{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

ED 005 | JUL / AGO 18


N esta edição 05

você encontrará

NOTÍCIAS Campanha Talentos na ConsulPaz

Grupo Fleury: Implantação de modelo de governança – Centro de Serviços Compartilhados Faça um tour pelos nossos Escritórios – Filial Porto Alegre Conquistamos 2000 seguidores no facebook Revista Mercado TI do SEPRORGS, com artigo do nosso sócio Fabio Pesaro

11 18

ARTIGO CSC Digital - A próxima etapa evolutiva: Futuro ou Presente? Processo ou Tecnologia? NOTÍCIAS Nosso cliente CECRED agora é AILOS Participação e Patrocínio ConsulPaz no Mesas TI de Junho ConsulPaz homenageia Datas Comemorativas

ConsulPaz nos eventos de Agosto: SSKE e Seminário Executivo

24

AGENDE-SE


EDITORIAL

Caros leitores e amigos, Neste editorial, queremos iniciar destacando a importância do momento político que nosso país vive. Acreditamos, que trazer este assunto também para o nosso editorial, representa o quanto entendemos ser necessário a pesquisa, a análise, a reflexão e a escolha dos futuros representantes do Executivo e do Legislativo de nosso país, estados e cidades. Mesmo sendo um tema que, atualmente, mais do que em outras épocas, está em descrédito, é necessário lembrar que as ações decorrentes do Executivo e do Legislativo impactam diretamente em nossas vidas, em nosso trabalho, em nosso futuro, então, como cidadãos que somos, escolhemos iniciar nosso editorial, de forma totalmente apartidária, trazendo este tema para reflexão e relembrando seu impacto e importância para as nossas vidas. Iniciamos o segundo semestre de 2018 fortemente impactados pelo período eleitoral e pela pluralidade de opções que mantêm as incertezas econômicas em relação ao futuro do país. Internacionalmente falando, as incertezas econômicas e seus possíveis desdobramentos também vêm crescendo e, certamente, irão aumentar as incertezas. Mas iniciamos este período com otimismo, continuamos recebendo demandas de estudos e projetos, de clientes de todas as partes do país, o que demonstra que, mesmo diante de um cenário complexo e desafiador, as empresas estão procurando manter seus investimentos em busca de otimizar seus resultados, aumentarem sua competitividade e, assim, voltarem a crescer. Também, claro, queremos falar de Serviços Compartilhados, processos, entregas e futuro. Como nas edições anteriores, temos um artigo dedicado ao tema “CSC DIGITAL – A próxima etapa evolutiva: FUTURO OU PRESENTE, PROCESSO OU TECNOLOGIA”, no qual eu apresento algumas das principais “dores” e necessidades dos CSCs e falo da da importância de repensar seus processos antes de sair automatizando/robotizando as atividades e tarefas. Ainda sobre CSC, Processos, Inovação e Tecnologia, percebemos um crescimento na demanda de eventos, workshops, palestras, relacionados ao tema, que estão acontecendo em nosso país. Isto demonstra e reforça ainda mais a importância dos serviços prestados pela ConsulPaz e, com isso, a necessidade de ampliarmos nossa força de trabalho, de estarmos presentes e apoiando estes eventos, de tomarmos a frente nestas iniciativas e construir as mudanças necessárias para continuarmos a fazer entregas de qualidade e que gerem valor para nossos clientes. Dentre as ações que estamos tomando para nos mantermos preparados, destacamos o lançamento da Campanha de Talentos ConsulPaz, que tem o objetivo de identificar profissionais que tenham interesse em trabalhar conosco, em nossos projetos futuros.

CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA


EDITORIAL

Esta campanha busca identificar profissionais que tenham conhecimento teórico e prático em Processos (mapeamento, desenho de fluxos, otimização, etc.) e Projetos (planejamento, execução e controle/gestão), preferencialmente em Serviços Compartilhados, além de mobilidade, pois realizamos projetos em diversas localidades Temos o orgulho de dividir com vocês que passamos de 2.000 seguidores em nossa página no Facebook e acreditamos que seja pelo resultado das informações e notícias relacionadas a Processos, Serviços Compartilhados, Gestão e Negócios. Como é nosso jeito de ser e fazer, mais uma vez presentes na vida de nossos amigos e clientes, estivemos juntos com a CECRED participando da sua transformação para AILOS e, com o Fleury, concluímos uma etapa importante do Projeto de CSC, saindo de lá gratificados, tanto pela parceria, como pelos resultados obtidos. Também iniciamos um processo de Advisory junto à Scansource, com objetivo de ajudá-los na transformação que estão realizando em seus negócios. Não deixem de rever e se atualizar com os fatos que foram notícias na ConsulPaz e no mercado, leiam nossas notícias e conheçam nossa agenda, neles encontrarão o que de mais importante aconteceu e onde a ConsulPaz estará presente, levando conhecimento e experiência. Para encerrar este nosso editorial, gostaria de retornar ao início, onde entendemos que, mesmo diante das dificuldades e complexidades colocadas, sejam elas políticas, sociais ou econômicas, o que irá mudar e fazer toda a diferença é nosso trabalho sério, comprometido e de qualidade. Diante deste propósito, é que publicamos mais uma edição da nossa revista Conteúdo Compartilhado, que traz conteúdo de qualidade, informações e notícias importantes para o nosso segmento de atuação – Processos e Serviços Compartilhados.

