gosta de amarelo e tem receio de usar vermelho. O alaranjado fica exatamente no meio do caminho. Fácil de combinar, você pode escolher uma peça laranja e combinar com cores neutras. O laranja também combina com estampas preto e branco, como listras e poás. Fica até mais sofisticado. Duas peças que aparecem bastante nos blogs de moda são bermudas e blazers de tons alaranjados. Por isso, se quiser optar, compre um desses para passar uma estação não tão casual. Para as mais discretas, que tal uma blusinha laranja com jeans? Ou ainda, optar por acessórios é uma ótima alternativa para quem quer usar a cor da moda e não tem coragem de “se jogar” nas roupas coloridas.

Bolsa Ellus Ilha do Mel

Chinelo Colcci Dummy

Blazzer Colcci Dummy

Sandália Arezzo Napolitana

Carteira Colcci

24 | contatovip.com.br

Vestido Colcci Dummy


contatovip.com.br | 25


VIP | Moda

com que bolsa eu vou? para a noite

2 1

Quando for sair para jantar, tomar uns drinks com os amigos ou esticar para uma baladinha, opte por algo mais fashion e descontraído. Com espaço para as chaves, celular, cartão e só!

3 5

4 6 1. Carmin - Ive La Vie 2. Bolsa (clutch) Mara Mac Happy End 3. Saute - Ive La Vie 4. Bolsa Phyton Ive La Vie 5. Bolsa Animale - Happy End 6. Cavalera - Ive La Vie 7. Carmin - Ive La Vie 8. Piramidis - Ive La Vie 9. Lenny e Cia - Hapy End 10. Cavalera - Ive La Vie 11. Bolsa Kate Spade - Happy End

10

26 | contatovip.com.br

para passeio Uma tarde no shopping com as amigas, ou um cineminha com o namorado. Tem que ser charmosa e leve para carregar.

8

9

para o dia a dia

11

Bolsa básica e espaçosa com divisões para organizar tudo o que você precisa.

7


contatovip.com.br | 27


VIP | Capa

Comprometimento com as pessoas ligadas à terra U

ma das mais novas concessionárias John Deere no Brasil completa 1 ano de atividade em outubro. A Lavoro Máquinas Agrícolas, de Carazinho, é uma empresa com raízes no campo, e já se pode dizer que está à altura da John Deere, marca que construiu um legado ao longo dos últimos 175 anos. Sua história abrange produtos de qualidade, soluções inovadoras e valores de honestidade. A concessionária vive em cada colaborador, em cada produto, em cada troca de experiências que enriquecem vidas. É um empenho que os distingue no mercado e os motiva a níveis ainda mais elevados de desempenho. A ideia de investimento na concessão surgiu de um grupo que definiu como foco de suas ações, o agronegócio no Rio Grande do Sul e no Brasil. A partir disso, foi possível tornar a empresa uma referência no país e também na maior companhia voltada para esse segmento. A mudança traz sempre oportunidades. E a Deere nunca desprezou os valores fundamentais de seu fundador: integridade, qualidade, comprometimento e inovação. São esses valores que determinam o modo como trabalham, a qualidade que oferecem, bem como o tratamento sem igual prestado aos clientes, investidores e colaboradores. “Sabemos que temos impacto na vida

28 | contatovip.com.br

das pessoas. Queremos certificarnos de que esse impacto é positivo. Fazemos o nosso melhor para que, de um modo geral, transformemos cada vida que tocamos numa vida melhor. É isso que significa ser um excelente cidadão global. Nós somos, e sempre fomos assim”, afirma Sandro Cesar Chioquetta, Diretor Comercial do grupo. Tendo em vista que o agronegócio é e será o setor da economia no Brasil que mais vai crescer, está investindo em sete concessionárias com padrão John Deere. São lojas que atendem a visão mundial desta importante companhia. “Hoje são 7 bilhões de pessoas no mundo e a população continua crescendo e necessitando cada vez mais de alimentos. Além disso, por meio do agronegócio se busca novas energias, como o biodiesel, o que aumenta a demanda por matériaprima”, acrescenta o Gerente, Márcio Fabrício da Silveira. A preocupação com o meio ambiente não é novidade para a Lavoro, que reconhece que uma gestão responsável dos recursos é vital para a empresa, funcionários, clientes, vizinhos. É vital para o mundo. Por esse motivo, trabalha incansavelmente para desenvolver e oferecer produtos seguros e sensatos, eficientes e eficazes, com um grande diferencial: comprometimento com as pessoas e o campo.

Quais os valores da Lavoro?

Talvez seja pouco dizer que trabalhamos todos os dias para defender os valores fundamentais, integridade, a qualidade, o comprometimento e a inovação. São ideais em prol dos quais trabalhamos. Nós vivemos. Respiramos. Esses valores são a verdadeira essência do nosso modo de trabalhar e estão presentes em cada produto, serviço e oportunidade que oferecemos. Somos verdadeiramente dedicados a um ambiente inclusivo em que a diversidade é compreendida e bemvinda. É um empenho que partilhamos com e entre todos os interessados na Lavoro, dos colaboradores aos clientes.


FOTOS | DANIEL TATSCH

O que ela tem a oferecer?

Temos um projeto audacioso. Nosso objetivo é tornar a Lavoro uma das maiores concessionárias do Brasil, prestando serviços de qualidade e soluções de alta tecnologia para os produtores, gerando crescimento profissional e pessoal aos colaboradores, bem como alavancar o desenvolvimento regional.

O que se pode esperar da concessionária?

Uma empresa focada nos padrões de atendimento e processos John Deere, com o comprometimento com o cliente e a comunidade. E se tem alguma espécie de relação da Lavoro com cliente, empregado, ou fornecedor, será natural esperar que ela ofereça um ambiente inclusivo. Um ambiente em que a diversidade seja bem-vinda.

Ivandir Kuhn - Coordenador de peças Eliza Dalla Costa - Coordenadora administrativo/financeiro Jair Santos - Coordenador de serviços

Time da Lavoro tem experiência e conteúdo para oferecer o melhor serviço

A Lavoro está chegando agora no mercado de máquinas agrícolas. Mesmo assim, conta com uma equipe de trabalho experiente com a marca John Deere e no atendimento das demandas dos seus clientes. Os colaboradores estão e continuarão recebendo cursos e treinamentos nas mais diversas áreas para cada vez mais aprimorar as técnicas de manutenção, além da prestação de serviço. Foram mais de 2.000 horas de treinamentos realizados nos últimos 12 meses.

Ação Social

A campanha do alimento acontece em parceria com a rede de Concessionárias do RS. Cada quilo de alimento arrecadado, a Fundação doa outro, logo, a comunidade ganha em dobro. A cada ano a ação ganha mais força e participação das Concessionárias. Em 2011 o resultado foi de 178 toneladas de alimentos distribuídas em 25 municípios do Estado do RS.

contatovip.com.br | 29


VIP | Cultura

Espetáculo musical agora em DVD

A

FOTOS | JÚNIOR SANTOS

partir de um estudo de 20 anos sobre o berimbau, instrumento primitivo, de origem africana, o grupo Corda Percussiva apresentou na noite do dia 30 de setembro, no Auditório do Colégio Aparecida, o espetáculo “Harpa de uma Corda Só” - uma diáspora sobre a ferramenta musical, desde a África até sua chegada ao Brasil. Diversos ritmos musicais primitivos, clássicos e contemporâneos fizeram parte da exibição, agora registrada em DVD. Segundo um dos

30 | contatovip.com.br

organizadores do evento, Valdir Leonardo Rodrigues (professor Jamaica), a gravação será divulgada e comercializada em feiras literárias, oficinas e encontros. Também fizeram parte da atração, convidados como o Movimento Hip Hop local, grupo de percussão Salada Brasileira, músico Saulo de Tarso Poll, representando a MPB, além dos grupos teatrais Extramuros e Nó Cego. Informações com Jamaica, pelo fone (54) 8429.4585.


contatovip.com.br | 31


VIP | Esporte

VITAL: Uma nova proposta em condicionamento físico para adultos

P

rograma ATA FIT Para quem busca uma atividade física diferenciada a Vital Academia e Escola traz diretamente dos Estados Unidos um programa de treinamentos que é destinado a pessoas que se preocupam com sua saúde e buscam uma melhor qualidade de vida. Esse treinamento de alta performance prepara você para qualquer atividade física independente do seu atual condicionamento físico. Em uma hora de aula, utilizando elementos de treinamentos do boxe e golpes e chutes das artes marciais, o ATAFIT é uma proposta que alia condicionamento físico, flexibilidade, tonificação muscular, um poderoso anti-estresse e tudo isso com uma altíssima queima calórica.

D

Gema Zanatta

FOTOS | ANDERSON ARTMANN

EFENSE TATICS SYSTEM Desenvolvido a partir de técnicas do Protech Training System e do Krav-Magá, o DTS mescla atividade física de alto desempenho e defesa pessoal. Programa com uma excelente aceitabilidade, já faz parte do curriculo da Vital há seis anos e é destinado aqueles que buscam melhorar seu condicionamento físico e ter noções de defesa pessoal. Desenvolve resistência cardiovascular, força, agilidade, tonificação muscular, reflexo automático defensivo, equilíbrio, precisão e dá ao praticante um embasamento técnico que lhe permite se defender nas mais diversas situações que envolvem defesa pessoal, inclusive contra armas.

Anderson Oliveira

Leandro Walber

32 | contatovip.com.br

Leandro Rheinheimer

Samara Oliveira

Marilon Teixeira

Gisele Fiebig

Estela Junges

Natália Brotto

Tadijana Almeida

Pedro Pedroso

Matheus Graebin

Amiel Moreira

Darci Vedana

Loidimar Meira

André Damiani


VIP | Empresas

cfc sorriso, 14 anos formando condutores e educando para a vida

D

ia 18 de setembro, abertura da Semana Nacional do Trânsito. A equipe CFC Sorriso esteve a convite do Senac palestrando sobre o tema “Segurança no trânsito - pedestre, como circular com segurança e preservar sua vida”. O público interagiu com entusiasmo e mostrou que o assunto é muito abrangente e de extrema importância para uma boa fluidez do trânsito. Em 20 de setembro, o CFC Sorriso participou do desfile em comemoração ao dia do gaúcho, com o objetivo de levar para comunidade carazinhense uma criativa apresentação e conscientização ao público presente, principalmente aos motociclistas. Este foi o tema escolhido para ser retratado, pois a frota dos veículos aumentou demasiadamente e, em contra-partida, os acidentes também. Foram usados dois cenários mostrando as consequências do mau uso da

motocicleta. Nos dias 22 e 23 de setembro foram as datas escolhidas pelo CFC Sorriso em parceria com TW Transportes, Sest Senat, Polícia Rodoviária Federal, Leo Clube Centro, Fundação Núcleo Vida Urgente e empresas do município para promover a carreata “Meu sorriso encantador”, e a “Caminhada pela paz”, ação que homenageou os carazinhenses que perderam suas vidas no trânsito. Na ExpoCarazinho realizada de 27 a 30 de setembro, o CFC Sorriso montou um stand de conscientização e atualização das novas regras de trânsito. Tendo consciência da importância que a reciclagem de conhecimento sobre o trânsito diário, realizou a campanha “Todos pela segurança no trânsito”, tema sugerido pelo Detran e Sindicfc.

Desfile em comemoração ao dia do gaúcho

Caminhada pela paz

Credenciado pelo Detran

Equipe da CFC Sorriso pela segurança no trânsito

contatovip.com.br | 33


VIP | Entrevista

TRABALHISMO NA BANDEIRA, BRIZOLA NO SOBRENOME Brizola Neto visita a terra de seu avô, e entre compromissos com lideranças e simpatizantes do PDT, o jovem ministro se emociona com o carinho dos carazinhenses brizolistas Depois de cumprir agenda em Passo Fundo, o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, esteve em Carazinho no dia 21 de setembro. Acompanhado da irmã, a Deputada Estadual Juliana Brizola, lideranças e outros deputados, esteve reunido no Sindicato dos Comerciários e na sede do Comitê Central do PDT e escritório regional da deputada, onde participou de um encontro com a Executiva Municipal, candidatos a vereador do PDT, simpatizantes e membros do Diretório. Brizola Neto recebeu o carinho dos brizolistas que veem no ministro, o mesmo espírito guerreiro de seu avô Leonel Brizola. Cercado por assessores, câmeras fotográficas, bandeiras, e pessoas sedentas por um aperto de mão, um abraço ou um aceno do ministro, ele concedeu uma entrevista à Contato VIP. Logo após, se dirigiu até a Praça Albino Hillebrand, onde prestou homenagem junto ao busto de Getúlio Vargas e de Leonel de Moura Brizola, falecidos respectivamente em 24 de agosto de 1954 e 21 de junho de 2004. Depois destas atividades em Carazinho, o ministro e a comitiva seguiram para Sarandi e encerraram as atividades em Palmeira das Missões.

34 | contatovip.com.br

VIP - Como senhor se sente sendo neto do maior líder do PDT? BRIZOLA NETO - É uma responsabilidade muito grande, mas eu tenho a convicção de que o legado político não é hereditário. Hoje eu considero um privilégio poder ter convivido tantos anos ao lado do Brizola. Essa convivência me proporcionou uma formação que me dá responsabilidade de levar adiante o conjunto de ideias que ele representou e lutou durante a vida toda.

brasileiro; de afirmação de garantias para o povo trabalhador e que aqui no Rio Grande do Sul e, principalmente aqui na região de Carazinho, é muito forte. É um reconhecimento e uma compreensão de um processo histórico diferenciado. Não é à toa que o Rio Grande do Sul tem uma população em níveis de qualidade de vida diferentes em relação ao resto de país.

