Magazine AgroFest | 27ª Edição

Page 25

campeonatos de Dummy, nos quais os animais são avaliados exatamente como nos eventos da PBR (Professional Bull Riders), que tem competidores em cima dos touros. Já no Brasil, o Best Bull Genetics, que iniciou suas atividades em 2016, organiza e realiza os campeonatos no interior paulista. “Para participar do campeonato o animal precisa ser registrado na Best Bull Genetics e, precisa pular dez vezes durante todo o campeonato, que vai de agosto a agosto, para poder participar da final, sendo que a pontuação varia de 0 a 100 pontos” explica Paulo Belarmino sócio da Best Bull Genetics. “Nossa final foi em Barretos e o campeão de 2017 foi o touro Zé Pretinho, do Flavio Junqueira” completou Belarmino. As competições de Dummy tem ganhado cada vez mais espaço nos rodeios tradicionais. “É o futuro do rodeio brasileiro, pois com o Dummy podemos separar os animais com o perfil de pulo, sem machucar o cowboy, ao contrário de antigamente, que se colocava o cowboy para praticar no animal” comenta Flavio Junqueira, ex diretor da PBR Brasil e atual coordenador executivo da Confederação Nacional de Rodeio - CNAR.

Fotos: Leandro Gasparetti | Norival Matos

Já que o animal é avaliado com as mesmas características do rodeio tradicional, a utilização do Dummy reduz o índice de acidentes com os cowboys, que não correm o risco de se machucar e podem focar em seu treinamento para os rodeios tradicionais. “Vale ressaltar que o Dummy serve para avaliar o animal e, em nenhum momento entrou no mercado para competir com o cowboy” finaliza Belarmino.

25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.