Page 1

a M

C

u n

al

N A

o d

I D

O T A D

Tudo que vocĂŞ precisa saber para se preparar para o Processo Seletivo 2019 do Ensina Brasil!


1. O porquĂŞ deste manual

01


Índice 1. O PORQUÊ DESTE MANUAL pág. 01

2. O QUE É O ENSINA BRASIL pág. 02

3. O QUE É O NOSSO PROGRAMA

9.4.1. AMOSTRA DE AULA pág. 22

9.4.2. RESOLUÇÃO DE CASO EM GRUPO pág. 24

pág. 03

4. REDE TEACH FOR ALL pág. 04

5. POR QUE SE INSCREVER pág. 05

6. DEPOIMENTO DE ENSINAS

9.1. INSCRIÇÃO

7. O QUE BUSCAMOS

9.2. TESTES

8. UMA REDE DIVERSA

9.3. PERGUNTAS DE REFLEXÃO

9. PROCESSO SELETIVO

9.4. DINÂMICA DE GRUPO

pág. 06

pág. 08

pág. 09

pág. 11

10. MENSAGEM DO NOSSO TIME pág. 27

pág. 13

pág. 14

pág. 20

pág. 22

9.5. ENTREVISTA FINAL pág. 25


1. O porquê deste manual Olá futura(o) candidata(o)! Para alcançarmos a nossa visão de que um dia todas as crianças tenham uma educação de qualidade, precisamos de pessoas engajadas, com sede de mudança, que queiram contribuir para impactar positivamente o sistema educacional. Queremos a sua ajuda para construir uma Rede de Lideranças que representem a diversidade do Brasil, por isso, criamos esse Manual com dicas e informações importantes sobre todas as etapas do nosso Processo Seletivo para que você possa se preparar antes e ter o melhor desempenho possível! Além disso, esse manual está repleto de dicas e depoimentos de atuais Ensinas do programa para que você entenda um pouquinho o sentimento de fazer parte dessa rede incrível.

Boa sorte, de toda a equipe do Ensina Brasil!

01


2. O que é o Ensina Brasil

12 mil MAIS DE

INSCRITOS

130 5 40

Somos uma startup de educação, uma organização independente, sem fins lucrativos e suprapartidária. Nossa visão é de que um dia, todas as crianças tenham uma educação de qualidade. Para isso estamos criando uma Rede de Lideranças capazes de impactar todo o sistema educacional através do nosso Programa de Desenvolvimento de Lideranças.

ENSINAS SELECIONADOS

DAS

REGIÕES DO PAÍS

ALOCADOS EM

ESCOLAS

IMPACTANDO MAIS DE

30 mil

ALUNOS

02


3. O que é o nosso programa Recrutamos, selecionamos e capacitamos jovens talentos graduados de diversas carreiras de bacharelado e licenciatura (engenharia, letras, administração, física, etc..) para darem aula por 2 anos em escolas públicas pelo Brasil, de forma remunerada.

PROCESSO SELETIVO

FORMAÇÃO INICIAL

Os Ensinas trabalharão em conjunto com os professores, diretores e membros das comunidades locais e serão funcionários dos governos parceiros, mas contarão em todo momento com nosso apoio, acompanhamento e formação.

PROFESSOR NA PRÁTICA

A carga horária do programa é de 40 horas semanais divididas entre aulas, planejamento, atividades curriculares, além da carga horária da formação continuada oferecida pelo Ensina Brasil.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Depois de 2 anos, os Ensinas, impulsionados pela experiência e propósito, seguem em nossa Rede Alumni, onde aceleramos o potencial de cada um para atuarem nas diversas frentes que precisam de mudanças no nosso país, como professores, diretores de escola, gestores públicos, lideranças sociais, empreendedores e assim por diante.

FORTE REDE ALUMNI

03


4. Rede Teach for All

O Ensina Brasil é parte da rede Teach For All, presente em 45 países ao redor do mundo. O modelo da rede, que tem mais de 25 anos, tem provado que a cooperação entre os países contribui para expandir oportunidades educacionais pelo mundo e maximizar o impacto social através do compartilhamento de aprendizados, informações e apoio em busca de um objetivo comum.

04


5. Por que se inscrever

1. Participação em Rede global: Você fará parte de uma rede global de jovens talentosos que já estão trabalhando em mais de 40 países para impactar todos os níveis do sistema.