VIP – Há muitos brizolistas aqui em Carazinho, pelo fato de ele ter nascido aqui. Como o senhor se sente recebendo o carinho destas pessoas que ainda veem o seu avô como um heroi? B.N - Estar aqui em Carazinho, terra onde nasceu Leonel Brizola, é uma emoção muito grande e uma oportunidade de renovar as convicções trabalhistas. É emocionante ver tanto brizolista. Uma senhora se aproximou para me abraçar e dizer que quando ela era criança, lembra que o pai tinha um comitê do Brizola e ele foi preso porque defendeu o nome dele durante a ditadura. É uma história muito forte que se confunde com a própria história de libertação do povo

É uma dupla responsabilidade ser Brizola Neto e ministro do Trabalho e Emprego do governo Dilma Rousseff. Um desafio de estar podendo colaborar com esta presidenta que tem o apoio da grande maioria dos brasileiros”

VIP - O senhor é um jovem de 33 anos e ministro, um cargo tão importante no país. Como tem encarado este desafio? B.N - É uma dupla responsabilidade ser Brizola Neto e ministro do Trabalho e Emprego do governo Dilma Rousseff. Um grande desafio de estar podendo colaborar com esta presidenta que tem o apoio da grande maioria dos brasileiros. Estar levando a nossa contribuição trabalhista para este governo, à frente de uma pasta; o Ministério do Trabalho e Emprego, que já foi dirigida pelo presidente João Goulart e que tem uma importância muito grande para os trabalhistas, por ser justamente onde se acompanham as relações de trabalho. O Ministério tem este papel importante de mediar as relações de trabalho, compreendendo seu papel de ser uma espécie de protetor do elo mais fraco dessas relações que são os trabalhadores.


VIP | Entrevista

VIP - A taxa de desemprego no Brasil em 2012 chegou ao menor nível em agosto. Os números correspondem às expectativas e os objetivos seus enquanto ministro do Trabalho e Emprego? B.N - Não me julgo o único responsável por estes números, acima de tudo a Presidenta da República com o conjunto de seus ministros que têm feito uma série de políticas de enfrentamento da crise internacional. Enquanto no mundo inteiro, o que há é desemprego, no Brasil podemos comemorar, pois temos índices de praticamente pleno emprego e isso em razão de muita determinação e competência do governo Dilma. Aliás, isto desde o governo do ex-presidente Lula que fizeram enfrentamentos muito importantes

de questões econômicas que permitiram o país desenvolver a sua economia, gerando emprego e distribuindo renda. VIP - Quanto à liderança do PDT. Desponta alguém para concorrer à presidência em 2014? B.N - Acredito que essa aliança com o governo Dilma é muito consolidada, pois não é baseada em cargos e divisão de poder, é uma aliança de identidade, como falei no meu discurso aqui em Carazinho. Existe uma grande identidade programática no governo da presidenta com o trabalhismo histórico de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. E se pudéssemos destacar um único ponto, certamente poderia dizer: Protagonismo do trabalho e do trabalhador.

Brizola Neto, ministro do Trabalho e Emprego

Estar em Carazinho, terra onde nasceu Leonel Brizola, é uma emoção muito grande e uma oportunidade de renovar as convicções trabalhistas. É emocionante ver tanto brizolista” Brizola Neto

contatovip.com.br | 35


Uma viagem ao

Oeste americano A

natureza foi tão incomum quanto monumental na criação de uma incrível sucessão de belezas no oeste americano. Tudo foi criado pelo mesmo caos geológico, todavia a cada lugar foi dedicado um capricho particular. Ali ela não poupou nenhum de seus efeitos e impôs-se com magnitude e beleza difíceis de encontrar. A carteira de motorista é a identidade do norte-americano. Nos Estados Unidos da América qualquer pessoa habilitada e com um carro pode ir a qualquer lugar. A rodovia é uma expressão indiscutível da liberdade e do american way of life. Uma viagem rodoviária pelo Arizona e Utah passa tanto pela estrada mãe, a antiga, emblemática Rota 66, como também pelos modernos tapetes de asfalto, as confortáveis Interestaduais. As poeirentas trilhas onde John Wayne deve ter aguardado muitas diligências para defendê-las de

36 | contatovip.com.br


iminentes ataques Navajo. De carro, viaja-se mais de 1700 quilômetros por fabulosas rodovias asfaltadas, ora por estradas cenário, ora por vias poeirentas. Na região de colonos pioneiros as paisagens são deslumbrantes. Muitos turistas preferem fizer algumas trilhas a pé, vencer trechos incríveis para o treking e a observação, algumas incomparáveis, como entre os paredões do canyon do Zion Narrows, no Zion National Park, ou sob as pontes naturais de pedra do Arches National Park. É possível visualizar algumas das mais dramáticas paisagens de montanhas e desertos, alguns dos cenários de filmes clássicos de John Wayne, de cult movies como Thelma & Louise, de ação como Missão Impossível 2, de ficções como de Volta para o Futuro e Planeta dos Macacos, e inesquecíveis como Forrest Gump, Indiana Jones, Butch Cassidy & Sundance Kid. Se você assistiu a algum desses filmes, certamente lembrará de alguma cena durante a viagem.

contatovip.com.br | 37


VIP | Empresas

Gente e Negócios E

Rosemara Toledo E-mail: rose@contatovip. com.br

m jantar festivo que reuniu, direção, agentes e representantes das diversas filiais, a TW Transportes deu posse, na noite de 11 de setembro, ao seu novo presidente, Alexandre Schmitz. A TW Transportes, assessorada por uma das maiores consultorias na área, está trabalhando, há mais de cinco anos, em seu planejamento sucessório e da continuidade, objetivando a perpetuação do legado de seus fundadores para as futuras gerações. Neste processo, trabalha-se com a renovação de lideranças familiares e não familiares, construindo condições para o fortalecimento institucional, mediante a conscientização dos envolvidos de seus papéis e funções na vida empresarial, esclarecendo

as fronteiras entre os sistemas família, empresa e propriedade, favorecendo a sinergia entre eles. Parte desta estratégia repercute, portanto, na alternância dos gestores principais. É neste contexto que a empresa, por meio de seus sócios, em consenso, decidiu pela escolha de seu novo Presidente, Alexandre Schmitz. Trata-se de administrador com amplo conhecimento do mercado de transporte e logística, que há mais de vinte anos exerce cargos-chave de gestão na TW Transportes. A empresa reconhece e agradece ao ex presidente, Sr. Milton Schmitz, pelo trabalho desempenhado, e expressa sua confiança e tranquilidade com as mudanças realizadas.

Um ano de loja

38 | contatovip.com.br

FOTO | CATY PHOTO STÚDIO

A

s empresárias Cassiana e Fabiana Demari comemoraram de um jeito diferente o primeiro aniversário de sua loja Stylo e Charme. Além de um delicioso coquetel, foi oferecido aos presentes um workshop sobre as tendências da moda primavera verão. A equipe da reconhecida marca Index apresentou um vídeo dando dicas, tirando dúvidas e oferecendo as diversas opções de uso das peças que já se encontravam a disposição na loja. A Stylo e Charme oferece moda masculina, feminina e acessórios.

FOTO | DANIEL TATSCH

Alexandre Schimtz é o novo presidente da TW

Ex Presidente Milton passou o cargo ao sobrinho Alexandre Schmitz


contatovip.com.br | 39


Bronzeamento à jato, uma solução antes do verão Chegar à praia com a pele com cor de escritório faz você passar vergonha? Pois existe uma solução rápida para esses casos: o bronzeamento à jato

40 | contatovip.com.br

<

N

a maior parte do ano, temos dias ensolarados, pois vivemos em um país de clima tropical. A pele bronzeada expressa a ideia de algo saudável, bonito e atraente. Para muitas pessoas, no entanto, ficar bronzeada é difícil, principalmente por falta de tempo e o bronzeamento solar demanda tempo de exposição prolongado. Uma solução é procurar o bronzeamento à jato. Cada sessão dura em média 1h. Na pele, a duração é de 7 a 10 dias (tempo de renovação da pele), mas que pode ser prolongada utilizando os produtos para manutenção do bronzeamento. A Esteticista e Cosmetóloga Natália Reis,

explica que o bronzeamento à jato é um procedimento rápido, no qual o produto é aplicado com uma pistola conectada a um compressor, preferencialmente antecedido por uma boa esfoliação, que é um segredo para se obter o melhor resultado do bronze, fazendo com que ele dure mais e que a cor se mantenha uniforme, desaparecendo completa e gradativamente; sem manchar e se feito para alguma ocasião especial, é interessante ser aplicado no dia anterior. “Utilizamos o produto KEY WEST RAYZ, que reúne tecnologia, saúde e beleza para um bronzeado perfeito e pele tratada o ano inteiro. Produto importado dos EUA com ótima fragrância,


VIP | Beleza

não mancha e não amarela, livre de efeitos nocivos”, explica. O bronzeamento à jato pigmenta a superfície da pele, dando a aparência de um bronzeado natural, ajudando a disfarçar as indesejadas celulites e estrias. Na hora da aplicação já fica um tom na pele, que se desenvolverá nas primeiras 4 a 8 horas, mas o produto continua agindo na pele por até 24 horas. Conforme a esteticista, o bronzeamento à jato não tem nenhuma conta-indicação, pois o produto aplicado é hipoalergênico, contendo essências naturais, vitamina A e E, além de ter uma ótima fragrância. “Seguindo as recomendações, você terá um bronzeado saudável, dourado e uniforme, que pode ser prolongado, usando os produtos de manutenção da mesma linha, o mousse para bronzeamento e a loção hidratante”, assegura. A médica dermatologista Mônica Muller, também garante que o bronzeamento à jato não traz nenhum risco à saúde, desde

que quem queira fazê-lo, siga algumas recomendações. “Recomendo um teste de sensibilidade ao produto para saber se a pessoa apresenta algum problema antes de fazer o bronzeamento. Se a paciente for sensível, pode desenvolver algum tipo de alergia ou uma dermatite de conato pelo produto”, esclarece a médica. Mônica explica ainda, que atualmente, é preferível fazer o bronzeamento à jato a se expor ao sol pelo fato de o bronzeamento ser como uma tinta ou uma maquiagem que é passada na pele, parecido com uma melanina que pigmenta. “O que algumas pessoas que fazem bronzeamento reclamam é a descamação, principalmente nas saliências ósseas, que esteticamente ficam feias, com uma aparência encardida. Segundo ela, isso é normal, pois a substância é superficial, tem que sair, já que não penetra na pele, conclui.

Cuidados com a pele na aplicação do bronzeamento à jato Sem a incidência de raios UVA e UVB é um tratamento formulado para se conseguir um tom bronzeado perfeito e pele hidratada o ano inteiro através da pulverização, na pele de uma solução a base de DHA (dihidroxiacetona). A DHA é um açúcar que em contato com a pele provoca uma reação química que dá um tom bronzeado à pele. Não intervém no processo da melanina, pois o bronzeado é totalmente superficial. A solução também contém óleos essenciais, vitamina A e E que prolongam o bronzeado. O bronzeamento dura em média uma semana, é saudável indicado por dermatologistas, pois, é livre da ação dos raios UV e hipoalergênico. Nos casos de lesões dermatológicas, psoríase e vitiligo, o bronzeamento pode disfarçar, porém não cobre na totalidade a lesão. As cicatrizes, manchas e lesões existentes na pele que escurecem com o sol, também ficarão escuras em contato com o autobronzeante. No primeiro banho não utilizar sabonete, secar delicadamente a pele e não utilizar desodorante aerosol.

contatovip.com.br | 41


VIP | Beleza

ab

Cheias de charme

ab

42 | contatovip.com.br

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

A revista VIP deste mês conta o que mulheres de diferentes idades fazem para atravessar as marcas do tempo, matendo cabelos, pele e corpo em dia. Fernanda Ortiz, Iverlane Denicoló e Susanita Gibbon falam sobre seus truques e dão dicas valiosas de beleza para você incorporar na sua rotina de estética.

Fernanda Ortiz: Operação beleza Dar a luz a dois filhos fez Fernanda ter vontade de sentir-se bem e investir na beleza. A pele do corpo, por ser mais ressecada é tratada com produtos à base de óleos com extratos naturais. Ela é minimalista nos cuidados com o rosto. Aposta em poucos e bons produtos. “Uso protetor solar de manhã e à noite hidratante. Como costumo usar maquiagem diariamente em função do trabalho, sempre que chego em casa passo um demaquilante para deixar a pele ‘respirar’

e costumo lavar o rosto várias vezes ao dia para amenizar a oleosidade”. No dia a dia, ela não abre mão da máscara para cílios da Lóreal Million Lashes. “Também carrego na bolsa um hidratante labial e o pó natural do Boticário”, resume. “Sou do time menos é mais: pele bem tratada, com o mínimo de correção, já basta para um visual natural e bonito”, completa. Gosto de cuidar do corpo de dentro para fora, aliando uma boa alimentação ao uso de bons produtos.


VIP | Beleza

ab

Pele à prova do tempo Pode parecer exagero, mas ela diz que usa 200 cremes! Sua “leve obsessão” por cremes tem uma justificativa. “Primeiro eu passo hidratante e depois um protetor. Durante o dia, eu passo um creme que diz que emagrece, um que é bom para celulite, depois eu passo um que diz que é para flacidez. Mesmo usando

trocentos cremes, acha que a beleza vem mesmo de dentro e declara que não sabe se existe uma fórmula estética para continuar tendo jovialidade na maturidade. “Acho que não a tenho. Minha dica é não ter inveja, não querer o que é dos outros, não querer competir. Ser sobretudo, generosa e ter o pé no chão”.

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Para Iverlane Denicoló o tempo não pára e a idade não chega

contatovip.com.br | 43


VIP | Beleza

ab

Segredos de beleza de Susanita Gibbon Uma dieta equilibrada com acompanhamento de uma nutricionista, e treinos diários de musculação e aeróbicos com orientação de um personal na academia, contribuem para que Susanita mantenha-se com vigor e evite o aparecimento de celulite. Massagem duas vezes por semana, linfática e com aparelhos também fazem parte da rotina da empresária. É disciplinada nos cuidados com a pele, mas queixa-se de manchinhas que apareceram

44 | contatovip.com.br

no rosto. “Tomei sol sem proteção na juventude e agora pago o preço”, revelando um dos poucos pecados cometidos. Religiosamente, de manhã e à noite, aplica no rosto e no corpo, cremes ricos em ingredientes que estimulam a produção de colágeno e removem manchas, além de tratamentos estéticos para evitar o aparecimento de rugas. É assim que ela, com todos cuidados, vem evitando procedimentos como o botox.

