Dois anos a construir a Paz!

Page 3

Pela liberdade da Palestina Nestes dois anos de intensa e esforçada acção, o CPPC manteve bem alta a bandeira da solidariedade com o povo da Palestina e do seu legítimo direito a um Estado soberano, independente e viável. Para além das diversas notas emitidas, repudiando o agravamento da ocupação israelita e do assassinato, por este, de centenas de palestinianos, o CPPC deu expressão institucional e de rua a esta causa, que há muito abraça. Em Julho de 2011, o CPPC empenhou-se na dinamização de uma plataforma que desse expressão à exigência de reconhecimento do Estado da Palestina como membro de pleno direito das Nações Unidas, solicitada pela Organização para a Libertação da Palestina. O abaixoassinado, ao qual aderiram cinquenta organizações, foi entregue ao primeiro-ministro por representantes dos subscritores, entre as quais se encontrava o presidente do CPPC. A 2 de Junho de 2010, o CPPC promoveu, juntamente com outras organizações, uma concentração junto à Embaixada de Israel em protesto contra o ataque militar israelita contra uma frota humanitária internacional que tentava chegar a Gaza. Aí exigiu-se uma vez mais o fim do bloqueio a Gaza e a criação do Estado da Palestina. Em Setembro, o CPPC esteve presente na missão à Palestina promovida pelo Conselho Mundial da Paz e pela Federação Mundial da Juventude Democrática, levando a sua solidariedade directamente ao heróico povo palestiniano.

Não às guerras imperialistas

Solidariedade com Cuba

O CPPC manteve activa solidariedade com Cuba, exigindo o fim do criminoso bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América e a libertação dos cinco cubanos presos nesse país por defenderem Cuba do terrorismo. Este ano, o CPPC fez-se representar na reunião do Conselho Executivo do Conselho Mundial da Paz, realizada em Havana, onde pôde também levar a solidariedade dos portugueses ao heróico povo de Cuba, que há década faz frente ao mais poderoso país do mundo, defendendo a sua soberania e o seu direito de viver segundo o caminho que decidiu trilhar. No dia 12 de Fevereiro de 2009 o CPPC esteve presente num almoço comemorativo dos 50 anos da Revolução Cubana.

O CPPC reafirmou a exigência do fim das agressões ao Afeganistão e ao Iraque e de outras guerras de agressão em curso e o respeito pelo direito soberano dos povos a decidirem livremente sobre o seu futuro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.