2. Mão na Massa: Você sairá da sua zona de conforto, tomará a iniciativa e conhecerá a realidade da sala de aula, fazendo a diferença na ponta, impactando e sendo impactado diretamente por centenas de alunos.

3. Trabalho com propósito: Você contribuirá com o desenvolvimento do país e trabalhará por uma causa extremamente importante.

4. Desenvolvimento pessoal e profissional: Você passará por um desafio e tanto e desenvolverá constantemente habilidades que irá carregar para o resto da vida.

05


6. Depoimentos de Ensinas Quer saber como foi a experiência dos Ensinas durante o Processo Seletivo? Dá uma olhada nesses depoimentos que eles deixaram para você!

Entre os tantos processos seletivos em que me inscrevi em 2017, o do Ensina Brasil chamou minha atenção desde o começo. Pela proposta inovadora, pela equipe jovem e atenciosa, atenta aos mínimos detalhes, pelos candidatos qualificados e engajados, pelos e-mails detalhados que me faziam querer prosseguir cada vez mais. A cada vitória no processo seletivo, me sentia cada vez mais animada pelo que estava por vir. Me lembro como se

fosse ontem receber o e-mail final de aprovação. Minha reação foi um misto de incredulidade com felicidade verdadeira, dessas que faz pular, chorar, gritar e querer abraçar quem estiver do lado. Todo o PS me fez chegar à reta final totalmente apaixonada pelo projeto. Lembrar de tudo isso me enche de orgulho e me faz querer ser cada vez melhor, por mim, por meus alunos, e principalmente, por essa rede!

Ensina Ana Flávia Carvalho Acerbi

Foi um Processo Seletivo gostoso demais de participar. Dou dois principais motivos: em nenhum momento fiquei sem saber como prosseguir e as questões não são apenas para te avaliar, mas elas realmente te fazem refletir, ponderar, considerar... É um Processo Seletivo que te acrescenta, te engrandece, te desenvolve.

Ensina Viviane Tebaldi Moras

” 06


Eu já participei de processos seletivos de grandes empresas, e até iniciei minha carreira em um programa de trainee de uma grande empresa onde fiquei por 5 anos. Ao participar do processo do Ensina Brasil, principalmente no momento das Perguntas de Reflexão, percebi que esse era o caminho que queria trilhar no próximo passo de minha carreira.

Ensina Felipe Herszenhaut

Quando me inscrevi no PS do Ensina, eu sabia que queria trabalhar diretamente com educação. Porém, ainda não me imaginava como professora, porque acreditava que precisava ter o dom. Essa crença começou a mudar ao longo do processo seletivo, que foi completamente voltado para a vivência como professor(a). À medida em que eu ia passando para as próximas etapas, me imaginava cada vez mais dentro da sala de aula, o que me motivava a me dedicar ainda mais para as próximas etapas. Mas, jun-

to com esse sentimento, eu pensava muito: “porque eu?”. No dia em que recebi o e-mail de aprovação, estava passando por uma das semanas mais frustrantes da minha vida. Receber aquele “sim” soou como a vida falando pra mim: Laís, nunca deixe de ser essa pessoa que se frustra, mas logo levanta a poeira; que mesmo nas adversidades enxerga um aprendizado; que acredita que todo esforço uma hora é recompensado. A partir daí só me restou sonhar e me preparar para o tão aguardado 2018.

Ensina Laís Brandão Nunes

07


7. O que buscamos No nosso Processo Seletivo, buscamos candidatas e candidatos que contemplem 7 competências que julgamos serem fundamentais para um Ensina: 1. Alinhamento de valores: alguém que acredita e quer contribuir para a visão de que, um dia, todas as crianças tenham uma educação de qualidade e esteja alinhado com os valores do Ensina Brasil 2. Resiliência e Persistência: alguém que não desiste diante de dificuldades, aprende constantemente e se adapta a situações adversas 3. Humildade e empatia: alguém que saiba ouvir e se colocar no lugar do outro 4. Habilidade interpessoais: alguém que se comunica, motiva e colabore efetivamente com times para alcançar objetivos comuns 5. Pragmatismo e responsabilização: alguém que apresenta soluções palpáveis, sem se sentir paralisado pela complexidade dos problemas e toma a responsabilidade para si sempre que necessário 6. Capacidade de resolução de problemas: alguém que saiba conectar argumentos e chegar a conclusões coerentes 7. Sonha grande: alguém que tenha sonho grande para si mesmo e para o mundo

08


8. Uma rede diversa Nossas turmas de 2017 e 2018: Realizar um Processo Seletivo que valorize e promova a diversidade em todas suas dimensões é uma das nossas ações mais importantes. Acreditamos que com um rede diversa estaremos mais próximos da nossa visão de que, um dia, todas as crianças terão uma educação de qualidade.

