Issuu on Google+

Super FĂŠrias voltou para ficar!


05 Matinê Infantil de Carnaval Com marchinhas de Carnaval a Matinê divertiu crianças e adultos.

12 Dia internacional da Mulher

Pela primeira vez a AFRB homenageou as mulheres.

13 20º Torneio Estímulo de Judô Em 2013 o torneio teve recorde de público.

15 Super Férias de Janeiro

Em janeiro o Super Férias voltou para a felicidade da criançada.

21 Memorial da AFRB Você se lembra?

27 Jogos do Sesi

Conheça as modalidades do JOIS 2013.

Expediente Informativo trimestral da Associação dos Funcionários da Robert Bosch de Campinas. Publicação interna destinada aos colaboradores Bosch e seus familiares. Contribuíram com esta edição: Adalberto Manoel, Adriano Ridolfi, Andreia L. Gomes da Silva ,Antonio Esteves, Benedito Panza, Cezar Vieira, Daniel Pastre Ramos, Elvis Aaron ,Marcelo Maciel, Marcos A. Lourenção, Marcelo Martins, Maria Cristina Victorelli,

Mauro Cazetto, Rafaela Adriana Lourenção. Design gráfico, diagramação : Camila Gobato Anselmi Imagens: Camila Gobato Anselmi, Franciele Conegundes Pereira e Jader Morais. Jornalista responsável : Graziele Bassi, MTB 38130 Tiragem : 2.000 exemplares Impressão : Gráfica Wall Propaganda


AFRBInforma

03

Os cinquenta anos do Clube Estou há 29 anos na Bosch e sempre atuei na área de Ferramentas Elétricas. Desde 1990, participo da diretoria do Clube, inicialmente comecei na escolinha de futebol, e a partir do ano 2000, me tornei Diretor de Esportes. A evolução do Clube ao longo dos anos é perceptível tanto na organização, quanto na disponibilidade de atividades esportivas, sociais, culturais, até mesmo em relação a beleza. E nestes anos de existência, o Clube participou de vários eventos, porém, os Jogos do SESI, sempre foram o auge do esporte. Atualmente a maior parte do meu tempo, como diretor de esportes, é voltada para esse evento esportivo, onde já conseguimos marcas históricas em conquistas. Além de toda a parte esportiva o Clube oferece também um local para reencontrar e reunir os amigos, se divertir com a família nos eventos, melhorando assim a qualidade de vida dos associados. Também oferece mais de 19 modalidades esportivas, tais como: vôlei de quadra, vôlei de areia, futsal, escolinha de futebol, ballet, judô, karatê, xadrez, basquete, ginástica, academia, corrida de rua, capoeira , tênis de mesa e de campo, 2 piscinas com o acompanhamento de salva-vidas para a segurança dos associados e uma pista de cooper com aproximadamente 1000 metros. O Clube vem escrevendo sua história nesses 50 anos e a cada ano que passa vão surgindo novas ideias, reformulações, nova estrutura e inovações, evidenciados nas fotos do memorial. Fico muito feliz em participar deste momento histórico do Clube, e desejo que continue assim, um local muito agradável. Gostaria de parabenizar também a você, associado, que participou e participa desta história e aos novos que darão continuidade aos feitos da nossa associação. Um abraço.


AFRBInforma

05


AFRBInforma

06


AFRBInforma

07

AFRB realiza Matinê de Carnaval No dia 10 de fevereiro, o Clube realizou a Matinê de Carnaval, no Centro de Eventos e contou com a presença de aproximadamente 600 associados e convidados. Neste ano, o Clube inovou na festa, teve a participação de duas bandas, que alternavam os repertórios e ritmos entre samba e marchinha de carnaval. A faixa etária dos participantes também foi um diferencial, sendo possível presenciar crianças de colo brincando, além de senhoras e senhores da terceira idade se divertindo com os netos, o que superou as expectativas dos organizadores. A entrada para o evento foi gratuita e os associados puderam trazer convidados e familiares para participarem da festa. E para alegrar os foliões a administração distribuiu máscaras, serpentinas, confetes, colares havaianos e pulseiras de neon. O público, em sua maioria infantil, usou a criatividade na hora de escolher a fantasia ideal, foram vistos passeando pelo evento super heróis, bailarinas, piratas, ciganas, princesas, havaianas, odaliscas, personagens de desenhos animados, entre outros. E quem não foi fantasiado, ousou com máscaras, perucas e vários adereços.


