Page 1

Entrevista e usar estes conhecimentos para compor a minha formação profissional. É difícil generalizar este tipo de experiência comparando as diferentes realidades, mas o que a gente conhece ao realizar cursos ou trabalhos de pesquisa no exterior corresponde a uma parte minúscula do ensino ou ciência destes países. As lideranças científicas tendem a mudar com o tempo; hoje, os Estados Unidos lideram a ciência na área de clínica de suínos, daqui a alguns anos poderá mudar. O Brasil vem evoluindo muito rápido, vamos ver o que ocorrerá no futuro.

Suínos&Cia - Com esta vasta trajetória e exemplo de determinação, que mensagem deixaria aos profissionais e aos graduandos que estão atuando nesta área? Dr. David - Saiam da chamada área de conforto. Busquem sempre a atualização e experimentem as novas tecnologias que surgem a cada momento, mas sempre colocando o filtro da aplicabilidade às condições regionais e aplicando a velha fórmula da estimativa do custo-benefício.

Suínos&Cia - Qual sua análise sobre a sanidade suína no Brasil e os principais entraves pelos quais ela passa? Dr. David - A meta da suinocultura da forma como está estruturada é conviver com infecções, mas com um mínimo de surgimento das formas clínicas das doenças. Para isto, os veterinários de suínos propõem um tipo de atuação preventiva, atentando para a multifatorialidade das enfermidades. Temos que considerar biossegurança, manejo, instalações, ambiência, nutrição, níveis de estresse, programas medicamentosos e vacinais. E, acima de tudo, a variável mão de obra e tudo o que se relaciona com ela talvez sejam o maior desafio do veterinário clínico.

Suínos&Cia - Como melhorar a produtividade e obter ganhos na qualidade da carne suína? Dr. David - Como mencionei antes, a atividade de produção de suínos é multifatorial. O sucesso depende em ter mais acertos do que erros nas diversas áreas envolvidas na produção.

Suínos&Cia - O que a tecnologia pode levar de novidade no intuito de melhorar a área de sanidade, considerada de extrema importância?

Suínos&Cia - Quais as recomendações que os médicosveterinários devem ter com a equipe de atuação no campo?

Dr. David - Avanços em áreas teóricas como a genômica, biossegurança, relação entre estresse e doenças, dinâmica das infecções, resistência ou sensibilidade genética a doenças e novos métodos de diagnóstico (com destaque para imunohistoquímica, FISH e PCR quantitativo) vêm representando grandes avanços na área da sanidade em suinocultura. Novas vacinas, novos adjuvantes e produtos antimicrobianos e sua forma de uso também têm ajudado bastante na melhoria das condições sanitárias na suinocultura.

Dr. David - Hoje, uma das coisas mais difíceis para o veterinário é manter um bom nível de comunicação com seus clientes. Eu me concentraria em desenvolver e estudar boas técnicas para a educação continuada dos funcionários, gerentes de granja e proprietários, afinal, são eles que vivenciam o diaadia das granjas.Nós somos, na maioria das vezes, visitantes e auditores eventuais. A forma com que passamos as nossas recomendações faz a diferença para o sucesso ou fracasso de nossa atuação.

Suínos&Cia - O impacto das informações distorcidas da gripe AH1N1 causou sérios dados à imagem da carne suína. Como está este cenário hoje e o que está sendo feito para acabar de vez com esta distorção? Dr. David - Este tipo de situação vem ocorrendo repetidas vezes. Precisamos desenvolver campanhas publicitárias permanentes, ressaltando a qualidade e a segurança dos produtos suínos e firmando este conceito na percepção das populações. Só assim a opinião pública vai aprender a filtrar melhor as informações sensacionalistas e distorcidas que tendem a ocorrer no calor da ocorrência de novos problemas com caráter zoonótico.

Suínos&Cia - Gostaria de deixar uma mensagem? David Barcellos, em parceria com os médicos-veterinários Jurij Sobestiansky e Ana Sobestiansky, lança mais um livro, acreditando na missão da educação continuada

Ano VII - nº 43/2012

Dr. David - Desejo a Nazaré e à sua brava equipe muito sucesso. Reconheço como muito importante o trabalho que vocês desenvolvem, principalmente na área de treinamento do pessoal das granjas. Suínos & Cia

7

pg_0007  

Suínos&Cia - O impacto das informações distorcidas da gripe AH1N1 causou sérios dados à imagem da carne suína. Como está este cenário ho...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you