Issuu on Google+

edição 8 / ano III

Direto no Alvo

com Leandro Cagliari

SUBLIME ESTAÇÃO Uma seleção dos principais looks para a próxima estação

Beleza Pura Um make exclusivo para realçar a beleza natural das ruivas Guia com os melhores restaurantes de São Paulo


garotas garotas divertir divertir As As querem queremsese

Coleção Coleção Verão Verão 2012 2012

Araçatuba Shopping AV. JOAQUIM POMPEU DE TOLEDO, 601 – LOJA 31 - FONE:(18) 3608-7662

l u pl ou .pcoo. m c o. bmr . b r


Ana Maria Mitidieri Mestra em moda pelo Senac SP

General Glicério, 798 • Centro Araçatuba/SP • (18) 3623.8104 • www.arrematealtacostura.com.br


Loja 1 - Rua Duque de Caxias, 141 - Tel. 3607-5555

MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS O SETOR DE PRODUTOS SÓLIDOS DISPOSTO DE SISTEMA DE EXAUSTÃO E RE-CIRCULAÇÃO DE AR INDIVIDUAL PARA CADA BANCADA DE MODO A GARANTIR A QUALIDADE DOS PRODUTOS A SEREM MANIPULADOS E EVITAR CONTAMINAÇÕES CRUZADAS.

SETOR DE LÍQUIDOS E SEMI-SÓLIDOS COM AMPLO ESTOQUE DE MATÉRIASPRIMAS E MATERIAIS DE EMBALAGEM, COM FORNECEDORES AUDITADOS PELA ANFARMAG (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS MAGISTRAIS) ATRAVÉS DO SINAMM (SISTEMA NACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO E MONITORAMENTO MAGISTRAL).

CONTROLE DE QUALIDADE DISPOSTO DE TODOS OS EQUIPAMENTOS REQUERIDOS PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA ANÁLISE DE MATÉRIAS-PRIMAS, MATERIAIS DE EMBALAGEM E PRODUTOS ACABADOS NA FARMÁCIA MAGISTRAL.

Loja 2 - Rua Bandeirantes, 746 - Tel. 3608-2909

entregas c/ cartão de crédito

da manhã Todos os dias


Aos leitores Esta edição está mais que especial! Trouxemos modelos de carreira internacional para estampar nossos editoriais de moda. Érica Bertoni, modelo da agência Way Models, fez um lindo ensaio fotográfico ao lado de Fernando Lessi, da agência Elite. Um luxo! Já o editorial Direto no Alvo traz o queridíssimo modelo Leandro Cagliari! A novidade é a estreia da coluna de Arthur Leandro Lopes, onde você confere o que pensam as personalidades mais influentes, entrevistadas no programa Questão de Opinião, no Canal 21 da NET Araçatuba. Na editoria de gastronomia, a renomada chef de cozinha Carla Pernambuco - “Carlota” - divide com a gente uma receita de família, que aprendeu com sua avó: o Suflê de Goiabada com calda de Catupiry. Hummm, “é de comer de joelhos”! A MEG traz também a reportagem O Céu é o Limite, sobre a trajetória profissional de quatro mulheres vitoriosas. Cá Entre Nós, Célia Villela, em sua crônica, faz uma singela homenagem à grande escritora Cora Coralina. E ainda: a cobertura dos principais eventos da cidade e região, os últimos lançamentos de livros, música e cinema. Dicas de suplementação alimentar que ajudam na nutrição e bom funcionamento do organismo. Um artigo sobre a relação entre o clareamento dental e o aumento da autoestima, além de um guia especial com os mais sofisticados restaurantes de São Paulo. Um beijo e ótima leitura a todos! Vanessa Castilho

Marlon Plavalaguna

Joyce Passarelli

Direção, criação artística, make e hair. Assinou vários editoriais de beleza de revistas nacionais e internacionais, como Marie Claire, Claudia, Cool Magazine, Belearic Beach, entre outras. Faz a criação e direção de arte.

Jornalista, sócia-proprietária da Agência Multimeios, atua na área de comunicação empresarial e assina a coluna Mais Negócios na Folha da Região.

Helder Esteves

Ronaldo Ruiz Galdino

Produção e styling. Trabalha com moda há mais de 12 anos, já atuou em diversos editorias pelo Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Assina os nomes dos editoriais de moda e produções.

Jornalista, aspirante a escritor e quadrinhista apaixonado. Nesta edição, fez redação e reportagens.

Khan

Conrado Passarelli

Jornalista e professor universitário com formação em fotografia de moda em Milão. Nesta edição fotografou os editoriais Sublime Estação e Direto no Alvo.

Jornalista, assina a coluna de Cultura nesta edição. Responsável pelo design gráfico da Revista MEG. Sócio da Agência Multimeios.


#8

08

BEM-ESTAR Dicas para complementar a alimentação

14

SUBLIME ESTAÇÃO Ensaio belíssimo com os looks que vêm por aí

30

QUESTÃO DE OPINIÃO Seleção especial de frases por Arthur Leandro Lopes

56

GASTRONOMIA A chef Carla Pernambuco ensina uma receita de família

NO ALVO O modelo Leandro Cagliari acertando na moda

GUIA DE BARES Quatro sugestões de bares e restaurantes de Sampa

38 42

MODELO - Érica Bertoni veste camisa BO.BÔ para Mag Store, calça flare para Silvia Mello e acessórios para Petra. Beauty Artist: Marlon Plavalaguna; produção de Moda: Helder Esteves; Foto: Khan ; Locação: Tietê Resort & Convention.


Bem-estar

Alimentação Saudável e Suplementação Alimentar

Dra. Daiane Ribeiro CRN3: 29499

Toda novidade gera um período de adaptação. Não era possível falar com alguém a qualquer hora, em qualquer lugar há pouco tempo atrás. O celular tornou isso possível. A mesma coisa acontece em relação a ingerir os nutrientes que o corpo necessita para se manter saudável sem se preocupar com o transporte ou aquisição dos alimentos adequados. Com a evolução da indústria da suplementação alimentar, isso também está se viabilizando. O atual estilo de vida das pessoas aumenta a busca por opções práticas para se alimentar, que se restringem a alimentos ricos em carboidratos e pobres em proteínas, nutriente fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo. Isso associado à baixa atividade física é um dos fatores que colaboram com o aumento dos níveis de obesidade e doenças relacionadas, tais como: diabetes e hipertensão.

