Issuu on Google+

contatovip.com.br | 1

2 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 3

Estofados, Salas de Jantar e

Está querendo mudar sua casa? Nada de reforma e sim mudança na decoração. Móveis planejados, papéis de parede estão em alta e são uma ótima opção para esta mudança. Além disso, estofados e poltronas são complementos para personalizar o ambiente. O aproveitamento de espaços é uma necessidade e para isso os móveis planejados são uma boa opção para que o ambiente não fique poluído e seja melhor aproveitado, proporcionando mais praticidade e conforto no seu dia-a-dia. Flávia Dall’Agnol Designer e Projetista Atrativa Móveis 4 | contatovip.com.br

Papéis de Parede, você encontra aqui, na Atrativa Móveis Planejados

Cozinhas | Dormitórios | Home Theaters | Áreas de Serviço | Banheiros | Corporativos | Mesas e Cadeiras

Fone: (54) 3331-5347 Av. Flores da Cunha, 2390

www.italinea.com.br

contatovip.com.br | 5

Editorial A

Cada edição da VIP Casa & Decoração dá uma vontade louca de chegar em casa e começar a fazer mudanças, tal a quantidade de idéias e a variedade de opções apresentadas através de reportagens e dos profissionais que fazem a revista conosco. Um novo objeto de decoração, uma renovada no jardim, o aproveitamento de um móvel antigo ou um jeito diferente de arrumar a cama pode fazer toda a diferença. E como é gostoso dar aquele toque pessoal à nossa casa, afinal apesar de todas as horas que passamos em nosso ambiente de trabalho, é em casa que recuperamos nossas energias, que recebemos nossos amigos, que curtimos nossa família. E é bom saber que podemos contar com profissionais competentes com idéias para otimizar nosso espaço, propondo soluções e tirando nossas dúvidas. Aliás, muitas dúvidas surgem na hora de construir, por isso é fundamental o assessoramento de um arquiteto ou engenheiro, para não ter surpresas desagradáveis. Me impressionou nesta edição a quantidade de lojas trabalhando no segmento de móveis planejados, o que significa uma forte tendência e um mercado em expansão, impulsionado pela vida moderna que exige cada vez mais praticidade e pelos espaços, cada vez mais reduzidos. O item conforto também foi privilegiado nesta edição e vai desde o piso térmico, passando pelos climatizadores, coletores solares, banheiras de hidromassagem, até os portões e câmeras de segurança, tudo para que a nossa casa se transforme num local realmente prazeroso de se viver. E confirmando que uma mudança faz toda a diferença, quero ressaltar o ambiente moderno e acolhedor em que se transformou o Restaurante Sacra´s, com a reforma assinada pela arquiteta Débora Caramalak. A novidade desta edição da Vip Casa & Decoração é a participação de diversas empresas e profissionais da cidade de Passo Fundo, que se integram ao processo de regionalização da revista Contato Vip. Na capa, a confirmação de uma parceria de anos: a empresa Schuster & Medeiros que, como tantos outros profissionais, acredita em nosso trabalho e considera a VIP Casa & Decoração, a grande vitrine do setor na região. Boa leitura. Aproveitem as idéias. Copiem os endereços e curtam muito suas casas, apartamentos, escritórios,...

Ano XX | Outubro | 2012 Casa e Decoração

Expediente Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763 Leonardo Docena Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena Bel. Secretariado Executivo Reportagens: Aline Bassan Martins Rg. DRT/RS 15275 Jenifer Schmidt (Estagiária) Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch Josefina Monteiro Luciano Baumgardt Maura Pereira da Silva Terezinha Camargo Editoração gráfica: André Bolesina Augusta Simonato Citron Redação e administração: R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RS Fone: 54 3331-3448 / 3330-1529 vip@contatovip.com.br www.contatovip.com.br

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Contato Vip é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Fundada em 15 de julho de 1988 por Sideno João Docena (In Memoriam)

6 | contatovip.com.br

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 127763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda.

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários

N

a SCARIOT BELLA CASA você encontra; além de uma linha diferenciada de acabamentos, louças, metais e telhas shingle; estacionamento próprio, facilidade de acesso por estar localizada no centro de Passo Fundo, atendimento personalizado e diferenciado com uma equipe de profissionais qualificados para lhe atender. Buscando opções para tornar o seu projeto único e personalizado, contamos com a parceria das marcas Portinari, Itagres, Villagres, Ceusa, Porto Ferreira, Colormix, Eucafloor e Durafloor; com showroom amplo e variado para facilitar a escolha dos produtos. Venha nos fazer-nos uma visita ou ainda se preferir, agende uma visita de nossos consultores.

Rua 7 de Setembro, 166 A Passo Fundo | Fone: (54) 3317.2233

contatovip.com.br | 7

Índice

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

CAPA

14 50 CONSTRUÇÃO

Como planejar e financiar a obra, comprar o terreno e contratar os profissionais a partir das dicas do arquiteto Paulo dos Santos.

8 | contatovip.com.br

60 CLIMATIZAÇÃO Ar condicionado ou climatizador? Conheça suas diferenças e escolha aquele que melhor combina com o seu ambiente.

A Schuster & Medeiros é a grande aliada de quem pretende construir e reformar, nas lojas localizadas em Carazinho e Passo Fundo é possível encontrar tudo em materiais de construção, inclusive acabamentos sofisticados.

74 SEGURANÇA

Tecnologia possibilita tranquilidade e segurança. As câmeras estão por toda a parte e cada vez mais necessárias.

18 ESTILO

A convite da VIP, leitoras abrem sua casa e mostram o seu canto preferido. Aquele lugar para trabalhar, curtir a família e ficar à vontade.

JARDINS

ARTE

Três jardins com estilos diferentes. Graziela Schaeffer dá algumas dicas de como tornar esse espaço um lugar encantador

Ilse Ana, Juliano e Silvana falam sobre projetos futuros, suas obras e trajetória no mundo das artes

66

44 PISCINAS

PROJETOS

34

Arquiteta Débora Caramalak assina a reforma que transformou o Restaurante Sacra´s

62

Para valorizar a paisagem e dar um toque especial na sua casa, aprenda como se faz uma piscina com borda infinita.

contatovip.com.br | 9

Tradição, modernidade e sustentabilidade Esses conceitos podem parecer antagônicos, mas na Zay, têm tudo a ver. Em funcionamento há mais de três anos, a empresa desenvolve suas atividades em duas grandes áreas: de um lado, escritório de arquitetura, do outro, boutique de móveis.

O

cartão de apresentação da Zay não poderia ser mais adequado, resgatando uma casa de madeira de estilo alemão no centro da cidade, o cliente parece se transportar para um lugar, uma época diferente. No escritório de arquitetura, formado pelos arquitetos e urbanistas Ana Paula Wickert e Marcos Antonio Frandoloso se destacam os projetos de restauração de patrimônio histórico, que ao mesmo tempo convivem com projetos de arquitetura residencial e comercial, além dos projetos de design de mobiliário. No que se refere à boutique de móveis, sobressaem os trabalhos desenvolvidos em madeira de demolição. Todas as peças são projetadas pelos arquitetos e designers da equipe com uma marcada linguagem contemporânea e executados por mãos de marce-

10 | contatovip.com.br

neiros especializados em técnicas artesanais dotando a cada peça uma personalidade diferenciada. Outro trabalho desenvolvido pela Zay é a restauração e customização de móveis, atividade que pretende recuperar peças com valor pessoal, que fazem parte da identidade e da história do cliente, recuperando-as, quando necessário, ou dando uma linguagem atual, com novas cores, mistura de materiais e acabamentos diferenciados. Para complementar a oferta de produtos, a Zay conta com a parceria de empresas que se destacam pelo design sustentável como é o caso da Prima Store, e da Marton+Marton. Completam as parcerias a Artista Plástica e Ecodesigner passofundense Lindiara Paz, e a Artista paulistana radicada em Ijuí, Camila R. Camargo.

contatovip.com.br | 11

Como organizar e decorar seu HOME-OFFICE

A

tualmente muitas pessoas têm optado em montar um pequeno escritório em casa, onde muitas vezes ele acaba se tornando uma extensão do escritório da empresa. O home office nada mais é que a capacidade de desenvolver e manter uma atividade profissional de maneira organizada e paralela a vida pessoal dentro da sua própria casa. Projetos com a utilização de home-office estão se tornando mais necessários a partir do momento, que mais e mais pessoas passam a utilizar uma parte das suas casas como escritório a fim de desenvolver atividades profissionais no ambiente familiar. A expansão da internet e a evolução dos equipamentos ligados à tecnologia aceleram esse processo. Hoje muitas empresas nascem e começam a sua trajetória em lares brasileiros, muitas vezes a pessoa pratica esse conceito de home-office e não sabe. Muitos sustentam suas famílias com o que ganham de negócios gerados em suas casas. Home-Office pode ser descrito como muito mais que um escritório bonito, moderno e bem equipado. Pode significar oportunidade.

