Issuu on Google+

São Paulo, maio de 2014 – Nº. 27 – Ano 3

NESTA EDIÇÃO 1 OCORRÊNCIA DE DESTAQUE

5 REFLEXÃO

2 QUALIDADE DE VIDA

6 O NOVO COPOM

3 COPOM EM FOCO

7 HOMENAGEM

4 QTC LEGAL

1 OCORRÊNCIA DE DESTAQUE No dia 25 de abril de 2014, neste COPOM, mais especificamente no Setor de Atendimento ao Público – 190, a Sd PM 974628-5 Katie Simone Medeiros de Oliveira, recebeu denúncia anônima e cadastrou ocorrência de roubo a condomínio, coletando habilmente as informações necessárias para o atendimento dos fatos registrados, enviando os dados ao Setor de Despacho de Ocorrências. O Sd PM 124885-5 Ricardo Emanuel da Encarnação Barros, do Setor de Despacho de Ocorrência, transmitiu com riqueza de detalhes e precisão às viaturas de Rádio Patrulhamento e Policiamento com Motocicleta (ROCAM), providenciando o cerco ao condomínio, culminando na detenção na detenção de três indivíduos armados. Na ocasião foram apreendidos dinheiro e pertences pessoais das vítimas. Os fatos foram apresentados no Distrito Policial, onde o Delegado de plantão elaborou BOPC de Furto Qualificado. Com resultado positivo os policiais militares enalteceram a Imagem da Instituição perante a sociedade Paulista.

“Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Página 2

2

QUALIDADE DE VIDA

10 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU TEMPO Veja alguns hábitos simples que podem fazer com que seu dia pareça ter mais de 24 horas.

1. Faça um planejamento de atividades e organizeas conforme a importância e urgência. Considere fatores como trânsito, tempo de deslocamento e esperas. 2. Não conseguiu escapar do trânsito? Aproveite-o para ouvir música ou notícias no rádio, fazer cursos de idiomas ou outro tema em áudio. 3. Trinta minutos, três vezes por semana, são suficientes para criar uma rotina de caminhada, corrida ou pedalada. 4. Tire proveito da tecnologia. O celular e a internet podem ajudá-lo a se organizar, com ferramentas como calendário, alertas e aplicativos bancários. Só não se esqueça de observar as regras de segurança! 5. Para se organizar melhor no trabalho, deixe as atividades mais difíceis para a parte da manhã. 6. Você não é uma máquina. Depois de atividades que exigem esforço e concentração, permita-se uma pausa de pelo menos cinco minutos para relaxar. Tome um café ou uma lufada de ar fresco. 7. Aprenda a se impor limites. Às vezes, o mais saudável é dizer “não” a algumas solicitações de tarefas que não estavam agendadas e que vão te complicar. 9. Por mais que pareça produtivo, trabalhar além do horário todos os dias denota falta de planejamento. Praticar esporte demais também não é bom. A palavra aqui é equilíbrio. 10. Estabeleça recompensas. Por exemplo: se conseguir cumprir as tarefas agendadas para o dia marque um encontro com amigos. Foi à academia com preguiça? Então que tal um jantar especial? Você merece! FONTE: http://www.amaissaude.com.br/saude-e-lazer/revista/materias/Pages/10-dicas-para-aproveitar-melhor-seu-tempo.aspx

“Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Página 3

3

COPOM EM FOCO

EEP – DESPACHADOR Neste mês de abril, teve início neste Centro de Operações da Polícia Militar/SP, o Estágio de Especialização Profissional – Despachador - I, destinado a capacitar Policiais Militares da Corporação, Cabo ou Soldado PM, para o Controle e Despacho de Viaturas, através do uso dos sistemas inteligentes da PMESP. O estágio ocorreu no período de 24 de março a 04 de abril e foi concluído com êxito pelos 23 Policiais Militares inscritos. Ao final do curso os alunos não esconderam a satisfação pelos conhecimentos e experiências vividas, encerrando o estágio com uma solenidade que contou com a participação do Coronel PM Falconi, Chefe do Estado Maior do CPC, Major PM Gonzales, Capitão PM Marcondes, atuais Chefe e Subchefe do COPOM/SP, Capitão PM Dourado, Chefe do Setor de Recursos Humanos e do Chefe da Seção de Treinamento e Qualidade, além do corpo docente. Para todos os aprovados no Estágio de Especialização Profissional foram concedidos certificados e, os três primeiros colocados da turma, foram agraciados com uma lembrança ofertada pelo Chefe do COPOM e demais autoridades presentes.

“Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Página 4

INSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS INTELIGENTES

No dia 10 de abril de 2014, o COPOM/SP, através de instrutores gabaritados da Seção de Treinamento e Qualidade, ministrou instrução de Ferramentas Inteligentes para os Policiais Militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano – “Dois de Ouro”. Esses policiais atuam no serviço de dia das companhias e setor de estatística dos Batalhões e na oportunidade aprenderam os detalhes do sistema de ferramentas inteligentes (Copom On Line, SiopmWeb), além da padronização na comunicação técnica via rádio, a fim de agilizar e otimizar o gerenciamento dos serviços de Segurança Pública.

“Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Página 5

4

VISITAS

Página 6

QTC LEGAL O QTC Legal é um programa criado no Comando de Policiamento da Capital com o objetivo de desenvolver no patrulheiro o pensamento reflexivo sobre a preservação da vida e da dignidade humana, por meio de mensagens transmitidas via rede rádio de forma periódica no decorrer do serviço operacional. A frase abaixo foi divulgada no período de 15 a 30 de abril de 2014, concitando o policial militar a obter atenção sobre as informações que circulam pelas mídias sociais: “Policial Militar, fique atento quanto às informações que lhe são transmitidas, principalmente, por intermédio das redes sociais. Tenha cautela ao repassar informações que não foram confirmadas pelos canais oficiais de comunicação da Corporação”.

5

REFLEXÃO

“A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular”. Mahatma Gandhi

6

O NOVO COPOM

No mês de abril de 2014, prosseguiram as obras para a conclusão da nova sede do COPOM/SP, com a finalização da pintura e acabamento interno. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Página 6

7

HOMENAGEM

SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHAS VALOR MILITAR

No dia 17 de abril de 2014 houve a solenidade de entrega da Medalha Valor Militar, instituída por meio da Lei nº 2.248 de agosto de 1953. A Medalha de Valor Militar é conferida a Oficiais e Praças para patentear o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados, tais como a lealdade, a constância e os valores éticos e morais. A honraria é constituída em três graus; bronze, prata e ouro, outorgada para os que contarem, respectivamente com mais de 10, 20, ou 30 anos de serviço prestados, ininterrupta e exclusivamente nas Fileiras da Corporação. Policiais Militares integrantes deste Centro de Atendimento receberam as homenagens das mãos do Sr. Coronel PM Leonardo Torres Ribeiro, Comandante de Policiamento da Capital.

“Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Página 7

EDITORIAL Edição: Maj PM Gonzales Revisão: Cap PM Elizeu 1º Ten PM Santiago Redação: Sd PM Rafael

COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL Rua Ribeiro de Lima, 140 – Bom Retiro 01122-000 – São Paulo - SP

www.facebook.com/copom190

“Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”


Informativo COPOM maio 2014