O auxílio de shakes, que contêm quantidades adequadas de proteínas, vitaminas, minerais e demais nutrientes, pode garantir as necessidades nutricionais de quem não tem tempo para se alimentar adequadamente, sendo que é necessário adaptar à individualidade de cada paciente, adequando o consumo de alimentos e suplementos. Para a terceira idade, além da prática de exercícios, a ingestão de proteínas exerce papel fundamental para manter a massa muscular. O uso de um suplemento protéico, particularmente o Whey Protein (proteína do soro do leite, com alto grau de digestibilidade) será de grande valia. Portanto, ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, a suplementação alimentar não é algo específico para otimizar a performance de atletas de alto nível. Ela pode também melhorar nossa nutrição, nos proporcionando melhor qualidade de vida.

fotos: Arquivo pessoal / sxc

Manter uma dieta saudável com ajuda de suplementos contribui para a prevenção de doenças e é essencial para quem procura qualidade de vida

Consulte-se com nossa nutricionista Dra. Daiane Ribeiro - CRN3: 29499/P Cel.: 18 8128 5800 E-mail: dra.daianeribeiro@hotmail.com R. General Glicério, 674 - Araçatuba Tel.: 18 3625 8666 - nutristoresupplements.ata@hotmail.com Nutristore SP

Nutristore SP

Nutristore Supplements Araçatuba

8

MAR/ABR

Promoção WHEY 100% PREMIUM 5LBS MUSCLETECH por R$259,90


R. General GlicĂŠrio, 961 Fone: 18 3622-6020 / 9112-4030


Clareamento Dental: rejuvenesça o seu sorriso

Dr. Guilherme Moreira

Como a maioria das perguntas recebidas em nosso e-mail foram sobre “Clareamento Dental”, selecionamos esse assunto como tema para esta edição. Em uma sociedade na qual a estética é priorizada, o número de pessoas que estão em busca de um sorriso bonito é grande. Dentes brancos e saudáveis podem ser sinônimos de autoestima, confiança e a sua porta de entrada para uma boa primeira impressão. Afinal, como diz o velho ditado, é ela que fica. Sabemos que no decorrer da vida os dentes não mantêm a sua coloração branca original e adquirem um tom mais amarelado. Isso se deve a vários fatores, como o consumo rotineiro de

café e cigarros, fatores genéticos, higiene oral inadequada, entre outros. O clareamento dental consiste na utilização de um gel de peróxido de hidrogênio, associado ou não a um laser, que age internamente no dente por meio de uma reação de oxidação mudando a conformação das moléculas. O resultado disso é um dente com uma aparência mais branca. As técnicas para a utilização desse gel e do laser são inúmeras, cada uma tem a sua indicação específica e cada paciente responde de maneira dife-

rente durante o procedimento. Por isso, caro leitor, se você almeja clarear seus dentes, consulte um cirurgião dentista, ele é a pessoa indicada para apresentar o plano de tratamento mais adequado para você.

Serviço Moreira Odontologia Rua Anhanguera, 116 – Birigui –SP Tel.: (18) 3642-3468 E-mail: moreira.odonto@gmail.com facebook.com.br/moreiraodontologia

Há 10 anos oferecendo produtos de qualidade e variedade.

Amplas e modernas instalações.

Completa linha de papelaria, artigos para escritório e informática.

Novos Papéis o menor preço, o melhor atendimento.

livraria - papelaria - material escolar - artigos para escritório e informática Rua General Glicério, 529 - Araçatuba - SP - Fone: 3608-5060 / Fax: 3608-4914

fotos: arquivo pessoal

Saúde


Célia Villela

LUCIANE BOZO E RICARDO BOZO OTAVIO LEITE DE MORAES E FLAVIA LEMOS LEITE DE MORAES

LUCAS FRAZATTI BENES E CLICIA RIBEIRO

RENATA GABAS E FABIANO GABAS

JANETE E LUCIANA BUCHALLA SONIA MORAES E GIL AGUIAR RIBEIRO

NANCI E EUFLAVIO DE CARVALHO

FABIANE GROSSO

fotos: arquivo Folha da região

FERNANDA PRATA CUNHA E MARCUS SETTANE

12

MAR/ABR

EDUARDO FERREIRA E NANCY FERREIRA


ANA PAULA PERA E PEDRO THALES MELLO

BRUNO PANDINI E ANETTE MAIORANA

SIMONE LUJAN

GABRIELA BUCHALLA E JOEL ALVES

DANIELA GODOY E BRUNO MALULY GUGLIELMI

MARCIA E LUIZ FERNANDO MAZZA

JORGE E VERA MALULY

ANA CAROLINA MALULY

RAQUEL LINO

CARMEM VILELA E ROSA BIAGGIONI

GEL PERA E ROSE SOARES

HELDER ESTEVES produtor Stylist

MAR/ABR

13


Saia de tachas para Arremate, camisa branca Trettiore para Dana e acessórios Petra.

Produção Executiva: Vanessa Castilho Direção e Criação: Marlon Plavalaguna Produção e Stylist: Helder Esteves Fotografia: Khan Assistente de fotografia: Gabi Roby Modelos: Érica Bertoni - Way Model Management Fernando Lessi - Elite Model Management Make e hair: Marlon Plavalaguna


Camisa Aramis, bermuda Ford Man, sapatĂŞnis Og Concept para Nice Homem.


Saia e camisa BO.BÔ para Mag Store e acessórios Petra.


Camisa Dudalina, calça jeans Aramis, blazer Raffer Yachting, sapatênis para Nice Homem e óculos para Ótica Mori


Vestido Gloria Coelho para Mag Store e acess贸rios Petra.