AFRBInforma

“Eu participei do Carnaval do Clube com a minha filha Marcela, de 9 anos e meu filho José Matheus de 4 anos. Foi a primeira vez que o caçula brincou em uma Matinê. Ele se divertiu, pulou, jogou as serpentinas, confetes, não queria ir embora e já está pedindo para vir novamente. Trago meus filhos para o Clube da Bosch, pois os eventos realizados tem um ambiente familiar, gostoso com segurança e tranquilidade“. Marcelo Maciel

08


AFRBInforma

09

Comemorando o aniversário do Clube AFRB lança álbum de figurinhas em homenagem aos seus 50 anos. Como parte das comemorações pelos 50 anos de fundação, a AFRB decidiu lançar com exclusividade um álbum de figurinhas desenvolvido para o Campeonato Interno de Futebol. O objetivo dessa novidade é guardá-lo como recordação e fazer com que todos os participantes se sintam inseridos na história do Clube. Com o tempo as brincadeiras e formas das pessoas se divertirem foram se transformando, porém, o hábito de ter um álbum de figurinhas é um dos poucos que atravessam gerações e prevalecem entre umas das brincadeiras preferidas entre as pessoas. Independente do sexo ou idade, colecionadores de álbum de figurinhas estão em todos os lugares e a cada figura inédita uma nova emoção. A ansiedade por completar a coleção, colocando a última figurinha, somada à vontade de mostrar a todos, é muito gratificante e enche de orgulho os seus respectivos donos. O mais importante nesta ação será o envolvimento de todos na brincadeira, desde os mais novos até os mais velhos. Partilhar e trocar figurinhas, voltar no tempo, reconstruir lembranças que estavam apagadas será muito divertido. Para marcar esta data tão importante e escrever o nome de cada atleta, seja do futebol menor ou master, na história, é com muita alegria que a Associação dos Funcionários da Robert Bosch produziu este álbum de figurinhas.

50 anos do Clube: Você também faz parte desta história. Participe dessa festa!


AFRBInforma

10


AFRBInforma

Pela primeira vez a AFRB comemora o “Dia internacional da Mulher” No dia 8 de março foi preparada uma tarde de comemoração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma programação especial para as associadas e convidadas. Quem esteve presente, pôde aproveitar um dia em que, João Gonçalves da Vita-Derm abordou o tema beleza através dos tempos, e explorou assuntos sobre o resgate da beleza feminina desde as décadas passadas até os dias atuais. A bailarina Ariane Cristina encantou a todos com sua história de perseverança e determinação para alcançar seus objetivos, além disso, deixou mensagens de superação e a busca de realizações. As participantes também tiveram atividades lúdicas com Ana Kate e um encontro com profissionais da Embeleze que estiveram presentes durante a tarde com diversas atividades sobre beleza e dicas para o cabelo. Quem buscou uma tarde diferente e especial para celebrar o dia, saber mais sobre si mesma, truques de beleza e valorização feminina, com certeza esteve no lugar certo. E também não podemos deixar de citar a mesa de café, feita pelo Buffet Don Caorle, elogiada por todos os participantes. No final, como recordação de uma tarde especial e recompensa pela animação demonstrada por todas durante a programação, as convidadas receberam pães-de-mel e rosas como lembrança. A programação contou também com a participação de Claudia Kdouk consultora independente Mary Kay com drenagem nas mãos, Camila Andréa com designer de sobrancelhas e depilação Egípicia, equipe Embeleze com cortes de cabelos, esmaltação de unhas, João Gonçalves da Vita-Derm realizando palestra e mais vídeo de homenagens, espaço kids. E a próxima tarde especial para as mulheres será no dia 10 de maio em comemoração ao Dia das Mães. Não perca!

Transformação realizada pela Vita-Derm na associada Nilceli C. P. dos Santos.

12


AFRBInforma

13

20º Torneio Estímulo Judô movimenta AFRB Nos dias 16 e 17 de março, o ginásio da AFRB recebeu cerca de 3000 pessoas para mais um Torneio Estímulo Judô, um dos mais tradicionais e respeitados eventos da Federação Paulista da modalidade. O evento teve a participação de 700 atletas de 48 associações de Campinas e região, e aproximadamente 40 atletas representaram a Associação dos Funcionários da Robert Bosch. O Torneio Estímulo Judô marca a abertura do calendário esportivo da Federação Paulista. A solenidade oficial de abertura contou com a presença de autoridades do esporte e da Bosch, o evento teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, formalidade para todos os eventos esportivos que acontecem no Estado de São Paulo. O campeonato agita a AFRB há 20 anos e tem como principal objetivo a integração entre os atletas, além de prepará-los para competições regionais e estaduais. E mais uma vez teve muita emoção.


