Page 1

Agosto 2013 - nº 23

VII HOBBITCON São Paulo 2013 Realização Conselho Branco Sociedade Tolkien

Veja também: Textos Acadêmicos Sobre o Fórum Atividades das Tocas


Sumário HobbitCon – Página 4 Informações sobre a VII edição da HobbitCon, tais como programação e descrição breve das atividades. Sobre Fórum do Conselho Branco – Página 10 Texto do Onto Carniliono, ressaltando a importância do uso da ferramenta. Uma voz dissonante em meio à modernidade inglesa – Página 12 Divulgação de trabalho acadêmico relacionado a Tolkien. Breve histórico das publicações brasileiras relativas a J.R.R.Tolkien – Página 14 Divulgação de trabalho acadêmico relacionado a Tolkien. Atividades das Tocas – Página 16 Breve descrição das atividades das Tocas, espalhadas por esse país continental.


Editorial Presidente Fabio “Deriel” Bettega Secretário Geral Shirley “Edhel” Diretor Financeiro Zuleica Jaroszewski Diretor Jurídico Fabiano "Skywalker" Diretor Cultural Débora "Valië" Diretor Técnico Rodrigo "Slicer" Diretor de Comunicação Bruno “Varnion” Pacheco Palantír nº 23 Agosto 2013 Editor Bruno Pacheco – Toca RJ Projeto Gráfico e Diagramação Bruno Pacheco – Toca RJ Luciano Bastos – Toca RJ Romulo Miranda – Toca RJ Revisores Debora Valië – Toca SP Shirley “Edhel” – Toca SP Zuleica Jaroszewski – Toca SP Colaboradores Helen Sousa – Toca BA Ricardo Ribeiro – Toca BA Felipe Rubens – Toca CE Pedro Muniz – Toca CE Rodrigo “Passolargo” – Toca CE André Morelo – Toca ES Letícia Simões – Toca ES João Leite – Toca GO Eduardo Stark – Toca MG Julia Trevas – Toca PB Ana Paula Remingio – Toca PR Luciano Bastos – Toca RJ Edhel – Toca SP Onto Carniliono – Toca SP

Palavra do Presidente Sejam bem-vindos ao primeiro Palantír, o novo nome do Informativo do Conselho Branco! Este nome é o resultado da votação direta dentre os Associados, no sítio Conselho Branco. Tenho certeza que o novo nome será muito auspicioso e este será o primeiro de inúmeros grandes informes que se seguirão, sob o comando do Bruno, que assume a Diretoria de Comunicação. E é uma grande estreia, pois é época de HobbitCon - o evento mais importante do Conselho Branco, e que se encontra aqui descrito. Usando a experiência das HobbitCons anteriores estamos trabalhando para montar a melhor HobbiCon até agora, não em substituição mas em adição - um somar constante e permanente. Vide o sistema de pré-vendas que, utilizando da experiência passada unida a formas de pagamento on-line e diversificadas, produziu um volume de venda antecipada cinco vezes superior, gerando um fluxo de caixa prévio muito importante para o Conselho Branco. O trabalho é muito grande, mas tenho certeza plena de que o evento será um grande sucesso, tanto para organizadores, staff quanto para os visitantes. Espero também que visitem e participem do Fórum do Conselho Branco, sob nova organização e administração mais uma forma de interagir e discutir com os demais Associados de nossa Sociedade Tolkien. Muita sorte ao Onto, o atual responsável pelo Fórum! E, para fechar esta edição, um grande apanhado das atividades de diversas Tocas, mostrando de norte a sul a grande variedade de encontros, eventos feitos pelas Tocas do Conselho Branco para todos os fãs de Tolkien.


Um evento para todos reunir. 4

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


A HobbitCon Com a criação de um passado mítico, com lendas e cenários majestosos, através dos livros “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” e uma série de manuscritos que deram origem ao “O Silmarillion”, dentre outras obras, J.R.R. Tolkien consagrou-se como um dos maiores escritores da História. Suas obras venderam milhões de exemplares e influenciaram diversas áreas artísticas, tendo sido traduzidas para mais de 30 idiomas, emocionando leitores de todas as idades, do mundo todo. No intuito de divulgar as obras de Tolkien, foi idealizada a HobbitCon, que, mais que um encontro de fãs, é um acontecimento de promoção à literatura. Com atividades diversificadas, estimula discussões, a difusão cultural e a apreciação das obras.