Camisa onรงa para Arremate, corsele renda Belles para Blanc, calรงa preta Plural para Dana, bolsa Luz da Lua para Silvia Melo e acessรณrios Petra.


Casaquinho Plural para Dana, camiseta strass para Arremate, saia BO.BÔ para Mag Store e acessórios Petra.


Gola Gl贸ria Coelho para Mag Store e brincos Petra


Calça para Acqua Light, corseletes Belles e maiô Rosa Chá para Blanc e acessórios Petra.

Agradecimentos: Acqua Light – Rua José Bonifácio, 543 – Fone:18 3621-7051| Arremate - Rua General Glicério, 798 – Fone: 18-3623-7244 |Blanc - Rua General Glicério, 877 – Fone: 18 - 3609-1323 | Dana - Rua General Glicério, 961 – Fone: 18-3622-6020 / 9112- 4030 | MagStore - Rua General Glicério, 870 – Fone: 18 3621-4747 | Nice Homen - Rua Bandeirantes, 809 – Fone: 18-3621-8003 | Ótica Mori - Rua General Glicério, 792 – Fone: 18-3621-4560 – Calçadão da Marechal Deodoro, 189 – Fone: 18-3623-5576 | Petra: Rua General Glicério, 897 – Fone: 18-3301 8454 | Silvia Melo - Rua Cristiano Olsen, 1456 – Fone: 18-3608-7192 Av. Waldemar Alves, 374 – Fone: 18-3624-4547 | Tietê Resort & Convention Araçatuba - Rodovia Elyezer Montenegro Magalhães - km 58,8 S/N – Fone: 18 - 2103-9000 | Fax: 2103-9001 | Way Model Management - Av. Rebouças, 3642 – Pinheiros SP | Elite Model Management - Av. 9 de Julho, 5328 Jd Paulista SP


Fitness

Suplementos: um plus na alimentação Saiba como funcionam e quais são os mais indicados ao seu perfil Há 10 anos no mercado, a Força Total Suplementos se destaca na venda de suplementos alimentares indicados para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, não se restringindo apenas aos atletas, mas atendendo a todos que precisam suprir as necessidades diárias de macro e micronutrientes. Para um atendimento completo, a Força Total dispõe também de uma nutricionista esportiva, Daniela Navarro D’Almeida. Além de suplementos alimentares, a empresa comercializa materiais esportivos, acessórios para artes marciais, kimonos, luvas e caneleiras, e também roupas femininas e masculinas para fitness. A proprietária da empresa, Aline Baroni Ganiko, explica que os suplementos alimentares são definidos como produtos usados com o propósito de suplementar a dieta normal. “Eles provêm de fontes concentradas de nutrientes, vitaminas e minerais, ou de outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico”, diz. De acordo com ela, os suplementos são divididos em dois grupos: os ergogênicos, que podem promover o aumento de desempenho físico, além da capacidade fisiológica, e os repositores, que são utilizados em situação específica, para garantir a capacidade máxima de desempenho fisiológico. 1)Whey Protein - O IsoCool da Ultimate Nutrition contém uma alta

concentração de aminoácidos essenciais, encontrados somente na carne e nos ovos e aminoácidos de cadeia ramificada, os chamados BCAA, que são responsáveis por uma maior síntese de proteína, auxiliando assim, na recuperação e no aumento de massa muscular. Este suplemento atualmente é comercializado não somente para atletas, mas também para praticantes de exercício físico regular (uma hora, três vezes por semana) desde que seja acompanhado por um profissional responsável. Segundo a nutricionista, este suplemento pode ser incluído na dieta dos praticantes de exercício, desde que complemente sua quantidade total de proteína diária. Assim, o suplemento estaria equilibrando a dieta desse indivíduo, sem trazer malefícios à saúde.

2)Albumina - A albumina da Salto’s é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É frequentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso, boa qualidade e de absorção mais lenta, evitando o catabolismo posterior. O uso frequente para indivíduos sadios idosos é bastante elucidado na literatura nutricional, uma vez que nesta faixa etária a perda de massa muscular acontece mais facilmente, portanto a combinação do uso desse suplemento sob orientação, ajuda a prevenir problemas futuros.

Ômega 3 - O Ômega 3 é um tipo específico de gordura, geralmente encontrada em peixes, sobretudo os de mares profundos. É um alimento funcional que ajuda a regular o nível de triglicerídeos em nosso organismo. Muito bem visto na comunidade médica e de especialistas, este produto da Probiótica em particular é um excelente suplemento alimentar para a saúde, e pode ser usado em qualquer idade. Estudos sugerem também que o Ômega 3 é importante no funcionamento do cérebro.

Termogênicos - O Cut Extreme da Atlhetica

Evolution é um ótimo queimador de gordura, indicado àquelas pessoas que desejam perder as incômodas gordurinhas que aparecem na frente do espelho ou mesmo os indesejáveis pneuzinhos. O Cut Extreme tem uma fórmula exclusiva e inovadora, que alia agentes termogênicos e agentes energéticos que possuem uma ação mais eficiente e direta na gordura, pois as cápsulas são feitas em gel de forma líquida.

multivitaminas mastigáveis, divertidas e deliciosas, que fornecem às crianças a partir dos dois anos de idade vitaminas vitais, minerais e os fitonutrientes, que podem estar em déficit no organismo. Os fitonutrientes são extraídos de alimentos nutritivos, como cenoura, acerola, brócolis, espinafre, couve, maçã, tomate e citrinos, colaborando no balanço de micronutrientes, além de oferecer saúde e energia para as crianças dessa faixa etária.