MATERIAIS Para um bom rendimento no trabalho, cores claras nas paredes e nos móveis dão a sensação de conforto visual e não tornam o ambiente cansativo. Laminado plástico está entre os melhores revestimentos. tem temperatura agradável e é fácil de limpar – pode-se, inclusive, usá-lo como quadro de anotações, depois é só apagar usando um pano com álcool. Acrílico e vidro são os menos recomendados. O primeiro, risca com facilidade, e o outro, é bastante suscetível a manchas, principalmente digitais. Se o espaço de trabalho fica na área social, opte pela madeira. No piso, além da aconchegante madeira, laminados e cerâmicas de alta resistência facilitam a manutenção. Uma opção econômica é o granilite, que deixa o escritório com uma charmosa atmosfera de estúdio.

MÓVEIS NA MEDIDA CERTA

Os móveis de escritório ganharam agilidade e bom desenho. Na hora da escolha, opte entre as peças próprias para escritório por serem ergonômicas e de fácil manutenção. A Kixiki recomenda mesas com desenho em C ou L por serem funcionais. Você também vai precisar de um gaveteiro para organizar os papéis. Não se esqueça de uma estante ou de prateleiras para abrigar livros, revistas e material de escritório. Uma boa cadeira também é um investimento vantajoso. É importante que seja ajustável na altura e no descanso para as costas e os braços e o ideal é que tenha rodízios para uma melhor locomoção.

Av. Flores da Cunha, 1895 Carazinho | kixikimoveis@gmail.com Fone: (54) 3331.4888 12 | contatovip.com.br

Estar ou trabalhar em um ambiente aconchegante, prático e organizado faz toda a diferença. Não estamos falando somente de estética, mas de qualidade de vida. A Móveis Debastiani entende a necessidade do cliente e planeja e organiza seus ambientes de acordo com o seu uso diário, sempre ligada nos padrões de estética e tendências internacionais.

FOTOS | MARCOS TATSCH

Trabalhamos com inúmeras marcas para proporcionar à sua casa requinte e sofisticação através de projetos personalizados e únicos. Algumas destas marcas de destaque são Finger, Completa, Parma, Minuano, Castor, DiBento, Herval, Jardim, Dalla Costa, Gottens, Tramontina.

Requinte, durabilidade e funcionalidade. Essa é a máxima da Móveis Debastiani, que visa resultados que traduzam sensibilidade, bom gosto e vida. Visite-nos ou solicite atendimento personalizado de nossa equipe, que está pronta para atender estilos diferenciados de móveis e decoração para casa e ambientes corporativos.

Conheça mais sobre a Móveis Debastiani através do www.moveisdebastiani.com.br ou acesse nossa fan page no www.facebook.com/moveisdebastiani Av. Expedicionário, 1011 | Sarandi (54) 3361.1544 Rua Buenos Aires, 351 | Santa Rosa (55) 3512.4473 contatovip.com.br | 13

VIP | Capa

Schuster Medeiros

&

Onde você encontra tudo para a obra do início ao fim

M

uito mais do que uma loja de materiais de construção, assim talvez seja possível definir a Schuster & Medeiros. A frase traduz perfeitamente a história da mais completa rede de materiais de construção da região. Não estamos falando somente de produtos e serviços que ultrapassam o básico como cimento, pedra, tijolos, pisos, acabamentos, ferramentas e utensílios. Tão pouco do atendimento que não se contenta em apenas vender, mas proporcionar uma assessoria aos clientes, somada à entrega pontual e 56 anos de mercado. Com lojas em Carazinho e Passo Fundo, a Schuster & Medeiros se tornou diferente, se tornou muito mais. Em um mercado cada vez mais competitivo, a loja busca valorizar as pessoas, estimular sorrisos e proporcionar momentos especiais. Momentos como o de Roberto e Suzana Kloeckner que buscaram na Schuster & Medeiros o necessário para o seu projeto. Coordenada pela arquiteta Débora Caramalak, a edificação foi idealizada e projetada para atender as necessidades de moradia de duas famílias. Os apartamentos, tendo em uso comum a garagem, quiosque com churrasqueira, espaço aberto para lazer e três salas comercias. A obra desde a infra-estrutura, passando pela fundação, cobertura, instalação elétrica, hidrossanitária, pintura e acabamentos finais é cem por cento Schuster & Medeiros. Assim como os pisos porcelanatos, metais, pias, cubas, louças, acessórios de banheiros, tudo encontrado nas lojas Schuster & Medeiros, onde por vários meses foi pesquisado e escolhido cada detalhe da obra para atender e satisfazer o cliente.

14 | contatovip.com.br

O resultado final foi de extrema satisfação”. Débora Caramalak

contatovip.com.br | 15

10

luminárias para a

CASA TODA

De teto, de chão, de mesa. Se a intenção é deixar um ambiente brilhante, aposte nesta peça-chave. Ela, sem trocadilho, ilumina o décor

A

iluminação é um fator fundamental para trazer aconchego e bem-estar a qualquer ambiente. Sem a luz adequada, a decoração fica sem vida. Assim como o quarto necessita de uma luz mais amena, ora relaxante para dormir, ora pontual para leitura, a sala requer uma iluminação acolhedora, porém absolutamente eficiente. Já para as áreas de trabalho, como o home-office e a cozinha, a luz deve ter um foco mais vibrante e acentuado. Nas técnicas para decorar à parte, as peças que iluminam precisam brilhar, de fato, e os grandes lustres usados ao longo dos tempos são apenas uma das provas disso. Mais um toque: quer mudar a decoração sem transformar o ambiente inteiro? Inspire-se nestas opções da JK Iluminação e coloque uma luminária no chão, mude a do teto, crie um ponto de luz especial com uma mesa. Você verá que isso faz toda a diferença.

16 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 17

Meu canto preferido

Todos nós temos um lugar especial da casa, aquele onde podemos relaxar, curtir a família e ficar à vontade. Nada melhor do que dar atenção extra aos cuidados com esse cantinho, tudo para deixá-lo com a nossa cara! Franciele e Tita contaram com a ajuda de profissionais para atingir esse objetivo, e agora, dividem com a VIP Casa e Decoração o resultado dessa reforma.

Esse é um espaço muito especial para todos os moradores da casa. Quando Franciele e Juliano Weber compraram o apartamento, em outubro de 2011, nem imaginavam que Joana (3 meses) estava a caminho. A expectativa do casal, após descobrir a gravidez, era com o quartinho do bebê, que precisava ter praticidade e exigir poucas alterações futuras. Quem tornou isso possível foram as arquitetas Caroline Lacchini e Pâmela de Oliveira. O guarda-roupas e a cama levam medidas normais para que Joana possa aproveitálo por mais tempo, quando o trocador servirá de escrivaninha e o berço perderá a proteção para se tornar uma cama. “A otimização dos móveis e espaços foi fundamental na execução do projeto”, explica Franciele.

FOTOS | DANIEL TATSCH

Quarto do bebê praticidade e poucas alterações futuras

Produtos Produtosdiretos diretosde defábrica fábrica

Cama, Cama,mesa, mesa,banho banhoeedecoração decoração

(54) (54)3342.1420 3342.1420 Av. Av.Barão Barãodo doRio RioBranco, Branco,204 204- Marau - Marau (54) (54)3314.7179 3314.7179 Av. Av.Brasil, Brasil,7575- Sala - Sala1G 1G- Passo - PassoFundo Fundo Em Emfrente frentea aCenter CenterCátia Cátia

www.bellacasa.ind.br www.bellacasa.ind.br 18 | contatovip.com.br

o espelho, estrategicamente instalado na parede, faz com que ela tenha uma visão geral do espaço

Trabalho e Conforto Para unir as duas tarefas da vida; trabalhar e cuidar da casa, a arquiteta Tita Piva criou em sua própria residência, o local ideal para trabalhar no conforto do lar. “Em casa, trabalho mais com a decoração do que o projeto propriamente dito. É aqui, fora do barulho e da correria do horário comercial, que posso, no meu cantinho, acessar a internet, ler, pesquisar, conversar com os amigos e trabalhar sossegada”, revela a arquiteta. Tita explica ainda que o espelho, estrategicamente instalado na parede, faz com que tenha uma visão geral do espaço, podendo daquele lugar, assistir TV e até mesmo controlar o movimento da casa. Ela comenta que se sente tão bem ali, que consegue lembrar de pessoas queridas e viagens interessantes, visto que no ambiente existem fotos, objetos antigos, quadros e esculturas que a remete a tal nostalgia.

contatovip.com.br | 19

TAPETES para compor o seu ambiente Os tapetes são ótimas opções decorativas para dividir ambientes, criar espaços íntimos e levar personalidade ao lar de cada pessoa. Para “vestir” o chão de uma casa, primeiro deve-se analisar o local. Acompanhe os últimos lançamentos e tendências em tapetes e passadeiras para seu lar, na Gaúcha Tapetes e Tecidos (Estofaria Gaúcha).

Listras: esta é sem dúvida, uma obra-prima do ambiente. Por si só decora e completa qualquer cômodo da casa. Cores fortes nas listras se acomodam melhor em ambientes amplos e claros. As listras mais discretas ficam muito bem colocadas em cômodos mais íntimos como o quarto do casal, escritório ou sala íntima.