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Os truques que a empresária não abre mão para desafiar o tempo


VIP | Beleza

cor intensa com o brilho dos diamantes S

omos um dos maiores mercados consumidores de tintura no mundo. Sete em cada dez brasileiras usam coloração. Pensando em atender esse público que tem no ressecamento dos fios e na durabilidade da cor suas maiores preocupações, a Matrix acaba de lançar um tratamento desenvolvido exclusivamente para as brasileiras, o SOCOLOR.care. Com o exclusivo sistema Diamond Shine Complex, enriquecido com aminoácidos e ômega 6, a fibra capilar colorida tem o brilho e cor restaurados instantaneamente. A linha é composta por shampoo e condicionador nutri-restaurador, máscara e leave in. Foram criados três serviços com a nova linha, um para cada tipo de cor: DIAMOND BLOND

3D; DIAMOND MOCHA 3D e DIAMOND RED 3D. O objetivo é ter um efeito de cores e brilho tridimensional nunca antes visto. A coloração SOCOLOR. beauty conta com o complexo Cera-oil: óleo de Jojoba (brilho e nutrição); Polímero Hexa Force (força); e Ceramidas (reduz a porosidade). Já o tratamento nutri-restaurandor do brilho dos cabelos coloridos combina dois ingredientes eficientes e tecnológicos, que formam uma dupla camada de nutrição, proteção da cor e brilho extremo: aminoácidos + ômega 6. O complexo proporciona nutrição recuperando a camada lipídica e criando uma superfície perfeitamente lisa para alcançar o brilho dos diamantes.

Dois ingredientes efecientes e tecnólogicos, combinados para formar uma dupla camada de nutrição, proteção da cor e brilho extremo

Aminoácidos

Ômega 3

AMINOÁCIDOS: PRIMEIRA CAMADA Moléculas de aminoácidos de carga elétrica positiva que são atraídas pela carga negativa da fibra. Fixam-se nas áreas sensibilizadas, fechando as escamas, garantindo nutrição ao cabelo, prevenindo a perda de pigmentos e proporcionando uma superfície lisa para uma reflexão perfeita do brilho da cor.

ÔMEGA : SEGUNDA CAMADA Ômega 6 é um lipídio ácido que fixa-se ao fio para repor a camada lipídica natural. Essa segunda camada ajuda a evitar que água que penetra no fio leve pigmentos embora, já que o óleo (lipídio) repele a água. Proporciona uma camada lipídica perfeita, garantindo nutrição e brilho extra.

1ª marca a criar um sistema completo de coloração e tratamento. fácil compreensão novos serviços embalagens atrativas

<

Av. Flores da Cunha, 195 | Carazinho Fone: (54) 54 3331.4014 | 3329.2375

contatovip.com.br | 45


VIP | Saúde

Em outubro, comemora-se o Dia do Dentista (25), Fisioterapeuta (13), Médico (18). Para homenagear esses profissionais e conhecê-los sem os guardapós brancos e fora de seus consultórios, a Revista Contato VIP apresenta alguns desses profissionais como você nunca viu.

Andréa Martinez Gobbi Cirurgiã-Dentista O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Quando não estou no trabalho em Passo Fundo, ou no consultório aqui em Carazinho, gosto de fazer caminhadas ao ar livre, passear, tomar chimarrão com minha mãe e, principalmente, ficar em casa curtindo a família, o namorado e amigos, agora que estou morando em Carazinho, após 13 anos em Porto Alegre.

Com a família na formatura de Odontologia, em 2005

O que você faz para relaxar? Caminhadas e exercícios físicos me aliviam das tensões diárias e me reduzem o stress. O que precisa para ser feliz? Sou uma pessoa feliz por natureza! Procuro nos momentos tristes e difíceis passar com equilíbrio e tranquilidade, com a ajuda da espiritualidade e com fé em Deus.

FOTO | DANIEL TATSCH

Como é a Drª Andréa em casa? Quando fico em casa gosto de descansar, dormir e ler artigos relacionados à minha área.

Se não fosse dentista, qual profissão escolheria? Sempre tive certeza da minha vocação para odontologia.

Cirurgiã-dentista, CRO/RS 15.362 especialista em Ortodontia | SL Mandic Campinas | SP. Cro 1 | Rua Alexandre da Motta, 723 | Carazinho | RS | Fones (54) 33292970 | Cel (54) 81351806 deiagobbi2009@hotmail.com

Como você se imagina daqui 20 anos? Com muita experiência na minha profissão e lecionando, auxiliando os meus futuros colegas na área da ortodontia. Com meu marido e filhos, se for da vontade de Deus, e com minha família querida.

Um pensamento, uma frase, algo que a defina, uma citação... Viver é sempre dizer aos outros o quanto eles são importantes. Porque um dia eles se vão e ficamos com a nítida impressão que não amamos o suficiente. (Chico Xavier).

46 | contatovip.com.br

Andréa com o noivo Douglas

Viagem de cruzeiro em 2011


FOTO | DANIEL TATSCH

contatovip.com.br | 47


VIP | Saúde

Robson Dill Cirurgião-Dentista O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto de estar com minha família e meus amigos.

O que você faz para relaxar, aliviar a tensão? Adoro viajar, sair, ouvir uma boa música (de preferência rock), assistir um bom jogo do meu time, que é o Grêmio. Qual livro que está lendo ou o último que leu? “Reconstrução e Estética com Implantes”. Qual o espetáculo que gostaria de assistir? Show do ACDC.

Robson Dill é dentista, com especialidade em ortodontia. Casado com Daiana Zanrosso Fone: 54 3330.1596 Cel: 9112.4397 robsondill@bol.com.br Rua Expedicionário Claudino Pinheiro, 50 | sala 02 Ed. Manoela | Carazinho Próximo ao banco Bradesco

FOTO | DANIEL TATSCH

Como é o Dr. Robson em casa? Sou muito tranquilo, gosto de descansar e assistir um bom filme, gosto muito do conforto da minha casa. Como diz o ditado: “Não há lugar melhor que o lar”.

Sonho de consumo? Ter mais tempo para poder viajar. O que precisa para ser feliz? Estar na companhia de amigos e da família. Se não fosse dentista, qual profissão escolheria? Desde a adolescência, sonhava em ser dentista. Como você se imagina daqui 20 anos? Trabalhando um pouco menos e tendo mais tempo para a família e amigos. Um pensamento que o defina. “Coloque ser feliz no topo da lista de suas prioridades”.

Visita a Gramado

48 | contatovip.com.br

Férias com a esposa em Camboriú

Viagem para Uruguai

Viagem para Gramado


VIP | Saúde

Tiago Marchese Fisioterapeuta O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto de assistir um bom filme e seriados, tocar um pouco de violão/guitarra, uma de minhas paixões. Nos finais de semana, costumo encontrar os amigos e acompanhar o campeonato de futebol do Grêmio Aquático de Carazinho.

O que você faz para relaxar, aliviar a tensão da responsabilidade de cuidar das pessoas? Estou tentando retornar à prática do tênis, que é um esporte ótimo e ajuda muito a aliviar a tensão do dia a dia.

Com a família

FOTO | DANIEL TATSCH

Como é o Tiago em casa? Sou um cara comum, sem muitas frescuras, que gosta de assistir TV, ler jornal, conversar com a família. Em resumo, creio que sou uma pessoa normal.

Qual livro está lendo ou o último que leu? No momento estou lendo “Steve Jobs: A Biografia”. Recomendo a todos. Qual filme ou espetáculo gostaria de assistir? Filmes normalmente são mais fáceis de termos acesso, portanto sou mais de shows de rock. Gostaria realmente de assistir a um show do Pink Floyd e do Led Zeppelin com as suas formações originais, o que será praticamente impossível de acontecer. No momento estou tentando me programar para assistir em novembro o show do KISS, em Porto Alegre. Você tem algum sonho de consumo? Existem vários, mas alguns dos principais são: atingir os objetivos que tracei como meta para minha realização pessoal e ter o importante reconhecimento no campo profissional, o que já é uma realidade. O que você precisa para ser feliz? Ter o apoio necessário nas decisões tomadas, com a presença das pessoas que me acompanham diariamente. Acredito que para sermos felizes, basta corrermos atrás dos nossos sonhos, tentando realizá-los o mais completo possível, pois assim, alcançaremos sempre o objetivo maior proposto por estes desafios impostos por nós mesmos: a felicidade.

Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica & Traumatológica, Pós Graduado em Ergonomia, Especialista em Ergonomia pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Perito Pleno pela Associação Brasileira de Fisioterapia Forense, Formação em RPG pelo Manual Concepts Institute – Austrália. Se não fosse fisioterapeuta, que outra profissão escolheria? Nunca parei para pensar nisso. Mas, olhando pelos dias de hoje, com certeza a área em que estou atuando, a Ergonomia, é realmente uma escolha da qual não me arrependo, pois, atuo no estudo e na prevenção de vários distúrbios funcionais de origem ocupacional.

Uma de suas paixões

Em uma de suas viagens

Como você se imagina daqui 20 anos? Ainda trabalhando, eu espero. Só que com uma excelente qualidade de vida, com a família formada e feliz. Um pensamento que o define. “Não escolho somente o que me agrada, mas também o que me realiza como pessoa”.

Amigos

contatovip.com.br | 49


FOTO | DANIEL TATSCH

VIP | Saúde

Fone: (54) 3331-8282 Rua Cipriano Ribeiro da Luz, 106 sala 101 | Centro Profissional do Planalto | www.facebook.com/ortotrauma

Daniel, Clarissa e Diego Fisioterapeutas Daniel Kochenborger Tombini Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatologica no IOT de Passo Fundo em parceria com a Associação Catarinense de Ensino. Esposa: Pamela da Luz Tombini O que você mais gosta de fazer quando não está trabalhando? Praticar uma atividade física: jogar tênis, andar de bicicleta, correr, fazer algum programa na companhia da família e dos amigos. O que você faz pra relaxar? Assistir a um bom filme ou seriado, escutar música, tomar chimarrão ou um vinho na companhia da minha esposa e estar em contato com a natureza. O que você precisa para ser feliz? Já sou feliz, pois tenho as coisas mais importantes para isso: saúde em primeiro lugar, uma pessoa que me completa, amigos de verdade, uma família que me apóia em todos os momentos e um trabalho que me traz satisfação pessoal e profissional. Um pensamento, uma frase, algo que o defina, uma citação... “O que mais me surpreende na humanidade são os homens”. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... ... E morrem como se nunca tivessem vivido.” (Dalai Lama)

50 | contatovip.com.br

Clarissa Gobbi Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica ACE/ IOT Fellow do Departamento de Medicina do Esporte da Universidade de Pittsburgh UPMC (EUA). Formação em Terapia Manual e Postural - Osteopatia e Pilates Clínico. Reabilitação das Disfunções Craniocervicomandibulares (ATM). Atua na Clínica Ortotrauma Fisioterapia - Carazinho e Instituto de Ortopedia e Traumatolgia (IOT) Passo Fundo. Como é a Drª Clarissa em casa? Sou uma pessoa simples, organizada que adora estar em contato com a natureza e os animais. Qual livro que está lendo? Atualmente tenho focado mais em livros técnicos da área. O que você precisa para ser feliz? Ter paz de espírito. Um pensamento, uma frase, algo que a defina, uma citação... “Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.” (Dalai Lama)

Diego Kochenborger Tombini Especialista em Reeducação Postural Global – RPG Noiva: Caroline Gomes Paese Filho: Gabriel M. Tombini. Se não fosse fisioterapeuta, qual profissão escolheria? Ou sempre teve certeza? Desde o tempo de colégio, quando iniciaram as aulas de biologia, me identifiquei com a matéria e decidi cursar alguma faculdade na área da saúde. Pensei em alguns cursos, contudo como a fisioterapia estava em grande evidência na época, optei pelo curso. Quando tive acesso às matérias específicas tive certeza da escolha. Gosto do contato que tenho com os pacientes, cumprindo, muitas vezes, um papel de conselheiro ou até mesmo amigo, além do trabalho de fisioterapia em si. O que você mais gosta de fazer quando não está trabalhando? Quando não estou no trabalho gosto de relaxar assistindo um filme com minha noiva, ou ainda jantar com nossos amigos na companhia de um bom vinho, além do velho e bom futebol e churrasco com a gurizada. Um pensamento, uma frase, algo que o defina, uma citação... “Lutar e lutar, até que os cordeiros se tornem leões”.


VIP | Saúde

Liliane Sant’anna de Moraes Médica Ginecologista e Obstetra O que você mais gosta de fazer quando não está trabalhando? Assistir filme, em casa ou no cinema. Como é a Drª Liliane em casa? Me dedico exclusivamente às minhas filhas. Adoro preparar nossa janta (para Fernando e eu) e sempre procuro um tempo para nosso cachorro Rock.

FOTO | DANIEL TATSCH

O que você faz pra relaxar, aliviar a tensão do trabalho? Com o tempo, acabamos nos acostumando e aprendendo a administrar esta tensão, deixando no consultório todo o stress do trabalho.

Liliane Silva Sant’anna de Moraes é ginecologista e obstetra. Esposa de Fernando Sant’anna de Moraes, e mãe de Gabriela e Larissa

Qual livro está lendo? “Os segredos da mente milionária”.

Tem algum sonho de consumo? Sempre amei joias, mas atualmente, adoro mesmo é comprar roupas, calçados e presentes para as minhas filhas. O que você precisa para ser feliz? Minha família por perto com paz e saúde e minha atividade profissional. Estou completamente feliz assim. Se não fosse ginecologista, qual profissão escolheria? Antes de optar pela medicina, pensei em farmácia e bioquímica. Como você se imagina daqui 20 anos? Espero estar em paz, realizada profissionalmente e pessoalmente, morando em uma cidade litorânea. Espero que as meninas estejam felizes e cursando a faculdade.

contatovip.com.br | 51


VIP | Saúde

Mônica Teresa Müller Médica Dermatologista

Como é o Drª Mônica em casa? Sou uma pessoa tranquila. Tento não levar meu estresse para o ambiente familiar. O que você faz pra relaxar? Aliviar a tensão do trabalho? Atividade física. Descobri no exercício físico, uma maneira de aliviar o estresse e cuidar da saúde. Qual livro está lendo? “Livro sobre os 100 anos da dermatologia” Qual filme ou espetáculo você gostaria de assistir? Uma ópera. Acho lindo!

52 | contatovip.com.br

Tem algum sonho de consumo? Gostaria de viajar pelo mundo em um barco. O que você precisa para ser feliz? Ter saúde e bem estar da minha família. Se não fosse dermatologista, qual profissão escolheria? Engenharia Química. Como você se imagina daqui 20 anos? Que meu filho esteja encaminhado e seguindo seu caminho, e eu, com saúde e trabalhando. Uma frase que a defina... “Somente chega quem caminha”. Sou uma pessoa que acredita que tudo é possível, basta dar o primeiro passo.