Desejamos a todos uma excelente e prazerosa leitura, e finalizamos convidando você, leitor da revista Conteúdo Compartilhado, a participar das próximas edições, enviando sugestões de temas para nossos artigos. Envie sua sugestão para contato@consulpaz.com, será uma grande oportunidade para nossos consultores prepararem artigos que venham a atender às necessidades de nossos clientes e amigos.

OBRIGADO! EDEN PAZ CEO e Sócio Fundador da ConsulPaz CGP Associates Diretor Presidente da ABSC – Associação Brasileira de Serviços Compartilhados


NOTÍCIAS

Campanha Talentos na ConsulPaz

Neste mês de Agosto, lançamos a campanha Talentos na ConsulPaz, que tem como objetivo reunir profissionais interessados em trabalhar com a ConsulPaz em projetos futuros. Para você que é um profissional empreendedor, que gosta de trabalhar em projetos, tem mobilidade e tem experiência em Desenho e Redesenho de Processos, Gestão de Projetos e Serviços Compartilhados ou conhece alguém que se encaixa no perfil, é fácil se inscrever: 1. Acesse nosso site www.consulpaz.com 2. Localize o banner Talentos na ConsulPaz 3. Informe seus dados e anexe o seu currículo. Mais informações em nosso site.

Esperamos você!


NOTÍCIAS

Grupo Fleury Implantação de modelo de governança – Centro de Serviços Compartilhados

Concluímos uma importante etapa no Projeto CSC Grupo Fleury: a implantação do modelo de Governança para CSC.

O projeto iniciado em 13 de Março, com parceria da ConsulPaz e da MH Participações foi executado com sucesso, resultando na recomendação pelos nossos trabalhos. Agradecemos o Grupo Fleury pela confiança no trabalho executado.

Ao lado, a carta de recomendação recebida do Grupo Fleury.


NOTÍCIAS

Faça um tour pelos nossos Escritórios Filial Porto Alegre

A série “Por dentro da ConsulPaz” trouxe uma novidade aos nossos seguidores: os escritórios da ConsulPaz como você nunca viu!

O primeiro episódio da série apresentou nossa filial de Porto Alegre. Localizado na Rua Tobias da Silva, nosso escritório está a disposição para receber você.

Convidamos você a conhecer melhor a ConsulPaz! Acesse nosso canal do YouTube e assista ao vídeo do tour feito em nosso escritório.


NOTĂ?CIAS

Agradecemos a cada um de nossos seguidores no facebook, que faz parte desse time e estĂĄ engajado conosco.


NOTÍCIAS

Revista Mercado TI do SEPRORGS, com artigo do nosso sócio Fabio Pesaro

Na última revista Mercado TI, do nosso parceiro SEPRORGS, tivemos a felicidade em estar presentes representados pelo nosso sócio Fabio Pesaro. O tema é Indústria 4.0 e toda sua tecnologia e nada melhor do que conferir o artigo do nosso Sócio Consultor Fabio Pesaro, que fala sobre "A importância da Gestão de Processos em um CSC" e discute sobre as ondas de tecnologia. Para saber mais, clique aqui.


Tenho escutado muito de profissionais de diversos segmentos sobre a necessidade de se manterem atualizados, atentos às inovações e às novas tecnologias. Muitos dizem que o futuro já é o presente (isso mesmo!), que a mudança não é mais algo pontual e sim algo permanente e cada vez mais rápida, que inovar é fundamental e não mais algo acessório. Tudo isso reflete na priorização de ações e iniciativas voltadas à automação, à robotização, à digitalização, à integração, à mobilidade, à virtualização, etc. (estas dores foram identificadas em uma pesquisa realizada junto a mais de 60 CSCs no Brasil, no último mês de julho – fonte: ABSC).