RAÇA

IDENTIDADE DE GÊNERO

Branca (54%) Parda (28%)

Mulheres (60%)

Negra (9%)

Homens (40%)

Amarela e Indígena (4%) Não quero declarar (5%)

ENSINO MÉDIO

ESCOLARIDADE DOS PAIS Superior completo (45%) Médio completo (28%) Fundamental completo(18%) Sem instrução, (8%) Não sei, prefiro não declarar (1%)

09

Ensino Particular (55%) Escola Estadual (32%) Escola Federal (8%) Escola Municipal (5%)


8. Uma rede diversa Acreditamos que a diversidade enriquece o potencial de transformação do nosso programa ao garantir a pluralidade, o empoderamento e o desenvolvimento de empatia. 1. A pluralidade no processo de desenvolvimento de lideranças: A convivência com realidades, pessoas, crenças e pontos de vista diferentes dentro da comunidade escolar e da rede de Ensinas forma um ambiente plural que estimula o debate e o aprendizado. Isso potencializa o processo de amadurecimento, evolução e desenvolvimento de lideranças plurais proposto pelo programa. 2. O empoderamento como parte do impacto na ponta: É muito importante para o processo formativo dos alunos que eles possam se sentir representados pelas figuras de professores, diretores ou educadores que têm contato no ambiente escolar. Garantir uma maior diversidade em nossa rede é possibilitar que os alunos impactados pelo nosso programa se sintam mais representados, identificados e empoderados com um maior senso de possibilidades e crença em si mesmos. 3. O desenvolvimento da empatia e senso de equidade: Conviver com pessoas diversas é desenvolver um olhar mais empático para o mundo ao seu redor. Essa empatia nos torna agentes naturais de promoção de equidade, seja no ambiente escolar, seja nos demais âmbitos da vida.

Por fim, enxergamos que a diversidade caminha junto com a criatividade e inovação, e que estas são características fundamentais para lidar com a complexidade que é o sistema educacional brasileiro. Dessa forma, acreditamos nos jovens mais promissores e diversos para trabalhar e resolver os problemas mais desafiadores do país.

10


9. O Processo Seletivo O nosso Processo Seletivo é composto por 5 etapas:

1

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

3

PERGUNTAS DE REFLEXÃO

5

2

TESTE DE MÚLTIPLA ESCOLHA

4

DINÂMICAS

ENTREVISTA FINAL

Para garantir que a mobilidade não seja um empecilho para nenhum de vocês, todas as etapas do nosso Processo Seletivo serão realizadas 100% online. Diante disso, verifique se você possui uma boa conexão ao dar início a cada uma das etapas. Caso você tenha algum problema em alguma delas, é só entrar em contato pelo e-mail selecao@ensinabrasil.org que poderemos te ajudar!

11


9. O Processo Seletivo

Recados importantes: Não estamos tentando medir previamente o quanto você sabe sobre o sistema educacional brasileiro ou sobre teorias educacionais, mas sim se você contempla as 7 competências que julgamos importantes para ser Ensina e aprender intensivamente antes e durante o programa, com o apoio da nossa Formação. Nosso Processo Seletivo é contextualizado, o que significa que nos esforçamos para que as etapas reflitam situações enfrentadas pelos Ensinas. Não precisa ter conhecimento específico sobre educação. Não estamos tentando medir previamente o quanto você sabe sobre o sistema educacional brasileiro ou sobre teorias educacionais, mas sim se você contempla as 7 competências que julgamos importantes para ser Ensina. Procure realizar todas as etapas em local silencioso, confortável, sem distrações e com boa conexão de internet. Utilize papel e caneta e faça todas as anotações que achar importantes.

A seguir, descreveremos as 5 Etapas que compõem o PS e daremos dicas importantes sobre cada uma.