24

MAR/ABR

SERVIÇO Força Total Suplementos Rua Cristiano Olsen, 1390 - Araçatuba - SP Fone: (18) 3622-2645 E-mail: forcatotalsuplementos@hotmail.com Site: www.forcatotalsuplementos.com.br

fotos: dIVULGAÇÃO

3)Forever Kids - O Forever Kids é um produto que contém


LASER

Cuide da sua pele, rejuvenesça de forma segura e eficaz

• Laser para tratamento de Manchas, Rugas, Rejuvenescimento, Cicatriz Acne, Estrias, Quelóides... • Harmony está equipado para tratamentos especificos para todos tipos de pele, desde as mais claras até as mais escuras. • O tratamento: a alta tecnologia do Harmony permite um tratamento eficaz com desconforto mínimo. Além disso, os pacientes têm a satisfação de contar com tratamentos mais rápidos*. * duração do tratamento depende do estado e das nescessidade de cada pele.

ritapradoclinica.blogspot.com Telefone: (18) 3624-8552 - R: Machado de Assis, 120 - Araçatuba - SP


ibis Araçatuba Av. Brasília, 2.500 - Araçatuba - SP - Fone: (18) 2103-5304


CONTATO: E-mail: crisarruy@terra.com.br TEL.: (18) 3301-5497 ARAÇATUBA - SP


ncine Mariah, Herbert Juvencio, Franezes Me ens Juvencio, Ivone e Rub

elyn Susan Silva, Arietha Costa, Eves, Michele Passos, ez Fransuelen Men , Suzane Costa Paola Passos

Netinha Mariah Menezes Juvencio

Gabriela Aquino, Laudiceia Fabrão, Edilza Aquino, Ivone, Daniela e Michele Fabrão, Marlene Oliani, Pamela

Heber, An isia, Fr Cleide e ancisco, Ivone, Raquel

As Designers de interiores Mirella Antonio, Juliana Sousa, Ivone, Leticya Baraviera, Marcela Deps

Suzane, Meriele, Arietha, Rodrigo, Jason, Fernando, Gustavo, Emerson, Klinger, (moça de blusa verde) Rayssa, Daiane, Fernanda, Evelyn Susan, Francine (filha), Fransuelen (filha); sentados Ivone, Anisia (mae), Francisco (pai), Michelle (amiga).

Ivone e filha Fransuelen Menezes Ivone e R ube Menezes ns

, Rubens os Ferreira, Daniel rc a M , o rã o Fab Demerval Ivone, Antonio Fabrã o Menezes, rvalho, Edman Aquin Ca

Toka Detalhes

Aniversário de 50 anos de Ivone da Costa Menezes Salão de Festa Toka Detalhes

Decoração - Flávio Navona Buffet- Zenilda Magalhães Doces - Marlene Torrezan e Lu e Milla Vídeo - NVC Vídeo Foto - Maurício Ribeiro Show - Josi e Ryan Barman - Luiz Ribeiro

Av. Dois de Dezembro, 1.409 - Jd. Amizade - Araçatuba - SP Tel. 18 3622-8444 / 8112-1166


Turismo Ronaldo Ruiz Galdino

Uma visita à Terra Santa Jerusalém, capital de Israel e local onde Jesus teria sido crucificado, considerada a cidade mais sagrada pelo cristianismo

Igreja do Santo Sepulcro (acima) ao lado, detalhes do seu interior

Jerusalém é o berço de três grandes religiões: o judaísmo, islamismo e cristianismo, e costuma receber por ano mais de três milhões de pessoas. Para os cristãos, a cidade tem um significado especial, pois de acordo com os evangelhos, é onde Jesus Cristo foi crucificado, o que a torna o local mais sagrado da fé cristã. É na capital de Israel que se encontra a igreja do Santo Sepulcro, onde a crucificação de Cristo teria ocorrido para os cristãos católicos, gregos-ortodoxos, coptas, siríacos, abissínios, maronitas e armênios. Já para os evangélicos, Jesus teria sido crucificado no Túmulo do Jardim, na mesma cidade. Nela também ficam dezenas de locais citados frequentemente na Bíblia, como o monte das Oliveiras, onde Jesus teria transmitido muitos de seus ensinamentos aos discípulos e local em que se espera sua segunda volta. A Via Dolorosa, conforme descrito, é o caminho por onde Cristo carregou a cruz, ponto de partida para os visitantes que querem conhecer a parte cristã da cidade. No Monte Sião fica localizado o templo do Cenáculo, onde Jesus teria realizado a Última Ceia.

Para percorrer o trajeto da via crúcis, o melhor dia, sem dúvida, é sexta-feira, quando os franciscanos organizam uma procissão passando por todas as estações da cruz até a igreja do Santo Sepulcro. Uma estrela de 12 pontas no chão da catedral marca o local exato onde ficou a cruz de Jesus. Na câmara do sepulcro, um padre católico realiza uma missa, onde é oferecida a comunhão, para mais três pessoas (no local há espaço apenas para quatro pessoas: o sacerdote e três fiéis). Após essa celebração, mais outro grupo de três que ficam esperando na antessala, chamada capela do Anjo, entra e também recebe a Eucaristia. O roteiro cristão de Jerusalém é carregado de história, misticismo, fé e emoção. Impossível não se encantar com tantas referências à vida de Jesus Cristo, que, independente de qualquer crença, foi uma das personalidades mais importantes da humanidade, que com uma ideia simples, o amor ao próximo, conseguiu revolucionar a maneira de se viver e pensar do mundo moderno.

Via Dolorosa

MAR/ABR

29


Arthur Leandro Lopes

“Há seis anos, quando montei a loja, houve

quem dissesse que eu estava brincando de casinha. Isso não me ofendeu porque considero preconceito uma forma de burrice. A loja não é capricho: dá dinheiro (pouco), e muito prazer.” Cristina Maia (empresária de moda)

“A dificuldade une a família e deixa as pessoas menos egoístas. Se compararmos uma favela com um condomínio de alto padrão, veremos que há mais solidariedade na pobreza. Entre meus irmãos não havia perguntas como: De quem é essa camisa, cueca, meia...? Era uma toalha de banho pra todo mundo, assim como apenas um copo pra se beber água.” “Não sou metida. Não gosto de ostentar. Milson Laluce (empresário da construção) Não acho que sou mais que ninguém. Sou tímida. Na frente das câmeras é fácil. Fora daquele ambiente seguro, não sei se serei bem recebida e me fecho.” Mônica Guglielmi (jornalista)

“O grande limitador de obras é a mão de obra.