NECESSIDADES CSC JULHO/2018 Gestão da Melhoria Contínua 12%

Medição de desempenho das equipes 13%

Automação e Robotização de Processos (foco: produtividade e mitigação riscos) 39%

Gestão e Controle de Processos 13%

Gestão Indicadores (eficácia dos Indicadores e como identificar os obsoletos) 23%

Também tem sido cada vez mais discutida e atacada a necessidade de rever e atualizar o perfil das equipes, para que se consiga atender às novas demandas e competências decorrentes do novo mundo “DIGITAL”. Então, por onde começar? Como definir as prioridades? Como alocar as verbas/ orçamentos, quase sempre limitados e restritos? Em nosso entendimento e de acordo com as observações das tendências junto a nossos clientes e ao mercado, listamos alguns pontos em que acreditamos, os quais ajudarão a analisar e a entender o foco deste tema: “FUTURO OU PRESENTE? PROCESSO OU TECNOLOGIA?”


O futuro está cada vez mais próximo, a velocidade com que as inovações e as tecnologias chegam é cada vez menor;

Artigos de renomadas escolas, como Harvard por exemplo, já defendem aquilo que nós acreditamos e temos defendido há algum tempo, ou seja, a tecnologia sozinha, sem revisão e otimização dos processos, não corrige as distorções atuais, não traz todos os ganhos potenciais, apenas “acelera” o processo;

O próximo estágio do CSC, que nasceu verticalizado e por funções, e que hoje está estruturado de forma a integrar globalmente os processos, será DIGITAL;

O perfil dos profissionais de CSC será drasticamente modificado. O CSC Digital exigirá novas competências e muitas atividades serão absorvidas e executadas por soluções tecnológicas cada vez mais completas;

A evolução ocorra sem que sejam PULADAS ETAPAS, e que seja garantida a estabilidade dos processos;

O fator de ter métodos e trabalhar de forma estruturada é essencial;

Que o modelo de negócio esteja atento a todas as possibilidades, seja RPA, API, IA, etc. e que entenda: hoje já estamos no mundo “mobile”, ou seja, nos equipamentos de mão, como smartphones;

Que nossos clientes, e são eles que farão a diferença, são os clientes finais, e não somente as áreas de negócios, aqui entra cada vez mais o “customer experience”;

Frente aos pontos listados acima, podemos começar a dar algumas respostas.


POR ONDE COMEÇAR? Primeiro, conhecer e entender claramente o negócio, qual o propósito, que valor gera para os clientes; Segundo, identificar e saber quais são os competidores (diretos e indiretos). Quais são as fortalezas e fraquezas? Terceiro, conhecer os processos, seus controles e como ajudam a atingir os objetivos estratégicos no negócio; Quarto, o negócio tem as competências necessárias para realizar estas entregas? Como podemos levar as equipes para esta condição? Com base nestas informações, começa-se a ter condições de definir quais as prioridades: • Quais ganhos esperam-se com as iniciativas/projetos pretendidos? • Como as iniciativas/projetos alavancam os objetivos estratégicos? • Há disponibilidade dos recursos necessários para realizar os investimentos? Qual o ROI, Payback, VPL? • Há pessoas disponíveis, com as competências necessárias para conduzir e executar estas iniciativas?

Portanto, com as respostas para os itens acima, já é possível ter condições de começar a definir onde alocar as verbas disponíveis da melhor maneira e com vistas ao futuro (próximo passo da evolução).


Acreditamos sinceramente que, devido ao crescimento exponencial do conhecimento, da possibilidade de acesso a infinitos dados e das tecnologias inteligentes e integradas, a distância entre o amanhã e o hoje está cada vez menor. Muitos talvez não vivenciaram o processo de criação de um novo produto há 20, 25 anos. Era algo extremamente lento, com dificuldade de acesso a dados, simulações, etc.. Hoje, alguns produtos são prototipados, testados e colocados no mercado em questão de dias, ou mesmo horas. Portanto, o futuro é hoje!

PROCESSO OU TECNOLOGIA? Para iniciar este tópico, entendemos que nos dias de hoje um não tem sucesso e não sobrevive sem o outro, ou seja, PROCESSO E TECNOLOGIA devem caminhar juntos. Além de caminharem juntos, não podemos deixar de mencionar que automatizar ou robotizar atividades sem repensar seus processos, nada mais é do que “acelerar” as atividades, com todas as suas ineficiências e desvios.