12


9.1. Inscrição

Para dar início ao nosso Processo Seletivo você preencherá um Formulário de Inscrição com algumas informações pessoais (nome, gênero com que se identifica, data de nascimento), profissionais (locais onde trabalhou, cargos, por quanto tempo…), acadêmicas (curso, Universidade, período…) e sobre atividades extracurriculares (trabalhos voluntários, atividades em entidades estudantis…) para que possamos te conhecer um pouquinho! O Formulário é bem simples e dura cerca de 30 minutos para ser preenchido. Você pode salvar o seu progresso no Formulário, mas deverá finalizar o preenchimento em até 15 dias a partir do início do preenchimento.

Dicas: Coloque todas as informações possíveis no Formulário, valorizamos experiências diversas e não apenas aquelas de empregos tradicionais. Procure iniciar e finalizar o Formulário de Inscrição no mesmo dia. Isso garante que você não perca o prazo sem querer :)

13


9.2. Testes Após a aprovação no Formulário de Inscrições, você receberá um email com orientações para dar início a fase dos Testes. São 3 Testes no total: Questionário de Convicções; Teste de Análise Crítica e Resolução de Caso. Cada um dos testes possui um link diferente, por isso, você irá respondê-los separadamente. Isso significa que você pode responder os testes em dias e momentos diferentes, mas atente-se ao prazo final que você tem para finalizar os 3! O prazo final será informado no e-mail convite. A seguir, detalhamos melhor cada um deles:

9.2.1. QUESTIONÁRIO DE CONVICÇÕES Dica:

O Questionário de Convicções é composto por 14 perguntas de múltipla escolha e tem duração máxima de 35 minutos, sendo até 2 minutos e 30 segundos por questão.

Reflita e seja o mais honesto possível para responder

Com esse teste, queremos saber a sua opinião sobre alguns temas e como você reagiria a certas situações.

14


9.2. Testes 9.2.2. ANÁLISE CRÍTICA Dicas:

O Teste de Análise Crítica é um teste de lógica, composto por perguntas múltipla escolha, com duração máxima de 45 minutos, sendo que cada questão tem um tempo máximo de x minutos para ser respondida.

Leia com atenção o enunciado: identifique a pergunta e as informações mais relevantes Leia todas as alternativas com muita atenção e identifique as relações de causa e consequência

Aqui, simulamos situações que você enfrentaria como professor(a) no seu dia-a-dia e na realidade da sala de aula. Para resolver esse teste não é necessário ter conhecimento prévio de pedagogia ou do mundo de educação. Os conhecimentos necessários nesse campo serão introduzidos pela nossa Formação.

Se a pergunta tiver tabela, não interprete os dados antes de entender a pergunta, as alternativas e as informações do enunciado Tenha papel e lápis com você durante toda resolução do teste

Nosso objetivo com o Teste de Análise Crítica é avaliar a sua capacidade de analisar dados e problemas recorrentes do dia-a-dia da escola e de propor soluções ou estratégias de forma lógica, pois, como professor(a), são diversas as situações em que você terá que usar essas habilidades. É importante deixar claro que tentamos formular questões que não favorecem nenhuma área de formação específica.

O que você não vai encontrar nesse teste: Problemas que exijam cálculos/ conceitos matemáticos complexos Geometria espacial

15


9.2. Testes 9.2.2. ANÁLISE CRÍTICA Dispomos a seguir de algumas questões que fizeram parte de testes dos Processos Seletivos anteriores e o gabarito em seguida:

1. A diretora do colégio estava revisando as notas da prova final de todas as turmas de biologia e observou que os alunos do professor Francisco consistentemente tinham as melhores notas da escola. A diretora perguntou ao professor Francisco qual era a sua estratégia para alcançar este resultado e o que estava fazendo diferente de seus colegas professores de biologia. O professor Francisco respondeu que havia duplicado o tempo de aula no laboratório. Qual das seguintes explicações é a mais lógica para explicar a razão pela qual os alunos do professor Francisco tiveram as melhores notas?

A. Passar mais tempo no laboratório expõe os alunos a uma nova forma de aprender os temas avaliados na prova final B. Passar mais tempo no laboratório melhora o trabalho em equipe C. Passar mais tempo no laboratório melhora as habilidades matemáticas dos alunos ao relacionar medições e gráficos D. Passar mais tempo no laboratório permite que os alunos gerem suas próprias hipóteses

16


9.2. Testes 2. Os dados da tabela abaixo são provenientes de uma amostra das notas dos alunos da professora Marta. Dica: leia primeiro a pergunta e procure apenas as informações necessárias para a resposta.