Faltam funcionários e por isso a qualidade cai. Já há movimentos pra formação de mão de obra e alteração de métodos construtivos. Temos usado muito o préfabricado. Por necessidade do mercado, chegaremos à rapidez de construção dos americanos.” Beto Dainez (empresário da construção)

30

MAR/ABR


fotos: arquivo Folha da região

“Gosto de variedade, mas não ligo pra

grife. Pra mim, o valor está no objeto em si. Troco meus acessórios diariamente, inclusive o relógio.” Thais Aguiar França (designer)

“Já comprei o meu apartamento. Casar-me e ter filhos está nos meus planos. (Não sei quando! – risos) Minha mulher precisa ser compreensiva, bonitona e companheira.” Guilherme Villela (empresário da noite)

“Perguntaram ao Dalai Lama o que mais o surpreendia na humanidade. Ele disse: “Os homens: porque perdem a saúde pra juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro pra recuperar a saúde. Como vivem ansiosamente com relação ao futuro, acabam por não viver nem o presente nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem sem nunca ter vivido”.” Paulo Andrade (pecuarista)

“Sempre digo aos alunos: Quando eu disser

um não a vocês, não aceitem esse não sem que eu tenha uma boa explicação. Não aceitem “não pelo não” de ninguém.” Waldman Biolcati (empresário da educação)

MAR/ABR

31


Marlon Plavalaguna

Érica Bertoni

Gabriel Salatino e Fernanda Villela

Cristiane Satriani

Khan

fotos: arquivo Folha da regiĂŁo

Aline Denofre Berti

Priscila Prado Aguiar

Roberta Pistori

Vinicius Djabak

Daniela Morosini

Leandro Cagliari


Chiara Gadaleta

Marco Ant么nio Lemos Senche

Glaucia Zegnan

Ana Cristina Lemos Senche

Luciana Buchalla Moraes, Carolina e Gabriela Buchalla

Beatriz Veronese, Andrea Alves, Helena Ribeiro

Fernando Lessi

Vera Campos Arantes e Walter Rodrigues

K谩tia Coimbra Senche


Mulheres Ronaldo Ruiz Galdino

fotos: andrea Alves / arquivo Folha da região

Desde Princesa Isabel, até Dilma Rousseff, passando por Simone de Beauvoir, as mulheres imprimem ao longo da história seu estilo inconfundível de liderar As mulheres foram conquistando, ao longo dos anos, seu espaço na sociedade, não sem muita batalha, é claro. O movimento feminista teve muita força reivindicatória no século XX, principalmente nos Estados Unidos, na década de 1960, época em que era grande a luta por direitos civis no mundo todo. O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de Março devido, infelizmente, a uma efeméride trágica: nessa data, em 1857, cerca de 130 costureiras de uma fábrica têxtil em Nova York perderam a vida, vítimas de um incêndio criminoso, após ocuparem o prédio, exigindo melhores condições de trabalho. No Brasil, uma das maiores conquistas políticas das mulheres foi o direito ao voto, em 1932. Em 2011, Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher a governar o País, após 35 presidentes homens. E não haveria páginas

34

MAR/ABR

suficientes para escrever sobre todas as mulheres que foram importantes para a história da humanidade e do Brasil. Hoje, a presença das mulheres é marcante em todas as áreas da sociedade, principalmente no mercado de trabalho, exercendo cargos de liderança e ocupando, inclusive, postos que até bem pouco tempo atrás eram caracterizados pela predominância masculina. A empresária e estilista Marlene Brandão acredita que esta tendência deve a aumentar. “Podemos ver nas faculdades e centros de estudo: a predominância é feminina”, afirma. “A mulher tende a compartilhar cada


vez mais responsabilidades na sociedade, mas também a meu ver é tudo muito variável, o que realmente determina é a disciplina, o estudo, enfim a formação”, finaliza. Antigamente, uma das profissões que era tida como “coisa de homem” é o jornalismo. Nos tempos modernos, as mulheres tomaram conta das redações, e em muita delas, são maioria. Para a escritora e jornalista da Folha da Região, Célia Villela, a maior contribuição que a mulher trouxe ao jornalismo foi a sua capacidade de discernir com feeling (uma espécie de intuição) e flexibilidade. Já entre as diferenças de estilo de escrever uma reportagem entre homens e mulheres, Célia, acredita que cada profissional, independente do sexo, tem o seu. A escritora e membro da Academia Araçatubense de Letras, Cidinha Baracat, porém, diz que as mulheres tem um jeito diferente de contar uma história. “O estilo feminino é mais influenciado pelas emoções, pela fantasia, pelo anseio de transformar o mundo, de promover a paz como valor universal. A mulher é, pela própria natureza de suas funções, mais dócil e meiga e projeta isso nos personagens que cria”, acredita. No mundo dos negócios a sensibilidade, flexibilidade e criatividade são características que diferenciam a mulher

Cidinha Baracat

na solução de problemas. Segundo a empresária Ana Maria Geraldi, “as mulheres possuem essa ‘multifuncionalidade’ pela necessidade de sua sobrevivência no mercado de trabalho”. A proprietária da Dana Modas diz ainda que o preconceito em relação ao jeito feminino de administrar já diminuiu muito. “Hoje as mulheres são reconhecidas e respeitadas na maioria das áreas de trabalho, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em relação aos salários, se comparado aos homens, há uma disparidade muito grande”, afirma. Célia Villela acredita que a luta das mulheres por igualdade já está consolidada. De acordo com ela, a mulher contemporânea, que sabe se impor, é respeitada na família e no trabalho. “Ser mulher nos dias de hoje é ser uma pessoa moderna, antenada, bem informada, que cuida da aparência e da mente”. A cronista finaliza a resposta entre sorrisos: “adoro ser mulher!”. Muito dos direitos das mulheres já estão assegurados, mas isso não significa que a luta acabou. Vale lembrar que no mundo, muitas delas ainda sofrem com violência doméstica, abusos sexuais, assédio moral no trabalho e são mortas cumprindo penas impostas por leis machistas e dogmas religiosos em países menos democráticos e governados exclusivamente por homens. A grande esperança está na definição do que é ser mulher de Cidinha Baracat: “ser mulher é participar ativamente, como pessoa e profissional, da construção de uma sociedade mais voltada à cooperação, à solidariedade e à harmonia”.

