Issuu on Google+

ACTA DA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO PARA O CONSELHO EDUCATIVO DE MARVILA

Data: 18/02/2010

Local: Espaço Jovem Intervir

N.º: 1

Acta: Sílvia Coutinho, Teresa Cruz

Presenças Institucionais: Conselho Marvilense: Jorge Máximo (Coordenador) Teresa Cruz Junta Freguesia Marvila: Isabel Fraga (Vogal do Pelouro Educação, Saúde e Acção Social) Joana Gonçalves David Rodrigues Sílvia Coutinho Marina Fernandes

Assembleia de Freguesia de Marvila: Hermínio Correa

Escola Secundária de Afonso Domingues: Hélder Costa

Agrupamento de Escolas Luís António Verney: Isabel Rodrigues ATM – Associação Tempo de Mudar: Carla Pereira Mónica Santos

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Ana Miguel

C.S.P. S. Maximiliano Kolbe Januário Rodrigues Cristina Cruz

1


Nuclisol – Jean Piaget: Ana Paula Antunes Inês Rodrigues

Ordem Trabalhos 1. Criação do Conselho Educativo de Marvila (CEM) bem como a elaboração dos seus estatutos e estabelecimento de objectivos.

Ordem Trabalhos: A Joana Gonçalves iniciou a sessão solicitando aos presentes que apresentassem as expectativas que trouxeram para este primeiro encontro. Seguiram-se várias ideias e sugestões para as actividades do CME: apadrinhamento de crianças mais jovens pelas crianças mais velhas, devido a dificuldades de integração aquando da passagem de ciclo escolar; mais animadores sócio-culturais a trabalharem com os professores e formação parental desde a creche; criação da figura de Delegado de Turma, representada por um pai e a criação de uma Comissão de Pais, por forma a transportar para a comunidade as iniciativas das escolas. Neste contexto, Hélder Costa deu exemplo do que se passa na Escola Secundária de Afonso Domingues, de um completo desaproveitamento do campo de ténis que poderia ser utilizado pela comunidade. Também foi mencionado um sentimento de pouca ou nenhuma abertura das escolas ao exterior, bem como a dificuldade de partilha de experiências e ausência de articulação entre as escolas. Hélder Costa sugeriu a abertura das escolas à comunidade, dando como exemplo exposições feitas por alunos a serem visitadas por pais com os seus filhos, por forma a conhecerem outras escolas. Januário Rodrigues lançou o repto às escolas para abrirem os seus espaços à comunidade, como por exemplo, para actos festivos. Ana Paula Antunes deu como exemplo o que já se passa na Nuclisol: protocolos entre escolas por forma a angariar estagiários das escolas profissionais para outras Instituições de ensino, exemplo este a seguir no CEM.

Na base de acção do CME, Jorge Máximo menciona a questão da gestão pedagógica e de parcerias, dos ciclos de transição, empreendedorismo e o Fórum Empresarial de Marvila.

O Conselho Educativo é referido como um projecto transversal à freguesia e a todas as escolas de Marvila. É lançada a ideia das escolas como Instituições de aprendizagem e não de Instituições de ensino. São sugeridos alguns objectivos para o CEM, nomeadamente, qual a utilidade que terá o CEM, a partilha entre instituições de ensino e a criação de plataformas de comunicação, vidé funcionamento em rede, e de que forma o CEM poderá estar representado por técnicos.

Jorge Máximo salientou que o Conselho Educativo de Marvila não terá autonomia jurídica, mas assumirá a

2


figura de principal órgão consultivo da Junta de Freguesia no domínio da educação, com regulamento próprio de funcionamento a submeter á Assembleia de Freguesia

Os representantes das Instituições presentes foram desafiados a apresentar brevemente propostas para estatutos, objectivos e exemplos, ambições a médio e longo prazo, compromissos, isto é, contributos para criar uma linha mestra de acção.

Diversos: Foi mencionada a reunião agendada para o dia 23 de Fevereiro, às 14h30, na Escola Secundária D. Dinis sobre o projecto “Ciência Viva”.

Ficou acertado o envio das propostas para estatutos, normas de funcionamento e/ou objectivos por e-mail até dia 1 de Março, para a direcção de e-mail do Conselho Marvilense (conselhomarvilense@jf-marvila.pt) e de Joana Gonçalves (joana.goncalves@jf-marvila.pt), os quais serão posteriormente compilados numa apresentação institucional do CEM pela equipa de apoio ao CM. O convite para a participação do órgão CEM deverá ser alargado a todas as Instituições de ensino, públicas e privadas, profissionais e superiores e a Associações de Pais. Ficou também combinado uma apresentação a todas as entidades educativas da freguesia, no Auditório da Flamenga, onde o grupo de trabalho irá apresentar os principais objectivos, caminhos e compromissos que entenderem ser necessários para o lançamento o CEM e potenciar a participação daquelas entidades nos projectos do Conselho Marvilense para 2010.

As pessoas presentes foram convidadas a desafiar os seus alunos a criar um logótipo para o CEM, que irá a concurso. Lamentou-se a ausência de um plano B, para o dia do desfile de Carnaval, que estava agendado para dia 12 de Fevereiro. Foi dada a ideia de se pensar numa alternativa, em caso de mau tempo, para futuros desfiles.

Foram apresentados aos representantes das diversas Instituições, alguns projectos em curso pela Junta de Freguesia de Marvila e pelo Conselho Marvilense. Tais como, o 4º Congresso de Marvila, que este ano decorrerá sob o lema “Marvila e Beato 2015”, para o qual foi feito o convite às escolas a participarem com exposições de trabalhos feitos pelos alunos; a “Comemoração dos 100 anos da República”, na qual se poderá incluir a visita de escolas ao parlamento; a campanha “Marvila de Futuro é uma Responsabilidade de Todos”, onde foi feito o pedido de fotografias tipo passe para colocação nos outdoors; a campanha “Limpar Marvila”; e “2010 Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social”.

Hermínio Correa propôs este grupo de trabalho como a Comissão Instaladora. A partir desta reunião, o convite será alargado às outras Instituições de Ensino, incluindo a Casa Pia, IPSS, ATL’s, APF e à Escola Superior de Saúde.

3


Hélder Costa convidou os presentes a verem uma reportagem sobre a Escola Secundária de Afonso Domingues, que será transmitida na SIC Radical, no dia 24 de Fevereiro, entre as 16h30 e as 18h30. Próxima Reunião: Ficou agendada para terça-feira, dia 16 de Março de 2010, pelas 16h00, no Auditório do Espaço Municipal da Flamenga.

4


1ª Acta do Conselho Educativo de Marvila - 18.02.2010