TABELA A

Trabalho em sala 1

Tarefa 1

Mini Teste 1

Trabalho em sala 2

Tarefa 2

Mini Teste 2

Pedro

6,7

5,3

6,7

6,8

5,6

6,3

Carla

6,8

0*

5,5

6,7

5,3

5,3

Mariana

7,0

0*

5,6

6,8

4,8

5,1

José

6,5

3,5

6,0

6,5

5,6

5,7

Lucas

6,4

0*

4,9

6,2

3,4

4,6

* 0 (zero) representa que o aluno não entregou o trabalho.

Baseado nas informações da tabela A, quais conclusões podemos obter sobre os alunos da professora Marta?

A. Os alunos que passaram na prova final com pelo menos 5.0 tiraram ao menos 5.0 em ambos os mini testes B. Os alunos que passaram na prova final com pelo menos 5.0 fizeram as duas tarefas C. Os alunos que fizeram as duas tarefas do curso obtiveram ao menos um 5,6 na prova final D. Os alunos que não entregaram as tarefas tiraram menos que 5.0 na prova final

17


9.2. Testes 3. O Professor Samuel utilizou uma variedade de estratégias para ajudar seus alunos do 3º ano a se prepararem para as provas do ENEM. Quando os resultados do ENEM chegaram, o professor Samuel analisou o desempenho de cada um dos seus alunos para entender quais estratégias foram mais eficazes. A tabela possui uma amostra desses dados. Nela, estão as notas do ENEM (simulado e prova oficial em novembro) e a participação dos alunos em cada uma das estratégias adotadas pelo Professor Samuel. Dica: leia primeiro a pergunta e procure apenas as informações necessárias para a resposta. TABELA C

Nota do simulado do ENEM em Julho

Nota do ENEM em Novembro

Aula de reforço Aula de reforço na hora do de manhã almoço

Aula de reforço à tarde

Aula de reforço no sábado

Aula de reforço no sábado

Sarah

660

850

sim

sim

sim

não

sim

Tomás

750

930

sim

sim

sim

não

não não

Tatiana

420

470

não

não

não

sim

Mariane

530

540

não

não

não

sim

sim

Mário

860

900

sim

não

não

não

não

Rafael

580

670

não

não

não

sim

não

Victor

400

400

não

não

não

sim

sim

Cláudio

565

800

sim

sim

sim

não

sim

Mônica

230

400

sim

não

sim

não

sim

Camila

900

910

sim

não

não

não

não

Erica

480

650

sim

não

não

não

não

Eduardo

670

690

não

não

não

sim

não

Qual das seguintes perguntas mais ajudaria o professor Samuel a aperfeiçoar sua estratégia de melhoria da performance dos seus alunos? A. De qual estratégia os alunos gostam mais? B. Quais estratégias foram utilizadas pelos alunos cujas notas aumentaram mais? C. Quais estratégias utilizaram aqueles alunos cujas notas foram superiores a 800? D. O que tem impedido os alunos de comparecer às aulas de reforço da manhã ou da tarde? GABARITO DAS QUESTÕES: 1.) A ; 2.) C ; 3.) B

18


9.2. Testes 9.2.3. RESOLUÇÃO DE CASO Dicas:

Na Resolução de Caso, você terá 30 minutos para organizar uma agenda semanal hipotética. Você receberá uma agenda semi preenchida e precisará estabelecer quando fará certas atividades que surgirão ao longo do caminho, determinando dia, horário e nível de prioridade para cada uma delas. No seu dia-a-dia como professor, você terá que lidar com uma série de compromissos com a escola, corpo docente, alunos, pais e responsáveis, entre outros. Ao mesmo tempo, você terá que fazer o planejamento de cada aula que será dada para a sua turma. É importante frisar que imprevistos acontecem constantemente. Por isso, na Resolução de Caso iremos simular como seria a sua rotina semanal como Ensina para entender como você se organiza com prazos e diferentes demandas do dia-a-dia.