MAR/ABR

35


Rua Cristiano Olsen, 1456 - Tel. 18 3608-7192 / Av. Waldemar Alves, 374 - Tel. 18 3624-4547


Direto no com Leandro Cagliari Produção Executiva: Vanessa Castilho Direção e Criação: Marlon Plavalaguna Produção e Stylist: Helder Esteves Fotografia: Khan Modelo:Leandro Cagliari Make e Hair: Marlon Plavalaguna


Leandro veste : Jaqueta preta, calça jeans e guarda-chuva Noir Le Lis, cinto Sergio K. Blazer veludo cotolê, camisa xadrez , calça jeans e camiseta preta Noir Le Lis, cachecol acervo, cinto Richards e bolsa viagem Tommy Hilfiger. Bermuda cargo e cachimir bege Noir Le Lis, camisa floral azul Individual, sapato e cinto Richards. Blazer risca de giz azul, camisa xadrez, calça jeans e camiseta branca Noir Le Lis, lenço acervo. – Loja 718. Chapéu Panamá para Tabacaria Araçatuba. Agradecimento: L’equipe Model Av. Brig. Luis Antônio, 4.605, Jd. Paulista - SP


LORRACI

R. Siqueira Campos, 214 A - Centro Birigui - SP - Fone: 18 3642-5074

Rua Siqueira Campos, 528 - Birigui - SP Fone: 18 3634.1293


Befashion Vanessa Castilho

NathĂĄlia Fiorotto

Mariana Seno

Priscila Nepomuceno

fotos: arquivo Folha da regiĂŁo

Lurdinha Lot

Jaqueline Lino Thalia Pantarotto

50

MAR/ABR

Melaine Correa

Mariana Ferreira


Beleza

depois

antes

Beleza Pura - As ruivas tem uma beleza fora do comum, algo exótico. Para cada mulher existe uma cor e uma maquiagem de acordo com o seu perfil, que ressaltam as nuances mais marcantes do rosto. Para as ruivas não é diferente. “Elas costumam ter a pele muito clara e as sardas bem aparentes. Isso é uma característica da pele, você nunca deve cobri-las. Nada de exagero, para não carregar o visual, até porque o clima da região não é propício para usar muita maquiagem”, afirma o beauty-artist, Marlon Plavalaguna.

MAR/ABR

51


Só Colchões Aniversário de 30 anos

Há 30 anos oferecendo produtos de qualidade promoção no mês de março até 30 % de desconto

Linhas

Ecoflex

Descanso, conforto e saúde do sono R Silva Jardim, 771 - Araçatuba - Tel. 18 3301-3633 Praça Dr. Gama, 10 - Birigui - Tel. 18 3641-1656


ALÉM DISSO, VOCÊ ENCONTRA

ESPUMANTES, WHISKY , VODKA, LICORES E ACESSÓRIOS PARA PRESENTES COMO DECANTER, SACA-ROLHAS, TAÇAS E A LINHA DOS PRODUTOS I-PIG.

EM BREVE NA RUA SÃO JOSÉ 367 –FONE (18) 3642-0961- BIRIGUI


Multi-Shop - Loja 9 - Marechal Deodoro, 246 - Araรงatuba - SP Fone: 18-3625-5114


Gastronomia

Tradição & Modernidade: ingredientes certos para um restaurante de sucesso

fotos: PAULO GONÇALVES

Desde 1996, quando foi inaugurado junto com o Araçatuba Shopping, o Pekin Express se destaca pela variedade de seus pratos e qualidade no atendimento Resultado de uma tradição familiar que já tem quase 30 anos, o Pekin Express oferece o que há de melhor da culinária oriental na região e chega a receber cerca de 500 clientes por dia nos fins de semana. Yakissoba, frango xadrez, carne com legumes, pastel primavera e sushi são os carros-chefes da casa. Além deles, há os pratos quentes baseados na culinária chinesa, adaptados ao paladar do brasileiro. Os pratos preparados são feitos no mesmo dia, pois são utilizados alimentos frescos, como legumes, carne e frango. Dessa maneira, os alimentos atingem o nível de qualidade desejado. Os ingredientes são cortados apenas no dia anterior, para que tudo possa ser preparado com rapidez. Os principais fornecedores de peixes são da região. A preferência se deve aos produtos oferecidos por eles serem de ótima qualidade. Para proporcionar um ambiente melhor, está nos planos da empresa uma reforma. Oferecer uma variedade maior de pratos, mais conforto, para aumentar a satisfação dos clientes também faz parte dos objetivos do Pekin Express.

Saladas e Sushi, um dos destaques da casa

Serviço Bufê variado com alimentos frescos

Pekin Express Av. Joaquim Pompeu de Toledo, 601 Telefone: (18) 3624-6514 MAR/ABR

55


Gastronomia Joyce Passarelli

Um pouco de cada parte do mundo e muito do Brasil Carla Pernambuco passou três anos (19911994) morando em Nova York com o marido, o fotógrafo carioca Fernando Pernambuco. Foi lá na “Big Apple” que ela descobriu seu amor pela arte da gastronomia. Podia ter ficado quietinha curtindo a estada em Nova Iorque, mas não. Resolveu estudar cozinha fusion, experimentar novos temperos, combinar novos sabores e voltar para o Brasil. Eis que surge em São Paulo, o Carlota, que funciona desde 1995, mais precisamente na rua Sergipe, curiosamente, entre as ruas Ceará e Bahia. Apaixonada pelo Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa foi a escolhida por Carla para ser a casa do segundo Carlota. Tanta citação geográfica pode deixar qualquer um desnorteado, mas quando as culturas de diversos lugares se misturam nas receitas dessa “cidadã