AFRBInforma

14


AFRBInforma

15

2013 marca o retorno do evento! A semana de 22 à 25 de janeiro, foi marcada por muitas lembranças e animação da criançada. A história que possui muita alegria, brincadeiras e diversão foi escrita por 73 crianças que, compartilharam hábitos e costumes diferentes e contribuíram para mais um sucesso do Super Férias. Durante quatro dias a diversão tomou conta da AFRB e as atividades foram todas desenvolvidas nas dependências do Clube. Todos os dias, das 08h00 às 17h00 o ginásio, as quadras, os campos, centro de evento e as piscinas (o local mais

frequentado pelas crianças) estavam disponíveis, para que nada pudesse impedir a diversão dos pequenos. Houve uma grande interação por parte das crianças, pois cada atividade era uma festa. Eles fizeram amizades entre si, compartilhando cada momento do Super Férias juntos. Para tornar o evento ainda mais divertido e animado contamos com a equipe do SESI que com seus monitores, desenvolveram e acompanharam todas as atividades com muita seriedade e dedicação.


AFRBInforma

A primeira edição do Super Férias de 2013 foi realizada adequando as atividades de acordo com a faixa etária das crianças, de forma a proporcionar mais divertimento. E pensando dessa forma, dois grupos foram formados, os de 6 a 8 anos e os 9 a 12 anos de idade. Algumas atividades foram realizadas separadas e outras com a criançada toda reunida. Com o foco em exercícios que estimulam a prática esportiva, criatividade, atenção, equilíbrio e cuidado com a natureza, foram desenvolvidas atividades como: queimada, brincadeiras com

16

bexigas, bambolês, oficina de arte com pintura em telas, em papéis e blocos de madeira, oficina de malabarismo e circo, pega-pega e recreações na piscina. No último dia e para encerrar a semana com chave de ouro, os pequenos participaram de uma Festa à Fantasia, tinha Super Homem, Noivinha, Fadas, Abelhinha, Homem Aranha, Carrossel, Brasileirinha, além do DJ que tocou as músicas pedidas por eles. A alimentação oferecida pela AFRB foi completa com café da manhã, almoço e lanche da tarde.


AFRBInforma

17

“Foi a primeira vez que participamos do evento Super Férias e adoramos. Tudo muito organizado com uma comunicação eficaz e ótima estrutura nos deixando tranquilos e confiantes. Para quem ainda não participou recomendo que nas próximos edições prestigiem o evento, é uma ótima oportunidade para as crianças fazerem novas amizades e desfrutar das atividades que estimulam o convívio social, o trabalho em grupo, o despertar da curiosidade e o mais importante se divertirem muito”. Marcelo Martins


AFRBInforma

18


AFRBInforma

19

‘’Meus filhos, Amanda de 10 anos e Gustavo de 6 anos, adoraram o Super Férias, principalmente a empatia demonstrada pelos monitores, além disso, o local do evento, agenda, refeição, contato com a natureza e o espaço privilegiado que a AFRB oferece, foram muito bem organizados. Outros pontos a serem destacados foram, a interação proporcionada entre as crianças que chegam tímidas no início, mas logo se integram ao grupo, e até mesmo os pais que puderam conhecer outros pais, devido ao contato entre as crianças. Para nós pais, é gratificante saber que os filhos terão uma semana especial e a expectativa das crianças para o próximo evento é grande, e com certeza o evento será um sucesso” Cezar Vieira


AFRBInforma

20

Fique ligado! Em julho tem mais, o Clube realizará o Super Férias de inverno, de 16 a 20 de julho. Verifique nos quadros de aviso e não deixe seu filho fora dessa, pois as vagas são limitadas. Participe!


AFRBInforma

21

Memorial AFRB JOIS é destaque no Memorial da AFRB

Nesta edição do Memorial foram selecionadas algumas imagens da abertura dos Jogos do SESI na década de 60, para relembrar um pouco dessa época tão encantadora na cidade de Campinas.


AFRBInforma

22


AFRBInforma

23


AFRBInforma No passado, a abertura do JOIS, era no primeiro dia de maio, Dia do Trabalho. Sendo realizado um charmoso desfile das delegações das empresas participantes, no centro da cidade, mais precisamente na Avenida Francisco Glicério. O desfile era obrigatório aos participantes dos jogos. As delegações se apresentavam em carros alegóricos, fanfarras próprias e blocos caracterizados, ítens que valiam pontos na competição. A mídia regional marcava presença na abertura, o evento era coberto por jornais e rádios que transmitiam ao vivo. Alguns depoimentos veiculados na época.