FOTO | DANIEL TATSCH

O que você mais gosta de fazer quando não está trabalhando? Ficar em casa com a minha família, brincar com meu filho, ler e estudar.

Mônica Teresa Muller é médica dermatologista. Casada com Clésio Alaor das Neves e mãe de Guilherme Müller das Neves.


VIP | Saúde

Débora Lorenzi Médica Ginecologista e Obstetra A médica é Casada com Emerson Melchior e mãe de Francisco, de 2 anos e 7 meses. O que você mais gosta de fazer quando não está trabalhando? Ficar em família, especialmente com meu filho Francisco que é a alegria da nossa vida. Também gosto de viajar, descansar, passear, assistir filmes e shows.

e ter uma noite inteirinha de sono.

Como é a Dr.ª Débora em casa? Tenho me desdobrado para conseguir ter a casa em ordem e manter a rotina do Francisco. Conciliar a profissão de médica com a de mãe, esposa e dona de casa tem sido uma tarefa muito difícil pela falta de tempo em todos os sentidos. É um desafio diário.

O que você precisa para ser feliz? Viver em harmonia na família, no trabalho, no amor e em casa. Ver o sorriso do Francisco.

O que você faz pra relaxar, aliviar a tensão do trabalho? Para aliviar a tensao de cuidar das pessoas é necessário algumas vezes descansar do trabalho mesmo que seja por períodos curtos. Para manter a cabeça no lugar, procuro fazer passeios de lazer com a família. A praia é um excelente lugar para relaxar, e também quando se tem criança em casa, o ambiente quase sempre é de diversão e alegria. No dia a dia, uma forma de aliviar a tensão e de melhorar o astral é ouvir músicas e cantar. Brincar com o Francisco é o melhor remédio para esquecer as tensões da profissão. Qual livro está lendo? Tudo em relação ao desenvolvimento infantil, limites, afeto, que possam melhorar o aprendizado do Francisco. Tem algum sonho de consumo? A casa dos meus sonhos, fazer muitas viagens pelo mundo com minha família

Qual filme ou espetáculo que gostaria de assistir? Gostaria de levar o Francisco para passear e assistir aos shows da Disney, mas ele tem que ficar maior para aproveitar mais.

Se não fosse ginecologista, qual profissão escolheria? Alguma ligada à natureza , bichos, música ou artes. Como você se imagina daqui 20 anos? Feliz ao lado das pessoas que amo. Um pensamento, uma frase, algo que a defina... Minha vida mudou muito depois da maternidade, até mesmo na forma de cuidar das minhas pacientes e saber na prática algumas das coisas que elas passam no período da gestação e quando se tem filho pequeno. A medicina é uma ciência que se aprende na faculdade, na Residência Médica e se atualiza através de cursos de especialização, mas ser mãe é um aprendizado diário e constante. É um exercício de paciência e de amor com modificações muito rápidas que só o coração pode explicar. “Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem”. José Saramago.

contatovip.com.br | 53


VIP | Saúde

Por que devemos ingerir Ômega 3 ? Ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, uma vez que é fundamental para a manutenção e promoção da saúde.

54 | contatovip.com.br

O

corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação ou em suplementos. Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração e todo sistema circulatório, os quais incluem: • Atividade anti-inflamatória e antitrombos (entupimento dos vasos sanguíneos); • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos; • Redução da pressão arterial. Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo: • Diabetes • Asma; • Acidente vascular cerebral (derrame); • Artrite reumatóide; • Declínio mental; • Síndromes inflamatórias intestinais; • Alguns tipos de câncer.

Um dos maiores benefícios que o ômega 3 traz para a saúde refere-se à performance mental das pessoas (humor, motivação, habilidade motora, velocidade de reação, neutralização do estresse, memória, concentração e capacidade de aprendizagem). A saúde de nosso cérebro depende da quantidade e do tipo de gordura que consumimos, sendo que o ácido graxo ômega 3 são componentes fundamentais da membrana externa das células do cérebro. As melhores fontes de ômega 3 são os peixes. Algumas espécies possuem maior quantidade: como sardinha, salmão, atum e bacalhau. Outras importantes fontes de ômega 3 são encontradas em sementes de linhaça, castanhas, nozes e vegetais de folhas verde escuro. Para um impacto significativo na vida da pessoa, o recomendado é que ela ingira fontes de ômega 3 no mínimo duas vezes por semana. Pessoas que nem sempre comem como deveriam podem utilizar suplementos de ômega 3 em cápsulas. A recomendação é ingerir 1 cápsula (1g) três vezes ao dia.


Nutrição Funcional é a arma contra o envelhecimento Nutricionista Funcional Ana Júlia De La Canal Canfild desenvolve planos alimentares focados na longevidade e na qualidade de vida nas idades mais avançadas.

P

ara chegar não aos 60, mas aos 70 ou aos 80 anos esbanjando saúde, boa aparência, capacidade produtiva e disposição, a Nutrição Funcional, dá algumas dicas para serem incorporadas ao nosso dia a dia. Os nutrientes são os grandes modificadores e moduladores do corpo humano, e transformam o funcionamento do organismo ao longo de toda a vida. A relação dos alimentos é muito importante nas chamadas terceira e quarta idades, quando se deve priorizar uma alimentação qualitativa rica em nutrientes antioxidantes e aumentar o consumo de alimentos funcionais. Deve-se injerir uma boa quantia de micronutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos. A Nutrição Funcional estimula um melhor funcionamento de órgãos

como fígado, pâncreas, intestino e cérebro por meio de nutrientes específicos como: prebióticos (chicória; tomate; banana; alho, cebola; mel); probióticos (pool de lactobacilus); enzimas digestivas; alimentos com importância para desintoxicação do fígado (chá verde, couve, brócolis, alho e soja); boas fontes de gorduras (ômegas 3 e 6): óleo de peixe, óleo de linhaça, azeite de oliva, atum, salmão; fibras: alimentos integrais, frutas, verduras e aveia; algas como a chorella e a spirulina; aminoácidos como a glutamina e a arginina; minerais como cálcio, zinco, magnésio, manganês e cromo; vitaminas do complexo B + C + E + D; além de nutrientes e alimentos antioxidantes: selênio, ácido lipóico, castanha do pará, nozes e suco de uva.

Nas idades mais avançadas, a incidência de doenças ortopédicas, reumáticas, neurológicas e psiquiátricas (sobretudo depressão) aumenta bastante. Mudanças em nossa dieta podem fazer a maior diferença na saúde dos nossos neurônios e no nosso humore. Hoje os nutricionistas funcionais atuam com sucesso em parceria com os médicos no tratamento de doenças como osteoporose, alzheimer e parkinson.

contatovip.com.br | 55


VIP | Saúde

FOTO | CRIS RETRATOS

MÚSCULOS: Quanto mais proteína melhor? Anderson Ariani Gronevalt CRN 8933 Nutricionista e gerente da Tenda Natural

A

s proteínas são os blocos de construção da vida. O corpo precisa delas para reparar e se manter. A estrutura da proteína são os aminoácidos, onde os essenciais, que não são produzidos pelo nosso corpo devem ser ingeridos por meio da alimentação (carnes, peixes, leite, ovos, feijões, nozes, avelã). Mas afinal, para o ganho de massa muscular, quanto mais proteína melhor? Não! Tão importante quanto às proteínas na formação de massa muscular, está o carboidrato. O motivo é simples: o carboidrato é o nutriente essencial para manter um estado anabólico, ou seja, um estado em que formamos tecidos. Outro motivo: os nossos músculos mantêm reservas de energia intracelulares na forma de glicogênio e para os recuperarmos após uma sessão de exercício físico, precisamos primeiramente recuperar o glicogênio muscular. É comum

56 | contatovip.com.br

vermos pessoas se “entupirem” de proteína pensando que vão melhorar o ganho de massa muscular. Ou seja, todo excesso de aminoácido será oxidado para gerar energia. Além do que, a ingestão protéica superior a 4g por kg de peso corporal pode provocar um desequilíbrio na produção energética pela falta de carboidrato, comprometendo o ganho de massa muscular e sobrecarregando os rins. Portanto, procure um nutricionista para adequar seu plano alimentar.


VIP | Saúde

Conquiste muito mais saúde

A

Maximun Estação Saúde tem como meta principal a promoção de saúde. Através das suas atividades de hidrobike/jump, hidroginástica, natação, hidroterapia, fisioterapia e personal trainer, busca uma melhor qualidade de vida para os seus alunos e pacientes. Sob a coordenação dos fisioterapeutas Cibele Bervian (Crefito 94912 – F) e Daniel Weber (Crefito 53217 – F), que primam por um atendimento personalizado de alta qualidade, aliado ao conhecimento aprofundado de assuntos ligados a atividades e reabilitação na água. Além do mais, a Maximun Estação Saúde tem uma infraestrutura completa, composta de vestiários climatizados e estacionamento facilitado. Para um atendimento ainda melhor o local dispõe de Internet Wi-Fi e uma equipe de excelentes profissionais que passa a contar a partir de agora com a nutricionista Luisa Tonello Vargas.

Festa gaudéria Nutricionista Luisa Tonello Vargas

Aula de hidroginástica

Aula de hidrobike

contatovip.com.br | 57


VIP | Saúde

XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual Os oftalmologistas Dr. Ademar Zanol e Dr. Cássio Vendramin participaram do “XX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual”, realizado em São Paulo. Com esta atualização, os médicos trazem para Carazinho um grande avanço em termos de reabilitação visual em ceratocone, com o uso de lentes esclerais como forma de tratamento.

Congresso de Citologia Clínica Nos dias 1° a 4 de julho, a Biomédica carazinhense, Denise Wohlmeister, esteve nacidade do Rio de Janeiro, onde participou do 12º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, realizado juntamente com o 39º Congresso Brasileiro deAnálises Clínicas (SBAC). A profissional viajou com a LN Viagens.

European Respiratory Society Congress No período de 30 de agosto a 05 de setembro, a médica pneumologista, Dra. Sílvia Chiodelli Senger, participou do ERS/2012 – European Respiratory Society Congress, em Viena.

Atualização A Quiropraxista Clenara Docena esteve nos dias 19 e 20 de setembro na cidade de São Paulo, onde participou do I Seminário Internacional de Flexão e Distração. Na ocasião, a profissional buscou atualização e conhecimento tecnológico voltados para o setor.

Com o americano Dr. Dennis Anthony, quiropraxista há mais de 30 anos e ministrante do seminário.

58 | contatovip.com.br

Esc Congress Munique O médico cardiologista Gerson Luis Urnau, participou de 25 a 29 de agosto, do “Congresso Europeu de Cardiologia”, em Munique, Bavária, na Alemanha. “O evento foi muito interessante, tratou sobre diversos assuntos ligados à saúde do coração, inovações no tratamento clínico e novas abordagens que vem sendo tratadas em nível europeu e mundial”, explica.


VIP | Saúde

Atualização Médica nos dias 30 de agosto a 1 de setembro de 2012, Dr. Leandro trentin esteve participando do Xvii congresso paulista de obstetrícia e Ginecologia, no transamérica expo center, em são paulo

O

Fones: 54 3331.3506 Cel: 9175.7069 Rua Cipriano Ribeiro da Luz, 106 Sala 801/802 Centro Profissional do Planalto Carazinho | RS

FOTO | DANIEL TATSCH

maior evento anual da área de ginecologia e obstetrícia no país contou com a presença de mais de 7 mil congressistas. Professores da Europa, EUA, América Latina e de todo o Brasil contribuíram com as atividades científicas. Inúmeras novidades, novos consensos, conferências internacionais, debates, revisões sistemáticas, sessões interativas e fóruns foram apresentados. Alguns dos temas abordados foram: nticoncepções com novas evidências e novas combinações hormonais, uso de vitaminas, postergação de maternidade com congelamento de oócitos, novidades no tratamento das NICs, terapia hormonal pós-menopausa, endometriose, sexualidade, avanços no tratamento do câncer ginecológico, intercorrências clínicas e cirúrgicas na gestação, atualização em infecções urinárias recorrentes, cesárea minimamente invasiva, imunoterapia no aborto habitual e falha de implantação, predição e prevenção da pré-eclâmpcia, síndrome dos ovários policísticos, videolaparoscopia na endometriose, gravidez na adolescência, infecções pelo HPV, perda da massa óssea, aleitamento materno: aspectos práticos, clamídia na consulta gineco-obstétrica, lesão não palpável da mama, dermatites e dermatoses vulvares, antibioticoprofilaxia de estreptococo do grupo B, infecções no pré-natal, vulvova-

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia Ultrassom e Videocolposcopia

ginites recidivantes, trombofilias no ciclo gravídico-puerperal, depressão e estresse no ciclo de vida da mulher, saúde íntima, e outros de grande importância. Sempre preocupado com sua atualização, o que o possibilita realizar constantes mudanças em suas condutas médicas, fundamentadas na medicina embasada em estudos, o Dr. Leandro Trentin tem como principal objetivo proporcionar um melhor atendimento a suas pacientes.

contatovip.com.br | 59


VIP | Saúde

Sai timidez Pesquisas demonstram que aproximadamente 50% das pessoas sofrem com a timidez em algum momento de suas vidas

T

A INSEGURANÇA ESTÁ PRESENTE NA TIMIDEZ. É A INCERTEZA DE SER OU NÃO ADEQUADO ÀS DEMANDAS DO GRUPO SOCIAL E FAMILIAR, SE SERÁ OU NÃO ACEITO E ACOLHIDO PELO GRUPO”

60 | contatovip.com.br

imidez se refere a um traço de personalidade, um estilo de se relacionar com o mundo marcado por acentuada sensibilidade a opinião das outras pessoas sobre si. Caracteriza-se pelo medo das opiniões negativas, sentimentos de inadequação e evitação ativa de situações de exposição à avaliação de outras pessoas. É muito comum no início da infância e adolescência e costuma diminuir com a idade e exposição a situações sociais. Conforme o médico psiquiatra Guilherme Modkovski, é importante também se fazer a distinção entre a timidez e a introversão. “A introversão não ocorre uma preocupação com o julgamento dos outros, é uma maneira de ser onde a pessoa prefere a quietude e o envolvimento com o seu mundo interno, não tolerando grandes quantidades de estímulo ou necessitando ‘recarregar as baterias’ após a exposição a situações de muita exposição social”, revela. Introversão e timidez podem se sobrepor ou não e, contradizendo o senso comum, pessoas extrovertidas podem ser tímidas e preocupadas com a ava-

liação alheia e pessoas quietas podem ser muito seguras de si e tranquilas em relação a opinião dos outros”, esclarece o médico. A timidez pode ser melhor compreendida como uma característica de personalidade que se manifesta em um espectro de intensidade em diferentes pessoas ou mesmo em uma mesma pessoa em diferentes fases da sua vida. É comum que todos nós apresentemos algum grau de ansiedade em situações de exposição ao escrutínio ou julgamento de outros, como o medo de falar em público, apresentar um trabalho na escola/faculdade ou estar diante de uma figura de autoridade. A timidez pode se apresentar de maneira muito discreta ou, em algumas pessoas, de maneira marcada, a ponto de ocasionar sofrimento e prejuízos na vida social, estudos e trabalho. Evitar as situações temidas leva a perda de oportunidades, sentimentos de menos-valia e inadequação e pode predispor a depressão e ao abuso de álcool e drogas. Quando assim acontece, considera-se uma patologia denominada ansiedade ou fobia social.