Carmin (vermelhos): a cor é ousada, ideal para ambientes onde se queira imprimir um toque de sensualidade, aumentando o cômodo e trazendo bem-estar.

20 | contatovip.com.br

Capuccino (terrosos): um dos tons coringas da estação, exibe neutralidade, podendo usufruir de muitos objetos decorativos ou detalhes de cores no ambiente deste tapete.

Use e abuse das novas cores para mudar o seu ambiente. Eles transmitem um carinho todo especial. São produtos que unem design, conforto e segurança para ambientes diversos. Fone: (54) 3331.1410 Rua General Sampaio, 107 | Carazinho

COZINHA

DORMITÓRIO

HOME OFFICE

Parcelamento em até 10x sem juros. Adquira seu móvel através do CONSTRUCARD, REDECARD, MOVEISCARD e ITAUCARD. Av. Flores da Cunha, 711 | Carazinho | RS Fone 54 3329-5980

ESTOFADOS

contatovip.com.br | 21

Dicas e tendências em roupa de cama para deixar o quarto mais bonito

Q

uem quer um quarto bonito precisa investir em uma bela roupa de cama. A arrumação fica mais interessante se você se aventurar na mistura dos conjuntos para criar uma composição só sua. Para começar a brincadeira, aí vai a inspiração da Bella Casa Colchões & Cia. Os adeptos de um visual básico, pouco apegados a modismos, não gostam de arriscar. Por isso, valem-se de cores neutras e pequenas doses de texturas e estampas, que podem misturar florais, listras e cores lisas, desde que os padrões tenham afinidade e tons.

A nobreza dos tecidos, o primor nos acabamentos e a fartura nos volumes e texturas são muito importantes nesse estilo. A parceria de cores tradicional, preto e branco, é infalível e pode ficar muito atual. Para usar o visual de um jeito contemporâneo, o truque é investir em misturas, como unir a estampa do cobre leito com uma manta de cor lisa.

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

PRETO E BRANCO: UM CLÁSSICO

Jogo de lençol percal 200 fios Casanova e cobreleito Kacyumara

“Padrões e combinações de cores tradicionais, detalhes e volumes definem o estilo.” 22 | contatovip.com.br

“Nas arrumações casuais, tons neutros, texturas e estampas geométricas.” ESTAMPAS GEOMÉTRICAS

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

O bom na hora de arrumar a cama é que podemos brincar com cores, formas, texturas e deixar o ambiente super moderno e aconchegante. Estampas geométricas são uma febre na decoração, seja em tapetes, almofadas, roupas de cama, papéis de parede, móveis, elas modernizam com criatividade.

Jogo de lençol percal 200 fios Kacyumara Vida Bela. Edredom Kacyumara e manta Buettner

UM TOQUE DE ROMANTISMO A feminilidade está em alta e pode vir bem representada em detalhes como estampas delicadas, bordados e texturas. Deixar o padrão colorido da colcha dominar a cena ajuda a fugir do lugar-comum. Nuances femininas como flores pequenas, podem vir suavizadas por cores frias como roxo, em almofadas e mantas.

Jogo de lençol 200 fios Altemburg, cobre-leito Karsten, edredon de plush Hedrons, manta almofadas e jogo de toalhas em patchwork, Ione Enxovais

“A riqueza de texturas inspira feminilidade e as nuances de rosa amarram a composição.” contatovip.com.br | 23

Graça nos lavabos Eles trazem revestimentos incrementados nas paredes e bancadas cheias de estilo. Confira três projetos contemporâneos onde a madeira e o papel de parede são elementos chave.

REQUINTE EM LAVABO RESIDENCIAL No lavabo social desta residência, criado pelo arquiteto Paulo dos Santos, a proposta foi valorizar a madeira para deixar o ambiente mais aconchegante. Foi usado madeira no espelho e no tampo, para destacar a cuba de sobrepor branca, da Rocca e o cachepot em vidro, no piso e parede foi colocado cerâmica Ecowood, da Porto Bello, realçando as paredes brancas em cerâmica com relevos da Rocca. Já no piso, foi usado o porcelanato crema da Porto Bello. O lavabo foi planejado para ter um nicho no painel branco, com o objetivo de destacar um elemento decorativo e contrastar com o papel de parede floral nos tons amadeirados da Wallpaper. Os metais são da Rocca, os acessórios da Valvé, luminárias da Yamamura e persianas da Luxaflex. Materiais distribuídos com harmonia para ter um agradável lavabo e satisfazer o gosto do cliente.

24 | contatovip.com.br

FOTOS | DANIEL TATSCH

LAVABO COM MADEIRA E PORCELANATO A proposta adotada pelo arquiteto Pierpaolo Bervian neste lavabo, foi o estilo rústico. Porcelanato, piso e parede em tons claros, com detalhes em tozetos e madeira envelhecida. O elemento preferido na decoração foi a madeira envelhecida, pois dependendo do acabamento que o arquiteto ou o cliente escolherem, não há limites para sua utilização. Neste caso, a madeira foi utilizada na busca de um resultado mais aconchegante e natural.

contatovip.com.br | 25

TEXTURAS EM EVIDÊNCIA

FOTOS | DANIEL TATSCH

A intenção para o lavabo, idealizado pela arquiteta Beatrice Di Domênico, era proporcionar um ambiente harmonioso, integrando a sofisticação do papel de parede com a rusticidade da madeira utilizada na bancada, aliando também a esses elementos a parede espelhada para proporcionar amplitude ao ambiente. Para o porcelanato, a escolha foi de uma base neutra de cores e texturas abusando das peças pontuais de efeito, como o papel de parede. Ainda apostando em peças de destaque, a escolha da cuba e dos metais robustos, foi determinante para valorizar o ambiente.

26 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 27

Mesas de centro

N

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

28 | contatovip.com.br

Saiba como escolher a mesa de centro que melhor combina com a sua sala

a hora de decorar a sala de estar, é preciso pensar em cada detalhe. No sofá, na mesa, no mobiliário, enfim, em tudo o que merece para deixar o espaço mais bonito e aconchegante. Um móvel que deve ser muito bem escolhido é a mesa de centro, pois será ela quem dará um toque especial ao lugar. Mas, ainda mais importante, é ficar atento às combinações, pois o ambiente deve ficar agradável e harmonioso. A mesa de centro é muito versátil e prática, e não pode faltar na decoração.

Na hora de fazer a combinação, leve em conta o seu gosto, e a sua personalidade e de sua família, pois de nada adianta deixar a sala de estar bonita e sofisticada, se você não se sente bem nela. Pense sempre na proposta que quer para o espaço, se um estilo mais arrojado e moderno ou um mais sério e conservador. Enfim, na hora de decorar a sala, o importante é saber equilibrar a composição entre a mesa de centro, o tapete e os acessórios. Fazendo a escolha certa, o ambiente ficará lindo e aconchegante!

contatovip.com.br | 29

Artefatos têm se tornado uma boa opção de compra devido à sua utilidade

N

a busca pela decoração ideal para a casa, é comum a utilização de artefatos de madeira. Hoje existe no mercado uma grande variedade destes produtos; trabalhos diversos em madeira de pinus, compensados. O destaque vai para as peças em MDF, pois o material possui uma superfície lisa e altamente resistente, o que permite uma boa base para o acabamento como caixas para presente, miniaturas, placas de homenagem, porta espeto, tábuas de carne, objetos decorativos entre outros. Segundo o marceneiro designer da Design-On, Antônio Pelegrino Constantin, a procura pelos artefatos de madeira tem crescido consideravelmente, em quase todo o Brasil. Em sua loja, os produtos mais procurados são mesas de apoio, carrinhos auxiliares, revisteiros, bandejas de cama e sofás. “Temos uma grande variedade de produtos. Atualmente, os artefatos de madeira são muito procurados também para presentes em várias datas festivas, pois o mercado oferece produtos para todas as idades e eles são úteis devido à praticidade, utilidade, além de ser uma ótima opção para a decoração da casa”, explica Antônio. Algumas empresas proporcionam a venda de peças cruas para que o cliente mesmo use e abuse da criatividade pintando os móveis e

30 | contatovip.com.br

objetos conforme a sua preferência. As lojas desse segmento estão sempre buscando variedades e inovações para atrair o cliente com produtos ricos em detalhes, acrescentando bom gosto na decoração da casa de quem aposta nos artefatos de madeira ou em produtos de ferro e lata. Conforme a proprietária da Arte e Cor Brasil, de Carazinho, Vânia Loff, as pessoas procuram artefatos para várias finalidades, dentre elas, a fonte de renda, no caso das peças cruas, para produzir as próprias caixinhas decoradas, personalizadas, por exemplo, e vender. Outro motivo que tem levado as pessoas a adquirirem estes materiais, segundo Vânia, é a recomendação médica. “É uma terapia trabalhar com estes objetos. Você ocupa a cabeça trabalhando em uma peça crua e pode imprimir nela a sua personalidade”, assegura. Então, para quem busca decorar a casa e deixá-la com a sua cara, opções em artefatos de madeira, ferro e lata não faltam, basta procurar e escolher o produto que melhor combina com você. As lojas do ramo estão a todo momento criando e testando novos produtos que tenham principalmente, utilidade e praticidade. É só colocar a imaginação para funcionar e criar peças exclusivamente suas.