“Os desfiles de abertura dos Jogos do SESI realizados em 1º de maio, dia do trabalhador, era lindo. A Bosch se preparava pelo menos uns três meses antes para fazer bonito no dia. E fazia mesmo, sempre ganhávamos prêmios e pelo menos um carro alegórico ganhava o primeiro lugar. Os carros enfeitados eram cuidadosamente construídos pelos colaboradores na própria Bosch. Ouvíamos nos meses que antecediam o evento, a fanfarra ensaiando nas dependências da empresa. Os desfiles eram extremamente organizados, todos com uniformes novinhos e bonitos. Era um orgulho para nós representar a Bosch”. Benedito Panza, vice-presidente do Clube por 10 anos.

24

“ O desfile foi empolgante. As representações da Robert Bosch, Merck Sharpe Dhome, Bendix, Rhodia, Dako, Clark e Dunlop deram a nota colorida, ganhando amplos aplausos do numeroso publico, notadamente o presente no Largo do Rosário.” Diário do povo,

domingo, 02 de maio de 1965.

“ Na realidade os vencedores foram os que melhor se apresentaram, tendo sido a mais numerosa a representação da Robert Bosch, com 260 desfilantes.” A Gazeta Esportiva,

domingo, 02 de maio de 1965.

“ Uma nota que não poderia deixar de ser ressaltada, é a relativa á filmagem, em cores, feita por Primo Carbonari, conhecido e prestigioso nome do cinema nacional. O filme que deverá ser exibdo nos cinemas nacionais, se-lo-á também na Alemanha, por iniciativa da Companhia Robert Bosch do Brasil.”

Correio Popular, domingo, 02 de maio de 1965.


AFRBInforma

26

Segurança no Clube Liberadas as novas catracas Com o objetivo de melhorar a segurança e o controle na portaria, desde o dia 4 de março, as novas catracas no Clube foram disponibilizadas para uso dos associados. Os novos equipamentos são semelhantes aos usados na Bosch, os colaboradores da empresa associados ao Clube entrarão com o crachá convencional, já os seus dependentes terão acesso ao Clube através de uma carteirinha especial do Clube. Os convidados entram somente acompanhados por um sócio. Segundo estatuto do Clube, os associados terão direito a trazer quatro visitantes no mês e cada convidado terá direito de acessar o Clube apenas uma vez ao mês. A liberação dos convidados deve ser retirada na secretaria do Clube. Fique atento! Para fazer a nova carteirinha dos dependentes basta levar uma foto 3x4 na secretaria da AFRB.

Inaugurada nova sala de reunião Em 2013, a AFRB, criou uma nova sala de reunião para atender aos colaboradores da Bosch. A sala possui ponto de rede Bosch, projeção via notebook, uma TV de 42”, flip-chart, ar condicionado, telefone, som ambiente via TV e capacidade máxima para 22 pessoas. Esta sala de reunião é mais um local para realizar encontros empresariais. Para fazer a reserva, os interessados devem entrar em contato com a secretaria do Clube. O horário de atendimento é de segunda-feira das 8h00 às 17h00 e de terça à sexta-feira das 8h30 às 17h30 Conheça a nova sala! Para mais informações ligue no ramal 1112.


AFRBInforma

27

Este ano a abertura dos jogos foi no dia 7 de abril. A Associação dos Funcionários da Robert Bosch, foi representada pelas equipes do ballet, braço de ferro e vídeo game. O JOIS é uma competição entre as empresas da região de Campinas, onde os participantes competem em várias modalidades, e a história da Bosch no evento anual é marcada pelas consagrações, além disso, por sempre montar grupos comprometidos com a vitória. O ano de 2012 foi de extrema importância, pois, a empresa alcançou vários resultados positivos. Ao todo foram 163 atletas em 22 modalidades e a Bosch sagrou-se campeã em 8. Teve também 3 modalidades que foram para a fase estadual: tênis de campo, vôlei masculino e basquete masculino. O objetivo deste ano é marcar ainda mais o nome da Bosch nos Jogos, e assim é esperada uma maior participação dos associados para aumentar

ainda mais essas conquistas. “Conto com a ajuda de todos os associados para montarmos o maior número possível de equipes por categorias para voltarmos a conquistar os títulos”, incentiva Antonio Esteves, diretor de esportes. Para isso, será necessário foco, comprometimento e união de todos. Como já comprovado ao longo do tempo é a união que faz a força, e é desta forma que a Bosch se prepara para mais um ano de esporte! Em 2013 a AFRB irá participar das modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, natação, futebol sete máster, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, bocha, boliche, buraco, cabo de guerra, ciclismo speed, montain bike, dama, dominó, futebol de mesa, futevôlei, futsal máster, luta de braço, malha, pebolin, pesca, sinuca, truco e vídeo game. Faça parte você também da grande equipe Bosch.