VIP | Saúde

Buscando ajuda Para vencer a timidez, é preciso uma dose de boa vontade. Cada pessoa possui um ritmo diferente e o tímido precisa de um tempo maior para estabelecer relações sociais e enfrentar situações novas. É preciso encontrar e respeitar esse ritmo. Modkovski explica que o sofrimento excessivo é um sinal de necessidade de tratamento, além de sintomas como preocupação e sensibilidade excessivas a situações de exposição social. Sintomas físicos como tremor, suor profuso, rubor facial e gaguejar nas situações temidas. Os adultos podem atentar para mudanças no comportamento habitual, dificuldades no desempenho social, mudanças de humor, irritabilidade. As crianças ainda podem apresentar sintomas somáticos como dores de barriga, dores de cabeça ou um esforço ativo para evitar situações de exposição como falar em público, teatro e apresentações na escola. “Deve-se ressaltar que para muitas pessoas, os introvertidos, a simples preferência pela quietude e por estar mais solitário em companhia dos próprios pensamentos, não significa doença, sendo que, quando necessário, podem enfrentar situações sociais com tranquilidade”, argumenta o psiquiatra. Alguns cursos também podem auxiliar no tratamento de quem busca ajuda médica para vencer a

timidez. O professor Cassiano Roberto Pellens, ministra aulas de Dicção e Oratória no SENAC, conhecido como a ‘’Arte de falar em público’’. Segundo ele, o curso se destina a todas as pessoas que queiram se comunicar de uma forma eficaz. Traz algumas técnicas de relaxamento e concentração antes e durante a fala. A média de idade com maior participação nos cursos é entre 20 e 30 anos. “De maneira geral, com um treinamento de cinco a sete dias já podemos identificar mudanças positivas na comunicabilidade do participante”, revela o professor. Atividades como teatro e dança também apresentam bons resultados no processo de superação do problema. Qualquer pessoa pode participar do curso, sem restrição. Conforme Cassiano, as pessoas estão buscando capacitação profissional e o “Dicção e Oratória” vem ao encontro desses objetivos. “Eu não tenho dúvida que esse treinamento é um divisor de águas na vida do participante, afinal, se comunicar é a primeira necessidade que sentimos quando ainda bebês e precisamos estar em constante melhora nessa área”, finaliza.

contatovip.com.br | 61


VIP | Agronegócio

ExpoCarazinho ultrapassa 20 mil visitantes Feira superou as expectativas dos organizadores em número de público e negócios

62 | contatovip.com.br

FOTOS | DANIEL TATSCH

D

e 27 a 30 de setembro, o Parque Vali Albrecht recebeu a ExpoCarazinho 2012, feira de indústria, comércio, serviços, agronegócios, cultura e lazer. Durante os 4 dias de exposição, o público marcou presença e movimentou os pavilhões. Nem a chuva do sábado espantou os visitantes. Na oportunidade aconteceram palestras, lançamento de livro, atrações artísticas e uma série de atividades; desde discussões sobre temas da atualidade do cenário agrícola nacional, até painéis com abordagens possibilitadas pela interiorização da Farsul. A ExpoCarazinho também contou com brinquedos infláveis do SESC para as crianças, oferecidos


gratuitamente, demonstração de aeromodelismo, automodelismo e várias atrações artísticas. Além de muitas empresas que também estiveram presentes, expondo seus produtos, como a Augustin e a Lavoro. O presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Carlos Eduardo Scheibe, agradeceu aos apoiadores do evento que demonstraram confiabilidade no trabalho e um comprometimento de uma nova edição. “Percebeu-se uma grande aceitação por parte dos visitantes e expositores. Eles nos mostraram que é possível firmamos o compromisso de uma segunda edição”, revelou o presidente. Mais do que uma simples feira de negócios, a ExpoCarazinho foi exemplo de união e esforço conjunto ao grupo ligado ao Sindicato Rural, responsáveis pelo evento. Segundo os organizadores, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Parque Valli Albrecht nos quatro dias de feira, gerando um volume de negócios de R$ 3,5 milhões. Os destaques ficaram para a exposição de máquinas e implementos agrícolas e a comercialização de

confecções e calçados. Carlos confirma para o próximo ano uma segunda edição do evento. “Superamos nossas expectativas, e temos certeza de que essa feira veio para ficar, para o bem de Carazinho”, adiantou. Durante a ExpoCarazinho também ocorreu o sorteio de 15 prêmios da campanha “Parceria Premiada”, sendo 10 no valor de R$ 250 e cinco de R$ 500.

FOTOS | DANIEL TATSCH

VIP | Agronegócio

contatovip.com.br | 63


VIP | Mix

Lenita e João Blates em frente ao Palácio Real de Copenhague, na Dinamarca

Bruna, Juliana, Milton, Andreia e Felipe Schmitz na posse do novo presidente da TW

Nair Silva, Ione Brum, Leda Fritzen, Helena Solimann e Vera Webber na coroação da Rainha do Clube Comercial de Carazinho, Amanda Matiotti Nocchi

64 | contatovip.com.br

Os irmaos Alexandre, Marinilce, Ana Paula e Ricardo Schmitz, na posse do novo presidente da TW

Grupo de teatro do ensino médio do Colégio Rui Barbosa na apresentação da peça “A nova Família Addams vai para a escola” na 34º ATESE realizada em Brusque (SC)

Cristiani Lauxen e Eliana Lubian no coquetel da Glamour oferecido pela loja Dummy

Juiza Marlene de Souza presidindo a audiência crioula no CTG Rincão Serrano


contatovip.com.br | 65


VIP | Leitor

EU, LEITOR educando o amanhã

FOTO | DANIEL TATSCH

M

ais um ano iniciando, e num dos primeiros dias de aula, um aluno trouxe para a escola uma peteca cheia de penas coloridas. Já no início do recreio, a sala dos professores foi invadida pela minha turma, que corria, gritava e chorava (todos juntos) dizendo que os alunos maiores tinham pegado a “dita peteca”. Pensando que não devia ter sobrado muito do brinquedo, pois havia no pátio mais ou menos quatrocentos alunos, saí correndo, seguida dos meus (mais de trinta) escudeiros, para o “resgate da peteca”. Quando vi a cena, tive a impressão de que os quatrocentos alunos que estavam no recreio, haviam dividido a peteca entre si, “em quatrocentos pedaços”. Havia penas para todos os lados, partes da peteca voavam pelos ares. Foi preciso encerrar o recreio mais cedo. Colocamos o que sobrou em cima de uma mesa, mas não tinha muito para fazer, nem um cirurgião plástico resolveria a situação. Faltavam muitos pedaços e não dava para consertar. Mas como professor é brasileiro e não desiste nunca, para consolar a turma, propus que nós iríamos fazer outra peteca, e mais ainda, faríamos várias... Cada um teria uma, mais bonita e maior. E comecei a contar como iríamos fazer, o que iríamos usar. A turma foi se acalmando e eu ficando nervosa. Onde eu iria arrumar o material? Mas, como toda a escola ficou solidária à “nossa dor”, a diretora mudou o lanche do dia seguinte e pediu que a merendeira descongelasse o leite e fizesse o lanche, para que nós pudéssemos usar os sacos vazios. Foi

E-mail

eU fiZ e faÇo a DiferenÇa, eU soU Uma professora e aGraDeÇo a toDos os meUs aLUnos e coLeGas QUe me aJUDaram a ser Uma pessoa meLHor” eunice rodrigues

uma loucura, mas sobrevivi para contar a história. Naquela tarde trabalhamos muito. Então tive a ideia de alfabetizar utilizando a palavra “peteca”, o PA-PE-PI-PO-PU-PÃO o TA-TE-TI-TO-TU-TÃO e o CA-CE-CI-CO-CU-CÃO. O problema foi que eu escrevia “POTE” eles liam “PETECA”, eu escrevia “PATO” eles liam “PETECA”, tudo era “PETECA”, mas eu não desisti, conversei com os pais e eles me apoiaram. Aquele foi o ano em que as crianças foram alfabetizadas no menor período de tempo e com leitura muito mais fluente. Foi uma experiência maravilhosa. Desta turma alguns são

enfermeiros, outros professores, fisioterapeutas, comerciários... Enfim, não importa a profissão que tenham escolhido. Espero ter ensinado a eles uma lição de persistência e amor. Nos dias difíceis, quando penso que a educação não tem conserto e sinto vontade de desistir, aí... De repente, lembro das Marias, dos Joãos e de outros tantos. Sinto aquela energia boa e penso “Se eu tivesse que começar de novo eu faria tudo outra vez”. Fiz e faço a diferença, eu sou uma professora e agradeço a todos os meus alunos e colegas que me ajudaram a ser uma pessoa melhor...”

se vocÊ tem Uma HistÓria De viDa oU Um acontecimento inUsitaDo e QUer compartiLHar conosco, envie para vip@contatovip.com.br

66 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 67


VIP | Leitor

FOTO | KELLY LEMES

Os noivos Cassia e Vinícius Sebben assumiram o compromisso sagrado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia 1º de setembro. Ela é filha de Tânia Barbosa e Rui Diehl e ele, filho de Erci Melo de Lima e Vitor Sebben. Parentes e amigos confraternizaram no salão social do Grêmio Aquático, decorado em tons de amarelo e marrom pela Gota D’Orvalho, em uma linda festa.

15 anos

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Angela Loss Carneiro completou 15 anos no dia 11 de agosto. Seus pais Sandra Regina Loss Carneiro e Newton Carneiro recepcionaram os convidados no Salão Social do Clube Comercial, onde a aniversariante recebeu os cumprimentos dos familiares e amigos.

68 | contatovip.com.br

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Casamento

Parabéns à Valentina A pequena Valentina Eidt Muller completou um aninho no dia 4 de outubro. A fofurinha é a alegria dos pais Rogério Muller e Tatiane Meira de Pádua. Ela recebeu as felicitações dos amiguinhos e familiares.


VIP | Leitor

Intercâmbio

Bebê a bordo Cristiane Policeno Rosa e Leandro Simas compartilham a felicidade que transborda com a chegada do primeiro filho no dia 21 de outubro. Parabéns ao casal.

O aluno do curso de Engenharia de Produção da ULBRA Carazinho, Matheus da Rocha Dreyer, embarcou no dia 14 de setembro para um intercâmbio no Instituto Superior de Tecnologia em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Técnica de Lisboa, a partir de um convênio da universidade com o Ministério da Educação, chamado “Sanduiche no Exterior”, voltada para alunos da graduação.

Bodas de Prata No dia 05 de setembro, o casal Orlando e Sirlei Wandscheer comemorou Bodas de Prata, 25 anos de casamento. Eles recebem os cumprimentos de amigos e familiares.

contatovip.com.br | 69


VIP |Tradicionalismo

Integração Tradicionalismo Brasileiros do Sul Chasque Nº 191 - outubro de 2012

LIBERDADE - IGUALDADE - HUMANIDADE LIBERDADE, poder de sua própria determinação, em decidir ou agir, cabendo a cada um, a ação em favor da lógica. Somos livres, no contexto da vida com PAZ! IGUALDADE, expressão de qualidade igual na sociedade, da natureza do universo das ações. Somos todos seres iguais no raciocínio da vida, com AMOR! HUMANIDADE, nosso valor infinito, com sabedoria e tradição ao ser humano, do singular ao plural. Somos grandes com clemência da vida, SEMPRE! Iolanda Tatsch Banunas Colunista de Tradicionalismo Chasque N 191. Outubro 2012 Chasque 17 anos E-mail: itb.iolanda@gmail.com

Esta trilogia de palavras; Liberdade, Igualdade e Humanidade, figura na bandeira da República Rio-Grandense, brasão dos BRASILEIROS DO SUL! ITB Chasque nº 38 Com a minha verdade de ação, repito neste meu chasque nº 191, o texto que escrevi em novembro de 1998, na revista Contato VIP nº 63. Novamente sim, para uma reflexão aos meus leitores mais jovens, que de uma maneira real não os leram. Com imenso carinho, Iolanda Tatsch Banunas.

A todas as crianças desde mundo de Deus, meu carinho!

Foi acima das minhas expectativas o espetáculo que assisti (que me foi recomendado pelo meu filho Dalberto) de Marcelo Oliveira – “Tempo Escrito” e Lisandro Amaral “Canto Ancestral” realmente é razão de amar e respeitar O estimado casal Marcelo e Anelise Tim Vargas dos Reis tem este lindo filho, o

nossas tradições, agradeço também ter visto o traçar artístico de Beto Borges,

Lucas, que aniversária dia 21 de abril, data marcada na história do Brasil.

em carvão, esta apresentação nos mostrou, o que vale a dedicação, parabéns...

Mamãe Anelise, em 2004, foi 1ª prenda do CTG Alfredo D’Amore.

Evento realizado no CTG Alfredo D’Amore, em 6 de setembro de 2012. Agradeço a amiga Branca por me acompanhar.