Tenha sempre papel e caneta em mãos e anote as informações importantes. Você pode inclusive montar a sua agenda no papel para que fique mais visual, se achar que pode ajudar Entenda primeiro o que é pedido e depois classifique os compromissos dados em ordem de prioridade

Veja o que uma das nossas Ensinas conta sobre a Resolução de Caso: Como eu já tinha o hábito de organizar o meu dia-a-dia com agenda, eu realmente me imaginei naquele cenário e coloquei as tarefas em ordem de prioridade juntamente com a otimização do tempo quando deveria ir de um lugar para outro. Ensina Laís Brandão Nunes

19


9.3. Perguntas de Reflexão As candidatas e os candidatos que passarem na etapa dos testes seguirão para a terceira etapa de Perguntas de Reflexão. Nessa etapa, você terá que responder 4 perguntas dissertativas abertas, em até 300 palavras cada uma. Diferente dos testes, as perguntas não possuem um cronômetro, assim, você pode tomar o tempo que precisar para respondê-las, respeitando o prazo final de envio. Inclusive, você também pode salvar suas respostas e continuar depois. Nas Perguntas de Reflexão, instigaremos algumas reflexões sobre suas conquistas, decisões pessoais, fracassos e comportamentos para que possamos descobrir juntos se o Ensina Brasil é o programa que mais de adequa ao seu momento pessoal e profissional.

Dicas: Estruture as suas respostas em começo meio e fim. Revise as suas respostas para garantir que todas as perguntas-guia estão respondidas. Compartilhe as suas respostas ou as suas reflexões com alguém próximo e peça opinião. Aproveite que você pode salvar as perguntas e responda-as com calma.

20


9.3. Perguntas de Reflexão Para te ajudar a se preparar ainda mais, confira essa dica especial que nossos Ensinas escreveram para você!

Perceba suas reações durante essa etapa do processo seletivo! Foi nesse momento em especial que meu coração bateu forte de vontade de me tornar Ensina. Essas perguntas nos fazem refletir sobre quão complexa, intensa (e linda!) é a rotina de um educador. Seja sincero! Muitas dessas situações serão realmente vivenciadas por você, direta ou indiretamente, nos próximos 2 anos, por isso é tão importante pensar sobre como você reagirá. E por último, mas não menos importante, curta esse processo. Ensina Laís Brandão Nunes

“ ”

Essa etapa busca saber um pouquinho mais sobre você :) Para isso, você deve responder a questões que tratam sobre suas experiências de vida, o modo como você toma decisões e sua concepção de ensino. As suas respostas devem ter a sua cara! Aliás, sabe quem pode ajudar com isso? Teus amigos! Mostre para eles suas respostas, às vezes nossos amigos sabem mais sobre nós do que nós mesmos. Arrasa! Ensina Viviane Tebaldi Moraes

Apenas reflita e responda as perguntas, sem tentar dar a resposta certa. Essas perguntas são poderosas tanto para o nosso time entender a sua visão sobre a educação pública quanto para você pensar se essa é uma experiência para você. Não adianta nada você “dar uma resposta certa” e quando entrar para a complexidade da educação pública descobrir que não era isso que você queria.

Ensina Felipe Herszenhaut

21


9.4. Dinâmica de Grupo Após a aprovação na etapa de Perguntas de Reflexão, você receberá um e-mail da nossa equipe com orientações sobre a próxima etapa de Dinâmica em Grupo e dicas de como se preparar. A Dinâmica de Grupo precisa ser agendada, e, assim como as outras etapas, ela será feita virtualmente. Para a realização dessa etapa utilizamos uma plataforma de videoconferência chamada Zoom. Não se preocupe, iremos encaminhar todas as informações necessárias para você utilizar a plataforma. Portanto, leia com atenção as orientações contidas no e-mail sobre como fazer o seu agendamento. Cada dinâmica dura por volta de 1 hora e 30 minutos e tem a presença de, em média, 5 candidatos por grupo. Ela é dividida em 2 momentos: 1-Amostra de aula e 2-Resolução de Caso em grupo.

A seguir, detalharemos melhor cada um desses momentos.

9.4.1. AMOSTRA DE AULA Cada participante terá um tempo determinado previsamente para fazer uma breve amostra de aula para as demais candidatas e candidatos do grupo, que atuarão como alunos daquela sala, junto com quem estiver avaliando-os. A escolha do tema é livre, mas precisa respeitar o currículo do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio (Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Física ou Química).

22


9.4. Dinâmica de Grupo O objetivo da Amostra de Aula é verificar como cada participante estrutura e comunica o conteúdo escolhido. Para isso, é importante, entre outras coisas, demonstrar um objetivo claro para a aula e cumprir o proposto dentro do tempo.