Edições passadas

Imagens da HobbitCon de 2005, em São Paulo. Palantír – Agosto 2013 – nº 23

5


Imagens da HobbitCon de 2007, no Espírito Santo.

A primeira HobbitCon, em 2004, destacou-se por ter sido o maior evento sobre Tolkien já realizado no país. Outras edições do evento foram realizadas em 2005, 2006, 2007, 2009 e 2011, em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Imagens da HobbitCon de 2009, no Rio de Janeiro.

6

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Ted Nasmith, na HobbitCon de 2009.

Imagens da HobbitCon de 2011, em São Paulo.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

7


Programação Neste ano, em sua sétima edição, a HobbitCon traz uma programação diversificada, com oficinas, palestras, mesa-redonda, exposições, concurso de fantasias, cozinha temática e outras atividades lúdicas.

DIA 07/09 Para participar das oficinas é necessária a compra do ingresso, além de doação de alimento não-perecível. A organização solicita, também, a doação não-obrigatória de R$ 5,00, válido para todo o dia das oficinas, que também serão entregues para a entidade assistencial. Mais informações sobre ingressos em: http://hobbitcon.conselhobranco.com.br/ingressos/ 10:00h – Oficina: Pintura em Tela – Dany Mucheroni Obs.: será cobrado o valor de R$ 12,00 adicional para compra de material específico, que poderá ser paga na própria página de compra de ingresso. 11:30h – Oficina: MTP – Modo Tengwar Português – Álvaro “Tar-Palantir” Freitas 14:00h – Oficina: Cota de Escamas – Luciano “Sr. Dos 9” Mota Bastos 15:30h – Oficina: Contação de Histórias (não indicada para crianças) – Beatriz “Indis” Acerbi 17:30h – Assembleia Geral do Conselho Branco – A Assembleia será presidida pelo Presidente do Conselho Branco ou, em sua ausência justificada, pelo Secretário-geral. Na ausência de ambos a Assembleia Geral será conduzida pelos membros da Diretoria Nacional presentes. Serão tratados os seguintes assuntos: a) convalidação das Proposições 1, 2 e 3; b) outros assuntos de interesse dos presentes. A votação referente ao item a) e quaisquer outras que venham a surgir em decorrência do item b) será conduzida presencialmente durante a Assembleia Geral e, em concordância ao estabelecido no parágrafo 3 do Artigo 16, será feita votação eletrônica para participação dos Associados não presentes, com período de votação se estendendo de 7 a 11 de setembro de 2013.

8

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Dia 08/09 10:00h – Abertura 10:15h – Palestra: Heróis Involuntários na obra de Tolkien – Mirane Campos 11:15h – Quiz Musical da Terra-Média 13:00h – Bingo Baggins 14:15h – Palestra: "Tolkien e os Jogos de RPG" - Luciano “Sr. Dos 9” Mota Bastos 15:30h – Mesa redonda: Literatura Fantástica Brasileira na Atualidade e a Influência de J.R.R.Tolkien - Silvio Alexandre, Roberto Causo, Erick Santos, Thiago Tizzot e Renato Azevedo 16:45h – Palestra: Tengwar não é uma língua - Pedro Henrique Bernardinelli 18:00h – Concurso de Fantasias 19:00h – Encerramento

Informações VII HOBBITCON 2013 – Convenção de Fãs das obras de J.R.R.Tolkien. Dias 7 e 8 de setembro de 2013 Locais: Dia 07/09 – das 10:00h às 17:30h Grupo Assistencial sem Fronteiras – Eurípedes Barsanulfo (GASF-EB) Rua Frei Durão, 579 - Ipiranga Dia 08/09 – das 10:00h às 19:00h sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo Rua Tamandaré, 348 – Liberdade – São Paulo/SP

Ação Social Muitas atividades do Conselho Branco são de cunho social e na HobbitCon não seria diferente. Neste ano, doações de alimentos não-perecíveis fazem parte do ingresso, tanto para as oficinas, quanto para as atividades do domingo. Os alimentos arrecadados serão doados para o “Grupo Assistencial sem Fronteiras”, que os distribuirá para famílias carentes. Palantír – Agosto 2013 – nº 23

9


Sobre o Fórum do Conselho Branco Por Onto Carniliono

Imagem retirada do filme “The Hobbit: An Unexpected Journey”.