Foi realizado no CTG Unidos Pela Tradição Rio-grandense, um carreteiro feito à capricho pela patronagem do patrão José Luiz da Rosa, para o Clube Sesc Maturidade Ativa, no dia 13 de setembro. Na foto Gabriela

O CTG Unidos Pela Tradição Rio-Grandense foi a entidade que indicou

Citolin, Luci Boscato, esta colunista, Diovana Fernanda Morates, a nossa

Camila Peroza, prenda adulta, Diovana Fernanda Morates prenda juvenil

prenda juvenil da 7ª RT- Paloma Drum Schacht, Mariana Messerchmdt-

e Camila Hoffmann Cunha, prenda mirim e o Peão Felipe Ewerling dos

1ª prenda juvenil da referida entidade e o peão Alan Coletto. Meus

Santos, os representantes jovens nos festejos farroupilhas na cidade de

agradecimentos e elogios aos depoimentos dos jovens.

Carazinho-RS .

70 | contatovip.com.br


VIP | Gastronomia

Palha italiana de avelã Gabriela T. B. Barrios

Como outubro é o mês das crianças, nada melhor do que essa receitinha super gostosa e fácil. Vale a pena fazer em casa. Não só a criançada, mas você também vai adorar!

Gastronoma, Chef de cozinha proprietária do Basilico Restaurante prof Unochapecó, Le Gourmet chefgabyzt@ hotmail.com

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado - 100g de biscoitos de maisena quebrados com a mão em pedacinhos - 1 colher de sopa de manteiga - 1 colher de sopa de cacau em pó - 60g de avelãs (ou amêndoas) picadas grosseiramente - 90g de creme de cacau com avelãs (1/2 potinho) - Gotas de chocolate (pequeninhas)

Na Despensa

Quem disse que a cozinha tem que ser uma coisa séria? Alguns utensílios que vão fazer a cozinha mais divertida!

Modo de preparo

1) Em uma panela misture o leite condensado, o cacau, a manteiga e o creme de cacau com avelãs. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até soltar do fundo da panela (como brigadeiro). 2) Espere esfriar por 15 minutos e então misture a avelã, o biscoito e as gotas de chocolate. Não mexer muito para o chocolate não derreter e se misturar à massa. É interessante que o chocolate fique “pedaçudo” na palha italiana! 3) Forre uma assadeira com papel manteiga e unte com manteiga. Deite com cuidado a palha italiana sobre a assadeira, alise delicadamente com as costas de uma colher (ou espátula). Espere esfriar, preferencialmente fora da geladeira. Corte com uma faca boa em quadradinhos. Se quiser, passe no cacau em pó para dar um “tchan” na receitinha. Fácil de fazer e super gostoso!

contatovip.com.br | 71


VIP | Anjos

Dica Especial do Anjo “...Dormia e um anjo me atravessou o sono. Derramou sua luz como água. E acordou-me...”

Os Anjos conquistaram a Terra

Eloí Haeffner de Souza Angeóloga e Artista Plástica

E os anjos são assim, sem endereço certo, sem forma definida, sem manual de instrução e sem explicação para toda sua magia. Exatamente como tudo de realmente bom que a vida nos reserva: o amor, a alegria, a felicidade, o perdão e a paz! Procure seu caminho através do coração, através da luz de sua alma... Estamos muito acostumados a pensar em tudo, a racionalizar nossas emoções, a achar que tudo tem de ter um por quê, uma razão de ser. Mas os sentimentos não se explicam, apenas existem e, se nos permitirmos vivenciálos, poderemos encontrar o conforto que tanto procuramos, cada um à sua maneira. Os anjos são como guias, que foram enviados por Deus a Terra, para que nossa viagem se torne mais proveitosa, para que possamos caminhar com

72 | contatovip.com.br

mais segurança e viver melhor; mas para que isso aconteça, precisamos aprender a enxergar com o coração e a exigir menos explicações para as coisas que vêm deles. Muitas vezes desejamos algo e achamos que isso vai ser bom para nós, mas existem coisas que não conhecemos e que os nossos anjos sabem muito antes de acontecer. É por isso que dizem que eles se manifestam através de nossa intuição; um sexto sentido que nos faz parar e pensar melhor antes de tomarmos uma decisão importante. É... Esses pequeninos brilhantes e saltitantes são como uma brisa leve que afaga o nosso coração e nos torna mais humanos, mais inteiros e mais felizes... Tudo pode acontecer. Você deve se preparar para resolver todo e qualquer problema que apareça. Não pense que pode cair numa

situação sem saída. Mantenha a cabeça fria. Nas horas de dificuldade, reflita. No seu cérebro, aparecerão as soluções encaminhadas pela Providência Divina. Calma. Há sempre uma saída. Tudo corre normalmente para os que sabem que nada vem para prejudicá-los.

Oração para as crianças Senhor, abri-lhe a inteligência para que possa entender os professores e progredir nos estudos. Que a malícia não venha perverter-lhe o coração, mas pelo contrário, ela se torne uma criança boa, equilibrada e ajuizada; apoiada pelo amor dos pais, estimulada pelo carinho dos familiares e encorajada pela amizade dos seus companheiros, possa vencer na vida. Por nosso senhor Jesus Cristo. Amém.


contatovip.com.br | 73


VIP | Melhor Idade

Três impressionantes histórias!

H

Lourdes Farina Weidlich Carazinhense radicada em Porto Alegre, é Funcionária Pública aposentada, tendo sua vida marcada pelo engajamento e atuação na sociedade Carazinhense. Email: lourdesfw@ terra.com.br

á pessoas que vivem se lamentando, se queixando da vida, nunca estão satisfeitas, porque simplesmente não observam a sua volta. Egocêntricas, vivem a vida pensando de forma egoísta e individualista. Elas teriam tudo para ser feliz e infelizmente não têm essa consciência. Esta é a razão porque vou lhes contar a história dessas pessoas tão especiais, que nos servem de exemplo de superação, e são testemunhas de que como seres humanos, temos sempre a capacidade de nos tornarmos melhor e mais felizes, apesar de todos os revezes que possamos sofrer. Conheci um cidadão altivo, sorridente, que reside no meu prédio. Estava esperando um amigo para ir à academia, em uma manhã fria de inverno, ainda escura. Fiquei muito surpresa quando soube que era cego; pois ele só transmitia alegria e entusiasmo; ainda tinha motivação de fazer exercícios físicos para melhorar sempre mais a sua saúde. No momento que soube da sua cegueira, fiquei muito emocionada, e passei a orar, para que a sua coragem nunca o abandonasse. Outro caso que me impressionou, foi o de uma

74 | contatovip.com.br

vizinha, de bela aparência, sorriso largo e carismático, cheia de energia e disposição para se comunicar, parecendo uma pessoa feliz. Ficou paraplégica quando jovem. Era casada, tinha filhos e há anos morava só e andava numa cadeira de rodas. O que mais me impressionou nela foi a alegria e a maneira determinada com que se conduzia por toda parte, com a maior destreza e segurança. Essa jovem senhora tem uma irmã que é minha amiga e colega. Quando lhe pergunto como sua irmã pode ser tão auto-suficiente, ela me diz, “nunca ouvi minha irmã se queixar. Ela é muito amada e respeitada pela família e pelos amigos. Acho que isso é motivo suficiente para que se sinta feliz”. Quando lhe perguntam algo sobre o seu acidente, responde: isto é a vontade de Deus, agradeço a Ele todo dia pela minha vida. Outro caso que me emocionou muito também, foi o de um jornalista que conheci na ACM (Academia Cristã de Moços), que me procurou, pois queria entrevistar-me. Fiquei surpresa e lhe perguntei qual a razão de ter sido escolhida. A resposta dele foi a seguinte: “dona Lourdes, faz uma semana que frequento essa academia e sempre observo a sua vitalidade e alegria de viver. Quando soube sua idade, achei surpreendente e admirável, e resolvi fazer a entrevista com a

senhora”. Ele me disse que havia ficado muito impressionado com a minha vitalidade e alegria de viver. Quando estava sendo entrevistada, uma senhora muito chique disse em alto e bom tom: “porque ela e não eu”. O jornalista disse: “Não diga nada, pois quem assim procede não conhece o sentido da palavra educação”. A entrevista continuou... Casualmente nos encontramos no elevador, e descendo, eu lhe perguntei se tinha filhos. Ele então me disse que tinha uma filha que havia nascido paraplégica. Não contive as lágrimas mas, ele disse, “não chore dona Lourdes, a minha filha tem amigos, gosta de estudar, vai ao colégio em sua cadeira de rodas e é feliz. Vou lhe mostrar uma foto dela”. A menina era linda, longos cabelos, sorriso iluminado que transmitia coragem e entusiasmo. Passei a admirar o jornalista e a partir daí nos tornamos bons amigos. A vida está sempre nos dando exemplos e sinais para que possamos refletir e aprender o que realmente é importante e tem valor, para que tenhamos um bom desempenho em nossa breve passagem por essa experiência tão rica, e usufruir dela da melhor maneira. Começando por um olhar atento e amoroso ao que acontece em nossa volta.


O salรฃo de beleza dos seus sonhos estรก na Kixiki Mรณveis!

Venha conhecer nosso show room!

54 3331-4888 Av. Flores da Cunha, 1895 contatovip.com.br | 75


76 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 77


78 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 79


Editorial À

s vésperas de completar 20 anos de circulação, nós da revista Contato Vip, pensamos em uma maneira diferente de homenagear as crianças, no mês a elas dedicado. É fato que elas sempre ocuparam um lugarzinho especial em nossas edições. Ao longo dos anos já realizamos concursos para capa, divulgamos seus aniversários, e sempre, nas edições de outubro elas ganharam muitas homenagens dos pais, avós e familiares. Mas queríamos mais. Muito mais. Então decidimos dar aos pequenos uma edição inteira da Revista Contato VIP. Com todas as editorias: moda, saúde, decoração, turismo, comportamento, educação e fotos, muitas fotos. São os pequenos, com uma revista de gente grande. Antenado e exigente nosso público infantil é o futuro público leitor da Contato VIP. É o público que cresce com a nossa revista e por isso merece todo o nosso carinho e a nossa dedicação. A foto de capa é o resultado do concurso realizado por dois grandes parceiros da Contato Vip, a fotógrafa Cristiani Lauxen e a loja de moda infantil Dummy.com. Boa leitura

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 127763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda.

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Feliz Dia da Criança!

Ano XX | Outubro | 2012 Especial Kids

Expediente Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763 Leonardo Docena Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena Bel. Secretariado Executivo Reportagens: Aline Bassan Martins Rg. DRT/RS 15275 Jenifer Schmidt (Estagiária) Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch Josefina Monteiro Luciano Baumgardt Maura Pereira da Silva Terezinha Camargo Editoração gráfica: André Bolesina Augusta Simonato Citron Redação e administração: R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RS Fone: 54 3331-3448 / 3330-1529 vip@contatovip.com.br www.contatovip.com.br Contato Vip é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Fundada em 15 de julho de 1988 por Sideno João Docena (In Memoriam) A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários

80 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 81


ÍNDICE ÍN CAPA

Yasmin Vicari Lodi foi a criança escolhida pelos jurados para ilustrar a nossa capa. Ela concorreu com outros 47 participantes do concurso fotográfico promovido pela Dummy.com e Cris Retratos.

14-MODA

15-NEWBORN

Com menos de duas semanas de vida, bebês protagonizam ensaios fotográficos irresistíveis feitos por Cris Dal Cero.

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Quem disse que criança não gosta de ganhar roupas? Hoje em dia, ter estilo também faz parte da vida dos pequenos.

23 DECORAÇÃO A decoração infantil provençal ou clean é uma tendência que veio para ficar.

26-BRINQUEDOS

Com o avanço da tecnologia, a maioria desses artigos se transformou e substituiu os jogos tradicionais. Mas não foram apenas os brinquedos que mudaram, as crianças também. 82 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 83


A parceria da Contato Vip com a Cris Retratos e a Dummy.com foi um sucesso! Agradecemos a todos os participantes do concurso para a capa da edição especial VIP Kids. Adiantamos que aqueles que não puderam fazer parte da seleção, em breve terão uma nova oportunidade.

Feliz dia das Crianças!

Pietra

Vitória

Valentina 84 | contatovip.com.br

Laura

Maria Fernanda

Gabriela

Isabela

João Vitor

Helena

Gabriel

Alana


Lorenzo

Kayrê

Laís

Gabriela

Thayná

Maria Eduarda

Matheus

Eduarda

Carolina

Isabela

Gustavo

Lívia

Ayla Raphaela contatovip.com.br | 85


Cecília

Manoela

João Pedro

Júlia

Bernardo Maria Luiza

Sarah 86 | contatovip.com.br

Giulia

Júlia

Laura

Maria Luiza

Maria Gabriela

Miguel


Luíza

Bianca

Natália

Luíza

Betina

Laura

João Lucas

José Vitor

Júlia

Luíza

Gentileza:

Meninas e meninos 0 a 16 anos Av. Pátria, 329 sala 104 | 54 3331.3530

Grupo de Jurados

contatovip.com.br | 87


Mileni Hermes Você criança que vive a correr é a promessa que vai acontecer. É a esperança do que poderíamos ser. Filha, confesso que sua infância nos fascina e daríamos tudo para te ter sempre pequenina. A você, desejamos um maravilhoso e inesquecível Dia da Criança! Seus pais Iolanda e Marcelo Hermes. Avós Valéria e Milton Hermes.

Iasmim Hermes FOTO | CATY PHOTO STUDIO

Iasmim Hermes tem 7 anos, é filha de Vinícius Hermes e Indiara Bertoldi. Cursa a 1.ª série do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora da Glória. Nos momentos de folga, se diverte brincando com suas bonecas Barbie, além de adorar assistir aos desenhos e seriados do canal Disney Channel. Iasmim também faz aulas de violão.