56

MAR/ABR

do mundo” a alquimia e a harmonia se materializam. A cozinha dos sonhos de Carla é um território sem fronteiras, aberto a todos os paladares. Só ela para unir Minas Gerais e a França no encantador Suflê de Goiabada com requeijão, por exemplo. Ter vindo ao mundo a passeio é isso. O próximo destino dessa Gaúcha que tem Pernambuco no nome pode ser qualquer lugar. Carla Pernambuco também é jornalista, mãe, empresária, apresenta o programa “Brasil no Prato”, que valoriza a culinária regional desse país multifacetado e com centenas de sabores, pela Fox; é colunista das rádios Band FM e Mit FM, da revista “Casa & Comida” (Editora Abril), e lançou recentemente pela editora Leya o livro “10 X Dez – 100 receitas para comer de joelhos”.

fotos: arquivo pessoal

Cosmopolita de natureza e chef de cozinha por vocação, Carla Pernambuco adiciona tempero nacional a pratos de diversas partes do mundo


Suflê de goiabada com requeijão Modo de Preparar Calda - misture o leite com o requeijão tipo Catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 20 minutos. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisa. Deixe esfriar. Suflê - na batedeira ou com um batedor de arame, bata as claras. Quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada e misture bem. Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta no fogo com um pouco de água até dar o ponto – deve ficar bem cremosa e firme. Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 10 minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria.

Ingredientes Calda de Catupiry • 200ml de leite • 100g de Catupiry Suflê • 4 claras • 1 pitada de sal • 220g de goiabada pastosa

Serviço CARLOTA - Cozinha Multicultural Rua Dias Ferreira, 64 – Lojas B e C Leblon - Rio de Janeiro/RJ Telefone: (21) 2540-6821

Rua Sergipe, 753 – Higienópolis São Paulo/SP (11) 3661-8670 MAR/ABR

57


Guia de bares -São Paulo

Paris 6 “Esta é a minha casa. Faça dela a sua também!”, esse é o lema de Isaac Azar, proprietário do restaurante Paris 6, especializado no bom gosto da culinária francesa. Aberto 24 horas por dia, todos os dias da semana, o Paris 6 é uma ótima opção para o café-da-manhã, almoço, jantar, ou apenas um cafezinho. Rua Haddock Lobo, 1240, São Paulo-SP Tel.: (11) 3085-1595

FrangÓ Quando se fala na legítima botecagem paulistana é impossível não se lembrar do FrangÓ, eleito seis vezes pela revista Veja-SP como o melhor boteco de São Paulo. O ambiente instalado em um casarão do final do século XIX oferece aconchego, e para quem é do interior do estado, a sensação de estar em casa.

Largo da Matriz N. Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó - São Paulo-SP Tel.: (11) 3932-4818

58

MAR/ABR

La mar O La Mar tem como objetivo a nobre missão de levar o novo conceito da cebichería peruana pelo mundo, tendo como seu prato principal, o cebiche, símbolo da culinária daquele país. Sua elaboração consiste na combinação de peixe fresco com cebola roxa e sal, marinados em suco de limão, e o “aji”, nome dado as indescritíveis pimentas do Peru. Imperdível! Tabapuã, 1410, Itaim Bibi - São Paulo-SP Tel.: (11) 3073-1213

The Blue Pub Esta dica é para quem gosta de um verdadeiro pub londrino. A dois quarteirões da Avenida Paulista, a sensação ao entrar e ver as flâmulas penduradas na parede, sentir o cheiro de hambúrguer artesanal saindo da cozinha, as melhores cervejas do mundo, e, é claro, um clássico do futebol europeu na TV, é a de ter atravessado o Atlântico e ter ido parar na “Terra da Rainha”. Alameda Ribeirão Preto, 384, São Paulo-SP Tel.: (11) 3284-8338 / 2609 8233


Cultura

Literatura

Conrado Passarelli

Guerra e Paz – Liev Tolstói É um grande livro em todos os sentidos, são 2.536 páginas que trazem o romance de um dos maiores nomes da literatura estrangeira. Após quase meio século, essa é a primeira versão traduzida diretamente do russo para português. Além disso, os exemplares receberam um tratamento diferenciado, foram impressos em um papel mais leve. A capa passou por um processo manual de impressão. Ao folhear as páginas de Guerra e Paz, o leitor poderá conhecer uma narrativa ímpar sobre a derrota francesa por volta de 1820, baseada em personagens reais como Napoleão Bonaparte e outros comandantes militares. Editora - Cosac Naify

Religião para ateus - Alain de Botton Gostar das composições de Bach (1685-1750), carregadas de elementos religiosos, foi algo que por muito tempo incomodou o escritor e filósofo Alain de Botton, um ateu obstinado. Obstinado, mas não ao ponto de se tornar um descrente combativo como Richard Dawkins e Christopher Hitchens. Em “Religião para ateus”, de Botton explora o lado bom das religiões. Como elas podem nos dar lições importantes para a vida em sociedade e recuperar hábitos e valores que são geralmente esquecidos na vida secular. Em seus textos o autor evita entrar em discussões teóricas muito profundas ou utilizar uma linguagem de difícil compreensão. Ele prefere guiar o leitor pela mão, como se fosse uma espécie escritor de auto-ajuda para leitores cultos.