É necessário repensar cada atividade, cada tarefa, cada processo, de forma a obter a sinergia e velocidade que devem ser entregues quando tratamos os ciclos de processos e não apenas as suas funções/departamentos. Pensar de forma integrada é essencial para captura dos ganhos potenciais que as novas tecnologias oferecem.

COMO ISSO TUDO IMPACTA NOS PROCESSOS E NOS CSCs? Com base no artigo recente que escrevemos, EVOLUTIVO E ADAPTATIVO – no qual falamos sobre como o modelo de gestão do CSC vem evoluindo e se adaptando de forma a continuar gerando valor para as empresas - podemos afirmar que começa a ser escrita a próxima etapa evolutiva do modelo, ou seja, o que denominamos de CSC DIGITAL. Portanto, o futuro deve ser tratado imediatamente por todos os CSCs, maduros ou novos, pois a tecnologia irá levar os processos de “back office” cada vez mais para plataformas digitais, colaborativas e integradas.


O impacto ocorrerá em todas as esferas do modelo, nos processos, nos sistemas, nos controles e nas competências. Esperar que tudo se acomode é uma ilusão, afinal, não temos mais mudanças pontuais e sim mudanças contínuas e com estágios de transição cada vez mais rápidos. Um cuidado importante é não perder o foco nos processos e nos objetivos de um de um CSC: gerar resultados para a empresa, sendo controlados, transparentes e capazes de alavancar os objetivos estratégicos das empresas. E não deixar de aprofundar-se e entender os temas e as mudanças envolvidas, suas consequências, suas contingências, e como fazer, com consistência e rapidez, as análises e os estudos que irão servir para tomada de decisão. A história do modelo de gestão dos Centros de Serviços Compartilhados chancela sua capacidade EVOLUTIVA E ADAPTATIVA para gerar e sustentar resultados adicionais ao mundo empresarial e não será diferente com o CSC em sua era DIGITAL. Agosto, 2018

Eden Paz CEO e Fundador ConsulPaz CGP Associates e Presidente da ABSC – Associação Brasileira de Serviços Compartilhadoswww.consulpaz.com Colaboração: Fabio Pesaro, Inácio Fritsch Revisão: Fabio Pesaro e Juliana Bossardi Arte e diagramação: Muriã Ferri

Entre em contato, através do nosso e-mail contato@consulpaz.com, teremos muito prazer em discutir nossas ideias e trocar experiências. Além dos serviços de consultoria, também temos como um dos nossos propósitos compartilhar nossos aprendizados.


NOTÍCIAS

Nosso cliente CECRED agora é AILOS

Em constante movimento, a fase de mudanças positivas no sistema Ailos está apenas começando e a ConsulPaz se orgulha em fazer parte dessa nova forma de pensar e se comunicar. Há alguns meses iniciamos o projeto para a implantação do CSC na central das cooperativas, uma forma de trabalhar que comprovadamente traz mais fluidez e simplificação no processo de trabalho diário.


NOTÍCIAS

Agora, somos testemunhas da construção dessa nova marca, mais moderna e que pensa ainda mais no futuro. Isso traz à ConsulPaz a certeza de que estamos alinhados aos desejos de nossos clientes em evoluir e se conectar ainda mais com suas demais marcas, clientes e funcionários. A ConsulPaz parabeniza a Central Ailos - Cooperativa Central de Crédito pela nova marca e a nova forma de se comunicar com seu cliente. Valorizamos ações como essa, que elevam as empresas a patamares mais altos, alcançando crescimento e maiores resultados.

Fonte: facebook Ailos


NOTÍCIAS

Participação e Patrocínio ConsulPaz no Mesas TI de Junho Mais um evento Mesas TI foi realizado pelo SEPRORGS, no último dia 29 de Junho. Falando sobre a internet Indutrial e as tendências da Indústria 4.0, as palavras do palestrante José Rizzo, CEO da Pollux e Presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial, foram ao encontro de todo trabalho e diálogo que a ConsulPaz tem com seus clientes, de olhar para as tecnologias, para o futuro e para a automação. Patrocinando o evento, fomos representados pela Consultora Associada, Muriã Ferri, que definiu o evento como "um ganho para nós, quanto consultoria que olha para otimização e automação de processos, com simplificação e uso de tecnologias que trazem benefícios para os clientes. Todos devem procurar conteúdos sobre o tema, pois será cada vez mais importante para nossas empresas e o futuro de nossos negócios". Eventos como esse nos trazem grande reflexão e só reforçam que estamos no caminho certo, a ConsulPaz vem atuando junto aos seus clientes no sentido de antecipar e acelerar este processo, por isso valorizamos ainda mais as discussões sobre os temas voltados à tecnologia.