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

Artefatos de madeira, ferro e lata na decoração

contatovip.com.br | 31

32 | contatovip.com.br

Acessórios que encantam Eles enfeitam, são úteis e facilitam o dia a dia Refrigerador para Bebidas Cervejeira GRBA-230 Caçarola Fundida grafite

Balde de gelo pequeno Tripé Compl. Fund. com alça de madeira 8 peças

Mini Bar 72 Litros GXV-072

Churrasqueira de alumínio 30cm baasefria@baasefria.com.br | Av. Flores da Cunha, 1779 | Fone: (54) 3330.1511 | 3330.1300

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

Jogo de maletas em madeira

Arranjo de rosas

Kit para cozinha em louça

Jogo de vasos em cerâmica

Chaleira em inox

Balde de gelo em inox e taças de vidro

Bicicleta decorativa Arranjo com suculentas

Vaso decorativo

Presentte agora tem lugar certo

presentte2009@hotmail.com Av. Flores da Cunha, 1767 | Fone: (54) 3329.3079 contatovip.com.br | 33

De Passo Fundo para o Louvre U

m dos maiores e mais famosos museus do mundo vai entrar na trajetória da artista plástica Silvana Oliveira, residente há 23 anos em Passo Fundo. Ela participa com duas obras da 11ª Edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea, no “Carrousel du Louvre”, em Paris, que acontece agora em outubro. A Feira por realizar-se em um local nobre, histórico e cultural, confirmou-se como um dos mais importantes eventos europeus nas artes, pois recebe todos os anos milhares de visitantes do mundo todo. O Palácio do Louvre em Paris, acolhe atualmente o “Museu do Louvre” e o “Carrousel do Louvre”. Duas telas da série Paris, inspiradas pela temporada que Silvana passou na capital da França para estudos, farão parte da mostra. “Expor no exterior é o sonho de todo o artista, expor no Louvre então, é uma realização!”, diz a artista. A vida transborda das telas de Silvana Oliveira, que reproduz, com seus pincéis e tintas, paisagens, flores, animais com todas as suas cores, contrastes e delicadezas. Também pinta naturezas-mortas e abstratos, que acabam impregnados da mesma essência dos quadros com elementos da fauna e da flora brasileira. Ela já demonstrava inclinação para as artes desde a infância, mas foi aos 18 anos que começou a pintar em óleo sobre tela. Desde então, de forma autodidata, foi aprimorando seu estilo e técnica com muita pesquisa e dedicação. Usando apenas as cores primárias, consegue transpor para as telas a riqueza de detalhes das cenas e elementos da natureza

34 | contatovip.com.br

que lhe servem de inspiração. A primeira exposição aconteceu em 1991. A partir daí, Silvana participa ativamente do mercado brasileiro de artes, tendo obras em galerias e acervos particulares não apenas do país, mas também do exterior. Há 11 anos passou a dividir o conhecimento que acumulou, ministrando curso de pintura em ateliê próprio. Seu talento ganhou mais reconhecimento ainda em 2011, quando foi selecionada para representar o Rio Grande do Sul no XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira, que aconteceu na Áustria, Espanha e Portugal. Também foi o ano em que buscou novas técnicas na França, e conheceu os famosos jardins de Monet, visita que rendeu uma série de telas muito especiais para a artista.

Silvana Oliveira Tem uma exposição permanente na Galeria que leva seu nome na Rua Fagundes dos Reis, 466 | Loja 11 Passo Fundo | (54) 9969.4916 silvana.atelie@gmail.com www.silvanaoliveira.net

contatovip.com.br | 35

Esculpindo

a própria história Desde criança, Juliano já dava sinais de que seria escultor. Incentivado pelo avô materno, ele dedica-se à arte de fazer esculturas há aproximadamente 30 anos e, utilizando materiais simples, cria obras encantadoras

B

asta entrar no espaço onde Juliano Moreira da Siqueira trabalha para perceber a presença de um grande artista; um escultor, como ele mesmo se define. São esculturas de vários tamanhos e estilos, repletas de detalhes, que encantam qualquer um, apreciador ou não dessa arte. Impossível não se impressionar pelos seus cavalos, centauros, ou pela mão segurando um objeto. A criatividade do artista vai além de qualquer explicação. Desde criança, ele já gostava de ficar ao redor do avô, marceneiro. Foi com ele que Juliano deu seus primeiros passos como escultor. “Quando pequeno eu gostava de mexer nos objetos de trabalho de meu avô. Ele me ensinou a trabalhar com lâmina para cortar madeira e eu fazia objetos pequenos como barquinhos e outros brinquedos. Desde os 8 anos tenho contato com a arte. A “mão na massa” propriamente dito, conta. O escultor trabalha em um mesmo espaço há 12 anos. Segundo ele, o lugar era um porão comum, mas com criatividade, foi transformado em um espaço suficiente para que se sentisse à vontade ao criar suas obras. “Arrumei este espaço para que eu me sinta bem e tranquilo para trabalhar. Coloquei lajota e pintei as paredes, deixei exatamente como eu preciso para realizar meu trabalho que é manual, não envolve máquina. Mesmo trabalhando com metal e pedra, utilizo somente as mãos, portanto, o local está ótimo, não necessito que seja maior”, assegura. Juliano se orgulha em contar que a maior parte de seus trabalhos ele faz por encomenda, portanto, dificilmente acumula estoque. Ele busca inspiração na his-

36 | contatovip.com.br

tória da formação do povo gaúcho e também em algumas lendas. “São saberes populares que eu procuro manter vivos, representando-os em minhas obras. É um resgate. Mesmo que ninguém tenha escrito essa história, ela existe e eu faço questão de mostrá-la para o meu público”, argumenta. O material utilizado pelo escultor é bem simples. Restos de objetos como palanque de cerca, ferro, pedra, cimento, massa acrílica, cerâmica, madeira, mármore, entre outros, fazem parte da lista. Segundo ele, a opção por estes artigos é mesmo a praticidade e a facilidade de encontrá-los. Os únicos materiais diferenciados são a tela e as tintas, o resto é sucata. O artista explica que quando começa a fazer uma de suas obras, procura manter-se concentrado, no mais absoluto silêncio que leva de 3 a 4 horas. Durante este período, visualiza o resultado final e a impressão que a escultura transmitirá. Após, começa a buscar as ferramentas e pensar no que terá que fazer para ter o efeito desejado e que materiais utilizar. Tudo partindo da imaginação. Um dos principais trabalhos de Juliano, o qual ele se diz orgulhoso, é o Santo Antônio do Planalto, que está na cidade homônima. Uma escultura de 1200 kg feita em ferro no período de 2 anos e meio. O artista conta que utilizou materiais simples. Além do ferro, uma engrenagem em cima de um disco de arado, sucatas que foram recolhidas em empresas metalúrgicas, solda, tinta e cimento. “Além desse trabalho, há 4 anos, produzi o troféu da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, algumas esculturas para decorar casas, granjas e jardins. Tem uma obra minha no Museu

Olívio Otto, entitulada “Olho de Deus”, além de 300 cavalos, todos elaborados a partir de sucata”, lembra. Nos últimos 10 anos, Juliano tem se dedicado quase integralmente às suas obras, conciliando às aulas de Educação Artística na Escola Estadual Princesa Isabel. Para o futuro, pretende construir uma oficina para trabalhar, que provavelmente será concluída dentro do prazo de um ano. O espaço utilizado atualmente será exclusivo para as exposições de suas obras.

Não adianta eu ter todos os aparelhos e ferramentas se não tiver a ideia, aí não sai nada.

contatovip.com.br | 37

Foi com muita coragem e ousadia que a artista plástica e arte-educadora Ilse Ana Piva Paim abriu a d’Arte Galeria, há 16 anos. Mesmo com a descrença de muitas pessoas que diziam que o espaço não duraria mais que 3 meses, Ilse arriscou e não errou. Desde 1996, a d’Arte Galeria vêm recebendo visitas ilustres como autoridades políticas, artistas de diferentes áreas e até delegações de outros países

FOTOS | DANIEL TATSCH

ENTRE TELAS, TINTAS E PINCÉIS

A

artista plástica e arte-educadora Ilse Ana Piva Paim pinta quadros desde os 13 anos de idade. A d’Arte Galeria surgiu em 1996 como um sonho na vida da artista. “Esse lugar foi um sonho realizado. Há 17 anos eu expunha meus trabalhos em clubes e ambientes bancários e não tinha o contato com a clientela, não podia falar sobre o meu trabalho e isso me fazia falta, pois eu acredito que aquilo que eu expresso em minha obra, os elementos inseridos, a temática, têm muito a ver com o que estou pensando; e esse posicionamento não era compartilhado. Então, em 1996 criei coragem e, como uma “borboletice”, voei e abri este espaço”. Espaço este que vem proporcionando à Ilse muitas alegrias, onde ela ministra palestras e realiza lançamentos de livros. Segundo a artista, cerca de duas obras são lançadas por ano na galeria, além de semanalmente, o espaço receber visitas de escolas que a procuram para que fale sobre cultura. Entre uma pincelada, um gole de água e outro de café, Ilse revela que em seu espaço, onde ela passa a maior parte dos dias, é um lugar onde se sente em paz consigo mesma e com o mundo. “Aqui eu me sinto muito bem, como se estivesse levitando, porque a ideia de pintar e de colocar em telas aquilo que vejo, penso e sinto, me gera muito prazer. Muitos dizem que sou privilegiada, mas eu também tenho

apostado nisso, depositado horas e horas de uma longa jornada em meus trabalhos. Dificilmente passo um dia sem pintar”, explica. Ilse lembra que sua maturidade como artista aflorou aos 27 anos, quando começou a criar suas tão conhecidas séries. Até então, pintava obras únicas. Em uma delas, e mais conhecida, “Catadores de Sonhos”, a artista apostou em imagens de catadores de papel e moradores de rua, retratados em suas telas.