88 | contatovip.com.br


vestindo os pequenos desde 1994 coleção primavera/verão promete deixar os baixinhos cheios de charme

A

moda é para todos e é uma graça ver uma criança seguindo as últimas tendências e esbanjando puro estilo na hora de sair de casa. A marca caxiense Meny Doggy faz moda infantil desde 1994 e trouxe novidades para Passo Fundo, onde o Atelier Meny Doggy é comandado por Rafaela Chaves, que repaginou a casa, instalou sua franquia da marca há mais de um ano, garantindo sucesso em público e vendas. A marca atende do tamanho RN (recém-nascido) ao tamanho 6 anos. Suas coleções possuem uma grande variedade de produtos: malhas, acessórios, linha enxoval, confecção, alta costura infantil e peças exclusivas para meninos e meninas, a um preço justo, em um ambiente arrojado e acolhedor. As peças são desenvolvidas pela estilista e empresária Mariana Moschen Brustolin Calza e sua equipe. A estilista busca inspirações e referências em feiras, desfiles, arquitetura e cultura em suas constantes viagens a grandes centros de moda como França, Itália, Estados Unidos e China. A Coleção Primavera/Verão 2013 intitulada “Fora da Gaiola”, teve sua inspiração na liberdade e na frase de Cecília Meireles “Liberdade de voar num horizonte qualquer. Liberdade de pousar onde o coração quiser”. Cada peça da coleção recebeu o nome de um pássaro, e cada detalhe dos produtos foi pensado de acordo com o tema da coleção. A cartela de cores segue

a tendência candycolors e os materiais são naturais, que não irritam a pele das crianças e não causam alergias. Os tecidos e as malhas são extremamente leves, com acabamentos e detalhes arrojados, que mostram toda a qualidade das peças. As novidades desta coleção são os catálogos e cartazes para as crianças colorirem e se divertirem quando vão à loja. Além dos sapatinhos da marca, feitos em pelica na parte interna e externa, extremamente confortáveis para os pequenos, e já nas cores da coleção, trabalha também com a marca TIP TOEY JOEY. A Meny Doggy preza o conforto da criança e para isso, investe no diferencial da modelagem combinado à qualidade da matéria-prima, que são essenciais para a construção de uma roupa infantil. Todo o processo de pesquisa, criação e desenvolvimento acompanha e antecipa as tendências, e consequentemente, apresenta coleções que seguem o que acontece atualmente no mundo da moda. E o mais importante, sem deixar de lado sua essência no estilo clássico europeu. A marca sabe que é muito importante lembrar que, antes do conquistar o consumidor infantil, é preciso conquistar os pais que entendem sobre moda e tendências, buscam o diferencial e valorizam estar bem vestidos. Desta forma, desejam que os filhos acompanhem as tendências da moda adulta, e acabem identificando-se com a marca.

presenteie quem você ama e surpreenda com os looks do atelier meny Doggy!

contatovip.com.br | 89


Moda

Shopping

Kids 1

1. Vestido Milon R$48,50 2. Conjunto Milon bermuda e blusa R$113,90 3. Blusa Marisol R$24,90 4. Cinto laço Pupila R$10,00 5. Bermuda jeans feminina R$56,90 6. Tiara Pupila R$17,90 7. Sapatilha Bibi R$71,90 8. Macacão prematuro Bytilly R$51,00 9. Camisa masculina Milon R$ 49,90 10. Conjunto Marisol R$94,90 11. Bermuda jeans masculina Mania Kids R$69,60 12. Sandália Klin R$61,90

FOTOS | DANIEL TATSCH

8

3 4 2

5 6

9

7 10

11 12 Confecções do prematuro ao 14. Calçados do 01 ao 34 Av. Flores da Cunha, 1543 | Carazinho | (54) 3329.6060

90 | contatovip.com.br


Fotografia

Em foco, os recém-nascidos

A

fotografia de Newborn vem sendo difundida nos Estados Unidos por mais de dez anos e atualmente está começando no Brasil. O sucesso dessa arte se deve ao fato de que uma vez que o bebê nasça, o seu desenvolvimento se dá de uma forma muito rápida e logo os primeiros dias de vida ficam esquecidos conforme o progresso do bebê. Fotografá-los em seus primeiros dias de vida (entre 5 e 10 dias) permite que os pais possam guardar para sempre estes primeiros encontros, comportamento e feições que com o desenvolvimento ficam para trás. A tradução literal de Newborn é recém-nascido, porém o conceito fotográfico, envolve elementos que vão além de uma mera conceituação médica. Conforme Cris Dal Cero, fotógrafa há aproximadamente dez anos, a ideia da fotografia de Newborn é exatamente mostrar através de imagens poéticas, a maneira como o bebê se comportava ainda dentro da barriga da mãe. “A arte de fotografar Newborn é complexa, pois estamos lidando com um ser frágil que acabou de nascer. Cuidados fisiológicos ao posicionar o bebê, por exemplo, são primordiais, assim como a luz, técnica e poses. A fotografia visa enfatizar, de fato, uma continuidade da vida uterina; detalhes de pés, posicionamentos de tronco, pernas, mãos, penugem, comportamento e feições, são aspectos essenciais para

reforçar a personalidade e unicidade de cada bebê”, explica a fotógrafa. As fotos Newborn são tiradas nos primeiros dias de vida, um período em que a criança dorme bastante e também é mais maleável. A maior parte das imagens retratam os recém-nascidos nus ou em mantas em posições fetais. O registro de tamanho e a forma como se portam nesse momento é único! Para Cris, a fotografia é uma paixão que nasceu durante a faculdade de Publicidade e Propaganda. Antes de concluir o curso, ela começou a fotografar e já dedicou-se em turno integral. “Embora trabalhe também com eventos e estúdio, o meu foco, o que realmente amo fazer são fotos que envolvem gestação, bebês recém-nascidos e crianças. Acho que isso se enfatizou no momento que tive um filho, e tudo mudou de perspectiva”, assegura. A fotógrafa alerta às mães que tenham muito cuidado na escolha do profissional para esse tipo de fotografia, pois como se trata de seres muito frágeis, tem uma série de questões de segurança que devem ser observadas durante a sessão de fotos. “Existe uma temperatura ideal, a umidade do ar tem que ser monitorada, assim como o ambiente e os materiais devem ser limpos e esterilizados. Tenho uma preocupação muito grande com o manuseio e a segurança da criança, afinal, não podemos oferecer nenhum risco ao bebê”, finaliza.

contatovip.com.br | 91


FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Lúcio, Mailin e Maitê Companheiros em brincadeiras e traquinagens, esse trio é a alegria da família Favarin. Feliz Dia das Crianças! Com amor de seus pais Ana Paula e Luis Alberto Favarin.

92 | contatovip.com.br

Clara e Francisco Nas mãos de vocês o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível. Os consideramos anjinhos, pedaços do céu que caíram para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um. Uma homenagem dos pais Thaíse e Alexandre Goellner.


Decoraçã

o

DESIGN

KIDS

O

mundo não inova apenas para os adultos, mas também para as crianças. Elas estão cada vez mais modernas e ligadas às novidades, até quando se fala em design de ambientes. No mundo infantil, isso também importa e influencia principalmente no quarto, onde passam uma boa parte do tempo, mesmo enquanto bebês. O planejamento e a harmonização dos espaços para crianças já é uma tendência, e a preocupação dos pais em ter um ambiente seguro, personalizado e dedicado a seu filho está em alta. Os quartos estão recebendo iluminação especial para atividades que vão desde uma simples troca de fraldas até um mini escritório. Papéis de parede tornaram-se mais que elementos estéticos, são criativos e inspiradores, peças de mobiliário especiais e de design. Os projetos kids, como os quartos infantis, estão transformados, mais seguros, adequados e modernos. Casa Cor Kids 2012

Valorize seu ambiente, faça dele um espaço agradável de estar

Fone (54) 9989.2483 | e-mail/msn: fhummes@yahoo.com.br

contatovip.com.br | 93


MINI MISS A

pequena Ana Clara Lopes de Oliveira, de apenas cinco anos, filha de Fabricio e Cristiane de Oliveira e irmã de Vicente, estuda na Escola Sinodal Rui Barbosa. Desde pequena, Ana Clara já participa de concursos de beleza. Ela foi coroada Miss Carazinho 2012 em abril, na Bier Site Eventos e no dia 8 de setembro, participou do concurso Miss Rio Grande do Sul, onde concorreu com doze candidatas, promovido pela Geni Rayo. Para este concurso precisou apresentar um show de talento, ensaiou muito sua coreografia “Dança Espanhola” e fez bonito, conquistou o terceiro lugar, sendo coroada Mini Miss Rio Grande do Sul Top.

94 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 95


ilho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Filhos queridos, somos gratos a Deus pela benção de termos vocês em nossas vidas. Vocês são os nossos melhores presentes. Além de trazerem muito amor e encherem nossos corações de felicidade, nos fazem pessoas melhores todos os dias.

Amamos muito vocês! Feliz Dia da Criança!

96 | contatovip.com.br

Os primos Rafael Benício Krüger, filho de Carin, e Marina e Milena Krüger da Rosa, filhas de Daniele e Alexandre

FOTO | CATY FOTO STUDIO

Amor que transcende F


contatovip.com.br | 97


Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Ser criança é dar boas vindas a alegria em cada segundo que o relógio aponta, ser criança é ter nos olhos o intenso brilho de amor e deslumbramento ao ver um bichano no chão!!! Feliz dia das crianças e que este brilho jamais se apague!! TE AMAMOS FILHO!! Homenagem de seus pais Sayuri e Felipe.

98 | contatovip.com.br

FOTO | CATY PHOTO STÚDIO

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Lorenzo Dariz

Lucas Schmitz Desejamos a você filho amado um Dia da Criança maravilhoso, com a alegria e o amor pertinentes ao teu jeito de ser. Com muito carinho de seus pais Milton e Andreia Schmitz


Festa

Alegria garantida para

Parabéns pra você!

o anfitrião

Lembrancinhas personalizadas

A

s festas infantis vêm se tornando mais do que um bolinho e alguns balões coloridos. Não bastam mais somente esses adereços que fizeram a cabeça da molecada de outras décadas. Essas festas ganham sofisticação dia a dia e, com isso, os consumidores desses serviços contratam empresas especializadas em organização e decoração das festas para a criançada, afinal, festa infantil tem que ser “mágica”. A Schmmitt Decorações garante ao aniversariante e convidados, uma festa com muita alegria e diversão, proporcionando aos pequenos, momentos de extrema felicidade, o que vêm garantindo o sucesso da empresa no ramo de decoração de festas. Outra necessidade é estar por dentro do mercado voltado às crianças, com temas e personagens, que são os grandes inspiradores para festas infantis. Conforme a proprietária da Schmmitt Decorações, Raquel Schmitt, sua equipe sempre procura aliar praticidade ao trabalho, mantendo a essência e personalidade de cada cliente, pois, cada um é único, tem seu próprio gosto e preferência. Então, para garantir a diversão da garotada na hora da festa, é importante que os pais procurem uma empresa consolidada e que ofereça bons serviços para fazer da festa de seu filho um grande acontecimento!

Bolo temático saffari

Decoração adequada para cada ambiente Fone: (54) 3329.4500 | 9978.0402 Rua Marechal Floriano, 989 s.decoracoes@terra.com.br s_docoracoes@hotmail.com Carazinho | RS | Centro contatovip.com.br | 99


Cultura

100 | contatovip.com.br


Cultura

Yes, I do Por Tânia Mara Birkan Azevedo Proprietária da Escola FISK

Q

uando o assunto é o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, o mais importante não é saber quando, mas sim como. As crianças nascem prontas para desenvolver inúmeras habilidades, entre elas está justamente a linguagem. Consequentemente, as que começam mais cedo, de maneira geral, apresentam mais facilidade de aprender um idioma sem sotaque, dominando a língua com fluência e desenvoltura. É muito importante ressaltar que a maneira de aprender outra língua é diferente para cada idade. Uma criança muito pequena, por exemplo, pode não estar pronta para aprender regras gramaticais. Mas mesmo assim já consegue desenvolver vocabulá-

aprender idiomas é um processo que inicia cada vez mais cedo. muitos pais têm procurado cursos de inglês e outras línguas para crianças

rio, compreensão auditiva e pronúncia. Outro aspecto crucial é respeitar o ritmo de cada aluno. Não há tempo padrão para aprender. A aquisição de uma língua estrangeira deve ocorrer de uma forma gradativa e constante. O aprendizado não é simples, e os pais precisam entender que o investimento é de longo prazo. Há vários métodos e cursos com propostas atraentes e efetivas. Os cursos devem oferecer ações que facilitem o aprendizado, as quais devem ser lúdicas e prazerosas. É muito importante conhecer a proposta pedagógica do curso, que deve respeitar a faixa etária e o nível de cada criança. Uma das grandes preocupações dos pais é o método e muitas

vezes eles esquecem de outro fator importante na aprendizagem, o professor. Ele, além do conhecimento, precisa expressar sua dedicação e amor ao trabalho. As escolas apreciam que os pais se envolvam no aprendizado do filho. Reagir positivamente a qualquer manifestação da criança em inglês ou espanhol, motiva e ajuda a criança a se sentir segura. Como alternativa vale incentivar a prática do inglês ou espanhol por meio da leitura, filmes, músicas, etc. Portanto, cabe aos pais a decisão de como, onde e quando começar. O mais importante de tudo é respeitar a vontade e o limite de cada criança. Sempre explicando a seus filhos o quão importante é e será uma língua estrangeira para o futuro pessoal e profissional deles.

contatovip.com.br | 101


dos

Brinque

A revolução dos brinquedos

E

les dominam a atenção das crianças que preferem cada vez mais as novas tecnologias. Quem olha os produtos à venda em uma loja de brinquedos dificilmente reconhece algo da própria infância. Com o avanço da tecnologia, a maioria desses artigos se transformou e substituiu os jogos tradicionais. Mas não foram apenas os brinquedos que mudaram. As crianças também. “O desenvolvimento infantil nos dias atuais é melhor e mais rápido do que no passado”, afirma a pediatra Micheline Souilljee. Um dos aspectos responsáveis pela mudança, aponta, é a intensa estimulação intelectual gerada, inclusive, pelos brinquedos. “Os meios eletrônicos em geral ajudam no acesso à informação”, acredita a médica. Micheline ressalta que os brinquedos não devem ser analisados sozinhos, já que diversos

102 | contatovip.com.br

fatores influenciam o aprendizado, mas afirma que videogames e outras máquinas, como computador e DVD, estimulam o aprendizado se adotados da maneira correta. Ao contrário do que supõem algumas correntes, que criticam a presença de aparatos tecnológicos na infância, grande parte dos estudiosos do assunto não se opõe à revolução que os brinquedos vêm sofrendo nas últimas décadas. Para muitos educadores, filósofos, médicos e psicólogos, a tecnologia não é uma ameaça. “Não existe, até o momento, nenhum respaldo científico para os supostos danos que os brinquedos modernos seriam capazes de provocar, desde que respeitadas as regras da família e os horários de uso”, explica a pediatra. O fundamental frisa, é que seja garantido às crianças o direito ao lazer sadio.


contatovip.com.br | 103


Boas s Maneira

Pais & Filhos em sintonia A

psicóloga Lúcia Endler ressalta que para todas as circunstâncias, os pais e adultos devem ser exemplos, espelhos para os filhos. Então não adianta ensinar o que não praticam. A criança será educada se houver em torno dela um ambiente satisfatório e propício, com adultos carinhosos que saibam colocar os limites necessários. Dentro de um ambiente hostil, com adultos, por exemplo, nervosos e agitados, ficará difícil a criança aprender boas maneiras. As boas maneiras devem ser ensinadas e reforçadas para o bom convívio com os demais, mas só poderão ser aprendidas quando houver coerência por parte de quem ensina. As boas maneiras e bons hábitos são salutares e constituem uma forma de cultivo das relações interpessoais, de ser aceito e se sentir integrado no grupo social, elevando assim a auto-estima.