AFRBInforma

28


AFRBInforma

29

Futsal Feminino

Uma nova modalidade, um novo desafio, agora com beleza e elegância

O futsal brasileiro se inicia oficialmente nos anos 80, e apesar de não ter uma longa história no Brasil, o esporte se tornou muito popular. E atualmente é muito praticado pelas mulheres. E no Clube não poderia ser diferente. Por ser um esporte dinâmico e atrativo, a modalidade começou a ser praticada pelas associadas em setembro de 2010. Na época as aulas aconteciam aos domingos de manhã. Hoje as aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 17h00 às 19h00. O futsal feminino da AFRB está ganhando espaço, tanto que no final do ano passado, a equipe conquistou o vice-campeonato da Copa SESC da modalidade. O esporte pode ser praticado por todas as associadas da AFRB, sendo elas colaboradoras Bosch ou dependentes, desde que tenham a idade mínima de 13 anos e, principalmente, possuam interesse pelo esporte. As aulas estão divididas entre parte física, técnica e tática. Os principais objetivos são proporcionar às atletas condicionamento físico, aprimoramento dos fundamentos da modalidade e posicionamento em quadra. Além de propiciar às participantes diversão e lazer. Como meta para 2013 o time planeja participar dos Jogos Industriais ao Sesi (JOIS), festivais, realizar amistosos e torneios.


AFRBInforma

30

Atleta do Futuro

Parceria entre SESI, Instituto e Clube revela talento para o voleibol

Desde 2008, o projeto utiliza as dependências da AFRB para treinar crianças e adolescentes, por meio de atividades pré-desportivas e esportivas. O atleta do futuro tem como objetivo principal disponibilizar aos alunos um ambiente de prática esportiva, onde coexistam as funções educativas e participativas, com o desenvolvimento motor e da saúde formando cidadãos, além de desenvolver os temas transversais como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho, consumo e orientação sexual. Atualmente, o projeto atende 350 crianças e adolescentes no Clube da Bosch. E este ano, a revelação foi a aluna Rafaela Adriana Lourenção, que começou a frequentar o projeto em 2008 com apenas nove anos de idade e desde então vem se destacando. Ao completar 11 anos optou pela modalidade voleibol. “A Rafaela sempre se destacou por ser muito comprometida, exigente e demonstrar liderança. Quando ela estava de férias, ou até mesmo quando não tinha aula, participava de todos os treinos nos períodos da manhã e à tarde. Eu costumava brincar que não dava tempo de sentir saudades dela”, destaca a professora do SESI, Maria Cristina Victorelli, que acompanha a garota desde o início. Hoje, com 14 anos, Rafaela foi convidada para fazer testes em clubes particulares e profissionais. Passou em todos, mas optou pelo Clube Regatas. “O Atleta do Futuro me ensinou a ter disciplina, calma, paciência e a trabalhar em equipe, isso refletiu na minha vida como um todo, em casa, com os meus amigos e até mesmo na escola”, comenta. O pai, Marcos Lourenção e a mãe Kátia Adriana Nunes Lourenção, acompanham a filha em todos os jogos e treinos. “Sou o fã número um, não deixo de ver nenhum jogo”, diz Marcos. A atleta pretende seguir a carreira esportiva e sonha em jogar fora do país. “Aconselho os atletas que participam do projeto e até mesmo os que não participam, a nunca desistirem dos seus sonhos, a correr atrás deles e sempre ter força de vontade”, enaltece. Por meio do exemplo de Rafaela, os objetivos do Clube e do Instituto Robert Bosch foram alcançados. “Disponibilizamos nosso espaço para formar atletas e cidadãos, estamos muito felizes pela conquista da Rafaela e estamos ansiosos para que mais atletas sigam o mesmo caminho”, enfatiza Adalberto Manoel, administrador do Clube. Para obter mais informações sobre o projeto atleta do futuro, procure o centro de atividades do SESI Amoreiras ou acesse www.sesisp.org.br/amoreiras.



Revista Abril 2013