38 | contatovip.com.br

ME ORGULHO EM DIZER QUE POR 16 ANOS ESTAMOS SENDO RESPEITADOS E MOSTRANDO NOVIDADES PARA O PÚBLICO. ACREDITO QUE POSSO FAZER A DIFERENÇA COM O MEU TRABALHO”

Segundo ela, somente sobre este tema, já foram ministradas duzentas palestras, além de exposições no exterior, e em algumas cidades brasileiras. “Quando representei os catadores, me vi também como uma catadora, não de papel, mas de tinta e pincéis”, enfatiza. Outra série que

Ilse destaca com muito carinho é a Via-Sacra, onde pintou Jesus Cristo usando calça jeans, sem camisa. Um Jesus Cristo que exibe músculos bem definidos, segura jornais e um prato vazio, com expressão de dor. Na mesma cena, pessoas usam máscaras contra a gripe A e o líder nazista Adolf Hitler encara quem prestigia a obra. “Na mídia, esse foi o tema que mais rendeu ibope para mim. Até hoje gera polêmica, não somente por Cristo estar de jeans, mas pela mensagem contextualizada que mexe com as pessoas”, explica. Ilse diz que se sente muito gratificada quando alguém entra na galeria e se apaixona por uma tela. Diz que suas peças vão além de um recurso decorativo e, no momento em que alguém as adquire e as levam para casa, permanecem com a pessoa. Quando há sintonia de um cliente que gosta do tema e da obra, isso vai ao encontro do que a pintora quer mostrar. Ilse Ana Piva Paim é uma artista respeitada e que, com muito talento e humildade, conquistou seu espaço. Hoje ela diz ser não somente artista, como também escritora e uma missionária da arte. “Tenho certeza que firmei um alicerce naquilo que acredito. Nesses 16 anos, consegui realmente conquistar meu espaço e, mesmo com algumas dificuldades, nunca deixei a d’Arte Galeria parar, pois sei que com o meu trabalho, posso fazer a diferença”, finaliza.

contatovip.com.br | 39

40 | contatovip.com.br

eu quero!

Uma seleção de produtos irresistíveis para a sua casa

1 2 3 9 4 8 5 76

Avenida Flores da Cunha, 931 Fone: (54) 3329.1801 | 3329.5831 Av. Pátria, 49 | Carazinho Fone: (54) 3331.1601 | 3329.1176

FOTOS | DANIEL TATSCH

1. Haste de orquídea artificial R$54,00 2. Letras LOVE R$67,00 3. Almofada importada R$12,90 4. Quadro com ganchos Coca-Cola R$78,90 5. Bicicleta azul R$140,00 6. Capela de madeira R$34,00 7. Relógio de parede café R$67,00 8. Par de luminárias R$326,00 9. Móbile pimenta R$33,00

contatovip.com.br | 41

Reaproveite

em vez de descartar

R

epaginar móveis não é tão difícil assim. Se você tiver vontade e paciência, pode fazer maravilhas e ganhar objetos novos e exclusivos. Fazer novamente, refazer, interpretar de forma contemporânea, produzir, pintar... Fazer o mesmo, mas em um formato renovado, obedecendo as características originais, porém, com nova tecnologia: a criatividade! Se você tem um móvel velho, sem graça ou está mudando de casa e quer transformar a decoração, ou então ganhou alguma peça antiga de alguém, que não tem nada a ver com o seu estilo, você mesmo pode dar um up grade nisso tudo. Valorizar o antigo é ser moderno, econômico e consciente.

42 | contatovip.com.br

Paletes viram mesas de escritório

Utensílios e garrafas de vidro dão um toque especial na iluminação

Direto da feira, caixas de frutas contribuem para a organização da casa

Escadas se transformam em prateleiras

contatovip.com.br | 43

Sacra`s Restaurante por Débora Caramalak

A

arquiteta Débora Caramalak tem uma trajetória marcada por trabalhos que beiram a genialidade. A profissional atua em diversos segmentos, tais como: residências, estabelecimentos comerciais, interiores, paisagismo entre outros. Tem como marca interpretar os desejos de seus clientes, unindo funcionalidade, criatividade e economia. Seus trabalhos junto a ambientes comerciais vem ganhando destaque, seu mais novo e expressivo é no Restaurante Sacra`s (Rua Carlos Barbosa, 65), que foi totalmente reformulado, ganhando um visual mais moderno, acolhedor e funcional.

Setor do Café

Fachada

Neste espaço dedicado para aquele cafezinho

A fachada recebeu um pórtico em

após as refeições, foi aplicado papel de parede

madeira de reflorestamento autoclavado.

floral em tons claros, para dar um contraste

Um barrado de pastilhas e detalhes de

com a parede de madeira escura. Folhagens

frisos brancos para trabalhar as saliências,

naturais em cachepos de vime sintético dão

concedeu novo visual, assim como a logomarca

um toque especial.

do restaurante em dourado fosco com acabamento de cor imbuia.

Buffet O novo layout agregou funcionalidade ao buffet, onde agora existe um espaço interno para circulação dos funcionários, facilitando assim a reposição, sem atrapalhar o cliente que está se servindo. As paredes foram revestidas com pastilhas de vidro, numa miscelânia criada pela arquiteta, em branco e tons terrosos, trabalhadas em réguas de MDF, dando assim um acabamento entre os materiais, pastilhas e alvenaria.

Débora Caramalak CREA 104053

FOTOS | DANIEL TATSCH

Arquiteta e Urbanista

Restaurante Espaço com dois ambientes servem buffet em quilo, livre e grelhados, com sobremesa livre. O Restaurante Sacra`s (Fone: 54 - 3331 2828) também aceita reservas para eventos, de até 200 pessoas.

44 | contatovip.com.br

Fone: 9676-7461 debora@wavetec.com.br

contatovip.com.br | 45

46 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 47

Ed. Saint Laurent

Morar bem é com Jarré Engenharia Vários estilos a mesma qualidade!

Ed. Golden Loft 48 | contatovip.com.br

Cond. Villa Florence

Cond. Villagio Toscana

Cond. Alexandria

Residencial Itรกlia

Rua General Portinho, 35 Carazinho/RS e-mail: jarre@jarre.com.br www.jarre.com.br Fone: 54 3330.2473 contatovip.com.br | 49

Vou construir, e A decisão de iniciar uma obra é carregada de grandes emoções, algumas agradáveis outras nem tanto. Junto ao sonho de mais conforto e segurança vêm também as incertezas que uma obra sempre traz aos que não conhecem bem sobre o assunto. Com a ajuda do arquiteto Paulo dos Santos, apresentamos alguns passos importantes para que o novo proprietário não tenha muitas surpresas

1

ESCOLHA DO TERRENO É bom que o proprietário pense no custo, localização e acesso, condição do solo, nível da rua e do terreno: evitando problemas futuros com enchentes, arborização e com determinadas árvores que não podem ser retiradas. Documentação do terreno, Certidão de Propriedade do Imóvel atualizada, certidões de ações dos distribuidores civis para os proprietários e cônjuges, assim como protestos, ações federais e execuções fiscais, IPTU, Certidão Negativa de Débitos Municipais e caso o proprietário seja pessoa física, requerer também o CND, Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS. Estes documentos têm por finalidade mostrar a existência ou não de ações que podem colocar em risco a venda do imóvel, no caso de imobiliária, caso haja alguma dúvida no tocante a idoneidade da mesma, o CRECI poderá dar mais esclarecimentos.

2

PROJETO Nesta etapa, o acompanhamento de um profissional, como um arquiteto ou engenheiro, é muito importante, não só

50 | contatovip.com.br

na elaboração do projeto, como também na fase de construção, pois podem evitar muita dor de cabeça, além da redução de custo. Inicialmente, a fase de anteprojeto, será quando você explicará para o arquiteto, aquilo que deseja. É a hora de falar o que se tem em mente, mostrar seus rascunhos, seu gosto, seu estilo, sem esquecer da verba para investir. Em poder destas informações, ele poderá apresentar um esboço para sua apreciação. É bom não esquecer de levar em consideração insolação, fundação, telhado, possíveis ampliações, pontos de eletricidade internos e externos, iluminação de jardins, alarme, sonorização, telefonia, aterramento, antena, padrão do acabamento, entre outras.