Maneiras à mesa As maneiras à mesa para crianças devem ser as mesmas que para os adultos, mas com uma exceção: as crianças pequenas devem ter permissão para se levantarem da mesa, se a refeição se prolongar. Privacidade

Por Favor e Obrigada(o) “Por favor” e “Obrigada(o)” ainda são aquelas palavras mágicas, das mais importantes, que se podem ensinar aos filhos. Você fará um favor aos seus filhos se insistir que eles as utilizem até se tornarem um hábito. Toda a gente gosta de ser agradecida, e um “obrigada(o)” é a maneira mais correta de mostrar essa gratidão. Saudações Ensine os seus filhos a saudar as pessoas pelo seu nome. Aprender logo desde cedo a olhar alguém nos olhos e dizer “Olá Sr.ª Claudete”, em vez de um “Olá” a olhar para o chão, é uma valiosa lição para o futuro de qualquer criança.

104 | contatovip.com.br

>

Para ensinar os seus filhos a respeitar a sua privacidade, deverá antes de mais nada respeitar a deles. • Não tente envolver-se nas conversas deles • Não fique escutando as suas conversas • Bata à porta dos seus quartos e espere antes de entrar. Interrupções Ensine os seus filhos a não interromperem as conversas. Ensine-os a esperar por um intervalo para que possam intervir. A mãe que invariavelmente pára e diz “O que foi, querido?”, quando o seu filho a interrompe, ajuda-o a estabelecer um comportamento que em nada será vantajoso durante a vida.


Crescendo com FOTO | CRISTIANI LAUXEN

a Contato Vip

A gatinha Giulia Linck Meira, filha de José Nísio Meira e Elisete Linck Meira, é natural de Almirante Tamandaré do Sul. Com seus belos olhos azuis ela encanta a todos. Em outubro de 2003, Giulia, com apenas um aninho, foi a vencedora do VI Concurso da Capa da Contato VIP, que teve a participação de mais de 300 crianças. Ela vêm crescendo também nas páginas da revista e hoje, com 10 anos, faz parte dos selecionados no concurso para a capa da edição especial VIP Kids, promovido pela Dummy.com e Cris Retratos.

contatovip.com.br | 105


CH

Essa boneca é Bruna Dandara Scharnovski Rodrigues, de 5 anos. Ela é filha de Aline Plentz Scharnovski e Valdir Leonardo Rodrigues. Bruna estuda no Pré II do Colégio La Salle e quando está em casa, adora assistir a novela Carrossel e brincar com suas barbies, além de não perder as aulas de ballet na Impacto Estúdio de Dança.

TS FOTO | DANIEL TA

FOTO | DANIEL TATSCH

Bailarina Bruna

Lucas Oliveira Tatsch

Rafaela e Isadora FOTO | CRISTIANI LAUXEN

As primas Rafaela e Isadora recebem o carinho de seus pais no Dia das Crianças. “Que os anjinhos lhes derramem chuvas de bênçãos”. Rafaela Docena Bolzani tem 8 anos, é filha de Linara Docena e Rafael Bolzani. Estuda no 2.º ano do Colégio Sinodal Rui Barbosa. Além de ir à escola, Rafa também frequenta e adora as aulas de teatro. Isadora Schlichting Pulz tem 2 anos e adora assistir desenhos, principalmente o PatatiPatatá. A gatinha é filha de Sabrina Schlichting Pulz e Ronei Pulz.

106 | contatovip.com.br

O garotinho de 7 anos estuda no primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola Notre Dame Aparecida. Nas horas livres, ele adora assistir desenhos e jogar no playstation. O pequeno também frequenta aulas de taekwondo. Seus pais Carla e Daniel Tatsch lhe desejam feliz Dia da Criança!


Saúde

Triagem neonatal completa

Teste do coraçãozinho E

xistem testes importantes para detectar doenças logo após o nascimento do bebê e assim poder tratá-las o quanto antes. Os mais famosos são: Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha, e Teste do Olhinho. Exames simples que aumentam as chances de cura caso diagnosticados logo no começo da vida. Mas há um novo teste que pode ajudar ainda mais os bebês: o Teste do Coraçãozinho. Antes de explicar como é feito o Teste do Coraçãozinho, vamos relembrar os outros exames. O Teste do Pezinho é o mais conhecido, avalia se o bebê tem doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. É necessário picar o calcanhar do recém-nascido para coletar gotas de sangue em papel filtro. O diagnóstico precoce possibilita tratamento nas primeiras semanas de vida e evita a deficiência mental que, uma vez presente não pode ser revertida. Existem diferentes tipos de exames do pezinho. O Teste da Orelhinha pode detectar se o bebê tem alguma perda auditiva. Qualquer perda, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem. O exame previne problemas no desenvolvimento da fala e linguagem e consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha

do bebê. É realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos. O Teste do Olhinho previne e diagnostica doenças como a catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma e infecções.É fácil, não dói e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Com o oftalmoscópio observa-se o reflexo que vem das pupilas, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Pode ser realizado pelo pediatra, e se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos. O Teste do Coraçãozinho pode salvar a vida de bebês que nascem com defeitos cardíacos críticos. Trata-se de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas. Um a cada 130 bebês pode apresentar alterações cardíacas congênitas, como “buracos” entre as câmaras do coração e defeitos nas válvulas cardíacas. Mas o teste é pouco difundido no Brasil. O lado bom: leva menos de 5 minutos e a descoberta precoce de problemas cardíacos congênitos é muito importante para a realização de cirurgias rápidas e precisas. Pergunte e peça para o seu médico a realização da triagem neonatal completa com os testes do Pezinho, Orelhinha, Olhinho e Coraçãozinho.

Dica do Pediatra

Cremers 24293 | Pediatria e UTI Pediátrica (54) 3331.8196 | 9982.0902 | Rua Cipriano da Luz, 106 | Centro Profissional do Planalto | Sala 401 | Carazinho

contatovip.com.br || 107 107 contatovip.com.br


1 aninho

de Francisco Dia 24 de setembro completou seu primeiro aninho, o pequeno Francisco Danielli Lermen. Ele comemorou o aniversário na companhia de familiares e amiguinhos com uma bela e divertida festa na Balão Mágico, dia 29 de setembro. A decoração foi por conta da Mimoso. Os pais Liamara e Anderson Lermen e o mano Matheus, desejam ao aniversariante muitas alegrias.

Mateus, mamãe Liamara, Francisco, mano Matheus, papai Anderson e tia Cátia

Caren, tio Márcio, vovó Celsoní, mamãe Liamara, Francisco, mano Matheus e papai Anderson

Dinda Francine, Francisco e mamãe Liamara

Dinda Nina, Francisco e Mamãe

Bisavós Werno e Beatriz Weiler, Francisco

Vovô Francisco, mamãe Liamara, Francisco, mano Matheus e papai Anderson

Francisco e vovó Celsoní

FOTOS | CATY PHOTO STÚDIO

Mamãe Liamara, Francisco, Matheus e Papai Anderson

Mãe Liamara, Francisco, mano Matheus, papai Anderson e vovó Dilse

108 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 108


contatovip.com.br | 109


FOTO | CATY PHOTO STÚDIO

Eduardo e Francisco

Pedro Henrique

Hoje, refletindo sobre a vida e a vinda dos nossos netos, compreendemos que viver paralelamente a vida deles é uma aventura maravilhosa. Eduardo Somenzi Lorenzi e Francisco Gabriel Lorenzi Melchior: ver vocês crescendo é uma alegria imensurável. Feliz Dia da Criança, da vovó Marleide e do vovô Jacir.

Filho querido... O céu nos reservou a graça de conduzir-te nos caminhos da vida, nossa adorada criança, nosso presentinho de Deus ... Pedro Henrique enchendo nossas vidas de Alegria e Amor. Te amamos, seus pais Giovana Zanfir e Thiago Benedetti

110 | contatovip.com.br


Escola de Educação Infantil

Colinho de Mãe A

Escola de Educação Infantil Colinho de Mãe oferece toda a estrutura adequada e cuidados necessários para crianças a partir de 4 meses. A proposta pedagógica começa a ser aplicada já nesta idade, com atividades diferenciadas, promovidas para estimular e desenvolver cada criança com suporte de uma equipe especializada e interdisciplinar: nutricionista, psicóloga, odontopediatra, pediatra a disposição das famílias. As atividades realizadas têm como objetivo comum estimular as áreas motoras, cognitivas, afetivas, concentração, comunicação, criatividade e percepções sensoriais através de movimentos dinâmicos, realizados em diferentes períodos do dia. Músicas, histórias, dramatizações, fazem parte do cotidianto da nossa escola. Vivenciando as atividades com diferentes recursos, a curiosidade das crianças é estimulada, o que favorece ainda mais o desenvolvimento do corpo, do raciocínio e da linguagem. Na Colinho de Mãe os espaços foram carinhosamente pensados para estimular a curiosidade e a imaginação da criança, proporcionando aos pequenos maior número de experiências e possibilidades. Contamos também com plantões aos sábados e aula de música.

54-3601. 5782 54-9908.8946

Rua Uruguai, 774 Passo Fundo-RS diretoria@colinhodemaepf.com.br

contatovip.com.br | 111


Turismo

Leve seu filho à Disney

O

sonho de toda criança é conhecer a Disney. Mas de muitos adultos também. Quem nunca foi na infância, quer ir. Quem já foi, em grande parte das vezes, tem vontade de voltar. Principalmente se for para apresentar o mundo mágico de Walt Disney aos filhos. Quem sabe o momento não chegou agora, no próximo Dia das Crianças? A França tem a EuroDisney, em Paris. A Califórnia, nos EUA, a Disneyland. Porém, se você quiser visitar o principal complexo de parques de Mickey Mouse e Cia., o destino mais indicado mesmo é Orlando, na Flórida. Aliás, o viajante que não se contentar com as diversas atrações do lugar, ainda pode dar uma esticadinha na viagem, até Miami. Se tem um lugar onde você pode ir com qualquer idade, é para lá. Mas especialmente as crianças, eles pensam em tudo para que você tenha a assistência necessária. Com mais locais para visitar, mais coisas para ver e mais personagens Disney para encontrar, nunca houve melhor momento para tornar o sonho de seu filho uma realidade no Walt Disney World Resort. Desfrute de férias de uma semana com destaque para quatro Parques Temáticos imperdíveis, cada um com uma versão exclusiva da magia Disney. Descubra um mundo de entretenimento sem limites para a família.

112 | contatovip.com.br

Crianças, jovens e adultos se divertindo na Disney em viagem de Silvia Turismo

PARA COMER Em todos os restaurantes existe o cardápio kids, que tem opções bem bacanas para os pequenos como massa com molho de queijo, mini cheeseburguer, pizza de queijo, nugets. Todos os pratos vêm acompanhados de sobremesa e bebida. Quando as crianças são muito pequenas e não comem comida de adulto, existem duas opções: ir ao supermercado e comprar papinhas ou comprar as papinhas nos Baby Centers. No parque também são vendidas frutas nos quiosques. No mercado dá para adquirir outras coisas para o bebê como sucos, biscoitos e outras comidas apropriadas para cada idade. PRÓXIMO DA MÁGIA Hospedar-se em Hotel Resort Disney significa estar cercado pela magia 24 horas

por dia e também ficar próximo o suficiente para voltar ao hotel para um lanche, cochilo ou mergulho na piscina. TRANSPORTE DE CORTESIA Os hóspedes dos Hotéis Resort Disney têm liberdade para utilizar o transporte de cortesia da Disney em todo o Walt Disney World Resort. A apenas alguns passos da porta, barcos, ônibus e monotrilhos esperam para transportá-lo para os Parques Temáticos, Parques Aquáticos, a área Downtown Disney, e muito mais, e de volta para o hotel. INCRÍVEL SERVIÇO DISNEY Os funcionários da Disney estão à disposição para tornar suas férias mais tranqüilas e sem problemas oferecendo dicas e recomendações úteis.


O baú da infância está aberto

Veja se consegue adivinhar quem são estas pessoas nas fotos de criança

02

01

04

( )

( )

03 ( )

( )

contatovip.com.br | 113

1- José Mazutti | 2- Cristina Rech Feldamann | 3- Davi Saute | 4- Bety Adam

J

á que é Dia das Crianças, resolvemos abrir o baú da infância de alguns carazinhenses e revelar a carinha que eles tinham quando pequenos. É cada bochecha fofa e sorriso gostoso que dá vontade de apertar cada um deles. Veja se você consegue saber quem são os pequeninos.


FOTO | CATY PHOTO STÚDIO

Djulia A pequena Djulia Corrêa dos Santos estuda na Escolinha de Educação Infantil Athaídes Conceição Osório, além de fazer aula de inglês com a professora Núbia. Djulia é filha de Liz Corrêa e Júlio Cezar dos Santos.

114 | contatovip.com.br

Laura “Feliz Dia da Criança, amamos você!” Laura tem 3 aninhos e recebe o carinho do papai Djeizon Kressin e da mamãe Bianca Moreira.

Pedro Henrique Ele é uma fofura e tem apenas 1 ano e 8 meses. Filho de Marilei Gomes e Maicon Padilha, esse pequeno colorado ganha os parabéns da família pelo Dia da Criança.


Descubra os sete erros entre as duas cenas:

Cruzadinhas:

contatovip.com.br | 115


Para colorir:

A Contato VIP deseja um Feliz Dia da Crianรงa 116 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 117


118 | contatovip.com.br

Contato Vip Outubro 2012  

Contato Vip Outubro 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you