Música, Ídolos e Poder – André Midani O livro mal foi lançado e já se tornou uma raridade, difícil de se encontrar nas prateleiras e lojas virtuais de grandes livrarias devido a um processo judicial. Leitura obrigatória para quem gosta de música, e quer conhecer um pouco dos bastidores da música brasileira. Disponível para download no site: www.andremidani.net Editora - Nova Fronteira

Editora - Intrínseca

MAR/ABR

59


Cultura

Música

Conrado Passarelli

Sorver-te – Kassin

Black Keys – Lonely Boy

Um dos nomes mais comentados no cenário musical alternativo é a dupla Black Keys. A música Lonely Boy é um ótimo cartão de visitas, e faz parte do sétimo álbum, chamado El camino. Esse disco, conta com uma sonoridade típica dos anos setenta, pois mistura rock com um toque bem suave de psicodelia, o que confere um estilo espetacular a essa banda de blues-rock. Assim como o nome de um disco do Lobão, uma das maneiras de descrever o som do Black Keys é como uma “Nostalgia da Modernidade”. Se você quiser escutar basta acessar o site: www.theblackkeys.com

Uma canção e só - Lenine

fotos: divulgação

Se as tantas canções que tocam no rádio tivessem a beleza da poesia escrita e cantada pelo cantor Lenine. O trecho da letra Uma canção e só é a prova. “A cantoria que me levaria a qualquer lugar /A melodia que tranformaria a quem escutar, assim num piscar /E fosse o canto assim como um quebranto à compreensão/E cada nota revelasse a reta do seu coração”. A música faz parte do álbum Chão, para os amantes da música brasileira, vale à pena conferir o disco na íntegra, para quem tiver menos tempo, basta ouvir “Uma canção e só”.

60

MAR/ABR


Cultura Conrado Passarelli

O Artista

No universo fashion, a mudança é muito constante, porém os clássicos são aqueles zque nunca saem da moda, pois são donos de uma beleza transcendental. Em tempos de filmes em 3D, o diretor Michel Hazanavicius conseguiu surpreender com um belo longametragem mudo e em preto e branco. Dessa forma, a trilha sonora tem mais importância, por ditar o ritmo do filme. As expressões dos artistas também ganham mais destaque. A história se passa na transição do cinema mudo para os filmes com falas. O personagem principal sofre com essa mudança, e insiste em fazer filmes à moda antiga. Na vida real a preferência pelo estilo clássico deu certo, O Artista conquistou 5 das 10 indicações ao Oscar. Direção: Michel Hazanavicius País de Origem: França/Bélgica (2011)

O Homem que mudou o jogo: Concorrendo ao Oscar, o filme conta com uma fórmula de sucesso: a maturidade do astro Brad Pitt, uma história de superação e um esporte de grande popularidade nos Estados Unidos, o Baseball. O Homem que mudou o jogo ainda conta com a direção de Bennet Miller, o cineasta ganhou destaque em 2005, com o filme Capote. O longa conta a história de Billy Beane (Pitt), gerente do Oakland Athletics. Ele se vê forçado a reinventar a gerência do time, com um sistema de estatísticas que consegue colocar o seu time entre as melhores equipes da época. Direção: Bennet Miller País de Origem: Estados Unidos (2011)

A Separação Como o próprio nome diz, o drama fala sobre a separação de um casal que vive no Irã. Enquanto o marido pretende viver em sua terra para ajudar a cuidar do seu pai, a esposa prefere mudar de cidade para dar mais oportunidades para sua filha. O longa é uma boa oportunidade para refletir sobre os julgamentos e costumes religiosos. Além disso, é vencedor do Globo de Ouro e do Oscar de 2012 na categoria de melhor filme de língua estrangeira. Direção: Asghar Farhadi País de Origem: Irã (2012)

MAR/ABR

61


CÁ ENTRE NÓS

Célia Villela

Uma mulher repleta de sabedoria Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Que delícia que é ser mulher! Como eu não me recordo de ter nascido homem ou gay em outras encarnações, estou certa de que nasci pra ser mulher (risos). Adoro tudo que se refere à mulher como gerar um filho, usar maquiagens, brincos, batons, salto alto, perfumes e roupas bem femininas. Mas não serei eu a protagonista desta crônica. A introdução foi apenas um lampejo feminino das delícias de ser mulher. Presto homenagem hoje para uma mulher que fazia doces de frutas divinos, escrevia poesias primorosas, Cora Coralina, que teve seu primeiro livro lançado, Poemas dos Becos de Goiás e Histórias Mais, aos 76 anos de idade, comprovando que não existe idade para realizar sonhos. Isso vale para a vida como viver um grande amor, plantar flores, fazer doces, viajar, escrever e sonhar sempre... Quando alguém lhe perguntava sua idade assim respondia Cora: “Venho do século passado e trago comigo todas as idades”. Isso é sabedoria. Para Cora, o que valia na vida não era o ponto de partida e sim a caminhada. “Caminhando e se-

meando, no fim terás o que colher”, versava. Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, a menina Aninha, da cidade de Goiás, criou o pseudônimo para libertar-se de sua identidade. Confessa que perdeu o medo aos 50 anos de idade, somente quando não precisava mais ser a menina Aninha. Assim ainda são muitas mulheres, que têm medo de serem elas mesmas. Seja por causa do marido, da sociedade, dos valores estabelecidos. Nos dias modernos não precisamos criar pseudônimos para ser quem de fato somos, ou realizar um sonho. A publicação do livro de Cora aos 76 anos teve sabor de sonho realizado no fim da vida da poetisa. Nunca é tarde. O que não podemos é perder os sonhos. Há quem diga que colecionará todas as pedras no meio de seus caminhos para no final construir um castelo. A sábia Cora afirma que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores. Melhor sentir o perfume das flores do que encastelar-se. Que todas as mulheres possam se inspirar nesta fantástica poetisa, que corajosa fugiu com seu amado para se casar. Deixou um legado poético de sabedoria e amor.

Célia Villela é jornalista, colunista social, cronista e membro da Academia Araçatubense de Letras (AAL) 62

MAR/ABR


Estamos preparando o maior e mais completo centro de estética da região São 2.000 m² para cuidar da sua beleza, saúde e bem estar!

Um lugar único e diferenciado criado especialmente para você!

Rua Cussy de Almeida Júnior 1640 - Araçatuba/SP Tel. (18) 3305.9355 / 3301.3394


Reservas de suítes e apartamentos decorados

(18) 3623 0905/3623 3959 Rod. Marechal Rondon, km 535 - Araçatuba

Privacidade, conforto e segurança

(18) 3623 3744 Rod. Eliezer M. Magalhães, km 5 - Araçatuba

(18) 3642 5011 Rod. Teotônio Vilella, km 1,5 - Birigüi

w w w . e s p a c i a l m o t e l . c o m . b r


Revista MEG #08