3

PLANEJAMENTO Com o auxílio do engenheiro ou arquiteto de sua confiança, será efetuado o planejamento da obra. Deverá ser elaborado um cronograma físico/ financeiro, que nada mais é do que uma planilha onde serão informadas

a sequência de execução dos serviços, prazos e gastos referentes ao material, assim como mão de obra. Um planejamento de obra bem elaborado e bem executado evitará desperdícios, gastos extras, além de garantir o cumprimento dos prazos.

4

LEGISLAÇÃO E OBRA A obra deverá ter um alvará de construção fornecido pela prefeitura. Para dar entrada neste alvará é necessário IPTU do terreno, escritura de compra e venda e apresentação da planta. O próximo registro a ser feito é junto ao INSS. Por lei, todo proprietário de uma construção civil particular é obrigado a efetuar matrícula da obra junto ao INSS, em até 30 dias a contar do início da mesma (salvo construções familiares, menores que 70 metros quadrados, sem utilização de mão de obra assalariada e de uso familiar). A documentação necessária para essa matrícula é CPF ou RG do proprietário, IPTU, escritura de compra e venda e planta aprovada pela prefeitura.

agora? 5

CONTRATAÇÃO DA MÃO DE OBRA O engenheiro ou arquiteto que acompanhar a sua obra, poderá ajudar na contratação de pessoal. A indicação de amigos que tenham construído ou outros profissionais da área da construção auxiliam muito no trabalho de escolha dos funcionários. Pode-se optar também por um empreiteiro, o qual se incumbirá de contratar o pessoal, sendo inclusive responsável pelos mesmos. Visitar obra que o empreiteiro executou ou está em andamento é necessário para se conhecer o padrão de limpeza, qualidade, acabamento, prazo e desperdício de materiais, o que poderá evitar muita dor de cabeça no decorrer da obra.

6

COMPRA DE MATERIAIS Monte uma planilha contendo data, produto ou serviço, forne-

cedor, quantidade, preço unitário, preço total, prazo de entrega e condição de pagamento. Solicite do fornecedor a cotação por escrito. Pelo menos quatro empresas são necessárias para se ter uma idéia das reais condições comerciais, para que você realize o melhor negócio. Com as condições acima em mãos, você estará apto para negociar e fazer a melhor opção. Após estes passos, é hora de contratar os serviços complementares. A partir deste momento sua obra está em andamento. Você é o fiscal de sua obra. Cabe a você acompanhar o desenvolvimento, padrão de qualidade, prazo, custo e acompanhar o planejamento da obra, para que nada fuja do previsto. Então, finalizando, Paulo explica que para se ter uma boa obra é preciso:

Um profissional qualificado para desenvolver e acompanhar o projeto: Que faça boas propostas de aproveitamento dos espaços sem elevar o custo da obra. Mão de obra de qualidade: que cumpra com um cronograma em que as etapas sejam respeitadas, não desperdiçando materiais, mantendo o local da obra com bom aspecto. Uso de bons materiais: não utilizando apenas o que tem de mais barato, pois os acabamentos são responsáveis pela aparência e a durabilidade da obra. Enfim, respeitar o ditado: “o barato se torna caro”!

contatovip.com.br | 51

Porcelanato Com novas cores e estampas, revestimento vira adorno principal Ele mudou bastante desde que chegou por aqui, há 16 anos, trazido da Itália. Da primeira fabricação nacional, em 1996, até os dias de hoje, o porcelanato já assumiu inúmeros tons, texturas, tamanhos e imitou quase tudo: cimento, pedra, madeira, metal e tecido. E os avanços não devem parar por aí, diante do alto investimento da indústria brasileira em tecnologia para o aperfeiçoamento das peças. Comece identificando as características de cada porcelanato (como polido ou natural) para escolher os mais adequados aos ambientes. Ter segurança na qualidade de fabricação e no recebimento do produto correto também é importante. A VIP Casa & Decoração, juntamente com as lojas Rede de Construção e DecCor oferece aqui algumas idéias para você mudar a cara do seu piso.

52 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 53

,

54 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 55

Esquadrias:

conhecendo as características

A madeira, o ferro e o alumínio são os materiais mais usados em esquadrias, saiba porquê e aprenda As esquadrias, muito mais do que apenas uma designação genérica para portas e janelas, são verdadeiras molduras por onde enxergamos ou por onde chegamos ao mundo exterior. Dependendo das circunstâncias, são também os guardiões que nos protegem contra a invasão de elementos externos indesejáveis. Vistas sob essa ótica, passam a ter um papel que vai muito além do estético ou do funcional. É por isso que assegurar manutenção é muito mais do que uma questão de economia, mas uma garantia de segurança e bem estar. O primeiro passo ao se escolher o material de composição das esquadrias é conhecer as características, vantagens e desvantagens dos materiais mais comumente empregados em sua confecção: a madeira, o ferro e o alumínio.

56 | contatovip.com.br

Esquadrias de Alumínio: resistência a toda prova

Esquadrias de Ferro: o barato que pode custar caro

Pode não ser barato, pode até não ser tão bonito quanto a madeira, mas, em matéria de resistência, nada se compara ao alumínio. Além de resistir melhor às condições do tempo, não perde o brilho, não oxida, não tem sua estrutura alterada, não necessita de pintura e as brocas e cupins não chegam nem perto.

O ferro é de longe o mais barato dos três materiais de composição de esquadrias. Pode ser facilmente moldado e oferece segurança desde que instalado em local adequado. Por que, então, não é mais empregado? A razão é simples: em locais próximos ao litoral, a ação da salinidade do ar acelera o processo de oxidação, comprometendo irremediavelmente sua resistência.

contatovip.com.br | 57

Portas e Portões

complementam a fachada Portas e portões eletrônicos são sinônimos de segurança e comodidade. Atualmente, muito necessários para priorizar a segurança do lar

58 | contatovip.com.br

Há alguns anos, os portões de garagem não eram tão confiáveis e precisavam de muita manutenção. Tinham que ser operados manualmente, além de acarretarem inúmeros problemas. Quem tinha, estava sempre chamando o técnico, devido a algum tipo de problema que ia desde a falta de lubrificação até a ferrugem, e as instalações não eram simples como agora. A tendência hoje é a utilização de portas auto-

máticas em garagens, pois, além de condições acessíveis, transmitem confiança. Algumas empresas oferecem manutenção regular para que os portões de garagem permaneçam sempre em boas condições de trabalho, evitando problemas futuros devido ao mau uso. Portas e portões, sejam automáticos ou manuais, são sempre uma ótima escolha para reforçar a segurança da sua casa.

FOTOS | DANIEL TATSCH

Os portões de garagem são uma necessidade do mundo moderno. Nenhuma casa é planejada para ser segura sem um portão. Ele ajuda em vários aspectos, afinal você pode querer usar sua garagem para algo além do que simplesmente guardar o carro com segurança. Se não tiver feito os arranjos apropriados, como escolher um portão adequado, por exemplo, então sua garagem não é um lugar totalmente seguro. Os portões de garagem são projetados para atender diferentes tipos de necessidades com a vantagem de se encaixar em lugares diferentes. É importante que você saiba qual melhor atende às suas necessidades. Há uma abundância de opções disponíveis no mercado, sem precisar desembolsar muito dinheiro, afinal, estamos no mundo moderno, onde há uma solução para cada problema. Você pode facilmente obter um excelente portão para sua garagem tendo em vista a utilidade e o estilo. Conforme o proprietário da Serralheria Oriental, Volmir Schacht, uma boa opção para prédios são os portões com chapa metálica, modelo lambri. Para residências, a tendência em portas são as confeccionadas a partir do trabalho artesanal contemporâneo. Os modelos de ferro cantoneira têm grande procura devido ao preço mais acessível e a segurança.

Portões de ferro cantoneira. Preço acessível e segurança em sua casa

Porta com chapa metálica, modelo lambri

Porta com trabalho artesanal contemporâneo

contatovip.com.br | 59

Climatizador ou ar condicionado?

Existem diversos utensílios que podem diminuir a temperatura e trazer frescor aos nossos lares. Confira as características de cada um deles, e veja qual é a melhor opção para a sua necessidade

E

xistem muitas pessoas que ouvem sobre climatizadores de ar e presumem que esses são os mesmos que aparelhos de ar condicionado. No entanto, o funcionamento desses dois são completamente diferentes. Climatizadores visam diminuir a temperatura ambiente através da evaporação da água. Usando de um ventilador interno, o ar é puxado para dentro do aparelho, e a água do compartimento evapora. Esse ar é umidificado, tendo assim sua temperatura diminuída e umidade aumentada. Ou seja, de seco e quente ele passa a ser úmido e frio. Já os condicionado-

60 | contatovip.com.br

res de ar ou, como são popularmente chamados, aparelhos de ar condicionado, são como um geladeira sem o compartimento de guardar comida. Eles utilizam a evaporação de fluídos refrigerantes para fornecer ar frio. Por causa disso, lembre-se que mesmo os modelos portáteis devem estar perto de janelas, caso contrário o calor será devolvido ao ambiente, inutilizando seu funcionamento. Vantagens do climatizador: Diferente de ares condicionados, climatizadores não precisam estar em locais fechados e isolados para refrescarem o ambiente. Além disso, seu funcionamento requer muito menos energia do que um ar

condicionado, o que faz com que o consumo seja significativamente menor. Climatizadores diminuem a temperatura, em média, em 8° C. No caso de climas em que a temperatura está na faixa dos 25° C, essa diminuição é suficiente para que não se tenha mais sensação de calor. O resultado será melhor em ambientes secos. Desvantagens do climatizador: Os resultados de um climatizador dependem fortemente de elementos externos. Em específico, quanto mais úmido for o ambiente, mais difícil será evaporar a água, diminuindo a funcionalidade do aparelho.