10

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


O

lá, pessoas! Meu nome é Pedro (apelido: Ondo), sou membro da Toca SP há algum tempo e, recentemente, assumi a organização do fórum do Conselho Branco.

“A divisão do fórum em tópicos e temas específicos facilita e muito o decorrer de discussões.” Desde o começo do ano, venho debatendo com a Débora (Valië), também da Toca SP e diretora cultural do CB, sobre o uso de fórums em conjunto com listas de discussões, já que não gosto de listas e as acho bagunçadas demais. Para mim, a divisão do fórum em tópicos e temas específicos facilita e muito o decorrer de discussões, além da melhor navegação pelas conversas anteriores. Mandei, então, um email pro Deriel comentando isso e que sentia que a lista era privilegiada demais (enquanto sentia o fórum um pouco desmerecido). Então, ele resolveu me botar pra organizar o fórum. A ideia, então, é revitalizar e animar o uso do fórum, tornando-o um meio de comunicação dentro do Conselho Branco tão forte quanto as listas. Criei tópicos específicos para diversas partes da obra (desde O Hobbit até os History of Middle-Earth, passando pelas Cartas e também pelo estudo das línguas da obra), a fim de centralizar e difundir em âmbito nacional as discussões desses temas. Além disso, pretendo (e gostaria que mais pessoas fizessem isso), de vez em quando, fazer um post nesses temas, para incitar o uso desse meio. Outro detalhe importante é o desenvolvimento de grupos exclusivos para as Tocas, de modo análogo às listas regionais, permitindo discussões mais privadas, como, por exemplo, para marcar e divulgar encontros, eleições regionais e coisas do tipo. Espero que o fórum se desenvolva e que mais pessoas passem a usá-lo e, qualquer crítica, sugestão, comentário e etc, por favor, entrem em contato comigo!

Visite o fórum: http://conselhobranco.com.br/forum/

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

11


Eowyn and the Nazgûl, por John Howe.

Uma voz dissonante em meio à modernidade inglesa Por Paulo Cristelli

12

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Para mais informações: http://revistas.pucsp.br/index. php/cordis/article/view/15786

Do historiador e autor Paulo Cristelli, trabalho recentemente publicado pela revista de História da PUC-SP (CORDIS), visa discutir e problematizar as imagens criadas por Tolkien na obra "O Senhor dos Anéis", com relação às questões da modernidade e modernização na Inglaterra da primeira metade do século XX, principalmente relativas à popularização das máquinas e a estetização da tecnologia. Paulo Cristelli é mestre em história social pela PUC-SP, pesquisador e autor de livros de história institucional, história da gastronomia e paradidáticos, realiza palestras e oficinas, e atua como consultor na área cultural e social realizando a formatação, implantação e gestão de projetos.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

13


Breve histórico das publicações brasileiras relativas a J.R.R.Tolkien por Eduardo Stark

14

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Recentemente foi publicado no site Tolkien Brasil trabalho que visa analisar alguns aspectos relacionados a publicações de livros de autoria de J.R.R.Tolkien e livros que tratam sobre sua vida e obra. O texto pretende ser um guia rápido de informações sobre os livros publicados no Brasil e o mercado editorial relacionado as obras de Tolkien. Visa demonstrar que há um publico formado em decorrência dos filmes do Senhor dos Anéis e que isso pode ser um investimento atraente para novas editoras brasileiras. Vale a pena dar uma conferida no conteúdo na íntegra. Tanto para quem está começando agora a ler Tolkien ou pra quem já é, de certa forma, experiente e busca mais conteúdo, esse guia é um excelente ponto de partida.

Visite: http://tolkienbrasil.com/artigos/colunas/eduardostark/artigoanalise-do-historico-de-publicacoes-brasileiras-sobre-tolkien/ Palantír – Agosto 2013 – nº 23

15


Atividade das

Tocas 16

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Hobbit Hole, por Sherlockian, DevianArt.

A seguir, uma curta e sucinta passagem pelas atividades que diversas Tocas desempenharam até o momento. Esta é uma grande oportunidade para saber o que rola pelo Brasil, para nos orgulharmos do nosso querido Conselho. Seja atividade pequena, seja grande, seja lúdica ou acadêmica, cada Toca possui sua particularidade e isso é apenas um reflexo da nossa sociedade. Vivemos em um país com imensa diversidade, não seria diferente aqui.