NOTÍCIAS

ConsulPaz nos eventos de Agosto:

SSKE e Seminário Executivo

A ConsulPaz teve o prazer em patrocinar e participar de mais um evento IEG, o Shared Services Knowledge Exchange 2018. O evento, que contou com executivos de várias empresas para a discussão sobre Serviços Compartilhados, foi realizado nos dias 21 e 22 de Agosto, em São Paulo.

Com satisfação a ConsulPaz participou e patrocinou mais um evento SUCESU- RS, o Seminário Executivo. De 23 a 26 de Agosto, o Hotel Dallonder, recebeu empresários e CIOS de grandes empresas de tecnologia para que discutam novidades sobre o tema “Transformação Digital – Nova forma de pensar e fazer negócios”.


NOTÍCIAS

ConsulPaz homenageia datas comemorativas Para o Dia dos Pais, convidamos nossos sócios a enviaremos mensagens falando sbre a influência de seus pais em suas vidas e o que para eles é ser pai.

MURIÃ

EDEN

FABIO

LUIZ

ARI PRICILA

26 DE JUNHO | DIA DO CONSULTOR Não poderíamos deixar de homenagear nossos profissionais e parceiros Consultores.


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

E acompanhe nossos conteúdos!


AGENDE-SE 28 SETEMBRO 28 SETEMBRO

MESAS TI SEPRORGS

CEO ConsulPaz e Presidente da ABSC, Eden Paz, como palestrante pela ABSC – com a palestra: Gestão Estratégica do CSC como vantagem competitiva epresarial

02 OUTUBRO DIALOGIA


A SUA PLATAFORMA DE GESTÃO E SERVIÇOS EMPRESARIAIS Consultoria focada em Gestão Empresarial, especializada na identificação de cenários e relações nas empresas, com soluções e serviços inteligentes, práticas inovadoras e que entregam valor ao cliente.

Soluções integradas e automação de processos ▫ Advisory ▫ Diagnóstico e análise de cenários ▫ Redesenho e implantação de processos ▫ Modelos de governança e gestão ▫ Projeto, revisão e implantação de serviços compartilhados (CSC) ▫ Gestão da mudança e impactos organizacionais ▫ Coaching e Team Building ▫ Arquitetura organizacional ▫ Programas de Excelência Operacional (PEO) ▫

O QUE FAZEMOS Atuamos diretamente em Serviços Compartilhados (CSC), Redesenho de Processos, Gestão & Negócios, através de projetos de produtividade, simplificação, otimização e automação de processos.


GANHOS

NOSSO DIFERENCIAL Apoiamos nossos clientes por meio de uma Plataforma Colaborativa de Gestão e Serviços Empresariais. Nossa equipe de especialistas em negócios e processos, juntamente com as soluções digitais integradas e parceiros estratégicos, entregam resultados robustos para a transformação do seu negócio.

Priorizamos a busca de oportunidades e ganhos para nossos clientes, Gerando Valor, Reduzindo Custos e implantando Melhorias Eficientes e Contínuas.

PODEMOS AJUDAR A SUA EMPRESA NOS PROCURE NAS REDES SOCIAIS /consulpazcgpassociates

ConsulPaz – Conteúdo Compartilhado

Consulpaz CGP Associates

@ConsulPaz

/consulpazcgpassociates

(51) 9 9767 0709

LEIA NOSSA REVISTA

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

issuu.com/consulpaz | www.consulpaz.com

Youtube: ConsulPaz - Conteúdo Compartilhado

NOSSOS ENDEREÇOS PORTO ALEGRE / RS

SÃO PAULO / SP

RIBEIRÃO PRETO / SP

ITAJAÍ / SC

Rua Tobias da Silva, 120 6° andar – Cj 603 Moinhos de Vento CEP 905570-020 Fone: (51) 2102 0351

Rua George Ohm, 206 – Torre B 10° andar – Cj 1018 Cidade Monções CEP 04576-020 Fone (11) 2348 5395

Avenida Presidente Vargas, 1527 Jardim Irajá CEP 14020-277 Fone (16) 3505 0804

Rua Samuel Heusi, 190 10° andar Centro CEP 88301-320 Fone (47) 3349 7280

contato@consulpaz.com

www.consulpaz.com

Profile for ConsulPaz CGP Associates

Ed 005_Jul Ago 18_Conteúdo Compartilhado  

Ed 005_Jul Ago 18_Conteúdo Compartilhado  

Profile for consulpaz
Advertisement