Vantagens do ar condicionado: Se você gosta mesmo de frio, nada substituirá um ar condicionado. Diferente dos climatizadores, o ar condicionado não depende de fatores externos para funcionar com eficiência. Conforme o gerente técnico da Split.Video, Ricardo Lampert Maggione, a procura pelo Ar Condicionado Split é maior no verão em relação ao inverno. “No inverno, as pessoas procuram mesmo nos dias de frio mais intenso”, revela. Quanto ao consumo de energia, Ricardo explica que um ar condicionado de 9000 BTUs em um quarto pequeno, bem instalado e posicionado, com o ambiente bem fechado, gera aproximadamente R$ 30,00 a mais na conta de luz, o que, segundo ele, é um valor pequeno se comparado com as vantagens que o equipamento proporciona. Desvantagens do ar condicionado: O consumo de energia é, disparado, o mais alto quando comparado a ventiladores e climatizadores. A potência média de ares condicionados é entre 1000 e 2000 Watts, número bem elevado quando comparado aos outros

aparelhos. O gerente explica que para evitar problemas com o uso do ar condicionado, é importante procurar uma empresa séria para fazer a instalação do mesmo. “Às vezes, pelo mau uso, um equipamento que poderia durar 20 anos, vai durar metade do tempo. No procedimento de instalação, se o técnico tiver capricho, cuidado e respeitar as normas determinadas pelo fabricante, o ar vai funcionar perfeitamente e proporcionar o conforto que o cliente busca”, finaliza. O sócio proprietário, gerente e técnico responsável da Climtec Climatização, de Passo Fundo, Claudiomir Antonio Gwozdz, recomenda que o próprio usuário pode fazer a limpeza dos filtros de ar de seu ar condicionado, e após 12 a 18 meses o aconselhável é uma manutenção preventiva executada por técnicos capacitados.“Nossa empresa, por exemplo, está em constante aprimoramento dos conhecimentos, com cursos, reciclagem, e novas tecnologias, além do pós venda com total suporte técnico, em garantia e pós garantia. Isso tudo proporciona ao cliente segurança e confiabilidade de um trabalho bem executado e uma longa vida útil do seu equipamento”, explica.

contatovip.com.br | 61

Jardins encantadores

As áreas externas despertam os cinco sentidos e causam fascínio, além de trazer ideias que você pode copiar

P

ara um jardim se tornar encantador não simplesmente se colocam as plantas nos seus lugares. Se não houver harmonia na montagem do conjunto, elas podem ficar perdidas e não atingir o objetivo requerido. Na opinião da profissional em decoração de jardins, Graziela Schaeffer, a mistura de materiais diferentes e a escolha das plantas certas, se mostram como opções práticas e elegantes levando vida e harmonia aos projetos criados para seus espaços. A nova dimensão do paisagismo, conforme Graziela, são os jardins verticais, que buscam nos espaços pequenos, uma grande tendência em decoração e bem estar.

Neste jardim vertical, foram usados 50 vasos de parede em PVC, parafusado direto na parede, trazendo um efeito maravilhoso.

62 | contatovip.com.br

contatovip.com.br | 63

Solução térmica para revestimentos em porcelanato

A

opção por revestir com porcelanato os pisos de ambientes internos, em residências da nossa região, sempre teve o frio de nosso inverno como inibidor por esta escolha. Porém, para suprir esta carência, uma das alternativas que vem sendo utilizada é a aplicação de sistemas de aquecimento de piso por energia elétrica. Este sistema é composto por cabos calefatores, projetados especificamente para aquecer mediante energização elétrica, e são distribuídos uniformemente por toda a superfície do piso, em etapa imediatamente anterior à colocação do revestimento. Dessa forma, as peças de porcelanato são assentadas diretamente acima dos cabos, com argamassa colante, provocando assim um aquecimento mais rápido e homogêneo do piso. A quantidade de material a ser aplicado, varia conforme a área do ambiente a ser aquecida. Normalmente, o piso aquecido é instalado nas áreas de circulação, não havendo necessidade de ser colocado sob os móveis, por exemplo. Um termostato digital é instalado ao lado do interruptor de luz, em cada ambiente desejado, para que este faça o controle automático da temperatura do piso, recomendada pelo fabricante a 26ºC, porém selecionável conforme os moradores preferirem. O ganho de temperatura no piso estimado é de aproximadamente 6ºC, após a primeira hora de funcionamento. O consumo de energia elétrica para um quarto de 16 m2, por exemplo, é estimado em aproximadamente R$1,20 na primeira hora de utilização. Para as demais horas, pelo termostato, acionar o aquecimento do piso em intervalos mais longos, o consumo estimado reduz para R$0,35/hora. Logo, quanto maior

for o tempo em que o sistema é acionado, maior será a economia de energia elétrica. Além de residências, onde é bastante usado em salas de estar, dormitórios e banheiros, o piso aquecido também é muito requisitado em escritórios, academias, clínicas, lojas, entre outros. O piso aquecido tem se destacado com algumas vantagens como o não ressecamento do ar, beneficiando assim pessoas com problemas respiratórios, a pouca interferência estética nos ambientes, alta durabilidade e a inexistência de ruídos durante sua operação. Além disso, o conforto proporcionado aos moradores que já utilizam este sistema, não tem comparação: “Mesmo com porcelanato em toda casa, podemos andar sem calçado, se quisermos. Não dispomos de lareira, nem aquecedores de ar, e o investimento foi muito válido”, enfatiza Giana Selmara Serena, usuária do sistema há mais de 20 anos.

www.termopiso.com.br Av. 7 de Setembro, 467 | Passo Fundo | (54) 3313.6918

64 | contatovip.com.br

VANTAGENS Termina com o excesso de umidade sem ressecar o ambiente Combate o mofo e não polui É silencioso e econômico Mantém a pureza do ar e não gera gastos com manutenção Não desperdiça energia e tem baixo custo de implantação Aquece rápido, sem utilizar espaço útil Alta durabilidade As instalações da década de oitenta estão funcionando plenamente até hoje

contatovip.com.br | 65

Saiba como fazer com borda infinita

piscina

A piscina de borda infinita se funde à paisagem e torna ainda mais prazeroso o seu tempo livre. Aqui, os segredos da borda numa casa no interior do estado

A

lém de mergulhar, tomar sol e relaxar no spa, admirar o horizonte figura entre os programas possíveis em torno desta piscina em Campo Bom. Normalmente a borda infinita é utilizada quando há um declive acentuado no limite do terreno. Na residência não havia este declive e o mesmo foi criado artificialmente, rebaixando o terreno com relação ao nível da borda da piscina, pois desde a primeira conversa, os clientes mostra-

ram interesse em utilizar tal recurso. “Há um declive acentuado no limite do terreno. Os clientes mostraram que tirar proveito dele seria o melhor caminho”, diz o Eng. Marcelo Valença Teixeira, da Acquatec Engenharia & Piscinas. 1. O desejo de tirar partido da vista torrnou esse recurso bastante popular. Ele exige cuidados,como a existência de um sistema para o retorno da água que transborda ao cair na calha. Ela é recolhida por um cano, direcionada a um reservatório, filtrada e impulsionada de volta ao tanque com uma bomba.

Mas dá para obter o mesmo efeito de modo mais simples. 2. Versão simplificada: A água transborda apenas se houver movimentação na superfície. Ao escorrer, desemboca numa calha de 50 cm de profundidade, preenchida com pedriscos. “Consegue-se o mesmo visual da versão tradicional, porém com execução simplificada e mais em conta”, ensina Marcelo. Quando o nível da água baixa, basta encher o tanque novamente, como se faz numa piscina comum. 3. Versão tradicional: Aqui, um motor faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente. Adotar esse sistema pode encarecer a obra em cerca de 10%, valor gasto com tubulações e bomba extras que são dimensionados de acordo com o tamanho da borda infinita, além da construção do reservatório (este, porém, é dispensável).