Dicas: Escolha uma das disciplinas do currículo do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio (ex: Matemática)

Logo no início da aula, deixe o objetivo claro para os alunos Durante a aula, estabeleça formas de verificar o entendimento dos alunos

Para a disciplina escolhida, defina o assunto da sua aula (ex: Fração) Para o assunto, defina o que você gostaria que os seus alunos saibam após a aula (ex: diferenciar números inteiros de números fracionários)

23

Se você for usar algum material (tanto digital quanto físico), deixe ele preparado para você não perder nada dos 5 minutos disponíveis


9.4. Dinâmica de Grupo

9.4.2. RESOLUÇÃO DO CASO EM GRUPO Na Resolução de Caso em Grupo, daremos uma situação hipotética ligada à escola para que todos discutam, reflitam e encontrem uma solução juntos. Todas as candidatas e candidatos receberão as explicações dessa situação por e-mail antes da Dinâmica. Aqui, mais importante do que a resolução dada ao caso é a discussão e interação entre vocês. Nos atentaremos a avaliar como você sustenta seu ponto de vista e como o comunica aos demais.

Dicas: Se comunique de forma clara com os outros participantes. Escute sinceramente as opiniões e contribuições de cada um dos participantes e agregue as suas opiniões à discussão. Tente se colocar no lugar dos personagens envolvidos no caso para construir sua opinião.

24


9.5. Entrevista Final

Se você passou na Dinâmica de Grupo, essa é a última etapa do Processo Seletivo (uhul), e aqui queremos te conhecer melhor. As Entrevistas Finais duram cerca de 1 hora e também serão feitas virtualmente, por meio da mesma plataforma Zoom usada nas Dinâmicas de Grupo. Chegando nessa etapa, você receberá um e-mail com instruções para fazer o agendamento. Assim como as outras etapas do Processo Seletivo, a nossa Entrevista Final é voltada para a análise de competências, por isso, faremos perguntas que buscam mapear se você possui as competências que buscamos para ser um Ensina. Para reduzirmos vieses e para garantir que todas as candidatas e candidatos sejam avaliados da mesma forma, os avaliadores seguirão um roteiro. Não se preocupe se você perceber que quem está te avaliando está lendo alguma coisa ou digitando enquanto você fala. Isso é para garantir que comunicaremos tudo o que é necessário e que teremos todas as suas informações anotadas.

25


9.5. Entrevista Final Dicas: Encontre um lugar calmo, silencioso e iluminado para fazer a entrevista Faça testes com a sua câmera e com seu microfone antes da entrevista para garantir que o avaliador(a) conseguirá te ver e ouvir bem Aproveite essa oportunidade para refletir sobre conquistas e fracassos e o seu papel em cada experiência que você viveu Pense nas suas forças e fraquezas e como você acredita que pode desenvolver essas habilidades Reflita: como suas experiências te trouxeram até o Processo Seletivo do Ensina?

Confira a dica que uma das nossas Ensinas deixou para você:

Autoconhecimento: foi um processo de voltar ao passado e compreender quem eu era e o que eu fiz lá atrás que fez com que eu tomasse minhas decisões até então (tem cursos e conteúdos na internet que ajudam). Fui além de compreender meus principais defeitos e qualidades. Clareza sobre o porquê estar no PS do Ensina. Por me conhecer melhor, eu sabia que queria trabalhar com educação, então fui além da visão da ONG e li todo o site, assisti aos vídeos, assisti e li depoimentos dos Ensinas 2017. Ensina Laís Brandão Nunes

26


10. Mensagem do nosso time Esperamos que esse manual tenha sido muito útil para a sua preparação, que tenha te trazido mais segurança para participar do nosso Processo Seletivo e que as informações e dicas possam te ajudar a ter um ótimo desempenho em todas as etapas. Queremos que o Processo Seletivo seja um momento de aprendizado tanto para você quanto para nós do Ensina Brasil e, por isso, é muito importante para nós que a sua experiência durante o Processo seja positiva. Não deixe de responder nossas Pesquisas de Avaliação após cada etapa para que possamos sempre melhorar :) Precisa falar com alguém do nosso time? É só mandar um e-mail para: selecao@ensinabrasil.org

Boa sorte! Do time de recrutamento e Seleção: Gabi, Mari, Vic e Mare

27


Manual do Candidato - Processo Seletivo 2019 Ensina Brasil  
Manual do Candidato - Processo Seletivo 2019 Ensina Brasil  
Advertisement