“São as Tocas que mantêm a chama viva, não podemos deixá-la perecer.” Palantír – Agosto 2013 – nº 23

17


Local decorado com bandeirolas, uma faixa que dizia “diga amigo e entre”, no estilo da festa de bilbo.

18

Toca BA Recentemente ocorreu na Toca BA um evento chamado por eles de "Encontrão da Toca BA". Aconteceu no dia 13 de julho, em Lauro de Freitas, cidade próxima a Salvador, na casa de um dos integrantes da Toca. Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Diversas atividades foram desempenhadas, dentre elas: batalha campal, arco-e-flecha e lançamento de machadinha. Tinham também crianças vestidas de hobbit, com pés peludos e tudo, além de uma rodinha de música folk com violino, flauta e violão, todos dançaram e se divertiram bastante. Teve também: show de uma banda que fez cover do Tuatha de Danann; apresentação de um músico tocando ocarina (com músicas do Zelda); e apresentações musicais baseadas no "The Tolkien Ensemble".

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

19


Uma sala totalmente dedicada a Terramédia, decorada como uma toca hobbit.

20

Toca CE Como atividade mais recente da Toca CE temos a participação do SANA 2013, um grande evento multitemático de cultura pop, realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho, no Centro de Eventos do Ceará.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


A Toca CE expôs livros, imagens, vídeos, fez sorteio de brindes, promoveu interessantes palestras, além de maravilhosas oficinas sobre Élfico e culinária da Terra-Média. Tiveram também apresentação de música todos os dias do evento. Confira como foi o evento no canal da Toca: http://youtube.com/tocaceara

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

21


Toca ES

Recentemente foi comemorado o aniversário de 11 anos da Toca ES, e como toda festa de aniversário, não poderia faltar aquele banquete digno de um hobbit.

Parabéns, pessoal! 22

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


O evento, localizado no Parque Pedra da Cebola, contou com batalha campal e quizz, com direito a brindes e tudo!

Além, é claro, daquela boa conversa entre amigos e fãs de Tolkien, na presença de novatos e veteranos da Toca. Palantír – Agosto 2013 – nº 23

23


Toca GO A Toca participou do evento TomodachiCon, realizado no Colégio Marista de Goiânia, com palestra sobre RPG e Fantasia Medieval (GoT e Universo Tolkien)

24

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Imagens do evento.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

25


Toca PB No sábado, dia 20/07, ocorreu um encontro da Toca PB, na cidade de Campina Grande. O encontro foi realizado na Livraria Cultura e contou com a exposição de algumas obras de J. R. R. Tolkien.

26

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


No encontro foi apresentada uma palestra com o seguinte título: “A Representação dos orcs no universo de Tolkien”, ministrada pelos entocados Gabriel Leite e Julia Trevas.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

27


Toca PR

Em um encontro descontraído, o pessoal da Toca discutiu a participação deles na HobbitCon, além, é claro, de um bom papo entre amigos.

28

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Fotos dos entocados, enquanto confraternizavam e debatiam assuntos pertinentes a Toca.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

29


Toca RJ Em junho a Toca promoveu a Casa de Vairë, encontro destinado a incentivar a produção e leitura de textos de fãs, sobre o universos de Tolkien. O evento contou com a presença de membros da Toca ES e CE.

Em julho, no dia do amigo, a toca esteve presente no Nilmerë, com doação de sangue pela manhã e visita a casa Ronald McDonald a tarde.

30

Palantír – Agosto 2013 – nº 23


Ainda em julho, a Toca promoveu um churrasco hobbit, com direito a banquete e board games.

E no fim do mesmo mês, ocorreu encontro o Espelho de Galadriel, para a produção de barbas de anão a base de lã, com o apoio da Layla, entocada da Toca ES.

Palantír – Agosto 2013 – nº 23

31


Visite o site do Conselho Branco. http://conselhobranco.com.br

Palantír - agosto 2013  

Nova edição do Informativo do Conselho Branco Sociedade Tolkien.

Palantír - agosto 2013  

Nova edição do Informativo do Conselho Branco Sociedade Tolkien.

Advertisement