66 | contatovip.com.br

www.acquatecpiscinas.com www.facebook.com/acquatec 54 3311 4081 - Passo Fundo - RS

CONSTRUÇÃO DE PISCINAS DE CONCRETO, COM PASTILHAS OU VINIL

PISCINA DE CONCRETO REVESTIMENTO PASTILHA 2,5X2,5 GUAPORÉ - RS

DIVERSÃO ATÉ NA HORA DE LIMPAR Com o Robot Xt5 e Xt7, os Robôs Limpadores Automáticos, você não tem que fazer esforço nenhum para limpar sua piscina. Em 3 horas eles varrem, aspiram e filtram toda a sujeira da piscina, garantindo a limpeza até da borda.

AQUECIMENTO SOLAR ESFÉRICO Domo Solar chegou para revolucionar o mercado de aquecedores para piscinas. Equipamento esférico com dupla camada de policarbonato transparente e placa refletiva aluminizada. Cada domo solar aquece um volume de até 7,5m³ de água ou 5,5 m² de área de piscina. Ocupa apenas 1 m² de espaço. O equipamento permite a instalação em laje plana, pois é esférico e tem 2 suportes para ângulos de 25 graus, que capta a luz solar por todos os lados.

NEW DISCOVERY É um refletor móvel com controle remoto para quem tem piscina, mas não tem projeto de iluminação.

AQUECIMENTO TERMODINÂMICO Utilizado para aquecimento de água de consumo (chuveiros, banheiras e pontos de água quente), funciona através da circulação de um fluido capaz de extrair o calor do ambiente e transmitir a água, usando a radiação solar e a temperatura do ar e da chuva, Isso faz com que ele funcione o ano inteiro.

Acquatec Construções Ltda Rua Coronel Pelegrini - 473 - Passo Fundo - RS Fone: 54 3311.4081

www.acquatecpiscinas.com acquatec@acquatecpiscinas.com

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO MULTICORES

Piscina residencial de concreto com revestimento vinílico em Passo Fundo - RS. Sistema de iluminação multicores SIBRAPE.

contatovip.com.br | 67

68 | contatovip.com.br

Mármore ou granito? Uma das grandes vantagens de utilizar mármore ou granito é que duram para sempre, se aplicados nos locais indicados e bem conservados Em bancadas, pisos, paredes externas e internas e até em objetos de decoração, o mármore e o granito são considerados pedras nobres. Produtos minerais, extraídos diretamente da natureza em estado de rochas e posteriormente serrados para serem formadas as lâminas em várias espessuras, essas pedras são utilizadas, cada dia mais, para decorar os ambientes das casas. Em residências, normalmente os granitos são usados para os ambientes de serviço e áreas externas, cabendo ao mármore ocupar as áreas mais nobres da casa. Mas isto não quer dizer que não se possa usar o granito também em áreas nobres. Dependendo do material escolhido e do projeto estabelecido pelo arquiteto ou decorador, cria-se ambientes interessantes e harmoniosos. O granito é também bastante indicado para as bancadas da cozinha e do banheiro. Nos pisos externos e bordas de piscina também é muito utilizado, desde que haja um acabamento antiderrapante. Outra dica importante é que os granitos vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinzas. O mármore é um material mais clássico e pode servir de objeto de decoração e destaque em um ambiente. São ideais para piso de salas, halls de entrada de residências, lavabos e banheiros.

contatovip.com.br | 69

70 | contatovip.com.br

AR CONDICIONADO para driblar a temperatura

C

om as temperaturas em descontrole, muitos têm utilizado o ar condicionado para amenizar as altas e baixas temperaturas, permanecendo no clima desejado em qualquer estação do ano. Devido a grande procura por essas tecnologias, hoje podemos escolher entre diversos modelos, aquele que melhor atende a nossa necessidade. Além de proporcionar o frescor ou o calor desejados, o ar condicionado também pode estar inserido na decoração da casa, por isso, vale a pena pensar em soluções interessantes para acomodá-los da melhor forma possível. Afinal, apesar de necessários, nem sempre eles têm um design bacana e aí vale a criatividade de cada um na tentativa de camuflá-los ou mantê-los aparentes. A Estilo Climatizações é uma empresa especializada em climatização, presente na obra até as finalizações e manutenções. Sempre prestando serviços de total qualidade e garantia, proporcionando satisfação e bem estar ao cliente. Trabalhando com vendas, instalações, manutenções de condicionadores de ar e aquecimento a gás. Utiliza os melhores materiais disponíveis no mercado e técnicos especializados em constante aperfeiçoamento.

Equipe de colaboradores da Estilo Climatização

Rua Independência, 12 | Passo Fundo Fone: (54) 3313.0213

Acesse a loja virtual e confira as promoções de condicionadores de ar e eletrodomésticos, com condições de pagamento em até 10 vezes.

www.estiloclimatizacoeseletro.com.br

contatovip.com.br | 71

Faça você mesmo! Por: Ana Cláudia Michelini | Casa do Artesão

Vaso de Tulipas

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

MATERIAIS 30cm de tecido estampado Miçangas | Linha pesponto Fibra siliconizada 1 cachepô | Argila Musgo | Ramos verdes Pistola e cola quente

72 | contatovip.com.br

1

2

3

4

MODO DE FAZER 1. Cortar o tecido em quadrados de 10cm x 10cm duplo. 2. Costurar, fazer um corte em um dos lados, desvirar, encher com a fibra e fechar. 3. Fazer uma costura à mão com linha de pesponto em forma de X e no meio costurar a miçanga. 4. Coloque a argila no cachepô e cubra com musgo. Firme os ramos com cola quente nos ramos verdes.

Cabideiro com latinha de cerveja MATERIAIS 3 a 4 latinhas para uma rosa Primer (fundo para preparo de latas) Pincel | Tinta PVA para artesanato Arame maleável | Tesoura | Cola | Tecido Alicate de bico arredondado para artesanato

1

2

3

FOTOS | ALINE BASSAN MARTINS

MODO DE FAZER 1. Recortar a lata de refrigerante limpa e seca. Na parte de cima, abrir a lateral e recortar o fundo. 2. Passar três demãos de primer dos dois lados secando após cada demão. Depois, passe de uma a duas demãos de tinta em um dos lados da lata. 3. Passar a cola e colar o tecido no outro lado da lata. Repita o procedimento com cola por cima do tecido para impermeabilizar. Espere secar. 4. Riscar as pétalas conforme o molde. Furar com um prego e modelar as pétalas com os dedos ou a ajuda de um cabo de pincel. 5. Finalize fazendo um rolinho com alicate no arame para que não escape as pétalas e vá colocando das menores para as maiores. Se desejar, passe uma camada bem fina de verniz spray. Depois, é só fixar em um cabideiro de metal ou madeira.

Por: Silvana Mello Monteiro | Casa do Artesão

4

5

contatovip.com.br | 73

Elas estão DE OLHO 5 dicas de segurança 1 - Procure manter a entrada da casa ou do edifício livres de obstáculos, principalmente plantas, que impeçam a visualização de pessoas estranhas, dificultando, também, que vizinhos detectem algo de errado na parte interna da residência; 2 - Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito; 3 - Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc; 4 - Ao parar sozinho em cruzamentos desertos, principalmente à noite, deixe o carro em primeira marcha e ao sentir a aproximação de suspeitos, não hesite, se não vier carros no outro sentido, avance o sinal e saia; 5 - Mantenha telefones de emergência sempre à mão.

74 | contatovip.com.br

Pensar em segurança tornou-se prioridade. Atualmente na aquisição de um imóvel ou no desenvolvimento de um projeto arquitetônico, as câmeras de segurança já estão inseridas. Elas deixaram de ser opção e se tornaram necessidade

H

oje, arquitetos, engenheiros, construtores e proprietários já contam com a orientação de profissionais da área de segurança eletrônica para o desenvolvimento de seus projetos imobiliários. Esta orientação nasce já no ante-projeto do imóvel, indicando áreas vulneráveis a partir de uma análise detalhada. Independente do aumento de policiais nas ruas para garantir a segurança da população contra roubos, perdas, entre outros casos, a tendência das câmeras de segurança se elevou em diversos locais. Elas surgiram para assegurar uma redução das estatísticas de roubo, e oferecem, por exemplo, a prova de quem, quando e como o crime ocorreu, além de monitorar tudo o que acontece em uma determinada região, já que outros sistemas de segurança não conseguem cumprir a promessa de registrar os fatos ocorridos em um certo local com exatidão. O gerente da Inviolável, Adilson Pereira, revela que a procura pelas câmeras de segurança tem aumentado, e que atualmente elas são de extrema importância para a tranquilidade das famílias e dos proprietários de estabelecimentos comerciais. “Qualquer pessoa pode ter câmeras de segurança

hoje em dia. O custo varia entre R$500 e R$20.000”, comenta Adilson. O monitoramento pode se estender ao trânsito para controlar, acompanhar e garantir a segurança nas vias públicas e escolas, onde, em muitos casos, é solicitado pelos próprios educadores e pais de alunos. As câmeras deixaram de ser um luxo e se tornaram um objeto de extrema necessidade. Trazem inúmeras vantagens aos seus usuários, já que a instalação diminui atos de violência, vandalismo e ainda incentiva a disciplina e o respeito entre as pessoas.

contatovip.com.br | 75

76 | contatovip.com.br


Contato Vip - Casa e Decoração